Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo.
quarta-feira, maio 08, 2024
A república guilhotinou Lavoisier há 230 anos...
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Marcadores: Academia de Ciências, guilhotina, Lavoisier, lei de Lavoisier, mesmerismo, pena de morte, pseudociência, Química, Revolução Francesa
Elvira Pagã morreu há vinte e um anos...
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Marcadores: baião, Brasil, cinema, Elvira Pagã, erotismo, música, samba, Saudade Que Vive em Mim
Jair Rodrigues morreu há dez anos...
Em 1958 Jair Rodrigues prestou o serviço militar no Tiro de Guerra de São Carlos.
Em 1966, o cantor participou e venceu o Festival da Canção de 1966 com a canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatando com a música "A Banda", de Chico Buarque. Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção. Disparada. A partir daquele momento a sua carreira avançou e o seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Nesse período, o artista realizou turnês na Europa, Estados Unidos e Japão.
Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Jair interpretou ainda sucessos sertanejos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Nas décadas seguintes, a sua produção diminuiu de volume. Entretanto, Jair Rodrigues continuaria conhecido pela sua grande energia e sua alegria contagiante.
Morte
Jair Rodrigues morreu repentinamente no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo por causa de um enfarte agudo do miocárdio. O cantor era casado com Claudine Mello, com quem teve os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, ambos cantores. O corpo do cantor foi sepultado, no dia 9 de maio de 2014, no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo.
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Marcadores: Brasil, Deixa Isso Pra Lá, Jair Rodrigues, MPB, música, música sertaneja, samba, Vem Chegando a Madrugada
Dave Rowntree, baterista dos Blur, nasceu há sessenta anos...!
David Alexander De Horne Rowntree (Colchester, Essex, 8 May 1964) is an English musician, politician, solicitor, composer and animator. He is the drummer for the rock band Blur and was a Labour Party councillor for Norfolk County Council from 2017 until 2021.
in Wikipédia
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Marcadores: alternative hip hop, bateria, Beetlebum, Blur, britpop, Dave Rowntree, Rock alternativo
... e hoje é o Dia Internacional do Burro...!
(imagem daqui)
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Marcadores: burro, Dia Internacional do Burro
terça-feira, maio 07, 2024
Hoje? Há pachecos...! Amanhã? Não sabemos...
hoje há pachecos, amanhã não sabemos…
com vinte escudinhos
nem um copo de vinho
suspeito que os malmequeres um dia vão mudar de cor
por qué no te callas?,
lá para sexta deve vir o burrinho
há dias que nem o presépio nem os santinhos
por qué no te callas?,
há coisas fantásticas!
um avião por exemplo
uma espécie de presépio
melhorado por dentro
por qué no te callas?,
gosto mais do que tem palhinhas
hoje há pachecos, amanhã não sabemos
vai um café?
é melhor esquecer
sabe-se lá…
por qué no te callas?,
olha,
a televisão hipnotiza crianças
restinhos de família
a Júlia florista
só não hipnotiza o Pacheco
sabe-se lá porquê…
vai um joguinho?
por qué no te callas?,
a ginja não é proibida.
ginjinha pás veias!
as barragens fazem toda a diferença!
por qué no te callas?,
conheces o sócrates?
eh pá, não me lembro…
maria azenha - (na morte de Luiz Pacheco, a 5 de janeiro de 2008)
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Marcadores: crítica literária, literatura, Luiz Pacheco, polemista, Surrealismo
Salieri morreu há 199 anos...
Antonio Salieri (Legnago, 18 de agosto de 1750 – Viena, 7 de maio de 1825), foi um compositor de ópera italiano. Foi o compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. A sua música foi bastante conhecida na sua época. As lendas a respeito do seu mau relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até à morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do génio de Mozart, ao mesmo tempo admirador e que possui um bom talento musical. Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor.
Música adequada ao dia...
Postado por Pedro Luna às 11:11 0 bocas
Marcadores: 1812, 1812 Overture, ballet, música, Ópera, romantismo, Rússia, Tchaikovsky
Mais novidades sobre os euripterídeos - escorpiões marinhos gigantes...
O mistério dos escorpiões marinhos gigantes foi finalmente desvendado
Os escorpiões marinhos gigantes são euripterídeos que viveram durante o período pré-histórico e que podiam atingir dois metros de altura. Até agora, alguns cientistas afirmavam que, apesar do seu tamanho, estes seres vivos não eram verdadeiros predadores.
