quinta-feira, janeiro 24, 2019

Neil Diamond - 78 anos

Neil Leslie Diamond nasceu numa família judaica, no Brooklyn, Nova Iorque, a 24 de janeiro de 1941. É um cantor e compositor, que compôs inúmeros hits nos anos 60, 70 e 80, e até hoje mantém uma multidão de fãs.
Estudou com Barbra Streisand na Escola Secundária Abraham Lincoln e chegou a cantar com ela no coro da escola. Aprendeu a tocar guitarra após receber uma de presente, no seu décimo-sexto aniversário.
Diamond começou cedo sua carreira como compositor na Brill Building. O seu primeiro sucesso aconteceu em novembro de 1965, com a canção “Sunday and Me”, seguida de "I´m a Believer", "A Little Bit Me, A Little Bit You", "Look Out (Here Comes Tomorrow)" e "Love to Love", gravado e lançado por The Monkees. Em 1973, compôs a banda sonora do filme "Fernão Capelo Gaivota". Frequentemente Neil canta a história da sua vida, vivida essencialmente em Nova Iorque e Los Angeles. Alguns de seus êxitos: Sweet Caroline, Crackli, Rosie, Song Sung Blue, You D´ont Bring Me Flowers, Play Me, Be, Sepember Morn, Love on the Rocks, Hello Again, America, Heartlight, entre outros. O primeiro casamento de Neil foi com a sua professora, Jaye Posner, com quem teve duas filhas, Marjorie e Elyn. O segundo foi com Marcia, com quem teve mais dois filhos, Micha e Joshua. Neil e Marcia também se divorciaram.
Muitos dos seus álbuns ganharam discos de ouro e de platina e recebeu diversos Grammys ao longo da sua carreira. Atuou no filme The Jazz Singer, com Sir Lawrence Olivier, em 1980 e em Savins Silverman, fazendo o papel de ele mesmo. Em 2008 lançou um CD intitulado Home Before Dark.
Em 13 de outubro de 2009, lançou o álbum A Cherry Cherry Christmas, o seu terceiro de música de Natal.
A 28 de setembro de 2010, foi referido que iria entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.
Em 2 de novembro de 2010, lançou o álbum Dreams, uma coleção com 14 interpretações suas das suas canções favoritas de artistas de rock. O álbum também incluiu um novo arranjo, mais lento, da sua famosa canção "I'm a Believer".
Em 14 de dezembro de 2010, foi referido por numerosos sites que Neil Diamond tinha entrado para o Rock and Roll Hall of Fame, conjuntamente com os artistas Alice Cooper, Darlene Love, Dr. John e Tom Waits. A ceremónia oficial foi a 4 de março de 2011, no Hotal Waldorf-Astoria, em Nova Iorque.
Em 20 de dezembro de 2010, Neil Diamond colaborou no programa The Sing-Off, do canal NBC, cantando "Ain't No Sunshine" em conjunto com os Committed e os Street Corner Symphony, dois grupos a cappella que participavam no programa.
A 27 de maio de 2011, apareceu na televisão irlandesa num programa ao vivo, perante uma audiência de celebridades.
Em dezembro de 2011, atuou na Gala de 2011 do Kennedy Center Honors, que lhe concedeu mais um prémio.
A 24 de novembro de 2011, participou na parada do Macy's do Dia de Ação de Graças, em cima de uma réplica do Monte Rushmore, flutuando e cantandos versões curtas das canções "America" and "Sweet Caroline", para promover o turismo no Estado do Dakota do Sul.
The Very Best of Neil Diamond, uma compilação em CD das 23 gravações em estúdio gravadas e existentes nos catálogos da Bang, UNI/MCA e Columbia, foi lançada em 6 de dezembro de 2011, pelo selo Sony Legacy.
A 10 de agosto de 2012, Neil Diamond passou a ter uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.
Em novembro de 2012, Diamond pagou os custos da edição centenária da Royal Variety Performance no Reino Unido (transmitido a 3 de dezembro).
Em 20 de abril de 2013, Diamond anunciou a sua participação em Fenway Park, cantando "Sweet Caroline", durante o 8º turno. Este foi o 1º jogo no estádio Fenway desde os ataques bombistas durante a Maratona de Boston. A 2 de julho, lançou o single "Freedom Song (They'll Never Take Us Down)", doando todos os lucros para a One Fund Boston e o Wounded Warrior Project.
Em janeiro de 2014 Diamond confirmou que tinha assinado com o selo Capitol Music Group, uma unidade da Universal Music Group, que também é detentora do seu catálogo Uni/MCA. A UMG também comprou o catálogo de Diamond detido pela Columbia Records, o que significou que todas as suas músicas foram reunidas num único catálogo.
  
