sexta-feira, março 26, 2021

Richard Dawkins - 80 anos...!

  
Clinton Richard Dawkins (Nairobi, 26 de março de 1941) é um zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quénia, além de ex-professor da Universidade de Oxford.
Dawkins é conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada nos genes, exposta no seu livro O Gene Egoísta, publicado em 1976. O livro também introduz o termo "meme", o que ajudou na criação da memética. Em 1982 deu uma grande contribuição para a teoria da evolução com a hipótese, apresentada no seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia o ambiente em que vive o organismo. Desde então escreveu outros livros sobre evolução e apareceu em vários programas de televisão e rádio para falar de temas como biologia evolutiva, criacionismo e religião.
Dawkins também é famoso por sua defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Também é um entusiasta do movimento bright e, como comentador de ciência, religião e política, um dos maiores intelectuais conhecidos no mundo. Esses assuntos são retratados em "Deus, um delírio", livro da sua autoria que se tornou best-seller em várias partes do mundo. Através de diversos factos científicos, Dawkins mostra a sua ideia da inexistência de Deus. Num inquérito realizada pela revista Prospect em 2005, sobre os maiores intelectuais da atualidade, Richard Dawkins ficou com a terceira posição, atrás somente de Umberto Eco e Noam Chomsky.
Pela sua intransigente defesa da teoria de Darwin, recebeu a alcunha de "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão à famosa alcunha de Thomas H. Huxley, que era apelidado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog).
  

Sem comentários: