sábado, fevereiro 10, 2024

Roberta Flack celebra hoje oitenta e sete anos

       
Roberta Flack (Asheville, Carolina do Norte, 10 de fevereiro de 1937) é uma cantora, pianista e compositora dos Estados Unidos.
Roberta Flack, uma das vozes mais afinadas da década de 70, nasceu na Carolina do Norte em 1937, numa família de músicos. Começou a estudar piano desde cedo, assim como a desenvolver sua voz.
Formada em música pela Universidade de Howard, cantava nos "pubs" de Washington quando foi contratada pela Atlantic Records, em 1969. O seu primeiro LP, First Take, teve uma certa repercussão, mas o sucesso veio com os compactos "First Time Ever I Saw Your Face" e "Killing Me Softly With His Song". Em 1977, gravou ao lado de Donny Hathaway o sucesso "The Closer I Get To You". Considerada uma cantora soul, Roberta Flack revela influências jazzísticas e até clássicas no seu estilo pianístico. 
     

  


Cliff Burton, o baixo dos Metallica já desaparecido, nasceu há 62 anos...

  
Clifford Lee "Cliff" Burton (Castro Valley, 10 de fevereiro de 1962 - Ljungby, 27 de setembro de 1986) foi um baixista americano que ficou conhecido pelo seu trabalho na banda de thrash metal Metallica, de 1982 a 1986. Como instrumentista ele era conhecido pelo seu estilo, que fazia uso de distorção e outros efeitos, muitos dos quais de uso na guitarra, como na sua canção mais característica, "(Anesthesia) Pulling Teeth".
   
(...)
   
Cliff estava a dormir quando, de acordo com o motorista, o autocarro da banda derrapou no gelo acumulado na estrada e capotou, na comuna de Ljungby, perto de Dörarp, numa região rural do sul da Suécia. Cliff, no beliche de cima, foi atirado para fora do autocarro, que, ao capotar, caiu em cima dele, matando-o.

 


He Was a Friend of Mine...

 

He Was a Friend of Mine - Dave Van Ronk



He was a friend of mine
He was a friend of mine
Never had no money
Pay for his fines
He was friend a friend of mine

He died on the road
He died on the road
Never had no money
Pay for his board
He was a friend of mine

He never done no wrong
He never done no wrong
He was just a poor boy
A long way from home
He was a friend of mine

I stole away and cried
I stole away and cried
Never had no money
And I can't be satisfied
He was a friend of mine

He was a friend of mine
He was a friend of mine
When I hear his name
You know, I just can't keep from crying
He was a friend of mine

Música adequada à data...

 

Dave Van Ronk - Green, Green Rocky Road

 

When I go by Baltimore
Needin' no carpet on my floor
Come along and follow me
We'll go down to Galilee

Green green rocky road
Promenade in green
Tell me who ya'll love
Tell me who ya'll love


Little miss jane run to wall
Don't you stumble, don't you fall
Don't you sing, no don't you shout
When I sing come runnin' out

Green green rocky road
Promenade in green
Tell me who ya'll love
Tell me who ya'll love


See that crow up in the sky
He don't walk no he just fly
He don't walk no he don't run
Keep on flapping til' the sun

Green green rocky road
Promenade in green
Tell me who ya'll love
Tell me who ya'll love


When I go by Baltimore
Needin' no carpet on my floor
Come along and follow me
There's a man in Galilee

 

Jimmy Durante nasceu há 131 anos...

   
James Francis Durante (Nova York, 10 de fevereiro de 1893 - Santa Mónica, Califórnia, 29 de janeiro de 1980), mais conhecido como Jimmy Durante, foi um cantor, pianista, comediante e ator norte-americano que, durante mais de sessenta anos, foi um dos mais populares artistas norte-americanos.
   

