sábado, janeiro 04, 2025

Anselm Feuerbach morreu há 145 anos...

Auto-retrato


Anselm Feuerbach (Speyer, 12 de setembro de 1829Veneza, 4 de janeiro de 1880), foi um pintor alemão. Ele foi o principal pintor classicista da escola alemã do século XIX. 

Feuerbach nasceu em Speyer, filho do arqueólogo Joseph Anselm Feuerbach e neto do jurista Paul Johann Anselm Ritter von Feuerbach. A casa onde nasceu é agora um pequeno museu.

Entre 1845 e 1848 frequentou a Academia de Düsseldorf, onde foi ensinado por Johann Wilhelm Schirmer, Wilhelm von Schadow e Carl Sohn. Ele foi para a Academia de Munique, mas em 1850, juntamente com vários outros alunos insatisfeitos, mudou-se para a academia de Antuérpia, onde estudou com Gustav Wappers. Feuerbach mudou-se para Paris em 1851, onde foi aluno de Thomas Couture até 1854. Foi em Paris que ele produziu sua primeira obra-prima, Hafiz na Fonte (1852).

Em 1854, financiado pelo Grão-Duque Friedrich de Baden, ele visitou Veneza, onde caiu sob o feitiço da maior escola de coloristas, várias de suas obras demonstrando um estudo atento dos mestres italianos. De lá, ele continuou para Florença e depois para Roma. Ele permaneceu em Roma até 1873, fazendo breves visitas de volta à Alemanha. Em 1861 ele conheceu Anna Risi (conhecida como "Nanna"), que foi a sua modelo pelos quatro anos seguintes. Em 1866, ela foi sucedida como seu modelo principal por Lucia Brunacci, esposa de um estalajadeiro que posou para suas pinturas de Medeia. Em 1862, Feuerbach conheceu o conde Adolf Friedrich von Schack, que lhe encomendou cópias dos antigos mestres italianos. O conde o apresentou a Arnold Böcklin e Hans von Marées. Os três artistas ficaram conhecidos como Deutschrömer ("Romanos Alemães") por causa de sua preferência pela arte italiana em vez da alemã.

Entre 1869 e 1874, ele pintou duas versões do Simpósio de Platão.

Em 1873, Feuerbach mudou-se para Viena, tendo sido nomeado professor de pintura histórica na Academia.  Entre os seus alunos teve Ludwig Deutsch, Rudolf Ernst e Jean Discart. Mais tarde, Feuerbach teve um desacordo com o arquiteto Theophil Hansen sobre o seu mural de teto A Queda dos Titãs, pintado para o Grande Salão do novo edifício da Academia na Ringstrasse. Enquanto em Viena ele conheceu Johannes Brahms. Brahms mais tarde dedicou-lhe uma composição, Nänie. 

 

Últimos anos

Em 1877, ele renunciou ao cargo na Academia de Viena e mudou-se para Veneza, onde morreu em 1880.  Brahms compôs Nänie, uma peça para coro e orquestra, em sua memória.

Após a sua morte, a sua madrasta Henriette, de quem sempre foi próximo e que sempre fez muito para promover sua carreira, escreveu um livro intitulado Ein Vermächtnis ("Um Testamento" ou "Um Legado"), incluindo suas cartas e notas autobiográficas. Provou ser um enorme sucesso e aumentou muito sua reputação póstuma.

De acordo com a Encyclopædia Britannica de 1911:

Ele estava imerso no conhecimento clássico, e as suas composições de figuras têm a dignidade e a simplicidade escultural da arte grega. Ele foi o primeiro a perceber o perigo decorrente do desprezo pela técnica, que o domínio da técnica era necessário para expressar até mesmo as ideias mais elevadas e que um desenho animado mal desenhado nunca pode ser a conquista suprema na arte.

As suas obras estão nas principais galerias públicas da Alemanha. Estugarda tem a segunda versão da Ifigénia; Karlsruhe, o Dante em Ravenna; Munique, a Medeia; e Berlim, The Concert, a sua última pintura importante. Outras obras importantes incluem A Batalha das Amazonas, Pietà, O Simpósio de Platão, Orfeu e Eurídice e Ariosto no Parque de Ferrara.

     

Simpósio de Platão, 1869

  

Francesca da Rimini e Paolo Malatesta - circa 1864
     

Mick Karn morreu há catorze anos...

       
Mick Karn, nome artístico de Andonis Michaelides, também conhecido por Anthony Michaelides (Nicósia, Chipre, 24 de julho de 1958 - Londres, Inglaterra, 4 de janeiro de 2011), foi um músico multi-instrumentista e compositor inglês. Era mais conhecido como baixista da banda Japan. De acordo com Kelvin Hayes, no Allmusic, a sua maneira de tocar baixo fretless é altamente distintiva, colocando-o, com louvor, ao lado de Jaco Pastorius no domínio deste instrumento.
      
(...)
      