Um novo estudo veio agora mostrar que os escorpiões marinhos gigantes tinham garras robustas e enormes que usavam para capturar grandes presas.
Os escorpiões marinhos gigantes, ou euripterídeos, eram seres rastejantes aquáticos que viveram entre 467 e 253 milhões de anos atrás, muito antes da existência dos dinossauros.
Alguns exemplos destes euripterídeos incluem o pterigotídeo e o acutiramus, que viveram no período Devónico. Ambos os seres possuíam garras assustadoras, e o seu tamanho podia chegar facilmente aos 2,5 metros de comprimento. São os maiores aracnídeos que alguma vez existiram na Terra.
Apesar do seu tamanho colossal, a comunidade científica tem-se dividido quanto à capacidade predatória dos euripterídeos. Alguns cientistas acreditam que os escorpiões marinhos gigantes eram predadores ferozes, comparando-o ao Tyrannosaurus rex da sua época.
Outros acreditam que o tamanho não é tudo e que as suas garras eram demasiado fracas para um verdadeiro predador. Afirmam ainda que o acutiramus só poderia agarrar presas fracas e de tecido mole, apelidando-o mesmo de “gatinho”, diz a SciNews, por ser o menos poderoso de todos os predadores.
Mas um novo estudo sugere que as garras do acutiramus eram muito mais robustas do que o que se pensava. A aparente falta de uma “articulação no cotovelo” não condiciona a sua capacidade predatória uma vez que a força está na base da garra.
Além disso, as garras eram usadas apenas para capturar as presas e não propriamente para as matar. Para tal, utilizavam aparelhos bucais localizados na base das pernas que serviam para matar e mastigar as presas.
A sua visão diminuta, que poderia ser um problema na hora de caçar, também não era um obstáculo já que as suas presas eram tão grandes quanto o seu tamanho. Além disso, alguns insetos não predadores, como as abelhas e borboletas, têm métricas oculares semelhantes às dos artrópodes considerados predadores.
Algumas marcas de garras, vestígios de predação e fezes fósseis confirmam ainda que alguns euripterídeos se alimentavam de peixes, trilobites e até outros euripterídeos. Pensa-se também que a sua capacidade de predação notável possa ter influenciado a evolução de vertebrados.
No mesmo estudo, publicado em dezembro no Bulletin of Geosciences, mostrou-se também que os pterigotídeos eram nadadores mais lentos do que aquilo que se supunha.
Através de modelos computacionais e experiências com um euripterídeo robótico foi possível perceber que as suas pernas eram demasiado curtas em relação ao seu tamanho e, por isso não forneciam impulso suficiente para nadar. Para ultrapassar este obstáculo, os escorpiões marinhos gigantes utilizavam a cauda como leme, para apoiar na propulsão.
Através de modelos de computação, o comprimento do Jaekelopterus rhenaniae, o maior artrópode de sempre, poderá ser estimado em 2,6 metros de comprimento. Este valor é 10 centímetros superior a estimativas anteriores. Parece que os artrópodes ficaram um pouco maiores e o mundo pré-histórico mais assustador.
in ZAP
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Marcadores: artrópodes, Devónico, escorpiões, euripterídeos, Jaekelopterus rhenaniae, Paleontologia, Terropterus xiushanensis
O Luiz Pacheco nasceu há 99 anos...
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Marcadores: Luiz Pacheco, poesia
D. Vicente da Câmara nasceu há 96 anos...
O que é a aristocracia? A aristocracia tanto pode estar no povo como noutra coisa qualquer. (...) O aristocrata é aquele que sobressaiu. |
- Vicente da Câmara |
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Marcadores: A moda das tranças pretas, Fado, Fado antigo, fado aristocrata, música, Vicente da Câmara
A geóloga Drª Ana Neiva nasceu há 83 anos...
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Marcadores: Ana Neiva, Cotelo Neiva, Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra
O baterista Bill Kreutzmann nasceu há 78 anos
William Kreutzmann Jr. (Palo Alto, California, May 7, 1946) is an American drummer and founding member of the rock band Grateful Dead. He played with the band for its entire thirty-year career, usually alongside fellow drummer Mickey Hart, and has continued to perform with former members of the Grateful Dead in various lineups, and with his own bands BK3, 7 Walkers and Billy & the Kids.
