O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Desde 8 de abril de 1971 é comemorado o Dia Internacional do Cigano,
data que assinala o primeiro encontro internacional de ciganos
em Orpingtion, nas redondezas de Londres. Foi feita uma celebração da
cultura cigana com o objetivo de sensibilizar para as dificuldades e
estigma social enfrentados por esta comunidade. Cinco décadas depois, a
comunidade cigana continua a ser um dos grupos minoritários mais
excluídos e discriminados na Europa, nomeadamente no que diz respeito ao
acesso a bens e serviços básicos, como a educação, saúde, habitação e
trabalho. Estas condições obrigaram a um grande isolamento e
marginalização dos ciganos. Se por um lado, levou à sua própria exclusão
da sociedade civil e, por outro, este isolamento ajudou a conservar e
valorizar a sua cultura e identidade, nomeadamente na honra de valores
como o culto da família, o respeito pelas pessoas mais velhas e
a proteção das crianças.
Em Portugal, e como forma de representação da cultura cigana, tem vindo
a ser feito ao longo dos últimos anos um trabalho orientado para a
inclusão da comunidade cigana na sociedade civil portuguesa, a partir de
uma intervenção articulada junto destas comunidades e de diferentes
agências governamentais ou entidades privadas.
Em 2009, a propósito do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, a
Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades e Família, da Comissão
Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura elaborou um relatório
que revela situações de exclusão e pobreza que estas comunidades
continuam a ser alvo. O relatório aponta ainda algumas recomendações
para intervenção, nomeadamente ao nível da educação e da habitação. Este
documento abre a porta para a introdução desta questão na agenda
política nacional e a partir daqui muitas iniciativas têm vindo a ser
tomadas no sentido da integração social dos ciganos, valorizando e
respeitando a sua cultura e identidade próprias e procurando a sua
integração e participação plenas enquanto cidadãos e cidadãs
portugueses/as. Para a sistematização e priorização desta intervenção,
foi criada uma Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.
Considerado uno de los mayores artistas del siglo XX, participó desde la génesis en muchos movimientos artísticos
que se propagaron por el mundo y ejercieron una gran influencia en
otros grandes artistas de su tiempo. Incansable y prolífico, pintó más
de dos mil obras, presentes en museos y colecciones de toda Europa y del mundo. Además, abordó otros géneros como el dibujo, el grabado, la ilustración de libros, la escultura, la cerámica y el diseño de escenografía y vestuario para montajes teatrales.
T'as voulu voir Vierzon et on a vu Vierzon T'as voulu voir Vesoul et on a vu Vesoul T'as voulu voir Honfleur et on a vu Honfleur T'as voulu voir Hambourg et on a vu Hambourg J'ai voulu voir Anvers, on a revu Hambourg J'ai voulu voir ta sœur et on a vu ta mère Comme toujours
T'as plus aimé Vierzon, on a quitté Vierzon T'as plus aimé Vesoul, on a quitté Vesoul T'as plus aimé Honfleur, on a quitté Honfleur T'as plus aimé Hambourg, on a quitté Hambourg T'as voulu voir Anvers, on n'a vu que ses faubourgs T'as plus aimé ta mère, on a quitté ta sœur Comme toujours
Mais je te le dis Je n'irai pas plus loin Mais je te préviens J'irai pas à Paris D'ailleurs j'ai horreur De tous les flonflons De la valse musette Et de l'accordéon
T'as voulu voir Paris et on a vu Paris T'as voulu voir Dutronc et on a vu Dutronc J'ai voulu voir ta sœur, j'ai vu le mont Valérien T'as voulu voir Hortense, elle était dans le Cantal Je voulais voir Byzance et on a vu Pigalle À la gare Saint-Lazare j'ai vu les Fleurs du Mal Par hasard
T'as plus aimé Paris, on a quitté Paris T'as plus aimé Dutronc, on a quitté Dutronc Maintenant je confonds ta sœur et le mont Valérien De ce que je sais d'Hortense, j'irai plus dans le Cantal Et tant pis pour Byzance puisque j'ai vu Pigalle Et la gare Saint-Lazare c'est cher et ça fait mal Au hasard
Mais je te le redis, chauffe Marcel, chauffe Je n'irai pas plus loin Mais je te préviens, kaï kaï kaï Le voyage est fini D'ailleurs j'ai horreur De tous les flonflons De la valse musette Et de l'accordéon, chauffe
