O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Filho de um mineirolituano (de ascendência tártara lipka), Bronson cresceu na Pensilvânia sem falar uma palavra de inglês. Apesar de ter completado o segundo grau, era esperado que ele se juntasse ao pai e seus irmãos no trabalho em minas de carvão. Porém, foi no cinema que se projetou e, apesar da longa carreira, que teve início nos anos 50, somente ganhou popularidade na década de 70. Nessa fase, ficou conhecido como "o homem de poucas palavras e muita ação", pelas características de seus personagens.
Antes mesmo de participar de qualquer filme, Bronson somente pode conhecer o mundo, além do local onde cresceu, quando serviu no exército americano, durante a Segunda Guerra Mundial, dirigindo camiões.
Bronson começou no cinema nos anos 50, com filmes como You're in the Navy Now (1951), e The People Against O'Hara
(1951), sem ter seu nome creditado. Ao passar a aparecer nos
letreiros, usou ainda o nome de nascimento (Buchinsky). Começou a
assinar Bronson em 1954, a partir do filme Drum Beat.
Nos anos 1970,
Bronson voltaria aos Estados Unidos e faria sucesso como o maior astro
dos filmes de ação. O seu primeiro grande filme nesse nova fase foi O Mecânico, de 1972, no qual interpretou um assassino profissional.
No filme Fuga audaciosa, de 1975, é mostrado um plano de fuga de uma prisão, utilizando-se um helicóptero que, pilotado por Bronson, pousa no pátio de um presídio e resgata o prisioneiro interpretado por Robert Duvall. A cena se tornou famosa no Brasil, pois teria inspirado a fuga do bandido Escadinha, que usou o mesmo estratagema para fugir do presídio carioca da Ilha Grande, em 1985.
Mas, o maior "empurrão" na sua carreira foi com o clássico Desejo de matar, de 1974, que o consagrou na pele de "Paul Kersey", um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque,
que tem sua mulher morta e sua filha violada por três bandidos e
passa a agir como um "vigilante", perseguindo os criminosos nas ruas à
noite.
Utilizando em 1930 de um novo método de fotografar cometas,
Whipple conseguia determinar as trajetórias dos cometas com maior
precisão, concluindo que todos os cometas que havia observado eram
constituídos de material frágil.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Whipple inventou um esquema para enganar os radares dos alemães. Aviões aliados lançavam centenas de fragmentos de papéis de alumínio, dando a falsa impressão que o número de aviões aliados fosse muito maior.
No ano de 1950 Whipple apresentou a ideia de que o núcleo dos cometas era uma bola de gelo impregnadas de fragmentos de rochas e de areia (dirty snowball).
Ele afirmou que as cores dos cometas eram derivadas das camadas de
rochas e areia que compunham as bolas de gelo. Este material que estava
congelado no núcleo dos cometas, que, ao se aproximarem do Sol, aqueciam
e vaporizavam parte do cometa.
Ele também teorizou que a formação da cauda dos cometas era
decorrente de partículas que eram originadas de reservatórios
congelados no núcleo do cometa.
A suas teorias foram confirmadas em 1986, quando a sonda Giotto, da ESA, Agência Espacial Europeia (European Space Agency) observou a passagem do cometa Halley.
Whipple jubilou-se na Universidade de Harvard em 1977, embora continuasse a participar
na vida académica, indo à universidade de bicicleta, isto até aos 90
anos de idade. Na matrícula do seu automóvel podia ler-se a palavra
"COMETS."
Fred Whipple faleceu no hospital de Cambridge, em 30 de agosto de 2004, aos 97 anos.
Nascido canadiano, mudou-se ainda criança para Santa Monica, na Califórnia, e tornou-se cidadão norte-americano em 1939.
Ford é mais conhecido pelos seus papéis como cow-boy em filmes do faroeste e como um homem normal em circunstâncias incomuns. A sua carreira de ator começou no palco e seu primeiro grande papel no cinema foi em 1939, no filme Heaven with a Barbed Wire Fence.
O renome de Michael Jackson entre os apreciadores de cerveja iniciou-se com a publicação de seu livro The World Guide To Beer,
em 1977. Nesta obra ele avalia e descreve detalhadamente um total de
500 marcas clássicas de cervejas. As cervejas listadas no livro
encontram-se organizadas em diferentes estilos e categorizadas com base na
cultura e tradição das regiões onde elas eram originalmente produzidas.
O livro foi posteriormente traduzido para mais de dez idiomas e é considerado até hoje uma das obras fundamentais para conhecer o universo das cervejas e dos seus diferentes estilos.
Também é amplamente aceite que as modernas teorias que tratam dos
diferentes estilos de cerveja, com suas diferenciações entre lagers e ales,
é baseada no trabalho realizado por Jackson neste livro. Foi ele que
introduziu, por exemplo, o termo "fermentação alta" como uma das
principais características das cervejas de tipo ale e de "fermentação baixa" para as cervejas de tipo lager.
O seu trabalho foi uma forte influência no processo de popularização da cultura cervejeira nos Estados Unidos da América
e contribuiu para o aparecimento e disseminação no território
norte-americano de inúmeras microcervejarias, o que levou à
multiplicação dos estilos de cervejas produzidas e consumidas pela
população daquele país.
Ramiro Cecilio Domingo Casabella López, mais conhecido como Miro Casabella,
nasceu em Ferreira do Valadouro, a 30 de agosto de 1946. É um músico
galego, que integrou no inicio da sua carreira o colectivo “Voces
ceibes” e, posteriormente, o grupo de folclore DOA.
Depois de estudar em Ferreira do Valadouro e em Lugo, em 1964 Miro foi
para Barcelona, concluindo aí o bacharelato na Escola de Arquitectos
Técnicos. O seu interesse na música era recente, mas a sua experiência
catalã pô-lo em contacto com o movimento da “Nova Cançó”, marcando-o
profundamente. O início da sua carreira acontece em 1967, acompanhando
musicalmente os cantores da Nova Cançó Catalá. Foi também na Catalunha que gravou os seus primeiros discos: Miro canta as súas cancións e Miro canta Cantigas de Escarnho e Mal Dizer.
Ambos os trabalhos são EP de quatro músicas cada um. O seu contacto
com o grupo “Voces Ceibes” teve lugar em 1968, quando Benedicto e
Xerardo Moscoso foram à capital catalã com o objectivo de gravarem os
seus primeiros trabalhos. Miro entrou para o colectivo e chegou a
participar no seu primeiro concerto, em dezembro desse mesmo ano. No
entanto, o facto de continuar a viver em Barcelona afastou-o da maior
parte das suas actividades. Em 1969, conheceu em Barcelona Paco Ibañez,
com quem travou uma longa amizade, acompanhando-o em diversas tournées por França. Em Paris conhece o cantor português Luís Cília, com quem nos anos seguintes, tocando com ele na Galiza e no resto do estado espanhol.
Em fins de 1974, o grupo “Voces Ceibes” decidiu finalizar o seu
projecto e iniciar o Movimento Popular da Canção Galega onde, numa
ampla perspetiva, deu lugar a múltiplos artistas e a diversos estilos.
Nos anos seguintes Miro participou em diversos concertos e festivais na
Galiza, bem como em toda a Península Ibérica, alem de musicar peças de
teatro em galego e discos infantis. A partir de 1976, com o
desaparecimento da censura franquista, ficam criadas as condições para a
edição dos seus primeiros álbuns de longa duração.
Em 1977 vê a luz do dia o disco “Ti, Galiza”, contendo (com letra de
Xosé Manuel Casado), “O meu país”, uma das suas canções mais populares.
Um ano mais tarde edita “Treboada”, com arranjos de José Mário Branco e
a colaboração de Pi de la Serra. A música que dá título a este segundo
trabalho é inspirada no Cerimonial da Treboada de Tomiño. Ambos
os trabalhos mostram uma peculiar mistura entre a canção de
intervenção social e a música tradicional, marca característica do
autor, bem como a sua inspiração em formas musicais populares e em
cantigas medievais, e ainda o emprego de outros instrumentos além da
guitarra, como a sanfona ou a harpa.
Nos fins dos anos 70, Miro entrou em contacto com o grupo de folclore
DOA, que lhe propôs colaborar naquele que iria ser o seu primeiro
trabalho. O cantor entrou no grupo, colaborando em arranjos, produção,
cantando nalguns dos seus temas, embora a orientação musical dos DOA
fosse eminentemente instrumental. A sua colaboração não foi além do
primeiro álbum (O son da estrela escura, 1979), terminando nos inícios dos anos 80.