Ainda no ano de 2009, Mick lançaria o seu último disco de estúdio, The Concrete Twin, mas os planos para uma turnê foram postos de lado quando lhe foi diagnosticado um cancro, em estágio avançado, no final de maio. Um fundo de recursos foi criado para ajudar a pagar as despesas médicas e apoiar a família neste momento, mudando-se para Londres no final de junho, onde Mick começaria o seu tratamento no Royal Marsden Hospital. Mick perdeu a luta para o cancro e faleceu em sua casa, em Chelsea, cercado por amigos próximos e familiares, às 04.30 de uma terça-feira, 4 de janeiro de 2011, aos 52 anos de idade.
O último projeto de Mick foi uma nova colaboração com Peter Murphy e Paul Vincent Lawford no Dalis Car. As cinco faixas que sobraram, finalizadas, foram lançadas em 5 de abril de 2012 como um EP, intitulado InGladAloneness.
Mick também gravara um cover de "Ashes to Ashes", de David Bowie, para um tributo musical ao artista, We Were so Turned On, lançado em outubro de 2010. Este foi um de seus últimos trabalhos.

  
 

Júlio Rasec nasceu há 57 anos...

Da esquerda para a direita: Dinho, Júlio Rasec (em pé), Samuel Reoli, Bento Hinoto e Sérgio Reoli
  
Júlio Cesar Barbosa, conhecido como Júlio Rasec (Guarulhos, 4 de janeiro de 1968 - Serra da Cantareira, 2 de março de 1996), foi um músico brasileiro, o teclista da banda de rock Mamonas Assassinas. O nome Rasec é a inversão de seu nome, César.
Faleceu tragicamente no acidente aéreo que matou toda a banda, um segurança, um dos seus roadies e os pilotos da aeronave, ocorrido na Serra da Cantareira, no dia 2 de março de 1996.
Júlio era técnico de eletrónica, foi o último a entrar para banda, por intermédio de Dinho, que já era seu amigo. Começou como roadie da banda Utopia, onde mais tarde, na mesma, assumiu os teclados, depois da saída do então teclista, Márcio Cardoso. Juntamente com Dinho era o principal compositor dos Mamonas, além de teclista, Júlio também fazia vocais em algumas músicas: interpretava Maria na música Vira-Vira e nas apresentações ao vivo cantava as músicas Sábado de Sol e Sabão Crá Crá, além de imitar o cantor Belchior na música Uma Arlinda Mulher, dividindo o vocal com Dinho.
Deixou um depoimento gravado em vídeo, no sábado à tarde no dia do acidente antes do show em Brasília, onde dizia que tinha sonhado que o avião da banda tinha caído, que teve muita repercussão após o acidente.
Júlio era adepto do São Paulo, embora em certas fotos tiradas com a banda ele apareça vestindo a camiseta da Portuguesa.
  
 

JP Simões - 55 anos...!


João Paulo Nunes Simões
mais conhecido por JP Simões (Coimbra, 4 de janeiro de 1970) é um cantor e compositor português. É um artista que passou pelos projetos Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel e Quinteto Tati. 
 
 

Phil Lynott, vocalista, baixo e líder dos Thin Lizzy, morreu há 39 anos...

 
Philip Parris "Phil" Lynott (West Bromwich, 20 de agosto de 1949 – Salisbury, 4 de janeiro de 1986) foi um músico irlandês, célebre por ser o vocalista, baixista e principal compositor da banda de rock Thin Lizzy.
Como líder da banda, o baixo e os vocais de Lynott foram um elemento crucial no sucesso comercial de diversos dos seus sucessos, como "Whiskey in the Jar", "The Boys are Back in Town", "Jailbreak" e "Waiting for an Alibi". Lynott também teve uma carreira a solo, publicou dois livros de poesia, e, após o fim dos Thin Lizzy, formou a banda Grand Slam, da qual foi líder até ao seu fim, em 1984. No período que antecedeu a sua morte, teve um grande sucesso no Reino Unido juntamente com Gary Moore, primeiro com a canção "Out in the Fields", e em seguida com "Nineteen".
Phil Lynott morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca, devido a uma pneumonia, eventualmente potenciada pelo uso de drogas e álcool.
        
       
in Wikipédia
 

Isaac Newton nasceu há 382 anos

  
Sir Isaac Newton
(Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643* - Londres, 31 de março de 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
* O seu nascimento foi registado como sendo no dia de Natal, 25 de dezembro de 1642, pois nessa altura a Grã-Bretanha ainda usava o calendário juliano
    
A sua principal obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

 

Henfil morreu há trinta e sete anos...

   
Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 - Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro.
 