   

Winston Churchill morreu há 54 anos

Winston Churchill, em "10 Downing Street", exibindo o "V" de vitória
   
Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (Oxfordshire, 30 de novembro de 1874 - Londres, 24 de janeiro de 1965) foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável ele também foi Oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prémio Nobel de Literatura e o primeiro Cidadão Honorário dos Estados Unidos.
Durante sua carreira no exército, Churchill pôde assistir à ação militar na Índia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bóeres. Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra através dos livros que ele escreveu sobre as campanhas militares. Ele serviu brevemente no Exército britânico no Fronte Ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial, comandando o 6º Batalhão dos Fuzileiros Reais Escoceses.
Churchill nasceu em uma família aristocrata, da família do Duque de Marlborough. Seu pai, Lorde Randolph Churchill, foi um carismático político, tendo servido como Ministro da Fazenda. Antes de alcançar o cargo de Primeiro Ministro, Churchill esteve em cargos proeminentes na política do Reino Unido por quatro décadas. Notáveis foram a sua eleição para o parlamento em 1900, a sua acensão a Secretário para os Assuntos Internos em 1910 e sua estada no Ministério da Fazenda entre 1924 e 1929.
   
Brasão pessoal de Sir Winston Spencer-Churchill
   
Vida
Nascido na aristocrática família do Duque de Marlborough, braço da Família Spencer, adota o nome Churchill como tradição originada por seu tataravô George Spencer-Churchill, 5.º Duque de Marlborough para salientar a relação com o general John Churchill, 1.° Duque de Marlborough. Seu pai, Lorde Randolph Churchill, foi um político de sucesso, tendo servido o Partido Conservador como Ministro da Fazenda em 1886. Sua mãe, Jennie Jerome, foi uma socialite norte-americana filha do milionário banqueiro Leonard Jerome. Churchill nasceu no Pálacio de Blenheim a 30 de novembro de 1874.
Dos dois aos seis anos de idade viveu em Dublin aonde seu avô havia sido indicado como Vice-Rei da Irlanda e empregado seu pai como secretário pessoal. Especula-se que Wisnton pode ter desenvolvido sua fascinação por assuntos militares a partir de sua convivência e observação de paradas militares passando pelo Áras an Uachtaráin (então Pavilhão do Vice-Rei).
Vários autores, escrevendo nas décadas de 1920 e 1930, mencionam uma dificuldade de fala de Churchill como grave e agonizante. Seus discursos eram preparados para evitar hesitações e diminuir o efeito de sua dificuldade. A esse respeito Churchill afirmou que sua dificuldade não o atrapalhava.
Depois de algumas novelescas aventuras (incluindo sua participação nas Guerras dos Bóeres) foi jornalista e acabou dedicando-se à política. Durante a Primeira Guerra Mundial foi o Primeiro Lord do Almirantado, e portanto principal responsável do desastre da campanha de Galípoli.
A carreira literária de Churchill começou com os relatórios da campanha: A história do Campo de Malakand Force (1898) e A Guerra do Rio (1899), uma conta de campanha no Sudão e na batalha de Omdurman.
Em 1900, ele publicou o seu único romance, Savrola e, seis anos depois, a sua primeira grande obra, a biografia do seu pai, Lorde Randolph Churchill.
   
