quinta-feira, outubro 10, 2024
Alan Cartwright nasceu há 79 anos...
Alan George Cartwright (London, 10 October 1945 – 4 March 2021) was an English bass player.
He was born in London. Before joining Procol Harum in 1972 he played with the Freddie Mack Show together with fellow Harum band member B.J. Wilson and Roger Warwick. Cartwright's incorporation allowed Chris Copping to concentrate solely on the organ parts. The first Procol Harum album he worked on is the group's only official live album, Procol Harum Live with the Edmonton Symphony Orchestra. He continued touring and recording with the group until their penultimate album Procol's Ninth, after which Copping once again took over on bass. After retiring from music, Cartwright spent many years in charge of the bar and social events at Bush Hill Park Bowls & Tennis Club, Enfield.
Postado por Fernando Martins às 07:09 0 bocas
Marcadores: Alan Cartwright, art rock, baixo, música, Nothing but the Truth, Procol Harum, Rock Progressivo
Música de aniversariante de hoje...!
Postado por Pedro Luna às 07:00 0 bocas
Marcadores: David Lee Roth, hard rock, judeus, Just Like Paradise, música, Van Halen
Uma forte erupção provocou a evacuação da ilha de Tristão da Cunha há 63 anos...
Postado por Fernando Martins às 06:30 0 bocas
Marcadores: erupção, evacuação, Tristão da Cunha, vulcanismo, Vulcão
Édith Piaf morreu há sessenta e um anos...
Poucos meses antes de sua morte, ela alugara uma mansão de 25 divisões frente à praia, onde passou dois meses de descanso com amigos e com o marido. Segundo o seu acordeonista, Marc Bonel, foi um período de muitas festas: almoços e jantares para 30 a 40 pessoas todos os dias, regados a muito champagne, uísque e música.
Por medida de economia, transferiu-se para uma casa em Plascassier, apenas com os seus funcionários principais: a enfermeira, o acordeonista, secretária e o empresário. Mesmo muito ocupado profissionalmente com viagens, o seu marido foi junto, onde na época trabalhava num filme em Paris para "assegurar o dinheiro do casal", como dizia a própria Piaf.
Édith Piaf faleceu em consequência de uma hemorragia interna no fígado: A cantora estava em coma há duas semanas.
Como disse certa vez um documentário, "sem um grito, sem uma palavra..." O transporte de seu corpo para Paris foi feito clandestina e ilegalmente e seu falecimento foi anunciado oficialmente no final do dia 11 de outubro. Faleceu no mesmo dia que o seu amigo Jean Cocteau e foi enterrada no cemitério do Père-Lachaise.
Postado por Fernando Martins às 06:10 0 bocas
Marcadores: Chanson française, Édith Piaf, França, música, Non je ne regrette rien
O álbum de estreia da banda King Crimson foi lançado há 55 anos
In the Court of the Crimson King (subtitled An Observation by King Crimson) is the debut studio album by English progressive rock band King Crimson, released on 10 October 1969, by Island Records. The album is considered one of the earliest and most influential of the progressive rock genre, with the band combining musical influences that rock music was founded upon with elements of jazz, classical, and symphonic music.
Widely regarded as one of the greatest progressive rock albums of all time, In the Court of the Crimson King reached number five on the UK Albums Chart and number 28 on the US Billboard 200, where it was certified Gold by the Recording Industry Association of America (RIAA). In 2015, the album was ranked number 2 on Rolling Stone's list of the "50 Greatest Prog Rock Albums of All Time", behind 1973's The Dark Side of the Moon by Pink Floyd.
in Wikipédia
Epitaph - King Crimson
The wall on which the prophets wrote
Is cracking at the seams.
Upon the instruments of death
The sunlight brightly gleams.
When every man is torn apart
With nightmares and with dreams,
Will no one lay the laurel wreath
When silence drowns the screams.
Confusion will be my epitaph.
As I crawl a cracked and broken path
If we make it we can all sit back
and laugh.
But I fear tomorrow I'll be crying,
Yes I fear tomorrow I'll be crying.
