sábado, janeiro 16, 2016

Notícia no Público sobre icnofósseis

Os dinossauros também se cortejavam em danças nupciais
 
Investigadores ao lado de duas grandes marcas de raspagem no chão deixadas por dinossauros no Colorado


Recriação de dinossauros terópodes a raspar o chão em rituais de acasalamento

A descoberta de um certo tipo de marcas de patas de dinossauros permitiu perceber que estes animais se terão exibido em rituais de acasalamento, como fazem actualmente algumas aves.

Plumagens coloridas, danças, canções, cheiros e outros rituais de exibição são algumas das formas usadas pelos animais para atrair o sexo oposto. As primeiras provas de que os dinossauros também tinham comportamentos em que se cortejavam foram agora reveladas. Nos Estados Unidos, descobriram-se marcas de raspagem no chão feitas há cerca de 100 milhões de anos por dinossauros terópodes – grupo de bípedes carnívoros que incluí o famoso Tyrannosaurus rex –, cujas características indicam que esgaravatavam durante os rituais de exibição para cortejar o sexo oposto.

“Estes são os primeiros locais alguma vez descobertos com provas de que os dinossauros exibiam rituais de acasalamento, constituindo as primeiras provas físicas do comportamento de cortejar”, diz Martin Lockley, da Universidade do Colorado e coordenador da equipa internacional que fez a descoberta. “Estas arranhadelas enormes preenchem uma lacuna na nossa compreensão do comportamento de dinossauros”, continua o paleontólogo, citado num comunicado da Universidade do Colorado.

Como as aves descendem de uma linhagem de dinossauros que sobreviveu à colisão de um grande meteorito com a Terra há cerca de 65 milhões de anos, exterminando então muitas formas de vida, especulava-se até agora se os dinossauros não teriam rituais de acasalamento como as aves.

Podemos imaginá-los em rituais idênticos aos de aves, mas em ponto grande: animais de várias toneladas exibindo-se em arenas próprias para esses comportamentos, emitindo sons, dançando, abanando o corpo, a cauda, mexendo as pequenas patas dianteiras e raspando o chão com as fortes patas posteriores e tudo a tremer. Um espectáculo terrífico para nós, mas certamente muito atraente para os seus parceiros sexuais.

A equipa descobriu cerca de 80 vestígios fósseis de patas de terópodes esgaravatadas em quatro locais distintos do estado do Colorado. Estes vestígios misturam a pegada com as marcas das arranhadelas das garras, chegando algumas aos dois metros de comprimento — a dimensão de uma banheira. Como no mesmo local se encontram marcas de tamanhos e profundidades diferentes, isso indica que várias espécies de terópodes terão sido os seus autores.

Todas as marcas foram encontradas numa formação geológica de rochas sedimentares do período Cretácico, que tem entre 103 e 97 milhões de anos. No maior dos quatro locais – uma área de cerca de 750 metros quadrados, numa rocha exposta de aproximadamente 50 metros por 15 metros –, encontraram-se 60 marcas de arranhadelas.

“Apesar da abundância de pegadas nesta região, estas marcas de exibição são uma nova categoria de vestígios fósseis de vertebrados nunca antes reconhecida”, lê-se no artigo publicado na revista Scientific Reports. Os investigadores baptizaram este novo tipo de atividade biológica fossilizada (um icnofóssíl) como Ostendichnus bilobatus.

Para estudar as marcas, os investigadores mapearam-nas detalhadamente e analisaram-nas por fotogrametria – uma técnica que permite extrair de fotografias informação sobre a forma, as dimensões e a posição de objectos. Foram também feitas réplicas das marcas em látex e fibra de vidro, que se encontram depositadas no Museu da Natureza e da Ciência de Denver.

Para interpretar estes novos vestígios, os cientistas analisaram a possibilidade de representarem um de vários comportamentos que impliquem escavar: fazer ninhos, procurar água, comida ou abrigo, marcar o território e a exibição nupcial. Porém, apenas o comportamento de exibição durante a corte era consistente com todas as características apresentadas por estas marcas (abundância, espaçamento e densidade).

Resultado: a equipa considerou que as marcas foram feitas durante os rituais de acasalamento em locais específicos, tal como acontece com algumas espécies de aves, como o papagaio-do-mar. No entanto, os investigadores salientam que, embora este comportamento ritualizado de corte esteja descrito de forma pormenorizada para muitas aves, as marcas em si estão pouco descritas na literatura científica.

