sexta-feira, abril 11, 2014

Há 657 anos nasceu um filho bastardo do príncipe herdeiro português que iria ser um dos nossos melhores Reis...

D. João I de Portugal (Lisboa, 11 de abril de 1357 – Lisboa, 14 de agosto de 1433), foi o décimo Rei de Portugal e o primeiro da Dinastia de Avis, cognominado O de Boa Memória pelo legado que deixou.
Filho ilegítimo do rei D. Pedro I e 3.º Mestre da Ordem de Avis (com sede em Avis), foi aclamado rei na sequência da Crise de 1383-1385 que ameaçava a independência de Portugal.
Com o apoio do Condestável do reino, Nuno Álvares Pereira, e aliados ingleses, travou a batalha de Aljubarrota contra o Reino de Castela, que invadira o país. A vitória foi decisiva: Castela retirou-se, acabando bastantes anos mais tarde por o reconhecer oficialmente como rei.
Para selar a aliança Luso-Britânica, casou com D. Filipa de Lencastre, filha de João de Gaunt, dedicando-se desde então ao desenvolvimento do reino.
Em 1415 conquistou Ceuta, praça estratégica para a navegação no norte de África, o que iniciaria a expansão portuguesa. Aí foram armados cavaleiros os seus filhos D. Duarte, D. Pedro e o Infante D. Henrique, irmãos da chamada ínclita geração.
Escrito entre esse mesmo ano de 1415 e 1433, terá escrito um "notável" livro versado em montaria, uma das artes de caçar.

Bandeira pessoal de D. João I com a sua divisa: «Pour bien»

(...)

Cronistas contemporâneos descrevem D. João I como um homem arguto, cioso em conservar o poder junto de si, mas ao mesmo tempo benevolente e de personalidade agradável. Na juventude, a educação que recebeu como Grão Mestre da Ordem de Aviz transformou-o num Rei invulgarmente culto para a época.
O seu amor ao conhecimento passou também para os filhos, designados por Luís Vaz de Camões, nos Lusíadas, por «Ínclita Geração»: o Rei D. Duarte de Portugal foi poeta e escritor, D. Pedro, Duque de Coimbra, o «Príncipe das Sete Partidas», foi um dos príncipes mais esclarecidos do seu tempo e muito viajado, e o Henrique, Duque de Viseu, o «Navegador», investiu toda a sua fortuna em investigação relacionada com navegação, náutica e cartografia, dando início à epopeia dos Descobrimentos.
A sua única filha, D. Isabel de Portugal, casou com o Duque da Borgonha e entreteve uma corte refinada e erudita nas suas terras.
No reinado de D. João I foram descobertas as ilhas de Porto Santo (1418), da Ilha da Madeira (1419) e dos Açores (1427), além de se fazerem expedições às Canárias. Teve início, igualmente, o povoamento dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
D. João faleceu a 14 de agosto de 1433. Jaz na Capela do Fundador, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Foi cognominado O de Boa Memória, pela lembrança positiva do seu reinado na memória dos portugueses, também podendo ser chamado de O Bom ou O Grande.

Descendentes
Do seu casamento com Filipa de Lencastre (13591415) nasceram nove filhos. Destes, os seis que chegaram à idade adulta seriam lembrados como a Ínclita Geração:
D. João teve ainda dois filhos naturais, de Inês Pires, antes do seu casamento:

quinta-feira, abril 10, 2014

Sophie Ellis-Bextor - 35 anos!

Sophie Ellis-Bextor (Londres, 10 de abril de 1979) é uma cantora de música pop, compositora, modelo e DJ, nascida no Reino Unido. Começou como vocalista da banda de indie rock "Theaudience", nos anos 90, os seus trabalhos misturam música "dance" com várias vertentes da música eletrónica e elementos de música alternativa e "pop rock".

Início
Sophie Ellis-Bextor nasceu em Londres, a 10 de abril de 1979, filha do produtor de cinema e diretor Robin Bextor e da apresentadora do Blue Peter Janet Ellis, que se separaram quando ela tinha quatro anos.
Ela frequentou a St. Stephen's School e depois a Godolphin and Latymer School em Hammersmith. Algumas de suas primeiras apresentações públicas foram com a ópera infantil W11 Opera, a partir da idade de treze anos, sendo agora Bextor a madrinha da organização.
  
Carreira musical

Theaudience
Ellis-Bextor começou a sua carreira musical em 1997, com uma banda indie chamada Theaudience, em que ela era a vocalista da banda. Ela gravou um dueto com os Manic Street Preachers, "Black Holes for the Young"."A Pessimist Is Never Disappointed" talvez seja a sua única música mais conhecida da banda. A banda separou-se em dezembro de 1998. Em 1999, Ellis-Bextor fez uma aparição no álbum "Departure Lounge Here".

Carreira a solo
Depois de se separar da banda Theaudience, Sophie deixou de cantar um ano. Em 2000, Sophie colaborou com o DJ italiano Spiller sobre a adição de vocais na sua música "Groovejet", o seu primeiro trabalho gravado desde se separou da banda "Theaudience"."Groovejet (If This Ain't Love)" entrou nas paradas do Reino Unido em 1 º lugar, apenas batendo a ex-Spice Girl Victoria Beckham na sua primeira excursão a solo ao ponto superiorda música britânica. Desde então, as duas têm sido descritas como rivais. Porém elas alegam que não há qualquer rivalidade entre as duas e até já apareceram juntas em algumas fotos."Groovejet" ganhou vários prémios: No. 1, Pop Top 20, No. 1, ILR; No. 1, Radio 1, n º 8, " Dancefloor" no início de 2000 e o single do ano no "Melody Maker".

