quarta-feira, maio 16, 2012

Robert Fripp nasceu há 66 anos

Robert Fripp (16 de maio de 1946) é um guitarrista inglês de rock progressivo, famoso por suas técnicas inovadoras no seu instrumento, como o uso de um aparelho denominado Frippertronic que dá a guitarra a capacidade de gerar sons de sintetizadores. É o líder da banda King Crimson. Trabalhou com músicos como Brian Eno, Andy Summers, Peter Gabriel, David Bowie e David Sylvian. Foi considerado o 62º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Fripp começou a tocar guitarra (acústica) aos 11 anos, com uma Manguin Frere, passando para uma elétrica aaos 14 anos, com uma Hofner President. Ele teve aulas de teoria musical com uma professora de piano, o que lhe deu bases para um ano depois ter aulas com Don Strike, um bom guitarrista do estilo dos anos 30.
Em nenhum momento Robert se prendeu a algum estilo musical e nunca cultivou ídolos, chegando à dizer que Jimi Hendrix nunca foi um guitarrista; foi apenas um músico que tinha algo a dizer e conseguiu, chegando a duvidar se o mesmo se interessava tanto pelo instrumento de trabalho. Outro alvo do guitarrista inglês foi Eric Clapton, que classificou de um guitarrista meramente banal, que lançou algo interessante e se perdeu com o tempo (declarações à revista Guitar Player de 1974, que foram resposta a rumores destes dois terem sido as suas grandes influências). Robert desenvolveu um estilo único sem se prender ao mainstream, o que lhe gerou alguma antipatia com parte do público, apesar de gozar de extrema reputação no meio especializado.

O trabalho musical de Fripp como profissional começou em 1967, com uma banda formada com Peter Giles e Michael Giles. Sem sucesso, eles formaram, com Greg Lake, Peter Sinfeld e Ian McDonald, os King Crimson, lançando, em 1969, o álbum In the Court of the Crimson King, com moderado sucesso, apesar da inovação que o álbum trazia para o rock da época, lançando depois a banda o disco In the Wake of Poseidon. Já sem Ian Mcdonald, que havia deixado a banda após o primeiro disco, os King Crimson partiriam para uma imensa troca de integrantes, permanecendo Robert Fripp como o único remanescente entre todas as formações, apesar do mesmo não se considerar o líder da banda.
Além do King Crimson, Fripp trabalhou com diversos artistas durante vários anos, podendo-se citar Brian Eno,Peter Gabriel,David Bowie,David Sylvian,Andy Summers,Blondie,Talking Heads e G3.



Peter Gabriel and Robert Fripp - Here comes the flood

When the night shows
the signals grow on radios
All the strange things
they come and go, as early warnings
Stranded starfish have no place to hide
still waiting for the swollen Easter tide
There's no point in direction
we cannot even choose a side.

I took the old track
the hollow shoulder, across the waters
On the tall cliffs
they were getting older, sons and daughters
The jaded underworld was riding high
Waves of steel hurled metal at the sky
and as the nails sunk in the cloud,
the rain was warm and soaked the crowd.

Lord, here comes the flood
We'll say goodbye to flesh and blood
If again the seas are silent
in any still alive
It'll be those who gave their island to survive
Drink up, dreamers, you're running dry.

When the flood calls
You have no home, you have no walls
In the thunder crash
You're a thousand minds, within a flash
Don't be afraid to cry at what you see
The actors gone, there's only you and me
And if we break before the dawn,
they'll use up what we used to be.

Lord, here comes the flood
We'll say goodbye to flesh and blood
If again the seas are silent
in any still alive
It'll be those who gave their island to survive
Drink up, dreamers, you're running dry.



King Crimson - I Talk to the Wind


Said the straight man to the late man  
"Where have you been?" 
I've been here and I've been there 
And I've been in between
 
I talk to the wind  

My words are all carried away  
I talk to the wind  
The wind does not hear, the wind cannot hear
 
I'm on the outside looking inside  

What do I see  
Much confusion, disillusion  
All around me
 
I talk to the wind  

My words are all carried away  
I talk to the wind  
The wind does not hear, the wind cannot hear
 
You don't possess me don't impress me  

Just upset my mind 
 Can't instruct me or conduct me  
Just use up my time
  
I talk to the wind  

My words are all carried away 
I talk to the wind  
The wind does not hear, the wind cannot hear
 
I talk to the wind 

My words are all carried away  
I talk to the wind  
The wind does not hear, the wind cannot hear
 
Said the straight man to the late man  

"Where have you been?" 
I've been here and I've been there  
And I've been in between

