O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Nascido no Quartel Militar de Columbia, perto de Havana, na cidade de
Marianao, onde o seu pai era coronel, Lezama viveu os tempos mais
turbulentos da história de Cuba, lutando contra a ditadura de Machado, e mais tarde, sobrevivendo ao regime de Fidel Castro. Sendo homossexual, a sua obra literária inclui o romance barroco, semiautobiográfico, Paradiso, de (1966), a história de um jovem e das suas lutas contra misteriosas doenças, contra a morte do seu pai, e as suas sensibilidades homossexuais e poéticas em desenvolvimento. Lezama LIma coligiu ainda várias antologias de poesia cubana e colaborou nas revistas Verbum e Orígenes, sendo considerado o patriarca das letras cubanas na maior parte dos seus últimos anos.
Embora tenha deixado Cuba em pelo menos duas ocasiões (uma viagem à Jamaica e uma possível viagem ao México),
a poesia de Lezama Lima, os seus ensaios e dois dos seus romances
inspiraram-se em imagens e ideias de diversas culturas e períodos
históricos. O estilo barroco que ele desenvolveu baseava-se em partes
iguais na sua sintaxe influenciada por Góngora e por uma constelação
assombrosa de imagens invulgares. O primeiro livro publicado de Lezama
Lima, um longo poema intitulado "Muerte de Narciso", foi publicado
quando ele tinha apenas vinte e sete anos, tornando-o instantaneamente
famoso em Cuba e instituiu o estilo de Lezama e os seus temas clássicos.
Para além dos seus poemas e romances, Lezama Lima escreveu diversos ensaios sobre figuras da literatura mundial como Mallarmé, Paul Valéry, Góngora e Rimbaud, bem como sobre a estética barroca Latino-Americana. Muito notável são também os seus ensaios publicados como La expresión americana, descrevendo a sua visão do barroco europeu, a sua relação com os clássicos, e com o barroco Americano.
José Lezama Lima morreu em 1976 e foi enterrado no Cemitério Colon, em
Havana. Foi muito influente para os escritores cubanos e
porto-riquenhos da sua geração, como Virgilio Piñera, Reinaldo Arenas, René Marqués e Giannina Braschi, que representaram a sua vida nas suas obras.
AH, QUE TÚ ESCAPES Ah, que tú escapes en el instante en el que ya habías alcanzado tu definición mejor. Ah, mi amiga, que tú no quieras creer las preguntas de esa estrella recién cortada, que va mojando sus puntas en otra estrella enemiga. Ah, si pudiera ser cierto que a la hora del baño, cuando en una misma agua discursiva se bañan el inmóvil paisaje y los animales más finos: antílopes, serpientes de pasos breves, de pasos evaporados, parecen entre sueños, sin ansias levantar los más extensos cabellos y el agua más recordada. Ah, mi amiga, si en el puro mármol de los adioses hubieras dejado la estatua que nos podía acompañar, pues el viento, el viento gracioso, se extiende como un gato para dejarse definir.
Exerceu, ainda que brevemente, um cargo de diretor-adjunto no então Ministério da Educação Nacional, mas o seu relacionamento com opositores ao regime da época, a participação na greve académica de 1962 e a sua candidatura a deputado, em 1969, pelas listas da Comissão Eleitoral de Unidade Democrática,
levaram a que as suas atividades fossem vigiadas e condicionadas.
Ocupou, ainda, um lugar de leitor de Português na Universidade de Madrid
(1971-1977). Regressado, então, a Portugal, foi-lhe recusada a
possibilidade de lecionar na Faculdade de Letras de Lisboa, dando aulas
na Escola Técnica do Cacém, no ensino noturno.
