O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Batizada Maria Izildinha, em homenagem à Santa Menina Izildinha, descende de italianos de Nápoles, é paulistana do bairro do Brás, típico reduto de imigrantes italianos. De formação musical erudita, dos 5 aos 17 anos de idade, estudou piano e canto; em 1973 mudou-se para a Salvador (Bahia) com o irmão, José Possi Neto, prestou vestibular para a Faculdade de composição e regência (UFBA). Após dois anos de curso, abandonou a faculdade e iniciou-se num curso de teatro, na mesma época em que participou da montagem do musicalMarilyn Miranda. Em um projeto para a prefeitura soteropolitana, trabalhou como professora de música para crianças - filhos de prostitutas no Pelourinho - gravou jingles comerciais e participou de especiais da televisão local. O irmão deixou o Brasil quando ganhou uma bolsa de trabalho para Nova York, e Zizi agora sozinha na Bahia, rumava para o Rio de Janeiro:
"Quando vi o avião sumindo no ar, entendi que minha vida estava por
minha conta. Me deu uma solidão… E percebi que a Bahia já não fazia mais
esse sentido todo para mim. Meu irmão já não estava mais lá e,
profissionalmente, eu já tinha feito tudo que podia”.
Em 1978, já morando no Rio de Janeiro, sobrevivia fazendo tradução do italiano para o português; até que Roberto Menescal (então produtor da gravadora Philips) deixou um recado debaixo da porta, onde morava com mais sete meninas: “Olhei o bilhete e pensei: ‘Esse cara não é da bossa nova? Será que ele quer que eu também faça coros
para ele? Quando atenderam o telefone era "da Phillips"....e eu
pensei: ué, será que o R. Menescal trabalha numa loja de
Departamentos?". Zizi assinou contrato com a gravadoraPhilips, mais tarde Polygram (atualmente Universal Music), que lançaria quase todos os discos. Aos 22 anos, gravou o primeiro LP, Flor do Mal (1978), e o primeiro grande sucesso foi a canção Pedaço de Mim, faixa de um disco de Chico Buarque, autor da canção interpretada num dueto, que também daria título ao segundo álbum da carreira, datado de 1979, no qual outras duas canções se destacariam: "Nunca" e "Luz e mistério".
Paralelamente ao lançamento do disco e espetáculo Um Minuto Além (1981), ganhou o primeiro prémio, de cantora-revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Dê um Rolê (1984) e Amor e Música (1987). Os discos nesta época tinham uma linha comercial e as canções para bandas sonoras de telenovelas atendiam a tendências de mercado, o que caracterizava de uma maneira geral a produção musical dos anos 80.
Em 1982 gravou a canção que seria um dos maiores sucessos da carreira, Asa Morena, do disco homónimo. O grande sucesso de Asa Morena trouxe-lhe o primeiro disco de ouro. Do disco homónimo lançado em 1982, foi um sucesso radiofónico e comercial e considerada uma das 100 canções mais populares do século XX. O cantor e compositor Gonzaguinha compôs especialmente para a sua voz a canção "Viver, amar, valeu", gravada no mesmo disco.
Originalmente idealizado para a montagem do ballet teatro do Balé Teatro Guaíra (Curitiba, 1982), o espetáculo O Grande Circo Místico
foi lançado em 1983. Zizi integrou o grupo seleto de intérpretes que
viajaram o país apresentando a peça, um dos maiores e mais completos
espetáculos teatrais já apresentados, para uma plateia de mais de
duzentas mil pessoas. Zizi interpretou a canção-tema O Grande Circo Místico, composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo. O espetáculo conta a história de amor entre um aristocrata e uma acrobata e a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knie,
que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século. Edu Lobo é um
dos compositores com quem Zizi tem grande afinidade, com uma presença
frequente nas obras, a exemplo das trilhas dos musicais Ópera do Malandro e Cambaio e dos balés A dança da meia lua e O grande circo Místico: "Ela faz disparar o coração das pessoas. Qualquer ideia que a Zizi tiver na vida eu vou sempre querer fazer com ela" (Edu Lobo).
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, cantou no coro da versão brasileira de We Are the World, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África com o projeto USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água.
Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no
entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o
enquadramento de cada uma delas no coro.