 


Bertholt Brecht nasceu há 126 anos

   
Eugen Bertholt Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 - Berlim Leste, 15 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.Os seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia, Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos de 1954 e 1955.
Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. A sua praxis é uma síntese do experimentalismo teatral de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos de 1917-1926. O seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

 

Perguntas de um Operário Letrado



Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilónia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas

 

Bertolt Brecht

John William Waterhouse morreu há 107 anos

     
John William Waterhouse (Roma, entre janeiro e abril de 1849 - Londres, 10 de fevereiro de 1917) foi um pintor inglês, conhecido pelas suas obras no estilo pré-rafaelita. Trabalhou diversas décadas após o fim da Irmandade Pré-Rafaelita, que viu o seu apogeu em meados do século XIX, o que fez com que ele fosse apelidado de “o pré-rafaelita moderno”. Recebendo influência não só do início do pré-rafaelismo como também dos seus contemporâneos, os impressionistas, as suas obras eram conhecidas por suas representações de mulheres tanto da mitologia grega como da lenda do Rei Artur.
Nascido na Itália, de pais ingleses pintores, mais tarde mudou-se para Londres, onde ingressou na Academia Real Inglesa. Logo começou a expor as suas obras nas exposições anuais de verão da academia, focando na criação de telas grandes retratando cenas da vida quotidiana e da mitologia grega. Mais tarde aliou-se declaradamente ao estilo pré-rafaelita de pintura, mesmo que na arte britânica este fosse um estilo fora de moda há décadas.
Apesar de não ser tão conhecido como artistas do início do pré-rafaelismo como Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais e William Holman Hunt, a obra de Waterhouse atualmente é exposta em grandes galerias britânicas de arte, e a Academia Real Inglesa organizou uma grande retrospetiva de sua obra em 2009.
 
Diógenes (1882)
 
A Dama de Shallot (1888)
   

Wilhelm Conrad Rontgen morreu há cento e um anos

    
Wilhelm Conrad Röntgen (Lennep, 27 de março de 1845 - Munique, 10 de fevereiro de 1923) foi um físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação eletromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X. Por essa descoberta recebeu o primeiro Nobel de Física, em 1901. Em 2004, em reconhecido dos seus feitos científicos, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) nomeou o elemento químico 111 de roentgénio. O  roentgénio, inicialmente chamado de ununúnio (do latim um, um, um) e eka-ouro (semelhante ao ouro), é um elemento químico, símbolo Rg (anteriormente Uuu), número atómico 111 (111 protões e 111 eletrões), com massa atómica [272] u, sendo um dos átomos mais pesados.
  

A atriz Laura Dern faz hoje 57 anos

     

Laura Elizabeth Dern (Los Angeles, 10 de fevereiro de 1967) é uma atriz, cineasta e produtora de cinema norte-americana vencedora do Oscar e Emmy.

Laura trabalhou em filmes como Smooth Talk (1985), Veludo Azul (1986), Fat Man e Little Boy (1988), Wild at Heart (1990), Jurassic Park (1993) e October Sky (1999). Por seus desempenhos em Rambling Rose (1991) e Wild (2014), foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. Já por seus trabalhos na televisão, recebeu o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme por Big Little Lies e quatro Golden Globes, dois de Melhor Atriz Coadjuvante em série, minissérie e telefilme por Recount (2008) e Big Little Lies (2017), um de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme por Afterburn (1993) e um de Melhor Atriz em Série de Comédia por Enlightened (2012).

Pela sua performance em Marriage Story (2020), ganhou o seu quinto Globo de Ouro, o seu segundo Critics' Choice, e os SAG Awards, BAFTA e Óscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.


Vanessa da Mata - 48 anos

       
Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (Alto Garças, Mato Grosso, 10 de fevereiro de 1976) é uma cantora e compositora brasileira. Lançou sete álbuns e dois CD'S/DVDs ao Vivo, este último gravado em Paraty (RJ). Entre os grandes sucessos de sua discografia estão "Não me deixe só", "Ainda Bem", "Ai, Ai, Ai", "Boa Sorte/Good Luck", "Baú", "Amado", "O Tal Casal", "As Palavras" e mais recentemente "Segue o Som". O seu primeiro romance - A Filha das Flores - foi lançado em 2013 e já teve reedições em Portugal, México e Alemanha. 
    

 


Maluda morreu há vinte e cinco anos...

Autorretrato de 1968

 

Maria de Lourdes Ribeiro, conhecida por Maluda (Goa Norte, Pangim, 15 de novembro de 1934 - Lisboa, 10 de fevereiro de 1999) foi uma pintora portuguesa que recebeu a Ordem do Infante Henrique .