Jim Henson, o pai dos Marretas, morreu há 22 anos

James Maury "Jim" Henson (Greenville, Mississippi, 24 de setembro de 1936Nova Iorque, 16 de maio de 1990) foi o criador e manipulador dos bonecos Muppets.
Jim começou sua carreira de manipulador de bonecos quando lançou, com sua futura noiva-colaboradora Jane Nebel Henson, o programa infanto-juvenil apresentado por bonecos chamado Sam e Seus Amigos, no qual apareceu pela 1ª vez o mais famoso dos personagens de Jim Henson, O sapo Kermit, nomeado no Brasil como Caco, o Sapo e em Portugal como Cocas, o sapo. Além de Kermit, também tinha o Sam, Harry, Yorick etc. O programa foi produzido pela WRC-TV NBC 4, onde permaneceu no ar até 1961.
Depois do sucesso de Sam e Seus Amigos, Jim Henson criou sua própria empresa de criação de bonecos, chamada Muppets, Inc., depois chamada de Henson Associates, Inc.; Jim Henson Productions; e atualmente The Jim Henson Company. Os personagens Muppets participaram de alguns programas de auditório americanos famosos, entre eles, o Jimmy Dean Show (a 1ª aparição do cachorro Rowlf) e o Ed Sullivan Show, sendo lançado nos EUA, inclusive, um DVD com 20 das 25 aparições dos Muppets neste último.
Em 1968, a Sesame Workshop (atualmente conhecida como Sesame Workshop) de Joan Ganz Gooney, em parceria com a Muppets, Inc., criou e produziu um programa infanto-juvenil educativo chamado Sesame Street que fez tanto sucesso que passou a ser adaptado em outros países, inclusive o Brasil (co-produzido pela TV Cultura e pela TV Globo de 1973 a 1977, com nova versão produzida pela TV Cultura a partir de 2007) e o México (produzido pela Televisa de 1973 até hoje). O protagonista é Muppet de corpo inteiro chamado Big Bird (Garibaldo no Brasil e Poupas em Portugal).
Em 1976, a Muppets, Inc., agora com o nome de Henson Associates, Inc. formou parceria com a ATV/ITC Entertainment de Lord Lew Grade, para produzir o show de maior sucesso dos Muppets: The Muppet Show, no qual, os personagens Caco, Fozzie, Gonzo, Rizzo, Senhorita Piggy etc. recebiam convidados especiais, tais como Elton John, George Burns, e Madeline Kahn.
Em 1979, foi lançado o 1º longa-metragem dos Muppets, Muppets, o Filme, seguido por A Grande Farra dos Muppets (1981) e Os Muppets Conquistam Nova Iorque (1983).
No mesmo ano, foi construída sua empresa de criação e confecção de bonecos animatrônicos e cenários, e animação de personagens computadorizados ou de massinha de modelar, chamada de Jim Henson's Creature Shop (inicialmente The Muppet Creature Shop), situada em Londres, com filiais em Nova Iorque, Los Angeles e Sydney.
Henson concluiu seu primeiro longa-metragem com criaturas animatrônicas: O Cristal Encantado.
Em 1983, Jim Henson iniciou uma nova série Fraggle Rock, a Rocha Encantada, cuja exibição durou de 1983 a 1987 e ocorreu em vídeo no Brasil. (Foi lançado em DVD pela HIT Entertainment mas não foi confirmada nenhuma data de lançamento deste DVD no Brasil)
Em 1986, juntamente com Lucasfilm, Ltd. (a mesma de Star Wars), Henson lançou Labirinto, a Magia do Tempo.
Em 1990 a Disney se juntou a Henson pela 1a vez, com sua série Família Dinossauros. Também foi lançada uma atração nos parques Disney: Muppet-Vision 3-D/4-D.
Ainda em 1990 (precisamente 16 de maio de 1990), Jim Henson faleceu, vítima de uma pneumonia[1] . Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas pelo seu rancho em Santa Fe, no estado americano de Novo México[2].
No dia 23 de Setembro de 2011 foi homenageado pelo Google com um doodle em que apareciam alguns dos personagens da Vila Sésamo formando a palavra "Google".

Há 46 anos foram publicados dois dos mais importantes

Blonde on Blonde é o sétimo álbum de estúdio do cantor Bob Dylan, lançado a 16 de maio de 1966.
É primeiro álbum duplo da história do rock (apesar de claramente poder ter sido feito em um) marca uma era em que Dylan, apesar de desinteressado pelo álbum, consegue fortificar seu estilo de letras surreais e um blues com uma levada mais forte. O álbum foi gravado em Nashville, EUA.
Blonde on Blonde foi classificado em nº 9 pela revista Rolling Stone na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos.