Between the iron gates of fate,
The seeds of time were sown,
And watered by the deeds of those
Who know and who are known;
Knowledge is a deadly friend
If no one sets the rules.
The fate of all mankind I see
Is in the hands of fools.
Confusion will be my epitaph.
As I crawl a cracked and broken path
If we make it we can all sit back
and laugh.
But I fear tomorrow I'll be crying,
Yes I fear tomorrow I'll be crying.
Postado por Fernando Martins às 05:50 0 bocas
Marcadores: Epitaph, King Crimson, March For No Reason, Rock Progressivo, Tomorrow And Tomorrow
Verdi nasceu há duzentos e onze anos
Postado por Fernando Martins às 02:11 0 bocas
Marcadores: Itália, música, Nabucco, Ópera, romantismo, Và pensiero, Verdi
Saudades de Solomon Burke...
Postado por Pedro Luna às 01:40 0 bocas
Marcadores: blues, gospel, música, None Of Us Are Free, Rock, Solomon Burke, soul
Carlos Ramos nasceu há 117 anos...
Carlos Augusto da Silva Ramos (Lisboa, 10 de outubro de 1907 - Lisboa, 9 de novembro de 1969), foi um fadista e guitarrista português.
(...)
Uma trombose, ocorrida em meados da década de 60, viria a terminar, abruptamente, a sua carreira artística. Ramos morreria alguns anos mais tarde, em 1969.
in Wikipédia
Não venhas tarde - Carlos Ramos
Não venhas tarde!,
Dizes-me tu com carinho,
Sem nunca fazer alarde
Do que me pedes, baixinho.
Não venhas tarde!,
E eu peço a Deus que no fim
Teu coração ainda guarde
Um pouco de amor por mim.
Tu sabes bem
Que eu vou p'ra outra mulher,
Que ela me prende também,
Que eu só faço o que ela quer,
Tu estás sentindo
Que te minto e sou cobarde,
Mas sabes dizer, sorrindo,
Meu amor, não venhas tarde!
Não venhas tarde!,
Dizes-me sem azedume,
Quando o teu coração arde
Na fogueira do ciúme.
Não venhas tarde!,
Dizes-me tu da janela,
E eu venho sempre mais tarde,
Porque não sei fugir dela
Tu sabes bem
Que eu vou p'ra outra mulher,
Que ela me prende também,
Que eu só faço o que ela quer,
Sem alegria,
Eu confesso, tenho medo,
Que tu me digas um dia,
Meu amor, não venhas cedo!
Por ironia,
Pois nunca sei onde vais,
Que eu chegue cedo algum dia,
E seja tarde demais!
Postado por Fernando Martins às 01:17 0 bocas
Marcadores: Carlos Ramos, Fado, música, Não venhas tarde
Thelonious Monk nasceu há cento e sete anos
Postado por Fernando Martins às 01:07 0 bocas
Marcadores: bebop, Don't blame me, hard bop, jazz, música, piano, Thelonious Monk
Yul Brynner morreu há 39 anos...
Orson Welles morreu há trinta e nove anos...
- Ângulos de câmara (uso de plongée e contra-plongée);
- Exploração do campo (campo e contra-campo);
- Narrativa (narrativa não linear);
- Edição/Montagem (muito sofisticada para e época de sua realização, devido a não linearidade da narrativa).
Postado por Fernando Martins às 00:39 0 bocas
Marcadores: actor, cinema, Citizen Kane, Orson Welles, realizador
Gabriella Cilmi faz hoje trinta e três anos
Postado por Fernando Martins às 00:33 0 bocas
Marcadores: Austrália, Funk rock, Gabriella Cilmi, música, pop, pop rock, Sweet about me
Christopher Reeve morreu há vinte anos...
Postado por Fernando Martins às 00:20 0 bocas
Marcadores: acidente, Christopher Reeve, cinema, Super-Homem, tetraplégico
Solomon Burke morreu há 14 anos...