A sua obra se baseava principalmente em retratos, visões das cidades, nomeadamente na pintura de paisagens urbanas, janelas e vários outros elementos arquitetónicos.

 

Vida

Maluda nasceu na cidade de Pangim, no estado de Goa, no então Estado Português da Índia. Começou na pintura como retratista autodidata ainda em Lourenço Marques (actual Maputo), onde viveu a partir de 1948. Foi lá que formou, com Garizo do Carmo, João Paulo e João Aires o grupo de pintura "Os Independentes", que expôs coletivamente em 1961, 1962 e 1963. Em 1963 obteve uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian e viajou para Portugal, onde trabalhou com o mestre Roberto de Araújo em Lisboa.

Entre 1964 e 1967 viveu em Paris, como bolseira da Gulbenkian. Aí trabalhou na Academia de la Grande Chaumière com os mestres Jean Aujame e Michel Rodde. Durante a sua estadia em Paris conviveu com outros artistas, entre eles Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Seznes. Foi nessa altura que se interessou pelo retrato e por composições que fazem a síntese da paisagem urbana, com uma paleta de cores muito característica e uma utilização brilhante da luz, que conferem às suas obras uma identidade muito própria e inconfundível. Pintou os retratos de Ana Zanatti, Amália Rodrigues, Aquilino Ribeiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, entre outros. 

Em 1969 realizou a sua primeira exposição individual na galeria do Diário de Notícias, em Lisboa. Em 1973 realizou uma grande exposição individual na Fundação Gulbenkian, que obteve grande sucesso, registando cerca de 15.000 visitantes e lhe deu grande notoriedade a partir de então. Entre os anos de 1976 e 1978 foi novamente bolseira da Fundação Gulbenkian, estudando em Londres e na Suíça. A partir de 1978 dedicou-se também à temática das janelas, procurando utilizá-las como metáfora da composição público-privado. Em 1979 recebeu o "Prémio de Pintura" da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Nesse ano realizou ainda uma exposição na Fundação Gulbenkian em Paris.

O seu livro “Maluda” com prefácio de Maria Helena Vieira da Silva é publicado em 1981

A partir de 1985, Maluda foi convidada para fazer várias séries de selos para os CTT. Dois selos da sua autoria ganharam, na World Government Stamp Printers Conference, em Washington, D.C., em 1987 e em Périgueux (França), em 1989, o "Prémio mundial" para o melhor selo. 

Em 1994 recebeu o prestigiado "Prémio Bordalo Pinheiro", atribuído pela Casa da Imprensa. No âmbito da "Lisboa Capital da Cultura", realizou uma exposição individual no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

A 13 de outubro de 1998 foi agraciada pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, ao mesmo tempo que realizou a sua última exposição individual, "Os selos de Maluda", patrocinada pelos CTT. 

Maluda morreu em Lisboa a 10 de fevereiro de 1999, aos 64 anos, vítima de cancro do pâncreas. O seu corpo foi enterrado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. 

Em testamento, a artista instituiu o "Prémio Maluda de Pintura" que, durante alguns anos, foi atribuído pela Sociedade Nacional de Belas-Artes.  Receberam este prémio as pintoras Ana Vidigal (1999), Cristina Valadas (2000), Fátima Mendonça (2001). 

Em 2001, o crítico de arte português, José-Augusto França elegeu seu quadro "Portel" (de 1986) como um dos "100 Quadros Portugueses do Século XX".

Em 2007, a Rua 1 do bairro da Quinta do Grafanil, em Lisboa, passou a se chamar Rua Maluda, em sua homenagem.

Em 2009 foi publicado um livro que assinala a passagem do décimo aniversário da sua morte, reunindo a quase totalidade da sua vasta obra e que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República portuguesa. No mesmo ano, a Assembleia da República, em Lisboa, homenageou-a com uma grande exposição retrospetiva.

