quinta-feira, janeiro 28, 2016

Vergílio Ferreira nasceu há 100 anos


(imagem daqui)

Vergílio António Ferreira (Melo28 de janeiro de 1916 - Lisboa1 de março de 1996) foi um escritor português.
Embora formado como professor (veja-se a referência aos professores de Manhã Submersa e Aparição), foi como escritor que mais se distinguiu. O seu nome continua actualmente associado à literatura através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. Em 1992, foi galardoado com o Prémio Camões.
A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romanceconto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neo-realismo e o Existencialismo. Considera-se que Mudança é a obra que marca a transição entre os dois períodos.

Vergílio Ferreira nasceu em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, na Beira Alta, a meio da tarde do dia 28 de janeiro de 1916, filho de António Augusto Ferreira e de Josefa Ferreira que, em 1927, emigraram para os Estados Unidos da América, em busca de melhores condições de vida. Então, o pequeno Vergílio é deixado, mais os irmãos, ao cuidado de tias maternas. Esta dolorosa separação é descrita em Nítido Nulo. A neve - que virá a ser um dos elementos fundamentais do seu imaginário romanesco, é o pano de fundo da infância e adolescência passadas na zona da Serra da Estrela. Aos dez anos, após uma peregrinação a Lourdes, entra no seminário do Fundão, que frequentará durante seis anos. Esta vivência será o tema central de Manhã Submersa.
Em 1932, deixa o seminário e acaba o Curso Liceal, no Liceu da Guarda. Entra para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuando a dedicar-se à poesia, nunca publicada, salvo alguns versos lembrados em Conta-Corrente e, em 1939, escreve o seu primeiro romance, O Caminho Fica Longe. Licenciou-se em Filologia Clássica em 1940. Concluiu o Estágio no Liceu D.João III (1942), em Coimbra. Começa a leccionar em Faro. Publica o ensaio "Teria Camões lido Platão?" e, durante as férias, em Melo, escreve "Onde Tudo Foi Morrendo". Em 1944, passa a lecionar no Liceu de Bragança, publica "Onde Tudo Foi Morrendo" e escreve "Vagão "J"" que, publicou em 1946; no mesmo ano em que se casou, com Regina Kasprzykowsky, professora polaca que se encontrava refugiada em Portugal da guerra e, com quem Vergílio ficaria até à sua morte. Após uma passagem pelo liceu de Évora (onde escreveu o mundialmente conhecido romance Manhã Submersa, corria o ano de 1953), fixa-se como docente em Lisboa, leccionando o resto da sua carreira no Liceu Camões.
Em 1980, o realizador Lauro António adapta para o cinema, o romance Manhã Submersa e Vergílio Ferreira interpreta um dos principais papéis, o de Reitor do Seminário, contracenando assim com outros grandes vultos da cena portuguesa, tais como Eunice MuñozCanto e CastroJacinto Ramos e Carlos Wallenstein. Vergílio morreu no dia 1 de março de 1996 na sua casa, em Lisboa, na freguesia de Alvalade. O funeral foi realizado no cemitério de Melo, a sua terra-natal e, a seu pedido, o caixão fora enterrado na ala do cemitério com vista para a Serra da Estrela.

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Martin Degville, o excêntrico vocalista dos Sigue Sigue Sputnik, faz hoje 55 anos!

(imagem daqui)

Martin Degville (born 27 January 1961 in Walsall) was the lead singer and co-songwriter of the UK pop band, Sigue Sigue Sputnik – which had a worldwide hit single in 1986 with "Love Missile F1-11" – and six other EMI single releases. Sputnik was formed with ex-Generation X bassist Tony James.
  
Biography
Degville hails from Walsall and was a familiar face on the Birmingham club scene of the late 1970s and early 1980s – at clubs such as The Rum Runner and The Hosteria (Wine Bar). Before Sigue Sigue Sputnik he had worked selling clothes, and he was spotted by Tony James and Neal X while dancing in his Yaya boutique. Degville's former flat-mate is Boy George, and George worked in Degville's shop (Degville's Dispensary) during the time that he lived in Walsall. Degville was also a fashion designer who styled Sigue Sigue Sputnik's original image, and musical style.
Further Sigue Sigue Sputnik hits include "21st Century Boy", "Sex Bomb Boogie", "Success", "Dancerama", "Albinoni vs Star Wars" and "Rio Rocks". Tony James reformed the band in 2001 with Degville and Neal X and released the album Piratespace. In 2000. A tribute to Elvis Presley, "Blak Elvis" was released shortly afterwards and then "Ultra Real". Degville then left the band to pursue a solo career with Sputnik2. He released an EP, Smart1 which featured UK House vocalist Simon Green on backing vocals, and has since worked with UK record producers DiscoKingz on tracks including "Planit Bi", "Don't Dabble with the Devil", "The Man Who Fell 2 Earth", "Fascination" and "Experimental 2 + 3" remix albums. His debut solo album, World War Four, was released in 1991.
In 2006 Martin Degville appeared as a Mystery Guest on BBC TV's comedy panel game "Never Mind the Buzzcocks".
In 2007 Degville recorded his first album since World War Four, entitled Prophet of Freak.
In 2008, while working on Prophet of Freak, Degville released an album G.O.D., Guns, Oil, Drugs.
Mid way through 2009 Martin started to play live as Sigue Sigue Sputnik Electronic (SSSE). This new incarnation of Sputnik aimed to take the original songs and present them in a new electro style. Martin is now in the process of re-recording the first two Sigue Sigue Sputnik albums with producer Lloyd Price. Sigue Sigue Sputnik Electronic have been approached by numeorus bands for remixes. To date SSSE have remixed one track, "CONsume" by South African Goth/Metal band Terminatryx.


