O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
A primeira vez que subiu a um palco foi em 1974 numa reunião de moradores do Bairro de Santa Cruz, em Benfica,
quando o amigo que se encontrava a atuar para encerrar a sessão a
chamou para assobiar a melodia da flauta do tema do Sérgio Godinho "Pode
alguém ser quem não é". A sua inesperada estreia verdadeiramente a
solo seguiu-se, quando se acompanhou à guitarra para cantar o tema "Ne
Me Quitte Pas", de Jacques Brel.
Lena d'Água foi a primeira mulher em Portugal a integrar como vocalista uma banda de rock, (os Beatnicks, grupo musical de Rock Progressivo com base na Amadora). A sua estreia na banda aconteceu na festa de finalistas do Liceu de Sintra, em maio de 1976.
Seguiram-se dois anos de bastantes concertos ao vivo pelo país, tendo a banda viajado para os Açores em julho de 1977,
onde participou no Festival Musical Açores, na ilha Terceira. A sua
última atuação com a banda aconteceu em março de 1978, na noite em que
os Beatnicks fizeram a 1ª parte do concerto de Jim Capaldi, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Não chegou a participar no EP que a banda viria a gravar nesse ano.
Pouco depois é convidada a participar nos coros do grupo Gemini, no Festival da Canção da RTP e acompanha-os à Eurovisão em Paris com a canção "Dai-li, dai-li dou".
Começara já na época a ser contratada para trabalho de estúdio, em
publicidade ou em coros para artistas consagrados. É também neste ano
de 1978 que participa na gravação do álbum "Ascensão e Queda" do grupo "Petrus Castrus".
Concluíra o Curso do Magistério Primário e no final desse ano fez
parte da "Oficina de Teatro e Comunicação", a companhia de teatro
independente com quem levou à cena a peça para crianças "Ou isto ou
aquilo". Esta encenação de José Caldas de poemas de Cecília Meirelles, tinha adereços e figurinos de Dalton Salem Assef e coreografia de Águeda Sena.
Lena Águas participou como atriz e foi a diretora musical. Este
espetáculo foi apresentado em vários bairros pobres da periferia de
Lisboa, no âmbito das campanhas de dinamização cultural que tiveram
lugar na altura. As canções da peça, todas da autoria de Luís Pedro Fonseca, viriam a ser gravadas em 1992 no álbum para crianças "Ou isto ou aquilo".
No ano de 1979 grava o seu primeiro disco, o single "O nosso livro" (Florbela Espanca) /"Cantiga da babá" (Cecília Meirelles), ambos os poemas musicados por Luís Pedro Fonseca. Grava o seu primeiro disco de longa duração para as crianças, "Qual é coisa qual é ela?" com adivinhas de Maria João Duarte musicadas por Luís Pedro Fonseca e José da Ponte editado pela recente editora Edipim. Com os dois músicos funda, em 1980, a banda Salada de Frutas
na qual Lena d'Água é a vocalista principal. O álbum "sem açúcar" é
editado em novembro desse ano e seguem-se meses de atuações ao vivo em
Portugal. Em maio de 1981 é lançado o single "Robot/Armagedom", que
teve entrada direta para o 1º lugar do TOP 20 de vendas e foi um dos
maiores sucessos da década de 80 em Portugal.
Em setembro de 1981, Lena e Luis Pedro abandonam o grupo para formarem
a Banda Atlântida e em outubro Lena d'Água assina contrato
discográfico com a editora Valentim de Carvalho. Em novembro é lançado o single "Vigaro Lá Vigaro Cá/Labirinto" e é dado início aos concertos ao vivo com a nova banda.
O primeiro álbum em nome próprio, "Perto de Ti", de 1982, contou com
produção do inglês Robin Geoffrey Cable e foi disco de prata, falhando
por pouco a marca de ouro - nessa altura a marca de prata era atingida
com 10 mil unidades vendidas e a de ouro as 20 mil. O álbum Perto de
ti vendeu perto de 18 mil cópias.
Segue-se em 1983 o single ecológico "Jardim Zoológico/Papalagui" e em
1984 o álbum "Lusitânia", novamente produzido por Robin Geoffrey Cable,
e que atinge igualmente a marca de prata. Neste álbum figura o tema
que virá a ser considerado o ex-libris da cantora, "Sempre que o amor
me quiser", criação de Luís Pedro Fonseca.