 

 Prémios

 

Obra

Embora experimentando vários géneros, incluindo retratos, serigrafias, tapeçarias, cartazes, painéis murais, ilustrações e selos de correio.  O cerne principal da pintura de Maluda está muito voltado para a síntese da paisagem urbana, no que a sua arte, segundo Pamplona, segue, conceptualmente, Paul Cézanne (1839-1906), o mestre do Impressionismo. Ou, como escreveu Fernando Pernes, a sua arte representa «um sistemático decantamento da experiência cezanneana». 

Os quadros que pintava eram baseados principalmente nas cidades, nomeadamente na pintura de paisagens urbanas, janelas e vários outros elementos arquitetónicos. A notoriedade das suas obras pictóricas aparentemente mais simples (algumas utilizadas em selos oficiais por encomenda dos Correios portugueses), ao mesmo tempo que a promovia a uma das mais populares pintoras portuguesas das últimas décadas do século XX artístico português, também teve o efeito negativo de encobrir uma vasta obra de criação gráfica mais complexa. Na sua carreira, Maluda efetuou 24 exposições individuais e está representada em vários museus, entre os quais os da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém mas também em várias coleções particulares em Portugal e noutros países.

 

in Wikipédia

 


As famosas janelas de Maluda (daqui)

Dave Van Ronk morreu há vinte e dois anos...

Dave Van Ronk performs at the 1968 Philadelphia Folk Festival
  
Dave Van Ronk (Brooklyn, New York City, New York, June 30, 1936 – New York City, New York, February 10, 2002) was an American folk singer, born in Brooklyn, New York, who settled in Greenwich Village, New York, and was eventually nicknamed the "Mayor of MacDougal Street" .
He was an important figure in the acoustic folk revival of the 1960s. His work ranged from old English ballads to Bertolt Brecht, blues, gospel, rock, New Orleans jazz, and swing. He was also known for performing instrumental ragtime guitar music, especially his transcription of St. Louis Tickle and Scott Joplin's Maple Leaf Rag.
Dave Van Ronk was regarded as the friendly uncle of Greenwich Village, presiding over the coffeehouse folk culture and acting as a friend to many up and coming artists, inspiring, aiding and promoting them. Folk performers whom he befriended included Bob Dylan, Tom Paxton, Patrick Sky, Phil Ochs, Ramblin' Jack Elliott and Joni Mitchell.
Van Ronk received the Lifetime Achievement Award of the American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP), in December 1997.
Van Ronk died of cardio-pulmonary failure while undergoing post-operative treatment for colon cancer in a New York hospital.

 

 

Hang Me Oh Hang Me - Dave Van Rock


Hang me oh hang me
I'll be dead and gone
Hang me oh hang me
I'll be dead and gone
Wouldn't mind the hanging
But the laying in the grave so long
Poor boy
I've been all around this world

I've been all around Cape Girardeau
Parts of Arkansas
All around Cape Girardeau
Parts of Arkansas
Got so goddamn hungry
I could hide behind a straw
I've been all around this world

Went up on a mountain
There I made my stand
Went up on a mountain
There I made my stand
Rifle on my shoulder
And a dagger in my hand
Poor boy
I've been all around this world

Hang me oh hang me
I'll be dead and gone
Hang me oh hang me
I'll be dead and gone
Wouldn't mind the hanging
But the laying in the grave so long
Poor boy
I've been all around this world

Put the rope around my neck
Hung me up so high
Put the rope around my neck
Hung me up so high
Last words I heard him say:
Won't be long now 'fore you die
Poor boy
I've been all around this world

Hang me oh hang me
And I'll be dead and gone
Hang me oh hang me
I'll be dead and gone
Wouldn't mind the hanging
But the laying in the grave so long
Poor boy
I've been all around this world

 

José Lewgoy morreu há 21 anos...