quinta-feira, janeiro 21, 2016

Música adequada à data...!



Wendy James - 50 anos!

Wendy James (born 21 January 1966, London) is an English singer-songwriter most notable for her work with the pop band Transvision Vamp.
  
Transvision Vamp
James was adopted soon after birth, and left home at the age of sixteen, moving to the English seaside resort town of Brighton. There she met Nick Christian Sayer, who became her boyfriend and musical collaborator. Sayer and James moved to London, where they teamed up with friends Dave Parsons, Tex Axile and Pol Burton, with whom they formed the pop-punk band, Transvision Vamp. James was the lead singer and focal point of the group, and attracted media attention with her sexually charged and rebellious image.
The band was signed by MCA in December 1986 and released a cover version of the Holly and the Italians song "Tell That Girl to Shut Up" in late 1987. Months later the follow-up single "I Want Your Love", with its pop/punk crossover appeal, entered the Top 10 in the UK Singles Chart. The band went on to release the hit album Pop Art in October. 1989 was the band's most successful year, with the number 3 hit single "Baby I Don't Care" and hit album Velveteen which entered the UK Albums Chart at number one and was a hit worldwide. The next two singles, "I Want Your Love" and "Baby I Don't Care", respectively reached number five and number three in the UK singles charts.

Solo career
When the decision had been made for Transvision Vamp to split, James wrote to Elvis Costello asking for his guidance. In response Costello, collaborating with his then wife Cait O'Riordan on some songs, wrote a full album's worth of material for James. These songs made up the tracks on her 1993 solo album Now Ain't the Time for Your Tears. Produced by Chris Kimsey, it reached No. 43 in the UK Albums Chart in March 1993. However the album failed to sell in significant numbers, and James "dropped from the music scene". She signed to One Little Indian and recorded an album entitled Lies in Chinatown, which was not released.

Racine
James formed a band named Racine in 2004. The group released two albums, Number One and Racine Volume 2.
Racine broke up in December 2008 prior to shutting down their official website. The members of the band went on to join other bands and none worked on James' next album.
James announced on her MySpace blog that she had been working on an album entitled I Came Here to Blow Minds, which was recorded in Paris in 2009 and mixed in Australia later that year. Finally a release date of 19 October 2010 (for digital release) was posted on James' official Facebook page in August 2010. One track from the album had already been made available for download on RCRD LBL since May 2009.

Discography

Transvision Vamp albums
Solo albums
Racine albums
Singles


terça-feira, janeiro 19, 2016

Fiama Hasse Pais Brandão morreu há nove anos

(imagem daqui)

Fiama Hasse Pais Brandão (Lisboa, 15 de agosto de 1938 - Lisboa, 19 de janeiro de 2007) foi uma escritora, poetisa, dramaturga, ensaísta e tradutora portuguesa.
A sua infância foi passada entre uma quinta em Carcavelos e o St. Julian's School. Foi estudante de Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido um dos fundadores do Grupo de Teatro de Letras. Foi casada com Gastão Cruz.
Estreou-se como autora com Em Cada Pedra Um Voo Imóvel (1957), obra que lhe valeu o Prémio Adolfo Casais Monteiro. Ganha notoriedade no meio literário com a revista/movimento Poesia 61, em que publica o texto «Morfismos». É considerada como uma das mais importantes escritoras do movimento, que revolucionou a poesia nos anos 60. Foi premiada, em 1996, com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. O seu livro Cenas Vivas foi distinguido, em 2001, com o prémio literário do P.E.N. Clube Português.
A sua actividade no teatro iniciou-se com um estágio, em 1964, no Teatro Experimental do Porto e com a frequência de um seminário de teatro de Adolfo Gutkin na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1970. Em 1974, foi um dos fundadores do Grupo Teatro Hoje, sendo a sua primeira encenação a obra Marina Pineda, de Federico García Lorca. Em 1961 recebeu o Prémio Revelação de Teatro, pela obra Os Chapéus de Chuva. É autora de várias peças de teatro.
Colaborou em publicações como Seara Nova, Cadernos do Meio-Dia, Brotéria, Vértice, Plano, Colóquio-Letras, Hífen, Relâmpago, A Phala e Quadrante (revista da Faculdade de Direito de Lisboa, iniciada em 1958).