Pet Sounds é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys, lançado 16 de maio de 1966 pela Capitol Records.
Considerado um dos discos mais influentes da música pop, classificado como número # 1 em várias listas de maiores álbuns de todos os tempos em revistas especializadas como a New Musical Express, The Times e revista Mojo. Em 2003, foi classificado # 2 na lista 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.
Pet Sounds foi criado vários meses após Brian Wilson ter parado de excursionar com a banda a fim de concentrar sua atenção nas composições e gravações. Nesse trabalho, ele teceu camadas elaboradas de harmonias vocais, juntamente com efeitos de som e instrumentos não-convencionais, como sinos de bicicleta, órgãos, cravos, flautas, teremim, e apitos para cães, junto com instrumentos mais usuais como teclados e guitarras. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Um dos primeiros álbum do art rock, ou seja, rock em forma de arte no sentido adjetivo da palavra. Os principais alicerces para este álbum são encontrados nos álbuns anteriores de 1965, The Beach Boys Today! e Summer Days (and Summer Nights!).


terça-feira, maio 15, 2012

Crise sísmca em S. Miguel...?

Aqui ficam os dois comunicados do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) e um mapa com os epicentros dos últimos dois sismos sentidos em S. Miguel, Açores:

Ponta Delgada
Sismo sentido na ilha de S. Miguel com intensidade máxima V

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informa que no dia 13 de maio foi registado um evento às 22.39 (hora local, UTC), com epicentro a 9 km a NNW de Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) no concelho da Ribeira Grande e III/IV no concelho de Lagoa.

Ribeira Quente
Sismo sentido na ilha de S. Miguel com intensidade máxima II

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informa que no dia 14 de maio foi registado um evento às 13.09 (hora local, UTC), com epicentro a 1 km a WNW de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeira Quente, concelho da Povoação.


in CVARG

Notícia sobre âmbar, polinização e fósseis

Animais preservados em âmbar
Descobertos os insectos polinizadores mais antigos

Grãos de pólen agarrados aos pêlos de insectos

Seis insectos preservados em dois pedaços de âmbar, encontrados no Norte de Espanha, contêm grãos de pólen nos pêlos. Os insectos - seis fêmeas - têm entre 110 e 105 milhões de anos e pertencem ao Cretácico, o último período em que existiriam dinossauros. Representam os mais antigos polinizadores conhecidos, revela um artigo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

O âmbar (resina fóssil) foi encontrado num depósito em Álava, uma província do País Basco, que já revelou várias espécies de plantas e insectos extintos. Estas fêmeas fazem parte da ordem de insectos Thysanoptera, conhecidos em Portugal pelo nome comum de trips. É um grupo de pequenos insectos com dois milímetros e que se alimentam de pólen e outros tecidos de plantas. Hoje, este grupo poliniza várias espécies de plantas. Mas nunca se tinham obtido provas de insectos polinizadores, desta ou de outra ordem, tão antigos.

“Mais interessante do que a espécie é o que [estes insectos] levavam às costas, porque mostra pela primeira vez a existência de polinização”, explica Enrique Peñalver ao jornal espanhol El Mundo, um dos autores do artigo, que pertence ao Instituto Geológico e Mineiro de Espanha.

Estas seis fêmeas encontradas no âmbar têm pêlos que são semelhantes aos das abelhas de mel. As estruturas têm anéis que servem para agarrar os grãos de pólen. A investigação concluiu ainda que estes grãos pertenciam à Gingko, uma árvore sem flores, tão antiga que é considerada um fóssil vivo.

A Gingko tem os sexos separados, ou seja, há árvores que são machos e produzem o pólen, enquanto outras são fêmeas e têm óvulos numas estruturas chamadas cones. Os investigadores acreditam que estes insectos alimentavam com pólen as suas larvas, que estariam em colónias junto aos óvulos. Ao mesmo tempo que davam a refeição às larvas, as Gingkos seriam polinizadas.

Música adequada à data

Como hoje é o dia em que o Duque de Bragança faz anos, uma música para o homenagear, de um convicto monárquico. Só para recordar, esta música, do grupo Green Windows (José Cid, Maria Armanda, Vítor Mamede, Rita Ribeiro, António Moniz Pereira e Mike Sergeant) classificou-se em 2º lugar no Festival RTP  da Canção de 1974.