  
De origem judaica, era filho de uma norte-americana e de um russo que se conheceram em Nova Iorque.
Começou a sua carreira artística no teatro e, graças a uma bolsa de estudos, conseguida com a influência do escritor Érico Veríssimo, cursou artes cénicas na Universidade de Yale.
José Lewgoy é referência quando se fala de cinema brasileiro, pois participou de mais de cem filmes. Era presença constante nas telas desde o final da década de 40 e sempre disputado pelos melhores diretores. Ao lado de Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo, Cyll Farney e Anselmo Duarte brilhou nas chanchadas produzidas pela Atlântida, na década de 50. Ator com prestígio internacional, Lewgoy participou de várias produções estrangeiras e morou na França durante alguns anos.
Começou a participar em telenovelas apenas em 1973, com Cavalo de Aço, na Rede Globo e, a partir daí, participou de mais de 30 produções na televisão, sendo a última delas, Esperança, em 2002, também na Globo.
Ganhou vários prémios como ator de cinema e televisão e consagrou-se com o personagem Edgar Dumont, da telenovela Louco Amor, de Gilberto Braga. Destaque também para as suas atuações em Nina, de Walter George Durst, Dancin' Days e Água Viva, ambas também de Gilberto Braga, O Rebu e Feijão Maravilha, de Bráulio Pedroso e nas minisséries O Tempo e o Vento, inspirada na obra de Érico Veríssimo e Anos Dourados, de Gilberto Braga.
   
 
in Wikipédia

Norah Jones lançou o álbum Feels Like Home há vinte anos...!

   
Feels Like Home, o segundo álbum de estúdio de Norah Jones, foi lançado, nos Estados Unidos, a 10 de fevereiro de 2004.
Vendeu um milhão e novecentas mil cópias, apenas na primeira semana de vendas, no mundo, e foi o segundo álbum mais vendido do ano, com quase 8 milhões de cópias vendidas. Nos Países Baixos foi o álbum mais vendido do ano. "Sunrise", o primeiro single do álbum, ganhou o Grammy Award na categoria Melhor Performance Feminina. O álbum vendeu, até ao momento, mais de 12 milhões de cópias.
A faixa Those Sweet Words foi tema da novela Senhora do Destino, exibida pela Rede Globo entre 2004 e o ano seguinte.
  

 


Arthur Miller morreu há dezanove anos...

  
Arthur Asher Miller (Nova Iorque, 17 de outubro de 1915 - Roxbury, Connecticut, 10 de fevereiro de 2005) foi um dramaturgo norte-americano. Era conhecido por ser o autor das peças A morte de um Caixeiro Viajante (Death of a Salesman) e de The Crucible (As Bruxas de Salem), e por se ter casado com a atriz Marilyn Monroe, em 1956. Morreu, de insuficiência cardíaca crónica, com 89 anos, em Roxbury, Connecticut.
  

Roy Scheider morreu há dezasseis anos...

       
Roy Richard Scheider (Orange, 10 de novembro de 1932 - Little Rock, 10 de fevereiro de 2008) foi um ator norte-americano.
Estudou no Franklin & Marshall College, em Lancaster, na Pensilvânia. A sua carreira no cinema começou em 1964, no filme The Curse of the Living Corpse. A seguir fez Star! (1968), Paper Lion (1968), Stiletto (1969) e Puzzle of a Downfall Child (1970).
Foi casado com Cynthia Scheider de 1962 a 1989 e com ela teve uma filha. Desde 1989 que era casado com Brenda King, com quem teve um casal de filhos.

(...)
 
Em 2004, foi-lhe diagnosticado mieloma múltiplo, um cancro de células sanguíneas. Em junho de 2005 fez um transplante de medula óssea para tratar do cancro, que foi classificado como estando em recuo parcial. Scheider morreu a 10 de fevereiro de 2008, em Little Rock, no Arkansas, no Hospital de Ciências Médicas da Universidade de Arkansas, aos 75 anos de idade. Apesar de a causa da morte não ter sido divulgada imediatamente, a esposa de Scheider atribuiu a morte do marido a uma infeção de estafilococos.

A princesa Alice do Mónaco nasceu há 166 anos

 

  
Maria Alice Heine (Nova Orleães, 10 de fevereiro de 1858Paris, 22 de dezembro de 1925), por vezes referida simplesmente como Alice Heine, foi a segunda esposa de Alberto I, Príncipe de Mónaco, o trisavô do atual Príncipe de Mónaco, Alberto II.
Tendo usado os títulos de Princesa de Mónaco e de Duquesa de Richelieu, foi um influente membro da alta sociedade no final do século XIX e no início do século XX. Marcel Proust usou-a como inspiração para a figura da princesa de Luxemburgo na sua obra Em Busca do Tempo Perdido.
 