O Amor em Dois Olhares

Esta vista de mar, solitariamente,
dói-me. Apenas dois mares,
dois sóis, duas luas
me dariam riso e bálsamo.
A arte da Natureza pede
o amor em dois olhares.



in As Fábulas (2002) - Fiama Hasse Pais Brandão

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Jonathan Davis, o vocalista dos Korn, fez hoje 45 anos

(imagem daqui)

Jonathan Houseman Davis (18 de janeiro de 1971) é o vocalista dos Korn, nascido e criado em Bakersfield, Califórnia, onde viveu com o pai e a madrasta. Na infância, sofreu vários traumas (abuso infantil pela madrasta, abuso sexual por uma vizinha pedófila e bullying na escola), que depois serviram de inspiração ao escrever músicas, o que se torna evidente nas músicas "Hater" e Falling Away From Me, uma das melhores do KoRn onde a letra mostra temas da sua infância. Além de vocalista, ele é baterista. Ele tocou no álbum Issues, e também durante o cover de "Earache My Eye" em Live and Rare. Jonathan toca também gaita-de-foles. Aos doze anos já sabia tocar nove instrumentos, incluindo clarinete, violino e piano.
Jonathan foi o último a entrar para os Korn. Munky e Head descobriram-no num bar, onde pretendiam ficar apenas alguns minutos. Mas ao ver Jonathan se apresentar na sua banda da época, Sexart, ficaram até o final e o convidaram para se juntar aos Korn. Após consultar um médium, Jonathan aceitou o convite.
Com Jonathan na banda, o Korn virou uma sensação, e manteve-se popular desde então. Desde 1993, lançaram 10 álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação, e conquistaram platinas, além de 2 Grammys. Davis foi eleito o 16º Melhor Vocalista de Heavy Metal de Todos os Tempos pela revista Hit Parader.


João Aguardela morreu há sete anos

(imagem daqui)

João Aguardela (Lisboa, 2 de fevereiro de 1969 - Lisboa, 18 de janeiro de 2009) foi um cantor, músico e compositor português, conhecido por fazer parte das bandas Sitiados, Linha da Frente, Megafone e A Naifa.


El-Rei D. Pedro I morreu há 649 anos


Pedro I de Portugal (Coimbra, 8 de abril de 1320 - Estremoz, 18 de janeiro de 1367) foi o oitavo Rei de Portugal. Recebeu os cognomes de O Justiceiro (e também O Cruel e O Cru), pela energia posta em vingar o assassínio de Inês de Castro. Filho do rei Afonso IV e sua mulher D. Beatriz de Castela. Pedro I sucedeu a seu pai em 1357.

O II Reich começou há 145 anos

Proclamação do Império Alemão em Versalhes, com Bismarck, ao centro, de branco

O Império Alemão (em alemão: Deutsches Reich, também chamado por Kaiserlich Deutsches Reich ou Kaiserreich por alguns historiadores alemães) foi um estado, na região da atual Alemanha, governado pela Casa de Hohenzollern. Existiu desde a sua consolidação como estado-nação em 18 de janeiro de 1871 (Unificação Alemã) até à abdicação do kaiser Guilherme II, em novembro de 1918, após a derrota na Primeira Guerra Mundial.
O Império Alemão era constituído de 27 territórios constituintes (a maioria deles governados por famílias reais). Embora o Reino da Prússia contivesse a maioria da população e maior parte do território do Reich, a liderança da Prússia tornou-se suplantada pelos líderes da Alemanha e a própria Prússia desempenhou um papel menor. Como Dwyer (2005) assinala que a "influência política e cultural havia diminuído consideravelmente" na Prússia, de 1890. Os seus três maiores vizinhos eram os rivais Império Russo, a leste, a França, a oeste e os aliados Áustria-Hungria, ao sul.
Depois de 1850, a Alemanha se industrializou rapidamente, com base no carvão, ferro (e mais tarde aço), produtos químicos e ferrovias. De uma população de 41 milhões de pessoas em 1871, cresceu para 68 milhões em 1913. De uma nação fortemente rural, em 1815, já era predominantemente urbana. Durante os seus 47 anos de existência, o Império Alemão operou uma gigante industria tecnológica e científica, recebendo mais prémios Nobel em ciência do que a Grã-Bretanha, França, Rússia e Estados Unidos juntos.
É de notar que o termo Deutsches Reich foi o nome oficial da Alemanha não apenas no período dos kaiseres mas também durante a República de Veimar e o regime nazi.