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Marcadores: bateria, Bill Kreutzmann, Billy and the Kids, Fire On The Mountain, Grateful Dead
Tito nasceu há cento e trinta e dois anos...
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Marcadores: comunistas, II Grande Guerra, II Guerra Mundial, Jugoslávia, Tito
O RMS Lusitania foi afundado há 109 anos
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Marcadores: Alemanha, casus belli, Cunard Line, I Guerra Mundial, neutralidade, Reino Unido, RMS Lusitania, submarino, Telegrama Zimmermann, USA
Evita Péron nasceu há 105 anos...
Os Rolling Stones lançaram Paint It Black há 58 anos...
"Paint It Black" is a song recorded in 1966 by the English rock band the Rolling Stones. A product of the songwriting partnership of Mick Jagger and Keith Richards, it is a raga rock song with Indian, Middle Eastern, and Eastern European influences and lyrics about grief and loss. London Records released the song as a single on 7 May 1966 in the United States, and Decca Records released it on 13 May in the United Kingdom. Two months later, London Records included it as the opening track on the American version of the band's 1966 studio album Aftermath, though it is not on the original UK release.
Originating from a series of improvisational melodies played by Brian Jones on the sitar, all five members of the band contributed to the final arrangement, although only Jagger and Richards were credited as songwriters. In contrast to previous Rolling Stones singles with straightforward rock arrangements, "Paint It Black" has unconventional instrumentation including a prominent sitar, the Hammond organ, and castanets. This instrumental experimentation matches other songs on Aftermath. The song was influential to the burgeoning psychedelic genre as the first chart-topping single to feature the sitar, and widened the instrument's audience. Reviews of the song at the time were mixed and some music critics believed its use of the sitar was an attempt to copy the Beatles, and others criticized its experimental style and doubted its commercial potential.
"Paint It Black" was a major chart success for the Rolling Stones, at eleven weeks (including two at number one) on the US Billboard Hot 100, and 10 weeks (including one atop the chart) on the Record Retailer chart in the UK. Upon a re-issue in 2007, it reentered the UK Singles Chart for 11 weeks. It was the band's third number-one single in the US and sixth in the UK. The song also topped charts in Canada and the Netherlands. It received a platinum certification in the UK from the British Phonographic Industry (BPI) and from Italy's Federazione Industria Musicale Italiana (FIMI).
"Paint It Black" was inducted into the Grammy Hall of Fame in 2018, and Rolling Stone magazine ranked the song number 213 on their list of the 500 Greatest Songs of All Time. In 2011, the song was added to the Rock and Roll Hall of Fame's list of "The Songs that Shaped Rock and Roll". Many artists have covered "Paint It Black" since its initial release. It has been included on many of the band's compilation albums, and several film soundtracks. It was played on several Rolling Stones tours.
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Marcadores: anos sessenta, música, Paint It Black, raga rock, rock psicadélico, Rolling Stones, sitar
Brahms nasceu há 191 anos...
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Marcadores: Alemanha, Brahms, Johannes Brahms, Kathryn Stott, Lullaby, música, romantismo, Yo-Yo Ma
Tchaikovsky nasceu há 184 anos...
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Marcadores: ballet, homossexuais, música, Ópera, romantismo, Rússia, Tchaikovsky, Valsa das Flores
Viva o Pacheco...!
MONÓLOGO DO 1.º CORNUDO
I
Acordei um triste dia
Com uns cornos bem bonitos.
E perguntei à Maria
Por que me pôs os palitos.
II
Jurou por alma da mãe
Com mil tretas de mulher
Que era mentira. Também
Inda me custava a crer...
III
Fiquei de olho espevitado
Que o calado é o melhor
E para não re-ser enganado,
Redobrei gozos de amor.
IV
Tais canseiras dei ao físico,
Tal ardor pus nos abraços
Que caí morto de tísico
Com o sexo em pedaços!
V
Esperava por isso a magana?
Já previa o que se deu?...
Do além vi-a na cama
Com um tipo pior do que eu!
VI
Vi-o dar ao rabo a valer
Fornicando a preceito...
Sabia daquele mister
Que puxa muito do peito.
VII
Foi a hora de me eu rir
Que a vingança tem seus quês:
«O mais certo é práqui vir,
Inda antes que passe um mês».
