O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
El bando sublevado, que se llamó a sí mismo bando nacional, estuvo organizado en torno a parte del alto mando militar, institucionalizado inicialmente en la Junta de Defensa Nacional sustituida por el nombramiento del general Franco como Generalísimo y Jefe del Gobierno del Estado. Políticamente, estuvo integrado por la fascista Falange Española, los carlistas, los monárquicos alfonsinos de Renovación Española y gran parte de los votantes de la CEDA, la Liga Regionalista y otros grupos conservadores. Socialmente fue apoyado por aquellas clases a las que la victoria en las urnas del Frente Popular les hizo sentir que peligraba su posición; por la Iglesia Católica, acosada por la persecución religiosa desatada por parte de la izquierda nada más estallar el conflicto; por pequeños propietarios temerosos de una «revolución del proletariado» y también por muchas personas de clase baja de firmes convicciones religiosas.
Ambos bandos cometieron y se acusaron recíprocamente de la comisión de graves crímenes en el frente y en las retaguardias, como sacas de presos, desapariciones de personas o tribunales extrajudiciales. La dictadura de Franco investigó y condenó severamente los hechos delictivos en la zona republicana después de la guerra, en una Causa General
con escasas garantías procesales. Por su parte, los delitos de los
vencedores nunca fueron investigados ni enjuiciados, aunque algunos
historiadores y juristas sostienen que hubo un genocidio en el que, además de subvertir el orden institucional, se habría intentado exterminar a la oposición política.
Las consecuencias de la Guerra civil han marcado en gran medida la
historia posterior de España, por lo excepcionalmente dramáticas y
duraderas: tanto las demográficas (aumento de la mortalidad y descenso de la natalidad que marcaron la pirámide de población
durante generaciones) como las materiales (destrucción de las
ciudades, la estructura económica, el patrimonio artístico),
intelectuales (fin de la denominada Edad de Plata de las letras y ciencias españolas) y políticas (la represión en la retaguardia de ambas zonas - mantenida por los vencedores con mayor o menor intensidad durante todo el franquismo - y el exilio republicano), y que se perpetuaron mucho más allá de la prolongada posguerra, incluyendo la excepcionalidad geopolítica del mantenimiento del régimen de Franco hasta 1975.
A Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que tinha se rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de maio, Dia da Vitória na Europa.
Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da
ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e
contornar os efeitos da guerra.
Participantes
União Soviética: representada por Estaline.
Chegou à conferência com um dia de atraso, justificando-se com
"assuntos oficiais" que requereram a sua atenção, embora seja possível
que, na realidade, Estaline tenha tido problemas cardiovasculares.
Estados Unidos: representados por Harry Truman. Estaline sugeriu que Truman fosse o único chefe de estado presente na conferência, sugestão que foi aceite por Churchill.
Acordo sobre as indemnizações de guerra. Os aliados estimaram as suas perdas em 200 mil milhões de dólares. Após insistências das forças ocidentais (excluindo assim a URSS), a Alemanha foi obrigada apenas ao pagamento de20 mil milhões, em propriedades, produtos industriais e força de trabalho. No entanto, a Guerra Fria impediu que o pagamento se processasse na totalidade. Estaline
propôs que a Polónia não tivesse direito a uma indemnização direta,
mas sim que tivesse direito a 15% da compensação da União Soviética
(esta situação nunca aconteceu).
Todos os outros assuntos seriam tratados na conferência de paz final, que seria convocada assim que possível.
Enquanto que a fronteira entre a Alemanha e a Polónia foi praticamente
determinada e tornada irreversível através da transferência forçada de
populações, facto acordado em Potsdam, o ocidente queria que na conferência final de paz se confirmasse a linha Oder-Neisse como marco permanente.
Dado que a Segunda Guerra Mundial
nunca foi terminada com uma Conferência de Paz formal, a fronteira
Germano-Polaca foi sendo confirmada com base em acordos mútuos: em 1950
pela República Democrática Alemã, em 1970 pela República Federal Alemã
e, em 1990, pela Alemanha já reunificada. Este estado de incerteza
levou a uma grande influência da União Soviética sobre a Polónia e
Alemanha.
