"Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança"
Presidente JFK, 25 de maio de 61
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
"Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança"
Presidente JFK, 25 de maio de 61
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(imagem daqui)
Adolfo Victor Casais Monteiro (Porto, Massarelos, 4 de julho de 1908 – São Paulo, Perdizes, 24 de julho de 1972) foi um poeta, tradutor, crítico e novelista português.
Nasceu no Porto, a 4 de julho de 1908, tendo sido batizado na igreja de Massarelos. Era filho de Adolfo de Paiva Monteiro, solicitador, e de D. Victória de Sousa Casais Monteiro, doméstica, ambos naturais do Porto.
Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi colega de Agostinho da Silva e Delfim Santos, tendo-se formado em 1933. Foi também nessa cidade que iniciou como professor no Liceu Rodrigues de Freitas, até ao momento em que foi afastado da carreira docente, por motivos políticos, em 1937. Viria a exilar-se no Brasil em 1954, pelas mesmas razões.
Após o afastamento de Miguel Torga, Branquinho da Fonseca e Edmundo de Bettencourt, em 1930, Adolfo Casais Monteiro foi diretor da revista literária coimbrã Presença, juntamente com José Régio e João Gaspar Simões. A revista viria a extinguir-se em 1940, tendo provavelmente contribuído para o seu encerramento as opções políticas de Casais Monteiro. Foi preso diversas vezes, devido às suas opiniões políticas, adversas ao Estado Novo e dirigiu, sob anonimato, o semanário Mundo Literário em 1936 e 1937. Expulso do ensino, Casais Monteiro fixa-se em Lisboa, vivendo da literatura como autor, tradutor e editor. Tal como Agostinho da Silva ou Jorge de Sena, acabaria por partir para o Brasil, dado o seu estatuto de opositor ao Estado Novo, o qual não se adequavam à sua maneira de ser. Também dirigiu a revista Princípio (1930) e colaborou na revista de cinema Movimento (1933-1934) e nas revistas Sudoeste (1935), Prisma (1936-1941), Variante (1942-43) e Litoral (1944-1945).
Tendo participado nas comemorações do 4.º Centenário de Cidade de São Paulo, em 1954, Adolfo Casais Monteiro fixou-se no Brasil, lecionando desde então Literatura Portuguesa em diversas universidades brasileiras, designadamente na Universidade da Bahia (Salvador), até se fixar em 1962 na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara-SP. Escreveu por essa altura vários ensaios, ao mesmo tempo que escrevia, como crítico, para vários jornais brasileiros, tendo deixado contributos para o estudo de Fernando Pessoa e do grupo da "Presença".
Entre os seus trabalhos de tradução conta-se A Germânia, de Tácito, publicado em 1941. O seu único romance, Adolescentes, foi publicado em 1945.
A sua obra poética, iniciada em 1929 com "Confusão", foi influenciada pelo primeiro modernismo português, aproximando-se estilisticamente do esteticismo de André Gide. As suas críticas ao concretismo baseavam-se na ideia de que esta corrente estética promovia a impessoalidade, partindo da "mais pura das abstrações" na construção de uma "uma linguagem nova ao serviço de nada, uma pura linguagem, uma invenção de objetos - em resumo: um lindo brinquedo". Enquanto alguns autores o descrevem como independente do Surrealismo outros acentuam a influência que esta corrente estética teve no autor, como se pode verificar nos seus ensaios sobre autores como Jules Supervielle, Henri Michaux e Antonin Artaud (designando o último como "presença insustentável). Muita da sua obra poética dedica-se ao período histórico específico por ele vivido, como acontece no poema "Europa", de 1945, que foi lido pelo seu amigo e companheiro no Mundo Literário António Pedro aos microfones da BBC de Londres.
Casou no Porto, na 3.ª Conservatória do Registo Civil, a 8 de setembro de 1934, com Alice Pereira Gomes, também escritora, e irmã de Soeiro Pereira Gomes, da qual teve um filho, João Paulo Pereira Gomes Casais Monteiro.