Biografia
Maria Alice Heine nasceu no nº 900 da Rue Royale, no Bairro Francês (French Quarter em inglês, Vieux Carré em francês) de Nova Orleães, Louisiana, nos Estados Unidos. Era filha de pais judeus, de origem alemã. O pai, Michael Heine, era o líder de uma proeminente família de banqueiros de Berlim e Paris, e sobrinho do poeta Heinrich Heine. Tinha emigrado da Alemanha para Paris em 1840, e partido para Nova Orleães em 1843, onde tinha casado e instalado como banqueiro e construtor civil de sucesso. A sua mãe, Amelie Miltenberger, era filha de um arquiteto cuja família tinha construído três grandes mansões interligadas na Rue Royale.
Devido à Guerra Civil Americana, a família Heine resolveu regressar a França, onde a beleza e riqueza da jovem herdeira a transformaram num dos pontos de interesse da alta sociedade parisiense. A&M Heine, a firma da sua família, ajudou a financiar o imperador Napoleão III no esforço de guerra contra a Prússia, na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871.
Depois de se converter ao catolicismo, Alice casou-se, a 27 de fevereiro de 1875, com Jean-Marie Odet Armand Chapelle, marquês de Jumilhac e 7º duque de Richelieu. Este casamento gerou um filho, Armand Chapelle, que, com a morte do seu pai (a 28 de junho de 1880), foi o 8º e último duque de Richelieu. Com apenas vinte e um anos, Alice passou a ser a duquesa viúva de Richelieu.
A 30 de outubro de 1889, Alice Heine casou-se com Alberto I, Príncipe do Mónaco, que teve o seu primeiro casamento, com Maria Vitória Hamilton, anulado alguns anos antes, em 1880. O casamento foi, a princípio, aparentemente feliz, com Alice, devido à sua experiência e aptidão natural para os negócios, assumindo um importante papel na gestão do Principado. O seu papel foi determinante para transformar o Mónaco num dos grandes centros culturais da época e para aumentar substancialmente a afluência de turistas.
O príncipe batizou dois dos seus navios de investigação em honra da princesa (o Princesse Alice e o Princesse Alice II). Descoberto durante uma das expedições de Albert I aos Açores, a bordo do Princesse Alice II, o grande banco existente ao sul da ilha do Pico foi batizado de Banco Princesa Alice.
Albert I era um devotado oceanógrafo, passando grande parte do seu tempo no mar. Durante as ausências do marido, Alice mostrou grande interesse pela cultura, em especial pela ópera. Conheceu e acabou por se enamorar por Isidore de Lara, um compositor e galã de origem britânica, então muito em voga na ópera monegasca. Em 1902 o romance foi descoberto pelo príncipe, que, à vista do público e em plena Salle Garnier, esbofeteou a princesa quando, na noite de 18 de fevereiro, se dirigiam para o camarote real, para assistir à estreia de Le Jongleur de Notre-Dame.
Albert I e a Pricesa Alice separaram-se, judicialmente, a 30 de maio de 1902, no Mónaco, e a 3 de junho de 1902, na França, mas nunca se divorciaram formalmente. Após o falecimento do príncipe, vinte anos mais tarde, Alice passou a usar o título de princesa viúva de Mónaco. Nunca mais voltou a casar.
  
    

(imagem daqui)

A Mãe Menininha do Gantois nasceu há cento e trinta anos...!

   
Maria Escolástica da Conceição Nazaré (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894Salvador, 13 de agosto de 1986), conhecida como Mãe Menininha do Gantois, foi uma Iyálorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum.
    