Foi, na sua passagem pela imprensa, diretor literário da Editorial Aster e chefe de redação da revista Rumo, os seus primeiros livros de poesia foram Aquele Grande Rio Eufrates, de 1961, e O Problema da Habitação, de 1962. Às coletâneas de ensaios Poesia Nova, de 1961, e Na Senda da Poesia,
de 1969, seguiram-se obras cuja temática se prende com o religioso e o
metafísico, sob a forma de interrogações acerca da existência. É o caso
de Boca Bilingue, de 1966, Homem de Palavras(s) de 1969, País Possível, de 1973 (antologia), Transporte no Tempo, de 1973, A Margem da Alegria, de 1974, Toda a Terra, de 1976, e Despeço-me da Terra da Alegria,
de 1977. O versilibrismo dos seus poemas conjuga-se com um domínio das
técnicas poéticas tradicionais. A sua obra, organizada em três volumes
sob o título Obra Poética de Ruy Belo, obra publicada em 1981,
foi, entretanto, alvo de revisitação crítica, sendo considerada uma das
obras cimeiras, apesar da brevidade da vida do poeta, da poesia
portuguesa contemporânea.
Apesar do curto período de atividade literária, Ruy Belo tornou-se um
dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as
suas obras sido reeditadas diversas vezes. Os seus primeiros livros de
poesia foram Aquele Grande Rio Eufrates de 1961 e O Problema da Habitação de 1962. Às coletâneas de ensaios Poesia Nova de 1961 e Na Senda da Poesia
de 1969, seguiram-se obras cuja temática se prende ao religioso e ao
metafísico, sob a forma de interrogações acerca da existência. É o caso
de Boca Bilingue de 1966, Homem de Palavra(s) de 1969, País Possível de 1973, antologia), Transporte no Tempo de 1973, A Margem da Alegria de 1974, Toda a Terra de 1976, Despeço-me da Terra da Alegria de 1977 e Homem de Palavra(s), 2ª edição
de 1978. O versilibrismo dos seus poemas conjuga-se com um domínio das
técnicas poéticas tradicionais. Destacou-se ainda pela tradução de
autores como Antoine de Saint-Exupéry, Blaise Cendrars, Raymond Aron, Montesquieu, Jorge Luís Borges e Federico García Lorca.
De Antoine de Saint-Exupéry traduz Piloto de Guerra e Cidadela e Cidadela; de Blaise Cendrars traduz Moravagine; de Jorge Luís Borges traduz Os Poemas Escolhidos e Dona Rosinha a Solteira ou a Linguagem das Flores.
A sua obra, organizada em três volumes sob o título Obra Poética de Ruy Belo,
em 1981, foi, entretanto, alvo de revisitação crítica, sendo
considerada uma das obras cimeiras, apesar da brevidade da vida do
poeta, da poesia portuguesa contemporânea.
Trinta dias tem o mês
e muitas horas o dia
todo o tempo se lhe ia
em polir o seu poema
a melhor coisa que fez
ele próprio coisa feita
ruy belo portugalês
Não seria mau rapaz
quem tão ao comprido jaz
ruy belo, era uma vez
Filho de Bernardino da Silva Solnado (Vila de Rei, Fundada, 1902 - ?) e de sua mulher Virgínia Augusta de Almeida (Fornos de Algodres, Maceira, circa 1905 - Lisboa, Santa Isabel, 19 de outubro de 1929).
Em 1953 estreia-se no teatro de revista com "Viva O Luxo", apresentado no Teatro Monumental. Entra também em "Ela não Gostava do Patrão".
1956 é o ano de "Três Rapazes e Uma Rapariga" no Teatro Avenida. Participa ainda nos filmes "O Noivo das Caldas" e "Perdeu-se um Marido".
No ano de 1958 participou nos filmes "Sangue Toureiro" e "O Tarzan do Quinto Esquerdo". Desloca-se pela primeira vez ao Brasil em 1958, onde correu tudo mal.
Em 1960 torna-se primeiro ator na peça "A Tia de Charley" apresentada no Teatro Monumental. Participa no filme "As Pupilas do Senhor Reitor" (Prémio S.N.I.).
"A Guerra de 1908", um sketch do espanhol Miguel Gila, adaptado para português por Solnado, é interpretado na revista "Bate o Pé", estreada no Teatro Maria Vitória em outubro de 1961. Entra também no filme "Sexta-feira, 13".
O disco que reunia "A Guerra de 1908" e "A História da Minha Vida", editado em abril de 1962, bateu todos os recordes de vendas de discos.
Após 1963, faz teleteatro no Brasil, onde apresentou-se em programas das TVs Record e Excelsior, e na RTP. "Vamos Contar Mentiras" é o grande espetáculo do ano de 1963. Torna-se em 1964 fundador e empresário do Teatro Villaret. A estreia foi em 1965 com "O Impostor-Geral" onde foi o protagonista.
