O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Music from Another Dimension! foi o décimo quinto álbum de estúdio da banda americana de rockAerosmith, lançado a 6 de novembro de 2012, pela Columbia Records. Este foi o seu primeiro álbum de estúdio desde de Honkin' on Bobo, de 2004, e o primeiro a apresentar apenas material original desde Just Push Play, de 2001, marcando a maior lacuna, até à data, entre os álbuns de estúdio do Aerosmith.
Na "cidade-luz", Columbano representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso "Salon de Paris". Nesta apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadroSoirée chez Lui, surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense.
Em 1821, já era alferes de Cavalaria, tendo estado ao lado do infante D. Miguel
na Vilafrancada. Recebeu então, pela sua participação exemplar, a
"medalha da poira" e o título de conde de Vale dos Reis. Após a morte do
seu pai, recebeu do rei D. João VI, em 1824, honras, títulos e dignidades, tornando-se gentil-homem da Câmara do rei. Dois anos depois, por carta régia de D. Pedro IV, foi eleito par do Reino.
Conhecido pela sua beleza durante a juventude, casou-se, em 5 de dezembro de 1828, com a princesa Ana de Jesus Maria de Bragança, filha de D. João VI e da rainha D. Carlota Joaquina. Este casamento foi visto pelas forças conservadoras (absolutistas)
como um escândalo. Por um lado, embora Moura Barreto fosse nobre, não
pertencia a uma família real europeia (ainda que ele mesmo fosse
descendente da família real portuguesa), e por isso o seu estatuto era
diferente do da Infanta. Por outro, a infanta já se encontrava "de
esperanças" quando casou.
Esta hostilidade agravou-se quase automaticamente devido ao facto do marquês de Loulé ter decidido apoiar D. Pedro IV na guerra civil. Por essa razão, exilou-se após a tomado do poder de D. Miguel, e participou ao lado dos liberais na guerra civil de 1832-34.
Participou da Comuna de Paris, sendo eleito maire (representante) do 2º bairro. Após a derrota da Comuna, viveu clandestinamente em Paris, onde escreveu, em junho de 1871 o poema que deu origem à Internacional, que depois recebeu a música de Pierre Degeyter. Exilou-se na Inglaterra no ano seguinte.
Em 1887, publicou uma coletânea de seus poemas, Chants révolutionnaires, entre os quais A Internacional e Elle n'est pas morte ("Ela não está morta"), também em referência à Comuna. Morreu no ano seguinte. O seu corpo foi enterrado no cemitério de Père Lachaise.
O cantor francês Sébastien Ducret gravou em 2010 o álbum Quel est le fou?, contendo 20 canções com letras de Pottier.
Couplet 1 : Debout ! les damnés de la terre ! Debout ! les forçats de la faim ! La raison tonne en son cratère, C’est l’éruption de la fin. Du passé faisons table rase, Foule esclave, debout ! debout ! Le monde va changer de base : Nous ne sommes rien, soyons tout !
Refrain : (2 fois sur deux airs différents) C’est la lutte finale Groupons-nous, et demain, L’Internationale, Sera le genre humain.
Couplet 2 : Il n’est pas de sauveurs suprêmes, Ni Dieu, ni César, ni tribun, Producteurs sauvons-nous nous-mêmes ! Décrétons le salut commun ! Pour que le voleur rende gorge, Pour tirer l’esprit du cachot, Soufflons nous-mêmes notre forge, Battons le fer quand il est chaud !
Refrain Couplet 3 : L’État comprime et la loi triche, L’impôt saigne le malheureux ; Nul devoir ne s’impose au riche, Le droit du pauvre est un mot creux. C’est assez languir en tutelle, L’égalité veut d’autres lois : « Pas de droits sans devoirs, dit-elle, Égaux, pas de devoirs sans droits ! »
Refrain Couplet 4 : Hideux dans leur apothéose, Les rois de la mine et du rail, Ont-ils jamais fait autre chose, Que dévaliser le travail ? Dans les coffres-forts de la bande, Ce qu’il a créé s’est fondu. En décrétant qu’on le lui rende, Le peuple ne veut que son dû.
Refrain
Couplet 5 : Les Rois nous saoûlaient de fumées, Paix entre nous, guerre aux tyrans ! Appliquons la grève aux armées, Crosse en l’air et rompons les rangs ! S’ils s’obstinent, ces cannibales, À faire de nous des héros, Ils sauront bientôt que nos balles Sont pour nos propres généraux.
Refrain
Couplet 6 : Ouvriers, Paysans, nous sommes Le grand parti des travailleurs ; La terre n’appartient qu’aux hommes, L'oisif ira loger ailleurs. Combien de nos chairs se repaissent ! Mais si les corbeaux, les vautours, Un de ces matins disparaissent, Le soleil brillera toujours !
Piotr Ilitch Tchaikovsky, por vezes, transliterado Pyotr Ilyich Tchaikowsky, (Kamsko-Wotkinski Sawod, atual Tchaikovsky, 7 de maio de 1840 - São Petersburgo, 6 de novembro de 1893) foi um compositor românticorusso, tendo composto trabalhos como sinfonias, concertos, óperas, balés,
música de câmara e obras para coro para as liturgias da Igreja
Ortodoxa Russa. Alguns dos seus trabalhos estão entre as obras mais
populares dentro do repertório erudito. Ele foi o primeiro compositor
russo a ter uma grande fama internacional, tendo feito aparições como
maestro convidado, no final da sua carreira, pelos Estados Unidos e
Europa. Uma dessas apresentações foi no concerto inaugural do Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 1891. Tchaikovsky foi honrado em 1884 com uma pensão vitalícia pelo Imperador Alexandre III.
Tchaikovsky
foi educado para ter uma carreira como funcionário público. Naquela
época as oportunidades para ter uma carreira musical (na Rússia) eram
escassas e não existia um sistema público de educação musical. Quando
surgiu uma oportunidade, ele ingressou no Conservatório de São
Petersburgo, onde se formou em 1865.
Com
o seu sucesso popular, a vida de Tchaikovsky ficou marcada por crises
pessoais e depressão. Factos que contribuíram para os seus problemas
foram a morte prematura da sua mãe e o colapso da sua relação com a
viúva Nadezhda von Meck. A sua homossexualidade foi sempre mantida em
segredo. A sua morte prematura, aos 53 anos de idade, é atribuída a cólera, mas especula-se que ele possa ter-se suicidado.
Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin)
de compositores nacionalistas daquele país, a sua música tornou-se
conhecida e admirada pelo seu carácter distintamente russo, bem como
pelas suas ricas harmonias e vivas melodias. As suas obras, no entanto,
foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas dos seus compatriotas,
uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias
populares nacionais russas. Tchaikovsky, assim como Mozart,
é um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente
confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.
POEMA
A minha vida é o mar o abril a rua
O meu interior é uma atenção voltada para fora
O meu viver escuta
A frase que de coisa em coisa silabada
Grava no espaço e no tempo a sua escrita
Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro
Sabendo que o real o mostrará
Não tenho explicações
Olho e confronto
E por método é nu meu pensamento
A terra o sol o vento o mar
São a minha biografia e são meu rosto
Por isso não me peçam cartão de identidade
Pois nenhum outro senão o mundo tenho
Não me peçam opiniões nem entrevistas
Não me perguntem datas nem moradas
De tudo quanto vejo me acrescento
E a hora da minha morte aflora lentamente
Cada dia preparada
A primeira composição de Agustín foi "Marucha”, de homenagem ao seu primeiro amor. Em 1927 já estava a trabalhar em cabarés. Em 1929 começou a trabalhar com o tenorJuán Arvizu, como compositor e acompanhante. Em setembro de 1930, iniciou uma bem-sucedida carreira no rádio. Ao mesmo tempo, atuava e compunha música para filmes, como Santa (1931).
A sua primeira turnê em Cuba não obteve sucesso, devido à agitação política naquela ilha. Depois, viajou pela América do Sul, sempre compondo - “Solamente una vez” (feita em Buenos Aires e dedicada a José Mujica), “Veracruz”, “Tropicana” e “Pecadora” torná-lo-iam ainda mais famoso.
Lara também foi conhecido pelas suas conquistas amorosas, entre elas
Maria Félix, a sua futura esposa, a quem dedicou algumas canções, como
“Maria Bonita”, “Aquel Amor” e “Noche de Ronda”.
No início da década de 40, Agustín tornou-se famoso na Espanha. Em 1965, o ditadorFrancisco Franco deu-lhe uma linda casa em Granada,
por causa das composições com temas espanhóis, como “Toledo”,
“Granada”, “Sevilla” e “Madrid”. Agustín recebeu ainda várias outras
honras e condecorações em todo o mundo.
Em 1968 a saúde de Agustín começou a enfraquecer rapidamente; um acidente, no qual fraturou a pélvis, contribuiu para agravar ainda mais o seu estado. Morreu em 1970 e foi enterrado na Rotonda de los Hombres Ilustres do Panteón de Dolores, na cidade do México.
Diz Veríssimo Serrão que «a historiografia liberal procurou
denegri-lo na ação de governo, mas as fontes permitem hoje assentar um
juízo histórico completamente diferente. (...) Deve pôr-se em relevo a
acção do monarca na defesa das fronteiras do Reino (....). Também
providenciou no envio de várias embaixadas às cortes europeias, para a
assinatura de tratados de paz ou de trégua, a obtenção de auxílio
militar e financeiro e a justificação legítima de 1640.»
