terça-feira, novembro 12, 2024

A princesa Grace Kelly nasceu há 95 anos...

     
Grace Patricia Grimaldi, nome de casada de Grace Patricia Kelly, (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 - Monte Carlo, Mónaco, 14 de setembro de 1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Óscar na categoria Melhor Atriz e que, após o seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano do Mónaco, se tornou a princesa do Mónaco, sendo conhecida também como Princesa Grace do Mónaco.
Grace é considerada a décima terceira lenda do cinema mundial pelo Instituto americano do cinema. A sua morte deu-se por causa de um acidente automobilístico em 14 de setembro de 1982. Kelly é também considerada, além de um ícone da moda, a "princesa mais bonita da história". Como atriz, foi a principal atriz em onze filmes, entre eles "Amar é sofrer", pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Atriz e o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. No total, a atriz recebeu dez nomeações para os principais prémios da indústria cinematográfica mundial, tais como o BAFTA e o Globo de Ouro, dos quais venceu seis vezes.

Além de atriz e aristocrata, Grace Kelly também foi uma filantropa dedicada especialmente a pessoas que desejavam seguir a carreira artística. Os seus trabalhos humanitários se intensificaram após seu casamento com o príncipe, pois ela ficara impossibilitada de exercer sua profissão de atriz. Kelly foi madrinha de várias instituições sociais entre elas a Association mondiale des amis de l'enfance, uma organização internacional criada por ela, que tem como objetivo ajudar crianças carentes.

Em 2011, foi anunciada a compra dos direitos de autor de Grace of Monaco pela produtora Stone Angels, para uma adaptação cinematográfica da obra. O longa, com o mesmo nome do livro, foi dirigido por Olivier Dahan, com produção de Pierre-Ange e roteiro de Asash Amel. O filme, protagonizado pela atriz Nicole Kidman, está centrado na história do período de dezembro de 1961 a novembro de 1962, quando Grace desempenhou papel decisivo numa negociação política entre o presidente da França, Charles de Gaulle, e seu marido.
    
       

No ano de 1955, Grace Kelly foi apresentada ao Príncipe Rainier Louis por Olivia de Havilland e o seu marido, Pierre Galante, que era editor da revista francesa Paris Match. Ela concordou em ser fotografada com o príncipe, durante o Festival de Cannes. À época de seu primeiro encontro com o príncipe, ela tinha 25 anos e ele 32 anos e, após uma série de atrasos e complicações, eles se encontraram uma segunda vez, durante um jantar promovido pelo príncipe no Palácio do Príncipe de Mónaco. Na ocasião, o príncipe Rainier pediu Kelly em noivado e esta aceitou.

Os preparativos para o casamento foram elaborados. O Palácio do Mónaco foi pintado e decorado por toda parte. Em 4 de abril de 1956, deixando o cais 84 do Porto de Nova Iorque, Grace Kelly, sua família, damas de honra e mais sessenta e cinco membros da sua família partiram em direção ao Mónaco. No Mónaco, mais de vinte mil pessoas foram às ruas para saudar a futura princesa consorte. O pequeno estado, de cerca de 23 mil habitantes, recebeu 1500 repórteres para a cobertura do evento. Número maior que o da cobertura de toda a Segunda Guerra Mundial.

O casamento de Grace com o príncipe Rainier deu-se em dois momentos: o primeiro, realizado em 18 de abril de 1956, foi o casamento civil e o segundo, que aconteceu em 19 de abril do mesmo ano, foi a cerimónia religiosa.

O vestido de noiva de Grace Kelly foi criado por Helen Rose, designer de figurinos da MGM Studios. A profissional inclusive já havia ganho o Oscar de melhor figurino, produzindo o guarda-roupa de várias personagens de Grace. O vestido foi um presente dos gigantes do cinema à estrela. A peça levou seis semanas para ser feita e mobilizou 36 costureiras no departamento de criação dos estúdios. A inspiração veio de um vestido de noiva que a própria Rose havia criado para Dorothy McGuire usar no filme Invitation de 1952.

Grace e Rainier tiveram três filhos:

Sem comentários: