Antônio Arnaud Rodrigues (Serra Talhada, 6 de dezembro de 1942 - Lajeado, 16 de fevereiro de 2010) foi um ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro.

O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.

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Marcadores: actor, António Feio, humorista
Randall William Rhoads (Santa Mónica, 6 de dezembro de 1956 - Flying Baron Estares, 19 de março de 1982) foi um guitarrista norte-americano, famoso pela participação nos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman de Ozzy Osbourne. Foi considerado o 36º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
(...)
Em 19 de março de 1982 Randy Rhoads morreria, aos 25 anos. No dia anterior, a banda de Ozzy tocou no Civic Coliseum em Knoxville, Tennessee (EUA) e dali iriam para Orlando (Florida) tocar no "Rock Super Bowl XIV" com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO. A caminho de Orlando, passaram pela casa do motorista do autocarro, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur (Florida) em Flying Baron Estares. O lugar consistia de três casas, um anexo para o avião e uma pista de aterragem, cujo dono era Jerry Calhoun. Andrew Aycock precisava de umas peças sobressalentes e pensou em parar ali. Andrew Aycock, que tinha dirigido a noite toda, desde Knoxville, e era piloto, talvez para ser gentil, pegou o avião sem permissão e levou o teclista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de Andrew tinha expirado, portanto sua licença para voar não era válida.
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Com George escreveu as letras para vários espetáculos para a Broadway, incluindo canções como "I Got Rhythm", "Embraceable You", "The Man I Love" e "Someone to Watch Over Me", além da ópera Porgy and Bess.
Com George, ele escreveu mais de uma dúzia de shows da Broadway, apresentando canções como "I Got Rhythm", "Embraceable You", "The Man I Love" e "Someone to Watch Over Me". Ele também foi responsável, juntamente com DuBose Heyward, pelo libreto da ópera Porgy and Bess de George.
O sucesso que os irmãos Gershwin tiveram com os seus trabalhos colaborativos muitas vezes ofuscou o papel criativo que Ira desempenhou. O seu domínio da composição continuou, no entanto, após a morte prematura de George. Ele escreveu canções de sucesso adicionais com os compositores Jerome Kern, Kurt Weill, Harry Warren e Harold Arlen.
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O Tratado Anglo-Irlandês comumente conhecido como O Tratado e oficialmente os Artigos de Acordo para um Tratado entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, foi um acordo entre o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e representantes da República Irlandesa que concluíram a Guerra da Independência da Irlanda. Previa o estabelecimento do Estado Livre Irlandês dentro de um ano como um domínio autónomo dentro da "comunidade de nações conhecida como Império Britânico", um status "igual ao do Domínio do Canadá". Também concedeu à Irlanda do Norte, que foi criada pelo Ato do Governo da Irlanda de 1920, uma opção de exclusão do Estado Livre Irlandês, que exerceu.
O acordo foi assinado em Londres em 6 de dezembro de 1921, por representantes do governo britânico (que incluía o primeiro-ministro David Lloyd George, que era o chefe dos delegados britânicos) e por representantes da República da Irlanda, incluindo Michael Collins e Arthur Griffith. Os representantes irlandeses tinham status de plenipotenciário (negociadores com poderes para assinar um tratado sem referência a seus superiores) agindo em nome da República da Irlanda, embora o governo britânico se recusasse a reconhecer esse status. Conforme exigido por seus termos, o acordo foi aprovado por "uma reunião" dos membros eleitos para fazer parte da Câmara dos Comuns da Irlanda do Sul e [separadamente] pelo Parlamento britânico. Na realidade, Dáil Éireann (a assembleia legislativa da República da Irlanda de facto) primeiro debateu e depois aprovou o tratado; os membros então prosseguiram com a "reunião". Embora o tratado tenha sido aprovado por pouco, a divisão levou à Guerra Civil Irlandesa, que foi vencida pelo lado pró-tratado.
O Estado Livre Irlandês, conforme contemplado pelo tratado, passou a existir quando sua constituição se tornou lei em 6 de dezembro de 1922 por uma proclamação real.
(...)