Também em 1984 é lançado o livro ("A Mar Te"), coletânea de poemas da sua juventude, editado pela editora Ulmeiro.
Em 1986 muda para a editora CBS e grava o álbum "Terra Prometida", com
produção de Robin Geoffrey Cable e de Luís Pedro Fonseca. Dou-te um doce
é o primeiro single e será o primeiro videoclipe português escolhido
para passar no programa "Countdown", de Adam Curry, na Europa TV. Foi
igualmente disco de prata.
Em 1987 é editado "Aguaceiro", arranjado e produzido por António Emiliano. Foi disco de prata. Neste disco foi gravado o tema "Estou além", de António Variações. Ida ao Brasil.
Em 1989, gravação e edição do álbum "Tu aqui", que inclui a participação de Mário Laginha na canção "Essa Mulher" celebrizada por Elis Regina. Destaca-se ainda a gravação de cinco temas inéditos de António Variações. O disco teve produção de Guilherme Inês e Zé da Ponte.
Em 1992 é lançado o álbum "Ou isto ou aquilo", álbum para crianças,
composto por Luís Pedro Fonseca em 1978 a partir dos poemas de Cecília Meirelles.
Em 1993 junta-se a Helena Vieira e Rita Guerra para uma produção musical do maestro Pedro Osório gravada ao vivo com orquestra no Casino do Estoril.
"As canções do século" foi disco de prata. Este espetáculo foi
apresentado um pouco por todo o país ao vivo com orquestra até finais de
1999.
Entre 1995 e 1996 divide o palco com Adelaide Ferreira,
numa série de concertos em que as duas cantoras se fizeram acompanhar
por um septeto para interpretarem temas de ambos os reportórios com
arranjos do maestro Pedro Osório.
Ainda em 1999 estreia no Hot Clube de Portugal um concerto dedicado ao repertório de Billie Holiday,
que apresentou entre 2000 e 2003. Também por esta altura montou o
tributo a Elis Regina, com o qual fez alguns espetáculos de inverno.
Foi nesta fase que aprofundou os seus conhecimentos musicais no contacto
em palco com os excelentes músicos da cena jazzística portuguesa.
Em 2000, colaborou na versão da sua canção emblemática “Sempre Que o Amor Me Quiser” gravada pelo grupo angolano SSP. Ida a Angola para participar num espetáculo do grupo em Luanda. Ida ao México onde participou no Festival da OTI, em Acapulco, afamada estância balnear mexicana. Também nesse ano gravou com Jorge Palma o tema “Laura”, canção principal do telefilme da SIC “A Noiva”, incluída no álbum “Perdidamente, as Canções de João Gil“.
Em 2006 produz a festa-concerto de comemoração dos seus 50 anos, no
Cabaret Maxime, em Lisboa. Este espetáculo em três atos - Billie
Holiday, Elis Regina, Lena d'Água - foi gravado em DVD para futura
edição.
É editado em maio de 2007 pela EMI Portugal, com o selo de qualidade
da prestigiada Blue Note, o CD/DVD "Lena d'Água SEMPRE, ao vivo no Hot Clube de Portugal" gravado em dezembro de 2005.
O álbum "Perto de Ti" foi reeditado em 2008 pela iPlay na coleção "Tempo do Vinil".
Filha primogénita de José Águas, glória inesquecível do futebol do Benfica e da seleção portuguesa no período entre 1950 e 1963, Helena escreveu o livro «José Águas, o Meu Pai Herói», que foi lançado em 2011 pela Oficina do Livro, do grupo Leya.
Lena d’Água voltou a estúdio em 2013 na companhia da banda "Rock’n’Roll
Station", para o registo de 13 recriações dos seus clássicos, entre os
quais "Sempre Que O Amor Me Quiser", "Robot", "Dou-te Um Doce",
"Vígaro Cá, Vígaro Lá", "Demagogia", "Perto de Ti" e "Beco". O álbum,
"Carrossel", foi editado pela "Farol" em Junho de 2014.
Participou no Festival RTP da Canção 2017, com o tema "Nunca Me Fui Embora", da autoria de Pedro da Silva Martins, tendo sido apurada para a final e ficado classificada em sétimo lugar na final.
Participa na banda sonora de série da RTP 1986, de Nuno Markl, como intérprete na canção de abertura "Eletrificados".
Em maio de 2019 é editado o álbum "Desalmadamente" composto
inteiramente por originais escritos por Pedro da Silva Martins e que
teve produção de Benjamim, Mariana Ricardo, Sérgio Nascimento e
Francisca Cortesão. "Queda Para Voar" e "Desalmadamente" eram outros dos
temas previstos para a participação no Festival RTP de 2017 e que
agora aparecem em disco.
Depois da ocupação da Hungria pelos soviéticos em 1945, na sequência da Segunda Guerra Mundial,
Nagy tornou-se ministro da Agricultura e ministro da Justiça durante o
período de purgas (1948-1953), mas pertenceu à liderança da ala
reformista do Partido Comunista Húngaro após a morte de Estaline.
Em outubro de 1956, tornou-se primeiro-ministro
durante a revolução e concordou com medidas radicais anti-soviéticas.
Depois das tropas soviéticas ocuparem a Hungria e terem esmagado pela força
a Revolução Húngara de 1956, Nagy foi executado e enterrado secretamente em 1958.
De manhã temendo que me achasses feia, acordei tremendo deitada na areia, mas logo os teus olhos disseram que não e o sol penetrou no meu coração. Vi depois, numa rocha, uma cruz, e o teu barco negro dançava na luz; vi teu braço acenando, entre as velas já soltas. Dizem as velhas da praia que não voltas... São loucas! São loucas! Eu sei, meu amor, que nem chegaste a partir, pois tudo em meu redor me diz que estás sempre comigo. No vento que lança areia nos vidros, na água que canta, no fogo mortiço, no calor do leito, nos bancos vazios, dentro do meu peito estás sempre comigo.
Atores caracterizados como personagens de Ulisses, durante o Bloomsday, em Dublin
Bloomsday, comemorado a 16 de junho, é o dia feriado instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado a um personagem de um livro.
O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura
com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado
todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os
muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas
comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos
personagens de Ulisses pelas dezanove ruas da cidade de Dublin.
Há alguma controvérsia sobre o ano em que o Bloomsday começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925 (três anos após o lançamento do livro); outros afirmam que foi na década de 40, logo após a morte de Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride
inserida no calendário cultural de vários países e não se restringe ao
círculo de leitores da obra.
Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16 de junho de 1971 - Las Vegas, 13 de setembro de 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos2Pac, Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper
norte-americano. Críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam
como o maior rapper de todos os tempos.Vendeu até à data da sua morte
cerca de 75 milhões de álbuns. Além de ser músico, Tupac também foi ator
e ativista social. A maioria das suas canções trata sobre como crescer
no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas
da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur
é conhecido por defender a igualdade política, económica, social e
racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era um roadiee dançarino de hip hop alternativo. Começou a fazer sucesso quando entrou para o grupo Digital Underground.
Shakur tornou-se alvo de diversas ações judiciais e sofreu outros
problemas legais. No início de sua carreira, ele foi atingido por cinco
tiros e assaltado no corredor de um estúdio de gravação em Nova Iorque.
Após o incidente, Tupac começou a suspeitar que outras figuras da
indústria do rap sabiam do acontecido e não o avisaram, o
que desencadeou a rivalidade entre as costas Leste e Oeste. Mais tarde, Shakur acabou sendo condenado por abuso sexual e esteve preso durante onze meses, tendo sido libertado da prisão num recurso financiado por Suge Knight, diretor executivo da Death Row Records. Em troca da ajuda de Suge, Tupac teve de gravar três álbuns sob o selo Death Row.
Um pioneiro e visionário das viagens espaciais, é mundialmente conhecido pela sua liderança do projeto aeroespacial americano durante a Corrida Espacial, tendo trabalhado como projetista chefe do primeiro foguete de grande porte movido a combustível líquido produzido em série, o Aggregat 4, e por liderar o desenvolvimento do foguete Saturno V, que levou os astronautas dos EUA à Lua, em julho de 1969. A sua contraparte e rival, do lado soviético, foi o engenheiro Sergei Korolev.