VIII
Arranjei-lhe um bom lugar
Na pensão de Mestre Pedro
(Onde todos vão parar
Embora com muito medo...)
IX
Passava duma semana
O meu dito estava escrito
Vítima daquela magana
Pobre tísico, tadito!
DUETO DOS 2 CORNUDOS
X
Agora já somos dois
A espreitar de cá de cima
Calados como dois bois
Vendo o que faz a ladina
XI
Meteu na cama mais gente
Um, dois, três... logo a seguir!
Não há piça que a contente
É tudo que tiver de vir!
S. PEDRO, INDIGNADO, PRAGUEJA.
XII
- É de mais!... Arre, diabo!
- Berra S. Pedro, sandeu.
–E mortos por dar ao rabo
Lá vêm eles pró Céu!
CORO, PIANÍSSIMO, LIRISMO
NAS VOZES
XIII
Que morre como um anjinho
Quem morre por muito amar!
CORO, AGORA NARRATIVO
OU EXPLICATIVO.
Já formemos um ranchinho
De cá de cima, a espreitar.
XIV
Passam meses, passa tempo
E a bela não se consola...
Já semos um regimento
Como esses que vão prá Ingola!
(ÁPARTE DO AUTOR DAS COPLAS:
«COITADINHOS!»)
XV
Fazemos apostas lindas
Sempre que vem cara nova.
Cálculos, medidas infindas
Como ela terá a cova.
XVI
Há quem diga que por si
Já não lhe topou o fundo...
Outros juram que era assi
Do tamanho... deste Mundo!
XVII
- Parecia uma piscina!
–Diz um do lado, espantado.
- Nunca vi uma menina
Num estado tão desgraçado!
APARTE DO AUTOR, ANTIGO MILITANTE DAS ESQUERDAS (BAIXAS).
XVIII
(Um estado tão desgraçado?!...
Pareceu-me ouvir o Povo
Chorando seu triste fado
nas garras do Estado Novo!)
XIX
O último que chegou cá
Morreu que nem um patego:
Afogado, ieramá,
Nos abismos daquele pego.
O CORO DOS CORNUDOS,
ACOMPANHADO POR S. PEDRO EM SURDINA,
ENTOA A MORALIDADE, APÓS TER
LIMPADO AS ÚLTIMAS LAGRIMETAS
E SUSPIRANDO COMO SÓ OS CORNUDOS SABEM.
XX
Mulher não queiras sabida
Nem com vício desusado,
Que podes perder a vida
Na estafa de dar ao rabo.
XXI
Escolhe donzela discreta
Com os três no seu lugar.
Examina-lhe a greta,
Não te vá ela enganar...
XXII
E depois de veres o bicho
E as maneiras que tem
A funcionar a capricho,
Já sabes se te convém.
XXIII
Mulher calma, é estimá-la
Como a santa no altar.
Cabra douda, é rifá-la...
- Que não venhas cá parar.
XXIV
Este conselho te dão,
E não te levam dinheiro...
Os cornudos que aqui estão
Com S. Pedro hospitaleiro.
XXV
Invejosos quase todos
Dos conos que o mundo guarda
FAZEM MAIS UM BOCADO DE LAMENTAÇÃO.
NOTA DO AUTOR: QUASE,
PORQUE ENTRETANTO
ALGUNS BRINCAVAM UNS COM OS OUTROS.
RABOLICES!
Mas se fornicas a rodos
Tua vinda aqui não tarda!
RECOMEÇA A MORALIDADE, ESTILO
ESTÃO VERDES, NÃO PRESTAM.
ALGUNS BÊBADOS, CORNUDOS
DESPEITADOS OU AMARGURADOS.
VOZES PASTOSAS.
DEVE LER-SE: VIIINHO...VÉLHIIINHO...
XXVI
Melhor que a mulher é o vinho
Que faz esquecer a mulher...
Que faz dum amor já velhinho
Ressurgir novo prazer.
FINALE, MUITO CATÓLICO.
XXVII
Assim termina o lamento
Pois recordar é sofrer.
Ama e fode. É bom sustento!
E por nós reza um pater.
Num dia em que se achou
Mais pachorrento.
in Textos Malditos (1977) - Luiz Pacheco
Postado por Pedro Luna às 00:09 0 bocas
Marcadores: crítica literária, libertino, literatura, Luiz Pacheco, polemista, Surrealismo