Estas primeiras pistas sobre o comportamento de corte em dinossauros abrem agora o debate sobre o seu significado. Timothy Isles, paleontólogo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, pensa que as marcas podem ter outra justificação e considera que o facto de apenas se observar este comportamento nalgumas aves actuais torna pouco provável que tivesse sido comum nos seus antepassados, afirma o investigador numa notícia no site da revista Science.

Por outro lado, o paleontólogo Darren Naish, da Universidade de Southampton, também no Reino Unido, comenta que, se estas marcas foram feitas durante a corte, então corroboram fortemente a ideia de que a maioria dos comportamentos das aves, ou mesmo todos, tiveram origem nos dinossauros não-avianos (que se extinguiram).

Seja como for, o debate científico foi agora alimentado com a descrição de um comportamento novo para os dinossauros: talvez nos próximos filmes de animação com dinossauros vejamos o T-rex a raspar o chão, como uma galinha gigante e, sem dúvida, um tanto assustadora.

in Público - ler notícia

Música para recordar que Arturo Toscanini morreu há 59 anos



Jan Palach deixou-nos há 47 anos

Jan Palach (11 de agosto de 1948 - 16 de janeiro de 1969) foi um estudante checo que cometeu suicídio, através da auto-imolação, como forma de protesto político.

A invasão da Checoslováquia, liderada pela União Soviética, em agosto de 1968, tinha a pretensão de esmagar as reformas liberalistas do governo de Alexander Dubček, na Primavera de Praga. Jan Palach morreu após atear fogo em si próprio, na Avenida Wenceslas, na cidade de Praga, no dia 16 de janeiro de 1969, quando tinha apenas 20 anos de idade.
O funeral de Jan Palach transformou-se em um grande protesto contra a ocupação, e um mês depois (em 25 de fevereiro de 1969) um outro estudante, Jan Zajíc, também ateou fogo a si próprio e ardeu até à morte no mesmo local, seguido ainda por Evžen Plocek, em abril do mesmo ano, na cidade de Jihlava.




Há 21 anos um sismo matou mais de seis mil pessoas no Japão

O Sismo de Kobe de 1995 ou Grande Sismo de Hanshin-Awaji como ficou conhecido localmente, foi um sismo ocorrido na terça-feira, 17 de janeiro de 1995 às 05:46 JST (ou 16 de janeiro às 20:46 UTC) no sul da Prefeitura de Hyōgo, no Japão. Atingiu a magnitude 6,8 na escala de magnitude de momento (USGS) e de Mj7,3 (revista, inicialmente 7,2) na escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão. O tremor de terra durou cerca de 20 segundos e o hipocentro localizou-se 16 km abaixo do seu epicentro, na extremidade norte da ilha Awaji, a 20 km da cidade de Kobe.
Aproximadamente 6.434 pessoas perderam a vida (estimativas finais, a 22 de dezembro de 2005); cerca de 4.600 eram habitantes de Kobe. De entre as maiores cidades do Japão, Kobe, com os seus 1,5 milhões de habitantes, era a que se encontrava mais próxima do epicentro e aquela que foi atingida pelos tremores mais violentos. Foi o sismo com mais impacto no Japão durante o século XX a seguir ao Grande sismo de Kantō de 1923, o qual provocou a morte de 140.000 pessoas. Os danos causados foram estimados em cerca de dez mil biliões de ienes, ou 2,5% do PIB do Japão nessa altura. Com base numa taxa de câmbio média dos 500 dias de 97,545 ienes/dólar, os prejuízos do sismo terão sido equivalentes a 102,5 mil milhões de dólares.

quinta-feira, janeiro 14, 2016

LL Cool J - 48 anos!