No dia em que o Rei fez anos - Green Windows
Letra e música: José Cid

Vieram tribos ciganas
saltimbancos sem eira nem beira
evitaram a estrada real
e passaram de noite a fronteira
e veio a gente da gleba
mais a gente que vivia do mar
para enfeitar a cidade
e abrir-lhe as portas de par em par


No dia em que o Rei fez anos
houve arraial e foguetes no ar
o vinho correu à farta
e a fanfarra não parou de tocar
e o povo saiu à rua
com a alegria que costumava ter
cantando se o Rei faz anos
que venha à praça, para nos conhecer


Mas nesse reino distante
quem tinha um olho era rei
lá vai rei morto rei posto
levado em ombros p'la grei
e a festa continuou
já que ninguém tinha nada a perder
só ficou um trovador
p'ra contar o que acabava de ver


No dia em que o Rei fez anos
houve arraial e foguetes no ar
o vinho correu à farta
e a fanfarra não parou de tocar
e o povo saiu à rua
com a alegria que costumava ter
cantando se o Rei faz anos
que venha à praça, para nos conhecer


No dia em que o Rei fez anos
houve arraial e foguetes no ar
o vinho correu à farta
e a fanfarra não parou de tocar
e o povo saiu à rua
com a alegria que costumava ter
cantando se o Rei faz anos
que venha à praça, para nos conhecer

O General sem Medo nasceu há 106 anos

Humberto da Silva Delgado (Torres Novas, Brogueira, 15 de Maio de 1906 - Villanueva del Fresno, 13 de Fevereiro de 1965) foi um militar português da Força Aérea que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube da ditadura salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime ditatorial vigente, Américo Tomás.

Monteverdi nasceu (provavelmente) há 445 anos


Claudio Giovanni Antonio Monteverdi (Cremona, batizado em 15 de maio de 1567 - Veneza, 29 de novembro de 1643) foi um compositor, maestro, cantor e gambista italiano.
Desenvolveu sua carreira trabalhando como músico da corte do duque Vincenzo I Gonzaga em Mântua, e depois assumindo a direção musical da Basílica de São Marcos em Veneza, destacando-se como compositor de madrigais e óperas. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifónica do Renascimento para um estilo mais livre, dramático e dissonante, baseado na monodia e nas convenções do baixo contínuo e da harmonia vertical, que se tornaram as características centrais da música dos períodos seguintes, o Maneirismo e o Barroco.
Monteverdi é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, um dos grandes operistas de todos os tempos e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente. Não inventou nada novo, mas sua elevada estatura musical deriva de ter empregado recursos existentes com uma força e eficiência sem paralelos em sua geração, e integrado diferentes práticas e estilos em uma obra pessoal rica, variada e muito expressiva, que continua a ter um apelo direto para o mundo contemporâneo ainda que ele não seja exatamente um compositor popular nos dias de hoje.


segunda-feira, maio 14, 2012

Sismo sentido em S. Miguel - Açores

Recebido via e-mail do Instituto de Meteorologia (IM):


O Instituto de Meteorologia informa que no dia 13.05.2012 pelas 22.39 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Norte-Nordeste da Ribeirinha (S. Miguel). 

De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada. 

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. 

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

David Byrne - 60 anos!

David Byrne (14 de maio de 1952, Dumbarton, Escócia, Reino Unido) é um músico, compositor e produtor musical, é mais famoso por ter fundado a banda Talking Heads, em 1974, um dos grupos precursores do new wave e worldbeat. Já foi premiados com diversos Grammys. Pelo seu trabalho como compositor de bandas sonoras, já recebeu o Óscar e o Golden Globe. Como membro do Talking Heads, Byrne foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.

David veio para os EUA com seus pais quando tinha sete anos. Tem uma irmã mais nova chama Celia. Em 1986 na produção de seu filme "True Stories" conheceu a designer Adelle Lutz com quem se casou em julho 1987, o casal tem uma única filha chamada Malu Valentine, nascida em 1990. David Byrne e Adelle Lutz se divorciaram em 2004.