A época foi marcada também por larga exposição da vida pessoal ao lado da cantora e compositora Ângela Ro Ro; os media sensacionalistas exploraram o seu relacionamento até à exaustão e a canção "Escândalo" (Caetano Veloso) foi gravada por Ro Ro sobre o episódio e lançada como faixa-título do disco (1981).
Em 1986 lançou aquele que foi um dos grandes sucessos, Perigo, que integrou a banda sonora da novela Selva de Pedra (Rede Globo), que a torna extremamente popular em todo o país. Em 1989 lançou aquele que é considerado por muitos, inclusive pela própria cantora, um dos melhores discos: Estrebucha Baby
- trabalho que marcou o afastamento do padrão comercial radiofónico da
época, recebido com frieza e que foi um fracasso comercial. A época também definiu a saída da gravadora, o fim do casamento de 6 anos com o produtor musicalLíber Gadelha (fundador, em 1997, da gravadora independente Indie Records) e pai da filha, Luíza Possi, e o retorno à cidade natal, São Paulo.
O espetáculo temático Sobre Todas as Coisas permaneceu em cartaz
por dois anos e o reportório deste reunia canções consagradas entre
outras do repertório do disco anterior. O grande sucesso deste acabou
por originar o álbum homónimo, lançado em 1991 pela pequena gravadora Eldorado, em formato acústico; os músicos que a acompanham são Marcos Suzano (percussão), o multi-instrumentista Lui Coimbra (violoncelo, alternando-se com violão e charango), Jether Garotti Júnior e as participações especiais de Alex Meireles e Pier Francesco Maestrini (piano). Esta ideia soou como inusitada, surpreendente e inovadora à época.
O CD, relançado em 2006, com uma tiragem limitada de mil cópias, foi um
sucesso instantâneo - apesar de não veiculado pela imprensa, pois
representou, esteticamente, uma mudança radical e vendeu mais que os
discos até então. Concorrendo com Marisa Monte e Leny Andrade, por esse álbum ganhou dois prémios: o extinto Prémio Sharp (atual Prémio Tim de Música) e pela APCA, de melhor cantora e melhor CD de MPB em 1991. Sobre Todas as Coisas foi reconhecido posteriormente como um divisor de águas
na carreira. Devido ao afastamento da linha comercial e a
transferência para essa gravadora independente onde conquistou maior
liberdade na escolha do repertório, os trabalhos estavam desacreditados
e com baixa expectativa de venda, mas a vendagem surpreendeu e o disco
foi muito elogiado pela crítica especializada, onde explorou
influências mais densas e teatrais, enquanto o subsequente era mais
leve e jazzístico.
O segundo trabalho nesse caminho foi Valsa Brasileira (1993), lançado desta vez pela independente Velas, fundada por Ivan Lins e o parceiro Vítor Martins.
O reportório trouxe regravações de canções pouco conhecidas de
compositores consagrados, com destaque para a faixa-título, de autoria
da dupla Chico Buarque e Edu Lobo, tal como fizera com a faixa-título do
trabalho anterior, também da dupla de compositores. A partir de então,
ambas as canções seriam regravadas em voga por toda a MPB. Com este álbum, que simulou uma incursão pelos arranjos eletrónicos, conquistou novamente o Prémio Sharp de melhor disco de MPB, entrando no rol das grandes cantoras deste género. Valsa Brasileira também foi muito elogiado pela crítica especializada, devido ao repertório seletivo, cuidados técnicos e arranjos
apurados. O espetáculo originado deste disco também obteve relevante
sucesso, com uma marca personalista e desviando-se do padrão do mercado
vigente.
A última obra da trilogia acústica intitula-se Mais Simples (1996),
que marca o retorno à mesma gravadora multinacional da qual havia
saído sete anos antes e o reportório apresentava canções consagradas e
pouco conhecidas da MPB e do samba
entre outras canções inéditas de compositores novatos e pouco
conhecidos. O sucesso de vendagem voltaria quando do lançamento da
primeira produção feita totalmente numa língua estrangeira, Per Amore
(1997), no qual interpretou clássicos da música italiana e garantiu à
cantora um disco de ouro, um de platina e um duplo de platina. O maior
sucesso do disco foi a faixa-título, originalmente gravada pelo tenor italiano Andrea Bocelli, que fez parte da trilha sonora da novelaPor Amor, de Manoel Carlos (Rede Globo), impulsionando o repertório e as vendas, composto basicamente de canções napolitanas
pouco comerciais. A ideia da gravação surgiu da comemoração das bodas
de ouro dos pais, naquele mesmo ano - e também por ser neta de
italianos.