T'as voulu voir Vierzon et on a vu Vierzon T'as voulu voir Vesoul et on a vu Vesoul T'as voulu voir Honfleur et on a vu Honfleur T'as voulu voir Hambourg et on a vu Hambourg J'ai voulu voir Anvers, on a revu Hambourg J'ai voulu voir ta sœur et on a vu ta mère Comme toujours
T'as plus aimé Vierzon, on a quitté Vierzon, chauffe, chauffe, chauffe T'as plus aimé Vesoul, on a quitté Vesoul T'as plus aimé Honfleur, on a quitté Honfleur T'as plus aimé Hambourg, on a quitté Hambourg T'as voulu voir Anvers, on n'a vu que ses faubourgs T'as plus aimé ta mère, on a quitté sa sœur Comme toujours, chauffez les gars
Mais je te le reredis, kaï Je n'irai pas plus loin Mais je te préviens J'irai pas à Paris D'ailleurs j'ai horreur De tous les flonflons De la valse musette Et de l'accordéon
T'as voulu voir Paris et on a vu Paris T'as voulu voir Dutronc et on a vu Dutronc J'ai voulu voir ta sœur, j'ai vu le mont Valérien T'as voulu voir Hortense, elle était dans le Cantal Je voulais voir Byzance et on a vu Pigalle À la gare Saint-Lazare j'ai vu les Fleurs du Mal Par hasard
Durante o século XX, o campo da astronomia profissional
dividiu-se em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia
teórica.
A primeira está focada na aquisição de dados a partir da observação de
objetos celestes, que são então analisados utilizando os princípios
básicos da física. Já a segunda é orientada para o desenvolvimento de
modelos analíticos que descrevem objetos e fenómenos astronómicos. Os
dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando
explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo
usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos.
Os astrónomos amadores
têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronómicas. A
astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar
um papel ativo, especialmente na descoberta e observação de fenómenos
transitórios.
A Astronomia não deve ser confundida com a astrologia,
pseudo-ciência e sistema de crenças que afirma que os assuntos humanos estão
correlacionados com as posições dos objetos celestes. Embora os dois
campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles são totalmente
distintos.
Estrela da Manhã Eu quero a estrela da manhã Onde está a estrela da manhã? Meus amigos meus inimigos Procurem a estrela da manhã Ela desapareceu ia nua Desapareceu com quem? Procurem por toda a parte Digam que sou um homem sem orgulho Um homem que aceita tudo Que me importa? Eu quero a estrela da manhã Três dias e três noites Fui assassino e suicida Ladrão, pulha, falsário Virgem mal-sexuada Atribuladora dos aflitos Girafa de duas cabeças Pecai por todos pecai com todos Pecai com os malandros Pecai com os sargentos Pecai com os fuzileiros navais Pecai de todas as maneiras Com os gregos e com os troianos Com o padre e com o sacristão Com o leproso de Pouso Alto Depois comigo Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples Que tu desfalecerás Procurem por toda parte Pura ou degradada até a última baixeza Eu quero a estrela da manhã
O Massacre de Realengo refere-se à chacina ocorrida em 7 de abril de 2011, por volta das 08.30 horas da manhã (UTC-3), na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, no município do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres
e começou a disparar contra os alunos presentes, tendo matado doze
deles, com idade entre 13 e 15 anos, deixando mais 22 feridos. O
assassino foi intercetado por polícias, mas cometeu suicídio antes de ser detido.
A motivação do crime figura incerta, porém a nota de suicídio de Wellington e o testemunho público de sua irmã adotiva e o de um colega próximo apontam que o atirador era reservado, sofria bullying e pesquisava muito sobre assuntos ligados a atentados terroristas e a grupos religiososfundamentalistas. O crime causou comoção no país e teve ampla repercussão em noticiários internacionais. A então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decretou luto nacional de três dias em virtude das mortes.
Dryden nasceu em Nova Iorque, filho de Alice Chapel e Wheeler Dryden, um meio irmão de Charlie Chaplin. Escondeu tal parentesco dos media e da própria banda muitos anos, por não querer ser reconhecido apenas como sobrinho do criador de Charlot, mas pelos seus próprios méritos.
Mudou-se para Los Angeles ainda na infância, quando o seu pai passou a trabalhar como diretor assistente de Chaplin. O seu pai era fã de jazz e levava-o aos clubes da região durante a década de 1950, o que inspirou suas ambições musicais.
Entre meados de 66 e 70, Dryden foi recrutado para substituir Skip Spence como baterista da banda de rock psicadélico, Jefferson Airplane. Anteriormente no jazz, juntamente com o baixista
Jack Casady, aprimorou o lado rítmico da banda. Uma das
características da banda em apresentações ao vivo eram as
improvisações. Durante essa época teve um caso com Grace Slick, a vocalista dos Airplane.
Presente no álbum Crown of Creation (1968),
a canção "Lather" foi escrita por Grace por ocasião do trigésimo
aniversário de Dryden. O músico deixou a banda em fevereiro de 1970,
motivado em parte por um triste acontecimento no Altamont Festival, em dezembro do ano interior, envolvendo o vocalista Marty Balin e um grupo dos Hells Angels, que resultou na morte do jovem negro Meredith Hunter, num incidente conhecido como Gimme Shelter.
Apesar de ter deixado a música por um curto período, regressou à bateria como membro da banda formada a partir dos Grateful Dead, The New Riders of the Purple Sage. Permanecendo nesta entre 72 e 77, chegou a tornar-se empresário do grupo. Após deixar a banda, reuniu-se com os The Dinosaurs e a banda de Barry Melton, antes de retirar-se em 1995. Spencer não participou da reunião de 1989 dos Jefferson Airplane, mas, em 1996 foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll, juntamente com o resto dos integrantes da banda.
Em 1972 recebeu um Grammy para o melhor disco de jazz.
Durante a sua carreira, de quase 50 anos, Hubbard recebeu o Prémio dos
Mestres do Jazz da Instituição Nacional das Artes, em 2006, e tocou com
com figuras lendárias como John Coltrane, Ornette Coleman, McCoy Tyner, Art Blakey e Herbie Hancock.
Morreu num hospital de Sherman Oaks, no noroeste de Los Angeles, um mês depois de ter sofrido um ataque cardíaco.
Fille naturelle
d’une blanchisseuse, Suzanne Valadon devient acrobate de cirque en
1880, jusqu’à ce qu’une chute mette fin prématurément à cette activité.
Dans le quartier de Montmartre où elle habite avec sa mère, puis avec son fils, le futur peintre Maurice Utrillo, né en 1883, elle a la possibilité de s’initier à l’art.
Son genre de beauté solide attire le regard des artistes et, devenue
leur modèle, elle les observe en posant, et apprend ainsi leurs
techniques. Modèle de Pierre Puvis de Chavannes, Pierre-Auguste Renoir, de Henri de Toulouse-Lautrec, elle noue des relations avec certains. Habituée des bars de Montmartre où la bourgeoisie parisienne vient s’encanailler, Toulouse-Lautrec, durant cette période, fait d’elle le portrait intitulé Gueule de bois.
Edgar Degas (pour qui elle n'a jamais posé, malgré ce que l'on dit
souvent), remarquant les lignes vives de ses dessins et de ses
peintures, encourage ses efforts. Elle connaît de son vivant le succès
et réussit à se mettre à l’abri des difficultés financières de sa
jeunesse, pourvoyant aux besoins de son fils, appelé à sa naissance
Maurice Valadon, et qui prend en 1891 le nom de famille de Miguel
Utrillo, son père putatif, lorsque celui-ci le reconnait.
Suzanne Valadon peint des natures mortes, des bouquets et des paysages
remarquables par la force de leur composition et leurs couleurs
vibrantes. Elle est aussi connue pour ses nus. Ses premières
expositions au début des années 1890 comportent principalement des portraits, dont celui d’Erik Satie avec qui elle a une relation en 1893.
Il lui propose le mariage au matin de leur première nuit. Seule
relation intime de celui-ci, elle le laisse, comme il dira, avec «rien, à part une froide solitude qui remplit la tête avec du vide et le cœur avec de la peine.»