A divisão em torno do tratado levou à Guerra Civil Irlandesa (1922-23). Em 1922, os seus dois principais signatários irlandeses, Arthur Griffith e Michael Collins, morreram. Birkenhead teria dito ao assinar o tratado: "Sr. Collins, ao assinar este Tratado, estou a assinar a minha sentença de morte política", ao qual Collins teria respondido: "Lord Birkenhead, estou a assinar a minha sentença de morte real". Collins foi morto por republicanos anti-tratado, numa emboscada em Béal na Bláth, em agosto de 1922, dez dias após a morte de Griffith, por insuficiência cardíaca, que foi atribuída à exaustão. Ambos os homens foram substituídos nos seus cargos por W. T. Cosgrave. Dois dos outros membros da delegação, Robert Barton e Erskine Childers, posicionaram-se contra o tratado na guerra civil. Childers, chefe da propaganda anti-tratado no conflito, foi executado pelo estado livre, por posse de uma pistola, em novembro de 1922.
O que a Irlanda recebeu em status de domínio, a par com o desfrutado pelo Canadá, Nova Zelândia e Austrália, foi muito mais do que o Home Rule Act de 1914, e certamente um avanço considerável na regra interna uma vez oferecida a Charles Stewart Parnell no século XIX, embora à custa da exclusão da Irlanda do Norte. Mesmo as propostas de Valera, feitas em segredo durante os Debates do Tratado, diferiam muito pouco do texto aceite em questões essenciais, e estavam muito aquém da república autónoma de 32 condados que ele afirmava perseguir publicamente.
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Começou aos 13 anos a desenhar para o jornal O senhor Doutor e O Século.
Foi posteriormente retocador de gravuras na casa Bertrand & Irmãos, Lda.
Em 1947 integra a 2ª Exposição Geral de Artes Plásticas, onde vê confiscado pelo regime o seu quadro.
Começa a sua carreira no teatro amador, na Sociedade Guilherme Cossoul, como cenógrafo e ator amador.
Estreou-se no teatro profissional em 1951, no Coliseu com a revista "Lisboa é Coisa Boa!".
Começou no cinema em 1953, com o filme O cerro dos enforcados, de Fernando Garcia.
Apresentou na RTP o programa infantil "Riscos e Gatafunhos" (1958), participando como ator em várias peças de teleteatro e programas de variedades.
Como pintor, expôs em Portugal e no estrangeiro. Numa das suas exposições, em Valladolid, na Galeria Velázquez, vendeu integralmente toda a coleção.
Foi casado com a atriz Juju Baptista. Voltou a casar, na década de 60, com a atriz Dora Leal.
Distinções
José Viana recebeu por seis vezes o Prémio Bordalo, ou Prémio da Imprensa, atribuídos pela Casa da Imprensa, metade deles como ator e a outra metade como autor, sempre na categoria "Teatro de Revista":
Em 1997 José Viana foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a 9 de junho.
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Exerceu como professor, primeiro no Liceu de Camões e a partir de 1957 na Faculdade de Letras, a convite de Vitorino Nemésio, onde ensinou Literatura Francesa e Portuguesa. No ano seguinte apoiou a candidatura de Humberto Delgado a presidente da república, tendo sido por esse motivo interdito de trabalhar como professor em estabelecimentos de ensino do estado. Esteve preso em Caxias, tendo-se depois exilado em França. Na cidade de Paris, esteve com algumas das figuras intelectuais mais marcantes dos anos 50, como Albert Camus, que o influenciaram no Existencialismo francês. Foi leitor de português nas Universidades de Montpellier, Aix-en-Provence e Sorbonne, em Paris, entre 1949 e 1955.
No regresso a Portugal, ensinou no Colégio Moderno e no Liceu Francês. Começou igualmente a trabalhar em publicidade e no jornalismo, tendo escrito para os periódicos Artes e Letras, Jornal do Comércio, O Século e Diário de Lisboa, onde fez crítica teatral, Bulletin des Études Portugaises, Colóquio-Letras, Jornal de Letras, Vértice e Nouvel Observateur. Ocupou igualmente a posição de director na revista Europa, e escreveu crónicas de viagens de várias partes do mundo para o jornal Diário de Lisboa, que foram compiladas nos volumes Santiago de Compostela (1949), Jornadas no Oriente (1956) e Jornadas na Europa (1958).
Urbano Tavares Rodrigues foi um defensor dos ideais democráticos, tendo sido em grande parte influenciado pelo seu pai, de índole republicana, que apoiou a candidatura de Manuel Teixeira Gomes à presidência da República. Lutou contra o governo ditatorial, tendo enfrentado a polícia de choque duas vezes, uma delas em meados da década de 60, contra a deportação de um amigo, tendo ficado com um dos braços fraturado. Foi atacado pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado desde a sua juventude, tendo chegado a ser preso em 1963 e 1968. Era amigo de Mário Soares, ligação que esmoreceu com a integração de Urbano Tavares Rodrigues no Partido Comunista Português. Com efeito, fez parte da direção intelectual do partido, embora tenha-se recusado a utilizar as suas obras como um instrumento de propaganda, e tenha fortemente criticado, em diversas ocasiões, a linha estalinista. Autoclassificou-se como um comunista heterodoxo, ideais que se refletiram no seu estilo literário. Devido às suas diferenças culturais em relação à linha comunista, chegou a ter problemas dentro do partido, embora tenha permanecido como militante. Segundo o próprio, foi devido aos seus ideais políticos que nunca chegou a receber o Prémio Camões.