Biografia
Nasceu em 1894, no dia de Santa Escolástica, na Rua da Assembleia, entre a Rua do Tira Chapéu e a Rua da Ajuda, no Centro Histórico de Salvador, tendo como pais Joaquim e Maria da Glória. Descendente de escravos africanos, ainda criança foi escolhida para ser Iyálorixá do terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê, fundado em 1849 pela sua bisavó, Maria Júlia da Conceição Nazaré, cujos pais eram originários de Agbeokuta, sudoeste da Nigéria.
Foi apelidada Menininha, talvez por seu aspecto franzino. “Não sei quem pôs em mim o nome de Menininha… Minha infância não tem muito o que contar… Agora, dançava o candomblé com todos desde os seis anos”.
Foi iniciada no culto dos orixás de Keto aos 8 anos de idade por sua tia-avó e madrinha de batismo, Pulchéria Maria da Conceição (Mãe Pulchéria), chamada Kekerê - em referência à sua posição hierárquica, Iyá kekerê (Mãe pequena). Menininha seria a sua sucessora na função de Iyalorixá do Gantois. Com a morte repentina de Mãe Pulchéria, em 1918, o processo de sucessão foi acelerado. Por um curto período, enquanto a jovem se preparava para assumir o cargo, a sua mãe biológica, Maria da Glória Nazareth, permaneceu à frente do Gantois.
Foi a quarta Iyálorixá do Terreiro do Gantois e a mais famosa de todas as Iyálorixá brasileiras. Sucessora da sua mãe, Maria da Glória Nazareth, foi sucedida por sua filha, Mãe Cleusa Millet. "Minha avó, minha tia e os chefes da casa diziam que eu tinha que servir. Eu não podia dizer que não, mas tinha um medo horroroso da missão (...): passar a vida inteira ouvindo relatos de aflições e ter que ficar calada, guardar tudo para mim, procurar a meditação dos encantados para acabar com o sofrimento." 
O terreiro, que inicialmente funcionava na Barroquinha, na zona central de Salvador, foi posteriormente, transferido para o bairro da Federação onde hoje é o Ilê Axé Iyá Nassô Oká, na Avenida Vasco da Gama, do qual Maria Júlia da Conceição Nazaré, sua avó também fazia parte. Com o falecimento da iyalorixá da Casa Branca Iyá Nassô, sucedeu Iyá Marcelina da Silva Oba Tossi. Após a morte desta, Maria Júlia da Conceição e Maria Júlia Figueiredo, disputaram a chefia do candomblé, cabendo à Maria Júlia Figueiredo que era a substituta legal (Iyakekerê) tomar a posse como Mãe do Terreiro. Maria Júlia da Conceição afastou-se com as demais discidentes e fundaram outra Ilé Axé, o Terreiro do Gantois, instalando-se em terreno arrendado aos Gantois - família de traficantes de escravos e proprietários de terras de origem belga - pelo cônjuge de Maria Júlia, o negro alforriado Francisco Nazareth de Eta. Situado num lugar alto e cercado por um bosque, o local de difícil acesso era bem conveniente numa época em que o candomblé era perseguido pelas forças da ordem. Geralmente, os rituais terminavam subitamente com a chegada da polícia.
Em 1922, através do jogo de búzios, os orixás Oxóssi, Xangô, Oxum e Obaluaiyê confirmaram a escolha de Menininha, então com 28 anos. Em 18 de fevereiro daquele ano, ela assume definitivamente o terreiro. "Quando os orixás me escolheram eu não recusei, mas balancei muito para aceitar", contava.
A partir da década de 30, a perseguição ao candomblé vai arrefecendo, mas uma Lei de Jogos e Costumes, condicionava a realização de rituais à autorização policial, além de limitar o horário de término dos cultos às 22 horas. Mãe Menininha foi uma das principais articuladoras do término das restrições e proibições. "Isso é uma tradição ancestral, doutor", ponderava a iyalorixá diante do chefe da Delegacia de Jogos e Costumes. "Venha dar uma olhadinha o senhor também."
Mãe Menininha abriu as portas do Gantois aos brancos e católicos - uma abertura que, em muitos terreiros, ainda é vista com certa estranheza. Mas, finalmente, a Lei de Jogos e Costumes foi extinta em meados dos anos 70. "Como um bispo progressista na Igreja Católica, Menininha modernizou o candomblé sem permitir que ele se transformasse num espetáculo para turistas", analisa o professor Cid Teixeira, da Universidade Federal da Bahia.
Nunca deixou de assistir à missa e até convenceu os bispos da Bahia a permitir a entrada nas igrejas de mulheres, inclusive ela, vestidas com as roupas tradicionais do candomblé.
Aos 29 anos, Menininha casou-se com o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, descendente de escoceses. Com ele teve duas filhas, Cleusa e Carmem. “Meu marido, quando me conheceu, sabia que eu era do candomblé… A gente viveu em paz porque ele passou a gostar de Candomblé. Mas, quando fui feita Iyalorixá, passamos a morar separados. No meu terreiro, eu e minhas filhas. Marido não. Elas nasceram aqui mesmo”.
Em uma entrevista à revista IstoÉ, mãe Carmem conta que ela adorava assistir telenovelas, sendo que uma de suas preferidas teria sido Selva de Pedra. Era colecionadora de peças de porcelana, louça e de cristais, que guardava muito zelo. Não bebia Coca-Cola, pois certa vez lhe disseram que a bebida servia para desentupir os ralos de pias, e ela temia que a ingestão da bebida fizesse efeito análogo em si.
Mãe Menininha do Gantois faleceu em Salvador, em 1986, de causas naturais, aos 92 anos de idade.
   