Biografia
Como os outros dois seus irmãos - o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário - herdou da mãe a hemofilia, distúrbio que impede a coagulação do sangue, fazendo com que a pessoa seja mais suscetível a hemorragias.
Henfil cresceu na periferia de Belo Horizonte, onde fez os primeiros estudos, frequentou um curso noturno e um curso superior em sociologia, na Faculdade de Ciências Económicas da UFMG, que abandonou após alguns meses. Foi embalador de queijos, contínuo numa agência de publicidade e jornalista, até se especializar, no início da década de 60, em ilustração e produção de histórias em quadradinhos.
A estreia de Henfil como ilustrador deu-se em 1964, quando, a convite do editor e escritor Robert Dummond, começou a trabalhar na revista Alterosa, de Belo Horizonte, onde criou "Os Franguinhos". Em 1965 passou a colaborar com o jornal Diário de Minas, produzindo caricaturas políticas. Em 1967, criou charges desportivas para o Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro. Também teve o seu trabalho publicado nas revistas Realidade, Visão, Placar e O Cruzeiro. A partir de 1969, passou a colaborar com o Jornal do Brasil e com O Pasquim.
Nessas publicações, os seus personagens atingiram um grande nível de popularidade. Já envolvido com a política do país, Henfil criou em 1970 a revista Fradim, que tinha como marca registada o desenho humorístico, crítico e satírico, com personagens tipicamente brasileiros.
Com o advento do AI-5 - garantindo a censura dos meios de comunicação, e os órgãos de repressão prendendo e torturando os "subversivos" - Henfil, em 1972, lançou a revista Fradim pela editora Codecri, que tornou os seus personagens conhecidos. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e, mais tarde, Ubaldo, o paranoico.
Henfil envolveu-se também no cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros.
Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, onde passou dois anos em um tratamento de saúde. Como não teve lugar nos tradicionais jornais norte-americanos, sendo renegado a publicações underground, Henfil escreveu o seu livro "Diário de um Cucaracha". De volta ao Brasil. também fez participação da revista Isto É, onde escrevia uma coluna chamada Cartas da Mãe.
Após uma transfusão de sangue, acabou contraindo o vírus da SIDA. Faleceu vítima das complicações da doença no auge da sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.
Henfil passou toda sua vida a defender o fim do regime ditatorial pelo qual o Brasil passava. Em 1972, quando Elis Regina fez uma apresentação para o exército brasileiro, Henfil publicou em O Pasquim uma charge enterrando a cantora, apelidando-a de "regente" - junto a outras personalidades que, na ótica dele, agradariam aos interesses do regime, como os cantores Roberto Carlos e Wilson Simonal, o jogador Pelé e os atores Paulo Gracindo, Tarcísio Meira e Marília Pêra. Anos mais tarde, o cartunista disse que se arrependia apenas de ter enterrado Clarice Lispector e Elis Regina.
 
Cronista de humor
Os escritos de Henfil eram anotações rápidas. Não eram propriamente crónicas, mas um misto de reflexões rápidas, assim como seus traços ligeiros dos cartuns. Célebres eram suas "Cartas à mãe" — título comum em que escrevia sobre tudo e todos, muitas vezes atirando como metralhadora, usando um tom intimista do filho que realmente fala com a mãe - ao mesmo tempo em que criticava o governo e atacava as posições de algumas personalidades.
Mesmo os seus livros são em verdade a reunião desses escritos, a um tempo memorialistas e de outro falando sobre tudo, sobre a conjuntura política e seu engajamento.
Em Diário de um Cucaracha, por exemplo, Henfil narra a sua passagem pelos Estados Unidos, onde tentou "fazer a América, sonho de todo latino-americano que se preza" (segundo ele próprio). A obra traz um quadro em que o cartunista relata o choque cultural que experimentou, a reação vigorosa do público norte-americano aos seus personagens, classificados como agressivos e ofensivos. Tudo isso escrito em capítulos pequenos, no tom intimista de quem dialoga não com um leitor anónimo, mas com um amigo ou conhecido. No ano de 2009 o seu único filho criou o Instituto Henfil.
Uma série de cartuns de Henfil que ficou bastante conhecida foi O Cemitério dos Mortos-Vivos, em que "enterrava" personalidades públicas que, na opinião do cartunista, eram favoráveis a ditadura. Além de empresários, Henfil atacou pessoas como Roberto Carlos, Pelé e Tarcísio Meira.
Através de uma parceria entre a ONG Henfil e o Instituto Henfil, as 31 revistas Fradim, publicadas por Henfil entre os anos de 1971 e 1980, serão reeditadas. Alguns exemplares já estão à venda na internet. A previsão era de que a coleção estivesse completa até o fim do primeiro semestre de 2014. Além das reedições, uma edição foi feita especialmente para o projeto: a edição Número Zero, que resgata os personagens clássicos de Henfil.
 
(imagem daqui)
 

Manu Gavassi - 32 anos

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Manoela Latini Gavassi Francisco (São Paulo, 4 de janeiro de 1993) mais conhecida como Manu Gavassi, é uma cantora, compositora, atriz, dobradora, apresentadora, escritora, diretora, produtora, roteirista e influenciadora digital brasileira.
  
 

O mais alto edifício da Terra, Burj Khalifa, foi inaugurado há quinze anos



Burj Khalifa Bin Zayid (em árabe: برج خليفة; "Torre do Khalifa"), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a mais alta estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. A sua construção começou a 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizado devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou dez mil milhões de dólares para evitar que o emirado de Dubai deixasse dívidas aos investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.
O edifício faz parte de um complexo comercial e residencial de dois quilómetros quadrados de área chamado Downtown Dubai, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O arquiteto do edifício é Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006. A empresa de arquitetura e engenharia sediada na cidade norte-americana de Chicago ficou encarregada do projeto arquitetónico do prédio. As primeiras empreiteiras são a Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. A Turner Construction Company foi escolhida para comandar o projeto.