Urbano Tavares Rodrigues destacou-se igualmente como crítico literário e como escritor, tendo publicado principalmente obras de romance, prosa poética, conto, poesia e ensaios. O seu primeiro livro foi a coletânea de novelas e contos A Porta dos Limites, em 1952, que foi bem recebido pela crítica. Apesar dos problemas que enfrentou durante a ditadura, ainda escreveu cerca de vinte obras de ficção durante esse período, tendo a última sido Estrada de Morrer, em 1972.
Continuou a escrever após a restauração da democracia em 1974, tendo publicado cerca de um livro por ano até ao seu falecimento, totalizando mais de quarenta obras. Ainda em 1974 publicou a obra Dissolução. O seu último livro antes de falecer foi A Imensa Boca dessa Angústia e Outras Histórias, tendo a editora D. Quixote editado postumamente a sua obra Nenhuma Vida, e em 2007 iniciou a publicação das suas obras completas. Também apoiou as carreiras de vários escritores, tendo escrito prefácios ou feito apresentações públicas de diversas obras. Um dos seus poemas foi musicado pelo cantor Adriano Correia de Oliveira.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, que restaurou a democracia em Portugal, Urbano Tavares Rodrigues retomou a sua carreira docente na Faculdade de Letras, onde se doutorou em 1984 com a tese Manuel Teixeira Gomes: O Discurso do Desejo. Jubilou-se, em 1993, com a posição de professor catedrático.
Esteve muito ligado ao Algarve, tendo retratado a região em várias obras, nomeadamente Nunca diremos quem sois e Os Cadernos Secretos do Prior do Crato. Também participou em diversas iniciativas no Algarve, incluindo uma entrevista filmada com o diretor do Museu do Traje de São Brás de Alportel sobre o professor Estanco Louro.Nos seus últimos anos de vida, sofreu de uma insuficiência cardíaca, que o deixou cada vez mais enfraquecido, embora continuasse a sua carreira literária. Em 6 de agosto de 2013, foi internado no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, onde faleceu, três dias depois, aos 89 anos de idade. O corpo foi colocado em câmara ardente na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, tendo depois seguido para o Cemitério do Alto de São João
Foi casado com Maria Judite de Carvalho (1921 - 1998). Era pai de Isabel Fraga e António Urbano.
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Referéndum Constitucional 1978
¿Aprueba el proyecto de Constitución? |
|||||||
| Datos | Postura | Votos | % | ||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Sí | 15.706.078 | 88,54 | ||||
| No | 1.400.505 | 7,89 | |||||
| En blanco | 632.902 | 3,57 | |||||
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Marcadores: música, pop, Rock and Roll, rockabilly, Roy Orbison, The Big O, You Got it
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Desde o ataque, os canadianos têm debatido sobre os eventos, sua importância e a motivação de Lépine. Muitos políticos e grupos feministas caracterizaram o evento como um caso de feminicídio representativo da violência contra a mulher presente de forma mais extensa na sociedade canadiana. Seguindo essa linha de raciocínio, em 1991 o Parlamento do Canadá estabeleceu o aniversário do massacre como Dia Nacional de Memória e Combate à Violência contra a Mulher. Há quem afirme, no entanto, que o massacre foi a ação isolada de um louco, desconexa de maiores questões sociais. Estes argumentam que o abuso sofrido por Lépine na infância levou-o a desenvolver um distúrbio mental. Outros culpam os media (por glamourizar a violência) e o governo pelo massacre (por sujeitar as comunidades de imigrantes à pobreza, à segregação à alienação social).
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Emenda XIII
Secção 1Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito à sua jurisdição, nem escravatura, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
Secção 2O Congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias.
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São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Arménia e dos acólitos na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados os seus restos mortais.
O dia 6 de dezembro do ano de 350 é a data da morte de São Nicolau de Mira na Turquia, um bispo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi canonizado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade.