Midge Ure nasceu há setenta e um anos
James "Midge" Ure (Cambuslang, 10 October 1953) is a Scottish musician, singer-songwriter and record producer. His stage name, Midge, is a phonetic reversal of Jim, the diminutive form of his actual name. Ure enjoyed particular success in the 1970s and 1980s in bands including Slik, Thin Lizzy, Rich Kids and Visage, and as the second frontman of Ultravox. In 1984, he co-wrote and produced the charity single "Do They Know It's Christmas?", which has sold 3.7 million copies in the UK. The song is the second-highest-selling single in UK chart history. Ure co-organised Band Aid, Live Aid and Live 8 with Bob Geldof. He acts as a trustee for the charity and also serves as an ambassador for Save the Children.
Ure is the producer and writer of several other synth-pop and new wave hit singles of the 1980s, including "Fade to Grey" (1980) by Visage and the Ultravox signature songs "Vienna" (1980) and "Dancing with Tears in My Eyes" (1984). He achieved his first UK top 10 solo hit in 1982 with "No Regrets". In 1985, his solo debut studio album The Gift reached number two in the UK Albums Chart and yielded the UK Singles Chart number-one single "If I Was". He also co-wrote Phil Lynott's "Yellow Pearl", which served as the theme of Top of the Pops for much of the 1980s.
in Wikipédia
Vienna - Ultravox
We walked in the cold air
Freezing breath on the window pain
Lying waiting
A man in the dark in the picture frame
So mystic and soulful.
A voice reaching out and a piercing cry
It stays with you until
The feeling is gone
only you and I
This means nothing to me
This means nothing to me
Oh Vienna
The music is weaving
Haunting notes pizzicato strings
The rhythm is calling
Alone in the night as the daylight brings a cold empty silence
The warmth of your hand and a cold grey sky
It fades to the distance
The image is gone
only you and I
This means nothing to me
This means nothing to me
Oh Vienna
This means nothing to me
This means nothing to me
Oh Vienna
David Lee Roth celebra hoje setenta anos...!
As características mais marcantes dele são as suas performances acrobáticas, com golpes de artes marciais, a sua voz e o seu senso de humor.
É considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos, aparecendo na 19ª posição da revista Hit Parader entre os 100 melhores vocalistas de heavy metal do mundo. Além disso, foi considerado pelo site "VVN Music" como o 4º maior cantor da história pela ordem de alcance vocal.
Em 2007 foi colocado no Rock and Roll Hall of Fame.
Na adolescência, começou a cantar em várias bandas underground de Los Angeles, onde a que mais David se estabeleceu foi a The Red Balls Jets. Nesta época, David Lee Roth já era um "amigo" dos irmãos Van Halen, e por eles eventualmente alugarem um sistema de som com o David, para economizar dinheiro, eles decidiram colocar o David como vocalista da banda que eles estavam formando, que na época ainda se chamava Mammoth. Mais tarde, após descobrirem que existia uma outra banda chamada Mammoth, David sugeriu que a banda passasse a se chamar Van Halen, vendo que o nome poderia funcionar como o do grupo do guitarrista Carlos Santana, que se chamava Santana. Além disso, o famoso logotipo da banda, foi uma criação dele.
Em 1978, a banda lança seu primeiro disco, auto-intitulado (Van Halen), apresentando ao mundo um novo vocalista, que influenciaria todas as bandas de Hard Rock dos anos 80 com o seu jeito de cantar, sua performance de palco (foi David que lançou a moda de pular com a perna toda aberta, que praticamente todo os vocalistas de Hard Rock da época imitaram) e a sua forma de se vestir.
No início dos anos 80, o Van Halen estava no topo do mundo, vendendo milhões de discos e apresentando um dos maiores e mais exagerados shows no mercado, com imenso aparato de áudio e efeitos de luz. O problema de ter tanto equipamento no palco é que se a equipe técnica não montasse tudo perfeitamente, poderia ser perigoso para os artistas, como uma torre de luz cair sobre Roth, por exemplo. E, de fato, o Van Halen frequentemente encontrava problemas durante suas apresentações ao vivo, porque os promotores de eventos não seguiam as instruções detalhadas na lista técnica de 53 páginas que acompanhava o contrato.