 


Gerry Rafferty morreu há 14 anos...

    

Gerald "Gerry" Rafferty (Paisley, 16 de abril de 1947 - Bournemouth, 4 de janeiro de 2011) foi um cantor, compositor e músico escocês, de raízes irlandesas, que morreu de insuficiência hepática, causada pelo seu alcoolismo. Estava acompanhado pela sua filha Martha no momento do falecimento, na sua casa.
     
Carreira
Ele começou como músico de rua. O seu primeiro grupo foi a banda Humblebums, de seguida, lançou um álbum a solo e, em 1972, formou um novo grupo, os Stealers Wheel, ao lado de Joe Egan. Em 1975, o grupo desfez-se e Rafferty continuou com os álbuns a solo. A canção mais conhecida dele é "Baker Street, incluído no disco "City to city", de 1978. Outra sua música conhecida é Stuck In The Middle With You, composta por Rafferty para os Stealers Wheel, e que fez parte da banda sonora do filme de Quentin Tarantino, Cães Danados.
      
 

Teresa Tarouca nasceu há oitenta e três anos...

(imagem daqui)

      

Teresa de Jesus Pinto-Coelho Teles da Silva, mais conhecida por Teresa Tarouca (Lisboa, 4 de janeiro de 1942 - Lisboa, 11 de novembro de 2019), foi uma fadista portuguesa. Recebeu o Prémio da Imprensa (1964) na categoria "Fado". 

     

Biografia

Nasceu em 4 de janeiro de 1942, em Lisboa. Oriunda de uma família ligada à música (é prima de Frei Hermano da Câmara e prima afastada de Maria Teresa de Noronha) adotou o nome de Teresa Tarouca, devido à sua ascendência nos condes de Tarouca.

Na década de 50 foi considerada "menina-prodígio", começou a cantar desde muito cedo, com 11 anos de idade, em espetáculos de beneficência, estreando-se no fado aos 13 anos.

Assinou contrato com a editora RCA, em 1962, para a gravação do primeiro disco.

Teresa Tarouca recebeu o Prémio da Imprensa (1964), ou Prémio Bordalo, na categoria "Fado". Na mesma cerimónia de entrega, no Pavilhão dos Desportos a 3 de abril de 1965, a Casa da Imprensa distinguiu na mesma categoria o fadista Alfredo Marceneiro.

Trabalhou com uma vasta galeria de autores de qualidade como D. António de Bragança, João de Noronha, Casimiro Ramos, João Ferreira-Rosa, Francisco Viana, Alfredo Marceneiro, D. Nuno de Lorena, Pedro Homem de Mello ou Maria Manuel Cid.

Algumas das suas canções mais conhecidas são "Mouraria", "Deixa Que Te Cante Um Fado", "Fado, Dor e Sofrimento", "Passeio à Mouraria" ou "Saudade, Silêncio e Sombra".

Teresa Tarouca atuou em vários países como Dinamarca, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América ou Brasil.

A fadista foi convidada para atuar na edição de 1973 do Festival RTP da Canção.

Em 1989 foi editado o álbum "Tereza Tarouca Canta Pedro Homem de Mello", um disco emblemático da sua carreira.

No ano de 1997 participou, como "Atração de Fado", na revista Preço Único, no Teatro ABC do Parque Mayer.

Após alguns afastamento das lides artísticas, Teresa Tarouca teve uma participação especial em 2008 no musical Fado... Esse Malandro Vadio!, de João Núncio, com encenação de Francisco Horta.

A 7 de junho de 2013, foi feita comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, tal como também a fadista Maria da Fé.

Ainda em 2013 foi distinguida com o "Prémio Carreira" na 8.ª edição dos Prémios Amália.

Morreu a 11 de novembro de 2019, no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, vítima de pneumonia dupla.

     

in Wikipédia

 

Mark Hollis, o vocalista dos Talk Talk, nasceu há setenta anos...

 
Mark David Hollis (Londres, 4 de janeiro de 1955 - Londres, 25 de fevereiro de 2019) foi um músico, cantor e compositor inglês, com sucesso comercial na década de 80. como cantor da banda de synth-pop e pós-rock Talk Talk, que ele fundou ao lado de Lee Harris, baterista, e de Paul Webb, baixista, em 1981. Retirou-se da indústria musical após o lançamento de um álbum a solo, autointitulado, em 1998. Hollis morreu aos 64 anos, em fevereiro de 2019.

 

 

T. S. Eliot morreu há sessenta anos...

 

Eliot nasceu em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, mudou-se para a Inglaterra em 1914 (então com 25 anos), tornando-se cidadão britânico em 1927, com 39 anos de idade. Sobre a sua nacionalidade e a sua influência na sua obra, T. S. Eliot disse:
 
 
Faleceu a 4 de janeiro de 1965. Segundo a sua vontade, foi cremado e as suas cinzas encontram-se na igreja Saint Michael, na vila de East Cocker, Somerset, na Inglaterra.
  