Em maio de 1966 foi lançado o EP "Chamada Para Washington."
O EP "Cabeleireiro de Senhoras" foi lançado em dezembro de 1968. Em janeiro de 1969
foi editada a compilação "O Irresistível Raul Solnado" que incluía
alguns dos principais êxitos editados anteriormente em EP (História do
Meu Suicídio, Chamada para Washington, O Bombeiro Voluntário, A Guerra
de 1908, O Cabeleireiro de Senhoras, História da Minha Vida).
A peça "O Tartufo de Moliére" é estreada em janeiro de 1972. Ainda em 1972 participa na revista "Prá Frente Lisboa". A canção "Malmequer" tornou-se um grande êxito popular.
Em 1974, fez quadros humorísticos de sucesso no programa Fantástico, da brasileira Rede Globo.
O single "Dá O Cavaquinho, Os Ferrinhos e a Pandeireta" de 1978 inclui dois temas de Luiz Miguel d'Oliveira: "É Tão Bom Sabe tão Bem" e "Viste O Lino?".
Raul Solnado pertencia ao Grande Oriente Lusitano (GOL) desde meados da década de 80, embora depois não tivesse sido muito ativo.
Em 1995 fez "O Avarento", de Molière, no Teatro Cinearte, encenado por Helder Costa. Nesse ano foi editada a compilação "Best Seller dos Discos".
Em março de 2000 realizou-se em Tondela uma homenagem, organizada pelo grupo Trigo Limpo ACERT, que foi acompanhada por uma exposição biográfica sobre o ator, baseada no livro de Leonor Xavier, "Raul Solnado - A Vida Não Se Perdeu".
Em 2001 voltou aos palcos do teatro com um papel de grande relevo na peça "O Magnífico Reitor" de Freitas do Amaral. Recebe o Prémio Carreira Luís Vaz de Camões.
A compilação "Tá Laáa…? O Melhor de Raul Solnado - volume 2" inclui o
inédito "O Paizinho do Ladrão", "A História do Meu Suicídio" e ainda
gravações "No Zip-Zip", "No Teatro" e "Nas Cantigas". Além de "Fado
Maravilhas" e de "Malmequer" inclui duas novas gravações: "Eu Já Lá Vou"
e "Haja Descanso (Viva o Chouriço)".
Foi, até à sua morte, Diretor da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.
Raul Solnado faleceu no dia 8 de agosto de 2009,
vitima de doença cardiovascular e os seus restos mortais descansam no
Cemitério dos Prazeres. Será para sempre um ícone do povo português e
de Portugal.
David Howell Evans (Londres, 8 de agosto de 1961) mais conhecido por seu nome artístico The Edge (ou apenas Edge), é o guitarrista, backing vocal e teclista da banda de rock irlandesa U2. Em 2003, foi considerado o 38.º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Ele também canta como vocalista ocasional nas reedições ao vivo de outras músicas (como "Sunday Bloody Sunday" durante a Popmart Toure "Party Girl" durante a Zoo TV Tour em Roterdão, no aniversário de Bono).
After tampering with the lineside signals in order to bring the train to a halt, a gang of 15, led by Bruce Reynolds, attacked the train. Other gang members included Gordon Goody, Buster Edwards, Charlie Wilson, Roy James, John Daly, Jimmy White, Ronnie Biggs,
Tommy Wisbey, Jim Hussey, Bob Welch and Roger Cordrey, as well as three
men known only as numbers "1", "2" and "3", two of whom later turned
out to be Harry Smith and Danny Pembroke. A 16th man, an unnamed retired
train driver, was also present.
With careful planning based on inside information from an
individual known as "The Ulsterman", named (possibly erroneously) as
Patrick McKenna in 2014, the robbers escaped with over £2.6 million
(equivalent to £55 million in 2019). The bulk of the stolen money was
never recovered. Though the gang did not use any firearms, Jack Mills, the train driver, was beaten over the head with a metal bar. Mills was so severely injured that he never worked again.
After the robbery, the gang hid at Leatherslade Farm. After the
police found this hideout, incriminating evidence led to the eventual
arrest and conviction of most of the gang. The ringleaders were
sentenced to 30 years in jail.