Então Roth inventou um pequeno truque para assegurar que os promotores estavam levando as exigências do Van Halen a sério. Além de todas as especificações técnicas na lista técnica, havia uma longa lista de comes e bebes que a banda exigia na estrada. Em uma entrevista dada em 2012, Roth explicou que isso visava assegurar que os promotores tinham lido a lista técnica na íntegra: "Se eu chegasse nos bastidores, sendo um dos autores do projeto de luz e palco, e visse M&Ms marrons na mesa de catering, então isso garantia que o promotor não leu a lista técnica do contrato e precisávamos fazer uma verificação séria, ponto por ponto, porque frequentemente tínhamos questões de risco".
Crazy from the Heat e saída do Van Halen
No início de 1985, o primeiro disco da carreira solo de David Lee Roth, Crazy from the Heat, foi lançado enquanto ele ainda era um membro do Van Halen. As canções "California Girls" e "Just a Gigolo/I Ain't Got Nobody" (esta, famosa nos anos 50 ao ser gravada por Louis Prima.) tiveram relativo sucesso, que se deram em grande parte devido aos vídeos musicais inovadores, que apresentavam personagens ridículos criados por Roth e o diretor de arte, Pete Angelus.
No videoclipe de Just a Gigolo, por exemplo, é possível perceber referência a outros artistas pop da época e seus videoclipes. David dança com Michael Jackson, Cindy Lauper (que o coloca para fora do set de filmagem), e Billy Idol, que é eletrocutado.
Em abril de 1985 David saiu do Van Halen, embora algumas fontes digam que na verdade ele foi mandado embora da banda. Segundo foi dito, as maiores discordâncias vinham de David com Eddie Van Halen, já que Eddie queria incorporar ao som da banda teclados, sintetizadores e baladas. Em sua autobiografia lançada em 1988, Crazy From the Heat, David caracterizou a música do Van Halen logo antes da sua partida como "tediosa". Dizem que David queria gravar um álbum rapidamente e logo depois sair em turnê, e então lançar um filme, mas seus companheiros de banda estavam apáticos, letárgicos e afundados em drogas. Teria sido por isso que David lançou Crazy from the Heat sem a banda. Além disso, David também não gostou da participação de Eddie na música Beat It, gravada por Michael Jackson em 1983. Eddie nunca contou a David que iria participar da gravação, por medo de que David tentasse impedi-lo.
Apesar disso, as razões exatas pelas quais David deixou a banda continuam não-totalmente esclarecidas. Desde 1985, David e seus antigos companheiros de banda isolaram-se. A gota de água aconteceu quando Eddie fez uma aparição no programa Late Night with David Letterman tocando "Panama" com a banda do programa em 1984. Ou seja, sem os outros membros do Van Halen.
Em sua autobiografia (Crazy From The Heat), Roth conta que ele aprovou sim a participação de Eddie em "Beat It", pois ele acreditava que a faixa seria um excelente veículo para Eddie mostrar os seus talentos. Roth afirma ainda que o seu problema com a participação de Eddie na música era que Eddie não quis receber pelo trabalho, recebendo apenas uma nota de agradecimento.
The David Lee Roth Band
No final de 1985 David montou uma banda considerada por muitos uma das maiores formações de todos os tempos, composta pelo guitarrista Steve Vai, o baixista Billy Sheehan e o baterista Gregg Bissonette. David ainda chamou Ted Templeman, produtor do Van Halen, para produzir o álbum de estreia da banda. Eat 'Em and Smile foi o retorno de David ao hard rock, e com um considerável sucesso comercial. A turnê desse álbum foi uma das mais bem-sucedidas de 1986.
Em 1987, por ideia de Billy Sheehan, o álbum Eat 'Em and Smile foi relançado, com o nome Sonrisa Salvaje, com os vocais em espanhol.
No início de 1988 David lançou Skyscraper, um álbum mais experimental e com um som mais pop, contando ainda com a mesma line-up do álbum anterior: Vai, Sheehan e Bissonette, mas desta vez produzido por Roth e Vai ao invés de Templeman. Embora esse álbum contenha a música solo mais famosa de David, Just Like Paradise, ele não teve uma resposta tão boa quanto Eat 'Em and Smile.