Além do trabalho com o Talking Heads, em 1981, Byrne produziu com Brian Eno um álbum experimental de art rock chamado My Life in the Bush of Ghosts. Também compôs bandas sonoras para artistas como Twyla Tharp e Robert Wilson, nomes da dança e do teatro respectivamente, além da banda sonora do filme O Último Imperador (de 1987, realizado por Bernardo Bertolucci) pelo qual ganhou um Óscar e um Golden Globe de melhor banda sonora. Também dirigiu o filme True Stories (de 1986) e produziu diversos álbuns de música caribenha e brasileira (incluindo o trabalho com Tom Zé e Margareth Menezes), nomeadamente o álbum Rei Momo (de 1989) e um vídeo documentário sobre o candomblé chamado The House of Life (também de 1989).
David Byrne também é fotógrafo e escritor, seu último livro publicado no Brasil é o "Diários de Bicicleta" (Bicycle Diaries), pelo Selo Amarilys da Editora Manole.
Desde 2007, participa do projeto Brighton Port Authority (ou The BPA), com um grupo formado por diversos músicos britânicos encabeçado por Norman Cook, mais conhecido como Fatboy Slim, com quem em 2010, Byrne lançou o álbum Here Lies Love, co-produzido por Cook.
Em 2010, participou da banda sonora do filme Wall Street - O dinheiro nunca dorme (título original:Wall Street - Money Never Sleeps).


Edward Jenner aplicou uma vacina pela primeira vez há 216 anos

Edward Jenner (Berkeley, 17 de maio de 1749 - Berkeley, 26 de janeiro de 1823) foi um naturalista e médico britânico que exercia medicina em Berkeley, Gloucestershire, conhecido pela invenção da vacina da varíola - a primeira imunização deste tipo na história do ocidente. Afirma-se que os chineses tenham desenvolvido uma técnica de imunização anteriormente a Jenner. Eles trituravam as cascas das feridas produzidas pela varíola, onde o vírus estava presente, porém morto, e sopravam o pó através de um cano de bambu nas narinas das crianças. O sistema imunológico delas produzia uma reação contra o vírus morto e, quando expostas ao vírus vivo, o organismo já sabia como reagir, livrando os pequenos da doença.


Noting the common observation that milkmaids were generally immune to smallpox, Jenner postulated that the pus in the blisters that milkmaids received from cowpox (a disease similar to smallpox, but much less virulent) protected them from smallpox. He may already have heard of Benjamin Jesty's success.
On 14 May 1796, Jenner tested his hypothesis by inoculating James Phipps, a boy eight years old (the son of Jenner's gardener), with pus scraped from the cowpox blisters on the hands of Sarah Nelmes, a milkmaid who had caught cowpox from a cow called Blossom, whose hide now hangs on the wall of the St George's medical school library (now in Tooting). Phipps was the 17th case described in Jenner's first paper on vaccination.
Jenner inoculated Phipps in both arms that day, subsequently producing in Phipps a fever and some uneasiness but no full-blown infection. Later, he injected Phipps with variolous material, the routine method of immunization at that time. No disease followed. The boy was later challenged with variolous material and again showed no sign of infection.


A Cortida de Ferro (ou muralha de aço...) do Pacto de Varsóvia foi formada há 57 anos

O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polónia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscovo, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.
O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
Os países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia eram alguns nos quais foram instituídos governos socialistas pela URSS, após a Segunda Guerra Mundial. União Soviética, Alemanha de Leste, Bulgária, Hungria, Polónia, Checoslováquia, Roménia e Albânia foram os países membros, sendo que a estrutura militar seguia as diretrizes soviéticas. A Jugoslávia, por oposição do Marechal Tito, recusou-se a ingressar no bloco.
Porém, as principais ações do Pacto foram dentro dos países-membros para a repressão de revoltas internas. Em 1956, tropas reprimiram manifestações populares na Hungria e Polónia, e em 1968, na Checoslováquia, na chamada Primavera de Praga.
As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS levaram a extinção do Pacto em 31 de março de 1991. O fim do Pacto de Varsóvia representou, também, o fim da Guerra Fria.
Seis anos depois, a OTAN convida a República Checa, Hungria e Polónia a ingressarem na organização, demonstrando uma nova configuração das forças militares na Europa pós-Guerra Fria.

A primeira estação espacial norte-americana foi lançada há 39 anos

Diagrama da estação espacial Skylab

Skylab é o nome da estação espacial norte-americana que foi lançada ao espaço em 14 de maio de 1973, a uma altitude de 435 km, e reentrou na atmosfera, destruindo-se prematuramente, em 1979. O nome também designa a missão Skylab I, que colocou a estação em órbita, e as três missões tripuladas, Skylab II, III e IV que foram lançadas para trabalhar na estação espacial e usavam a nave Apollo.
A Skylab era composta de cinco partes: um telescópio (ATM); um adaptador para acoplagem múltipla (MDA); um módulo selado (AM); uma unidade de instrumentos (IU); e um espaço de trabalho orbital (OWS).