En 1894, Suzanne Valadon est la première femme admise à la Société nationale des beaux-arts. Perfectionniste, elle peut travailler plusieurs années ses tableaux avant de les exposer.
La peintre trouve dans la galeriste Berthe Weill
une alliée solide qui soutient son travail. La marchande fait ainsi
participer l'artiste à près de dix-neuf expositions entre 1913 et 1932,
dont trois rétrospectives personnelles.
Son mariage, en 1896, avec un agent de change, prend fin en 1909, Suzanne quitte son mari pour l'ami de son fils, le peintre André Utter (1886-1948), qu’elle épouse en 1914. Cette union, houleuse, dure près de trente ans. André Utter en Adam et elle-même en Ève figurent sur l’une de ses toiles les plus connues, Adam et Ève. En 1923 elle achète avec Utter le château de Saint-Bernard,
au nord de Lyon, pour couper son fils de ses penchants pour l'alcool,
Maurice Utrillo peint le château ainsi que l’église ou encore le
restaurant du village.
À la fin de sa vie, Suzanne Valadon se lie d'amitié avec le peintre Gazi le Tatar (Gazi-Igna Ghirei dit, 1900-1973) et, poussée par cette rencontre, se remet à peindre.
Segundo a sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúdesendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»
Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, equipa que o descobriu ao treinar perto de Casalinhos de Alfaiata
em Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas
ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o
melhor ciclista português de todos os tempos.
A sua carreira internacional começou em 1968, depois de ter sido observado pelo director desportivo francêsJean de Gribaldy, obtendo resultados de destaque na Volta a Espanha, vários dias de amarelo e um segundo lugar final, distando apenas 11 segundos da vitória, e na Volta a França onde terminou duas vezes no pódio e venceu a mítica etapa do Alpe d'Huez.
A 30 de abril de 1984, quando liderava a X Volta ao Algarve, na 5ª etapa. A 300 metros da meta um cão atravessou-se no seu caminho, o que o fez cair, provocando-lhe uma fractura craniana - algum tempo depois afirmou-se que as consequências deste acidente poderiam ser menores se Joaquim levasse capacete.
Levantou-se, voltou a montar na bicicleta e terminou a etapa com a
ajuda de dois colegas. As dores persistentes na cabeça levaram-no a
ingressar no hospital de Loulé, onde o seu estado de saúde se agravou
drasticamente. Foi evacuado de emergência, fazendo 300 km de ambulância
(na altura não havia helicópteros
para transporte de doentes em Portugal, nem serviço de neurocirurgia
no Algarve), para ser operado no hospital da CUF, em Lisboa. Após 10
intervenções cirúrgicas, de ser dado clinicamente morto 48 horas depois
da queda e de permanecer 10 dias em coma, faleceu a 10 de maio de 1984, poucos minutos antes das 11.00 horas. Foi enterrado na sua terra natal.
Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, ("O Grego") (Fodele, Iráclio, 1541 - Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquitetogrego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava as suas obras com o nome original, em grego, para realçar a sua origem.
Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza, e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos. Em 1570 mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana. Mudou-se finalmente em 1577 para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte. Ali, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas conhecidas.
O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho
por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke e Nikos Kazantzakis.
El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão
individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas
convencionais. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente
alongadas e uso freqüente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.
Em sua época teve somente dois seguidores de seu estilo: o seu filho Jorge Manuel Theotokópoulos e Luis Tristán.
Domenico Dragonetti Carlo Maria (Veneza, 7 de abril de 1763 - Londres, 16 de abril de 1846)
foi um grande músico e o primeiro compositor a introduzir o
contrabaixo na música de câmara e orquestra. Permaneceu durante trinta
anos na sua cidade natal de Veneza, na Itália e trabalhou na Ópera Buffa, na Capela de São Marcos e no Grand Opera, em Vicenza.
Nessa época ele havia se tornado notável em toda a Europa e tinha recusado várias oportunidades, incluindo as ofertas do Czar da Rússia.
Em 1794, finalmente foi para Londres, para tocar na orquestra do Teatro do Rei,
e estabeleceu-se lá o resto da sua vida. Em cinquenta anos tornou-se
uma figura proeminente nos eventos musicais da capital inglesa,
realizando nos concertos da Sociedade Filarmónica de Londres, bem como em mais eventos privados, onde se encontrava com as pessoas mais influentes do país, como o Príncipe Consorte e o duque de Leinster.