 

A Game of Chess
  
  
The Chair she sat in, like a burnished throne,
Glowed on the marble, where the glass
Held up by standards wrought with fruited vines
From which a golden Cupidon peeped out
(Another hid his eyes behind his wing)
Doubled the flames of sevenbranched candelabra
Reflecting light upon the table as
The glitter of her jewels rose to meet it,
From satin cases poured in rich profusion;
In vials of ivory and coloured glass
Unstoppered, lurked her strange synthetic perfumes,
Unguent, powdered, or liquid—troubled, confused
And drowned the sense in odours; stirred by the air
That freshened from the window, these ascended
In fattening the prolonged candle-flames,
Flung their smoke into the laquearia,
Stirring the pattern on the coffered ceiling.
Huge sea-wood fed with copper
Burned green and orange, framed by the coloured stone,
In which sad light a carvèd dolphin swam.
Above the antique mantel was displayed
As though a window gave upon the sylvan scene
The change of Philomel, by the barbarous king
So rudely forced; yet there the nightingale
Filled all the desert with inviolable voice
And still she cried, and still the world pursues,
'Jug Jug' to dirty ears.
And other withered stumps of time
Were told upon the walls; staring forms
Leaned out, leaning, hushing the room enclosed.
Footsteps shuffled on the stair.
Under the firelight, under the brush, her hair
Spread out in fiery points
Glowed into words, then would be savagely still.
 
'My nerves are bad to-night. Yes, bad. Stay with me.
'Speak to me. Why do you never speak? Speak.
'What are you thinking of? What thinking? What?
'I never know what you are thinking. Think.'
 
I think we are in rats' alley
Where the dead men lost their bones.
 
'What is that noise?'
The wind under the door.
'What is that noise now? What is the wind doing?'
Nothing again nothing.
'Do
'You know nothing? Do you see nothing? Do you remember
'Nothing?'
I remember
Those are pearls that were his eyes.
'Are you alive, or not? Is there nothing in your head?'
But
O O O O that Shakespeherian Rag—
It's so elegant
So intelligent
'What shall I do now? What shall I do?'
'I shall rush out as I am, and walk the street
'With my hair down, so. What shall we do to-morrow?
'What shall we ever do?'
The hot water at ten.
And if it rains, a closed car at four.
And we shall play a game of chess,
Pressing lidless eyes and waiting for a knock upon the door.
  
When Lil's husband got demobbed, I said—
I didn't mince my words, I said to her myself,
HURRY UP PLEASE IT'S TIME
Now Albert's coming back, make yourself a bit smart.
He'll want to know what you done with that money he gave you
To get yourself some teeth. He did, I was there.
You have them all out, Lil, and get a nice set,
He said, I swear, I can't bear to look at you.
And no more can't I, I said, and think of poor Albert,
He's been in the army four years, he wants a good time,
And if you don't give it him, there's others will, I said.
Oh is there, she said. Something o' that, I said.
Then I'll know who to thank, she said, and give me a straight look.
HURRY UP PLEASE IT'S TIME
If you don't like it you can get on with it, I said.
Others can pick and choose if you can't.
But if Albert makes off, it won't be for lack of telling.
You ought to be ashamed, I said, to look so antique.
(And her only thirty-one.)
I can't help it, she said, pulling a long face,
It's them pills I took, to bring it off, she said.
(She's had five already, and nearly died of young George.)
The chemist said it would be alright, but I've never been the same.
You are a proper fool, I said.
Well, if Albert won't leave you alone, there it is, I said,
What you get married for if you don't want children?
HURRY UP PLEASE IT'S TIME
Well, that Sunday Albert was home, they had a hot gammon,
And they asked me in to dinner, to get the beauty of it hot—
HURRY UP PLEASE IT'S TIME
HURRY UP PLEASE IT'S TIME
Goonight Bill. Goonight Lou. Goonight May. Goonight.
Ta ta. Goonight. Goonight.
Good night, ladies, good night, sweet ladies, good night, good night.

   

  
T. S. Eliot

Hoje é dia de recordar a banda de Michael Stipe...

sexta-feira, janeiro 03, 2025

Às vezes a causa de mudanças climáticas é geológica...

Encontrado o misterioso vulcão que há 200 anos quase destruiu o Mundo

 

A erupção misteriosa ocorreu no vulcão Zavaritskii, na ilha de Simushir, e criou uma caldeira com 3 km de largura, revelando espetaculares camadas vermelhas, pretas e brancas constituídas por depósitos eruptivos do passado

 

A identidade do misterioso do vulcão responsável por uma erupção vulcânica gigante que intrigou os cientistas durante quase 200 anos foi finalmente encontrada: foi o vulcão Zavaritskii, na remota e desabitada ilha de Simushir, parte das Ilhas Curilhas

Em 1831, uma erupção vulcânica maciça lançou gases sulfurosos na atmosfera, refletindo a luz solar e provocando um arrefecimento global de cerca de 1ºC.