Império Alemão, 1871–1918

A unificação da Alemanha, política e administrativamente, em um Estado-nação, realizou-se, oficialmente, no dia 18 de janeiro de 1871, na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes, na França. Os príncipes dos estados alemães reuniram-se para proclamar Guilherme da Prússia como Imperador Guilherme do Império Alemão depois da capitulação francesa na Guerra franco-prussiana. Informalmente, a transição de facto da maioria das populações falantes de alemão para uma organização federada de estados, teve lugar mais cedo, através de alianças formais e informais, entre nobres - e, também, de forma irregular, devido às dificuldades levantadas pelos interesses de grupos aristocráticos, desde a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico (1806), e da consequente ascensão do nacionalismo ao longo do período das Guerras Napoleónicas.

A humilhante captura do imperador francês, e a perda do próprio exército francês, que foi feito prisioneiro num campo improvisado em Saarland, atirou o governo francês para a confusão; os adversários de Napoleão derrubaram o seu governo e proclamaram a Terceira República. O Alto Comando Alemão esperava uma abertura para a paz pelos franceses, mas a nova república recusava-se a render. O exército da Prússia atacou Paris, e manteve-a debaixo de cerco até meados de janeiro, com a cidade a ser "bombardeada inutilmente." A 18 de janeiro de 1871, os príncipes e os oficiais superiores alemães proclamaram Guilherme como "Imperador Alemão" na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes. Sob o subsequente Tratado de Frankfurt, a França renunciou às suas tradicionais regiões alemãs (Alsácia e a região de língua alemã da Lorena); pagou uma indemnização, calculada (com base na população) como o valor exacto da indemnização imposta por Napoleão Bonaparte à Prússia em 1807; e aceitou a administração alemã de Paris, e de grande parte da região norte da França, com "as tropas alemãs a saírem da região, gradualmente, à medida que a indemnização fosse sendo paga".

Ary dos Santos morreu há 32 anos

(imagem daqui)

José Carlos Pereira Ary dos Santos (Lisboa, 7 de dezembro de 1937 - Lisboa, 18 de janeiro de 1984) foi um poeta e declamador português.
Ficou na História da música portuguesa por ter escrito poemas de 4 canções vencedoras do Festival RTP da Canção e apuradas para representarem Portugal no Festival Eurovisão da Canção: Desfolhada Portuguesa (1969), com interpretação de Simone de Oliveira, Menina do Alto da Serra (1971), interpretada por Tonicha, Tourada (1973), interpretada por Fernando Tordo e Portugal no Coração (1977), interpretada pelo grupo Os Amigos.


Ecce Homo

Desbaratamos deuses, procurando
Um que nos satisfaça ou justifique.
Desbaratamos esperança, imaginando
Uma causa maior que nos explique.

Pensando nos secamos e perdemos
Esta força selvagem e secreta,
Esta semente agreste que trazemos
E gera heróis e homens e poetas.

Pois Deuses somos nós. Deuses do fogo
Malhando-nos a carne, até que em brasa
Nossos sexos furiosos se confundam,

Nossos corpos pensantes se entrelacem
E sangue, raiva, desespero ou asa,
Os filhos que tivermos forem nossos.

José Carlos Ary dos Santos

domingo, janeiro 17, 2016

Miguel Torga morreu há 21 anos

Memorial Miguel Torga (1907-2007), próximo da ponte de Santa Clara, Coimbra

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha (Vila Real, São Martinho de Anta, 12 de agosto de 1907 - Coimbra, 17 de janeiro de 1995), foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.
 
REGRESSO

Regresso às fragas de onde me roubaram.
Ah! minha serra, minha dura infância!
Como os rijos carvalhos me acenaram,
Mal eu surgi, cansado, na distância!

Cantava cada fonte à sua porta:
O poeta voltou!
Atrás ia ficando a terra morta
Dos versos que o desterro esfarelou.

Depois o céu abriu-se num sorriso,
E eu deitei-me no colo dos penedos
A contar aventuras e segredos
Aos deuses do meu velho paraíso.

 

in Diário VI (1953) - Miguel Torga

Paul Young - 60 anos!

Paul Young (Luton, 17 de janeiro de 1956) é um cantor inglês.

Tornou-se conhecido como interprete da música Every Time you Go Away, muito popular na década de 1980, e que, no Brasil, foi tema da novela da Rede Globo de Televisão, A Gata Comeu (1985).
Recentemente lançou uma coletânea com os seus maiores sucessos e continua a fazer músicas de sucesso, entre elas Take Me Up Again.
Foi ainda um dos artistas que pisou o palco do LIVE AID, em 1985, que foi organizado por Bob Geldof.