O mundo existe desde que eu fui nado.
Tudo o mais é um… era uma vez
- A história que se contou.
No princípio criou-se o leite que mamei
E eu vi que era bom e chorei
Quando a fonte materna secou.
A terra era sem forma E vazia; Havia trevas no abismo.
E formou-se o chão
E amassou-se o pão
Que eu comi.
(Era este aquela esponja que eu mordia,
Que eu babava,
Que eu sujava,
Que uma gente andrajosa pedia).
E então se fez
A geração remota dos papões:
Nascera a esmola, o medo, a prece
E o rosto que empalidece…
E a rosa criou-se,
Desejada,
E logo o espinho,
A lágrima,
O sangue.
Este era vermelho e doce,
A lágrima doce, brilhante, salgada;
No espinho havia o gosto
Da vingança perfumada.
E eu vi que tudo era bom.
E fizeram-se os luminares,
Porque eu tinha olhos,
E o som fez-se de cantares
E de gemidos,
Porque eu tinha ouvidos.
Nasceram as águas
E os peixes das águas
E alguns seres viventes da terra
E as aves dos céus.
O homem que então era vagamente feito,
Dominou o homem, comprimiu-lhe o peito,
E fizeram-se as mágoas
E o adeus,
E eu vi que tudo era bom.
A mulher só mais tarde se fez:
Foi duma vez
Em que eu e ela nos somámos
E ficamos três.
Nisto e no mais se gastaram
Sete longuíssimos dias,
O mundo era feito
E embora por tudo e nada imperfeito,
Eu vi que era bom.
Acaba o mundo
Quando eu morrer.
Sim… será o fim!
Também tu deixas de existir,
No mesmo dia.
E o resto que seguir
É profecia.
in As Três Pessoas (1938) - Políbio Gomes dos Santos
Rabindranath Tagore (Calcutá, 7 de maio de 1861 - Calcutá, 7 de agosto de 1941), alcunhado de Gurudev, foi um polímatabengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali,
que em português se chamou "Oferenda Lírica" e os seus "versos
profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a
conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais;
no entanto, a sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente
desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala".
Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura
bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja
influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada
com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido à sua profunda admiração.
Um brâmane pirali
de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de
dezasseis anos, publicou a sua primeira poesia substancial, sob o
pseudónimo Bhanushingho ("Leão do Sol") e escreveu os seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore condenava a Índia imperial britânica e apoiou a sua independência. Os seus esforços residiam num vasto conjunto de regras e na instituição que ele fundou, Universidade Visva-Bharati.
Tagore modernizou a arte bengali, desprezando as rígidas formas
clássicas. Os seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e
ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas de Música), Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo)
são suas mais conhecidas obras. Os seus versos, contos e romances
foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e
contemplação. Tagore é talvez o único literato que escreveu a letra dos hinos dos
dois países (Bangladesh e Índia): Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana.
Biografia
O mais novo de treze filhos sobreviventes, Tagore nasceu na mansão Jorasanko em Calcutá, filho de pais Tagore Debendranath (1817-1905) e Sarada Devi (1830-1875). Os patriarcas da família Tagore eram os bramos fundadores da fé Adi Darma.
Ele foi educado na maior parte do tempo por criados, uma vez que sua
mãe morreu quando ele tinha poucos anos de vida e o seu pai viajava
muito. Tagore frequentou pouco o ensino regular, preferindo perambular
pela mansão ou por locais próximos: Bolpur, Panihati e outros. Após sua iniciação upanaiana
aos onze anos, Tagore deixou Calcutá em 14 de fevereiro de 1873 para
uma viagem pela Índia com seu pai, durante vários meses. Eles visitaram o
estado de seu pai, e pararam em Amritsar
antes de chegar à estação do monte Himalaia de Dalhousie. Lá, o jovem
"Rabi" leu biografias e foi educado em casa em história, astronomia,
ciência moderna e sânscrito e analisou a poesia de Kālidāsa.
