Sir Edward William Elgar, 1.º Baronete de Broadheath, (
Broadheath,
2 de junho de
1857 -
Broadheath,
23 de fevereiro de
1934) foi um compositor
inglês de
música clássica. Entre as suas composições mais conhecidas estão trabalhos orquestrais como
Enigma Variations, as
Pomp and Circumstance Marches, concertos para
violino e
violoncelo, e duas
sinfonias. Também compôs trabalhos corais, incluindo
The Dream of Gerontius,
música de câmara e canções. Foi nomeado
Master of the King's Musick em 1924.
Apesar de Elgar ser visto como um típico compositor inglês, a maioria das suas influências musicais tinham origem na
Europa continental. Ele sentia-se um forasteiro, não apenas numa perspectiva musical, mas socialmente. Nos círculos musicais dominados por académicos, ele era um compositor auto-didacta; num
Reino Unido protestante, o seu
catolicismo era visto com alguma desconfiança; e num período
vitoriano e
eduardiano em que a sociedade estava dividida por classes, Elgar tinha plena consciência sobre as suas origens humildes, mesmo depois de ser reconhecido. Ainda assim, casou com a filha de um oficial do exército britânico. Ela inspirou-o tanto ao nível musical como social, mas trabalhou para atingir o sucesso até aos seus quarenta anos quando, depois de uma série de trabalhos menos bem-sucedidos, o seu
Enigma Variations (1899) tornou-se muito popular, tanto na Grã-Bretanha, como além-mar. No seguimento deste trabalho, compôs um trabalho coral,
The Dream of Gerontius (1900), com base num texto católico que tinha causado algum desconforto no sistema
anglicano na Grã-Bretanha; no entanto, esta obra veio a tornar-se, e assim continua, parte do repertório coral deste país e não só. Os seus outros trabalhos corais religiosos também foram bem recebidos, mas sem o mesmo sucesso. A primeira das suas
Pomp and Circumstance Marches (1901) é bem conhecida no mundo de
língua inglesa.
Nos seus cinquenta anos de idade, Elgar compôs uma sinfonia e um concerto para violino que alcançaram um enorme êxito. A sua segunda sinfonia e concerto para violoncelo não obtiveram um êxito imediato junto do público, e demoraram alguns anos até serem incluídos, com regularidade, no repertório das orquestras britânicas. A música de Elgar, nos seus últimos anos de vida, foi tornando-se cada vez mais apelativa junto das audiências britânicas. Após a sua morte, e durante alguns anos, a sua música passou despercebida. Apenas da década de 1960, ajudada por novas gravações dos seus trabalhos, é que a sua música voltou a tocada com regularidade. Alguns dos seus trabalhos, em anos mais recentes, passaram a ser tocados a um nível internacional, mas a sua música continua a fazer mais parte do reportório britânico do que em outros países.
Elgar tem sido descrito como o primeiro compositor a levar a sério as gravações com um
gramofone em
disco de vinil. Entre 1914 e 1925, realizou uma série de
gravações acústicas dos seus trabalhos. A introdução do
microfone em 1925, tornou as gravações sonoras mais exactas, e Elgar fez novos registos da maioria dos seus principais trabalhos para orquestra e excertos de
The Dream of Gerontius.
Biografia
Filho de um afinador de pianos, e rodeado de música e instrumentos musicais na loja do pai em na Worcester High Street, o jovem Edward foi auto-didacta em música. No Verão levava nos seus passeios música para estudar, iniciando uma forte ligação entre música e natureza.
Deixando a escola aos 15 anos, começou por trabalhar com um
advogado local, mas, após um ano, enveredou por uma carreira musical, aprendendo piano e violino. Aos 22 anos tornou-se chefe de banda no Worcester and County Lunatic Asylum, perto de Worcerter. Foi primeiro
violino nos festivais de
Worcester e
Birmingham, e chegou a tocar a Sexta Sinfonia e o
Stabat Mater de
Antonin Dvorak, sob a direcção do próprio compositor. Agradou-lhe especialmente, e influenciou-o bastante o estilo de
orquestração de Dvorak.
Aos 29 anos, através da actividade de ensino, conheceu a sua futura mulher,
Caroline Alice Robers, poetisa e escritora. Casaram-se três anos depois, contra a vontade da família dela, e a prenda de Edward para Caroline foi a peça para violino e
piano,
Salut d'amour. Os Elgars passaram a residir em
Londres, centro da vida musical inglesa. Após algum tempo, constataram que não podiam subsistir apenas com o trabalho de compositor de Edward, pelo que ele retomou o ensino de música.
Durante a década de 1890,
século XIX, Elgar construiu uma sólida reputação como compositor, especialmente de obra vocal para os festivais musicais das
Midlands.
The Black Knight,
King Olaf (
1896),
The Light of Life e
Caractacus tiveram algum sucesso, o que lhe permitiu obter um lugar de
editor musical.
Em
1899, aos 42 anos de idade, compôs o seu primeiro grande trabalho orquestral, as
Variações Enigma, estreadas em Londres dirigidas por
Hans Richter. Recebendo o aplauso geral, Elgar tornou-se o compositor britânico mais conhecido da época. Este trabalho intitula-se
Variations on an Original Theme (Enigma). O enigma é que, embora haja treze variações do tema original ('enigma'), este nunca é ouvido. Em
1900 estreou em
Birmingham a versão coral do poema do
Cardeal Newman The Dream of Gerontius. Apesar da desastrosa estreia, a obra foi posteriormente reconhecida como uma das maiores de Elgar.
Entre
1902 e
1914 Elgar teve um sucesso estrondoso, visitou quatro vezes os Estados Unidos, e ganhou bastante dinheiro com os direitos da sua obra. Entre
1905 e
1908 foi Professor de Música na Universidade de
Birmingham.
A sua
Sinfonia No. 1 (
1908) foi cem vezes tocada no primeiro ano. Com a chegada da
I Guerra Mundial, a música de Elgar ficou um pouco fora de moda, e, depois de ficar viúvo, em
1920, pouco mais compôs. Pouco antes de falecer compôs o magnífico e elegíaco
Concerto para Violoncelo, o que talvez sugira que Alice Elgar era a sua principal influência e impulsionadora do seu êxito.
Armado cavaleiro em
1904 e tornado
baronete em
1931. Em
1932, trabalhou como o jovem e talentoso violinista
Yehudi Menuhin, que na altura tinha apenas 16 anos de idade, na gravação do seu
Concerto para violino.
No fim da vida iniciou uma
ópera e aceitou a proposta da
BBC para compor uma Terceira Sinfonia. Esta encomenda foi proposta pelo seu amigo
George Bernard Shaw, a quem Elgar tinha dedicado a obra
Severn Suite. A sua doença terminal impediu-o de a completar mas os esboços que deixou permitiram a
Anthony Payne completá-la, ao estilo do compositor. Morreu no dia 23 de fevereiro de
1934 e foi enterrado na
Abadia de Westminster. No espaço de apenas dois meses morreram outros dois importantes compositores ingleses –
Gustav Holst e
Frederick Delius.