Morreu a 24 de julho de 1972, na sua residência, no distrito de Perdizes, município de São Paulo, Brasil, vítima de problemas cardíacos.
A 10 de junho de 1992 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, a título póstumo.
in Wikipédia
Ato de Contrição
Pelo que não fiz, perdão!
Pelo tempo que vi, parado,
correr chamando por mim,
pelos enganos que talvez
poupando me empobreceram,
pelas esperanças que não tive
e os sonhos que somente
sonhando julguei viver,
pelos olhares amortalhados
na cinza de sóis que apaguei
com riscos de quem já sabe,
por todos os desvarios
que nem cheguei a conceber,
pelos risos, pelas lágrimas,
pelos beijos e mais coisas,
que sem dó de mim malogrei
— por tudo, vida, perdão!
Adolfo Casais Monteiro
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Em 1964, aos 38 anos, quando filmava a comédia de Billy Wilder Kiss Me, Stupid, Sellers sofreu uma série de ataques cardíacos (13 em alguns dias), que danificaram permanentemente o seu coração. A condição de Sellers deteriorou-se quando adiou tratamento médico adequado e optou por "curandeiros psíquicos". Ele também teve um pacemaker implantado no final de 1970, o que lhe trouxe problemas consideráveis.
Um jantar-reunião foi agendado em Londres, com os seus parceiros do The Goon Show, Spike Milligan e Harry Secombe, para finais de julho de 1980. Mas, em 22 de Julho, Sellers entrou em colapso a partir de um ataque cardíaco no seu quarto do hotel Dorchester e entrou em coma. Morreu num hospital de Londres, pouco depois da meia-noite, a 24 de julho de 1980, aos 54 anos. Foi socorrido pela sua quarta esposa, Lynne Frederick, e três filhos: Michael, Sarah e Vitória. No momento da sua morte, havia-lhe sido programada, naquele mês, uma cirurgia cardíaca em Los Angeles.
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A NASA quer enviar um enxame de abelhas robô para Marte
O projeto Marsbee inspira-se nas características de voo das borboletas e pretende criar um enxame de abelhas robô preparadas para explorar o planeta vermelho.
O Instituto de Conceitos Avançados da NASA (NIAC) é pioneiro numa nova abordagem à exploração de Marte: um enxame de abelhas-robô. Estes minúsculos exploradores robóticos, inspirados na natureza, poderão ultrapassar os desafios únicos de voar no Planeta Vermelho.
A NASA já teve sucesso com robots aéreos em Marte. O helicóptero Ingenuity, por exemplo, excedeu largamente as expetativas, completando 72 voos ao longo de mais de 1000 dias marcianos, apesar de ter sido concebido para apenas cinco voos. Este sucesso, no entanto, realçou as dificuldades de voo em Marte, onde a gravidade é apenas um terço da da Terra e a atmosfera é incrivelmente fina, com apenas 1% da pressão à superfície da Terra.
Neste ambiente desafiante, um enxame de robôs modelados a partir de animais voadores pode prosperar. A ideia inspira-se em criaturas como a borboleta monarca e o albatroz errante, conhecidos pelos seus voos de longo alcance, apesar do seu tamanho. Estas proezas devem-se, em parte, ao facto de as suas asas serem leves e flexíveis, o que contribui para um voo eficiente em termos energéticos e para a adaptação a atmosferas instáveis, escreve o IFLScience.
O projeto Marsbee pretende reproduzir estas eficiências naturais. As abelhas de Marte, mais ou menos do tamanho de abelhas mas com asas semelhantes às das cigarras, seriam equipadas com sensores e dispositivos de comunicação.
Recolheriam dados e transmiti-los-iam a um rover que lhes serviria de base. Concebidos para serem eficientes em termos energéticos, espera-se que estes robôs consigam uma duração de voo de cerca de 16 minutos.
Os resultados preliminares indicam que um robô do tamanho de um abelhão com asas de cigarra pode gerar uma elevação suficiente na fina atmosfera de Marte. A utilização de estruturas de asas compatíveis e de mecanismos inovadores de recolha de energia reduz significativamente a potência necessária para o voo. Esta conceção não só garante um voo eficiente, como também torna as Marsbees leves e robustas.
