O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Tim McIlrath (Arlington Heights, Illinois, 3 de novembro de 1979) é o guitarrista e vocalista da banda norte-americana Rise Against. Ele é vegetariano desde os 17 anos, apoia os direitos dos animais, promove o PETA com a sua banda e é Straight Edge.
No início
Timothy J. McIlrath nasceu a 3 de novembro de 1979 em Arlington Heights, Illinois. Enquando criança, leu livros como 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley,
que mais tarde iria influenciar o seu trabalho. Começou a frequentar
uma escola católica, e era constantemente gozado por ter um olho
castanho e o outro olho azul (uma anomalia genética conhecida como heterocromia).
Baxter
Ele começou a carreira musical ainda adolescente e a sua primeira banda chamava-se Baxter, formada em 1995 com o futuro baterista da banda The Lawrence Arms, Neil Hennessy e o futuro baixista da banda The Killing Tree, Geoff Reu. Logo ela se tornou uma banda popular no cenário underground de Chicago. Baxter foi apresentada na grande cena musical de Chicago abrindo shows das bandas como Good Riddance, Braid, Hot Water Music, Slapstick, Alkaline Trio e Strife. Em 1997, a banda lançou o 7º EP Lost Voices no Static Station Records. Depois de uma tour local, a banda acabou.
Rise Against
Em 1999 ele formou a banda Rise Against com o baixista Joe Príncipe, Dan Precision na guitarra e Brandon Bames na bateria. Eles gravaram o primeiro álbum The Unraveling na gravadora independente Fat Wreck Chords em 2001. Em 2003 o guitarrista Dan Precision saiu, e Todd Mohney entrou para o seu lugar. Mais tarde lançaram o segundo álbum, Revolutions Per Minute,
que foi muito bem recebido e teve um grande sucesso, e é considerado
por muitos como o melhor trabalho da banda. Eles fizeram um tour nos
Estados Unidos nesse ano, e no final Todd saiu. Para substitui-lo no seu
lugar foi chamado o guitarrista Chris Chasse, que entrou em 2004. Eles lançaram outro álbum na gravadora Geffen Records, chamado Siren Song of the Counter Culture.
Eles tinham terminado o tour e foram ao estúdio para fazer o próximo
álbum, quando Chris Chasse deixou a banda, para prosseguir a vida
familiar. Tim também participa da banda The Killing Tree, em conjunto com o guitarrista Todd Mohney, mas todos os membros usam pseudónimos por preocupação com a banda.
Rise Against gravou o penúltimo álbum Appeal to Reason com a ajuda do guitarrista Zach Blair, que agora é um membro permanente. Appeal to Reason foi lançado em 7 de outubro de 2008. Dessa vez a gravadora foi The Blasting Room, com Bill Stevenson e Jason Livermore, que ajudaram a produzir Revolutions Per Minute e The Sufferer & The Witness.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, em terras de Jatobá (a 14 léguas de Caxias). Aos 41 anos morreu em um naufrágio do navio Ville Bologna próximo a região de Baixos dos Atins no município de Tutóia, próximo dos Lençóis Maranhenses, em 3 de novembro de 1864. Apesar de ser advogado de formação, é conhecido muito mais como poeta e etnógrafo, tendo uma relevância para o teatro brasileiro, tendo escrito quatro peças de teatro. Teve também uma atuação muito importante enquanto jornalista.
Era filho de uma união não oficializada entre um comerciante português com uma mestiça (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra),
e estudou inicialmente por um ano com o professor José Joaquim de
Abreu, quando começou a trabalhar como caixeiro e a tratar da
escrituração da loja de seu pai, que veio a falecer em 1837.
Iniciou os seus estudos de latim, francês e filosofia em 1835 quando foi matriculado em uma escola particular.
Foi estudar na Europa, em Portugal, onde em 1838 terminou os estudos secundários e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1840), retornando em 1845, após se licenciar. Mas antes de retornar, ainda em Coimbra, participou dos grupos medievalistas da Gazeta Literária e de O Trovador, compartilhando das ideias românticas de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e António Feliciano de Castilho. Por se achar tanto tempo fora da sua pátria, inspira-se para escrever a Canção do Exílio
e parte dos poemas de "Primeiros cantos" e "Segundos cantos"; o drama
Patkull e "Beatriz de Cenci", depois rejeitado, por sua condição de
texto "imoral" pelo Conservatório Dramático do Brasil. Foi ainda neste
período que escreveu fragmentos do romance biográfico "Memórias de
Agapito Goiaba", destruído depois pelo próprio poeta, por conter alusões
a pessoas ainda vivas.