Nessa época, apostou numa maior diversificação de presenças nos espetáculos, percorrendo gerações variadas - e conquistou o Troféu Imprensa de melhor cantora do ano. Devido ao sucesso do primeiro álbum, lançou o segundo álbum em italiano, Passione
(1998), considerado a continuação do anterior, cuja vendagem garantiu
novamente um disco de ouro e de platina. A retomada do reportório
brasileiro ocorre no álbum seguinte: Puro Prazer (1999), no qual concretizou um antigo projeto de gravar voz e piano. Tendo como destaque a gravação de Disparada e concorrendo pelo prémio Grammy Latino com a cantora argentina Mercedes Sosa, uma das cantoras que maior influência exerceu na carreira; no entanto, a colombianaShakira
venceu nas três categorias. O repertório apresentou regravações dos
antigos sucessos entre outras canções consagradas e outras inéditas na
voz, comemorando os dez anos de parceria entre a cantora e o pianista e
maestro Jetther Garotti Júnior.
A pedido de Marcelo Castelo Branco, presidente da Universal Music, lançou Bossa, no qual regravou canções nacionais e internacionais, de outros géneros neste estilo. O disco, na contramão do
que a gravadora havia proposto, não teve nenhum lançamento oficial nem
qualquer trabalho por parte da empresa para divulgação ou
distribuição. As apresentações de lançamento, em São Paulo e Rio de
Janeiro, foram financiadas pela própria cantora. Isso causou uma crise
com a gravadora Universal e a cantora solicitou veementemente a saída da empresa, o que ocorreu ao final da temporada na casa de espetáculos Canecão
(RJ, 2002). Esta crise de credibilidade da palavra entre a empresa e a
cantora a levou a desistir definitivamente de longos contratos com
gravadoras. Por causa de problemas familiares e de um processo de depressão, afasta-se dos palcos, durante aproximadamente três anos.
Em 2000 a Universal Music lançou a caixa tripla Três vezes Zizi, dos discos em italiano e ainda Puro Prazer,
devido ao total de um milhão de cópias que os três venderam em
conjunto. Nesse mesmo ano, a gravadora relançou os discos gravados na
primeira fase, pela série Tudo e foi premiada na Itália em 2003 no Prêmio Carosone Internazionale. O retorno aos palcos ocorreu com o lançamento: Para Inglês ver e Ouvir (2005) com clássicos da música internacional, norte-americana e inglesa.
O projeto, surgido com o repertório selecionado pela cantora para
atender ao convite da casa paulistana de espetáculos noturnos Bourbon Street, foi gravado no Teatro Frei Caneca (São Paulo). Entre os méritos este conta ser o primeiro disco ao vivo lançado em 27 anos de carreira, o primeiro em inglês e o segundo DVD lançado, após Per Amore (originalmente lançado em VHS em 1998).
Em 2008 lançou Cantos e Contos na casa paulista Tom Jazz, comemorando os 30 anos de carreira. As apresentações foram realizadas ao lado de colegas com quem mantém afinidade musical: Alcione, Alceu Valença, João Bosco, Eduardo Dusek, entre outros; da nova geração a cantora Luíza Possi e Ana Carolina. Dois anos depois, em 2010 foram lançados pela gravadora Biscoito Fino, dois DVDs de forma avulsa, que apresentam os 39 números captados em 12 apresentações entre março e maio de 2008.
Participou do álbum Elas Cantam Roberto Carlos; gravado ao vivo, lançado em CD e DVD em 2009, no qual vinte cantoras brasileiras homenageiam os 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos.
Em 2011 a Parada LGBT do Rio de Janeiro teve como canção-tema um dos sucessos da carreira, "A Paz".
Carreira - sucessos e influências
Ao longo da carreira consagrou-se como cantora popular com sucessos como: Pedação de mim (Chico Buarque), Nunca, Luz e mistério, Meu amigo meu herói (Gilberto Gil), Caminhos do sol (Herman Torres/Salgado Maranhão), Engraçadinha, Eu velejava em você, O amor vem pra cada um (George Harrison/versão Beto Fae), Dê um rolê, Per amor, Perigo (Nico Rezende/Paulinho Lima), Esquece e vem, Noite, A paz, Toda uma história (Zizi Possi/Luiz Avelar) e principalmente Asa morena (Zé Caradípia).