James Todd Smith III (nascido em 14 de janeiro de 1968), mais conhecido pelo nome artístico de LL Cool J (Ladies Love Cool James, significado de seu nome artístico), é um artista americano de hip-hop e ator. Ele é mais conhecido pelas suas baladas românticas como I Need Love bem como pioneiro do pop rap com I Can't Live Without My Radio, I'm Bad, Boomin System, Mama Said knock You Out,Headsprung e 4,3,2,1. Já atuou também em vários filmes e atualmente faz o papel do Agente Especial Sam Hanna na série NCIS: Los Angeles. LL Cool J é um das poucas estrelas da era do hip-hop de sua geração ainda ativos e com uma carreira de mais de duas décadas. Já lançou 12 álbuns e uma compilação. O álbum, Exit 13, lançado em 4 de setembro de 2007, foi o último álbum de LL Cool J pela Def Jam, uma ligação que durou por 22 anos. LL Cool J significa Ladies Love Cool James. Ele casou com Simone I. Johnson, em 9 de agosto de 1995 e o casal tem 4 filhos.


Dave Grohl - 47 anos

David Eric Grohl (Warren, 14 de janeiro de 1969) é um músico e compositor norte-americano. Ex-baterista das bandas Nirvana, Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures. Também é o fundador, vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters.


John Dos Passos nasceu há 120 anos

John Roderigo Dos Passos (Chicago, 14 de janeiro de 1896 - 28 de setembro de 1970) foi um romancista e pintor dos Estados Unidos da América, descendente de imigrantes portugueses originários da Madeira.

terça-feira, janeiro 12, 2016

Belém, a capital do estado brasileiro do Pará, faz hoje 400 anos

 Do topo, no sentido dos ponteiros do relógio: Teatro da Paz; plantas vitória-régia no Museu Paraense Emílio Goeldi; vista da cidade; Mercado Ver-o-Peso e Catedral Metropolitana de Belém

Brasão da Cidade de Belém

Lema: Nobiscum et sequátur septentrionem dicitur (Os estados do norte estão connosco e nos seguem)

Município de Belém: "Cidade das Mangueiras", "Belém do Pará", "Cidade Morena" e "Metrópole da Amazónia"


Belém é um município brasileiro, capital do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de 1.064,918 km², localiza-se no norte brasileiro, distante 2.140 quilómetros de Brasília.
Com uma população de 1.532.844 habitantes, é a metrópole localizada mais ao norte do Brasil, possuindo também a segunda maior densidade demográfica da Região Norte (1.307,17 hab/km²). A Região Metropolitana de Belém, do qual é sede, é a segunda mais populosa da Região Norte do Brasil, a 11ª do país e a 178ª do mundo. A cidade de Belém é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida desta região do Brasil.
Nos seus 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram grandemente a arquitetura das edificações locais, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.
A cidade exerce significativa influência nacional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e Tocantins seja do ponto de vista cultural, económico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.
   
Localização de Belém no estado do Pará e no Brasil
 
Fundação
A região onde atualmente encontra-se a cidade de Belém foi, em meados do século XVIII, um pequeno lugarejo que serviu de morada para os índios xucurus.
O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas à época da Dinastia Filipina por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, que, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio. A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como: Santa Maria do Grão Pará; Santa Maria de Belém do Grão Pará; até a atual Belém. Belém foi a primeira capital da Amazónia.
Nesse período, ao lado da atividade de recolha das drogas do sertão, a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pesca, praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.

Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, popularmente referido como Forte do Presépio

Agatha Christie morreu há 40 anos

Agatha Christie

Agatha May Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de setembro de 1890 - Wallingford, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros. Os seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. É conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, entre outros títulos.
Criou famosos personagens como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne.
  

segunda-feira, janeiro 11, 2016

... e já sentimos saudades de Davd Bowie...

... embora os cantores que são verdadeiramente grandes não morram - apenas vão cantar para outro local melhor...

Al Berto nasceu há 68 anos

(imagem daqui)

Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (Coimbra, 11 de janeiro de 1948 - Lisboa, 13 de junho de 1997), foi um poeta, pintor, editor e animador cultural português.