É aceite que São Nicolau, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350. Sob o reinado de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas, o heresiarca Ário. Isso o impede de permanecer como um líder da Igreja. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, se preocupando com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Algumas Igrejas Ortodoxas, como a Igreja Ortodoxa Russa, honram-no com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano. Os cristãos de ritos copta católicos e ortodoxos e de rito bizantino dedicam-lhe grande relevância e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. Os calendários católico romano e bizantino celebram o seu dia como sendo a 6 de dezembro.
A sua devoção difundiu-se na Europa quando as suas relíquias, roubadas de Mira por 62 soldados de Bari, e trazidas a salvo subtraindo-as aos invasores turcos, foram colocadas com grandes honras na catedral de Bari a 9 de maio de 1087. As relíquias eram precedidas pela fama do suposto "taumaturgo" ("fazedor de milagres") e pelas diversas lendas que cercavam sua figura, proporcionando o aumento sua fama.
Conta-se que teria conseguido converter hereges que, querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão. A mais famosa destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, à noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido "dote". A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças na sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo às orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes".
São estas lendas religiosas e a sua iconização, que fazem Nicolau
de Mira ser muito conhecido, mas são também a razão de não se ter uma
visão clara sobre a vida do mesmo. São Nicolau é igualmente padroeiro
dos estudantes.
Em honra de São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do Mundo, que têm início no dia 29 de novembro e têm como seu dia mais importante precisamente o dia 6 de dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas, número nicolino claramente inspirado na lenda de São Nicolau que salvou as filhas de um estalajadeiro.
O culto de São Nicolau é próprio dos países da Europa Central, conhecendo também a sua implantação na Península Ibérica.
São Nicolau é igualmente padroeiro dos estudantes.
E nessa condição tem culto em Guimarães, Portugal. Pelo menos desde 1664 (ano da construção da Capela de São Nicolau) que existem indícios da realização das festas em sua honra, pelos estudantes daquela cidade, também chamados de nicolinos. Estudantes que pouco mais tarde, em 1691, aprovaram os estatutos da Irmandade de São Nicolau.
Na atualidade, realizam-se em Guimarães as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas de Portugal, que têm início no dia 29 de novembro e têm como seu dia mais importante, precisamente o dia 6 de dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas.
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Christina Georgina Rossetti (Londres, 5 de dezembro de 1830 - Londres, 29 de dezembro de 1894) foi uma poetisa inglesa de origem italiana, irmã do pintor Dante Gabriel Rossetti, William Michael Rossetti e Maria Francesca Rossetti.
O seu pai, Gabriele Rossetti, era um poeta italiano e refugiado político do Reino das Duas Sicílias e a sua mãe, Frances Polidori, era irmã de John William Polidori, amigo e médico de Byron.
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Rossetti's Christmas poem "In the Bleak Midwinter" became widely known in the English-speaking world after her death, when it was set as a Christmas carol, first by Gustav Holst and later by Harold Darke. Her poem "Love Came Down at Christmas" (1885) has also been widely arranged as a carol. Rossetti is honoured with a feast day on the liturgical calendar of the Anglican Church on 27 April. Up-Hill is an allegorical poem.She compares humanlife with a painful journey. In 1918, John Ireland set eight of her poems from Sing-Song: A Nursery Rhyme Book to music in his song cycle Mother and Child. The title of J. K. Rowling's novel The Cuckoo's Calling is based on a line in Rossetti's poem A Dirge. The poem "Song" was an inspiration for Bear McCreary to write his musical composition When I Am Dead, published in 2015. Two of Rossetti's poems, "Where Sunless Rivers Weep" and "Weeping Willow" were set to music by Barbara Arens in her All Beautiful & Splendid Things: 12 + 1 Piano Songs on Poems by Women (2017, Editions Musica Ferrum).
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In the bleak mid-winter
Frosty wind made moan;
Earth stood hard as iron,
Water like a stone;
Snow had fallen, snow on snow,
Snow on snow,
In the bleak mid-winter
Long ago.
Our God, heaven cannot hold Him
Nor earth sustain,
Heaven and earth shall flee away
When He comes to reign:
In the bleak mid-winter
A stable-place sufficed
The Lord God Almighty —
Jesus Christ.
Enough for Him, whom cherubim
Worship night and day,
A breastful of milk
And a mangerful of hay;
Enough for Him, whom Angels
Fall down before,
The ox and ass and camel
Which adore.
Angels and Archangels
May have gathered there,
Cherubim and seraphim
Thronged the air;
But only His Mother
In her maiden bliss
Worshipped the Beloved
With a kiss.
What can I give Him,
Poor as I am? —
If I were a Shepherd
I would bring a lamb;
If I were a Wise Man
I would do my part, —
Yet what I can I give Him, —
Give my heart.
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