Patrice Lumumba foi assassinado há 55 anos

Patrice Émery Lumumba, nascido como Élias Okit'Asombo (Onalua, Congo Belga, 2 de julho de 1925Katanga, 17 de janeiro de 1961), foi um líder anti-colonial e político congolês.
Na sua curta e tumultuada carreira política, ele optou por se alinhar com os valores anti-imperialistas e do pan-africanismo, defendendo consistentemente a solidariedade entre os povos da África para além dos limites de nação, etnia, cultura, classe e género, encorajando a a luta não-violenta contra o colonialismo e convidando para o diálogo os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Fundador do Movimento Nacional Congolês (MNC), ele foi a principal liderança na luta contra o domínio colonial belga no Congo, tendo participação decisiva na libertação do seu país.
Foi eleito primeiro-ministro eleito de seu país em 1960, mas ocupou o cargo apenas por 12 semanas, pois o seu governo foi derrubado por um golpe de estado, liderado pelo coronel Joseph Mobutu no meio da crise política do Congo. Ao tentar fugir para o leste do país, Lumumba seria capturado algumas semanas mais tarde. O seu assassinato, que ocorreu em janeiro de 1961, teve participação do governo dos Estados Unidos e da Bélgica, que viam o líder congolês como alinhado com a União Soviética.
 
Nascido numa família camponesa e com quatro irmãos, creceu numa aldeia chamada Onalua, na região de Sankuru, em 1925, numa época em que a sua nação estava sob domínio colonial da Bélgica. Ele era um membro do pequeno grupo étnico Batetela, facto que se tornou significativo na sua vida política anos depois. Após receber uma educação rudimentar dos pais humildes, que lhe infundiu valores comunais e humanistas africanos, ele frequentou inicialmente uma escola de missionários católicos e, aos 13 anos, ingressou em uma escola de protestante mantida por metodistas suecos, que o expôs aos valores cristã colonial. Era a única forma possível para os congoleses terem acesso ao sistema educacional colonial, que era precário e visava à formação de operários em vez de mão de obra mais qualificada.
Depois de concluir os seus estudos básicos, Lumumba deixou a zona rural de Sankuru aos 18 anos e conseguiu um emprego na companhia Symaf (Syndicat Minier Africain), na cidade de Kindu. Admirado por seus patrões brancos, o jovem Lumumba ganhou um Certificat d'immatriculation, um documento que permitia a nativos congoleses poder frequentar círculos europeus e desfrutar de certas comodidades. Frequentador ativo no clube dos évolués (africanos que receberam educação ocidental), ele começou a escrever ensaios e poemas para jornais locais.
Depois, Lumumba mudou-se para Stanleyville, onde ele trabalhou como empregado do serviço de correios locais vários anos e continuou a contribuir para a imprensa congolesa. Em 1954, obteve da administração colonial belga um documento que equivalia a uma cidadania belga para congoleses. No ano seguinte, ele deu início às suas atividades políticas ao tornar-se presidente de um sindicato regional de funcionários públicos congoleses que não era afiliado, assim como os outros sindicatos, em nenhuma das duas federações sindicais belgas (a socialista ou a católica). Ele também se filiou no Partido Liberal da Bélgica. Em 1956, Lumumba foi convidado com os outros colegas para uma visita de cunho académico à Bélgica, sob os auspícios do ministro das colónias, mas em seu retorno, ele foi preso sob a acusação de defraudar o sistema dos Correios colonial. Sentenciado a dois anos de encarceramento, a sua pena passou a 12 meses após várias reduções.
Após Lumumba deixar a prisão torno-se ainda mais ativo na política. Ele mudou-se em 1957 para Léopoldville (capital do Congo Belga), onde conseguiu um trabalho na cervejaria Bracongo. Sem ter cursado o ensino superior, Lumumba foi um intelectual autodidata e dedicado a extensas leituras de história mundial e pensamento político, bem como de sua aguçada observação das práticas estratégias e opressivas dos colonos belgas no Congo. Com essa experiência, ele lançou em outubro de 1958, juntamente com outros dirigentes congoleses, o Movimento Nacional Congolês (Mouvement National Congolais, MNC), o primeiro partido político nativo, e participou em dezembro da primeira Conferência Pan-Africana do Povo, em Accra, onde se encontrou com lideranças nacionalistas de todo o continente africano. Inspirado pelos ideais do pan-africanismo, a  sua visão e seu vocabulário assumiram um teor do nacionalismo militante, optando pela ideologia anticolonial do "neutralismo positivo" e defendendo a unidade nacional entre as diferentes etnias que compunham o Congo e da libertação do domínio belga.
A liderança de Lumumba desagradava os colonialistas belgas, que buscaram dividir e instigar as rivalidades étnicas da região. No início de 1959, uma onda de protestos em Léopoldville fez com que o governo colonial anunciasse eleições locais e um plano de cinco anos para transição para independência. Mas o gesto foi visto pelo MNC como uma tentativa dos belgas ganharem tempo para instalar políticos fantoches antes duma retirada oficial e o movimento nacionalista anunciou que boicotaria as eleições. Lumumba liderou novas manifestações de desobediência civil e pela independência imediata do Congo. Em 30 de outubro de 1959, o líder revolucionário foi preso após um ato político em Stanleyville, cujo saldo foi de 30 manifestantes mortos.
Com Lumumba preso, o MNC decidiu mudar de tática e entrou nas eleições locais, tendo uma vitória arrasadora em Stanleyville (90% dos votos). Em janeiro de 1960, o governo belga convocou uma conferência em Bruxelas com todos os partidos congoleses para discutir a transição política, mas o MNC se recusou a participar sem Lumumba, que iria para julgamento no dia 18 daquele mês. O governo belga teve de tirá-lo da cadeia diretamente para o avião. Na fase final das negociações, já com a presença de Lumumba, foram assinados os protocolos que detalhavam a transição do poder para um governo congolês, com as eleições nacionais em maio e a data para a independência em 30 de junho. Apesar de ter saído vencedor no pleito, o MNC não conseguiu formar uma coligação no parlamento. Houve manobras para impedir a sua tomada do poder, mas acabou convidado a formar o primeiro governo, o que fez em 23 de junho de 1960. Como resultado, Lumumba e o seu rival político, Joseph Kasavubu, dividiram o poder, com o primeiro no cargo de primeiro-ministro e o segundo como presidente do país recém-libertado.
Poucos dias após a conquista da independência, Lumumba enfrentou diversas rebeliões dentro do país e uma declaração de independência da então província de Katanga, conduzida pelo rival político Moise Tshombe, com apoio de empresas de exploração de minas e pelo governo belga. O governo do Congo acabou por se aproximar da União Soviética, que enviou alimentos, remédios e também armamentos para combater o levantamento rebelde. Apesar do discurso de neutralidade, essa aproximação com o bloco socialista foi o rastilho de disputas para potências ocidentais, entre elas os Estados Unidos, Reino Unido e a Bélgica, que começaram a articular a deposição de Lumumba. O presidente Kasavubu dissolveu o governo do líder nacionalista, três meses após assumir o poder, mas o primeiro-ministro contestou a legalidade das ações presidenciais e, em retaliação, depôs o presidente e conquistou o voto de confiança do senado congolês. Mas a crise política do Congo estava instalada e abriu caminho para que o coronel Joseph Mobutu liderasse um golpe de Estado, em setembro, incapacitando tanto Lumumba quanto Kasavubu.
Colocado em prisão domiciliar e sob vigilância de tropas das Nações Unidas, Lumumba tentou fugir da residência em direção a Stanleyville, mas terminou capturado na fuga, em dezembro de 1960. Nenhuma medida foi adotada pelas forças de paz da ONU, apesar dos apelos para que as tropas locais o salvassem e do pedido da União Soviética para que o ex-primeiro-ministro fosse liberado. Em 17 de janeiro de 1961, Lumumba foi transferido à força para a cidade de Lubumbashi, no Katanga, onde foi torturado e morto por um pelotão de fuzilamento comandado pelo líder rebelde Moïse Tshombe, ao lado de oficiais belgas.

Tomaso Albinoni morreu há 265 anos

Tomaso Giovanni Albinoni (Veneza, 8 de junho de 1671 – Veneza, 17 de janeiro de 1751) foi um compositor barroco italiano, nascido na República de Veneza, famoso na sua época como compositor de óperas, atualmente é mais conhecido pela sua música instrumental, parte da qual é regularmente regravada. Massificou a sua música, mas graças ao seu talento melódico e estilo pessoal foi tão popular na época quanto Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi.
Filho de um rico fabricante de papel, não pensava em seguir a carreira artística e muito menos em ganhar dinheiro com ela. Recusou-se a gerir a herança do pai e dedicou-se a compor para violino, passando a responsabilidade da fábrica para os seus dois irmãos mais novos. Estreou em Munique, em 1722, com muito sucesso.

Música e influência
Albinoni foi um dos primeiros compositores a escrever concertos para violino solo. A sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre temas de Albinoni (Fuga sobre um tema de Albinoni em lá, BWV950, Fuga sobre um tema de Albinoni em si menor, BWV951) e constantemente usava os seus baixos como exercícios de harmonia para seus pupilos.
Grande parte do trabalho de Albinoni foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxónia, durante o bombardeamento de Dresden, em fevereiro de 1945. Por isso, pouco se sabe sobre o seu trabalho a partir de meados da década de 1720.
Quanto ao famoso "Adágio de Albinoni" (Adágio em sol menor para violino, cordas e órgão, T. Mi 26), que tornou Albinoni conhecido do grande público, aparentemente não foi escrito por ele. Trata-se de uma "reconstrução" de 1945, feita por Remo Giazotto, musicólogo e autor de uma biografia do compositor. Pouco depois da Segunda Guerra, Giazotto alegou ter recebido da Biblioteca Estadual da Saxônia, em Dresden, um fragmento manuscrito, que fora encontrado entre as ruínas do prédio, e que, segundo o musicólogo, seria parte do movimento adagio de uma sonata da chiesa (possivelmente a Op.4), composta por Albinoni por volta de 1708. Giazotto, que afirmava ter reconstituído a obra, registou-a posteriormente, no seu nome, para efeito de direitos de autor, publicando-a em 1958. Porém, ele nunca publicou o tal fragmento de Albinoni. A composição integra a banda sonora do premiado filme Gallipoli, de 1981, sobre a campanha de mesmo nome, empreendida na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial.