Tony Banks, nascido Anthony George Banks, (Sussex, Inglaterra, 27 de março de 1950) é um compositor, letrista e teclista britânico. Foi um dos membros fundadores dos Genesis, e, em conjunto com o guitarrista e baixista Mike Rutherford, foi o único a pertencer à banda desde o princípio.
É também conhecido como "O Eremita da Caridade", pela sua opção de
desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação
integral ao socorro do próximo. Consta que num só dia o venerado de
Paula atendeu no seu Mosteiro a mais de 300 pessoas necessitadas do
espírito e do corpo, realizando curas prodigiosas.
Francisco de Paula fundou a "Ordem dos Mínimos",
uma fraternidade que exige do interessado em nela ingressar uma única
condição: que se considere um "mínimo", pois Jesus dissera que se
alguém quer ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos...
Venerado pelos pobres, pelos Reis e pelos nobres do seu tempo,
Francisco de Paula deu o exemplo numa época em que prosperavam os abusos
eclesiásticos quando se cultivava os prazeres efémeros e subalternos
da vida. Por essa razão, foi considerado um missionário
especial, pela sua capacidade extraordinária de resgatar os mais puros
e preciosos valores evangélicos, tal qual o seu mais famoso herói, o
outro Francisco, o de Assis, que vivera dois séculos antes.
Georges-Eugène Haussmann foi um advogado, funcionário público, político e administrador francês. Nomeado prefeito de Paris por Napoleão III,
tinha o título de Barão e foi o grande remodelador de Paris, cuidando
do planeamento da cidade, durante 17 anos, com a colaboração de
arquitetos e engenheiros de renome de Paris na época. Haussmann planeou
uma nova cidade, modificando parques parisienses e criando outros,
construindo vários edifícios públicos, como a L’Opéra. Melhorou também o
sistema de distribuição de água e criou a grande rede de esgotos,
quando em 1861 iniciou a instalação dos esgotos entre La Villette e Les
Halles, supervisionada pelo engenheiro Belgrand.
O actor acende a boca. Depois os cabelos.
Finge as suas caras nas poças interiores.
O actor põe e tira a cabeça
de búfalo.
De veado.
De rinoceronte.
Põe flores nos cornos.
Ninguém ama tão desalmadamente
como o actor.
O actor acende os pés e as mãos.
Fala devagar.
Parece que se difunde aos bocados.
Bocado estrela.
Bocado janela para fora.
Outro bocado gruta para dentro.
O actor toma as coisas para deitar fogo
ao pequeno talento humano.
O actor estala como sal queimado.
O que rutila, o que arde destacadamente
na noite, é o actor, com
uma voz pura monotonamente batida
pela solidão universal.
O espantoso actor que tira e coloca
e retira
o adjectivo da coisa, a subtileza
da forma,
e precipita a verdade.
De um lado extrai a maçã com sua
divagação de maçã.
Fabrica peixes mergulhados na própria
labareda de peixes.
Porque o actor está como a maçã.
O actor é um peixe.
Sorri assim o actor contra a face de Deus.
Ornamenta Deus com simplicidades silvestres.
O actor que subtrai Deus de Deus, e
dá velocidade aos lugares aéreos.
Porque o actor é uma astronave que atravessa
a distância de Deus.
Embrulha. Desvela.
O actor diz uma palavra inaudível.
Reduz a humidade e o calor da terra
à confusão dessa palavra.
Recita o livro. Amplifica o livro.
O actor acende o livro.
Levita pelos campos como a dura água do dia.
O actor é tremendo.
Ninguém ama tão rebarbativamente como o actor.
Como a unidade do actor.
O actor é um advérbio que ramificou
de um substantivo.
E o substantivo retorna e gira,
e o actor é um adjectivo.
É um nome que provém ultimamente
do Nome.
Nome que se murmura em si, e agita,
e enlouquece.
O actor é o grande Nome cheio de holofotes.
O nome que cega.
Que sangra.
Que é o sangue.
Assim o actor levanta o corpo,
enche o corpo com melodia.
Corpo que treme de melodia.
Ninguém ama tão corporalmente como o actor.
Como o corpo do actor.
Porque o talento é transformação.
O actor transforma a própria acção
da transformação.
Solidifica-se. Gaseifica-se. Complica-se.
O actor cresce no seu acto.
Faz crescer o acto.
O actor actifica-se.
É enorme o actor com sua ossada de base,
com suas tantas janelas,
as ruas -
o actor com a emotiva publicidade.
Ninguém ama tão publicamente como o actor.
Como o secreto actor.
Em estado de graça. Em compacto
estado de pureza.
O actor ama em acção de estrela.
Acção de mímica.
O actor é um tenebroso recolhimento
de onde brota a pantomina.
O actor vê aparecer a manhã sobre a cama.
Vê a cobra entre as pernas.
O actor vê fulminantemente
como é puro.
Ninguém ama o teatro essencial como o actor.
Como a essência do amor do actor.
O teatro geral.
Fourth Avenue in Anchorage, Alaska,
looking east from near Barrow Street. The southern edge of one of
several landslides in Anchorage, this one covered an area of over a
dozen blocks, including 5 blocks along the north side of Fourth Avenue.
Most of the area was razed and made an urban renewal district
The 1964 Alaskan earthquake, also known as the Great Alaskan Earthquake, the Portage Earthquake and the Good Friday Earthquake, was a megathrust earthquake that began at 5:36 P.M. AST on Good Friday, March 27, 1964. Across south-central Alaska, ground fissures, collapsing structures, and tsunamis resulting from the earthquake caused about 143 deaths.
Lasting nearly three minutes, it was the most powerful recorded earthquake in U.S. and North American history, and the second most powerful ever measured by seismograph. It had a magnitude of 9.2, making it the second largest earthquake in recorded history.
The powerful earthquake produced earthquake liquefaction
in the region. Ground fissures and failures caused major structural
damage in several communities, much damage to property and several
landslides. Anchorage sustained great destruction or damage to many inadequately engineered
houses, buildings, and infrastructure (paved streets, sidewalks,
water and sewer mains, electrical systems, and other man-made
equipment), particularly in the several landslide zones along Knik
Arm. Two hundred miles southwest, some areas near Kodiak were
permanently raised by 30 feet (9.1 m). Southeast of Anchorage, areas
around the head of Turnagain Arm near Girdwood
and Portage dropped as much as 8 feet (2.4 m), requiring
reconstruction and fill to raise the Seward Highway above the new high tide mark.
In Prince William Sound, Port Valdez suffered a massive underwater
landslide, resulting in the deaths of 30 people between the collapse of
the Valdez city harbor and docks, and inside the ship that was docked there at the time. Nearby, a 27-foot (8.2 m) tsunami destroyed the village of Chenega,
killing 23 of the 68 people who lived there; survivors out-ran the
wave, climbing to high ground. Post-quake tsunamis severely affected
Whittier, Seward, Kodiak, and other Alaskan communities, as well as
people and property in British Columbia, Oregon, and California.
Tsunamis also caused damage in Hawaii and Japan. Evidence of motion
directly related to the earthquake was reported from all over the earth.
Geology
At 5:36 p.m. Alaska Standard Time (3:36 a.m. March 28, 1964 UTC), a fault between the Pacific and North Americanplates ruptured near College Fjord in Prince William Sound. The epicenter of the earthquake was 61.05°N 147.48°W, 12.4 mi (20 km) north of Prince William Sound, 78 miles (125 km) east of Anchorage and 40 miles (64 km) west of Valdez. The focus occurred at a depth of approximately 15.5 mi (25 km). Ocean floor shifts created large tsunamis
(up to 220 feet (67 m) in height), which resulted in many of the deaths
and much of the property damage. Large rockslides were also caused,
resulting in great property damage. Vertical displacement of up to 38 feet (11.5 m) occurred, affecting an area of 100,000 miles² (250,000 km²) within Alaska.
The Alaska Earthquake was a subduction zone earthquake (megathrust earthquake), caused by an oceanic plate sinking under a continental plate. The fault responsible was the Aleutian Megathrust,
a reverse fault caused by a compressional force. This caused much of
the uneven ground which is the result of ground shifted to the
opposite elevation.
