O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Treze países, sendo sete da América do Sul, quatro da Europa e dois da América do Norte,
participaram do torneio. Poucas equipas europeias participaram, devido à
dificuldade de viajar para a América do Sul. Os países foram divididos
em quatro grupos, em que o primeiro de cada grupo ficou classificado
diretamente para as semifinais. As duas primeiras partidas ocorreram
simultaneamente, terminando com a vitória da França, que derrotou o México por 4–1, e dos Estados Unidos, que derrotou a Bélgica por 3–0. Lucien Laurent da França marcou o primeiro golo na história da competição.
Argentina, Estados Unidos, Jugoslávia e Uruguai
classificaram-se para as semifinais. Na final, o Uruguai derrotou a
Argentina por 4–2 e tornou-se o primeiro país a vencer o Campeonato do
Mundo da FIFA.
A final foi disputada no Estadio Centenário em 30 de julho. As tensões aumentaram em torno da Bacia do Prata, enquanto os torcedores argentinos cruzavam o rio da Prata com o grito de guerra "victoria o muerte"
("vitória ou morte"), o que provou o apoio da torcida pela participação
da seleção no torneio. Os dez barcos destinados a transportar
torcedores argentinos de Buenos Aires a Montevidéu apresentaram
problemas, e diversas outras embarcações sortidas tentaram a travessia. Estima-se que entre dez mil e quinze mil argentinos realizaram a viagem, mas o porto de Montevidéu
estava tão sobrecarregado que muitos torcedores chegaram após o início
da partida. No estádio, os torcedores foram revistados, a fim de evitar a
entrada com armas. Os portões foram abertos às oito horas, seis horas antes do início da partida, e às 12.00 horas o estádio já estava cheio, com um público oficial de 93 mil espetadores. Um desacordo ofuscou a preparação para a partida, já que as equipas não
chegaram a um acordo sobre quem deveria iniciar a partida, forçando a
federação a intervir e decidir que a equipa argentina iniciaria a
partida no primeiro tempo e os uruguaios forneceriam a bola, invertendo
os papeis no segundo tempo. O Uruguai fez uma mudança em relação à equipa que disputou a semifinal. Héctor Castro substituiu Peregrino Anselmo, que ficou de fora devido a uma lesão. Luis Monti jogou a final pela Argentina, apesar de receber ameaças de morte na véspera da partida. O árbitro era o belga John Langenus, que apenas concordou em apitar algumas horas antes do jogo, tendo procurado garantias para a sua segurança. Um de seus pedidos era que um barco estivesse pronto no porto dentro de
uma hora após o apito final, caso ele precisasse fazer uma fuga rápida.
O Uruguai marcou o primeiro golo com Pablo Dorado, após um chute rasteiro ao golo. A Argentina, com maior posse de bola, respondeu fortemente. Após oito minutos, Carlos Peucelle recebeu um passe de Ferreira, finalizou para o golo e empatou a partida. Pouco antes do intervalo, Guillermo Stábile, artilheiro do torneio, marcou e virou o resultado para 2–1 para a Argentina. O capitão uruguaio José Nasazzi protestou, afirmando que Stábile estava fora de jogo, mas o golo foi confirmado pelo árbitro. No segundo tempo, o Uruguai cresceu no jogo. Logo após a Argentina quase ampliar o marcador, o Uruguai contra-atacou e José Pedro Cea empatou novamente a partida em 2–2. Dez minutos após, Santos Iriarte marca e vira novamente o jogo a favor do Uruguai. Pouco antes do final da partida, Héctor Castro marcou o último golo, fechando o resultado em 4–2 para o Uruguai. O árbitro John Langenus terminou o jogo um minuto após o golo e o Uruguai consagrou-se campeão do mundo pela primeira vez. O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) Jules Rimet entregou o troféu da Copa do Mundo para o presidente da Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF) Raúl Jude. O dia seguinte foi declarado feriado nacional no Uruguai, enquanto na capital argentina Buenos Aires, uma multidão atirou pedras à embaixada uruguaia. Francisco Varallo, que jogou como atacante pela Argentina, foi o último jogador da final a falecer, em 30 de agosto de 2010.
Em abril de 2021, ao comemorar 80 anos de carreira, retira-se da carreira artística com a peça A Margem do Tempo,
acompanhada pela neta, Lídia Muñoz, sendo que teve de interromper
durante 20 dias, por ter sido hospitalizada, devido a fadiga e
fragilidade. Em outubro de 2021, foi inaugurada na Amareleja, município de Moura, a sua terra natal, a Casa de Memórias Eunice Muñoz. Em sua homenagem, o marido da sua neta, Tiago Durão, realizou o documentário Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz, que estreou em novembro de 2021. Em janeiro de 2022, foi novamente internada, no Hospital de São Francisco Xavier,
em Lisboa, devido a um pico de tensão arterial, dificuldades
respiratórias e cansaço, tendo tido alta hospitalar em março de 2022.