Este tempo frio, bem documentado em todo o mundo, levou a quebras de colheitas generalizadas e a fomes devastadoras.

O compositor Felix Mendelssohn chegou mesmo a escrever sobre o tempo catastrófico durante a sua viagem de verão pelos Alpes, em 1831: “Tempo desolador, voltou a chover toda a noite e toda a manhã, está tão frio como no inverno, já há neve profunda nas colinas mais próximas…

A erupção de 1831 é a mais recente “erupção misteriosa” da Terra. Embora os cientistas soubessem que se tratava de um acontecimento importante que causou alterações climáticas e convulsões sociais, a identidade do vulcão responsável permaneceu desconhecida e ferozmente debatida, até agora.

Num novo estudo, uma equipa liderada por Will Hutchison, investigador da Universidade de St Andrews, analisou os registos do núcleo de gelo do evento de 1831 e identificou uma “correspondência perfeita das impressões digitais” dos depósitos de cinzas.

Os resultados do estudo foram apresentados num artigo publicado a semana passada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Só nos últimos anos é que desenvolvemos a capacidade de extrair fragmentos microscópicos de cinzas de núcleos de gelo polar e efetuar análises químicas detalhadas. São incrivelmente minúsculos, com cerca de um décimo do diâmetro de um cabelo humano”, explica Hutchison num comunicado da universidade.

Hutchison e a sua equipa conseguiram datar com precisão e fazer corresponder os depósitos do núcleo de gelo ao vulcão Zavaritskii, na remota e desabitada ilha de Simushir, parte das Ilhas Curilhas.

Estas ilhas são um território disputado entre a Rússia e o Japão. Atualmente controladas pela Rússia, funcionam como um posto militar estratégico.

Durante a Guerra Fria, num enredo que faz lembrar um filme de Bond, os soviéticos utilizaram Simushir como base secreta de submarinos nucleares, atracando os navios numa cratera vulcânica inundada.

“Analisámos a química do gelo com uma resolução temporal muito elevada. Isto permitiu-nos identificar o momento exato da erupção, na primavera/verão de 1831, confirmar que foi altamente explosiva e depois extrair os pequenos fragmentos de cinzas”, acrescenta Hutchison.

“Encontrar a correspondência demorou muito tempo e exigiu uma colaboração alargada com colegas do Japão e da Rússia, que nos enviaram amostras recolhidas nestes vulcões remotos há décadas”, nota o investigador.

“O momento no laboratório em que analisámos as duas cinzas juntas, uma do vulcão e outra do núcleo de gelo, foi um verdadeiro momento eureka. Não conseguia acreditar que os números eram idênticos”, conta Hutchison.

“Depois disso, passei muito tempo a investigar a idade e a dimensão da erupção nos registos de Kuril para me convencer verdadeiramente de que a correspondência era real“, admite.

Os resultados do estudo permitem identificar as Ilhas Kuril como uma região vulcânica pouco estudada mas extremamente produtiva.

O vulcão responsável pela erupção de 1831 era muito remoto, mas teve um impacto global significativo no clima e consequências graves para as populações humanas.

Identificar as fontes destas erupções misteriosas é crucial, pois permite aos cientistas cartografar e monitorizar as regiões da Terra com maior probabilidade de produzir eventos vulcânicos que alteram o clima.

“Há muitos vulcões como este, o que realça a dificuldade de prever quando ou onde poderá ocorrer a próxima erupção de grande magnitude. Como cientistas e como sociedade, temos de pensar em coordenar a resposta internacional quando ocorrer a próxima grande erupção, como a de 1831”, conclui.

 

in Wikipédia

Há novidades sobre vulcanismo atenuado em Marte...

Black Beauty foi encontrado na Terra em 2011. Agora, um grão de zircão deste meteorito prova que existiram termas em Marte

 

 

Um mineral preso num meteorito marciano que caiu na Terra revelou vestígios de água em Marte que datam de há 4,45 mil milhões de anos, de acordo com uma nova investigação. O grão de zircão pode conter a mais antiga prova direta de água quente no planeta vermelho, que pode ter proporcionado ambientes como as fontes termais que estão associadas à vida na Terra.

A descoberta abre novos caminhos para compreender se Marte foi habitável no passado. Também acrescenta mais suporte às observações já recolhidas pela frota de naves espaciais que orbitam e percorrem o planeta vermelho, que detetaram indícios da existência de rios e lagos na superfície marciana.

Mas, continuam a existir questões fundamentais sobre quando exatamente a água apareceu em Marte e como evoluiu - e desapareceu - ao longo do tempo.

Os cientistas analisaram uma amostra do meteorito “Black Beauty”, também conhecido como NWA 7034, que foi encontrado no deserto do Saara, em 2011. O meteorito foi ejetado da superfície marciana depois de outro objeto celeste ter atingido o planeta entre 5 milhões e 10 milhões de anos atrás, e os seus fragmentos têm servido como uma fonte determinante para estudar Marte antigo durante anos.