A leveza das Marsbees oferece vantagens significativas para as missões espaciais. O seu tamanho reduzido permite uma maior flexibilidade nas configurações de carga útil para as naves espaciais interplanetárias. Além disso, uma abordagem de enxame assegura que, se um robô falhar, os outros podem continuar a missão, aumentando a robustez geral do sistema.
in ZAP
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Missão da China vai ao Espaço para desviar um asteroide próximo da Terra
A China está a tentar entrar no negócio da defesa planetária. Segundo um documento da CNSA, a Administração Espacial Nacional da China, em 2030 o país planeia realizar uma missão de teste para desviar um pequeno asteroide da sua rota atual.
Se é para haver uma corrida espacial, o objetivo de desenvolver uma forma de proteger a Terra de asteroides desordeiros é um dos mais benignos.
Assumindo, claro, que ninguém tem a ideia de usar esse tipo de tecnologia para desviar os asteroides para a Terra - algo que, salienta o New Atlas, entra no território dos vilões dos filmes de James Bond.
A Terra é atingida por objetos do espaço até 50 vezes por dia. Não que isso importe muito, porque a maior parte deles são do tamanho de grãos de areia.
No entanto, em raras ocasiões, objetos muito maiores atingem-nos e, em ocasiões extremamente raras, estes objetos são suficientemente grandes para causar eventos catastróficos como a extinção dos dinossauros - os chamados Extinction Level Events.
Mesmo um asteroide de tamanho médio pode causar danos tremendos. Nem sequer precisa de atingir o solo.
Em 2013, um meteoro explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, com a força de uma bomba nuclear de 500 quilotoneladas, partindo janelas e danificando edifícios no solo. Em 1908, um asteroide explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, com uma força de até 50 megatoneladas.
Em ambos os casos (e noutros), a humanidade teve muita, muita sorte. Mas a sorte não é a melhor base para planear o futuro, pelo que, atualmente, existe um grande interesse em encontrar formas de identificar, traçar e desviar asteroides potencialmente perigosos antes de se tornarem uma ameaça ativa.
Num artigo recentemente publicado no Journal of Deep Space Exploration, a CNSA descreve uma missão planeada para demonstrar a capacidade da China para desviar um asteroide da sua rota.
O alvo é um asteroide próximo da Terra com cerca de 30 m de diâmetro, denominado 2015 XF261, que passou a menos de 50 milhões de km de nós a 9 de junho de 2024.
O objetivo da missão, que ainda não tem nome, não é apenas desviar o asteroide, mas também determinar a forma, tamanho, composição e estrutura do asteroide alvo, utilizando detetores espectrais e laser 3D, câmaras a cores de campo médio, radares de deteção e analisadores de partículas de poeira.
Estas observações terão lugar durante três a seis meses depois de a nave espacial entrar em órbita à volta do asteroide em 2030.
Depois de concluída a observação, será disparado um projétil cinético contra o asteroide e a nave espacial permanecerá na estação durante seis a 12 meses para medir os efeitos do impacto. Isto inclui a avaliação das alterações na órbita do asteroide, o estudo da cratera de impacto e a análise dos materiais ejetados.
A ideia de ir ao espaço desviar a rota de um asteroide que ameaça destruir a Terra está até agora no campo da ficção científica, e foi retratada em filmes como “Armageddon“, com Bruce Willis, e “Deep Impact“, com Morgan Freeman e Robert Duvall. A China vai dar um passo para a tornar realidade.
in ZAP
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Discurso de Haile Selassie
Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não
for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto
não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de
qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa for mais importante
que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por
igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os
sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral
internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida,
mas nunca alcançada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e
ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em
Angola, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos,
enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses
desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e
boa-vontade, enquanto todos os africanos não se levantarem e falarem
como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como são no Céu,
até esse dia, o continente africano não conhecerá a Paz.
Nós, africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal.
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Marcadores: Philipp Otto Runge, pintura, romantismo
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Postado por Pedro Luna às 02:00 0 bocas
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