No ano seguinte ao seu retorno conheceu aquela que seria a sua grande
musa inspiradora: Ana Amélia Ferreira Vale. Várias de suas peças
românticas, inclusive “Ainda uma vez - Adeus”
foram escritas para ela. Nesse mesmo ano ele viajou para o Rio de
Janeiro, então capital do Brasil, onde trabalhou como professor de história e latim do Colégio Pedro II, além de ter atuado como jornalista, contribuindo para diversos periódicos: Jornal do Commercio, Gazeta Oficial, Correio da Tarde e Sentinela da Monarquia, publicando crónicas, folhetins teatrais e crítica literária.
Gonçalves Dias pediu Ana Amélia em casamento em 1852,
mas a família dela, em virtude da ascendência mestiça do escritor,
refutou veementemente o pedido. No mesmo ano retornou ao Rio de Janeiro,
onde casou-se com Olímpia da Costa. Logo depois foi nomeado oficial da
Secretaria dos Negócios Estrangeiros. Passou os quatro anos seguintes
na Europa realizando pesquisas em prol da educação nacional. Voltando
ao Brasil, foi convidado a participar na Comissão Científica de
Exploração, o que o obrigou a viajou por quase todo o norte do país.
Voltou à Europa em 1862, para um tratamento de saúde. Não obtendo resultados, retornou ao Brasil em 1864 no navio Ville de Boulogne,
que naufragou na costa brasileira; salvaram-se todos, exceto o poeta,
que foi esquecido, agonizando no seu leito, e se afogou. O acidente
ocorreu nos Baixos de Atins, perto de Tutóia, no Maranhão.
A sua obra enquadra-se no Romantismo,
pois, a semelhança do que fizeram os seus correlegionários europeus,
procurou formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos, povos
e paisagens brasileiras na literatura nacional. Ao lado de José de
Alencar, desenvolveu o Indianismo. Pela sua importância na história da literatura brasileira, podemos dizer que Gonçalves Dias incorporou uma ideia de Brasil à literatura nacional.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu´inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
A Associação Académica de Coimbra (sigla: AAC), fundada a 3 de novembro de 1887, é a mais antiga associação de estudantes de Portugal. Representa os cerca de 25.434 estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios, quando se encontrem inscritos nesta Universidade.
A AAC alberga uma série de secções culturais e desportivas. Entre as secções culturais pontificam, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival "Caminhos do Cinema Português", a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a Secção de Jornalismo (que edita o jornal universitário "A Cabra"), a Televisão da Associação Académica de Coimbra,
a secção de fado, o Grupo de folclore e etnografia (GEFAC) e os grupos
de teatro (TEUC e CITAC). As secções desportivas abrangem um vasto
leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol,
basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e
xadrez, entre muitos outros. A "Académica" é assim o "clube" mais
eclético do pais, uma vez que "pratica" o maior número de modalidades.
Também referido como "Académica", o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol
(AAC–OAF), é considerado o herdeiro da secção de futebol da AAC (que
se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, cuja
ligação com a AAC é cada vez mais ténue.
A AAC é dirigida pela Direcção Geral (DG), composta por
estudantes, e eleita anualmente entre Novembro e Dezembro em eleições
abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios seccionistas.
À DG compete a administração da AAC bem como a representação política
dos estudantes. Em termos políticos, é ainda de referir a importância
das Assembleias Magnas, assembleias sobretudo de discussão da
política da Academia, abertas a todos os sócios, cujas decisões têm de
ser obrigatoriamente cumpridas, independentemente da opinião da DG. Este
poder decisório da Assembleia Magna torna-a no palco de discussões
acesas, sobretudo entre os estudantes politizados. No passado recente,
tem havido no mínimo 5-6 Assembleias Magnas por ano, com participação
oscilante, mas um mínimo de cerca de 200 sócios. Infelizmente, a falta
de interesse generalizado por estas questões na nossa sociedade,
particularmente nas faixas etárias mais jovens, faz-se reflectir na
fraca participação das Assembleias Magnas. No entanto, a AAC continua a lutar para pautar a política educativa do Ensino Superior em Portugal. O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961
e alberga praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num
quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico
de Gil Vicente) e um complexo de cantinas. Rivalidades: A Associação
Académica de Coimbra mantém uma rivalidade histórica com Sporting Clube
de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Clube de Futebol Os Belenenses,
Futebol Clube do Porto e Vitória Sport Club (de Guimarães). A
rivalidade com os grandes de Lisboa remonta ao início do campeonato
nacional, visto existir uma grande rivalidade estudantil entre Lisboa e
Coimbra, como a equipa da AAC era composta por alunos da Universidade
de Coimbra e os clubes lisboetas tinham nos seus jogadores mais jovens
muitos estudantes universitários, esta rivalidade foi cada vez mais
fomentada. Actualmente, o Presidente da DG/AAC é Daniel Azenha.
Durante gravação da demo dos Slipknot e de Self-Titled,
Thomson usava uma máscara de hóquei no gelo que tinha seis orifícios
circulares na área da boca, que foi manchado com uma cor verde. A
máscara representava ódio. No Iowa, Thomson usava uma máscara de couro
que parecia metal e tinha rachas na área da boca. No vol. 3, ele
usava uma máscara de prata que tinham as mesmas rachas, mas mais
longas, e os olhos foram alterados, tornando-se o olhar mais agressivo e
apresentando um sorriso maligno. A máscara recente de Thomson no All Hope Is Gone tem a mesma aparência mas dessa vez é verdadeiramente metálica.
Nascida em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), Jovelina Pérola Negra logo fincou pé na Baixada Fluminense, em Belford Roxo. Apareceu para o grande público ao participar do histórico disco "Raça Brasileira", em 1985. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o que é chamado hoje de pagode.
Verdadeira tiete do partideiro Bezerra da Silva, Jovelina começou a dizer os seus pagodinhos no Vegas Sport Clube, em Coelho Neto, levada pelo amigo Dejalmir, que também lançou o nome Jovelina Pérola Negra, em homenagem à sua cor reluzente.
Gravou cinco discos individuais, conquistando um Disco de Platina.
Atualmente são encontradas apenas as coletâneas com os grandes sucessos
como "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja" (gravada com Zeca Pagodinho),
"Luz do Repente", "No Mesmo Manto" e "Garota Zona Sul", entre outros. O
seu sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de "ganhar
muito dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve".
Morreu no dia 2 de novembro de 1998, com 54 anos, de enfarte do miocárdio, no bairro do Pechincha.
Deixou três filhos: José Renato (30), Cassiana (24) e Cleyton (10),
que teve com Nilton dos Santos, de quem estava separada. O enterro foi
realizado no Cemitério da Pechincha.
Estilo
O estilo muito pessoal conquistou muitos fãs no meio artístico, levando até mesmo Maria Bethânia a uma apresentação no Terreirão do Samba, na Praça Onze de Junho, de onde a diva da música popular brasileira só saiu depois de ouvir Dona Jove versar. Alcione já homenageou a "Pérola Negra" num de seus melhores discos, "Profissão Cantora". Enquanto o samba e o verdadeiro partido-alto existirem, Jovelina sempre será lembrada pela voz potente e a ginga própria da raça negra - assim como Clementina de Jesus.
Requiem para Pier Paolo Pasolini Eu pouco sei de ti mas este crime torna a morte ainda mais insuportável. Era novembro, devia fazer frio, mas tu á nem o ar sentias, o próprio sexo que sempre fora fonte agora apunhalado. Um poeta, mesmo solar como tu, na terra é pouca coisa: uma navalha, o rumor de abril podem matá-lo - amanhece, os primeiros autocarros já passaram, as fábricas abrem os portões, os jornais anunciam greves, repressão, dois mortos na primeira página, o sangue apodrece ou brilhará ao sol, se o sol vier, no meio das ervas. O assassino, esse seguirá dia após dia a insultar o amargo coração da vida; no tribunal insinuará que respondera apenas a uma agressão (moral) com outra agressão, como se alguém ignorasse, excepto claro os meritíssimos juízes, que as putas desta espécie confundem moral com o próprio cu. O roubo chega e sobra excelentíssimos senhores como móbil de um crime que os fascistas, e não só os de Salò, não se importariam de assinar. Seja qual for a razão, e muitas há que o Capital a Igreja e a Polícia de mãos dadas estão sempre prontos a justificar, Pier Paolo Pasolini está morto. A farsa, a nojenta farsa, essa continua.
Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944 - Santa Monica, 10 de março de 2016) foi um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que se acabou tornando nos The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Quando os ELP acabaram, por volta de 1979, Emerson teve sucesso modesto noutras bandas como Emerson Lake & Powell, 3 e algumas reuniões do ELP no começo da década de 90. Em 2002, ele reuniu os The Nice e saiu em turnê e, em 2006, saiu em turnê com a The Keith Emerson Band.
Reginald Quincy Arvizu (Bakersfield, 2 de novembro de 1969), tendo origens italianas e mexicanas, também conhecido por 'Fieldy', começou por tocar nos L.A.P.D. juntamente com o baterista David Silveria e o guitarrista Munky.
Reginald é divorciado e tem duas filhas, frutos do seu antigo
casamento, cujos nomes estão tatuados no seu pescoço. Actualmente toca contra-baixo no mundialmente conhecido grupo musical 'Korn' (às vezes escrito como KoRn ou KoЯn, para imitar o símbolo da banda), tendo também tentado um trabalho a solo. É bastante conhecido pela forma percussiva que toca Baixo.
quando o cinema me mostrou o lugar
- um marco em sarça arcando sombria notícia -
onde mataram Pier Paolo Pasolini
creio ter reconhecido o espaço
em tudo idêntico a alguns ermos da infância
esses adiados quinhões por trás da igreja
decerto povoados hoje de vivendas geminadas
dissipando um acesso possível (embora
longínquo) ao rio
o lugar onde morreu Pier Paolo Pasolini
se parece com a desolação clareada e secreta que tinham
os lugares acessórios dos tempos primários
onde andei aspirando a desentender o mundo
de bicicleta, sem concerto (de Colónia)
in Ensinar o Caminho ao Diabo (2012) - Miguel-Manso
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, (Amarante, 8 de novembro de 1877 - Gatão, Amarante, 14 de dezembro de 1952) foi um poeta e escritorportuguês, principal representante do saudosismo. Todas as fontes bibliográficas indicam 2
de novembro de 1877 como a sua data de nascimento. Contudo, o assento
de nascimento/baptismo refere indubitavelmente que ele nasceu às cinco
horas da tarde de 8 de novembro de 1877, em Amarante. Segundo Luísa Borges, em O Lugar de Pascoais,
Pascoais terá adoptado 2 de novembro, como data do seu aniversário,
por razões puramente simbólicas, por ser o Dia dos Mortos, uma "porta"
para o "Mais Além".