Em 1991, David lançou A Little Ain't Enough, um álbum básico de hard rock, produzido por Bob Rock, que ganhou o status dourado da RIAA. O guitarrista-prodígio Jason Becker, então com 20 anos de idade, participou das gravações do álbum, mas foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig pouco tempo depois do início da turnê, e foi substituído por Joe Holmes. O palco da turnê de A Little Ain't Enough tinha um par de pernas infláveis gigantes, posicionadas em um "ângulo aberto", vestindo meias rasgadas. Os gostos musicais mudaram bastante em meados de 1991 com a chegada da música grunge, fazendo com que a turnê de David não tivesse tanto sucesso como no passado.
Em 1994, The David Lee Roth Band impressiona os fãs com o seu novo album. "Your Filthy Little Mouth" é experimental, com letras sérias e um ar menos festivo, que sempre foi a marca registada de David. O álbum porém não teve boa aceitação, não se saindo muito bem nas vendas.
Em 1997, Roth escreveu uma biografia bem recebida, intitulada "Crazy From the Heat", de 359 páginas.
Em 1998, com John 5 nas guitarras, o seu supergrupo lança o ótimo "DLR Band", que tem a música "Slam Dunk" atingindo o topo das paradas, e ficando por lá por mais de três semanas.
Pós-The David Lee Roth Band
Em 1999, Roth leu uma nota publicada em um jornal de Nova York que falava a respeito da "Songs of Love Foundation", que é uma fundação que arrecada dinheiro para tratamento e remédios de portadores de cancro. Ele entrou em contacto com a fundação, e gravou uma música intitulada "Ashley Abernathy" para uma menina de mesmo nome que sofre de leucemia.
Em 2002, Roth inesperadamente saiu em turnê com o seu desafeto Sammy Hagar, intitulada "Heavyweight Champs of Rock and Roll Tour" e reviveu sua carreira um pouco. Apesar disso, o futuro de Roth com o Van Halen ainda parecia incerto.
Em 2003, já sem o supergrupo, David Lee Roth lançou o álbum Diamond Dave, que foi gravado com vários músicos diferentes em cada faixa. O álbum é considerado uma espécie de "flashback" da carreira do David, por constar basicamente de músicas covers que compuseram o estilo musical de David.
Em 2004, ele faz uma aparição na série de TV Família Soprano jogando poker com o padrinho da máfia Tony Soprano.
Em 2006, ele começou a comandar um programa semanal numa rádio chamado The David Lee Roth Show. O programa trazia um mix de opiniões de música, entrevista com estrelas porno e strippers, discussões políticas e convidados de vários setores.
Retorno ao Van Halen
Apesar de os álbuns do Van Halen com Sammy Hagar terem sido os únicos da banda a alcançar o número 1 nas paradas americanas, as vendas, em comparação com os da era Roth, ficam cerca de dez milhões de cópias abaixo, de acordo com os órgãos oficiais. Por isso, sua volta à banda sempre foi esperada pelos fãs.
Em 2006, David volta ao Van Halen para realizar turnê nos EUA após 20 anos de separação. Esta turnê tornou-se o maior sucesso na história da banda e um das maiores bilheteiras daquele ano.
Antes disso (em 1996), enquanto o Van Halen planeava uma coletânea, David Lee Roth ligou para o Eddie perguntando as canções que seriam incluídas. A discussão amigável levou a um convite para Roth visitar o estúdio caseiro de Eddie. Eventualmente a banda gravou duas músicas, "Can't Get This Stuff No More" e "Me Wise Magic", que atingiram a décima segunda e primeira colocações no Hot Mainstream Rock Tracks, respetivamente, e que seriam incluídas na coletânea Best of Volume I (1996). Apesar de rumores sobre uma reunião, a volta de Roth, àquela época, se resumiu às duas canções, principalmente quando, após uma aparição do quarteto no MTV Video Music Awards, Roth e Eddie tiveram uma altercação verbal.
Em janeiro de 2012, Van Halen anuncia nova turnê e novo CD intitulado A Different Kind of Truth com 13 faixas inéditas e um DVD acústico contendo os clássicos da banda. O CD marca a volta de David nos vocais da banda num álbum de estúdio, o que não acontece desde o lendário 1984. O álbum foi lançado em fevereiro de 2012.