Morreu a 15 de abril de 2022, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde se encontrava internada há dois dias, tendo sido decretado luto nacional por um dia.
Depois da infância em Serpa, onde nasceu no seio de uma família de proprietários agrícolas, mudou-se para Lisboa com os pais e o avô materno. Na capital estudou canto e integrou o coro da Juventude Musical Portuguesa, ao mesmo tempo que prosseguia os estudos, primeiro no Colégio Visconde de Castelões e depois no Liceu Camões. De seguida, ingressou na Faculdade de Direito, com a ambição de se tornar diplomata. Viria a desistir de Direito, optando por se diplomar no Conservatório Nacional, no curso de Teatro; já depois de concluir o de Canto, que ainda acumulou com a frequência de Direito.
Contratado por Vasco Morgado, estreia-se no teatro de revista, abandonando o Teatro Moderno de Lisboa. Pela mesma altura faz as suas primeiras digressões em África.
A seguir, José Miguel, outro empresário, de casas de fado e de
teatros, leva-o para o Teatro ABC, onde permanece quando o espaço é
comprado pelo empresário Sérgio de Azevedo.
Através da interpretação de papéis cómicos tornar-se-á conhecido do
grande público, revelando-se um dos mais bem sucedidos atores da sua
geração.
Em 2005, 25 anos depois de ausência do teatro, regressou aos palcos para interpretar o monólogo Esta Noite Choveu Prata, de Pedro Bloch, produzido por Sérgio de Azevedo.
Após o 25 de abril de 1974 concebeu o seu primeiro programa televisivo, Nicolau no País das Maravilhas. Este programa tinha uma rábula chamada Senhor Feliz e Senhor Contente, onde lançaria um jovem aspirante a humorista, Herman José. Em princípios da década de 80 surge como ator e, simultaneamente, diretor de atores e co-autor do guião da primeira novela portuguesa, Vila Faia (1982). Segue-se a fundação da NBP Produções, hoje Plural Entertainment,
a sua própria produtora de televisão, onde será administrador,
produtor e realizador; atividades que fazem dele um verdadeiro
precursor da indústria de ficção televisiva em Portugal.
Morreu a 14 de março de 2016, aos 75 anos, na sua casa de Lisboa, vítima de ataque cardíaco. O seu corpo foi sepultado no cemitério do Alto de São João.
Enquanto criança, Paul começou a cantar, primeiramente no coral da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias, da sua cidade natal. Como estudante da Fisher Park High School de Ottawa, fez parte de um trio chamado Bobby Soxers.
Com catorze anos, gravou "I Confess", encorajado pelos seus pais. Em 1957, Anka foi para Nova Iorque onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babysiter, Diana Ayoub. A canção,
"Diana", trouxe fama instantânea a Paul. "Diana" é uma das mais
vendidas da época na história da música (no Brasil também fez sucesso a
versão em português cantada por Carlos Gonzaga).
Ele seguiu com quatro músicas que chegaram às top 20 de 1958, fazendo-o
o maior ídolo dos adolescentes da época. Ele fez turnês no Reino Unido e depois, com Buddy Holly, na Austrália.
O seu talento foi além, escrevendo "It Doesn't Matter Anymore", um grande sucesso de Buddy Holly; o tema do Tonight Show de Johnny Carson (na época); o maior sucesso de Tom Jones, "She's A Lady"; e My Way, cantado por Elvis Presley e Frank Sinatra, entre outros. My Way era a versão para inglês da música francesa Comme d'habitude, de autoria de Claude François e Jacques Revaux.
Nos anos 60, Anka começou a atuar em filmes, assim como escrevendo músicas para eles, mais notavelmente o tema deThe Longest Day. Tornou-se então um dos primeiros cantores de pop a apresentar-se nos casinos de Las Vegas.
Anos 80, Paul Anka fez dueto com Peter Cetera na canção "Hold Me Til The Morning Comes" que fez parte da banda sonora da novela Guerra dos Sexos de 1983.
Paul Anka fez dueto com Julia Migenes na canção "No Way Out" que pertence a banda sonora do filme Sem Saída de 1987.
