O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Isabel era uma mulher muito refinada e inteligente, que gostava de se
rodear de artistas e poetas, e foi uma mecenas das artes. Também na
política exerceu a sua influência sobre o filho e, em especial, sobre o
marido, que representou em várias missões diplomáticas.
Por sua influência os Açores tornaram-se residência de inúmeras pessoas de origem flamenga.
Rui Pregal da Cunha nasceu em Macau, no dia 21 de fevereiro de 1963, vindo viver para Portugal com 4 anos.
Foi fundador e vocalista da banda portuguesa de pop-rockHeróis do Mar. Em conjunto com Paulo Pedro Gonçalves, seu colega na anterior banda, fundou os LX-90 que editaram o álbum 1 Revolução por Minuto. Posteriormente emigraram para Inglaterra e alteraram o nome do grupo para Kick Out of The Jams.
Em finais de 1999 foi um dos participantes no www.invisivel.pt,
um álbum de música mas com características multimédia inovadoras
inserido no projeto "O Homem Invisível" que contou, entre outros, com Rui Reininho.
Após longa ausência do panorama musical, Rui Pregal da Cunha cantou, em 2010, na canção "Vá Lá Senhora" da banda Os Golpes. Regressou aos concertos ao vivo participando em apresentações de grupos como Os Golpes e Nouvelle Vague.
Trabalhou em publicidade, como produtor executivo de audiovisual
e, em 2012, abriu um restaurante ("Can the Can") numa homenagem às conservas nacionais e ao fado.
Em 2013 foi, juntamente com Antony Millard, Pedro Abrunhosa e Victor Varela um dos pilares de Diagnóstico: Dandy, um documentário de Luís Hipólito estreado na RTP2.
Ao longo da década de 2010, foram vários os convites a Rui Pregal da Cunha para parcerias, quer em discos (como Ala dos Namorados, Os Capitães da Areia, ou Rogério Charraz) quer em espetáculos (como Ena Pá 2000, ou Miguel Ângelo).
U.S. PresidentRichard Nixon's 1972 visit to the People's Republic of China was an important step in formally normalizing relations between the United States
and China. It marked the first time a U.S. president had visited the
PRC, which at that time considered the U.S. one of its foes, and the
visit ended 25 years of separation between the two sides.
Before even being elected president, Nixon had talked of the need for
better relations with the PRC, with which the U.S. did not maintain
diplomatic relations as it recognized the government of the Republic of China on Taiwan as the government of China. Early in his first term, Nixon and National Security Adviser Henry Kissinger
began sending subtle overtures hinting at warmer relations to the PRC
government. After a series of these overtures by both countries,
Kissinger flew on secret diplomatic missions to Beijing, where he met with Premier Zhou Enlai. On July 15, 1971, the President announced that he would visit the PRC the following year.
Occurring from February 21 to 28, 1972, the visit allowed the American
public to view images of China for the first time in over two decades.
Throughout the week the President and his most senior advisers engaged
in substantive discussions with the PRC, including a meeting with
Chairman Mao Zedong, while First Lady Pat Nixon toured schools, factories and hospitals in the city of Beijing, Shanghai and Hangzhou with the large American press corps in tow. Nixon dubbed the visit "the week that changed the world."
The repercussions of the Nixon visit were vast, and included a significant shift in the Cold War balance, putting the PRC with the U.S. against the Soviet Union. "Nixon going to China" has since become a metaphor for an unexpected or uncharacteristic action by a politician.
Homenagem a Spinoza
Lentes poliu para de Holanda os míopes
que delas precisavam para a escrita
comercial do açúcar e saborearem
os cantos delicados das pinturas.
Judeu sem sinagoga e sem península
ibérica de avós, moral geómetra
os ângulos mediu aos teoremas
da vida humana em lentes tão convexas
que até o latim lhe é como hebraico morto.
E sem de deus teólogo traçou
as linhas da cidade constituída
segundo as leis dos anjos da razão.
E Bento se chamava este coitado
da suma gentileza de existir-se
e de pensar-se em glória a paciência triste
de polir lentes sem ter deus nem pátria.
Mas só assim é que os cristais flamejam
em pura transparência apavorada.
É constituído de mármore, granito e arenito. Foi concebido pelo arquiteto Robert Mills em meados da década de 1840, porém a construção só viria a ser concluída em 1885, por causa do desvio de recursos para a Guerra Civil Americana.
Há, inclusive, uma delineação na cor do mármore, visível
aproximadamente 150 pés (45 m) acima, distinguindo a porção inicial e a
construção definitiva.