O novo estudo, publicado na revista Science Advances a 22 de novembro, centrou-se num único grão do mineral zircão encontrado no meteorito. A análise da equipa mostra que a água estava presente apenas 100 milhões de anos após a formação do planeta, o que sugere que Marte pode ter sido capaz de suportar vida em algum momento da sua história.

“Os nossos dados sugerem a presença de água na crosta de Marte numa altura comparável à das primeiras evidências de água na superfície da Terra, há cerca de 4,4 mil milhões de anos”, afirma o principal autor do estudo, Jack Gillespie, investigador da Faculdade de Geociências e Ambiente da Universidade de Lausanne, na Suíça, num comunicado. “Esta descoberta fornece novas provas para a compreensão da evolução planetária de Marte, dos processos que nele tiveram lugar e do seu potencial para ter albergado vida.”

 

Minerais como cápsulas do tempo

As rochas podem conter as respostas a algumas das maiores questões que ainda subsistem sobre Marte, incluindo a quantidade de água existente e se alguma vez existiu vida no planeta. É por isso que meteoritos como o Black Beauty são de grande interesse para os cientistas. Carl Agee, professor e diretor do Instituto de Meteorítica da Universidade do Novo México, apresentou pela primeira vez a rocha espacial à comunidade científica em 2013.

“(O meteorito Black Beauty) contém centenas de fragmentos de rochas e minerais, cada um com uma parte diferente dos 4,5 mil milhões de anos da história marciana”, diz o coautor do estudo, Dr. Aaron Cavosie, cientista planetário e professor sénior do Centro de Ciência e Tecnologia Espacial da Universidade de Curtin, num e-mail. “É a única fonte de peças para o puzzle geológico do Marte pré-Noachiano”.

O período Noachiano ocorreu entre 4,1 e 3,7 mil milhões de anos atrás, e pouco se sabe a partir de medições diretas que datam do período pré-Noachiano em Marte, entre 4,5 mil milhões e 4,1 mil milhões de anos atrás, embora seja crucial compreender porque serve como a primeira página no livro de história de Marte, disse Cavosie.

Mas, o Black Beauty revelou alguns dos seus segredos. Muitos dos fragmentos de rocha que o meteorito contém mostram que a crosta marciana sofreu uma série de impactos, causando uma enorme quantidade de perturbações na superfície do planeta, explicou o mesmo especialista.

A rocha espacial também contém os mais antigos fragmentos conhecidos de Marte, incluindo os mais antigos zircões, explica Cavosie.

O zircão, usado em produtos como joias, azulejos de cerâmica e implantes médicos, é um mineral resistente que pode ajudar os cientistas a perscrutar o passado e a determinar as condições presentes quando cristalizou, incluindo a temperatura na altura e se o mineral interagiu com a água.

“O zircão contém vestígios de urânio, um elemento que funciona como um relógio natural”, refere Gillespie, que era investigador associado de pós-doutoramento na Escola de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade de Curtin na altura do estudo. “Este elemento decompõe-se em chumbo ao longo do tempo a uma taxa conhecida com precisão. Comparando o rácio entre o urânio e o chumbo, podemos calcular a idade de formação dos cristais”.

O zircão do Black Beauty não foi alterado pela sua viagem à Terra e pela sua entrada ardente na atmosfera do nosso planeta antes de se despenhar no Saara, porque estava protegido pela sua localização no interior do meteorito, disse Cavosie.

Durante a análise do grão de zircão, a equipa de estudo detetou quantidades invulgares de ferro, sódio e alumínio, sugerindo que fluidos ricos em água deixaram estes vestígios no zircão quando este se formou há 4,45 mil milhões de anos. Estes elementos não são normalmente encontrados no zircão cristalino, mas os estudos à escala atómica dos investigadores do zircão mostraram os elementos incorporados na estrutura cristalina e alinhados como bancas de fruta num mercado, disse Cavosie.

“Pelos padrões de como os elementos (ferro, alumínio e sódio) se encontram no interior do zircão, podemos dizer que foram incorporados no grão à medida que este crescia, como as camadas de uma cebola”, acrescenta Cavosie.

Na Terra, os zircões de sistemas hidrotermais - que se formam quando a água é aquecida por atividade vulcânica subterrânea, como o fluxo ascendente de magma quente - têm padrões semelhantes aos encontrados em Black Beauty.

Se existiam sistemas hidrotermais na crosta marciana há 4,45 mil milhões de anos, é provável que a água líquida tenha chegado à superfície.

“A nossa experiência na Terra mostra que a água é essencial para os habitats capazes de suportar vida”, argumenta Cavosie. “Muitos ambientes na Terra albergam vida em sistemas de água quente, incluindo nascentes de água quente e fontes hidrotermais. Estes ambientes podem ter dado origem às primeiras formas de vida na Terra. O nosso novo estudo mostra que a crosta de Marte era quente e húmida no período pré-Noachiano, o que significa que podem ter existido ambientes habitáveis nessa altura.”

 

Aproximar-se de Marte

Cavosie tem curiosidade em determinar se os sistemas hidrotermais, como as fontes termais, eram predominantes quando o magma estava a ajudar a formar a crosta do planeta vermelho, entre 4,48 mil milhões e 4,43 mil milhões de anos atrás, ou se eram mais episódicos.