Estava familiarizado com os compositores Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven,
a quem visitou em várias ocasiões, em Viena, e a quem mostrou as
possibilidades do contrabaixo como instrumento solista. A sua habilidade
no instrumento também demonstrou a relevância de escrever partituras
para contrabaixo na orquestra, separadas das do violoncelo, que era a
regra comum na época. Também é lembrado ainda hoje pelo arco Dragonetti, que fez evoluir ao longo da sua vida.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias
pessoais dolorosas e mágoa e recuperação. Lucíla nasceu na cidade de
Vicuña, Chile, em 7 de abril de 1889. O seu pai abandonou a família
quando Lucíla completou três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no
ano de 1929 e a escritora dedicou-lhe a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. Educada em sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou nomeada ao vencer os Juegos Florales de Santiago (1914) com Sonetos de La muerte,
sob o pseudónimo de Gabriela Mistral, cuja escolha foi uma homenagem
aos seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o
provençal Frédéric Mistral.
Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar
nos planos de reforma educacional daquele país. O Prémio Nobel
transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a
levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões
culturais das Nações Unidas, até falecer em Hempstead, estado de Nova
Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos
cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade
moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a
tragédia do suicídio do noivo (1907) marcou toda a sua poesia com um
forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas em
relação às crianças. Em sua obra aparecem como temas recorrentes: o
amor pelos humildes, um interesse mais amplo por toda a humanidade.
Miedo Yo no quiero que a mi niña golondrina me la vuelvan; se hunde volando en el Cielo y no baja hasta mi estera; en el alero hace el nido y mis manos no la peinan. Yo no quiero que a mi niña golondrina me la vuelvan. Yo no quiero que a mi niña la vayan a hacer princesa. Con zapatitos de oro ¿cómo juega en las praderas? Y cuando llegue la noche a mi lado no se acuesta... Yo no quiero que a mi niña la vayan a hacer princesa. Y menos quiero que un día me la vayan a hacer reina. La subirían al trono a donde mis pies no llegan. Cuando viniese la noche yo no podría mecerla... ¡Yo no quiero que a mi niña me la vayan a hacer reina!
Não é por ti que dormes em meus braços que sinto amor. Eu amo a minha irmã gémea que nasceu sem vida, e amo-a a fantasiá-la viva na minha idade.
Tu, meu amor, que nome é o teu? Diz onde vives, diz onde moras, dize se vives ou se já nasceste.
Eu amo aquela mão branca dependurada da amurada da galé que partia em busca de outras galés perdidas em mares longissimos.
Eu amo um sorriso que julgo ter visto em luz do fim-do-dia por entre as gentes apressadas.
Eu amo aquelas mulheres formosas que indiferentes passaram a meu lado e nunca mais os meus olhos pararam nelas.
Eu amo os cemitérios - as lages são espessas vidraças transparentes, e eu vejo deitadas em leitos floridos virgens nuas, mulheres belas rindo-se para mim.
Eu amo a noite, porque na luz fugida as silhuetas indecisas das mulheres
são como as silhuetas indecisas das mulheres que vivem em meus sonhos.
Eu amo a lua do lado que eu nunca vi.
Nascida Eleanora Fagan Gough, em 7 de abril de 1915, em Filadélfia, Pensilvânia, foi criada em Baltimore por pais adolescentes. Quando nasceu, seu pai, Clarence Holiday, tinha quinze anos de idade e sua mãe, Saddy Fagan, apenas treze. O seu pai, guitarrista e banjoista,
abandonou a família quando Billie ainda era bebé, seguindo viagem com
uma banda de jazz. A sua mãe, também inexperiente, frequentemente a
deixava com familiares, ela teve uma infância difícil.
Menina americana negra e pobre, Billie passou por todos os sofrimentos
possíveis. Aos dez anos foi violentada sexualmente por um vizinho, e
internada numa casa de correção para meninas vítimas de abuso. Aos
doze, trabalhava lavando o chão de prostíbulos. Aos catorze anos, morando com a sua mãe em Nova York, caiu na prostituição.
Carreira
A sua vida como cantora começou em 1930.