Os aliados ocidentais, especialmente Churchill, mostraram-se
desconfiados das jogadas de Estaline, o qual já tinha instalado governos
comunistas em países da Europa Central sob sua influência; a conferência de Potsdam acabou por ser a última conferência entre os Aliados.
Durante a conferência, Truman mencionou a Estaline uma "nova arma
potente" não especificando detalhes. Estaline, que ironicamente já sabia
da existência desta arma muito antes que Truman soubesse da mesma,
encorajou o uso de uma qualquer arma que proporcionasse o final da
guerra. Perto do final da conferência foi apresentado um ultimato ao império do Japão, ameaçando uma "rápida e total destruição", sem mencionar a nova bomba.
Truman tomou a decisão de usar armamento atómico para acabar com a
guerra enquanto esteve na conferência. Ainda que, posteriormente, a
historiografia recente admita que as bombas foram utilizadas com o
intuito de apenas abreviar a guerra, para que a URSS não avançasse mais
na frente oriental.
A Gruta de Moinhos Velhos pertence ao conjunto de Grutas de Mira de Aire e localiza-se em Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, em Portugal. A gruta situa-se na freguesiaportuguesa de Mira de Aire "em
pleno Maciço Calcário Estremenho, nos flancos da Serra D'Aire, ocupando
a parte norte do Polje Mira/Minde, sulcada pela estrada nacional n.º
243 que liga o entroncamento de Torres Novas ao de S. Jorge". A Gruta dos Moinhos Velhos faz parte de uma grande rede de galerias,
com mais de 11 quilómetros de extensão, e, conjuntamente com a Gruta da Pena e a
Gruta da Contenda, é um dos mais importantes sistemas subterrâneos do Maciço Calcário Estremenho. Caracteriza-se pela existência de dois coletores paragenéticos fósseis, de diâmetro
aproximadamente decamétrico, com afluentes desenhando uma rede
dendrítica e um conjunto de galerias semi-ativas de traçado dendrítico a
norte e angulado a sul. A zona fóssil tem um desnível de 100 metros e a
espessura da zona intermédia varia entre 80 metros a montante e 60
metros a jusante, circulando a água por galerias singenéticas, do quadrante norte para o quadrante sul, em direção à exsurgência da Gruta da Pena.
Podem definir-se quatro fases na evolução do sistema. A primeira é
representada por galerias freáticas superficiais, de pequeno diâmetro, a
segunda pelo coletor paragenético da Galeria Gémea, a terceira pela
Galeria Grande e seus afluentes e a última pelas galerias ativas e
semi-ativas dos andares inferiores.
Nas galerias do sistema da gruta dos Moinhos Velhos vive um escaravelho cavernícola endémico, denominado Trechus lunai e as galerias aquáticas são habitadas por crustáceos estigóbios, dos quais o mais abundante é o Proasellus lusitanicus.
A gruta foi descoberta em 27 de julho de 1947, ano em que foram
realizadas as primeiras tentativas de exploração da gruta. Em 1948
alguns dos primeiros exploradores resolveram formar a Sociedade Portuguesa de Espeleologia,
a primeira associação portuguesa do género. A gruta foi classificada
como imóvel turístico de interesse público em 20 de outubro de 1955,
tendo aberto as suas portas ao público a 11 de agosto de 1974. As Grutas
de Mira de Aire participaram no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal, promovido pela New 7 Wonders Portugal, sendo eleitas, a 11 de setembro de 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Nascida Eleanora Fagan Gough, em 7 de abril de 1915, em Filadélfia, Pensilvânia, foi criada em Baltimore
por pais adolescentes. Quando nasceu, o seu pai, Clarence Holiday,
tinha quinze anos de idade e sua mãe, Sarah Fagan, apenas treze. O seu
pai, tocador de guitarra e banjo,
abandonou a família enquanto Billie ainda era bebé, seguindo viagem
com uma banda de jazz. A sua mãe, também inexperiente, frequentemente a
deixava com familiares e ela teve uma infância difícil.