Recado

ouve-me
que o dia te seja limpo e
a cada esquina de luz possas recolher
alimento suficiente para a tua morte

vai até onde ninguém te possa falar
ou reconhecer - vai por esse campo
de crateras extintas - vai por essa porta
de água tão vasta quanto a noite

deixa a árvore das cassiopeias cobrir-te
e as loucas aveias que o ácido enferrujou
erguerem-se na vertigem do voo - deixa
que o outono traga os pássaros e as abelhas
para pernoitarem na doçura
do teu breve coração - ouve-me

que o dia te seja limpo
e para lá da pele constrói o arco de sal
a morada eterna - o mar por onde fugirá
o etéreo visitante desta noite

não esqueças o navio carregado de lumes
de desejos em poeira - não esqueças o ouro
o marfim - os sessenta comprimidos letais
ao pequeno-almoço

NOTA: como morreu hoje um grande nome da música (adeus, David...) queríamos dedicar este poema à sua memória. Informamos ainda que, por diversos motivos, vamos passar a publicar menos coisas no Blog - mas este continua, sobretudo com posts pré-publicados.

Raquel Tavares - 31 anos

Raquel Tavares (Lisboa, 11 de janeiro de 1985) é uma fadista portuguesa.


Domenico Cimarosa morreu há 215 anos...

Domenico Cimarosa (Aversa, 17 de dezembro de 1749Veneza, 11 de janeiro de 1801) foi um compositor italiano.
Filho de família humilde, ficou órfão aos sete anos de idade. Foi educado numa escola para pobres, mantida pelos frades franciscanos de Nápoles, onde um frade deu-lhe as primeira lições de música e, em 1761, matriculou-o no conservatório de Santa Maria de Loreto, onde Cimarosa adquiriu sólidos conhecimentos de canto, violino e composição. Um de seus professores no conservatório foi Nicola Piccini, um compositor famoso na época. Em 1772 estreia com sucesso sua primeira ópera. Embora tenha composto 65 óperas ao todo, que tiveram um tremendo sucesso nesso tempo, tornando-o um compositor aclamado por toda a Europa, a única que a posteridade consagrou é Il Matrimonio Segreto. A respeito desta ópera, Verdi dizia: Quella è la vera commedia musicale, e lì è tutto quello che un'opera buffa deve avere (Esta é a verdadeira comédia musical, ela tem tudo aquilo que uma ópera cómica deve ter).
Em 1787, Cimarosa foi convidado pela imperatriz da Rússia Catarina II para ser compositor da corte em São Petersburgo. Permaneceu a serviço da czarina até 1791, quando voltou a Nápoles e participou de uma revolução contra os Bourbons que governavam a cidade. Preso e condenado à morte, obteve o perdão do rei Fernando IV, segundo alguns por pressão diplomática do embaixador da Rússia. Pouco após ser libertado, foi para Veneza, onde morreu pouco após completar 51 anos de idade.
Além de ópera, Cimarosa escreveu música de câmara, peças para piano e música sacra, inclusive um Requiem.


João de Deus morreu há 120 anos

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado na época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.

(...)

A expansão do método da Cartilha Maternal foi seguida de um autêntico fenómeno de culto pela figura do poeta, tornando-o numa das figuras mais populares do último quartel do século XIX português. Nesse contexto foi organizada em 1895 uma grande homenagem nacional ao poeta, por iniciativa dos estudantes de Coimbra. Durante a homenagem o rei D. Carlos impôs-lhe a grã-cruz da Ordem de Santiago da Espada e por todo o país foram realizadas iniciativas comemorativas.
Na sequência da homenagem nacional, o Diário de Notícias, de 8 de março de 1895, publicou o seguinte texto laudatório:  
João de Deus é uma das personificações mais belas do nosso carácter peninsular; vivo e indolente, devaneador e apaixonado, crente e sentimental. É uma flor do meio-dia, cheia de seiva e colorido, dos poetas e nunca ninguém sentiu entre nós mais ardente a sua imortalidade do que Bocage. Com que entusiasmo ele exclamava ao ver os seus versos elogiados na boca de Filinto: - Zoilos tremei; posteridade, és minha! Sob este ponto de vista, João de Deus é a antítese completa de Bocage. Este tinha a inspiração orgulhosa, cheia de fogo, rebentando quase num caudal de ironia e de sarcasmo. João de Deus tem a inspiração serena, espontânea, quase inconsciente. João de Deus é como a flor do campo, que rebenta formosa sem cultivo, velada apenas pela graça de Deus, o jardineiro supremo. As suas poesias são verdadeiras flores do campo, mas das mimosas, das encantadoras na sua singeleza, das que, guardadas num álbum, conservam perfeitamente a delicadeza da forma, o colorido transparente da corola, o aveludado do cálice, a disposição encantadora das pétalas.
Apesar da fama, o método da Cartilha Maternal tinha adversários e pouco depois da homenagem nacional, por iniciativa de Joaquim Pedro de Oliveira Martins, o Ministério do Reino decidiu mandar retirar das salas de aula os quadros da Cartilha. Pouco depois desta polémica decisão, João de Deus caiu doente, com uma enfermidade cardíaca.
João de Deus viria a falecer, aos 65 anos, no dia 11 de janeiro de 1896.
Por decreto de Governo presidido por Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro, datado de 13 de janeiro de 1896, foi concedida à viúva e filhos do poeta uma pensão vitalícia, isenta de impostos, de 1.000$000 réis anuais.
Em 1897, a Câmara Municipal de Lisboa homenageou a memória do poeta e autor dando o seu nome à Calçada Nova da Estrela, em Lisboa.
João de Deus é recordado em Lisboa pelo Museu João de Deus e em São Bartolomeu de Messines por uma casa-museu e por um grupo escultórico. A modestíssima casa onde nasceu ostenta na sua fachada uma lápide alusiva.
Em 1930, aquando da comemoração do centenário do seu nascimento, foi-lhe erigida um estátua no Jardim da Estrela, em Lisboa.
Em 1966, o seu corpo fora solenemente trasladado do Mosteiro dos Jerónimos para o Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, após o terminus da sua edificação. A cerimónia decorreu entre os dias 1 e 5 de dezembro, em conjunto com as de outras ilustres figuras portuguesas.