Read My Lips
Em 2001, Sophie lançou o seu álbum de estreia, Read My Lips. Ela chegou ao segundo lugar nas paradas da Inglaterra. A sua regravação da música "Take Me Home" da cantora Cher, chegou ao segundo lugar, assim como "Murder on the Dancefloor", que se tornou a música mais tocada durante 23 semanas, e tornou-se a canção mais tocada na Europa em 2002. Em 2002, Read My Lips foi relançado com duas músicas novas (e uma versão ao vivo de "Groovejet") e Sophie conquistou o "Recording Artist Award" naquele ano "Showbusiness Awards". O seu terceiro single, "Get Over You "/" Move This Mountain" foi lançado em junho de 2002 e chegou ao número 3. O quarto single, "Music Gets the Best of Me", subiu para o 14º lugas em dezembro. No início de 2002, Sophie Ellis-Bextor foi nomeada para o "British Female Solo Artist" Brit Award, passando a ser nomeada por mais dois anos consecutivos. Nesse mesmo ano, ele ganhou os prémios de Melhor Single e Melhor Ibiza Tune no Muzik Ericsson Awards.

2003: Shoot from the Hip
Apesar da falta de sucesso comercial, colocou os singles "Mixed Up World" e "I Won't Change You" no top 10 britânico. Um disco mais voltado para o pop rock, com elementos de electropop, foi recebido razoavelmente pela crítica, e atingiu a 19ª posição no Reino Unido. Um ex-namorado de Sophie contribuiu com coros em duas faixas do álbum. A divulgação do álbum terminou assim que Sophie descobriu que estava grávida do seu primeiro filho.

2007: Trip the Light Fantastic
Sophie voltou as paradas com o sucesso de "Catch You". Um disco similar ao seu de estreia, onde incorporou disco music e pop rock, e que também lançou as faixas "Me & My Imagination" e "Today The Sun's On Us". Foi aclamado pelos críticos pela sua sofisticada produção, e foi considerado como um dos melhores lançamentos da década. Trip the Light Fantastic foi certificado com disco de ouro pela Indústria Fonográfica Britânica, em julho de 2008, por venda de mais de 100.000 cópias no Reino Unido.
Bextor apoiou George Michael em sua turnê pelo Reino Unido, em junho de 2007. A sua própria turnê pelo Reino Unido, a Trip the Light Fantastic Tour, estava prevista para começar em agosto de 2007, mas foi adiada depois de Ellis-Bextor ser convidado para ser "convidada especial" na turnê Beautiful World Passeie, do grupo Take That, que começou em outubro de 2007.

2011: Make A Scene
O seu quarto álbum, Make a Scene, foi lançado em junho de 2011. Depois de muitos adiamentos, finalmente foi lançado através de seu selo próprio, acompanhado dos singles "Bittersweet" e "Starlight", e das colaborações feitas anteriormente entre Sophie e alguns DJ's. Incorporou elementos de synthpop, disco music, house e electropop.

2012-presente e Wanderlust 
Em maio de 2011, ela revelou que já tinha começado a trabalhar no seu quinto álbum. Ela voltou à cena internacional numa turnê em 2011, tocando em lugares como o Festival SoulNation, em Jacarta, assim como na Austrália, fazendo shows em Sydney e Melbourne. Ellis-Bextor colaborou com o DJ francês Bob Sinclar em uma faixa intitulada "F**k with You", que foi incluída no seu álbum, Disco Crash e que se tornou um popular hit na Europa Continental.

¡Viva Zapata!


Há 199 anos a maior explosão estudada por vulcanólogos aconteceu na Indonésia

Topographic map of Tambora and Sumbawa

Mount Tambora (or Tamboro) is an active stratovolcano on the island of Sumbawa, Indonesia. Sumbawa is flanked both to the north and south by oceanic crust, and Tambora was formed by the active subduction zone beneath it. This raised Mount Tambora as high as 4.300 m, making it, in the 18th century, one of the tallest peaks in the Indonesian archipelago. After a large magma chamber inside the mountain filled over the course of several decades, volcanic activity reached a historic climax in the eruption of 10 April 1815. This eruption was approximately VEI-7, the only eruption unambiguously confirmed of that size since the Lake Taupo eruption in about AD 180. The Heaven Lake eruption of Baekdu Mountain, circa AD 969, may have also been VEI-7.
With an estimated ejecta volume of 160 km3, Tambora's 1815 outburst was the largest volcanic eruption in recorded history. The explosion was heard on Sumatra island more than 2,000 km (1,200 mi) away. Heavy volcanic ash falls were observed as far away as Borneo, Sulawesi, Java and Maluku islands. Most deaths from the eruption were from starvation and disease, as the eruptive fallout ruined agricultural productivity in the local region. The death toll was at least 71.000 people, of whom 11.000–12.000 were killed directly by the eruption; the often-cited figure of 92.000 people killed is believed to be overestimated.
The eruption caused global climate anomalies that included the phenomenon known as "volcanic winter": 1816 became known as the "Year Without a Summer" because of the effect on North American and European weather. Crops failed and livestock died in much of the Northern Hemisphere, resulting in the worst famine of the 19th century.
During an excavation in 2004, a team of archaeologists discovered cultural remains buried by the 1815 eruption. They were kept intact beneath the 3 m deep pyroclastic deposits. At the site, dubbed the Pompeii of the East, the artifacts were preserved in the positions they had occupied in 1815.