Obras
Albinoni compôs cerca de oitenta óperas, das quais 28 foram produzidas em Veneza entre 1723 e 1740, das quais não resta quase nada. Aproximadamente setenta dessas partituras foram destruídas durante o bombardeamento a Dresden. Sabe-se entretanto que, no decénio de 1720, as suas óperas eram frequentemente representadas fora da Itália, principalmente em Munique. Além de trinta cantatas, das quais só uma foi publicada (Amesterdão, c. 1701), o que chegou até a nossa época foi a sua obra instrumental, que havia sido impressa, e na qual se destacam os seus concertos para oboé.
  • Opus 1: 12 Suonate a tre, publicadas em Veneza, 1694 ;
  • Opus  2: 6 Sinfonias & 6 concertos a cinque, opus 2, publicadas em Veneza, 1700 ;
  • Opus  3: 12 Baletti a tre, publicadas em Veneza, 1701 ;
  • Opus  4: 6 Sonate da chiesa para violino e baixo contínuo, publicadas por Roger, Amesterdão c. 1709 ;
  • Opus  5: 12 Concerti a cinque (e baixo contínuo), publicadas em Veneza, 1707 ;
  • Opus  6: 12 Trattenimenti armonici per camera para violino, violone e cravo, publicados em Amesterdão, c. 1712 ;
  • Opus  7: 12 Concerti a cinque para violino solo (n° 1, 4, 7, 10), dois oboés (n° 2, 5, 8, 11) ou oboé solo (n° 3, 6, 9, 12) e cordas, publicados em Amesterdão, 1715 ;
  • Opus  8: 6 Balletti e 6 Sonate a tre, publicados em Amesterdão, 1722 ;
  • Opus  9: 12 Concerti a cinque, opus 9 para violino solo (nº 1, 4, 7, 10), oboé solo (nº 2, 5, 8, 11) ou dois oboés (nº 3, 6, 9, 12) e cordas, publicados em Amesterdão, 1722 ;
  • Opus  10: 12 Concerti a cinque para três violinos, alto, violoncelo e contínuo, publicados em Amesterdão, 1735-36 (?).
Há também cerca de vinte outras composições, sem número de opus, a maior parte ainda na forma de manuscritos.



Kid Rock - 45 anos!

Robert James Ritchie (Romeo, 17 de Janeiro de 1971), mais conhecido por seu nome artístico Kid Rock, é um músico natural dos Estados Unidos da América.
O seu álbum de estreia, Grits Sandwiches For Breakfast, foi lançado em 1991 pela editora Jive Records, mas o sucesso no top americano só veio em 1999, com o seu sexto álbum, Devil Without A Cause, que com o hit "Bawitdaba", que vendeu mais que 12 milhões de cópias. Kid Rock conseguiu manter-se no top mesmo depois de uma tímida aceitação do álbum Cocky, de 2001, em grande parte graças à balada country "Picture", com participação da cantora Sheryl Crow.
  
Álbuns de estúdio


sábado, janeiro 16, 2016

Sade Adu - 57 anos

Sade Adu, nome artístico de Helen Folasade Adu, (Ibadan, 16 de janeiro de 1959) é uma cantora, vocalista da banda Sade, bastante popular no Reino Unido.


Nick Valensi fez hoje 35 anos

Nicholas Valensi (Nova York, 16 de janeiro de 1981) é um dos guitarristas da banda nova-iorquina The Strokes e que, atualmente, toca guitarra solo. Nascido a 16 de janeiro de 1981, é o mais jovem do grupo, que atingiu o sucesso quando ele tinha 21 anos de idade.


Notícia no Público sobre icnofósseis

Os dinossauros também se cortejavam em danças nupciais
 
Investigadores ao lado de duas grandes marcas de raspagem no chão deixadas por dinossauros no Colorado


Recriação de dinossauros terópodes a raspar o chão em rituais de acasalamento

A descoberta de um certo tipo de marcas de patas de dinossauros permitiu perceber que estes animais se terão exibido em rituais de acasalamento, como fazem actualmente algumas aves.