A VIDA

Foi-se-me pouco a pouco amortecendo
a luz que nesta vida me guiava,
olhos fitos na qual até contava
ir os degraus do túmulo descendo.

Em se ela anuviando, em a não vendo,
já se me a luz de tudo anuviava;
despontava ela apenas, despontava
logo em minha alma a luz que ia perdendo.

Alma gémea da minha, e ingénua e pura
como os anjos do céu (se o não sonharam...)
quis mostrar-me que o bem bem pouco dura!

Não sei se me voou, se ma levaram;
nem saiba eu nunca a minha desventura
contar aos que inda em vida não choraram ...

......................................................

A vida é o dia de hoje,
a vida é ai que mal soa,
a vida é sombra que foge,
a vida é nuvem que voa;
a vida é sonho tão leve
que se desfaz como a neve
e como o fumo se esvai:
A vida dura um momento,
mais leve que o pensamento,
a vida leva-a o vento,
a vida é folha que cai!

A vida é flor na corrente,
a vida é sopro suave,
a vida é estrela cadente,
voa mais leve que a ave:
Nuvem que o vento nos ares,
onda que o vento nos mares
uma após outra lançou,
a vida – pena caída
da asa de ave ferida -
de vale em vale impelida,
a vida o vento a levou!

Mary J. Blige - 45 anos!

Mary J. Blige, a Rainha do Hip-Hop soul, é um dos maiores e mais respeitados nomes da música Norte Americana. Mary J. começou sua carreira no inicio da década de 90, gravando seu primeiro álbum What's the 411? que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Desde 1992, já ganhou 9 Grammy Awards, tendo sido a única artista a ganhar na categoria Pop, Rap, R&B, e Gospel. Mary J. Blige recebeu bastantes prémios e tem feitos notáveis​​, como entrar na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", na lista da Rolling Stone dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", na lista da Essence dos "50 Mais Influentes Cantores de R&B", na lista da VH1 das "100 Melhores Mulheres da Música", entre outras listas. A revista Rolling Stone incluiu o álbum "My Life" na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". O álbum também foi incluído na lista da Time dos "100 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". Mary J é chamada por muitos de "Rainha do R&B" por causa do seu sucesso sem precedentes neste estilo musical e a revolução que ela causou no R&B contemporâneo, combinando hip-hop e soul music como ninguém antes. Mary J. Blige colocou nove álbuns no número um dos Charts de R&B/Hip-Hops, um recorde para uma artista feminina. Mary já gravou dez álbuns, sempre com multi-platinas, os quais venderam mais de 60 milhões de cópias.
Mary J. Blige recebeu o World Music Legends Awards, um dos mais importantes prémios do ramo musical, por revolucionar o R&B, combinando Hip-Hop e Soul como ninguém. Em novembro de 2010 a revista Billboard, uma das mais respeitadas do ramo musical, classificou Mary J. Blige como a mais bem sucedida cantora de R&B e Hip-Hop dos últimos 25 anos, à frente de cantoras como Whitney Houston, Mariah Carey, Alicia Keys e Janet Jackson. Em 2010, Mary fez parte do grupo que regravou a antiga música We are the World, na versão para ajuda às vítimas do terramoto no Haiti.