Mt. Tambora and its surroundings as seen from space

The 1815 eruption of Mount Tambora was one of the most powerful in recorded history and classified as a VEI-7 event. Mount Tambora is on the island of Sumbawa in Indonesia. The eruption that began on 10 April 1815 was preceded by between six months and three years of increased steaming and small phreatic eruptions. The eruption column lowered global temperatures, and some experts believe this led to global cooling and worldwide harvest failures, sometimes known as the Year Without a Summer.
Chronology of the eruption
Mount Tambora experienced several centuries of inactive dormancy before 1815, as the result of the gradual cooling of hydrous magma in a closed magma chamber. Inside the chamber at depths between 1.5–4.5 km (0.93–2.80 mi), the exsolution of a high-pressure fluid magma formed during cooling and crystallisation of the magma. Overpressure of the chamber of about 4.,000–5.000 bar was generated, and the temperature ranged from 700–850 °C. In 1812, the caldera began to rumble and generated a dark cloud.
On 5 April 1815, a moderate-sized eruption occurred, followed by thunderous detonation sounds, heard in Makassar on Sulawesi, 380 km away, Batavia (now Jakarta) on Java 1.260 km away, and Ternate on the Molucca Islands 1.400 km away. On the morning of 6 April, volcanic ash began to fall in East Java with faint detonation sounds lasting until 10 April. What was first thought to be sound of firing guns was heard on 10 April on Sumatra island more than 2,600 km away.
At about 7 p.m. on 10 April, the eruptions intensified. Three columns of flame rose up and merged. The whole mountain was turned into a flowing mass of "liquid fire". Pumice stones of up to 20 cm in diameter started to rain down at approximately 20.00, followed by ash at around 21.00 – 22.00. Pyroclastic flows cascaded down the mountain to the sea on all sides of the peninsula, wiping out the village of Tambora. Loud explosions were heard until the next evening, 11 April. The ash veil had spread as far as West Java and South Sulawesi. A "nitrous" odour was noticeable in Batavia and heavy tephra-tinged rain fell, finally receding between 11 and 17 April.
The explosion is estimated to have been VEI 7. It had roughly four times the energy of the 1883 Krakatoa eruption, meaning that it was equivalent to an 800 Mt explosion. An estimated 160 km3 of pyroclastic trachyandesite was ejected, weighing approximately 1.414 kg. This has left a caldera measuring 6–7 km across and 600–700 m deep. The density of fallen ash in Makassar was 636 kg/m². Before the explosion, Mount Tambora was approximately 4,300 m high, one of the tallest peaks in the Indonesian archipelago. After the explosion, it now measures only 2.851 m.

O pianista e compositor alemão Eugen d'Albert nasceu há 150 anos

Eugen Francis Charles d'Albert (Glasgow, 10 de abril de 1864 - Riga, 3 de março de 1932) foi um pianista e compositor alemão.
Estudando inicialmente sob a orientação de seu pai, posteriormente ingressou no Royal College of Music em Londres, onde foi aluno de Sullivan e Pauer. Seguiu os seus estudos de piano com Liszt em Weimar, onde o seu imenso talento se tornou evidente. Posteriormente d'Albert seria admirado por Liszt, que o chamava de Albertus Magnus. Nascido na Escócia, d'Albert, que pouco falava inglês, adotaria a Alemanha como a sua pátria.
A sua ópera Tiefland (Terra-Baixa), representada pela primeira vez em 1903, foi, na época, reconhecida como de mérito indiscutível. Prosseguiu escrevendo óperas: Flauto solo, Die toten Augen, e muitas outras, sendo que a de nº21, Mister Wu (1932), ficou incompleta.
É autor de uma Sinfonia, dois Quartetos, dois Concertos para piano, um Concerto para violoncelo, 58 canções e várias obras para piano, entre elas uma Sonata.
D'Albert era concertista de renome e no seu repertório figuravam composições de Beethoven, Chopin, Liszt e Brahms. Interpretou várias vezes a Sonata em Fá menor de Brahms, além de ter sido o solista em apresentações dos dois concertos para piano do mestre de Hamburgo.
Casou-se 6 vezes, tendo sido um destes matrimónios com a pianista venezuelana Teresa Carreño.


Dante Gabriel Rossetti morreu há 132 anos

Autoretrato, 1847

Dante Gabriel Rossetti (Londres, 12 de maio de 1828 - Birchington-on-Sea, 10 de abril de 1882), originalmente Gabriel Charles Dante Rossetti, foi um poeta, ilustrador e pintor inglês de origem italiana. Devido à sua preferência pela poesia medieval e em especial pela obra de Dante, Rossetti muda a ordem dos seus nomes e passa a usar Dante em primeiro lugar.
Fundou, juntamente com John Everett Millais e William Holman Hunt, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX.
Rossetti também escrevia poemas para os seus quadros, como "Astarte Syraica". Como designer, trabalhou com William Morris para produzir imagens para vitrais e decorações.
Como ilustrador, Rossetti produziu poucas trabalhos, mas que tiveram influência duradoura sobre ilustradores do século XIX e XX. Fez ilustrações para Moxon Tennyson, Allingham e para os livros de poesia da sua irmã, Christina Rossetti.


Zapata foi assinado há 95 anos...

Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 - Chinameca, 10 de abril de 1919) foi um importante líder na chamada Revolução Mexicana de 1910, contra a ditadura de Porfirio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos, era conhecido como Caudilho do Sul.

(...)

O cadáver de Zapata é exibido em Cuautla, Morelos

Morte e legado
Em 9 de abril de 1919 o general Jesús Guajardo convidou Zapata para um encontro, fingindo simpatizar com a causa zapatista. Quando Zapata o encontrou, entretanto, Guajardo disparou diversas vezes contra ele; a seguir, entregou o corpo do chefe revolucionário em troca da recompensa oferecida (na verdade, metade do que havia sido oferecido).
Após a morte de Emiliano Zapata, o Exército de Libertação do Sul começou a desintegrar-se, desaparecendo depois que uma rebelião comandada por Obregón depôs Carranza. As conquistas de Zapata no estado de Morelos foram aos poucos desaparecendo, também.
Mas, poucos anos após a morte de Zapata, o presidente Lázaro Cárdenas finalmente conseguiu promover uma reforma agrária nacional no ano de 1934.
O legado de Zapata permanece vivo ainda hoje, particularmente entre os grupos revolucionários do sul do México. Disse ele uma vez: "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos". O Movimento zapatista e seu Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) são diretamente inspirados na história e nas ações de Zapata.
Emiliano Zapata foi retratado em filmes por Marlon Brando (Viva Zapata!, 1952), Jaime Fernández (1966), Tony Davis, (1969), Antonio Aguilar (Emiliano Zapata, 1970), e Alejandro Fernandez (Zapata - El sueño del héroe, 2004, com diálogos na língua Nahuatl).

Sebastião da Gama nasceu há 90 anos!

 (imagem daqui)
   
Sebastião Artur Cardoso da Gama (Vila Nogueira de Azeitão, 10 de abril de 1924 - Lisboa, 7 de fevereiro de 1952) foi um poeta e professor português,
Sebastião da Gama licenciou-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1947.
Foi professor em Lisboa, na Escola Industrial e Comercial Veiga Beirão, em Setúbal, na Escola Industrial e Comercial (atual Escola Secundária Sebastião da Gama) e, em Estremoz, na Escola Industrial e Comercial local.
Colaborou nas revistas Árvore e Távola Redonda.
A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético de primeiro plano (desde logo no seu livro de estreia, Serra-Mãe, de 1945), e à sua tragédia pessoal, motivada pela doença que o vitimou precocemente, a tuberculose.
Uma carta sua, enviada em agosto de 1947, para várias personalidades, a pedir a defesa da Serra da Arrábida, constituiu a motivação para a criação da LPN, Liga para a Protecção da Natureza, em 1948, a primeira associação ecologista portuguesa.
O seu Diário, editado postumamente, em 1958, é um interessantíssimo testemunho da sua experiência como docente e uma valiosa reflexão sobre o ensino.
As Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão, instituíram, com o seu nome, um Prémio Nacional de Poesia. No dia 1 de junho de 1999, foi inaugurado em Vila Nogueira de Azeitão, o Museu Sebastião da Gama, destinado a preservar a memória e a obra do Poeta da Arrábida, como era também conhecido.
Faleceu vitima de tuberculose renal, de que sofria desde adolescente.
   
   
Pelo sonho é que vamos

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos,
basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

─Partimos. Vamos. Somos.


in
Pelo sonho é que vamos (1953) - Sebastião da Gama

quarta-feira, abril 09, 2014

Gerard Way, o vocalista da extinta banda My Chemical Romance, faz hoje 37 anos

Gerard Arthur Way Lee (Newark, 9 de abril de 1977) é um cantor dos Estados Unidos, foi vocalista da extinta banda My Chemical Romance e o irmão mais velho de Mikey Way, foi baixista da mesma banda.



A Batalha de La Lys começou há 96 anos

A cidade de Ypres, devastada pelos combates

A Batalha de La Lys, deu-se entre 9 e 29 de abril de 1918, no vale da ribeira da La Lys, sector de Ypres, na região da Flandres, na Bélgica.
Nesta batalha, que marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, os exércitos alemães provocaram uma estrondosa derrota às tropas portuguesas, constituindo a maior catástrofe militar portuguesa depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.
A frente de combate distribuía-se numa extensa linha de 55 quilómetros, entre as localidades de Gravelle e de Armentières, guarnecida pelo 11° Corpo Britânico, com cerca de 84 000 homens, entre os quais se compreendia a 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), constituída por cerca de 20.000 homens, dos quais somente pouco mais de 15.000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa. Esta linha viu-se impotente para sustentar o embate de oito divisões do 6º Exército Alemão, com cerca de 55.000 homens comandados pelo general Ferdinand von Quast (1850-1934). Essa ofensiva alemã, montada por Erich Ludendorff, ficou conhecida como ofensiva "Georgette" e visava à tomada de Calais e Boulogne-sur-Mer. As tropas portuguesas, em apenas quatro horas de batalha, perderam cerca de 7500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, ou seja, mais de um terço dos efectivos, entre os quais 327 oficiais.
Entre as diversas razões para esta derrota tão evidente têm sido citadas, por diversos historiadores, as seguintes:
  • A revolução havida no mês de dezembro de 1917, em Lisboa, que colocou na Presidência da República o Major Doutor Sidónio Pais, o qual alterou profundamente a política de beligerância prosseguida antes pelo Partido Democrático.
  • A chamada a Lisboa, por ordem de Sidónio Pais, de muitos oficiais com experiência de guerra ou por razões de perseguição política ou de favor político.
  • Devido à falta de barcos, as tropas portuguesas não foram rendidas pelas britânicas, o que provocou um grande desânimo nos soldados. Além disso, alguns oficiais, com maior poder económico e influência, conseguiram regressar a Portugal, mas não voltaram para ocupar os seus postos.
  • O moral do exército era tão baixo que houve insubordinações, deserção e suicídios.
  • O armamento alemão era muito melhor em qualidade e quantidade do que o usado pelas tropas portuguesas o qual, no entanto, era igual ao das tropas britânicas.
  • O ataque alemão deu-se no dia em que as tropas lusas tinham recebido ordens para, finalmente, serem deslocadas para posições mais à retaguarda.
  • As tropas britânicas recuaram em suas posições, deixando expostos os flancos do CEP, facilitando o seu envolvimento e aniquilação.
Trincheiras em La Lys