Skylab em órbita

A missão Skylab I foi a responsável por colocar em órbita a estação/laboratório espacial Skylab. Foi uma missão não tripulada que usou o foguete Saturno V.
As três missões tripuladas da Skylab foram:
Todas as três missões tripuladas, devido a pequena carga, fizeram uso do foguete Saturno IB, menos potente e mais barato que o Saturno V.



Thomas Gainsborough nasceu há 285 anos

Auto-retrato

Thomas Gainsborough (Suffolk, 14 de maio de 1727 - Londres, 2 de agosto de 1788) foi um dos mais célebres artistas do arcadismo.
Gainsborough estudou em França no atelier de Hubert François Gravelot e no estúdio de um pintor em voga na Corte de nome Francis Hayman. Cedo tomou contacto com a pintura da Europa Central pela qual se apaixonou de imediato. Deu especial atenção à pintura popular alemã do século XVII e aos ícones russos.
Decidido a tornar um pintor influente entra a corte inglesa, translada-se, em 1759, para Bath, uma cidade preferida cada vez mais pelos cortesãos e altos burgueses. Prontamente tornou-se um pintor de preferência entre a nobreza e a emergente burguesia, passando até o seu rival de longa data Joshua Reynolds.
Gainsborough conheceu o sucesso devido aos seus retratos. Contudo, na sua obra também é frequente encontrar paisagens. Também é conhecido como um dos mais célebres fundadores da Real Academia, onde exibiu muitas obras de 1769 até 1772.
Já a morar em Londres, Thomas recebeu várias comendas da aristocracia, que quase o «santificava». Nas suas pinturas, até o mais pobre padeiro, se assemelhava a uma figura divina, perante a qual nos temos que curvar. Gainsborough concedia, aos seus modelos, uma altivez e sobriedade curiosas e particular carácter, geralmente forte.
Geralmente - e em consequência dos anos que passou em Bath - é na sua obra frequente encontrar o estilo de Anthony van Dyck, que era igualmente um pintor de excelência entre a aristocracia inglesa e flamenga. Talvez por isso, muitos dos patronos de Gainsborough o tenham escolhido como seu retratista.
A sua paleta de cores pouco variou ao longo da sua trajetória. Nela estavam bem compactos os tons leves e mais brilhantes subjugados a fluidas cores escuras, como o castanho. Entre suas obras mais importantes estão "Retrato de Mrs. Philip Thickness" e "O menino azul".

The Blue Boy (1770)

Frank Sinatra morreu há 14 anos

Francis Albert Sinatra (Hoboken, 12 de dezembro de 1915 - Los Angeles, 14 de maio de 1998) foi um cantor e ator norte-americano, considerado uma das maiores vozes do século XX e com mais de 50 anos de carreira. Iniciou sua carreira durante a Swing Era e lançou centenas de canções imortalizadas em sua voz, como Killing Me Softly, Strangers in the Night, New York, New York, My Way, Fly Me to the Moon, entre outras.

Filho de dois imigrantes italianos, foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.
Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares.
Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Óscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980). Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito ativo entre meados da década de 1950 e 1960.
Fez um show histórico no Brasil, no Rio de Janeiro, em um Maracanã lotado em 26 de janeiro de 1980, do qual tocou para impressionantes 170 mil pessoas, entrando para o livro Guiness de Recordes. Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou ativo em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.
Seus principais sucessos são "Fly me to the moon", "My Way" e "New York, New York". Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim. Na oportunidade, "Girl from Ipanema" brindou o grande encontro.


Joly Braga Santos nasceu há 88 anos

(imagem daqui)