Steno nasceu há 378 anos

Nicolaus Steno (do dinamarquês: Niels Steensen ou Niels Stensen; latinizado como Nicolaus Stenonis, por vezes referido como Nicolas Steno; Copenhaga, 11 de janeiro de 1638 - Schwerin, 25 de novembro de 1686) foi um bispo católico dinamarquês e cientista, pioneiro nos campos da anatomia e da geologia. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1988.

Os primeiros trabalhos
Após completar a sua educação universitária em Copenhaga, a sua cidade natal, viajou pela Europa; de facto, manter-se-ia em viagem durante o resto da sua vida. Na França, Itália e Países Baixos entrou em contacto com vários cientistas e médicos proeminentes, e graças à sua grande capacidade de observação, em breve fez importantes descobertas. Numa altura em que os estudos científicos consistiam na leitura dos autores antigos, Steno foi suficientemente audaz como para confiar nas suas observações, mesmo quando estas diferiam das doutrinas tradicionalmente aceites.
Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, focando o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contracção muscular. Utilizou a geometria para mostrar que um músculo em contracção altera a sua forma mas não o seu volume.

Steno e a geologia
No entanto, em Outubro de 1666, dois pescadores capturaram um enorme tubarão, próximo da cidade de Livorno e o grão-duque Fernando mandou enviar a cabeça do animal a Steno. Este dissecou-a e publicou as suas descobertas em 1667. O exame dos dentes do tubarão mostrou que estes eram muito semelhantes a certos objectos chamados glossopetrae, ou pedras língua, encontrados em algumas rochas. Os autores antigos, como Plínio, o Velho, haviam sugerido que estas pedras haviam caído do céu ou da Lua. Outros eram da opinião, também ela antiga, de que os fósseis cresciam naturalmente nas rochas. Um contemporâneo de Steno, Athanasius Kircher, por exemplo, atribuía a existência de fósseis a uma virtude lapidificante dispersa por todo o corpo do geocosmo.
Por seu lado, Steno argumentou que os glossopetrae pareciam-se com dentes de tubarão, porque eram dentes de tubarão, provenientes das bocas de antigos tubarões, que haviam sido enterrados em lodo e areia que eram agora terra seca. Existiam diferenças de composição entre os glossopetrae e os dentes dos tubarões actuais, mas Steno argumentou que os fósseis podiam ter a sua composição química alterada sem que a sua forma se alterasse, através da teoria corpuscular da matéria.
O trabalho de Steno sobre os dentes de tubarão levou-o a questionar-se sobre a forma como um objecto sólido poderia ser encontrado dentro de outro objecto sólido, como rocha ou uma camada rochosa. Os "corpos sólidos dentro de sólidos" que atraíram o interesse de Steno incluíam não apenas fósseis como hoje os definimos, mas também minerais, cristais, incrustações, veios, e mesmo camadas completas de rocha ou estratos. Os seus estudos geológicos foram publicados na obra Discurso prévio a uma dissertação sobre um corpo sólido contido naturalmente num sólido em 1669. Este trabalho seria aprofundado em 1772 por Jean-Baptiste Romé de l’Isle.
Steno não foi o primeiro a identificar os fósseis como sendo de organismos vivos. Os seus contemporâneos Robert Hooke e John Ray também defenderam este ponto de vista.
A Steno atribui-se definição da lei de sobreposição e dos princípios de horizontalidade original, continuidade lateral: os três princípios básicos da estratigrafia.
Outro princípio, conhecido simplesmente por lei de Steno, diz que os ângulos entre faces correspondentes em cristais da mesma substância são os mesmos para todos os exemplares desta.

domingo, janeiro 10, 2016

Howlin’ Wolf morreu há 40 anos...