Em 2015, Van Halen lançou o ao vivo Tokyo Dome Live in Concert, que foi gravado na apresentação ocorrida na capital do Japão em 2012 durante a turnê do CD A Different Kind of Truth. Este foi o primeiro ao vivo do Van Halen contendo o David nos vocais.
Controvérsias
A sua saída conturbada do Van Halen banda fez crescer uma rivalidade e as provocações de ambos os lados foram tão intensas que até hoje correm histórias a respeito das alfinetadas indiretas através dos álbuns lançados pelos mesmos. A “guerra” é pública, notória e irremediável - e o assunto domina 90% dos fóruns e sites relativos ao Van Halen na internet.
O primeiro disco do Van Halen sem David saiu em março de 1986 e levou o nome de "5150". A explicação da banda é que 5150 seria o nome do estúdio do Eddie Van Halen. Porém, dizem as más línguas que 5150 é o código da polícia americana para situações onde existe um louco a solta. Além disso, a própria arte do álbum (capa e contra-capa) traz uma mensagem subliminar que induz a entender que o homem que ali aparece, não conseguindo segurar o logotipo da banda, seria o David.
Em julho de 1986, David lança o primeiro álbum com o seu supergrupo, que fora montado para concorrer com os Van Halen, com o curioso nome de Eat 'Em and Smile (em português, Coma-os e sorria).
Ambas as bandas entraram em turnê e disputavam a preferência do público e o espaço nos media.
Em 1987, The David Lee Roth Band lança o seu segundo álbum, intitulado "Skyscraper" (em português, arranha-céu). Segundo os fãs do David, o nome seria novamente uma provocação, dizendo que ele e sua banda estariam no Topo.
Não obstante, em 1988, David Lee Roth receberia a resposta pelo seu "coma-os e sorria". O Van Halen em outubro lançou um novo álbum com o curioso título "OU812". Reza a lenda que o código seria um trocadilho e trazia a mensagem subliminar "Oh you ate one too" (em português, Oh você comeu um também).
Uma possível resposta de David viria em abril de 1991 com "A Little Ain't Enough" (um pouco não é suficiente), e meses depois os Van Halen lançariam "F.U.C.K", que em inglês é um palavrão. O próximo disco de Dave viria com o título Your Filthy Little Mouth (que significaria "sua pequena boca suja").
Postado por Fernando Martins às 00:07 0 bocas
Marcadores: David Lee Roth, hard rock, I judeus, Just a Gigolo, música, Van Halen
quarta-feira, outubro 09, 2024
Música adequada à data...
Postado por Pedro Luna às 22:22 0 bocas
Marcadores: Argentina, Bolívia, Carlos Puebla, Che Guevara, CIA, comunistas, Cuba, guerrilheiro, Hasta siempre Comandante, música
Camille Saint-Saens nasceu há 189 anos
Postado por Fernando Martins às 18:09 0 bocas
Marcadores: Aquarium, Carnaval dos Animais, Le Carnaval des Animaux, música, Ópera, romantismo, Saint-Saens
Poema adequado à data...
Guevara
Não choro, que não quero
Manchar de pranto
Um sudário de força combativa.
Reteso a dor, e canto
A tua morte viva.
Pelo próprio terror em que ficaram
À sua frente
Aqueles que te mataram
Sem poderem matar o combatente.
O combatente eterno que ficaste,
Ressuscitado
Na voluntária crucificação.
Herói a conquistar o inconquistado,
Já sem armas na mão
Quem te abateu, perdeu a guerra santa
Da liberdade.
Fez brilhar na manhã do mundo inteiro
Um sol de redentora claridade:
O teu rosto de Cristo guerrilheiro.
Coimbra, 11 de outubro de 1967
in Diário VIII - Miguel Torga
Postado por Pedro Luna às 12:21 0 bocas
Marcadores: Argentina, Bolívia, Che Guevara, CIA, comunistas, Cuba, guerrilheiro, Miguel Torga, poesia