Joly Braga Santos (Lisboa, 14 de maio de 1924 - Lisboa, 18 de julho de 1988) foi um compositor de música erudita e maestro português, condecorado com a Ordem de Sant'Iago da Espada em 1977. Durante a sua vida, que terminou quando estava no máximo da sua criatividade, escreveu seis sinfonias.
José Manuel Joly Braga Santos nasceu em Lisboa a 14 de maio de 1924. A música, que já ouvia aos dois anos de idade, é a primeira forma artística de que se lembra. Gostava que lhe oferecessem instrumentos musicais e o seu pai, apercebendo-se da sua predilecção pela música, levava-o aos concertos e à opera. Joly gostava especialmente das óperas com muito coro.
Aos cinco anos começou a tocar num violino de brincadeira. O seu apego ao instrumento parecia conduzi-lo a uma carreira de violinista profissional. Na verdade, chegou a estudar violino e composição no Conservatório de Lisboa, onde foi aluno de Luís de Freitas Branco. Provando ser o seu aluno mais talentoso, Joly herdou do mais proeminente compositor da altura a paleta de cores das suas orquestrações. Outra pessoa que muito contribuiu para a sua formação foi o maestro Pedro de Freitas Branco, dando a conhecer a obra de Braga Santos em todo o mundo. O próprio compositor lembra: «Ele ajudou-me de uma forma espantosa e abriu caminho à formação que mais tarde eu viria a ter.»
Durante a sua juventude, o contexto de guerra mundial de então impediu um contacto mais próximo do compositor com a cultura musical europeia. Joly Braga Santos procurou assim inspiração na tradição portuguesa, especialmente na obra do seu mestre Luís de Freitas Branco. O antigo folclore português e o polifonismo renascentista está bem presente no seu primeiro período, durante o qual compõe as suas primeiras quatro sinfonias. O talento de Joly demonstra-se assim a si próprio pelo facto das referidas obras terem sido compostas entre os 22 e os 27 anos e imediatamente executadas pela Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Mas antes de completar os seus 20 anos, o compositor transpôs para música textos de Antero de Quental, Fernando Pessoa e Luís de Camões, que voltaria a ser fonte de inspiração da sua 6ª Sinfonia. Contudo já na 4ª sinfonia tinha usado um poema de Vasconcellos Sobral no seu epílogo, tema esse que chegou a ser proposto para Hino Mundial da Juventude.
O contacto com a Europa acontece com a sua ida para Itália, país onde foi bolseiro para musicologia, composição musical e direcção de orquestra. Estudou com Virgílio Mortari, Gioachino Pasqualini, Alceo Galliera e Hermann Scherchen, cujo Curso Internacional de Regência frequentou com Luigi Nono, Bruno Maderna e Fernando Corrêa de Oliveira.
No seu regresso a Portugal, Joly tornou-se uma figura de destaque na direcção de orquestra e durante um longo período de tempo deixou de lado a composição. Refere-se a essa fase como um período "sabático", antes de se voltar, em 1965, para a sua maior criação, a Quinta Sinfonia. Esta obra foi o seu último trabalho puramente orquestral, pois a Sexta Sinfonia foi composta para coro e soprano.
Por esta altura, o compositor português estava já bastante familiarizado com a mudança de estilo musical resultante do período pós-guerra, apoiando aqueles que compunham num idioma mais agressivo e mais moderno. Braga Santos também catapultou a sua carreira nesse sentido, embora sem nunca perder a qualidade melódica que faz a sua música tão brilhante, misturando-a apenas com um pouco daquela aspereza que aparecia então na música mundial. Neste período compôs a ópera Trilogia das Barcas, baseada em Gil Vicente e estreada em 1970 no Festival da Gulbenkian, constituindo umas das grandes obras de sempre do repertório lírico português.
A música de Joly Braga Santos pode ser vista principalmente como uma fusão dos vários estilos Europeus, particularmente da Europa Ocidental. Mas é o próprio quem diz: «Desde sempre entendi que tinha de criar o meu próprio estilo e a minha música devia ser o resultado dessa criação.» A melodia era para ele a razão de ser da música.
Além da vasta obra musical, Braga Santos pertenceu ainda ao Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional, foi Director da Orquestra Sinfónica do Porto, Maestro Assistente e de Captação da Orquestra Sinfónica da RDP, professor de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, crítico e articulista, entre outros do Diário de Notícias, e fundou ainda a Juventude Musical Portuguesa.
O musicólogo João de Freitas Branco, autor da obra de referência da história da música portuguesa, salientou a generosidade cultural do maior sinfonista português. «Ele é o inverso do artista que se dirige apenas a minorias privilegiadas. Ele queria que muitas pessoas viessem a usufruir da sua arte.» Comunicar para ele era essencial, contribuindo para isso o seu espírito aberto. Pai de uma família muito unida, adorava as suas filhas, a quem chamava as suas «maravilhas pequeninas»
Eleito pela UNESCO como um dos 10 melhores compositores da música contemporânea de então, Joly Braga Santos disse de si próprio, parafraseando Stravinsky, «Não me considero compositor, mas sim inventor de música.»
Morreu em Lisboa, no ano de 1988.


domingo, maio 13, 2012

Chet Baker morreu há 24 anos

Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, 23 de Dezembro de 1929Amesterdão, 13 de maio de 1988) foi um trompetista e cantor de jazz norte-americano.
Criado até os dez anos numa fazenda de Oklahoma, partiu para Los Angeles no final dos anos 1930, quando começou a estudar teoria musical. Chet Baker sempre foi influenciado por seu pai, guitarrista, de quem herdou a paixão pela música e de quem ganhou, aos 10 anos de idade, um trombone. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo apontado como um dos melhores trompetistas do género logo em seu primeiro disco.