O resultado da batalha já era esperado por oficiais responsáveis dentro do CEP, Gomes da Costa e Sinel de Cordes, que por diversas vezes tinham comunicado ao governo português o estado calamitoso das tropas.
No entanto, é de realçar o facto de a ofensiva "Georgette" se tratar duma ofensiva já próxima do desespero, planeada pelo Alto Comando da Alemanha Imperial para causar a desorganização em profundidade da frente aliada antes da chegada das tropas norte-americanas, que nessa altura se encontravam prestes a embarcar ou já em trânsito para a Europa.
O objectivo do general Ludendorff no sector português consistia em atacar fortemente nos flancos do CEP, consciente que nesse caso os flancos das linhas portuguesa e britânica vizinha recuariam para o interior das suas zonas defensivas respectivas em vez de manterem uma frente coerente, abrindo assim uma larga passagem por onde a infantaria alemã se pudesse lançar. Coerente com essa táctica e para assegurar que os flancos do movimento alemão não ficassem desprotegidos, os estrategas alemães decidiram-se a simplesmente arrasar o sector português com a sua esmagadora superioridade em capacidade de fogo artilheiro (uma especialidade alemã), e deslocando para a ofensiva um grande número de efectivos como se explica acima, (nas palavras dos próprios: "Vamos abrir aqui um buraco e depois logo se vê!", o que também indicia o estado de espírito já desesperado do planeamento da ofensiva). Nestas condições, não surpreende a derrocada do CEP, que apesar de tudo resistiu como pôde atrasando o movimento alemão o suficiente para as reservas aliadas serem mobilizadas para tapar a brecha.
Esta resistência é geralmente pouco valorizada em face da derrota, mas caso esta não se tivesse verificado a frente aliada na zona poderia ter sido envolvida por um movimento de cerco em ambos os flancos pelo exército alemão, o que levaria ao seu colapso. Trata-se de uma batalha com muitos mitos em volta a distorcerem a percepção do realmente passado nesse dia 9 de abril de 1916.

Há 149 anos, a rendição General Lee, dos Confederados, praticamente acabou com a Guerra Civil Americana



Estados Unidos em 1861
  Estados que se separaram da União antes de 15.04.1861
  Estados que se separaram após 15.04.1861
  Estados da União com escravatura e não saíram desta
  Estados da União que baniram a escravatura
   Territórios

A Guerra Civil Americana, também conhecida Guerra de Secessão ou simplesmente Guerra Civil dos Estados Unidos, foi uma guerra civil travada entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos depois de vários estados esclavagistas do sul declararem a sua secessão e formarem os Estados Confederados da América (conhecidos como "Confederação" ou "Sul"). Os estados que não se rebelaram ficaram conhecidos como "União" ou simplesmente "Norte". A guerra teve sua origem na controversa questão da escravatura, especialmente nos territórios ocidentais. As potências estrangeiras não intervieram na época. Após quatro anos de sangrentos combates, que deixaram mais de 600 mil soldados mortos e destruíram grande parte das infraestruturas do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravatura foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional foi retomada e a garantia de direitos civis aos escravos libertos começou.

Bandeira de batalha
"Cruz sulista"

(...)

Réplicas das mesas usadas por Lee e Grant para assinar os documentos de rendição, na sala original

Sabendo que um ataque frontal e direto contra Richmond seria desastroso, o General Ulysses S. Grant moveu as suas forças em direção a sul, ao sul do Rio James, para atacar Petersburg, um pólo ferroviário que abastecia Richmond com suprimentos. A captura de Petersburg forçaria o General Robert E. Lee a sair da cidade para defender a capital confederada. Ao invés de um ataque direto, Grant desta vez preferiu cercar Petersburg e lentamente estagná-la com a falta de suprimentos. Assim sendo, trincheiras foram cavadas em torno da cidade e as ferrovias que alimentavam a cidade foram cortadas.
Durante um ano Petersburg ficou cercada, até que nos primeiros dias de abril de 1865 as instalações ferroviárias de Petersburg foram finalmente capturadas pelas forças de Grant. Lee foi forçado então a fugir da cidade, e forças nortistas capturaram Richmond a 10 de abril. Grant continuou a perseguir Lee e sua força, que batia em retirada, tendo conseguindo cercá-lo em Appomattox. Lee, com cerca de 50 mil soldados, viu que uma vitória era impossível contra os aproximadamente 120 mil soldados de Grant, e Lee pediu por termos da rendição em 8 de abril. No dia seguinte, Grant e Lee encontraram-se no Tribunal de Appomattox, onde Grant ofereceu termos relativamente generosos de rendição.
A Guerra Civil Americana não acabara oficialmente, mas a rendição da principal tropa confederada significava que o fim da guerra era uma questão de tempo. Em 14 de abril, Lincoln foi assassinado por um extremista adepto dos confederados, mas isto em nada afetaria o rumo final da guerra. Gradualmente, outros generais confederados foram rendendo-se. As últimas tropas sulistas renderam-se a 28 de junho de 1865.