Patrocinado pela sua meia-irmã Ella, Malcolm viajou para Meca com o objetivo de conhecer melhor o Islão. Agora admitia que Elijah Muhammad havia deturpado esta religião nos Estados Unidos.
Ao voltar de sua viagem, estava para iniciar uma nova fase em sua
vida. Numa entrevista coletiva, perguntaram-lhe: “Você ainda acredita
que os brancos são demónios?” E ele respondeu: “Os brancos são seres
humanos na medida em que isto for confirmado pelas suas atitudes em
relação aos negros”.
Movido pelas suas novas ideias, Malcolm fundou a Organização da Unidade Afro-Americana: grupo não religioso e não sectário e criado para unir os afro-americanos. Contudo, em 21 de fevereiro de 1965,
na sede da sua organização, Malcolm foi atingido por 16 tiros de balas
de calibre 38 e 45, com a maioria deles a atingi-lo no coração.
Malcolm foi assassinado – com apenas 39 anos – em frente da sua esposa
Betty, que estava grávida, e das suas quatro filhas, por três membros
da Nação do Islão.
Escreveu MS Handler: “Balas fatais acabaram com a carreira de Malcolm X
antes que ele tivesse tempo para desenvolver as suas novas ideias”.
Luna 20 foi a designação da segunda missão robótica bem sucedida, conduzida pela União Soviética, com o objetivo de pousar na Lua e regressar com uma amostra do solo lunar para a Terra. O foguetão usado nessa missão era do tipo E-8-5.
O foguetão consistia de duas partes interligadas: um de descida e um de
subida montada sobre o primeira. Aparte de descida era um
cilindro montado sobre um conjunto de tanques esféricos com quatro
"pernas", um motor principal e jatos auxiliares para atuar durante a
descida diminuindo a velocidade. O estágio de subida, era um cilindro
menor com o topo arredondado. Ele carregava um recipiente hermeticamente
fechado para a amostra de solo dentro de uma cápsula de reentrada esférica.
O lançamento da Luna 20, ocorreu a 14 de fevereiro de 1972 as 03:27:59 UTC, através de um foguete Proton-K, a partir da plataforma 81/24 do Cosmódromo de Baikonur que a levou a uma órbita de espera intermediária e em seguida impulsionada em direção à Lua.
Percurso e órbita
Depois
de quatro dias e meio de voo em direção à Lua, que incluíram uma única
manobra de correção de curso, realizada em 15 de fevereiro, a Luna 20
entrou em órbita circular a 100 km da superfície da Lua com 65° de
inclinação, em 18 de fevereiro de 1972. Nessa órbita foram efetuados
estudos sobre a gravidade lunar.
Pouso
Três dias
depois de entrar em órbita, em 21 de fevereiro, às 19:13:00 UTC a sonda
disparou o seu foguete principal 267 segundos, para iniciar a
descida para a superfície lunar. Um segundo disparo diminuiu a
velocidade antes que a Luna 20 pousasse com sucesso na Lua, às 19:19:00
UTC de 21 de fevereiro de 1972, a 3°32' de latitude Norte e 56°33' de
longitude Leste, numa região montanhosa conhecida como Terra Apollonius (ou serra Apollonius) próxima do Mare Fecunditatis (Mar da Fertilidade), a apenas 1,8 km do local de queda da Luna 18.
Recolha
Alguns minutos depois do pouso a sonda começou a transmitir imagens da
superfície lunar. Uma broca automatizada perfurou alguns centímetros do
solo lunar recolhendo amostras no seu interior. Em seguida suspendeu o
recipiente com as amostras, depositando-o no interior da cápsula de
reentrada esférica localizada no módulo de subida, no topo da sonda.
Regresso
Finalmente, depois de pouco menos de 28 horas na superfície lunar, o
módulo de subida foi acionado partindo da Lua em direção à Terra, às
22:58:00 UTC de 22 de fevereiro de 1972. Três dias depois, sem
necessidade de correção de voo, numa trajetória direta, a cápsula, com
55 gramas de amostra de solo lunar, reentrou na atmosfera terrestre. O
paraquedas foi acionado e a cápsula aterrou a 40 km ao Norte da cidade de
Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 19:19 UTC de 25 de fevereiro de 1972.