Menina americana negra e pobre, Billie passou por todos os sofrimentos
possíveis. Aos dez anos foi violentada por um vizinho, e internada
numa casa de correção para meninas vítimas de abuso. Aos doze,
trabalhava lavando o chão de prostíbulos. Aos catorze anos, morando com a sua mãe em Nova York, caiu na prostituição.
A sua vida como cantora começou em 1930.
Estando a mãe e a filha ameaçadas de despejo por falta de pagamento
de sua moradia, Billie sai para a rua, em desespero, na busca de algum
dinheiro. Entrando em um bar do Harlem,
ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o
pianista perguntou-lhe se sabia cantar. Billie cantou e saiu com um
emprego fixo.
Billie nunca teve educação formal de música e a sua aprendizagem deu-se ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.
Após três anos a cantar em diversas casas, atraiu a atenção do crítico
John Hammond, através de quem ela gravou o seu primeiro disco, com a big band de Benny Goodman. Era o real início de sua carreira. Começou a cantar em casas noturnas do Harlem (Nova York), onde adotou o seu nome artístico.
Cantou com as big bands de Artie Shaw e Count Basie, sendo uma das primeiras negras a cantar com uma banda de brancos, numa época de segregação racial nos Estados Unidos (anos 30). Consagrou-se apresentando-se com as orquestras de Duke Ellington, Teddy Wilson, Count Basie e Artie Shaw, e ao lado de Louis Armstrong.
Billie Holiday foi uma das mais comoventes cantoras de jazz da sua
época. Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, a sua dicção, seu
fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível
profundidade de emoção, a aproximaram do estilo de Lester Young, com quem, em quatro anos, gravou cerca de cinquenta canções, repletas de swing e cumplicidade. Lester Young foi quem lhe chamou "Lady Day".
A partir de 1940, apesar do sucesso, Billie Holiday, sucumbiu ao álcool e às drogas, passando por momentos de depressão, o que se refletia na sua voz.
Pouco antes de sua morte, em parte por overdose de drogas, Billie Holiday publicou a sua autobiografia em 1956, Lady Sings the Blues, a partir da qual foi feito um filme, em 1972, tendo Diana Ross no papel principal.
No início de 1959, Billie soube que tinha cirrose hepática. O médico
disse-lhe para parar de beber, o que fez por pouco tempo, mas logo
voltou a beber bastante. Em maio, havia perdido quase dez quilos. Os
seus amigos Leonard Feather, Joe Glaser e Allan Morrison tentaram
levá-la para um hospital, mas ela recusou.
Em 31 de maio de 1959, Billie foi levada para o Hospital
Metropolitano, em Nova York, com problemas hepáticos e cardíacos.
Recebeu voz de prisão, por posse de drogas, enquanto estava no
hospital, até morrer, sendo então o seu quarto invadido pelas
autoridades, com polícias a ficaram de guarda na porta do seu quarto.
Billie Holiday permaneceu sob guarda da polícia no hospital até que
morreu, de edema pulmonar e insuficiência cardíaca, causada por cirrose
hepática, em 17 de julho de 1959.
Nos últimos anos de vida, havia sido progressivamente enganada nos
seus ganhos e morreu com 70 centavos de dólar no banco e 750 dólares
(pagos por um tabloide) por um artigo sobre a sua vida. A cerimónia
fúnebre foi realizado na Igreja de São Paulo Apóstolo, em Nova York.
Gilbert Millstein, do jornal The New York Times, que tinha sido o
narrador dos shows de Billie Holiday no Carnegie Hall, em 1956, e
escrito parte da contracapa do álbum O Essencial de Billie Holiday, descreveu a morte dela na contracapa do mesmo álbum, relançado em 1961:
"Billie Holiday morreu no Hospital Metropolitano, em Nova York, na
sexta-feira, dia 17 de julho de 1959, na cama em que estava presa há
pouco mais de um mês antes, já mortalmente doente, por posse ilegal de
narcóticos; no quarto de onde um polícia se tinha retirado - por ordem
judicial - apenas algumas horas antes de sua morte, que, como sua
vida, foi desordenada e lamentável. Havia sido belíssima, mas
desgastou-se fisicamente, reduzindo-se a uma reduzida e
grotesca caricatura de si mesma. Os vermes de todos os tipos de
excesso - drogas eram apenas um - tinham-na devorado... A
probabilidade existe de que - entre os últimos pensamentos desta
mulher cínica, sentimental, profana, generosa e muito talentosa de 44
anos - estava a crença de que seria acusada na manhã seguinte. Ela
teria sido, eventualmente, embora talvez não tão rapidamente. Em
qualquer caso, ela retirou-se, finalmente, da jurisdição de qualquer
tribunal terreno."
A Batalha de Montes Claros, foi travada em 17 de junho de 1665, em Montes Claros perto de, Borba, entre Portugueses e Espanhóis. Preparam-se os espanhóis para um ataque que tudo levasse de vencida,
mas, por seu lado, os governantes portugueses tomaram todas as cautelas e
providências indispensáveis para a defesa do reino. Calculando que a
tentativa de invasão seria feita através das fronteiras do Sul, isto é pelo Alentejo, foi nessa província que se tomaram as maiores precauções. Três mil e quinhentos homens foram sem demora enviados de Trás-os-Montes, constituindo quatro terços de infantaria e catorze companhias de cavalaria.
Simão de Vasconcelos e Sousa levou de Lisboa trezentos cavaleiros e dois mil infantes e Pedro Jacques de Magalhães apresentou-se com mil e quinhentos soldados de infantaria e quinhentos de cavalaria. O conjunto representava um reforço de sete mil e oitocentos homens, o que dotava António Luís de Meneses, Marquês de Marialva com o comando total de vinte mil e quinhentos combatentes. O Marquês de Caracena havia planeado nada menos do que ocupar Lisboa, tomando em primeiro lugar Vila Viçosa e a seguir a cidade de Setúbal. Então pôs em movimento o seu exército, que se compunha de quinze mil infantes, sete mil e seiscentos cavaleiros e as guarnições de catorze canhões e dois morteiros. Tendo ocupado Borba
que encontraram despovoada, os espanhóis atacaram Vila Viçosa que
embora mal fortificada, ofereceu aos ataques do inimigo uma resistência
inquebrantável.
Entretanto, o exército português avançava para socorrer a praça, mas
foi resolvido pelo comando que as tropas se detivessem em Montes Claros,
a aproximadamente meio caminho entre Vila Viçosa e Estremoz.
O general espanhol ao saber da proximidade do exército português, deu
ordens imediatas para que as forças de que dispunha marchassem ao
encontro do adversário. Carregando em massa, a cavalaria espanhola abriu
brechas nos terços de infantaria da primeira linha, mas foi recebida
com uma chuva de metralha disparada pela artilharia comandada por D. Luís de Meneses. Os esquadrões de Castela, obrigados a recuar refizeram-se e lançaram segunda carga sobre o terço de Francisco da Silva Moura, causando a morte deste e de mais trinta soldados portugueses.
O Marquês de Marialva não estava disposto a ceder terreno ou a perder
o ânimo. Sob as suas ordens, as brechas abertas pela cavalaria
espanhola foram colmatadas, enquanto a artilharia não cessava de fazer
fogo sobre os castelhanos. Uma segunda carga igualmente impetuosa,
conseguiu no entanto levar os cavaleiros espanhóis até ao mesmo ponto
onde fora detida a primeira, mas as perdas sofridas foram de tal ordem
que tiveram de deter-se também, sem que a segunda linha portuguesa
comandada pessoalmente pelo Marquês de Marialva, tivesse sequer sido
molestada. O Conde de Schomberg
esteve prestes a cair em mãos espanholas, quando um tiro abateu o
cavalo que ele montava. O espanhóis que pareciam ter contado com a fúria
dos primeiros ataques em massa, executados em especial pela cavalaria,
viram-se em situação de perigo. Deram ainda uma terceira carga, mas o
ímpeto inicial tinha-se perdido e o desânimo apoderava-se deles. Ao cabo
de sete horas de luta, os atacantes começaram a debandar, e o próprio
general Caracena, reconhecendo que a batalha estava perdida, fugiu para Juromenha, de onde seguiu depois a caminho de Badajoz.
Pode considerar-se que a batalha de Montes Claros decidiu
definitivamente a independência de Portugal, que seria reconhecida pela Espanha três anos mais tarde, ao firmar-se entre os dois reinos a paz no Tratado de Lisboa de 1668. A batalha de Montes Claros foi a última das cinco grandes vitórias que Portugal contra os espanhóis na Guerra da Restauração, sendo as restantes: Montijo, Linhas de Elvas, Ameixial e Castelo Rodrigo.
Vitral representativo na Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Quidenham, Norfolk, Reino Unido
As Carmelitas de Compiègne ou Mártires Carmelitas de Compiègne ou Mártires de Compiègne são dezasseis religiosas do Carmelo de Compiègne assassinadas por revolucionários franceses do Comité de Salvação Pública, que as levaram à guilhotina por ódio à religião, no segundo período do Terror da Revolução Francesa, no dia 17 de julho de 1794, no local hoje denominado "Place de la Nation", na época "Place du Trône Renversé".
Antes de serem executadas ajoelharam-se e cantaram o hino Veni Creator, após o que todas renovaram em voz alta os seus compromissos do batismo e os votos religiosos. A execução teve início com a noviça e por último foi executada a Madre Superiora 'Madeleine-Claudine Ledoine (Madre Teresa de Santo Agostinho - Paris, 22 de setembro de 1752), professa em 16 ou 17 de maio de 1775.
Durante as execuções reinou absoluto silêncio. Os seus corpos foram
sepultados num profundo poço de areia em um cemitério em Picpus. Como
neste areal foram enterrados 1.298 vítimas da Revolução, é pouco
provável a recuperação de suas relíquias. Foram solenemente
beatificadas em 27 de maio de 1906 pelo Papa São Pio X.
O Papa João Paulo I sobre elas disse: Durante
o processo ouviu-se a condenação: "À morte por fanatismo". E uma, na
sua simplicidade, perguntou: — "Senhor Juiz, se faz favor, que quer
dizer fanatismo?". Responde o juiz: — É pertencerdes tolamente à
religião". — "Oh, irmãs!" — disse então a religiosa — "ouvistes,
condenam-nos pelo nosso apego à fé. Que felicidade morrer por Jesus
Cristo!". Fizeram-nas sair da prisão da Conciergerie, meteram-nas na
carreta da morte e elas, pelo caminho, foram cantando hinos religiosos;
chegando ao cadafalso da guilhotina, uma atrás doutra ajoelharam-se
diante da Prioresa e renovaram o voto de obediência. Depois entoaram o
"Veni Creator"; o canto foi-se tornando, porém, cada vez mais débil, à
medida que iam caindo, uma a uma, na guilhotina, as cabeças das
pobres irmãs. Ficou para o fim a Prioresa, Irmã Teresa de Santo
Agostinho; e as suas últimas palavras foram estas: "O amor sempre
vencerá, o amor tudo pode". Eis a palavra exata: não é a violência
que tudo pode, é o amor que tudo pode.
O grupo de religiosas carmelitas lideradas por Madre Teresa de Santo Agostinho era composto por 16 mulheres: 10 freiras, 1 noviça, 3 irmãs leigas e 2 irmãs rodeiras.
Foi um pintor francês que alcançou grande sucesso pintando cenas
históricas. Ele se tornou famoso na Europa por suas representações
melodramáticas que frequentemente retratavam temas da história inglesa e
francesa. As emoções enfatizadas nas pinturas de Delaroche apelam ao Romantismo, enquanto os detalhes de sua obra, juntamente com o retrato desfigurado de figuras históricas, seguem as tendências do Academismo e do Neoclassicismo.