O Abade de Baçal nasceu há 149 anos

(imagem daqui)
Francisco Manuel Alves, mais conhecido como Abade de Baçal, (Baçal, 9 de abril de 1865 - Baçal, 13 de novembro de 1947) foi um arqueólogo, historiador e genealogista português.
Nascido numa aldeia do concelho de Bragança, onde nasceram também seus pais Francisco Alves Barnabé e sua mulher Francisca Vicente, foi ordenado sacerdote em 13 de junho de 1889, desde então, até a sua morte, tornou-se pároco da sua aldeia natal.
Dedicou a sua vida a recolher testemunhos arqueológicos, etnológicos e históricos respeitantes à região de Trás-os-Montes e, especialmente ao distrito de Bragança. Autodidacta erudito, rústico e pitoresco, os críticos apontam-lhe, contudo, a sua falta de sistematização e poder interpretativo.
A sua obra principal são as Memórias arqueológicas-históricas do distrito de Bragança (1909-1947), em onze volumes.
Em 1925 foi nomeado director-conservador do Museu Regional de Bragança, que desde 1935 é designado por Museu do Abade de Baçal em sua homenagem.
No quinto volume da sua obra-prima, dedicado aos Judeus, constam os seus títulos:  
Reitor de Baçal, Antigo Vereador da Câmara Municipal de Bragança, Antigo Vogal à Junta Geral do Distrito do mesmo nome, Sócio da Associação dos Arqueólogos Portugueses, da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos, do Instituto de Coimbra, da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto Etnológico da Beira, do Instituto Histórico do Minho, Presidente Honorário do Instituto Científico-Literário de Trás os Montes, Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem de S. Tiago do Mérito Científico, Literário e Artístico, em atenção às suas qualidades de escritor reveladas na obra "Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança", distinguido pelo Clero Bragançano com a oferta dum cálix de valor artístico, com uma pena de ouro e um tinteiro no mesmo metal de alto valor artístico por oferta do Distrito de Bragança em reconhecimento dos seus trabalhos de investigação histórica em prol do mesmo, pedaço de asno se acredita que estas honrarias douram a sua muita ignorância, e ainda, ultimamente, Director-Conservador do Museu Regional de Bragança.



Publicações
  • ALVES, Francisco Manuel. Moncorvo. Subsídios para a sua história ou notas extrahidas de documentos inéditos, respeitantes a esta importante villa transmontana. Porto: Illustração Transmontana, 1908.
  • ALVES, Francisco Manuel. Chaves. Apontamentos arqueológicos. Chaves: 1931.
  • ALVES, Francisco Manuel; AMADO, Adrião Martins. Vimioso. Notas monográficas. Coimbra: 1968.
  • ALVES, Francisco Manuel. Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: repositório amplo de notícias corográficas, hidro-orográficas, geológicas, mineralógicas, hidrológicas, biobibliográficas, heráldicas (…) (2ª ed.). Bragança: 2000.

Adriano Correia de Oliveira nasceu há 72 anos

(imagem daqui)

Adriano Maria Correia Gomes de Oliveira (Porto, 9 de abril de 1942 - Avintes, 16 de outubro de 1982) foi um músico português que se mudou para Avintes ainda com poucos meses de vida.

Biografia
Filho de Joaquim Gomes de Oliveira e de sua mulher, Laura Correia, Adriano foi um intérprete do Fado de Coimbra e cantor de intervenção. A sua família era marcadamente católica, crescendo num ambiente que descreveu como «marcadamente rural, entre videiras, cães domésticos e belas alamedas arborizadas com vista para o rio». Depois de frequentar o Liceu Alexandre Herculano, no Porto, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1959. Viveu na Real República Ras-Teparta, foi solista no Orfeon Académico, membro do Grupo Universitário de Danças e Cantares, actor no CITAC, guitarrista no Conjunto Ligeiro da Tuna Académica e jogador de voleibol na Briosa. Na década de 1960 adere ao Partido Comunista Português, envolvendo-se nas greves académicas de 62, contra o salazarismo. Nesse ano foi candidato à Associação Académica de Coimbra, numa lista apoiada pelo MUD.
Data de 1963 o seu primeiro EP, Fados de Coimbra. Acompanhado por António Portugal e Rui Pato, o álbum continha a interpretação de Trova do vento que passa, poema de Manuel Alegre, que se tornaria uma espécie de hino da resistência dos estudantes à ditatura. Em 1967 gravou o álbum Adriano Correia de Oliveira, que, entre outras canções, tinha Canção com lágrimas.
Em 1966 casa-se com Maria Matilde de Lemos de Figueiredo Leite, filha do médico António Manuel Vieira de Figueiredo Leite (Coimbra, Taveiro, 11 de outubro de 1917 - Coimbra, 22 de março de 2000) e de sua mulher Maria Margarida de Seixas Nogueira de Lemos (Salsete, São Tomé, 13 de junho de 1923 - ?), depois casada com Carlos Acosta. O casal, que mais tarde se separaria, veio a ter dois filhos: Isabel, nascida em 1967 e José Manuel, nascido em 1971. Chamado a cumprir o Serviço Militar, em 1967, ficaria apenas a uma disciplina de se formar em Direito.
Em 1970 troca Coimbra por Lisboa, exercendo funções no Gabinete de Imprensa da FIL - Feira Industrial de Lisboa, até 1974. Ainda em 1969 vê editado o álbum O Canto e as Armas, revelando, de novo, vários poemas de Manuel Alegre. Pela sua obra recebe, no mesmo ano, o Prémio Pozal Domingues.
Lança Cantaremos, em 1970, e Gente d' aqui e de agora, em 1971, este último com o primeiro arranjo, como maestro, de José Calvário, e composição de José Niza. Em 1973 lança Fados de Coimbra, em disco, e funda a Editora Edicta, com Carlos Vargas, para se tornar produtor na Orfeu, em 1974. Participa na fundação da Cooperativa Cantabril, logo após a Revolução dos Cravos e lança, em 1975, Que nunca mais, onde se inclui o tema Tejo que levas as águas. A revista inglesa Music Week elege-o Artista do Ano. Em 1980 lança o seu último álbum, Cantigas Portuguesas, ingressando no ano seguinte na Cooperativa Era Nova, em ruptura com a Cantabril.
Vítima de uma hemorragia esofágica, morreu na quinta da família, em Avintes, nos braços da sua mãe.
A 24 de setembro de 1983 foi feito Comendador da Ordem da Liberdade e a 24 de abril de 1994 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em ambos os casos a título póstumo.
   