Chester Arthur Burnett (White Station, 10 de junho de 1910 - Hines, 10 de janeiro de 1976), mais conhecido como Howlin' Wolf foi um importante cantor, compositor e guitarrista de blues. Com uma voz rouca e alta e um físico avantajado, Wolf é um dos mais significativos cantores de blues clássico de Chicago. O seu estilo, ligeiramente tímido, contrastava com as menos cruas mas ainda assim poderosas apresentações de seu astro contemporâneo Muddy Waters.
Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson II, Little Walter e Muddy Waters são geralmente citados como os melhores músicos de blues que gravaram pela Chess Records. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou Wolf como número 51 na sua lista de "100 melhores artistas de todos os tempos".

Hoje foi o Dia de São Gonçalo de Amarante...!

Estatueta barroca representando Gonçalo de Amarante, na Capela do Hospital de São Gonçalo (Amarante)

Gonçalo de Amarante (Arriconha, 1187 - Amarante, 10 de janeiro de 1262), membro da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos, foi um eclesiástico português. Gozando de grande devoção popular que irradiou a partir do norte do país, é popularmente conhecido como São Gonçalo de Amarante, mas, na realidade, é considerado beato pela Igreja Católica, pelo que a forma correta de o denominar é Beato Gonçalo de Amarante.




Júlio Pomar faz hoje 90 anos!

Júlio Pomar (Lisboa, 10 de janeiro de 1926) é um pintor português. Pertence à 3ª geração de pintores modernistas portugueses.
Os primeiros anos da sua carreira estão ligados à resistência contra o regime do Estado Novo e à afirmação do movimento neorrealista em Portugal, marcando a especificidade deste no contexto europeu. Teve uma ação artística e cívica intensa ao longo das décadas de 1940 e 1950 e é consensualmente considerado o mais destacado dos cultores do neorrealismo nacional.
Começa a distanciar-se do ativismo político e do idioma figurativo inicial na segunda metade da década de 1950 e, em 1963, radica-se em Paris. Sem nunca abandonar o pendor figurativo, liberta-se do compromisso neorrealista, enveredando pela "exploração de práticas pictóricas diversas que o centrarão na pintura enquanto tal, interrogando as suas formas, composições e processos, pintando das mais variadas maneiras na exploração ou na recusa das possibilidades que o seu tempo lhe abriu".
Ao longo das últimas quatro décadas tem abordado uma grande variedade de universos temáticos, da reflexão autorreferencial ao erotismo, do retrato às alusões literárias e matéria mitológica. E do ponto de vista formal encontramos idêntica riqueza de meios e soluções. "A obra de Júlio Pomar constrói sucessivas cadeias de relações formais e semânticas entre os diferentes materiais, processos e técnicas".
Grandes exposições realizadas nas últimas décadas (Fundação Calouste Gulbenkian; Museu de Arte Contemporânea de Serralves; Sintra Museu de Arte Moderna – Coleção Berardo; museus de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília; etc.) consagraram a sua obra, que se destaca como uma das mais significativas expressões da criação artística portuguesa contemporânea.
 
Painel de azulejos (fragmento), circa 1958, Avenida Infante Santo, Lisboa
 

Rod Stewart - 71 anos

Roderick David "Rod" Stewart (Highgate, Londres, 10 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor britânico de ascendência escocesa, conhecido pela sua voz áspera e rouca, que começou a ficar conhecido no final dos anos 60, quando participou da Jeff Beck Group; depois juntou-se aos The Faces, iniciando paralelamente a sua carreira a solo, que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas, e 9 vezes nº1 a nível mundial. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de álbuns desde o início de sua carreira e tem hits como: "Maggie May", "Da Ya Think I'm Sexy?", "I Don't Want to Talk About It", "Sailing", "Young Turks", "Baby Jane", "Have I Told You Lately", "Tonight is The Night", "The First Cut Is The Deepest", "You're in My Heart", "Rhythm of My Heart", "Forever Young", "Downtown Train", "Hot Legs", "Passion", "Some Guys Have All The Luck", "Tonight I'm Yours (Don't Hurt me)", "People Get Ready", "Every Beat Of My Heart", "My Heart Can´t Tell You No" e "It's Over".
Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos e, com 2 Grammy ganhos, tornou uma das figuras mais irreverentes do mundo.
A sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978, que atingiu o número 1 em praticamente todos os países e vendeu mais de 4 milhões em todo mundo.