Mãe Menininha, aos 8 anos de idade
   
Homenagens
O terreiro está localizado na Rua Mãe Menininha do Gantois (antiga rua da Boa Vista, que  mudou de nome em 1986), no Alto do Gantois, bairro da Federação, em Salvador. Após a sua morte, os seus filhos deixaram o seu quarto intacto, com seus objetos de uso pessoal e ritualísticos. O aposento foi transformado no Memorial Mãe Menininha e é uma das grandes atrações do Gantois.
Ederaldo Gentil e Anísio Félix. "In-Lê-In-Lá", 1976
In-Lê-In-Lá Lá Lá Ê, In-Lê-In-lá, Oilá
In-Lê-In-Lá Lá Lá Ê, In-Lê-In-lá
Os candomblés estão batendo, foguetes explodem no ar
Em louvor a Menininha, senhora, mãe e rainha do Gantois

Pelo seu aniversário de cinquentenário de Ialorixá
Pelo seu aniversário de cinquentenário de Ialorixá
Pelo seu aniversário de cinquentenário de Ialorixá
  
Ôôô, ÔôÔôôÔô, salve mamãe Oxum, salve meu pai Xangô
Ôôô, ÔôÔôôÔô, salve mamãe Oxum, salve meu pai Xangô
 
Cinquentenário de batalhas, cinquentenário de fé
Desde quando recebeu os poderes de Maria dos Prazeres Nazaré
Sua vidência se alastrou, iaô iaô iaô ô
Sua vidência se alastrou, iaô iaô iaô ô

Sacerdotisa de uma raça, rainha de uma nação,
na luta e defesa dos descrentes, ela sempre estendeu suas mãos
Hoje os candomblés estão batendo a seu nome venerar

Ia-mi-mojubá, salve o seu axé, seu candomblé do Alto do Gantois
Ia-mi-mojubá, salve o seu axé, seu candomblé do Alto do Gantois

In-Lê-In-Lá Lá Lá Ê, In-Lê-In-lá, Oilá
In-Lê-In-Lá Lá Lá Ê, In-Lê-In-lá


A beleza do mundo, hein Tá no Gantois
E a mãe da doçura, hein
Tá no Gantois...
Dorival Caymmi. "Oração de Mãe Menininha", 1972.
No ano de 1976, foi homenageada pela Escola de Samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo "Mãe Menininha do Gantois", do carnavalesco Arlindo Rodrigues. O samba foi interpretado pela cantora Elza Soares e o puxador Ney Vianna:

Já raiou o dia
A passarela vai se transformar
Num cenário de magia
Lembrando a velha Bahia
E o famoso Gantois

Arerê, arerá
Candomblé vem da Bahia
Onde baixam os orixás

Oh, meu pai Ogum na sua fé
Saravá Nanã e Oxumaré
Xangô, Oxossi
Oxalá e Yemanjá
Filha de Oxum
Pra nos ajudar
Vem nos dar axé
Com os erês dos orixás


Refrão
Oh, minha mãe
Menininha
Vem ver, como toda cidade
Canta em seu louvor com a Mocidade


A agremiação ficou em terceiro lugar e Mãe Menininha, apesar da idade, esteve presente e ajudou com o "pedido" de licença para realização do enredo, junto aos Orixás.