Plumagens coloridas, danças, canções, cheiros e outros rituais de exibição são algumas das formas usadas pelos animais para atrair o sexo oposto. As primeiras provas de que os dinossauros também tinham comportamentos em que se cortejavam foram agora reveladas. Nos Estados Unidos, descobriram-se marcas de raspagem no chão feitas há cerca de 100 milhões de anos por dinossauros terópodes – grupo de bípedes carnívoros que incluí o famoso Tyrannosaurus rex –, cujas características indicam que esgaravatavam durante os rituais de exibição para cortejar o sexo oposto.

“Estes são os primeiros locais alguma vez descobertos com provas de que os dinossauros exibiam rituais de acasalamento, constituindo as primeiras provas físicas do comportamento de cortejar”, diz Martin Lockley, da Universidade do Colorado e coordenador da equipa internacional que fez a descoberta. “Estas arranhadelas enormes preenchem uma lacuna na nossa compreensão do comportamento de dinossauros”, continua o paleontólogo, citado num comunicado da Universidade do Colorado.

Como as aves descendem de uma linhagem de dinossauros que sobreviveu à colisão de um grande meteorito com a Terra há cerca de 65 milhões de anos, exterminando então muitas formas de vida, especulava-se até agora se os dinossauros não teriam rituais de acasalamento como as aves.

Podemos imaginá-los em rituais idênticos aos de aves, mas em ponto grande: animais de várias toneladas exibindo-se em arenas próprias para esses comportamentos, emitindo sons, dançando, abanando o corpo, a cauda, mexendo as pequenas patas dianteiras e raspando o chão com as fortes patas posteriores e tudo a tremer. Um espectáculo terrífico para nós, mas certamente muito atraente para os seus parceiros sexuais.

A equipa descobriu cerca de 80 vestígios fósseis de patas de terópodes esgaravatadas em quatro locais distintos do estado do Colorado. Estes vestígios misturam a pegada com as marcas das arranhadelas das garras, chegando algumas aos dois metros de comprimento — a dimensão de uma banheira. Como no mesmo local se encontram marcas de tamanhos e profundidades diferentes, isso indica que várias espécies de terópodes terão sido os seus autores.

Todas as marcas foram encontradas numa formação geológica de rochas sedimentares do período Cretácico, que tem entre 103 e 97 milhões de anos. No maior dos quatro locais – uma área de cerca de 750 metros quadrados, numa rocha exposta de aproximadamente 50 metros por 15 metros –, encontraram-se 60 marcas de arranhadelas.

“Apesar da abundância de pegadas nesta região, estas marcas de exibição são uma nova categoria de vestígios fósseis de vertebrados nunca antes reconhecida”, lê-se no artigo publicado na revista Scientific Reports. Os investigadores baptizaram este novo tipo de atividade biológica fossilizada (um icnofóssíl) como Ostendichnus bilobatus.

Para estudar as marcas, os investigadores mapearam-nas detalhadamente e analisaram-nas por fotogrametria – uma técnica que permite extrair de fotografias informação sobre a forma, as dimensões e a posição de objectos. Foram também feitas réplicas das marcas em látex e fibra de vidro, que se encontram depositadas no Museu da Natureza e da Ciência de Denver.

Para interpretar estes novos vestígios, os cientistas analisaram a possibilidade de representarem um de vários comportamentos que impliquem escavar: fazer ninhos, procurar água, comida ou abrigo, marcar o território e a exibição nupcial. Porém, apenas o comportamento de exibição durante a corte era consistente com todas as características apresentadas por estas marcas (abundância, espaçamento e densidade).

Resultado: a equipa considerou que as marcas foram feitas durante os rituais de acasalamento em locais específicos, tal como acontece com algumas espécies de aves, como o papagaio-do-mar. No entanto, os investigadores salientam que, embora este comportamento ritualizado de corte esteja descrito de forma pormenorizada para muitas aves, as marcas em si estão pouco descritas na literatura científica.

Estas primeiras pistas sobre o comportamento de corte em dinossauros abrem agora o debate sobre o seu significado. Timothy Isles, paleontólogo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, pensa que as marcas podem ter outra justificação e considera que o facto de apenas se observar este comportamento nalgumas aves actuais torna pouco provável que tivesse sido comum nos seus antepassados, afirma o investigador numa notícia no site da revista Science.

Por outro lado, o paleontólogo Darren Naish, da Universidade de Southampton, também no Reino Unido, comenta que, se estas marcas foram feitas durante a corte, então corroboram fortemente a ideia de que a maioria dos comportamentos das aves, ou mesmo todos, tiveram origem nos dinossauros não-avianos (que se extinguiram).

Seja como for, o debate científico foi agora alimentado com a descrição de um comportamento novo para os dinossauros: talvez nos próximos filmes de animação com dinossauros vejamos o T-rex a raspar o chão, como uma galinha gigante e, sem dúvida, um tanto assustadora.

in Público - ler notícia