Deve-se-lhe a criação do Conselho de Guerra (1640), da Junta dos Três Estados (1643), do Conselho Ultramarino (1643) e da Companhia da Junta de Comércio (1649), além da reforma em 1642 do Conselho da Fazenda. E a regulamentação dos negócios da Secretaria de Estado, para melhor coordenação das tarefas de Governo. Esta em 29 de novembro
de 1643 foi dividida em Secretaria de Estado, de um lado, que
coordenava toda a política interna e externa, e à «das Mercês e
Expediente», do outro, que tratava de «consultas, despachos, decretos e
ordens» não dependentes da outra Secretaria.
Promulgou abundante legislação para satisfazer as carências de
governo na Metrópole e no Ultramar. E, para além do monarca e do
restaurador, impõe-se considerar nele o artista e o letrado, o amador de
música que, no seu tempo, compondo o hino Adeste Fideles, esteve à altura dos maiores de Portugal.»
Carlos morreu, sem herdeiros, em 1700, com todos os potenciais
sucessores Habsburgo mortos antes dele. Ele nomeou em seu
testamento o seu sobrinho-neto Filipe, Duque de Anjou, como o seu sucessor. Filipe era neto da sua meia-irmã Maria Teresa da Áustria, primeira esposa do rei Luís XIV de França. Já que as outras potências europeias viam a possível relação dinástica entre a Espanha e a França como uma perigosa mudança de equilíbrio de poder, com a Guerra da Sucessão Espanhola começando pouco depois de sua morte.
Carlos foi o único filho de Filipe IV de Espanha (1605-1665) e da sua segunda esposa, Mariana de Áustria (1635-1696) a sobreviver à morte do pai, tendo sucedido-lhe por sua morte. Do primeiro casamento do pai com Isabel de Bourbon, apenas uma filha, mais tarde rainha consorte de FrançaMaria Teresa, sobrevivera à infância.
O seu nascimento foi causa de grande alegria para os Espanhóis, que
temiam uma disputa sucessória (que mais tarde ocorreria, por sua morte),
caso o grande Filipe IV fosse incapaz de gerar um varão para lhe
suceder no trono. Como à data da morte do pai era ainda muito pequeno, a
mãe assumiu a regência até 1675, altura em que completou 14 anos.
Aproveitando este período de menoridade se fez a paz entre Portugal e
Espanha, dando-se por encerradas as guerras da Restauração, em 1668; o acordo foi firmado pelos dois regentes, o infante Pedro por Portugal (em nome do seu irmão Afonso VI) e a rainha-mãe de Espanha por Carlos.
Iniciou a sua carreira musical quando foi selecionado, ainda menino, por sua bela voz, para o coro do LandgraveMaurício de Hesse-Kassel, e ali recebeu o seu primeiro treino. Mais tarde o seu patrono matriculou-o na Universidade de Marburg, e depois o enviou para estudar com Giovanni Gabrieli, na Itália. Ao retornar, em 1613, com os ensinamentos recebidos, introduziu importantes inovações no vocabulário musical da Alemanha.
Passou os quatro anos seguintes exercendo a função de organista, em Kassel, e saiu deste serviço para assumir a posição de Kapellmeister na corte de Dresden. Ali casou-se e tornou-se amigo de Johann Hermann Schein. Em 1629 voltou para a Itália a fim de comprar instrumentos e estudar a música teatral de Monteverdi. Como a Guerra dos Trinta Anos estava devastando Alemanha, Schütz foi obrigado, no seu regresso, a buscar colocação noutro local, e encontrou emprego em Hamburgo, e depois em Copenhaga. Terminada a guerra, reassumiu as suas funções em Dresden, onde se aposentou em 1651, retirando-se para sua casa de campo, onde faleceu.
Cega-te a luz do sol - nunca te esqueças deste dia sem fim: no horizonte nascem as promessas e hás-de ficar assim, à espera de um milagre que te fale com a voz de uma sereia até te libertar de todo o mal e deixar sobre a areia o gesto inconsolável de algum deus desfeito já na espuma dos sonhos que algum tempo foram teus ou das nuvens que fogem uma a uma. Cega-te a luz do dia - sobre o mar um azul que não sabes decifrar.
in Pena Suspensa (2004) - Fernando Pinto do Amaral
Peter Blair Denis Bernard Noone (Davyhulme, Lancashire, 5 November 1947) is an English singer-songwriter, guitarist, pianist and actor, best known as Herman of the successful 1960s rock group Herman's Hermits.