Finalizou grandes obras em 1877, inclusive uma série de dez canções
(publicadas pela Visva Bharati University, no volume 21 da sua obra
musical completa), cujos textos foram escritos no estilo maithili, iniciado séculos antes por Vidyapati. Publicado sob pseudónimo, os estudiosos aceitaram-nas como as obras perdidas de Bhānusiṃha, um poeta Vaiṣṇava do século XVII recém-descoberto. Escreveu "Bhikharini" (1877), "A Mulher Pedinte", o primeiro conto em língua bengali e Sandhya Sangit (1882) - incluindo o famoso poema "Nirjharer Swapnabhanga" ("O Vigor da Cachoeira").
Estudou Direito na Inglaterra de 1878 a 1880. Retornando ao país em 1890 para administrar propriedades agrícolas da família, dedica-se ao desenvolvimento da agricultura e a projetos de saúde e educacionais. Com formação filosófica, chega a criar uma escola em 1901,
dedicada ao ensino das culturas e filosofias ocidentais e orientais. A
sua obra poética compreende uma coleção de três mil poemas em língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais.
Como músico, compôs cerca de duas mil canções num estilo próprio
conhecido como "rabindra-sangita", no qual fundiu a música clássica
indiana (sobretudo a hindustani) com as tradições folclóricas de
diferentes partes da Índia, mas sobretudo de sua terra natal, Bengala.
No campo da música, pode-se afirmar que foi um inovador, já que procurou
expressar musicalmente as cores e subtilezas de seus versos
inspirados. Segundo Arnold Bake "nas suas composições, Tagore trouxe de
volta o sentido do significado e da importância das palavras,
afastando-a dos floreios e ornamentos para o seu próprio bem". Assim,
enquanto na música clássica hindustani as palavras possuem um papel
subsidiário e o raga se desenvolve através de improvisações que por
vezes tornam o texto incompreensível, no estilo de Tagore as regras de
prosódia são sempre seguidas e os ornamentos vocais são discretos, para
que o sentido do texto não deixe de ser compreendido. Essa foi aliás
uma das preocupações do jovem Rabindranath que, já em 1881,
recém-chegado da Inglaterra, ansiava por um maior entrelaçamento entre
poesia e música, tal como demonstrou em sua palestra "Songit o Bhab"
(Música e Emoção), publicada posteriormente numa coletânea de artigos
sobre música intitulada "Pensamento Musical"(Songit Cinta).
No campo da sua produção literária, o volume de poesias mais conhecido é Oferenda Poética (1913-1915). Os seus últimos trabalhos, entre eles Cantos Musicais (1910), são classificados dentro do Simbolismo.
Tagore participou do movimento nacionalista indiano e era amigo pessoal de Mahatma Gandhi que o chamou de Sentinela da Índia. Como escritor, tornou-se famoso na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade no Ocidente
quando da publicação de seus textos traduzidos para o inglês, muitos
deles pelo próprio autor. Tagore ganhou a admiração de escritores como William Butler Yeats, que assinou a introdução do seu livro Gitangali, na sua edição britânica.
Em 1913, torna-se o primeiro escritor asiático a ser agraciado com o Nobel de Literatura. Renuncia, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em relação ao Punjab, ao título de Sir, concedido pela Coroa Britânica, em 1915.
Disse-me baixinho:
— Meu amor, olha-me nos olhos.
Ralhei-lhe, duramente, e disse-lhe:
— Vai-te embora.
Mas ele não foi.
Chegou ao pé de mim e agarrou-me as mãos...
Eu disse-lhe:
— Deixa-me.
Mas ele não deixou.
Encostou a cara ao meu ouvido.
Afastei-me um pouco,
fiquei a olhá-lo e disse-lhe:
— Não tens vergonha? Nem se moveu.
Os seus lábios roçaram a minha face.
Estremeci e disse-lhe:
— Como te atreves?
Mas ele não se envergonhou.
Prendeu-me uma flor no cabelo.
Eu disse-lhe:
— É inútil.
Mas ele não fez caso.
Tirou-me a grinalda do pescoço
e abalou.
Continuo a chorar,
e pergunto ao meu coração:
Porque é que ele não volta?
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro, 7 de agosto de 1942) é um músico, produtor, arranjador e escritorbrasileiro.
Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma
obra musical marcada pela releitura e renovação e considerada amplamente
como possuidora de grande valor intelectual e poético. Embora desde
cedo tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu "mestre supremo"
e com quem dividiria o palco anos mais tarde), Caetano iniciou o seu
trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto
"Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova, Maria Bethânia, nas suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.
Nessa década, conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participou dos festivais de música popular da Rede Record e compôs bandas sonoras de filmes. Em 1967, saiu seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e, no ano seguinte, liderou o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil, através do disco Tropicalia ou Panis et Circencis, ao lado de vários músicos. Em 1968, face ao endurecimento do regime militar no Brasil,
compôs o hino "É Proibido Proibir", que foi desclassificado e
amplamente vaiado durante o III Festival Internacional da Canção. Em
1969, foi preso pelo regime militar e partiu para exílio político em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso (1971), disco com temática melancólica e com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil. O disco Transa (1972) representou seu retorno ao país e seu experimento com compassos de reggae. Em 1976, uniu-se a Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia para formar os Doces Bárbaros, grupo influenciado pela temática hippie dos anos 1970, lançando um disco, Doces Bárbaros, e saindo em turnê. Na década de 80, mais sóbrio, apadrinhou e se inspirou nos grupos de rock brasileiros, aventurou-se na produções dos discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô, e, em 1986, participou de um programa de televisão com Chico Buarque. Na década de 90, escreveu o livro Verdade Tropical (1997) e o disco Livro (1998). Ganhou o Prémio Grammy em 2000, na categoria World Music. Com o disco A Foreign Sound, cantou clássicos norte-americanos. Em 2006, lançou o álbum Cê, fruto de sua experimentação com o rock e o underground. Unindo estes géneros ao samba, Zii e Zie, de 2009, manteve a parceria com a Banda Cê, que encerrou-se no disco Abraçaço, de 2012.
Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960, tendo já sido chamado de "aedo pós-moderno".
Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos
latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e
canções em bandas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodovar e Frida, de Julie Taymor.
Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das personalidades
mais polémicas no Brasil. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney.
Foi eleito pela revista Rolling Stone,
o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo
conjunto da obra, e pela mesma revista, o 8º maior cantor brasileiro de
todos os tempos.
Bruce começou a sua carreira musical em pequenas bandas na escola e na faculdade, como a banda Styx em 1976, Speed (em 1977 e 1978) e Shots no começo de 1979. Ele entrou, então, na banda Samson no fim de 1979, onde ganhou um pouco de popularidade com o nome artístico "Bruce Bruce." Ele saiu dos Samson em 1981 para entrar nos Iron Maiden, substituindo Paul Di'Anno, e estreando no álbum The Number of the Beast.
Durante a sua primeira participação na banda, foram lançados vários
álbuns de sucesso, resultando na fama mundial de Bruce, que se tornou um
dos vocalistas de heavy metal mais conceituados.
Bruce saiu dos Maiden em 1993, para seguir com sua a carreira a solo, sendo substituído por Blaze Bayley,
que o viu como um experiência em vários estilos de rock e metal.
Bruce juntou-se aos Iron Maiden novamente em 1999 juntamente com o
guitarrista Adrian Smith, com quem lançou mais 4 álbuns de estúdio. Desde então, Bruce lançou apenas mais um álbum em sua carreira solo, Tyranny of Souls. Ele é o primo mais velho de Rob Dickinson, primeiro vocalista da banda britânica de rock alternativoCatherine Wheel. O seu filho, Austin, é o vocalista da banda de metalcoreRise to Remain. No dia 19 de julho de 2011 recebeu um doutoramento honoris causa pelo Queen Mary College de Londres, pela sua contribuição para a indústria musical. Segundo a Hit Parader, Bruce Dickinson é considerado o 7º melhor vocalista de heavy metal do mundo.
Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 - Vincennes, 15 de outubro de 1917), conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem e que foi condenada à morte, por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos,
romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em
uma espécie de símbolo da ousadia feminina.
Edmundo Alberto Bettencourt (Funchal, 7 de agosto de 1899 - Lisboa, 1 de fevereiro de 1973)
foi um cantor e poeta português notavelmente conhecido por interpretar o Fado e a
Canção de Coimbra e pelo seu papel determinante na introdução de temas
populares neste género musical. Notabilizou-se pela composição musical
"Saudades de Coimbra" a qual é ainda hoje uma referência da música
portuguesa universitária.