Filha de Augusto Jorge de Medin Suggia (Lisboa,
11 de março de 1851 - Porto, 29 de março de 1932) e de sua mulher Elisa
Augusta Xavier (Lisboa, 26 de novembro de 1850 - Porto, 29 de outubro de
1932).
O pai foi violoncelista no Real Teatro de São Carlos e aluno no Conservatório de Música de Lisboa. Já casado recebeu o convite para dar aulas nas escolas da Santa Casa da Misericórdia
de Matosinhos. O casal foi viver para o Porto onde nasceram as duas
filhas: Virgínia e 3 anos mais tarde Guilhermina. Passados cerca de 2
anos tiveram que deixar a casa da Rua Ferreira Borges, que foi demolida e
foram morar para a Casa de Manhufe/Casa do Leão (ainda de pé), em
Matosinhos. O pai estuda muito e Guilhermina com 2 anos já pedia para o
ir ouvir e para ele tocar determinadas músicas. Neste ambiente familiar
Guilhermina aos 5 anos pede-lhe para a ensinar a tocar violoncelo. O
pai andava felicíssimo com as raras qualidades que ia descobrindo na
filha. A sua primeira aparição pública verificou-se quando tinha sete
anos de idade, em Matosinhos.
Guilhermina ao violoncelo e a sua irmã Virgínia (3 anos mais
velha) ao piano, eram convidadas para atuar no seio cultural portuense.
Com apenas 13 anos, Guilhermina era violoncelista principal da
Orquestra do Orpheon do Porto, tocando também com o quarteto de cordas
Bernardo Moreira de Sá. No verão de 1898 o já famoso violoncelista CatalãoPau Casals,
abrilhantava as noites no Casino de Espinho. Moreira de Sá recomenda a
Augusto Suggia que vá com a filha escutar Casals. Assim foi e, no final
da atuação vão conversar com o violoncelista. Augusto fala-lhe da
filha e Casals sugere que ela toque para a ouvir. Passa-lhe o seu
violoncelo. Ficou de tal modo agradavelmente surpreendido que se propõe
dar-lhe aulas durante esse verão, ali em Espinho. E uma vez por semana,
Augusto e Guilhermina vão de comboio até Espinho.
Em 27 de março de 1901 as duas irmãs atuaram no Palácio das Necessidades em Lisboa, para a Família Real. Com 15 anos apenas, Guilhermina respondeu a uma interpelação da rainha Dona Amélia sobre qual seria o sonho da sua vida, dizendo que gostaria de aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais no estrangeiro.
Uns meses depois o Governo do Reino concedeu-lhe uma bolsa para estudar no local da sua eleição, o que possibilitou a ida, acompanhada pelo pai, para o Leipzig, Alemanha, onde iria ter aulas particulares com Julius Klengel, violoncelista da famosa Gewandhaus Orquestra dirigida por Arthur Nikisch,
em novembro de 1901. A vida de pai e filha em Leipzig era extremamente
difícil pois a bolsa cobria os custos com as aulas e a estadia de
Guilhermina mas não de seu pai nem das despesas acessórias que iam sendo
necessárias.
Família de poucos recursos, rapidamente a situação financeira se foi degradando, com a irmã mais velha, pianista
até então já conhecida, a sacrificar a sua carreira futura para
sustentar irmã e pais, dando aulas particulares de piano a um grupo de
alunos. Com 20 anos, Virgínia providenciava o sustento da família sendo a
única que trazia proventos e que financiava todo aquele investimento na
irmã. Apesar da agudização da situação financeira, o regresso de
Guilhermina foi adiado sucessivamente até à sua apresentação histórica
no concerto comemorativo do aniversário da orquestra Gewandhaus em Novembro de 1902. Tinha apenas 17 anos. Nunca um intérprete tão jovem havia atuado com a orquestra, muito menos como solista e menos ainda do sexo feminino. O êxito foi total e, face aos pedidos do público, o maestro pediu-lhe que repetisse o concerto na íntegra. Começava aqui o seu sucesso internacional.
Em março de 1903 regressa à sua terra natal conquistando o público portuense num concerto em que atuou acompanhada pela sua irmã Virgínia.
Em 1906
Suggia está em Paris e toca para Casals, que havia conhecido oito anos
antes em Espinho, e com quem se tinha reencontrado em Leipzig, durante
as visitas do catalão ao professor Julius Klengel. Nesse mesmo ano
começa a partilhar com ele a mesma casa, a Villa Molitor, sendo famosos
os convívios do casal com pintores, músicos, filósofos e escritores. O
romance com Pau Casals, músico famoso, encheu as páginas dos jornais. O compositorhúngaro Emánuel Moór dedicou-lhes o "Concerto para dois violoncelos".
Todavia em 1913
o casal separa-se de uma forma abrupta, possivelmente por motivos
passionais. Guilhermina muda-se para Londres no ano seguinte e Casals
casa-se com uma cantora norte-americana.
Guilhermina vai viver para Londres tornando-se este o centro da sua atividade musical.
As entradas em palco eram descritas como imponentes e a
interpretação como revelando um domínio absoluto do instrumento e a
compreensão total da obra tocada. As críticas da altura referem que os
aplausos são estrondosos, ressoando nas salas com assistências
enfeitiçadas. Suggia é, acima de tudo, aclamada.
Apesar de se manter ligada à capital inglesa, adquire, em 1924, uma casa
no Porto, na Rua da Alegria, 894, a fim de conciliar os pais, ao mesmo
tempo que declara como sua morada oficial essa casa. A 27 de agosto de
1927 casa com o médicoJosé Casimiro Carteado Mena
(10 de fevereiro de 1876 - 20 de março de 1949), de quem não teve
descendência e vão morar para o nº 665 da mesma Rua da Alegria. Nos anos 30 regressa de vez à sua terra natal reforçando os laços musicais com compositores e intérpretes portugueses, tocando no Porto, em Lisboa, Aveiro, Viana do Castelo, Braga e pela mão de António Madeira em Viseu.
No final dos anos 40 promove com Maria Adelaide de Freitas Gonçalves, diretora do Conservatório de Música do Porto,
a criação da Orquestra Sinfónica do Conservatório, integrando alunos
finalistas dessa escola, tendo Guilhermina sido solista no concerto de
apresentação da Orquestra, a 21 de junho de 1948, no Teatro Rivoli.
Em 1949, Guilhermina, com sinais da doença fatal que a afetava, cria o Trio do Porto, constituído por ela, pelo violinista Henri Mouton e pelo violetista François Broos.
Em 31 de maio de 1950 toca pela última vez em público, num recital no Teatro Aveirense, para os sócios do Círculo de Cultura Musical de Aveiro, acompanhada ao piano por Maria Adelaide de Freitas Gonçalves.
Em Junho foi sujeita a uma cirurgia numa clínica em Londres. Na
altura é acarinhada pelos amigos e fica especialmente sensibilizada
pelo bilhete e flores que recebe do Rei de Inglaterra. Aceitando o seu destino, regressou ao Porto onde veio a falecer em casa na noite de 30 de julho de 1950, vitimada por cancro.
Guilhermina Suggia tinha vários violoncelos. Entre eles destacam-se os famosos Stradivarius (Cremona, 1717) e Montagnana (Cremona, 1700 - dúvidas no 3º algarismo mas supõe-se ser um zero). Por desejo testamentário foram ambos vendidos e com o fruto da sua venda foram instituídos prémios anuais aos melhores alunos de violoncelo da Royal Academy of Music de Londres e do Conservatório de Música do Porto.
Guilhermina revolucionou o instrumento em técnica, posição e sonoridade.
Abriu
as portas profissionais do violoncelo às mulheres, até então quase
fechadas. De facto, o considerável gasto de energia exigido para
manejar a envergadura do violoncelo, acrescido do facto de as boas
maneiras da época obrigarem a colocar o instrumento de um ou outro lado
do corpo obrigando a uma significativa contorção do dorso, tornavam o
instrumento ainda mais inacessível às executantes femininas.(Note-se que
ainda em 1930
o violoncelo era tido como um instrumento indecoroso para as mulheres,
sendo então proibida a contratação de violoncelistas mulheres pela
própria orquestra da BBC).
Para Suggia, o violoncelo é o
mais extraordinário de todos os instrumentos, considerando-o ela o
único que tem a possibilidade de suster um baixo por um longo período e
a possibilidade de cantar uma melodia praticamente em qualquer
registo. Porém, para que se revele a substância musical do violoncelo, é
preciso que a técnica não seja estudada apenas como destreza, mas que
tenda sempre para a música. "A técnica é necessária como veículo de
expressão e quanto mais perfeita a técnica, mais livre fica a mente
para interpretar as ideias que animaram o compositor". Guilhermina
Suggia, "The Violoncello" in Music and Letters, nº 2, vol. I, Londres, abril de 1920, 106.
Em 1923 o pintorgalês
Augustus John haveria de deixar na tela para a posteridade um pouco da
fibra e da atitude interpretativa de Guilhermina Suggia durante as
suas atuações. Conforme o próprio relatou, durante as sessões no seu
atelier, Suggia tocava Bach. É divino o momento que capta o pintor.