Calculated travel time map for the tectonic tsunami produced by the 1964 Prince William Sound earthquake in Alaska
Death toll, damage and casualties
Various sources indicate that about 131 people died as a result of the
earthquake: nine as a result of earthquake itself, 106 from subsequent
tsunamis in Alaska and 16 from tsunamis in Oregon and California. Property damage was estimated at over $310 million ($2.25 billion in current U.S. dollars).
Anchorage area
Most damage occurred in Anchorage, 75 mi (120 km) northwest of the epicenter. Anchorage was not hit by tsunamis, but downtown Anchorage was heavily damaged, and parts of the city built on sandy bluffs overlying "Bootlegger Cove clay" near Cook Inlet, most notably the Turnagain neighborhood, suffered landslide
damage. The neighborhood lost 75 houses in the landslide, and the
destroyed area has since been turned into Earthquake Park. The
Government Hill school suffered from the Government Hill landslide
leaving it in two jagged, broken pieces. Land overlooking the Ship Creek
valley near the Alaska Railroad yards also slid, destroying many
acres of buildings and city blocks in downtown Anchorage. Most other
areas of the city were only moderately damaged. The 60-foot concrete
control tower at Anchorage International Airport was not engineered to withstand earthquake activity and collapsed, killing one employee.
The house at 918 W. 10th Avenue suffered damage peripherally, but one
block away the recently completed and still unoccupied Four Seasons
Building on Ninth Avenue collapsed completely with one whole wing
sticking up out of the rubble like a seesaw.
The hamlets of Girdwood and Portage, located 30 and 40 mi (60 km) southeast of central Anchorage on the Turnagain Arm,
were destroyed by subsidence and subsequent tidal action. Girdwood
was relocated inland and Portage was abandoned. About 20 miles (32 km)
of the Seward Highway sank below the high-water mark of Turnagain
Arm; the highway and its bridges were raised and rebuilt in 1964-66.
A winter scene of a "Ghost forest"
that was killed and preserved by salt water along with ruined
buildings at the site of the former town of Portage, 2011
Elsewhere in Alaska
Most coastal towns in the Prince William Sound, Kenai Peninsula, and Kodiak Island areas, especially the major ports of Seward, Whittier and Kodiak were heavily damaged by a combination of seismic activity, subsidence, post-quake tsunamis and/or earthquake-caused fires.
Valdez was not totally destroyed, but after three years, the town
relocated to higher ground 7 km (4 mi) west of its original site. Some Alaska native villages, including Chenega and Afognak, were destroyed or damaged. The earthquake caused the Cold-War era ballistic missile detection radar of Clear Air Force Station to go offline for six minutes, the only unscheduled interruption in its operational history. Near Cordova, the Million Dollar Bridge
crossing the Copper River also collapsed. The community of Girdwood
was also confined to the southern side of the Seward Highway when water
rushed into Turnagain Arm arm and flooded or destroyed any buildings
left standing to the north of the highway. Interestingly, only the
ground immediately along the highway and that on the north side of the
road dropped, prompting geologists to speculate that Girdwood may rest
upon an ancient cliff face, now covered by countless thousands of
years of sediment and glacial deposits.
Canada
A 4.5 ft (1.4 m) wave reached Prince Rupert, British Columbia, just south of the Alaska Panhandle, about three hours after the quake. The tsunami then reached Tofino, on the exposed west coast of Vancouver Island, and traveled up a fjord to hit Port Alberni twice, washing away 55 homes and damaging 375 others. The towns of Hot Springs Cove, Zeballos, and Amai
also saw damage. The damage in British Columbia was estimated at $10
million Canadian ($65 million in 2006 Canadian dollars, or $56 million
in 2006 U.S. dollars).
Elsewhere
Twelve people were killed by the tsunami in or near Crescent City, California, while four children were killed on the Oregon coast at Beverly Beach State Park. Other towns along the U.S. Pacific Northwest and Hawaii were damaged. Minor damage to boats reached as far south as Los Angeles.
As the entire planet vibrated as a result of the quake, minor effects were felt worldwide. Several fishing boats were sunk in Louisiana, and water sloshed in wells in Africa.
Aftershocks
There were thousands of aftershocks for three weeks, following the main
shock. In the first day alone, eleven major aftershocks were recorded
with a magnitude greater than 6.2. Nine more occurred over the next
three weeks. It was not until more than a year later that the
aftershocks were no longer noticed.