Edmundo era neto de Júlio César de Bettencourt, Morgado da Calheta. Caso o morgadio não tivesse sido extinto, Edmundo teria sido o Morgado.
Frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra, foi funcionário público, até ser despedido, por o seu nome figurar entre os milhares de signatários das listas do MUD,
desenvolvendo, então, a atividade de delegado de propaganda médica.
Integrou o grupo fundador de Presença, cujo título sugerira, e em cujas
edições publica O Momento e a Legenda. Dissocia-se do grupo presencista em 1930, subscrevendo com Miguel Torga e Branquinho da Fonseca
uma carta de dissensão, onde é acusado o risco em que a revista
incorria de enquadrar o "artista em fórmulas rígidas", esquecendo o
princípio de "ampla liberdade de criação" defendido nos primeiros
tempos" (cf. "O Modernismo em Portugal", entrevista de João de Brito
Câmara a Edmundo de Bettencourt, reproduzida em A Phala, n.° 70, maio de 1999, p. 114). A redação de Poemas Surdos, entre 1934 e 40, alguns dos quais publicados na revista lisboeta Momento, permite antedatar o surto do surrealismo
em Portugal, enquanto adesão a um "sistema de pensamento, no que ele
tem de fuga à chamada realidade, repúdio dos valores duma civilização e
esperança de ação num domínio onde por tradição ela é quase sempre
negada", embora não seja possível esclarecer com
especificidade qual foi o conhecimento que Bettencourt teve da lição
surrealista francesa.
Frequentou os cafés Royal e Gelo, onde se reuniu a segunda geração surrealista, vindo a publicar seis inéditos no n.° 3 da revista Pirâmide
(1959-1960), em cujas páginas, entre 59 e 60, foram dadas à luz
algumas das produções do grupo do Gelo. Publicou ainda esparsamente
outros poemas em Momento, Vértice, Búzio. Depois de um silêncio, que
deve ser compreendido não como desistência "mas sim [como] uma peculiar
forma de revolta que o poeta defende carinhosamente", colige toda a sua
produção, permitindo a edição, em 1963, dos Poemas de Edmundo de
Bettencourt, prefaciados por Herberto Helder, poeta que, pela primeira
vez, faz justiça à originalidade do autor de Poemas Surdos,
considerando-o "uma das pouquíssimas vozes modernas entre o milagre do
Orpheu e o breve momento surrealista português" (HELDER, Herberto -
"Relance sobre a Poesia de Edmundo de Bettencourt", prefácio a Poemas de
Edmundo de Bettencourt, Lisboa, Portugália, 1963, p. XXXII). Com
efeito, o versilibrismo, o imagismo e certa atmosfera onírica e irreal
conferem à sua poesia um lugar de destaque no segundo modernismo,
estabelecendo, simultaneamente, a ponte com o vanguardismo de Orpheu e
com tendências surrealistas e imagistas verificadas em gerações
posteriores à Presença.
Certo passado audaz sempre revive, apenas, sob um céu menos escuro. Quem vive para o futuro, já o vive! Futuro! Quando te posso ver, por ti, plena aurora, condena-te a presença: és este agora que possuo como a abelha suga a rosa… e sem que o resto me importe. Mas ante sou depois, ver-te ou pensar-te é ver uma nebulosa – é como pensar na morte.
Chamam-me lá em baixo.
São as coisas que não puderam decorar-me:
As que ficaram a mirar-me longamente
E não acreditaram;
As que sem coração, no relâmpago do grito,
Não puderam colher-me.
Chamam-me lá em baixo,
Quase ao nível do mar, quase à beira do mar,
Onde a multidão formiga
Sem saber nadar.
Chamam-me lá em baixo
Onde tudo é vigoroso e opaco pelo dia adiante
E transparente e desgraçado e vil
Quando a noite vem, criança distraída,
Que debilmente apaga os traços brancos
Deste quadro negro - a Vida.
Chamam-me lá em baixo:
Voz de coisas, voz de luta.
É uma voz que estala e mansamente cala
E me escuta.
in Voz que Escuta (1939) - Políbio Gomes dos Santos