Coloca-lhe, por isso, um fantástico vestido vermelho.
Schwarzenegger iniciou o seu treino físico aos quinze anos de idade. Foi premiado com o título de Mr. Universo aos 20 e, ao longo da sua carreira, venceu o concurso Mr. Olympia num total de sete vezes. Permaneceu uma personalidade proeminente no fisiculturismo, mesmo após a sua retirada, e escreveu vários livros e inúmeros artigos sobre o desporto.
Ganhou fama internacional, tornando-se um ícone de filmes de ação de Hollywood, notável pelos papéis principais em filmes como Conan the Barbarian e The Terminator.
Foi apelidado de "Carvalho Austríaco" e "Carvalho Estírio" nos seus
dias de fisiculturista, de "Arnold Strong" e "Arnie" durante a sua
carreira e mais recentemente como Governator- um portmanteaude palavra Governor (governador, em português) e a palavra Terminator (exterminador, em português), um de seus papéis.
Filiado no Partido Republicano, foi eleito pela primeira vez a 7 de outubro de 2003, com uma eleição intercalar especial, para substituir o então governador da Califórnia Gray Davis.
Schwarzenegger foi empossado a 1 de novembro de 2003, para servir o
restante do mandato de Davis. Foi reeleito a 7 de novembro de 2006, para
servir num mandato completo como governador, derrotando o democrataPhil Angelides, que era o tesoureiro de Estado da Califórnia na época.
Em maio de 2004 e 2007, foi nomeado como uma das 100 pessoas que ajudaram a moldar o mundo, pela revista Time.
O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) é a principal Casa de Ópera de Lisboa, em Portugal. Foi inaugurado a 30 de julho de 1793 pela Rainha D. Maria I para substituir o Teatro Ópera do Tejo, que foi destruído no terramoto de 1 de novembro de 1755, segundo o projeto do arquiteto José da Costa e Silva. A inauguração ocorreu com a ópera La Ballerina amante, de Domenico Cimarosa. O teatro está localizado no centro histórico de Lisboa, na zona do Chiado. No mesmo largo, em frente ao teatro, nasceu uma das mais importantes figuras da poesia portuguesa, Fernando Pessoa.
Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich
(1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira
vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para
formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo
político, preferindo a política da força.
De início extremamente conservador, aristocrata e monárquico, Bismarck lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880
ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma
pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos
sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras,
convencido de que só com a ação do estado na resolução destes problemas
se poderia fazer frente às novas ideias políticas. Tornou-se conhecido
como o "Chanceler de Ferro" (Eiserner Kanzler).
A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo. As guerras contra a Dinamarca e depois contra a França
asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista.
Alguns historiadores observam que, devido ao regime autoritário de
Bismarck, a democracia alemã, na república de Weimar, falharia posteriormente, iniciando-se o regime ditatorial do Terceiro Reich.
Mário Quintana fez os primeiros estudos na sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali as suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna, é considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia,
pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como
jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras
da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs Dalloway de Virginia Woolf, e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.
Em 1953, Quintana trabalhou no jornal Correio do Povo,
como colunista da página de cultura, que saía aos sábados, e em 1977
saiu do jornal. Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar os seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, da sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho. No mesmo ano ganhou o Prémio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.
Quem faz um poema abre uma janela.
Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo -
para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.
A Lei de Jerusalém é o nome comum da Lei Básica: Jerusalém, Capital de Israel, aprovada pelo Knesset israelita a 30 de julho de 1980 (17 de Av de 5.740, no calendário hebraico).
A lei ratifica a "reunificação" da cidade, termo usado pelos israelitas para a anexação de facto da parte árabe da cidade (Jerusalém Oriental), em junho de 1967, por ocasião da Guerra dos Seis Dias.
A lei teve origem num projeto
apresentado por Geula Cohen, cujo texto original declarava que "a
integridade e unidade da grande Jerusalém (Yerushalayim rabati) em suas
fronteiras após a Guerra dos Seis Dias não deve ser violada." Contudo,
esta cláusula foi retirada após a primeira leitura no Knesset
israelita.
Como o Knesset então rejeitou especificar limites e não usou as palavras "anexação" ou "soberania", Ian Lustick escreve que "o
consenso de académicos do Direito é que esta ação não acrescentou nada à
circunstância legal ou administrativa da cidade, apesar de que,
especialmente nesse momento, a sua aprovação foi considerada de
importância política e desencadeou uma reação de protestos vigorosos da
comunidade internacional."