Rublo de 2001 com o rosto e a assinatura de Gagarin
Em 1960 Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após rigorosos testes físicos e psicológicos, para o programa espacial soviético,
e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pelo seu
excelente desempenho no treinamento, a sua origem camponesa – que contava
pontos no sistema comunista
- a sua personalidade magnética e esfuziante e, principalmente, devido às
suas características físicas – ele tinha 1,57 m de altura e 69 kg – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a espaçonave Vostok (que em russo significa "Oriente"), tinha um espaço mínimo para o piloto.
(...)
Após sair do programa espacial, Gagarin foi transferido para um centro de testes de aeronaves. Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina em um caça MIG-15 sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo, Vladimir Seryogin, morreram na queda do jato, num acidente nunca devidamente explicado.
Um inquérito de 1986 sugeria que a turbulência de um avião interceptador
Sukhoi Su-11 pode ter feito o avião de Gagarin sair do controle.
Gagarin e Seryogin receberam honras de Estado e foram enterrados na
muralha do Kremlin.
Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de óptica. Foi numa visita à Alhambra, na Espanha, que o artista conheceu e se encantou pelos mosaicos
que havia neste palácio de construção árabe. Escher achou muito
interessante as formas como cada figura se entrelaçava a outra e se
repetia, formando belos padrões geométricos. Este foi o ponto de partida
para os seus trabalhos mais famosos, que consistiam no preenchimento
regular do plano, normalmente utilizando imagens geométricas e não
figurativas, como os árabes faziam por causa da sua religião muçulmana, que proíbe tais representações.
A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área
do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves,
lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se
mexer. Tudo representado num plano bidimensional. Destacam-se também os
trabalhos do artista que exploram o espaço. Escher brincava com o facto
de ter que representar o espaço, que é tridimensional, num plano
bidimensional, como a folha de papel. Com isto ele criava figuras
impossíveis, representações distorcidas, paradoxos. Mais tarde ele foi
considerado como um grande matemático geométrico.
O Desastre Aéreo de Tenerife ocorreu a 27 de março de 1977, um domingo, no Aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias (Espanha), quando dois aviões JumboBoeing 747, um deles pertencente à empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da norte-americana Pan American World Airways (Pan Am), chocaram na pista daquele aeroporto, ocasionando a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61.
A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop.
K'inich J'anaab Pakal (26 de março de 603 - 31 de agosto de 683 - 80 anos) também conhecido como Pacal II ou Pacal, o Grande foi o governante do estado maia de B'aakal cuja sede era a cidade de Palenque. Pacal II é o mais conhecido dos senhores de Palenque por causa do desenvolvimento e sofisticação que B'aakal atingiu durante o seu governo, bem como pelo seu túmulo, considerada um dos achados arqueológicos mais importantes da Mesoamérica.
Pacal era filho de K'an Mo' Hix e Sak K'uk', filha de Janaab' Pakal. Teve, com sua esposa Tz'akb'u Ajaw, três filhos e possivelmente uma filha.
Templo da Inscrições - Túmulo de Pacal II
Desenho na lápide do túmulo de Pacal II (escala em cm - daqui)
Dawkins é conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada nos genes, exposta no seu livroO Gene Egoísta, publicado em 1976. O livro também introduz o termo "meme", o que ajudou na criação da memética. Em 1982 deu uma grande contribuição para a teoria da evolução com a hipótese, apresentada no seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia o ambiente em que vive o organismo. Desde então escreveu outros livros sobre evolução e apareceu em vários programas de televisão e rádio para falar de temas como biologia evolutiva, criacionismo e religião.
Dawkins também é famoso por sua defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Também é um entusiasta do movimento bright e, como comentador de ciência, religião e política, um dos maiores intelectuais conhecidos no mundo. Esses assuntos são retratados em "Deus, um delírio", livro da sua autoria que se tornou best-seller em várias partes do mundo. Através de diversos factos científicos, Dawkins mostra a sua ideia da inexistência de Deus. Num inquérito realizada pela revistaProspect em 2005, sobre os maiores intelectuais da atualidade, Richard Dawkins ficou com a terceira posição, atrás somente de Umberto Eco e Noam Chomsky.
Pela sua intransigente defesa da teoria de Darwin, recebeu a alcunha de "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão à famosa alcunha de Thomas H. Huxley, que era apelidado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog).