O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
quando o cinema me mostrou o lugar
- um marco em sarça arcando sombria notícia -
onde mataram Pier Paolo Pasolini
creio ter reconhecido o espaço
em tudo idêntico a alguns ermos da infância
esses adiados quinhões por trás da igreja
decerto povoados hoje de vivendas geminadas
dissipando um acesso possível (embora
longínquo) ao rio
o lugar onde morreu Pier Paolo Pasolini
se parece com a desolação clareada e secreta que tinham
os lugares acessórios dos tempos primários
onde andei aspirando a desentender o mundo
de bicicleta, sem concerto (de Colónia)
in Ensinar o Caminho ao Diabo (2012) - Miguel-Manso
Sofia da Grécia (nascida Princesa Sofia Margarida Vitória Frederica Glucksburg da Grécia e Dinamarca) (Atenas, 2 de novembro de 1938) foi a anterior rainha consorte de Espanha, sendo esposa de Juan Carlos I e mãe do atual rei Filipe VI:
Conheceu o seu futuro esposo, o então Príncipe Juan Carlos de Bourbon, em 1954, durante um cruzeiro, organizado pela mãe, que reuniu os jovens
da realeza europeia. Mas o romance com Juan Carlos de Borbón só começou
em junho de 1961, quando se reencontraram num casamento, em Londres e
casou-se em 14 de maio de 1962 em Atenas, convertendo-se ao catolicismo.
Em 1969, o Príncipe Juan Carlos foi indicado como sucessor do generalíssimo Francisco Franco. Em 1975, quando da morte de Franco, o casal foi proclamado rei e rainha, respectivamente.
Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944 - Santa Monica, 10 de março de 2016) foi um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que se acabou tornando nos The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Quando os ELP acabaram, por volta de 1979, Emerson teve sucesso modesto noutras bandas como Emerson Lake & Powell, 3 e algumas reuniões do ELP no começo da década de 90. Em 2002, ele reuniu os The Nice e saiu em turnê e, em 2006, saiu em turnê com a The Keith Emerson Band.
k. d. lang (Edmonton, Alberta, 2 de novembro de 1961) é uma cantora canadiana vencedora de vários prémios Grammy.
Embora tenha tido considerável êxito ao longo da sua carreira com
temas como "Constant Craving" ou "Miss Chatelaine", foi o dueto com Roy Orbison, "Crying", que tornou a sua voz conhecida mundialmente.
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, (Amarante, 8 de novembro de 1877 - Gatão, Amarante, 14 de dezembro de 1952) foi um poeta e escritorportuguês, principal representante do saudosismo. Todas as fontes bibliográficas indicam 2
de novembro de 1877 como a sua data de nascimento. Contudo, o assento
de nascimento/baptismo refere indubitavelmente que ele nasceu às cinco
horas da tarde de 8 de novembro de 1877, em Amarante. Segundo Luísa Borges, em O Lugar de Pascoais,
Pascoais terá adoptado 2 de novembro, como data do seu aniversário,
por razões puramente simbólicas, por ser o Dia dos Mortos, uma "porta"
para o "Mais Além".