Filho de um barãoprussiano, demonstrou desde cedo grande inteligência e pendor técnico. Estudou engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia Charlottenburg de Berlim. Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no programa alemão de foguetes, alcançando progressos memoráveis. Em 1937, foi nomeado diretor do centro de experimentação de Peenemünde, onde foi responsável do aperfeiçoamento das bombas voadorasV-2, que seriam utilizados cerca de 4000 vezes principalmente na Inglaterra, em resposta aos milhares de bombardeamentos aéreos dos aliados sobre as cidades alemãs.
Com a derrota da Alemanha, e vendo que os russos estavam levando para o seu território não só as instalações remanescentes de Peenemünde,
mas também a maior parte dos engenheiros alemães, decidiu entregar-se
voluntariamente, com os seus principais auxiliares, aos americanos. Entrou
nos EUA através do (na época) programa secreto chamado Operação Paperclip.
Na sua obra, são famosos alguns dos poemas que compôs para a voz de Amália Rodrigues, como Sombra, Maria Lisboa, Nome de Rua, Fado Peniche e sobretudo Barco Negro, entre outros.
A 13 de julho de 1981 foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Em 1996, a 3 de junho, foi elevado a Grã-Cruz da Ordem Militar de
Sant'Iago da Espada. No mesmo ano, 1996, recebeu o Prémio de Carreira da
Sociedade Portuguesa de Autores.
Do primeiro casamento, com Maria Eulália, sobrinha de Valentim de
Carvalho, teve dois filhos, David João e Adelaide Constança, que lhe
deram 11 netos e netas.
Em 2005 é celebrado um protocolo entre a Universidade de Bari e o Instituto Camões, decidindo, como homenagem ao poeta, abrir naquela cidade o Centro Studi Lusofoni
- Cátedra David Mourão-Ferreira que, dirigida pela Professora Fernanda
Toriello e com a colaboração do professor Rui Costa, tem como objetivo
o estudo da obra de David Mourão-Ferreira, assim como a divulgação da
língua portuguesa e das culturas lusófonas. Promove também o Prémio Europa David Mourão-Ferreira.
Chega-se a este ponto em que se fica à espera Em que apetece um ombro o pano de um teatro um passeio de noite a sós de bicicleta o riso que ninguém reteve num retrato
Folheia-se num bar o horário da Morte Encomenda-se um gin enquanto ela não chega Loucura foi não ter incendiado o bosque Já não sei em que mês se deu aquela cena
Chega-se a este ponto Arrepiar caminho Soletrar no passado a imagem do futuro Abrir uma janela Acender o cachimbo para deixar no mundo uma herança de fumo
Rola mais um trovão Chega-se a este ponto em que apetece um ombro e nos pedem um sabre Em que a rota do Sol é a roda do sono Chega-se a este ponto em que a gente não sabe
Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos géneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os 18 anos. Formou-se em Química Industrial no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção O Amor É O Meu País, erroneamente tachada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no V Festival Internacional da Canção. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina.
Contratado pela gravadoraForma/Philips (que posteriormente transformou-se em Polygram até chegar ao nome atual Universal Music) pelo então produtor, o compositor Paulinho Tapajós, grava três discos pelo selo: Agora, Deixa o trem seguir e Quem sou eu? Nesse período, compôs músicas com Ronaldo Monteiro de Souza, mas depois teve em Vítor Martins o mais frequente parceiro. A primeira composição entre ambos se deu quando do lançamento do quarto LP, Modo livre, pela RCA (depois BMG, em seguida Sony BMG e hoje Sony Music), gravadora esta que lançaria também o álbum subsequente, Chama acesa. Nessa mesma década lançou alguns discos que o projetaram nacionalmente.
Teve inúmeros sucessos como cantor como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de novo - todas em parceria com Vítor Martins. Começar de novo foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz dela, foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.
Lançou inúmeros discos, muitos deles de grande sucesso, tendo
trocado de gravadoras por diversas vezes. No decorrer dos anos 70, a
obra ganha grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Barbra Streisand.