Estando mãe e filha ameaçadas de despejo por falta de pagamento do
aluguer da sua casa, Billie sai à rua, em desespero, na busca de algum
dinheiro. Entrando num bar do Harlem,
ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o
pianista perguntou-lhe se sabia cantar. Billie cantou e saiu com um
emprego novo.
Billie nunca teve educação formal de música e a sua aprendizagem deu-se ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.
Após três anos cantando em diversas casas, atraiu a atenção do crítico
John Hammond, através de quem ela gravou seu primeiro disco, com a big band de Benny Goodman. Era o real início de sua carreira. Começou a cantar em casas noturnas do Harlem (Nova York), onde adotou seu nome artístico.
Cantou com as big bands de Artie Shaw e Count Basie. E foi uma das primeiras negras a cantar com uma banda de brancos, numa época de segregação racial nos Estados Unidos (anos 30). Consagrou-se apresentando-se com as orquestras de Duke Ellington, Teddy Wilson, Count Basie e Artie Shaw, e ao lado de Louis Armstrong.
Billie Holiday foi uma das mais comoventes cantoras de jazz de sua
época. Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, a sua dicção, o
seu fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível
profundidade de emoção, aproximaram-na do estilo de Lester Young, com quem, em quatro anos, gravou cerca de cinquenta canções, repletas de swing e cumplicidade. Lester Young foi quem lhe apelidou "Lady Day".
A partir de 1940, apesar do sucesso, Billie Holiday sucumbiu ao álcool e às drogas, passando por momentos de depressão, o que se refletia em sua voz.
Pouco antes da sua morte, por overdose de drogas, Billie Holiday publicou a sua autobiografia em 1956, Lady Sings the Blues, a partir da qual foi feito um filme, em 1972, tendo Diana Ross no papel principal.
Morte
No início de 1959, Billie soube que tinha cirrose hepática. O médico
disse-lhe para parar de beber, o que fez por pouco tempo, mas logo
voltou a beber bastante. Em maio, havia perdido quase dez quilos. Os
seus amigos Leonard Feather, Joe Glaser e Allan Morrison tentaram
levá-la para um hospital, mas ela não aceitou.
Em 31 de maio de 1959, Billie foi levada para o Hospital Metropolitano,
em Nova York, com problemas hepáticos e cardíacos. Recebeu voz de
prisão, por posse de drogas, enquanto estava no hospital, morrendo,
sendo o seu quarto invadido pelas autoridades e polícias ficaram de
guarda à porta do seu quarto. Billie Holiday permaneceu sob guarda da
polícia no hospital até que morreu, de edema pulmonar e insuficiência
cardíaca, causada por cirrose hepática, em 17 de julho de 1959.
Nos últimos anos de vida, havia sido progressivamente enganada nos seus
ganhos e morreu com 70 centavos de dólar no banco e 750 dólares
(pagos por um tablóide) por um artigo sobre a sua pessoa. A cerimónia
fúnebre foi realizado na Igreja de São Paulo Apóstolo, em Nova York.
Gilbert Millstein, do jornal The New York Times, que tinha sido o
narrador dos shows de Billie Holiday no Carnegie Hall, em 1956, e
escrito parte da contracapa do álbum O Essencial de Billie Holiday, descreveu a morte dela na contracapa do mesmo álbum, relançado em 1961:
"Billie Holiday morreu no Hospital Metropolitano, em Nova York, na
sexta-feira, 17 de julho de 1959, na cama em que havia sido presa pouco
mais de um mês antes, já mortalmente doente, por posse ilegal de
narcóticos; no quarto de onde um polícia se havia retirado - por ordem
judicial - apenas algumas horas antes da sua morte, que, como a sua
vida, foi desordenada e lamentável. Havia sido belíssima, mas
desgastou-se fisicamente a uma reduzida e grotesca caricatura de si
mesma. Os vermes de todos os tipos de excesso - drogas eram apenas um -
tinham-na devorado... A probabilidade existe de que - entre os
últimos pensamentos desta mulher cínica, sentimental, profana,
generosa e muito talentosa de 44 anos - estava a crença de que seria
acusada na manhã seguinte. Ela teria sido, eventualmente, embora
talvez não tão rapidamente. Em qualquer caso, ela retirou-se,
finalmente, da jurisdição de qualquer tribunal terreno."