O Que Eu Sou Nocturna e dúbia luz Meu ser esboça e tudo quanto existe... Sou, num alto de monte, negra cruz, Onde bate o luar em noite triste... Sou o espírito triste que murmura Neste silencio lúgubre das Cousas... Eu é que sou o Espectro, a Sombra escura De falecidas formas mentirosas. E tu, Sombra infantil do meu Amor, És o Ser vivo, o Ser Espiritual, A Presença radiosa... Eu sou a Dor, Sou a trágica Ausência glacial... Pois tu vives, em mim, a vida nova, E eu já não vivo em ti... Mas quem morreu? Foste tu que baixaste à fria cova? Oh, não! Fui eu! Fui eu! Horrível cataclismo e negra sorte! Tu foste um mundo ideal que se desfez E onde sonhei viver após a morte! Vendo teus lindos olhos, quanta vez, Dizia para mim: eis o lugar Da minha espiritual, futura imagem... E viverei à luz daquele olhar, Divino sol de mística Paisagem. Era minha ambição primordial Legar-lhe a minha imagem de saudade; Mas um vento cruel de temporal, Vento de eternidade, Arrebatou meu sonho! E fugitiva Deste mundo se fez minha alegria; Mais morta do que viva, Partiu contigo, Amor, à luz do dia Que doirou de tristeza o teu caixão... Partiu contigo, ao pé de ti murmura; É magoada voz na solidão, Doce alvor de luar na noite escura... E beija o teu sepulcro pequenino; Sobre ele voa e erra, Porque o teu Ser amado é já divino E o teu sepulcro, abrindo-se na terra, Penetrou-a de luz e santidade... E para mim a terra é um grande templo E, dentro dele, a Imagem da Saudade... E rezo de joelhos, e contemplo Meu triste coração, saudoso altar Alumiado de sombra, escura luz... Nele deitado estás como a sonhar, Meu pequenino e místico Jesus... Lágrimas dos meus olhos são as flores Que a teus pés eu deponho... Enfeitam tua Imagem minhas dores, E alumia-te, ás noites, o meu sonho. Todo me dou em sacrifício à tua Imagem que eu adoro. Sou branco incenso à triste luz da lua: Eu sou, em névoa, as lágrimas que choro...
Foi um dos mais influentes intelectuais portugueses do século XX, com vasta obra de ficção, drama, ensaio e poesia,
além de importante epistolografia com figuras tutelares da literatura
portuguesa e brasileira. A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente pelos cuidados da viúva, Mécia de Sena.
Prémios
Recebeu o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina, pelo conjunto
da sua obra poética, e foi condecorado com a Ordem do Infante D.
Henrique, por serviços prestados à comunidade portuguesa. Recebeu,
postumamente, a Grã-Cruz da Ordem de Sant'iago. Em 1980, foi inaugurado o
Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.
Ação de graças Às vezes, com minha filha no chão junto de mim, Fecho os olhos numa ação de graças... Mas logo ela galreia, Nem isso me consente. E regresso um pouco triste a uma alegria imensa.
01.10.1950 in Poesia-I - Post-Scriptum (1960) - Jorge de Sena
Reginald Quincy Arvizu (Bakersfield, 2 de novembro de 1969), tendo origens italianas e mexicanas, também conhecido por 'Fieldy', começou por tocar nos L.A.P.D. juntamente com o baterista David Silveria e o guitarrista Munky.
Reginald é divorciado e tem duas filhas, frutos do seu antigo
casamento, cujos nomes estão tatuados no seu pescoço. Actualmente toca contra-baixo no mundialmente conhecido grupo musical 'Korn' (às vezes escrito como KoRn ou KoЯn, para imitar o símbolo da banda), tendo também tentado um trabalho a solo. É bastante conhecido pela forma percussiva que toca Baixo.
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 - Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritoritaliano.
Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural
única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura
controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polémica e
controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, os seus
trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.
Pier Paolo Pasolini foi brutalmente assassinado em novembro de 1975.
Ele tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado
no hidro-aeródromo de Óstia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polémica, até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio.
Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um prostituto, que teria o intuito de assaltá-lo. Tal versão,
porém, não se sustenta mais.
Existem estudos, filmes e programas de TV que põem por terra a versão
acatada pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não
ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como
assassino confesso.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V,
a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos
quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os PapasSilvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado a 2 de novembro, porque o dia 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar a sua posição (cf.Tobias 12,12; Job 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e apoia-se numa prática de quase dois mil anos.
No canto de terra onde o plantaram,
procura o sentido da linha recta. Não pretende
o círculo, a roda das estações, a fuga ao
eixo que a gravidade lhe impõe. Aceita
que o céu é o seu destino; e por isso
as suas raízes que se alimentam dos mortos,
que lhes cedem as almas para
que o tronco as liberte, no inverno,
quando o frio faz vibrar a luz que
o envolve. Não oferece a sombra
a quem passa; não pede a companhia
dos amantes que o evitam, em busca
de um abrigo de flores. O seu destino
é o ponto que o olhar fixa, para além
do azul, num infinito em que outras
raízes crescem, bebendo o leite negro
das mitologias.