O Que Eu Sou Nocturna e dúbia luz Meu ser esboça e tudo quanto existe... Sou, num alto de monte, negra cruz, Onde bate o luar em noite triste... Sou o espírito triste que murmura Neste silencio lúgubre das Cousas... Eu é que sou o Espectro, a Sombra escura De falecidas formas mentirosas. E tu, Sombra infantil do meu Amor, És o Ser vivo, o Ser Espiritual, A Presença radiosa... Eu sou a Dor, Sou a trágica Ausência glacial... Pois tu vives, em mim, a vida nova, E eu já não vivo em ti... Mas quem morreu? Foste tu que baixaste à fria cova? Oh, não! Fui eu! Fui eu! Horrível cataclismo e negra sorte! Tu foste um mundo ideal que se desfez E onde sonhei viver após a morte! Vendo teus lindos olhos, quanta vez, Dizia para mim: eis o lugar Da minha espiritual, futura imagem... E viverei à luz daquele olhar, Divino sol de mística Paisagem. Era minha ambição primordial Legar-lhe a minha imagem de saudade; Mas um vento cruel de temporal, Vento de eternidade, Arrebatou meu sonho! E fugitiva Deste mundo se fez minha alegria; Mais morta do que viva, Partiu contigo, Amor, à luz do dia Que doirou de tristeza o teu caixão... Partiu contigo, ao pé de ti murmura; É magoada voz na solidão, Doce alvor de luar na noite escura... E beija o teu sepulcro pequenino; Sobre ele voa e erra, Porque o teu Ser amado é já divino E o teu sepulcro, abrindo-se na terra, Penetrou-a de luz e santidade... E para mim a terra é um grande templo E, dentro dele, a Imagem da Saudade... E rezo de joelhos, e contemplo Meu triste coração, saudoso altar Alumiado de sombra, escura luz... Nele deitado estás como a sonhar, Meu pequenino e místico Jesus... Lágrimas dos meus olhos são as flores Que a teus pés eu deponho... Enfeitam tua Imagem minhas dores, E alumia-te, ás noites, o meu sonho. Todo me dou em sacrifício à tua Imagem que eu adoro. Sou branco incenso à triste luz da lua: Eu sou, em névoa, as lágrimas que choro... in Elegias (1912) - Teixeira de Pascoaes
Ação de graças Às vezes, com minha filha no chão junto de mim, Fecho os olhos numa ação de graças... Mas logo ela galreia, Nem isso me consente. E regresso um pouco triste a uma alegria imensa.
01.10.1950 in Poesia-I - Post-Scriptum (1960) - Jorge de Sena
k. d. lang (Edmonton, Alberta, 2 de novembro de 1961) é uma cantora canadiana vencedora de vários prémios Grammy.
Embora tenha tido considerável êxito ao longo da sua carreira com
temas como "Constant Craving" ou "Miss Chatelaine", foi o dueto com Roy Orbison, "Crying", que tornou a sua voz conhecida mundialmente.
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 - Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritoritaliano.
Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural
única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura
controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polémica e
controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, os seus
trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.
Era filho de Carlo Alberto Pasolini, militar de carreira, e de Susanna Colussi, professora primária, natural de Casarsa della Delizia (Friul), no norte da Itália.
Teve um irmão chamado Guidalberto Pasolini (1925 - 1945), que faleceu
numa emboscada, lutando na Segunda Guerra Mundial. Em 1926, o pai de
Pasolini foi preso, por dívidas de jogo, e a sua mãe mudou-se para a casa
da sua família, em Casarsa della Delizia, na região de Friuli.
Em 26 de janeiro de 1947, Pasolini escreveu uma declaração polémica para a primeira página do jornal Libertà:
"Em nossa opinião, pensamos que, atualmente, só o comunismo é capaz de
fornecer uma nova cultura." A controvérsia foi parcialmente devido ao
facto de ele ainda não ser um membro do Partido Comunista Italiano, PCI.
Após a sua adesão ao PCI, participou de várias manifestações, e, em
meados de 1949, participou do Congresso da Paz, em Paris. Observando as
lutas dos trabalhadores e camponeses, e vendo os confrontos dos
manifestantes com a polícia italiana, ele começou a criar seu primeiro
romance. No entanto, em outubro do mesmo ano, Pasolini foi acusado de
corrupção de menores e atos obscenos em lugares públicos. Como
resultado, foi expulso pela seção de Udine do Partido Comunista e perdeu o
seu emprego de professor, que tinha obtido no ano anterior em Valvasone,
ficando em uma situação difícil.
Em janeiro de 1950, Pier Paolo Pasolini mudou-se para Roma, com a sua mãe.
Cinema
Realizou estudos para filmes sobre a Índia, a Palestina e sobre Orestes, de Ésquilo, que pretendia filmar na África (Apontamentos para um Orestes Africano). Os seus filmes são muito conhecidos por criticarem a estrutura do governo
italiano (na época fortemente ligado à igreja católica), que promovia a
alienação e hábitos conservadores na sociedade. Além disso, seu cinema
foi marcado por uma constante ligação com o arcaísmo prevalecente no
homem moderno. Prova disso é a obra Teorema,
em que um indivíduo entra na vida de uma família e a desestrutura por
inteiro (cada membro da família representa uma instituição da
sociedade).