Delaroche teve como objetivo retratar seus temas e história com
realismo pragmático. Ele não considerou os ideais e normas populares em
suas criações, mas sim pintou todos os seus temas sob a mesma luz,
fossem eles figuras históricas como Maria Antonieta, figuras do Cristianismo, ou pessoas de seu tempo como Napoleão Bonaparte. Delaroche foi um dos principais alunos de Antoine-Jean Gros e mais tarde foi mentor de vários artistas notáveis, como Thomas Couture, Jean-Léon Gérôme e Jean-François Millet.
Delaroche nasceu em uma geração que viu os conflitos estilísticos entre o Romantismo
e o Classicismo Davidiano. O Classicismo Davidiano foi amplamente
aceito e apreciado pela sociedade, então, como um artista em
desenvolvimento na época da introdução do Romantismo em Paris, Delaroche
encontrou seu lugar entre os dois movimentos. Temas das pinturas
medievais de Delaroche e da história dos séculos XVI e XVII atraíram os
românticos, enquanto a precisão das informações, juntamente com as
superfícies bem acabadas de suas pinturas, apelaram aos acadêmicos e ao
neoclassicismo. As obras de Delaroche concluídas no início da década de
1830 refletiram mais a posição que ele assumiu entre os dois movimentos e
foram admiradas por artistas contemporâneos da época - a Execução de Lady Jane Gray (1833; National Gallery, Londres)
foi a mais aclamada das pinturas de Delaroche na sua época. Mais tarde,
na década de 1830, Delaroche exibiu a primeira de suas principais obras
religiosas. A sua mudança de assunto e “o jeito austero da pintura” foram
mal recebidos pela crítica e, a partir de 1837, ele parou de exibir o seu
trabalho. No momento de sua morte, em 1856, estava pintando uma
série de quatro cenas da Vida da Virgem. Apenas uma obra desta série foi concluída: a Virgem contemplando a coroa de espinhos.
Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial", que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow. O asteroide1565 Lemaître foi assim chamado em sua homenagem.
Em 1927, independentemente dos trabalhos de Alexander Friedmann, Georges Lemaître afirma que o universo está em expansão, baseando-se nos trabalhos de Vesto Slipher, o que foi mais tarde confirmado por Edwin Hubble.
Foi o primeiro a formular a lei de proporcionalidade entre distância e
velocidade de afastamento das galáxias. Esta lei, figurando no seu
artigo de 1927, redigido em francês, não será traduzida na sua versão inglesa realizada por Arthur Eddington,
e será descoberta empiricamente por Hubble alguns anos mais tarde.
Nela, Lemaître propõe uma evolução a partir de um «átomo primitivo».
A hipótese de Lemaître estipula que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo
chamado de "átomo primordial" ou "ovo cósmico". O estudioso afirmava
que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade
descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores
sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear.
Foi Lemaître portanto quem propôs a Teoria do Big Bang, mais tarde desenvolvida por George Gamow.
Em 1965, um ano antes de sua morte e já doente no hospital, recebe
com alegria a notícia de que a sua Teoria do Big Bang fora confirmada
pelos experiências de Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson e era tida como a teoria padrão pela comunidade científica.
Whistler passou a infância nos Estados Unidos até 1843, quando se mudou
para São Petersburgo, na Rússia, para onde o seu pai havia sido
contratado, para a construção de uma linha de comboio, no ano anterior.
Lá, o menino Whistler tinha aulas particulares de arte, ingressando na
Academia Imperial de Belas Artes de São Petersburgo, com apenas 11 anos
de idade.
Após a morte do seu pai, em 1849, a família retornou para a América. Em
1851, Whistler entrou para a Academia Militar dos Estados Unidos, em
West Point, onde teve aulas de artes com o famoso pintor Robert Walter Weir.