“Se os sistemas hidrotermais eram uma caraterística estável no início de Marte, isso indicaria que as condições de habitabilidade podem ter persistido durante um período de tempo considerável”, explica Cavosie. “Esta é agora uma hipótese testável que pode ser abordada através da recolha de mais dados de zircões marcianos”.

Até que as amostras possam ser devolvidas diretamente de Marte, o meteorito Black Beauty é uma das melhores janelas para a formação da crosta marciana e para a superfície inicial de Marte, disse Briony Horgan, co-investigadora da missão do rover Perseverance e professora de ciências planetárias na Universidade Purdue em West Lafayette, Indiana. Horgan não esteve envolvido neste estudo.

Encontrar provas de sistemas hidrotermais na subsuperfície a partir de um pequeno grão de zircão alinha-se com as teorias científicas sobre a quantidade de água e a atividade vulcânica que existia em Marte antigo, disse. E estes primeiros ambientes potencialmente habitáveis teriam sido protegidos da radiação por um forte campo magnético planetário, que Marte não tem atualmente, acrescentou Horgan. Os cientistas ainda estão a tentar explicar como é que o planeta vermelho perdeu o seu campo magnético protetor.

Atualmente, o rover Perseverance está a escalar a borda da cratera Jezero em Marte, um antigo lago que se encheu de água há 3,7 mil milhões de anos. Algumas das rochas que o rover encontrou podem ter sido formadas por sistemas hidrotermais, disse Horgan.

O rover vai recolher amostras das rochas porque estas podem preservar provas de vida microbiana antiga.

“Por muito que os meteoritos nos possam dizer, podemos fazer ainda melhor com uma amostra de rocha cuidadosamente selecionada e intacta de um local conhecido em Marte com um bom contexto geológico”, diz Horgan. “Por isso, este artigo é uma grande motivação para trazer as nossas amostras de Marte para a Terra, para serem estudadas com o mesmo nível de pormenor nos próximos anos”.

 

in CNN Portugal

Hoje é dia de ouvir música de um western spaghetti...

George Martin, o quinto Beatle, nasceu há 99 anos

  

George Henry Martin (Londres, 3 de janeiro de 1926 - Londres, 8 de março de 2016) foi um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Devido à sua importância em relação à produção musical dos discos dos The Beatles, foi chamado de “o quinto Beatle”. Produziu juntamente com eles, em 1967, o inovador álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos

    

  
Vida

Nasceu em Holloway, pequena cidade a norte da capital Londres. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezasseis anos de idade. Estudou na Guildhall School of Music and Drama entre 1947 e 1950, estudando piano e oboé, sendo influenciado por uma grande variedade de estilos musicais. Após se formar, trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950. Martin produziu canções cómicas no início da década de 50, trabalhando com pessoas como Peter Sellers e Spike Milligan.

Numa carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias mediáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo o seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat. Em reconhecimento pelas suas contribuições para a música e cultura popular, ele foi elevado a Knight Bachelor em 1996.

Faleceu no dia 8 de março de 2016, aos 90 anos.
 
Brasão de George Martin
  

Sergio Leone nasceu há 96 anos...

  

Sergio Leone (Roma, 3 de janeiro de 1929 - Roma, 30 de abril de 1989) foi um cineasta italiano.
   
Biografia
Filho de um antigo industrial do cinema, ficou conhecido mundialmente por popularizar o género do western spaghetti. Começou com dezoito anos, como assistente de direção em filmes de cineastas como Vittorio De Sica, Luigi Comencini e Mervyn LeRoy.
Foi só em 1960 é que se estreou como diretor em O Colosso de Rodes, mas, em 1964, realiza o antológico Por um punhado de dólares, cuja estrela era o novato Clint Eastwood. O filme teria duas sequelas com o mesmo ator, formando a chamada trilogia dos dólares. Em 1969, já consagrado internacionalmente, finalizaria o seu projeto mais ambicioso até então, o filme Once Upon a Time in the West. Era para ser seu último western como diretor, mas acabaria aceitando realizar mais um da série, o filme Giù la testa, em 1971, também conhecido como Once Upon a Time… The Revolutionis. Passando os anos seguintes como produtor, somente em 1984 ele dirigiria o seu último grande filme dessa segunda trilogia, conhecida por trilogia da América, e que acabou se tornando também o último filme que dirigiu na sua carreira.
Nos anos 60, quando o cinema italiano estava essencialmente voltado para as comédias, Sergio Leone foi um dissidente, primeiro especializando-se em filmes épicos e depois na recriação do Oeste e nos filmes de western. Ele passou treze anos preparando o clássico Era uma vez na América, um épico sobre a máfia, lançado em 1984, no Festival de Cannes.
Foi um dos mais brilhantes cineastas da sua geração e inventor de um estilo em que não faltam momentos de pura genialidade. Ele é hoje fonte de inspiração para novos cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.
A sua sepultura está localizada no cemitério Campo di Verano, em Roma.