Dirigiu os filmes da Trilogia da Vida com conteúdo erótico e político: Il Decameron, I Raconti di Canterbury e Il fiore delle mille e una notte.
Pasolini, em um determinado momento da sua vida, renegou esses filmes,
afirmando que eles foram apropriados erroneamente pela indústria
cultural, que os classificava como pornográficos.
Essa trilogia foi filmada na Etiópia, Índia, Irão, Nepal e Iémen. Os filmes eram dobrados em italiano. Pelo conteúdo pretensamente classificado como erótico, foi proibido nos Estados Unidos e só chegou a ser exibido ali na década de 80. No Brasil, só foi exibido após a abertura política. Em Accattone,
de 1961, Pasolini pôs em prática sua visão sobre a classe do
proletariado na sociedade italiana da época. Gostava de trabalhar com
atores amadores e do povo.
Morte
Pier Paolo Pasolini foi brutalmente assassinado em novembro de 1975.
Ele tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado
no hidro-aeródromo de Óstia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polémica, até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio.
Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um prostituto, que teria o intuito de assaltá-lo. Tal versão,
porém, não se sustenta mais.
Existem estudos, filmes e programas de TV que põem por terra a versão
acatada pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não
ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como
assassino confesso.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V,
a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos
quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os PapasSilvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado a 2 de novembro, porque o dia 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar a sua posição (cf.Tobias 12,12; Job 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e apoia-se numa prática de quase dois mil anos.
O documento e inclusivamente o seu próprio título é formulado para sugerir que a Assunção de Maria não foi de modo algum uma necessidade lógica, mas resistência do duro clima. Teótoco
nesta declaração dogmática, a frase "terminado o curso de sua vida
terrestre" é cuidadosamente escrita para deixar em aberto a questão de
haver ou não Maria morrido antes da Assunção, ou se, tal como a assunção
do profeta Elias, Maria foi assunta antes do falecimento; ambas as possibilidades são permitidas na formulação.
Nasceu acidentalmente em Coimbra, passando toda a sua infância e juventude entre Ílhavo (terra natal dos pais) e Cascais.
Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico,
sendo que no ano de 1978 tinha já escritas mais de duzentas canções.
Nesse ano obteve o primeiro reconhecimento público ao vencer o Festival
da Canção do Illiabum Clube.
Em 1980 concorre pela primeira vez ao Festival RTP da Canção,
numa altura em que este certame representava uma plataforma para o
sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas não foi apurado. Com
Playback ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid. A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em play-back, ficou em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão de 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda.
Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade do cantor e
compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de
sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
O êxito que se seguiu foi a Marcha do Pião das Nicas, canção na qual o cantor voltava a deixar patente o seu lado satírico. Telefonia (Nas Ondas do Ar) era o lado B desse single.
Carlos Paião compôs canções para outros artistas, entre os quais o próprio Herman José, que viria a alcançar grande êxito com A Canção do Beijinho (1980), e Amália Rodrigues, para quem escreveu O Senhor Extra-Terrestre (1982).
Algarismos
(1982), o seu primeiro LP, não obteve, no entanto, o reconhecimento
desejado. Surgiu entretanto a oportunidade de participar no programa de
televisão O Foguete, com António Sala e Luís Arriaga.
Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado Vinho do Porto, Vinho de Portugal, que ficou em 3.º lugar no Festival RTP da canção.
Num outro programa, Hermanias (1984), Carlos Paião compôs a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade, personagem criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
A 26 de agosto de 1988, quando acabara de actuar num grande espectáculo em Fornos de Algodres, morre num violento acidente de automóvel.
Na altura, surgiu o boato de que na ocasião de seu funeral não estaria
morto, mas sim em coma, porém a violência do acidente por si nega o
boato, pois a sobrevivência a este seria impossível.
Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem. Está sepultado em São Domingos de Rana, freguesia do concelho de Cascais.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.
Em 2003 foi editado uma compilação comemorativa dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois (Valentim de Carvalho).
Em
2008, por altura da comemoração dos 20 anos do desaparecimento do
músico, vários músicos e bandas reinterpretaram alguns temas do autor na
edição de um álbum de tributo, "Tributo a Carlos Paião".