O último trabalho individual do cantor foi o disco “Orballo”, em 2004,
onde além de revisitar alguns temas antigos, volta novamente a tratar
da problemática social do povo galego, numa perspectiva contemporânea,
com uma canção dedicada ao caso Prestige.
Este disco e a participação em diversos concertos, convertem-no no
último representante das “Voces Ceibes” no ativo, depois da morte de
Suso Vaamonde, e o abandono da carreira musical dos restantes membros.
José Maria Latino Coelho (Lisboa, 29 de novembro de 1825 - Sintra, 29 de agosto de 1891), mais conhecido por Latino Coelho,
militar, escritor, jornalista e político português, formado em
Engenharia Militar. Seguiu a carreira das armas, tendo atingido o posto
de general de brigada do estado-maior de engenharia. Seguindo um
percurso político que o levaria do Partido Regenerador, pelo qual foi eleito deputado, ao Partido Republicano Português, com passagem por um governo do Partido Reformista,
de que foi fundador e ministro, a sua carreira política percorreu todo o
arco partidário da Monarquia Constitucional. Foi várias vezes eleito
deputado, foi par do Reino eleito e exerceu as funções de ministro da
Marinha e de vogal do Conselho Geral de Instrução Pública. Foi lente na Escola Politécnica de Lisboa e sócio efetivo e secretário perpétuo da Academia Real das Ciências de Lisboa. Como escritor, notabilizou-se com obras notáveis de foro histórico e ensaístico.
Chris Connor (Kansas City, 8 de novembro de 1927 - 29 de agosto de 2009) foi uma cantora de jazz
norte-americana, conhecida pelo seu estilo distinto e pelo timbre
característico da sua voz. O seu pai era um eminente músico e por essa
razão começou a estudar música bem cedo, conseguindo proficiência em clarinete.
No início da sua carreira, Connor juntou-se aos "Snowflakes", um grupo vocal da banda de Claude Thornhill, abandonando o grupo para se tornar a cantora principal da banda de Stan Kenton. Originalmente gravou pela Bethlehem Records, assinando depois com a Atlantic Records,
onde gravou durante um longo período. As suas gravações mais
conhecidas são famosas entre os que estão familiarizados com o jazz dos
anos 50 e 60; entre as mais populares estão "Lullaby of Birdland" e
"All about Ronnie."
Viveu os últimos anos em Toms River, New Jersey. Apesar de afastada dos
palcos, ela costumava apresentar-se nos arredores de Nova Iorque.
Richard Samuel Attenborough, Baron Attenborough (Cambridge,
29 August 1923 – London, 24 August 2014) was an English actor, film
director, film producer, and entrepreneur. He was the President of the Royal Academy of Dramatic Art (RADA).
Fez o doutoramento em geologia no MIT em 1955 e logo foi contratado pela Chevron da Califórnia, depois trabalhou para a Força Aérea dos Estados Unidos e por fim ingressou no Instituto de Tecnologia da Califórnia
em 1960. Ele tornou-se um professor associado em 1963, e mais tarde, um
professor a tempo integral em 1969, vindo a se tornar professor emérito em
2001.
Kevin Michael "GG" Allin (born Jesus Christ Allin; Lancaster, New Hampshire, August 29, 1956 – Manhattan, New York City, June 28, 1993) was an American punk rock musician and songwriter who performed and recorded with many groups during his career. Allin was best known for his controversial live performances, which often featured transgressive acts, including self-mutilation, defecating on stage, and assaulting audience members, for which he was arrested and imprisoned on multiple occasions. AllMusic called him "the most spectacular degenerate in rock n' roll history", while G4TV's That's Tough labelled him the "toughest rock star in the world".
Davidson Elizabeth Fraser (Grangemouth, Escócia, 29 de agosto de 1963) é uma cantora escocesa, mais conhecida por seu trabalho como vocalista do grupo Cocteau Twins. O seu estilo vocal, melódico e abstrato, e as suas letras, indecifráveis têm gerado muita discussão ao longo dos anos.
Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães (São Paulo, 29 de agosto de 1992), mais conhecida pelo nome artístico de Mallu Magalhães, é uma cantora, compositora e instrumentistabrasileira. Com quatro álbuns e um DVD lançados, seus maiores sucessos são "Velha e
Louca", "Você Não Presta", "Tchubaruba", "Sambinha Bom" e "Shine
Yellow".
Charles Parker, Jr. (Kansas City, 29 de agosto de 1920 – Nova Iorque, 12 de março de 1955) foi um saxofonista norte americano de jazz e compositor. No início da sua carreira Parker foi apelidado de Yardbird; essa alcunha mais tarde foi encurtada para Bird e permaneceu como o petit nom de Parker para o resto da sua vida.
"Bird Lives" - escultura de Robert Graham em Kansas City, Missouri
Estilo
Com absoluto domínio técnico de seu instrumento, Parker era um virtuoso
consumado, que conseguia combinar a mais complexa organização
harmónica, rítmica e melódica com uma clareza muito rara de encontrar em
instrumentistas anteriores ou posteriores à sua atuação.
Para Parker, improvisar não era simplesmente tomar uma melodia original
e construir variações sobre ela. Quando o saxofonista pegava um tema
qualquer como base para criar, o que o interessava não era a melodia, e
sim a harmonia. Era o esqueleto harmónico do tema original que ele
utilizava como ponto de partida e estímulo para suas digressões, nas
quais uma mescla cativante de garra e fantasia constituía a regra.
Foi assim que, no pós-guerra, ao lado do trompetista Dizzy Gillespie, Parker tornou-se um dos fundadores do bebop,
o novo estilo sofisticado com o qual o jazz se tornaria
definitivamente música "para ouvir", substituindo a música "para
dançar" que havia sido a marca das big bands dos anos 40.
Amanda cresceu em Toronto numa família bi-racial, de pai caucasiano e mãe caribeana-canadiana.
Muitas das suas canções reflectem a sua identidade racial “como uma
mulher que aparenta ser branca mas também é metade negra”.
Éamon de Valera (nascido Edward George de Valera; em gaélico, Éamon de Bhailéara;Nova York, 14 de outubro de 1882 - Dublin, 29 de agosto de 1975) foi uma das figuras políticas dominantes do século XX na Irlanda. Ele ocupou vários cargos públicos importantes entre 1917 e 1973, servindo várias vezes como Chefe de estado e governo. Ele também foi um dos responsáveis pela criação da atual Constituição da Irlanda. De Valera foi um dos líderes na luta da Irlanda pela independência contra o Reino Unido. Mais tarde, ele também liderou a facção anti-tratado do movimento republicano irlandês durante a violenta guerra civil de 1922/23. Um dos membros fundadores da Sinn Féin, ele deixou o partido em 1926 e fundou a Fianna Fáil e serviu como Chefe de Governo do Estado Livre Irlandês (e depois como Taoiseach, ou primeiro-ministro) de 1932 a 1948, 1951 a 1954 e 1957 a 1959. Entre 1959 e 1973, ele assumiu o cargo formal de Presidente da Irlanda.
A sua orientação política foi a de um republicano com sentimentos
progressistas, até se tornar um político com visões maioritariamente
conservadoras nas últimas décadas da sua vida. O sentimento com
relação as conquistas de Éamon de Valera durante a sua carreira política
ainda causam divisão entre analistas e estudiosos. Muitos o avaliam
como um "cabeça dura", intransigente e desonesto, que instigou uma dura
divisão no movimento republicano irlandês. O biógrafo Tim Pat Coogan
afirma que o seu tempo na liderança do país foi um período de estagnação
económica e cultural. Já outros historiadores, como Diarmaid Ferriter,
afirmam que ele era austero e frio, mas que muitos aspectos do seu
temperamento e personalidade não são totalmente verdadeiros. Os seus
apoiantes dizem que ele era um político habilidoso. Com o passar dos
anos, contudo, visões muito favoráveis do período em que foi o líder do
país começaram a virar minoria, com os seus fracassos ganhando mais
ênfase. Para muitos estudiosos, o seu papel na história da Irlanda é de
menor importância, comparado com homens como Michael Collins, um dos seus rivais políticos.