É um destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana), Jane Duboc (De Alma e Corpo, Aos Nosso Filhos) Zizi Possi (Demônio de Guarda) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e atrizLucinha Lins com quem teve três filhos, João Lins o cantor e ator Cláudio Lins além de terem adotado Luciana Lins. Torce pelo Fluminense Football Club.
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda
que com uma participação individual diminuta, no coro da versão
brasileira de We are the world, o hit americano que levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água.
Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no
entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes o
enquadramento de cada uma delas no coro.
Em 1991, com o amigo e parceiro Vítor Martins, fundou a gravadora Velas. Essa gravadora, totalmente nacional e independente, foi mais uma
tentativa de que se desse espaço para cantores brasileiros já conhecidos
esquecidos em gravadoras multinacionais e para o surgimento de novos
valores no cancioneiro popular.
Em 1993 lança o álbum "Awa Yio", que trazia a canção "Ai Ai Ai Ai Ai", que foi incluída na trilha sonora nacional do remake de "Mulheres de Areia", exibida pela TV Globo no mesmo ano. Na trama de Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves a canção foi tema da protagonista "Raquel", gémea má, interpretada por Gloria Pires.
Nomes como Chico César, Lenine e Guinga
tiveram grande respaldo dessa gravadora para poderem iniciar as
carreiras artísticas. Essa gravadora também lançou discos de nomes já
consagrados na música, como Zizi Possi (o elogiadíssimo Valsa Brasileira), Fátima Guedes (Coração de Louca, um dos pioneiros do selo, além de Grande Tempo, Pra bom entendedor… e Muito intensa), trabalhos póstumos de Elis Regina (Elis Regina no Fino da Bossa, Elis Vive, Elis Regina ao vivo), e outros. Em 1995, grava a música Lembra de Mim, tema da novela História de Amor, de Manoel Carlos, que faz um enorme sucesso.
Ivan Lins é autor da banda sonora dos filmes Dois Córregos e Bens Confiscados de Carlos Reichenbach e ganhou Prémio de Melhor Banda Sonora no terceiro Festival Luso-Brasileiro Santa Maria da Feira. Ele também é um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior e já foi indicado ao prémio Grammy. Lançou também um tributo ao Poeta da Vila, Noel Rosa (Viva Noel, 1997), que contou com muitas participações especiais e também lançou Um novo tempo (1999), somente com canções natalícias.
Cinco anos depois, veio o CDCantando Histórias, que traz regravações dos antigos sucessos e contou com as participações especiais de Jorge Vercillo, Simone e Zizi Possi. Dois anos depois, veio Acariocando (2006), somente com canções inéditas. No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.
Em 2011, teve as suas músicas reunidas no espetáculo de teatro musical 4 Faces do Amor, escrito por Eduardo Bakr.
Em 2016, o referido espetáculo teve nova montagem. Ambas as montagens
foram recebidas de forma excelente pela crítica especializada.
Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrara desde muito
novo um excecional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a
mãe, sobretudo no piano, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi
influenciado por Mozart, Weber e Chopin. A suas primeiras composições datam de 1857.
Como compositor reconhecido, Grieg promoveu a música norueguesa através de concertos e aulas. Em 1865 compõe a primeira sonata para piano e as célebres Peças Líricas entre muitas outras obras. Tornou-se regente da Harmoniske Seleskab e foi um dos fundadores da Christiania Musikforening (1871).
Tanto a qualidade como a quantidade de obras que compõe levam-no a
uma posição de destaque no contexto musical. Grieg acabaria por se
tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava. Em 1906,
quando esteve em Londres, quis conhecer o pianista e compositor
australiano Percy Grainger. Grainger era um grande admirador de Grieg e uma enorme empatia estabeleceu-se entre ambos os músicos.
Pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade ao piano, recebeu apoio de Franz Liszt, seu grande amigo e incentivador. Falece na sua cidade natal, Bergen, a 4 de setembro de 1907, por causa de uma doença pulmonar que o acompanhou desde a juventude.