Discografia
Álbuns
  • 1967 - Adriano Correia de Oliveira (LP, Orfeu, XYZ 104)
  • 1969 – O Canto e as Armas (LP, Orfeu, STAT 003)
  • 1970 – Cantaremos (LP, Orfeu, STAT 007)
  • 1971 – Gente de aqui e de agora - LP STAT 010)
  • 1975 – Que nunca mais (LP, Orfeu, STAT 033)
  • 1980 – Cantigas Portuguesas (LP, Orfeu, STAT 067)
Compilações
  • 1973 - Fados de Coimbra
  • 1982 - Memória de Adriano
  • 1994 - Fados e baladas de Coimbra
  • 1994 - Obra Completa
  • 2001 - Vinte Anos de Canções (1960-1980)
  • 2007 - Obra completa
Singles e EP
  • Noite de Coimbra (EP, Orfeu, 1960) [Fado da Mentira/Balada dos Sinos/Canta Coração/Chula] Atep 6025
  • Balada do Estudante (EP, 1961) [Fado da Promessa/Fado dos Olhos Claros/Contemplação/Balada do Estudante] Atep 6033
  • Fados de Coimbra (EP, 1961) [Canção dos Fornos/Balada da Esperança/Trova do Amor Lusíada/Fado do Fim do Ano] Atep 6035
  • Fados de Coimbra (EP, 1962) [Minha Mãe/Prece/Senhora, Partem Tão Tristes/Desengano] Atep 6077
  • Trova do vento que Passa (EP, 1963) [Trova do Vento que Passa/Pensamento/Capa Negra, Rosa Negra/Trova do Amor Lusíada] Atep 6097
  • Adriano Correia de Oliveira (EP, 1964) [Lira/Canção da Beira Baixa/Charama/Para que Quero Eu Olhos] Atep 6274
  • Menina dos Olhos Tristes (EP, 1964) [Menina dos Olhos Tristes/Erguem-se Muros/Canção com Lágrimas/Canção do Soldado] Atep 6275
  • Elegia (EP, 1967) [Elegia/Barcas Novas/Pátria/Pescador do Rio Triste] Atep 6175
  • Adriano Correia de Oliveira (EP, 1968) [Para que Quero Eu Olhos/Canção da Terceira/Sou Barco/Exílio] Atep 6197
  • Rosa de Sangue (EP, Orfeu, 1968) Atep 6237
  • Cantar de Emigração (EP, Orfeu, 1971) Atep 6400
  • Trova do Vento Que Passa nº2 (EP, Orfeu, 1971) Atep 6374
  • Lágrima de Preta (EP, Orfeu, 1972) Atep 6434
  • Batalha de Alcácer-Quibir (EP, Orfeu, 1972) Atep 6457
  • O Senhor Morgado (EP, Orfeu, 1973) Atep 6542
  • A Vila de Alvito (EP, Orfeu, 1974) Atep 6588
  • Para Rosalía (EP, Orfeu, 1976) Atep 6604
  • Notícias de Abril (Single, Orfeu, 1978) [Se Vossa Excelência.../Em Trás-os-Montes à Tarde] KSAT 633


NOTA: no dia 25 de Abril irei cantar, com o meu filho, integrado no Coro dos Picollini Filarmónicos, da SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), a emblemática música que antes colocámos neste post, num espetáculo intitulado Pais e Filhos cantam 25 de Abril. O programa das festas, que será às 17.00 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, com entrada gratuita e mais de 700 lugares disponíveis, com o seguinte Programa:

..1 - Grândola – Zeca Afonso
..2 - E depois do adeus – Paulo de Carvalho
..3 - Venham mais cinco – Zeca Afonso
..4 - Trova do vento que passa – Adriano Correia de Oliveira
..5 - O primeiro dia – Sérgio Godinho
..6 - Balada do Sino – Zeca Afonso
..7 - Menino do Bairro Negro – Zeca Afonso
..8 - Pedra Filosofal – Manuel Freire
..9 - Eu vim de longe – José Mário Branco
10 - Somos Livres (Uma Gaivota) – Ermelinda Duarte


PS - vem cantar connosco - e traz um amigo também...

terça-feira, abril 08, 2014

Porque hoje foi o Dia Internacional do Cigano...