O documento e inclusivamente o seu próprio título é formulado para sugerir que a Assunção de Maria não foi de modo algum uma necessidade lógica, mas resistência do duro clima. Teótoco
nesta declaração dogmática, a frase "terminado o curso de sua vida
terrestre" é cuidadosamente escrita para deixar em aberto a questão de
haver ou não Maria morrido antes da Assunção, ou se, tal como a assunção
do profeta Elias, Maria foi assunta antes do falecimento; ambas as possibilidades são permitidas na formulação.
Fernando Eugénio Pacheco Mamede (Beja, 1 de novembro de 1951), mais conhecido por Fernando Mamede, é um antigo atletaportuguês, que participou nos Jogos Olímpicos de 1972, 1976 e 1984, nas provas dos 800, 1500, 10000 metros e estafetas 4x400 m. Atleta do Sporting Clube de Portugal durante toda a sua carreira, bateu recordes internacionais de atletismo. Foi um dos fundistasportugueses com maior relevo e deteve o recorde mundial dos 10000 metros entre 1984 e 1989.
Apesar do seu reconhecido talento natural, nunca conseguiu ultrapassar
as barreiras psicológicas inerentes ao desporto de alta competição,
conseguindo apenas medalhar por uma ocasião, em grandes competições
internacionais.
Nasceu acidentalmente em Coimbra, passando toda a sua infância e juventude entre Ílhavo (terra natal dos pais) e Cascais.
Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico,
sendo que no ano de 1978 tinha já escritas mais de duzentas canções.
Nesse ano obteve o primeiro reconhecimento público ao vencer o Festival
da Canção do Illiabum Clube.
Em 1980 concorre pela primeira vez ao Festival RTP da Canção,
numa altura em que este certame representava uma plataforma para o
sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas não foi apurado. Com
Playback ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid. A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em play-back, ficou em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão de 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda.
Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade do cantor e
compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de
sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
O êxito que se seguiu foi a Marcha do Pião das Nicas, canção na qual o cantor voltava a deixar patente o seu lado satírico. Telefonia (Nas Ondas do Ar) era o lado B desse single.
Carlos Paião compôs canções para outros artistas, entre os quais o próprio Herman José, que viria a alcançar grande êxito com A Canção do Beijinho (1980), e Amália Rodrigues, para quem escreveu O Senhor Extra-Terrestre (1982).
Algarismos
(1982), o seu primeiro LP, não obteve, no entanto, o reconhecimento
desejado. Surgiu entretanto a oportunidade de participar no programa de
televisão O Foguete, com António Sala e Luís Arriaga.
Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado Vinho do Porto, Vinho de Portugal, que ficou em 3.º lugar no Festival RTP da canção.
Num outro programa, Hermanias (1984), Carlos Paião compôs a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade, personagem criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
A 26 de agosto de 1988, quando acabara de actuar num grande espectáculo em Fornos de Algodres, morre num violento acidente de automóvel.
Na altura, surgiu o boato de que na ocasião de seu funeral não estaria
morto, mas sim em coma, porém a violência do acidente por si nega o
boato, pois a sobrevivência a este seria impossível.
Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem. Está sepultado em São Domingos de Rana, freguesia do concelho de Cascais.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.
Em 2003 foi editado uma compilação comemorativa dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois (Valentim de Carvalho).
Em
2008, por altura da comemoração dos 20 anos do desaparecimento do
músico, vários músicos e bandas reinterpretaram alguns temas do autor na
edição de um álbum de tributo, "Tributo a Carlos Paião".
Na realização desta grandiloquente obra concorreram amor e ódio...
Miguel Ângelo teria feito contrariado este trabalho, convencido que era
mais um escultor, que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho do Papa Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu
do Papa. Mas, dedicou-se a tarefa e fez com tanta mestria que
praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. Os
afrescos no teto da Capela Sistina são, de facto, um dos maiores
tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido
obra de um só homem, e que o mesmo ainda encontraria forças para
retornar ao local, duas décadas depois, e pintar na parede do altar, sacrificando, inclusive, alguns afrescos de Perugino, o “extraordinário espetáculo” do Juízo Final, entre 1535 e 1541, já sob o pontificado de Paulo III.
A superfície da abóbada
foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de
maneira que resultasse numa articulação do espaço dividido por pilares.
Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Génesis.