O Tratado do Oregon de 1846 ou simplesmente Tratado do Oregon foi um tratado assinado em 15 de junho de 1846 em Washington, DC, que teve o nome oficial de "Tratado com a Grã-Bretanha com respeito aos limites ocidentais das montanhas Rochosas" e estabeleceu a fronteira entre as secções britânicas e americanas do "Oregon Country". O "Oregon Country" tinha sido conjuntamente ocupado pelos britânicos e norte-americanos desde a convenção Anglo-Americana de 1818
quando foi acordado um domínio comum da região. Este arranjo deu lugar a
fricções entre os dois lados. O presidente norte-americano James Polk concorreu inclusivamente às eleições presidenciais de 1844 sob o lema "Fifty-Four Forty or Fight!" (cinquenta e quatro e quarenta ou luta); 54°40' referindo-se à linha de latitude que deveria formar a fronteira norte do estado do Oregon.
A Guerra do Chaco foi um conflito armado entre a Bolívia e o Paraguai que se estendeu de 15 de junho de 1932 a 12 de junho de 1935.
Originou-se pela disputa territorial da região do Chaco Boreal,
tendo como uma das causas a descoberta de petróleo no sopé dos Andes.
Foi a maior guerra na América do Sul do século XX. Deixou um saldo de
60 mil bolivianos e 30 mil paraguaios mortos, tendo resultado na
derrota dos bolivianos com a perda e anexação de parte de seu
território pelos paraguaios.
Em 12 de junho de 1935, foi aprovada a cessação das hostilidades, sob pressão dos Estados Unidos.
(...)
Os antecedentes do conflito residem nas várias disputas entre a
Bolívia e o Paraguai pela posse de uma área da região do Chaco que vai
até a margem direita do rio Paraguai e que na época do antigo Vice-Reinado do Rio da Prata pertencia à Bolívia. Portanto, após a independência dos dois países da Espanha,
a região permaneceu em litígio, muito despovoada e as quatro tentativas
de acordos de limites de fronteiras entre 1884 e 1907 foram rejeitadas
por ambos os países. Anteriormente, a Bolívia já havia perdido o seu
litoral e acesso ao Oceano Pacífico durante um conflito com o Chile, entre 1879 e 1881, conhecido como Guerra do Pacífico, também havia perdido o Acre, rico em seringueiras para produção da borracha, para o Brasil, através do Tratado de Petrópolis em 1903.
A Bolívia desejava ter um acesso ao Oceano Atlântico, via rio Paraguai e, para ter pleno acesso àquele rio, necessitava ocupar o Chaco, em território paraguaio.
(...)
Com a suposta descoberta de petróleo no sopé da cordilheira dos Andes, na região do Chaco Boreal, eclodiu o conflito entre ambas as nações. A Bolívia e o Paraguai eram as duas nações mais pobres da América do Sul,
sendo que para o Paraguai o Chaco lhe proporcionava grandes vantagens,
com quase 600.000 km², e as reservas petrolíferas já existentes. A
Bolívia, devido às crises, viu a necessidade de invadir o Chaco. Então em
1932, o exército boliviano, sem autorização do presidente, entra no
Chaco e nas margens do Lago Pitiantuta, tentam guarnecer o local, mas os
paraguaios descobrem e retomam o lago, uma expedição boliviana é
enviada e expulsa os paraguaios e também conseguem tomar os fortes
paraguaios de Corrales, Toledo e Boquerón. Com isso o presidente paraguaio Eusebio Ayala declara guerra à Bolívia.
Em 1945
conhece o desenhador Mario Faustinelli, e inicia-se na BD, faz parte do
"grupo de Veneza", com Alberto Ongaro, Damiano e Dino Battaglia, entre
outros. A sua colaboração na revista Asso di Picche vale-lhe um convite
para trabalhar na Argentina, para onde viaja em 1949, regressando em
1962. Em 1967, apôs cinco anos difíceis, conhece Florenzo Ivaldi, um
empresário genovês que adora BD. Decidem lançar uma nova revista mensal,
Sgt. Kirk, onde aparecem as primeiras pranchas de Una Ballata del Mare
Salato (A Balada do Mar Salgado), já com Corto Maltese, na altura ainda um personagem secundário. A publicação da revista seria interrompida 30 números depois, em dezembro de 1969.