(imagem daqui)
 
Desde 8 de abril de 1971 é comemorado o Dia Internacional do Cigano, data que assinala o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nos arredores de Londres. Foi feita uma celebração da cultura cigana com o objetivo de sensibilizar para as dificuldades e o estigma social enfrentados por esta comunidade. Quatro décadas depois, a comunidade cigana continua a ser um dos grupos minoritários mais excluídos e discriminados na Europa, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a bens e serviços básicos, como a educação, saúde, habitação e trabalho. Estas condições obrigaram a um grande isolamento e marginalização dos ciganos. Se por um lado, levou à sua própria exclusão da sociedade civil e, por outro, este isolamento ajudou a conservar e valorizar a sua cultura e identidade, nomeadamente na honra de valores como o culto da família, o respeito pelas pessoas mais velhas e a proteção das crianças.
Em Portugal, e como forma de representação da cultura cigana, tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos um trabalho orientado para a inclusão da comunidade cigana na sociedade civil portuguesa, a partir de uma intervenção articulada junto destas comunidades e de diferentes agências governamentais ou entidades privadas.
Em 2009, a propósito do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, a Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades e Família, da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura elaborou um relatório que revela situações de exclusão e pobreza que estas comunidades continuam a ser alvo. O relatório aponta ainda algumas recomendações para intervenção, nomeadamente ao nível da educação e da habitação. Este documento abre a porta para a introdução desta questão na agenda política nacional e a partir daqui muitas iniciativas têm vindo a ser tomadas no sentido da integração social dos ciganos, valorizando e respeitando a sua cultura e identidade próprias e procurando a sua integração e participação plenas enquanto cidadãos e cidadãs portugueses/as. Para a sistematização e priorização desta intervenção, foi criada uma Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

Retirado daqui

Música apropriada à data...


Fleetwood Mac - Gypsy


So I'm back...to the velvet underground
Back to the floor....that I love
To a room with some lace and paper flowers
Back to the gypsy...that I was...to the gypsy...that I was...

And so it all comes down to you
Well you know that it does, well....
Lightning strikes, maybe once, maybe twice
Oh...and it lights up the night
And you see your gypsy...
You see your gypsy...

To the gypsy...that remains....
Faces freedom...with a little fear...
I have no fear....I have only love
and if I was a child...and the child was enough...

Enough for me to love...
Enough to love...

She is dancing...away from you now
She was just a wish...she was just a wish
And her memory is all that is left for you now
You see your gypsy...
You see your gypsy...

Lightning strikes...maybe once...maybe twice
(And it all comes down to you...)
Well it all comes down to you
(Lightning strikes...maybe once...maybe twice)
Oh...
And I still see you bright eyes...I've always loved you...
And it all comes down to you

segunda-feira, abril 07, 2014

Hoje foi o Dia Nacional dos Moinhos...

O conceito é simples: Em cada ano, pretende-se colocar em funcionamento simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país por ocasião do dia 7 da abril, dia nacional dos moinhos.

Esta iniciativa, que se iniciou em 2007, é anual, nacional e mobilizadora, pretendendo-se com esta acção continuada, atingir um impacto dura-douro e reforçado a cada ano na salvaguarda dos moinhos portugueses.


Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses serve também para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas de desenvolvimento em torno deles.


Retirado daqui

Hoje é dia de recordar o génio da pintura El Greco

El entierro del Conde de Orgaz - 1587

Solilóquio de Greco no Enterro do Conde de Orgaz

Quatrocentos anos depois, importa-me
digam ser a minha
a arte do desmembramento e ascensão nucleares,
levítica, alienada? Ou alguém hesite
pelos séculos entre este finado e as Meninas
de Velázquez? Quantos apaixonei por mim
ao unir terra e céu na mesma fraternidade mal-afortunada,
ao tornar aderente a divindade
como fruto que conserva parte da sua flor
e espoliar-me do quinto sigilo,
dos mortos pela palavra de Deus e por seu testemunho.

Amigos, os sinais fúnebres, Jorge Manuel,
único filho, com insciência e garbo
de seus oito anos, e sobre o Anjo recolhendo a alma,
a Virgem, minha mulher, Jerónima,
entre Deus e todos os seus Santos.
Essa que pintei com pele de arminho
e cujo cálido rosto pervive com dureza de lioz,
igual quando a possuí e sempre
assumindo a feição de Mãe de Cristo:
fiel a ambas, fiel a nuvens, mãos aladas.
E olho, miraculado, os visitantes de Toledo,
turbas passam, tártaros indiferentes
nesta capela onde sou eu quem dá
a proporção cósmica da beleza.

A eles amo por seu bafo
poluente, mas vivo, e aos que me querem
na dúvida de crer ou na mortificação da Graça,
que foi minha. Como desejo ao Tejo
corra com o meu verde, mais exaltado,
e que as casas toledanas mantenham
a cor entre palha e barro, burel de apóstolos,
comunicada pelo restolho na planura.

A alma é sombra, um sonho.
Assim figurei vida e morte,
sem descaminho, sem o terrível cheiro de lobos,
ambas perdurando além de toda a mudança.

 

in O Lugar do Amor (1981) - António Osório