Filha de pai inglês e de mãe irlandesa, descendente de brasileiros, sendo filha de um industrial chamado Antonio Fontes. No começo de sua carreira, Margaret transformou Fontes em Fonteyn e Margaret em Margot. Em 1931 entrou para a escola de balé do Sadler's Wells. Ninette de Valois e seu coreógrafo, Frederick Ashton, investiram nas suas qualidades excecionais: lírica, dramática, musical e suas proporções físicas perfeitas. Em 1935, Fonteyn tornou-se a primeira bailarina com apenas dezasseis anos, dançando juntamente com Robert Helpmann. Em A bela adormecida, Margot interpretou a Princesa Aurora, conduzindo o futuro Royal Ballet a um período de glória na sua nova sede, no Convent Garden (1946), e à sua primeira e famosíssima temporada em Nova Iorque (1949).
Segovia ganhou o prémio Grammy pelo Melhor Trabalho Erudito - Instrumental em 1958, pela sua gravação Segovia Golden Jubilee.
Em reconhecimento pela sua enorme contribuição cultural, foi elevado à nobreza espanhola em 1981, com o título de Marquês de Salobreña.
Andrés Segovia continuou a apresentar-se, já idoso e vivendo uma semi-reforma, durante os anos 70 e 80, na Costa del Sol.
Dois filmes foram feitos sobre a sua vida e obra - um quando tinha 75
anos e outro 9 anos depois, que estão disponíveis no DVD Andres Segovia - in Portrait.
O Sismo de Canterbury de 2011 (também conhecido como sismo de Christchurch) foi um sismo de 6,3 de magnitude que atingiu a Ilha do Sul da Nova Zelândia às 12.51 horas de 22 de fevereiro de 2011 (hora local), que corresponde às 23.51 horas de 21 de fevereiroUTC. O número de mortes provocadas pelo sismo foi inicialmente estimado em 159 (em 2 de março de 2011), passando depois para 185.
Era filha do compositor Joaquín Nin, cubano criado na Espanha, e Rosa Culmell y Vigaraud, de ascendência cubana, francesa e dinamarquesa.
Tornou-se famosa pela publicação de diários pessoais, que mostram um
período de quarenta anos, começando quando tinha doze anos. Foi amante
de Henry Miller e só permitiu que os seus diários fossem publicados após a morte do seu marido, Hugh Guiler.
Os seus romances e narrativas, impregnados de conteúdo erótico, foram profundamente influenciados pela obra de James Joyce e a psicanálise. De entre as suas obras destaca-se "Delta de Vénus" (1977), traduzido para todas as línguas ocidentais, aclamado pela crítica americana e europeia.
Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo seu nome artístico, Nina Simone (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 – Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003) foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar blues, nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida dos seus pais (a mãe, pastora metodista e o pai barbeiro). "Nina" veio de pequena ("little one") e "Simone" foi uma homenagem à grande atriz do cinema francês Simone Signoret, a sua preferida.
Nina Simone, quando jovem foi impedida de ingressar num conservatório
de música na Filadélfia, mesmo tendo afrontado o racismo e estudado
piano clássico na severa Juilliard School, em Nova York. Também se
destacou e foi perseguida por abraçar publicamente todo tipo de
combate ao racismo. O seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King.
Casada com um polícia nova-iorquino, Nina também sofreu com a
violência do marido, que a espancava. E tudo isso, dizia ela, que tinha
acontecido, as portas tinham-se fechado, por ser negra.
Depois de fracassar na tentativa de ser uma grande pianista, através do conservatório, Nina ficou algum tempo em Nova Yorque até ir para Atlantic City,
e lá, trabalhando como pianista num bar, foi obrigada a cantar, para
não perder o emprego, e tocar piano era o que ela fazia. Foi então
que se tornou a Nina Simone, como se batizou naquela ocasião. Cantou
músicas clássicas e imortalizou hits como "Feeling Good", "Aint Got
No - I Got Life", "I Wish I Know How It Would Feel To Be Free", e
"Here Comes The Sun", além de "My Baby Just Cares For Me" que gravou e
apareceu numa propaganda de perfume francês.
Num breve contato com a sua obra, aqueles que não a conhecem percebem
logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou,
desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na famosa Juilliard School of Music, em Nova Iorque. A sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham, em 1963.
Ao apresentar-se num evento militar em Forte Dix, New Jersey, em
1971, em plena Guerra do Vietname, Nina Simone deu voz àqueles que
eram contrários ao conflito ao soltar a portentosa voz, após 18
minutos poderosos de My Sweet Lord, de George Harrrison. Nina esteve duas vezes no Brasil, gravou com Maria Bethânia e o seu último show ocorreu em 1997, no Metropolitan.
Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano
com energia e perfeição. Morreu, enquanto dormia, em Carry-le-Rouet,
em 2003.