Vida política
Em 1900, tornou-se um membro do Parlamento, eleito aos vinte e seis anos pelo Partido Conservador. Tendo passado para os liberais, foi subscretário das colónias em 1905 e membro pleno do Gabinete, como ministro do Comércio, três anos mais tarde.
Primeiro Lorde do Almirantado na Primeira Guerra Mundial, teve de renunciar depois da desastrada expedição dos Dardanelos. Depois de servir na frente de combate na França, retornou ao governo como ministro do Material Bélico, voltando ao Partido Conservador em seguida e se tornando ministro das Finanças ("Chancellor of the Exchequer"), após a guerra.
No período entre guerras, dedicou-se fundamentalmente à redação de diversos tratados. Notabilizou-se neste período, na Câmara dos Comuns, por uma violenta crítica ao nazismo alemão, rogando diversas vezes ao governo britânico que fossem investidos recursos na militarização, prevendo um possível ataque alemão num futuro próximo e temendo que o Reino Unido não estivesse preparado para resistir. Na ocasião, Churchill foi acusado de belicista, mas muitos estudiosos entendem que o acerto desta previsão foi uma das principais razões que levaram Churchill a ser eleito primeiro-ministro nove meses após a invasão da Polónia por Hitler em setembro de 1939 e consequente declaração de guerra à Alemanha pela Inglaterra em função do tratado de defesa mútua assinado com a Polónia.
Em 10 de maio de 1940, Churchill chegou ao cargo de primeiro-ministro britânico, contando 65 anos de idade. Os seus discursos memoráveis, conclamando o povo britânico à resistência e a sua crescente aproximação com o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt, visando a que os Estados Unidos da América ingressassem definitivamente na guerra, foram essenciais para o êxito dos aliados. O exemplo de Churchill e sua incendiária oratória permitiram-lhe manter a coesão do povo britânico nas horas de prova suprema que significaram os bombardeamentos sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido. Devido a estes bombardeamentos em 20 de julho de 1944, mesmo dia em que Hitler sofreria um grave atentado contra sua vida, Churchill consideraria a possibilidade de utilizar gás venenoso em civis alemães, contrariando as regras internacionais da guerra moderna, sendo fortemente desencorajado pelos generais britânicos, abandonando a ideia ao final. Nessa época, ele comandava a Inglaterra de um prédio de escritórios simples, que não fora projetado para seu conforto, passando as manhãs deitado na cama, tomando banho em um cómodo separado de seu quarto, de forma tal que às vezes oficiais ingleses encontravam-no andando pelo prédio seminu e molhado. A má alimentação de Churchill, que passava o dia fumando charutos e bebendo bastantes whiskies, apavorava o seu médico.
Apesar da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 1945 os conservadores de Churchill perderam as eleições para os trabalhistas, liderados por Clement Attlee, que se tornou primeiro-ministro. Em 1951, em razão de vitória por ampla maioria dos conservadores nas eleições daquele ano, Churchill voltou ao cargo de primeiro-ministro; tinha então 76 anos de idade.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1953, por suas memórias de guerra (cinco volumes, também disponível nas livrarias em versão condensada, em volume único) e seu trabalho literário e jornalístico, anterior aos tempos de primeiro-ministro. Na ocasião, ele foi saudado como o maior dos ingleses vivos. Foi o primeiro a cunhar o termo "cortina de ferro" para ilustrar a separação entre a Europa comunista e a ocidental.
Em primeiro de março de 1955, Churchill proferiu seu último discurso na Câmara dos Comuns como chefe de governo, intitulado "Jamais desesperar" anunciando a sua renúncia ao mandato de primeiro-ministro, não sem antes alertar o mundo, mais uma vez, para o risco de guerra nuclear. Depois, continuou na Câmara dos Comuns até pouco tempo antes de falecer. Nos últimos anos de vida parlamentar, teve atuação discreta, proferindo discursos apenas ocasionalmente.
Em 21 de junho de 1955 foi inaugurada pela câmara de Londres a estátua de Churchill com a presença dele. Em 1963, aos 89 anos, foi homenageado com o título de cidadão honorário dos Estados Unidos pelo então presidente John Kennedy. Não podendo receber a homenagem em Washington por causa do estado de saúde precário, foi representado pelo seu filho Randolph.
Morreu em Hyde Park Gate em Londres, a 24 de janeiro de 1965. Está sepultado na St Martin's Church, Bladon, Oxfordshire na Inglaterra.
    

quarta-feira, janeiro 23, 2019

Edvard Munch morreu há 75 anos

Edvard Munch (Løten, 12 de dezembro de 1863 - Ekely, 23 de janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.
 
Biografia
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No lugar das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade, de 1886.
Com A Menina doente (Das Kränke Mädchen, 1885) inicia uma temática que surgiria como uma linha de força em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeras variações sobre este último trabalho, assim como sobre outras obras, e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (a sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de uma doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente), assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade da vida. Edvard Munch descobre em Paris a obra de Van Gogh e Gauguin, e indubitavelmente o seu estilo passa então por grandes mudanças.
Em 1892 um convite para expor em Berlim torna-se num momento crucial da sua carreira e da história da arte alemã. Inicia um projecto que intitula O Friso da Vida. Edvard Munch representou a dança em 1950.
Aos trinta anos ele pinta O Grito, considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. É uma das peças da série intitulada O Friso da Vida. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros.
Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.
Faleceu em 23 de janeiro de 1944. Encontra-se sepultado no Cemitério de Nosso Salvador, Oslo, na Noruega.