Porém, um ato de indisciplina, numa aula de Química, levou à expulsão
de Whistler da Academia Militar. No ano de 1855, James Whistler viajou
para a Europa para estudar artes. Ele nunca mais regressará aos Estados
Unidos, apesar de manter a sua cidadania americana.
Chegado a Paris, James Whistler alugou um estúdio no Quartier Latin e rapidamente adotou a vida de um artista boémio. Durante um curto período estudou os métodos tradicionais da arte na Ecole Impériale et Spéciale de Dessin e no atelier de Charles Gleyre. Nesta época, namorou uma costureira francesa chamada Heloísa.
Em 1857 visitou a "Art Treasures Exhibition",
em Manchester, passando a ter uma paixão pelos grandes mestres
holandeses, que permaneceria ao longo de toda sua vida. No Museu do
Louvre conheceu Henri Fantin Latour, e, através dele, entrou no círculo de amizades de Gustave Courbet,
líder dos realistas na época. A sua primeira pintura importante, um
retrato da sua meia-irmã. Deborah Haden, e a sua filha, foi rejeitado no
Salão de 1859, mas admirado por Courbet.
Em agosto de 1858, uma viagem pelo norte da França resultou na série de gravuras "Twelve Etchings from Nature", impressas com a ajuda de Auguste Delâtre, em Paris. As gravuras de Whistler foram aceites no 91º Salão da Royal Academy de Londres, em 1859. O sucesso do seu trabalho incentivou o artista a mudar-se para a capital inglesa.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos, destaca-se a pintura Arranjo em cinza e preto No.1 (1871), popularmente conhecida como Retrato da Mãe do Artista.
James Abbott McNeill Whistler morreu em Londres, com 69 anos de idade, a 17 de julho de 1903.
Foi descrito com frequência como o último universalista da disciplina
matemática. No campo da mecânica elaborou diversos trabalhos sobre as
teorias da luz e as ondas eletromagnéticas, e desenvolveu juntamente com Hendrik Lorentz a teoria da relatividade. A conjetura de Poincaré foi um dos problemas não resolvidos mais desafiantes da topologia algébrica, sendo resolvido, apenas em 2003, pelo matemático russo Grigory Perelman, mais de um século após a sua proposição; e foi o primeiro a considerar a possibilidade de caos num sistema determinista, no seu trabalho sobre órbitas planetárias. Este trabalho gerou pouco interesse até que começou o estudo moderno da dinâmica caótica, em 1963. Em 1889 foi premiado pelos seus trabalhos sobre o problema dos três corpos.
Alguns dos seus trabalhos mais importantes incluem os três volumes de Os novos métodos da mecânica celeste (Les méthodes nouvelles da mécanique céleste), publicados entre 1892 e 1899, e Lições de mecânica celeste (Léçons de mécanique céleste, 1905). Também escreveu numerosas obras de divulgação científica que atingiram uma grande popularidade, como Ciência e hipótese (1902), O valor da ciência (1904) e Ciência e método (1908).
Fez parte do movimento neorrealista português tendo sido um dos organizadores do Novo Cancioneiro, ajudando a fundar e colaborando ativamente nas revistas, ligadas àquele movimento, Altitude (1939) e Vértice (1942), ou, mais tarde, na direção da Gazeta Musical e de Todas as Artes.
Também se encontra colaboração da sua autoria no semanário Mundo Literário (1946-1948).
A 10 de junho de 1990, foi agraciado, a título póstumo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Atuou principalmente durante as décadas de 50 e 60. Embora tocasse antes de 1955, os seus principais anos foram entre 1955 e 1967,
durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros
músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de
50 gravações como líder nesses doze anos e apareceu em outras tantas
lideradas por outro músicos. Através da sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar o seu legado musical.
A Igreja Ortodoxa Africana São John Coltrane, uma Igreja Ortodoxa Africana de São Francisco, considerou, em 1971, Coltrane um santo, incorporando a música de Coltrane, com as suas letras, no seu culto.