Entre abril de 1970 e abril de 1973
publica 21 episódios, (hoje agrupados nos ciclos Sob o Signo do
Capricórnio, Corto sempre um pouco mais longe, As Célticas e As
Etiópicas), a convite de George Rieu, chefe de redação da revista
francesa Pif. Desenvolve também a série Os Escorpiões do Deserto.
A partir da segunda metade dos anos 70 e nos anos 80, Hugo Pratt
desenvolve novas aventuras de Corto Maltese, que o consolidam como um
dos grandes criadores do século XX.
Para além das aventuras de Corto, Pratt desenvolveu outros personagens e histórias, como os Escorpiões do Deserto ou El Gaucho, este último em colaboração com Manara.
Era um apaixonado pelos livros, pela música e por Amália. Foi apresentado a Amália, em 1962, por Luís de Macedo, diplomata em Paris, durante umas férias na Praia do Lisandro, perto da Ericeira. Oulman mostrou a Amália uma música que tinha composto ao piano, sobre o poema Vagamundo de Luís de Macedo.
O álbum Busto, editado em 1962, marcou o início de colaboração de Alain Oulman com Amália. Foi ele quem levou os poetas portugueses, como Luís de Camões, David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre,
para dentro de casa de Amália. Alain Oulman é também considerado o
principal responsável por uma profunda alteração na música que a
acompanhava.
Foi também ele que compôs a música do conhecido fado A Minha terra é Viana do poeta Pedro Homem de Mello, do álbum Cantigas numa Língua Antiga.
Oulman, pessoa de esquerda, é perseguido e preso pela PIDE. Amália tudo fez para o apoiar aquando da sua prisão. É deportado para França.
"A sua ativa solidariedade com a luta antifascista portuguesa
levou-o a ser preso pela PIDE, sendo expulso de Portugal e fixando-se
definitivamente em Paris", lê-se no 'site' oficial do Partido Comunista Português.
Oulman escreveu a música para Meu Amor é Marinheiro, com base em A Trova do Amor Lusíada, que Manuel Alegre escreveu quando esteve preso em Caxias.
Após o 25 de abril de 1974,
Alain Oulman fez parte da minoria que defendeu Amália, quando esta
foi acusada de estar ligada ao anterior regime, escrevendo cartas para
os jornais "República" e "O Século".
"Alain Oulman, que em sucessivos discos publicados nos anos 50 e 60 soube transformar a fadista Amália Rodrigues - cuja popularidade era incontestada desde o final da II Grande Guerra
- na «Amalia», sem acento, que se tornou diva internacional. Oulman
divulgou a voz, mas soube renovar-lhe a cada passo os atributos com
desafios ousados: primeiro, já não apenas a guitarra e a viola, mas
também os acompanhamentos orquestrais, depois as variações sobre estes,
conduzindo-a ao extremo de um «jazz combo»."
"Eu tenho uma proximidade muito maior com a Amália dos anos 60,
do período do Oulman. Cabe tudo ali - e é isso que lhe dá dimensão.
Nós não podemos reduzi-la - como ela nunca se quis reduzir - a um
qualquer sub-género do seu reportório."
Se uma gaivota viesse trazer-me o céu de Lisboa no desenho que fizesse, nesse céu onde o olhar é uma asa que não voa, esmorece e cai no mar. Que perfeito coração no meu peito bateria, meu amor na tua mão, nessa mão onde cabia perfeito o meu coração. Se um português marinheiro, dos sete mares andarilho, fosse quem sabe o primeiro a contar-me o que inventasse, se um olhar de novo brilho no meu olhar se enlaçasse. Que perfeito coração no meu peito bateria, meu amor na tua mão, nessa mão onde cabia perfeito o meu coração. Se ao dizer adeus à vida as aves todas do céu, me dessem na despedida o teu olhar derradeiro, esse olhar que era só teu, amor que foste o primeiro. Que perfeito coração no meu peito morreria, meu amor na tua mão, nessa mão onde perfeito bateu o meu coração.
As suas canções apareceram em diversos filmes e programas de televisão, e ele foi premiado com dois Grammys;
um por "Melhor Vocal Masculino Contemporâneo" por "Everybody's Talkin'"
e outro por "Melhor Vocal Masculino Pop" por "Without You".