O Grito - 1893
   

Rafael Bordalo Pinheiro morreu há 114 anos

Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de março de 1846 - Lisboa, 23 de janeiro de 1905) foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português. Entre os seus irmãos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.
Primeira caricatura do "Zé Povinho" in "A Lanterna Mágica" (1875)

Há 59 anos chegámos ao ponto mais fundo do Mar...

Trieste foi um batiscafo de investigação oceanográfica, de desenho suíço, com uma tripulação de dois ocupantes.
Em 23 de janeiro de 1960 o Trieste desceu na Fossa das Marianas, na costa da Filipinas, no local chamado Challenger Deep, a 10.911 metros de profundidade, recorde até hoje não superado. Nesta ocasião, eram seus tripulantes o engenheiro e oceanógrafo suíço, Jacques Piccard, e o Tenente da Marinha americana, Don Walsh.
O Challenger Deep, fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
O batiscafo Trieste foi desenhado por Auguste Piccard e foi posto em atividade a 26 de agosto de 1953 no Mediterrâneo, na Ilha de Capri, próximo a Nápoles, Itália. A esfera de pressão, composta de duas secções, foi construída pela empresa Acciaierie Terni, e a parte superior foi fabricada pela Cantieri Riuniti dell 'Adriatico, na cidade livre de Trieste, na fronteira entre a Itália e a Iugoslávia. A instalação da pressão foi feita na Esfera Cantiere Navale di Castellammare di Stabia, perto de Nápoles.
O projeto foi baseado em experiências anteriores com o batiscafo FNRS-2, também projetado por Piccard. Foi construído na Bélgica e operado pela Marinha Francesa, permanecendo em operação no Mediterrâneo.
Em 1958, foi comprado pela marinha dos Estados Unidos da América, por 250.000 dólares americanos e transportado para San Diego, Califórnia.
Em outubro de 1959, depois de ser reequipado para uma pressão mais elevada, o Trieste foi transportado para o meio do Pacífico, para participar no Projecto "Nekton", no qual realizou uma série de mergulhos muito profundos, na Fossa das Marianas.
Em 23 de janeiro de 1960, alcançou o recorde de profundidade de 35.800 pés, 10.911 metros, no Challenger Deep, o mergulho mais profundo em qualquer dos oceanos do mundo.
Em abril de 1963, foi transportado para o Atlântico, mais precisamente para o largo de New London, Connecticut, para procurar o então perdido submarino USS Thresher (SSN-593), que encontrou em agosto de 1963, perto de New London, a 1.400 braças abaixo da superfície.
O Trieste foi retirado de serviço logo após a realização dessa missão, sendo reformado, e alguns de seus componentes foram utilizados no recém-construído Trieste II. Ele está em exposição permanente no Museu da Marinha, no Washington Navy Yard, em Washington, DC.
  

O sismo de Shaanxi matou 830 mil pessoas há 463 anos

Mapa da China mostrando a província de Shaanxi (vermelho) e as outras províncias afetadas pelo sismo (laranja)
  
O sismo de Shaanxi ou sismo do Condado de Hua é o sismo mais mortífero da história recente, no qual morreram aproximadamente 830.000 pessoas. Ocorreu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China. Mais de noventa e sete condados nas províncias de Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui foram afetadas. Uma área de mais de 1300 km² foi destruída e em alguns condados morreu até 60% da população. Até esse momento, a população vivia em cavernas artificiais nos penhascos de Loess, que caíram durante o desastre.

(imagem daqui)

The 1556 Shaanxi earthquake or Jiajing earthquake  was a catastrophic earthquake and is also the deadliest earthquake on record, killing approximately 830.000 people. It occurred on the morning of 23 January 1556 in Shaanxi, during the Ming Dynasty. More than 97 counties in the provinces of Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu and Anhui were affected. An 840-kilometre-wide area was destroyed, and in some counties 60% of the population was killed. Most of the population in the area at the time lived in yaodongs, artificial caves in loess cliffs, many of which collapsed with catastrophic loss of life.

Geography
The Shaanxi earthquake's epicenter was in the Wei River Valley in Shaanxi Province, near the cities of Huaxian, Weinan and Huayin. In Huaxian, every single building and home was demolished, killing more than half the residents of the city, with a death toll estimated in the hundreds of thousands. The situation in Weinan and Huayin was similar. In certain areas, 20-metre (66 ft) deep crevices opened in the earth. Destruction and death were everywhere, affecting places as far as 500 kilometres (310 mi) from the epicenter. The earthquake also triggered landslides, which contributed to the massive death toll. The rupture occurred during the reign of the Jiajing Emperor of the Ming Dynasty. Therefore, in Chinese historical record, this earthquake is often referred to as the Jiajing Great Earthquake.
Modern estimates, based on geological data, give the earthquake a magnitude of approximately 8 on the moment magnitude scale or XI on the Mercalli scale, though more recent discoveries have shown that it was 7.9. While it was the deadliest earthquake and the fourth deadliest natural disaster in history, there have been earthquakes with considerably higher magnitudes. Following the earthquake, aftershocks continued several times a month for half a year.
In the annals of China it was described in this manner:
In the winter of 1556, an earthquake catastrophe occurred in the Shaanxi and Shanxi Provinces. In our Hua County, various misfortunes took place. Mountains and rivers changed places and roads were destroyed. In some places, the ground suddenly rose up and formed new hills, or it sank abruptly and became new valleys. In other areas, a stream burst out in an instant, or the ground broke and new gullies appeared. Huts, official houses, temples and city walls collapsed all of a sudden.
The earthquake damaged many of the Forest of Stone steles badly. Of the 114 Kaicheng Stone Classics, 40 were broken in the earthquake.
The scholar Qin Keda lived through the earthquake and recorded details. One conclusion he drew was that "at the very beginning of an earthquake, people indoors should not go out immediately. Just crouch down and wait. Even if the nest has collapsed, some eggs may remain intact." This may indicate that many people were killed trying to flee while some who stayed put may have survived. The shaking reduced the height of the Small Wild Goose Pagoda in Xi'an from 45 meters to 43,4 meters.
     
Loess caves   
Millions of people at the time lived in artificial Loess caves on high cliffs in the area of the Loess Plateau. Loess is the name for the silty soil that windstorms deposited on the plateau over the ages. The soft loess clay had formed over thousands of years due to wind blowing silt into the area from the Gobi Desert. Loess is a highly erosion-prone soil that is susceptible to the forces of wind and water. The Loess Plateau and its dusty soil cover almost all of Shanxi, Shaanxi, and Gansu provinces and parts of others. Much of the population lived in dwellings called yaodongs in these cliffs. This was the major contributing factor to the huge death toll. The earthquake caused landslides, which destroyed the caves.
     
Cost   
The cost of damage done by the earthquake is almost impossible to measure in modern terms. The death toll, however, has been traditionally given as 820.000 to 830.000. The accompanying property damage would have been incalculable – an entire region of inner China had been destroyed and an estimated 60% of the region’s population died.
     
Foreign reaction 
The Portuguese Dominican friar Gaspar da Cruz, who visited Guangzhou later in 1556, heard about the earthquake, and later reported about it in the last chapter of his book, A Treatise of China (1569). He viewed the earthquake as a possible punishment for people's sins, and the Great Comet of 1556 as, possibly, the sign of this calamity (as well as perhaps the sign of the birth of the Antichrist).
     

Salvador Dalí morreu há trinta anos

 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 - Figueres, 23 de janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente, em 2003, e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas, dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistia na sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes dos mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
   
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 08.45 horas da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte da Carrer (Rua) Monturiol, da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. O seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903". O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irrascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua irmã".
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de cancro da mama. Dalí, então com dezasseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu com este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito pela sua tia.
  
Madrid, Paris e amadurecimento artístico
Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. O seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema catalão "Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") do seu amigo, o poeta Carles Fages de Climent.
Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil (e numa cerimónia religiosa em 1958).
 
Personalidade e política
A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco. André Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu grande admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.
Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monárquico. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido da sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e recusou a alinhar-se em qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais próximo ao regime de Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o pelas suas ações, em "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dizem que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinar a sentença de morte de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez mas nem sequer se reuniu com ele para pedir para pintar um retrato da sua neta. É impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar do seu aspeto de troça.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Gala morreu em Port Lligat, na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou o seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pela doença de Parkinson.
Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras - talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal - mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo Rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um admirador de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989 morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere. onde ocorreram o seu funeral, a primeira comunhão, e o batismo, a três ruas da casa onde nasceu.
  
Brasão do Marquês de Dalí de Púbol
      
    
Crucificação (Corpus Hypercubus)
 

terça-feira, janeiro 22, 2019

Notícia de paleontologia nacional

O primeiro alossauro português está à sua espera no museu

Descobertos há 30 anos perto de Pombal, por acaso, os ossos de um alossauro, um dinossauro carnívoro, protagonizam uma exposição muito dirigida às escolas no Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa.

A história da descoberta de um grande predador do Jurássico português começou com a construção de um armazém há 30 anos. Os primeiros indícios da presença de um Allosaurus em Portugal foram encontrados por um agricultor na aldeia de Andrés, perto de Pombal, em 1988. Foi durante as obras para esse armazém que José Amorim encontrou uns “ossos negros”, que pareciam não ser simples pedras. Acabou por contactar o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (Muhnac), em Lisboa, que identificou os ossos como fósseis sendo de um dos maiores carnívoros do Jurássico. A partir das 10h desta quinta-feira, 17 de Janeiro, todos podem ver o Allosaurus no Muhnac, na exposição Entre Dinossáurios.
Passo a passo, apresenta-se a história desde a descoberta dos fósseis até à reconstituição do habitat de animais extintos contemporâneos do alossauro. O primeiro contacto do visitante é com fósseis, todos do museu, não só deste dinossauro mas também de outros seres vivos. Há fósseis de tartarugas, pegadas de crocodilos e até impressões de folhas.

Ossos do Allosaurus descobertos perto de Pombal

Além de fósseis, podem também ver-se réplicas de outros dinossauros. Mas o protagonista é mesmo o Allosaurus – de que pode ver-se a pata direita quase completa, parte da cintura pélvica e parte da pata esquerda. Também se encontraram vértebras, costelas e uma parte do crânio nas várias escavações em Andrés, a primeira logo em 1988 e depois noutras em 2005 e 2010, adianta Liliana Póvoas, geóloga do Muhnac e que participou na preparação da exposição. “Pensa-se que há restos atribuíveis a três indivíduos.”
A peça que, no entanto, vai captar a atenção de todos é uma réplica do esqueleto inteiro (um subadulto) de um Allosaurus encontrado nos Estados Unidos.
Afinal, que dinossauro era este? Viveu no Jurássico Superior (entre há 160 milhões e 140 milhões de anos), era um carnívoro bípede, podia atingir 13 metros de comprimento e pesar duas toneladas. O primeiro Allosaurus foi encontrado em 1870 no Colorado (Estados Unidos), pelo paleontólogo norte-americano Othniel Marsh, e foi descrito sete anos depois como Allosaurus fragilis. “É um dinossauro quase do comprimento do T-rex. Mas o T-rex era um bocadinho mais alto”, explica Bruno Ribeiro, até há pouco tempo geólogo do Muhnac e que também preparou a exposição.

O geólogo Bruno Ribeiro

Em Portugal, nunca se encontraram ossos do Tyrannosaurus rex, mas aquele predador existiu por cá. O exemplar português, que já esteve exposto antes, não tem ainda uma espécie atribuída e é um pouco mais pequeno do que os alossauros norte-americanos: estima-se que tenha medido cerca de oito metros de comprimento e pesado uma tonelada. Já se chegou a pensar que o exemplar português seria um Allosaurus fragilis, mas isso está agora em dúvida depois de se terem encontrado mais elementos fósseis em Andrés, refere Liliana Póvoas: “Pode ser eventualmente uma espécie nova. A separação [do território onde está agora Portugal] com o continente norte-americano pode ter sido maior [no Jurássico Superior] e pode ter havido uma evolução diferenciada. Isso vai ter de ser mais bem estudado”, conta a geóloga, explicando ainda que, depois do Allosaurus de Andrés, o primeiro a ser descoberto, se encontraram outros restos de alossauros na Lourinhã e de alossaurídeos em Torres Vedras.
Através de ilustrações ao longo da exposição, é possível entrar no que terá sido a localidade de Andrés há cerca de 150 milhões de anos. Vestígios de peixes de água doce na jazida onde estava o Allosaurus sugerem a existência de um rio num habitat onde coabitavam carnívoros e herbívoros, alguns que sobreviveram até hoje. Este é o caso dos crocodilos e, ainda, de alguma da vegetação pertencente ao ambiente jurássico. Estas plantas, apelidadas como “fósseis vivos”, podem visitar-se no Jardim Botânico de Lisboa. “Convidamos também os visitantes a irem dar uma volta ao jardim e irem em busca destes exemplares que ainda hoje temos”, sugere o geólogo.

A pensar nas escolas
Numa linguagem cientificamente correcta e ao mesmo tempo acessível, esta exposição foi pensada para os mais novos e tem uma duração prevista de três a quatro anos. Um dos objectivos é inspirar futuros paleontólogos ou geólogos e também facilitar a tarefa aos docentes. “Tivemos o cuidado de respeitar e tentar responder às necessidades dos professores, porque a exposição vai ser um instrumento de trabalho também para eles”, elucidou Bruno Ribeiro.
Também por isso a exposição tem uma tabela cronostratigráfica, “quase como um calendário da Terra”, onde a história dos aproximadamente 4600 milhões de anos do nosso planeta é dividida em várias eras. Este gráfico, que cruza a existência dos dinossauros com a dos seres humanos, já tinha despertado interesse tanto de adultos como crianças em exposições anteriores e, por isso, foi agora ampliado.

Ilustração de Nuno Farinha na exposição

O percurso da exposição termina com uma ilustração sobre uma das grandes extinções da Terra, ocorrida há cerca de 65 milhões de anos e onde desapareceram cerca de 75% dos grupos biológicos. No entanto, nem todos os dinossauros se extinguiram. Os dinossauros avianos, aqueles que deram origem às aves, sobreviveram por apresentarem características mais evoluídas – possuíam penas e alguns já voavam. A forma como acaba a exposição convida os visitantes a reflectirem sobre a fragilidade dos ecossistemas e o impacto que cada um de nós pode ter no planeta. “Basta muito pouco para que, a nível global, possa haver um grande transtorno climático ou condições que inviabilizem a existência desta ou daquela espécie”, sublinha o geólogo.
Quanto ao final da história desta descoberta, o museu ganhou o primeiro exemplar de um Allosaurus português e José Amorim nunca chegou a construir o seu armazém.

in Público - texto de

O Abbé Pierre morreu há doze anos

Henri Antoine Groués, mais conhecido como Abbé Pierre (Lyon, 5 de agosto de 1912 - Paris, 22 de janeiro de 2007) foi um sacerdote católico francês, que morreu com 94 anos.
Revoltado ao constatar que num país rico como a França morriam, devido ao frio, pessoas que dormiam na rua, o Abbé Pierre, que se iniciou na ordem franciscana e passou pela dos capuchinhos, falou em 1954 aos microfones da Rádio Luxemburgo (RTL), para lançar alertas no sentido de recolher apoio para salvar os mais pobres de uma morte certa.
O seu trabalho de assistência iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se dedicado a salvar pessoas perseguidas pelos nazis. Organizou mesmo um grupo de resistência armada no seio da Resistência Francesa, tendo sido preso, mas conseguiu fugir escondido num saco do correio, num avião para a Argélia que fez escala na Suíça. Recebeu numerosas honrarias, distinções e condecorações militares, pelo combate em prol da França.
Com a paz, voltou a Paris e foi eleito deputado na Assembleia Nacional Francesa, que abandonou, em 1951, como forma de protesto contra uma lei eleitoral que ele julgava injusta. A partir daí dedicou-se inteiramente ao Movimento Emaús, que está hoje presente em mais de quarenta países de todo o mundo.
Abbé Pierre, vendo a exclusão pela qual os homens passavam naquele período de guerra, decidiu lutar contras as causas da injustiça, colocou homens a morar num abrigo e dai começou o acolhimento de Emaús, saiu depois disso do Parlamento e sustentou os acolhidos do abrigo por um determinado período com as suas economias, guardadas no período de seu mandato, só que um dia essas economias acabaram e o mesmo precisava sustentar os seus acolhidos de alguma forma, foi então que decidiu sair as ruas a pedir esmolas para ajudar na alimentação de casa, só que uma mulher, conhecendo seu trabalho de retirar mendigos das ruas, alertou os acolhidos que chamaram a atenção do padre, que alegou ter que sustentar a casa, foi então que um dos acolhidos teve a ideia de irem retirar os matérias deixados pelos moradores em suas casas durante a guerra e vendê-los para angariar rendas para o sustento, e assim fizeram, formando assim o primeiro bazar e a primeira comunidade Emaús na França, no ano de 1949. O nome Emaús corresponde a uma localidade da Palestina onde homens crentes e não crentes voltaram a encontrar a esperança (vide Lucas 7) e essa até hoje é a missão das 316 comunidades de Emaús de todo o mundo "Servir aos que mais sofrem, combatendo as causas da miséria e dar aos homens uma nova esperança de vida".

Maysa morreu há 42 anos

Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo ou Rio de Janeiro, 6 de junho de 1936 - Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira.
   
Biografia
Segundo algumas fontes, Maysa teria nascido na capital paulista, de uma tradicional família proveniente do estado do Espírito Santo, que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Outras fontes, porém, afirmam que seu nascimento foi no Rio. Em 1947 a família transferiu-se para Bauru, no interior paulista.
Maysa era neta do barão de Monjardim, que foi presidente da província do Espírito Santo por cinco vezes. Estudou no tradicional colégio paulistano Assunção, no Ginásio Ofélia Fonseca e no Sacré-Cœur de Marie, em São Paulo.
Casou-se aos dezoito anos com o seu noivo, o empresário André Matarazzo, passando a assinar Maysa Monjardim Matarazzo. O seu marido era membro da importante ramo ítalo-brasileiro da família Matarazzo. Com pouco tempo de casados, nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de cinema e telenovelas.
Divorciou-se do marido em 1957 e voltou a usar o seu sobrenome de solteira, Figueira Monjardim, ficando furiosa quando havia alguma matéria jornalística que ligasse seu nome ao sobrenome Matarazzo.
Com apenas um disco gravado, o seu reportório foi um sucesso, recebendo convites para shows. O seu disco vendeu milhares de cópias e o sucesso bateu à sua porta, porém, isto pesou na criação de Jayme, o seu filho. Maysa teve que escolher entre o filho e a carreira. Para lhe dar um futuro melhor, optou pela carreira e o seu filho passou parte de sua infância sendo criado pelo pai e por sua nova esposa.
Na sua agitada vida de cantora, marcada por muitas viagens e também por muitos amores, Maysa teve vários relacionamentos, entre eles, com o compositor Ronaldo Bôscoli, e com o empresário espanhol Miguel Azanza, com quem casou após ele, manteve um caso com o maestro Julio Medaglia, quando viajou para Buenos Aires, depois dele namorou o ator Carlos Alberto, de quem depois foi esposa, entre vários outros.
Na década de 70, Maysa se aventurou pelo mundo das telenovelas e do teatro participando de produções como O Cafona, Bel-Ami e o espetáculo Woyzeck de George Büchner.
    
Últimos momentos 
A cantora vivia isolada em sua casa de praia em Maricá, desde 1972, em depressão. No fim da tarde do dia de casamento do seu filho, pegou seu carro e foi para Maricá, quando um acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói terminou a sua vida.
   
  

Lorde Byron nasceu há 231 anos

George Gordon Byron, 6º Barão Byron (Londres, 22 de janeiro de 1788 - Missolonghi, 19 de abril de 1824), melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado, devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.
Toda a obra de Byron, que exprime o pessimismo romântico, com a tendência a se voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser vista como um grande painel autobiográfico. Foram novos, em sua postura, o tom declarado de rebeldia ante as convenções morais e religiosas e o charme cínico de que seu herói demoníaco sempre se revestiu.
A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida - amplamente considerada extravagante - que inclui numerosas amantes, dívidas, separações e alegações de incesto.
Encontrou a morte em Missolonghi, quando estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática. A sua filha, Ada Lovelace, colaborou com Charles Babbage para o engenho analítico, um passo importante na história dos computadores.




Lines Inscribed Upon a Cup Formed from a Skull, 1808


Start not - nor deem my spirit fled;
In me behold the only skull
From which, unlike a living head,
Whatever flows is never dull.

I lived, I loved, I quaffed, like thee:
I died: let earth my bones resign;
Fill up - thou canst not injure me;
The worm hath fouler lips than thine.

Better to hold the sparkling grape,
Than nurse the earth-worm's slimy brood;
And circle in the goblet's shape
The drink of gods, than reptile's food.

Where once my wit, perchance, hath shone,
In aid of others' let me shine;
And when, alas! our brains are gone,
What nobler substitute than wine?

Quaff while thou canst: another race,
When thou and thine, like me, are sped,
May rescue thee from earth's embrace,
And rhyme and revel with the dead.

Why not? Since through life's little day
Our heads such sad effects produce;
Redeemed from worms and wasting clay,
This chance is theirs, to be of use.


Versos Inscritos numa Taça Feita de um Crânio


Não, não te assustes: não fugiu o meu espírito
Vê em mim um crânio, o único que existe
Do qual, muito ao contrário de uma fronte viva,
Tudo aquilo que flui jamais é triste.

Vivi, amei, bebi, tal como tu; morri;
Que renuncie a terra aos ossos meus
Enche! Não podes injuriar-me; tem o verme
Lábios mais repugnantes do que os teus olhos.

Onde outrora brilhou, talvez, minha razão,
Para ajudar os outros brilhe agora eu;
Substituto haverá mais nobre que o vinho
Se o nosso cérebro já se perdeu?

Bebe enquanto puderes; quando tu e os teus
Já tiverdes partido, uma outra gente
Possa te redimir da terra que abraçar-te,
E festeje com o morto e a própria rima tente.

E por que não? Se as frontes geram tal tristeza
Através da existência (curto dia ...),
Redimidas dos vermes e da argila
Ao menos possam ter alguma serventia.