Ainda bem jovem, passou a integrar grupos de renome da música americana da época. Seus primeiros trabalhos foram com a Vido Musso's Band e com Stan Getz, porém Chet só conheceu o sucesso depois do convite de Charlie Parker (Bird), em 1951, para uma série de apresentações na Costa Oeste dos Estados Unidos. Em 1952 entrou para a banda de Gerry Mulligan, alcançando grande notoriedade com a primeira versão de "My Funny Valentine". Entretanto, em razão dos problemas de Gerry com as drogas, o quarteto acabou tendo vida curta, sustentando-se por menos de um ano. Mas o talento de Chet logo o transformaria em ídolo, por toda a América e pela Europa.
Especialistas dividem a vasta obra do músico em duas etapas: a fase cool, do início da sua carreira, mais ligada ao virtuosismo jazzístico, e a outra, a partir de 1957, quando a sensibilidade na interpretação torna-se ainda mais evidente.
Avesso às partituras, Chet não deixou, entretanto, de integrar as big bands americanas. Era dotado de extrema criatividade, inaugurando um modo de cantar no qual a voz era quase sussurrada. Possivelmente exerceu grande influência em alguns dos grandes nomes da bossa nova, como João Gilberto e Carlos Lyra, embora alguns, como o contrabaixista Sizão Machado, por exemplo, acreditem que a bossa nova é que teria influenciado os músicos americanos - e não o contrário.
Para tocar as músicas, Chet apenas pedia o tom. Económico nas notas (ao contrário de outros trompetistas, como Dizzy Gillespie, que preferiam o virtuosismo), Chet improvisava com sentimento. Certo dia, deram-lhe o tom errado de uma música de propósito, e mesmo assim Chet Baker conseguiu encontrar um caminho harmónico. Valorizava as frases melódicas com notas longas e encorpadas, o que acabou lhe valendo o rótulo de cool.
No começo dos anos 1960, Chet realizou diversas experiências com o flugelhorn, instrumento de timbre macio e aveludado.
No entanto, sua gloriosa trajetória na música não lhe rendeu uma vida segura, afastada de problemas. Por causa do seu envolvimento com drogas, especialmente com a heroína (durante suas crises de abstinência, que eram monitorizadas por médicos, usava metadona), Chet foi preso muitas vezes. Conta-se que chegou a ser espancado por não ter pago uma dívida contraída com a compra de drogas. Este episódio teria lhe rendido a perda de vários dentes.
Para alguns especialistas, as falhas em sua arcada dentária teriam contribuído para prejudicar sua performance. Contudo, para outros, contraditoriamente, tal fato teria obrigado o músico a enveredar pelas nuances do instrumento, alcançando, deste modo, sonoridades ímpares e inconfundíveis.
Em maio de 1983, durante uma de suas inúmeras viagens à Holanda, produziu gravações com o pianista Michael Graillier e com o baixista italiano Ricardo Del Fra, parceiro do baterista brasileiro Afonso Vieira.
Em 1985, Chet Baker esteve no Brasil para duas apresentações na primeira edição do Free Jazz Festival. A banda era formada pelo pianista brasileiro Rique Pantoja (com quem Chet já havia gravado um disco no início dos anos 1980 - Chet Baker & The Boto Brasilian Quartet), pelo baixista Sizão Machado, pelo baterista americano Bob Wyatt e pelo flautista Nicola Stilo. A primeira apresentação, no Hotel Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, foi considerada magnífica por muitos e decepcionante por alguns, mas a apresentação em São Paulo, igualmente tida por alguns como um sucesso e por outros como decepcionante, quase entra para a história do Jazz pela porta dos fundos: depois do espetáculo, já em seu quarto, no Maksoud Plaza, Chet roubou a mala do médico que o acompanhava e tomou doses cavalares das drogas que lhe estavam sendo administradas para controlar as crises de abstinência. Chet teve uma overdose e quase morreu.
Naquele mesmo ano, em Roma, o trompetista iniciou, com Rique Pantoja, as gravações de Rique Pantoja & Chet Baker (WEA, Musiquim), que terminariam em São Paulo, no ano de 1987. O LP foi um sucesso de crítica.

Chet Baker morreria aos 58 anos, em Amesterdão, de forma trágica e misteriosa, na madrugada de 13 de maio de 1988, ao cair da janela do hotel. Até hoje há controvérsias sobre as circunstâncias de sua morte - acidente ou suicídio.
Foi sepultado no Inglewood Park Cemetery, em Los Angeles.