Diane Ernestine Earl Ross, conhecida como Diana Ross (Detroit,
Michigan,
26 de março de
1944), é uma
artista americana de
soul,
Jazz,
R&B e
pop, e uma das
cantoras mais famosas de seu tempo. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias.
Primeiros anos
Segunda de entre seis irmãos (sendo três mulheres e três homens), filhos do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross, Diana nasceu no Hospital Feminino Hutzel, em
Detroit,
Michigan. Embora seu nome seja "Diana", Ross usou "Diane" em casa e na escola, e continuou a usar o seu nome profissional até completar 21 anos. Depois de viver na Avenida Belmont, 635, no norte de Detroit durante vários anos, a família de Ross mudou-se para a St. Antoinne Street, nas habitações modelo Brewster-Douglass, em
1958. Diana aspirava ser uma designer de moda, e fez uma formação de quatro anos em Design e Costura da escola preparatória "Magnet School" enquanto estudava na Cass Technical High School, no centro de
Detroit. Ela era ainda uma
majorette e membro da equipa de natação. Foi eleita a mais bem vestida de todas as meninas no seu último ano. Formou-se em janeiro de 1962, um semestre completo antes de seus colegas.
Enquanto estava na escola, Ross estudou
cosmetologia à noite, assistiu a aulas de modelagem nos fins de semana, e foi empregada na loja Hudson’s Detroit’s Department, onde foi o primeiro funcionário Afro-Americano com "permissão para sair da cozinha", devido ao seu porte e sentido de moda. Cortava ainda o cabelo de muitos vizinhos para conseguir mais um salário para poder pagar suas aulas de
cosmetologia.
Em
1959, Ross trouxe a atenção de Milton Jenkins, gerente do grupo de
doo-wop local The Primes, com Mary Wilson. Um dos membros do Primes, Paul Williams, convenceu Jenkins a alistar Ross no grupo da irmã,
The Primettes, que incluía Wilson, Florence Ballard e Betty McGlown. Ross, Wilson e Ballard cantaram durante performances ao vivo e, em
1960, assinaram um contrato com a Lu Pine Records.
The Supremes
Em 1959, após ganhar um concurso de canto em Winnipeg, Manitoba, Ross pediu ao ex-namorado, vizinho, e amigo da família, Smokey Robinson, então vice-presidente da
Motown Records, para permitir que as Primettes fizessem um teste de audição. Durante o teste, as quatro membros cantaram várias canções. Enquanto Ross cantava sua canção escolhida, o
CEO da Motown, Berry Gordy, chegou a caminho de uma reunião, no estúdio. Quando Ross terminou, ele pediu a ela para repetir seu desempenho. Após o teste, ele disse ao grupo que terminasse o ensino médio em primeiro lugar, e em seguida, voltar a Motown, mas Ross não aceitou. Cada dia, após concluir seus trabalhos de casa, Ross oferecia-se para exercer qualquer função disponível, muitas vezes, realizava palmas e coros para artistas conhecidos, como Mabel John e
Marvin Gaye. Posteriormente, Ross tornou-se secretária de Gordy, um trabalho que Ross afirmou, em sua autobiografia de
1993, "Segredos de um pardal", "elevou-se a compensação fora da mesa várias vezes ao dia, olhando para todos os documentos importantes para o futuro sobre sua mesa, esperando que, um dia, ver o meu nome em alguns deles".
Em
1961, Betty McGlown havia sido substituída por Barbara Martin e o quarteto assinou com a
Motown Records sob seu novo nome,
The Supremes, escolhido por Florence Ballard. Alegadamente, Ballard escolheu o nome "Supremes" porque era o único nome que não termina com "ette". Durante o período de desenvolvimento do grupo, Diana Ross serviu como figurinista do grupo, costureira, cabeleireira e maquilhadora, dando ao grupo um
look parecido com o som, que as diferenciava dos outros grupos femininos da Motown. Ross adquiriu cópias das revistas Vogue e Harper's Bazaar, adaptando os estilos retratados às necessidades do grupo, comprou os tecidos necessários, normalmente com Wilson ao seu lado, e recriou os estilos, deixando-os ainda mais na moda. Ross também ensinou às companheiras tudo o que havia aprendido em suas aulas de moda, que deu a todas uma aparência nova e comportamento antes de começarem a ter aulas no "Artista da Motown em Desenvolvimento".
Após a saída de Barbara Martin, em
1962, o grupo continuou como um trio. Em
1963, Ross tornou-se a vocalista do grupo, porque Berry Gordy sentiu que o grupo poderia "descolar" para as paradas de sucesso com a qualidade única da voz de Diana. Então, com a canção "When The Lovelight Shines Though His Eyes" tornou-as o primeiro grupo a alcançar o Top 20 da Billboard Pop Single. The Supremes conseguiram um hit número um com "Where Did Our Love Go", uma canção rejeitada pelo The Marvelettes - mas gravada pela vocalista Gladys Horton em voz grave (anteriormente, Ross gravou em uma afinação muito elevada, o que deixou sua voz anasalada e penetrante) - e o grupo alcançou um sucesso sem precedentes: entre agosto de
1964 e maio de
1967, Diana Ross,
Mary Wilson e
Florence Ballard conseguiram ter dez singles número um, onde todos apareceram também no Top 40 do Reino Unido.
O sucesso
The Supremes intensificou-se pela inveja sentida por muitos outros artistas Motown que viram o sucesso do grupo, como resultado de favoritismo de Ross por Gordy, quando, na verdade, Gordy simplesmente apoiava os artistas que mais trabalhavam em sua gravadora. Ross tinha fama de ser a melhor aluna do “Artista em Desenvolvimento”. Ela ficou mais tempo no estúdio do que outros para aprender seu ofício de desempenho, sacrificando o tempo pessoal mais do que os outros na gravadora.
Florence Ballard, em particular, cresceu frustrada pela importância contínua de Ross dentro do grupo. Por despeito, Ballard começou a deixar de participar de entrevistas, ensaios, gravações e apresentações (ou aparecer embriagada no palco), bebia excessivamente e rapidamente ganhou peso, que lhe custaram milhares de dólares para mudanças no seu guarda-roupas nessa fase. Dizem que Ballard agrediu fisicamente Ross na sequência de um ensaio na perfomance de "The Sound Of Music", e "My Favorite Things", que havia gravado no seu álbum de Natal, então recém-lançado. Posteriormente disseram que Ross, acidentalmente, esmagou um dos brincos de candelabro pesados de Ballard após caírem com seu sapato. Os Brincos de Ross também eram conhecidos a cair, a mais famosa durante o desempenho do grupo de "You Can't Hurry Love" no The Ed Sullivan Show. Com comportamento instável, Gordy foi forçado considerar a substituição de Ballard, o que fez em meados de 1967, após uma apresentação em Las Vegas em que Ballard, , expostos a barriga até onde ela poderia fora de seu traje smoking durante brincadeiras do grupo no palco, um ato que Gordy, enfurecido, viu esse comportamento como "a gota de água" (Ballard tinha sido autorizado a retornar ao grupo, a título experimental, na sequência de interrupções anteriores).
Depois da saída de Florence Ballard do grupo, em julho de 1967, Gordy escolheu Cindy Birdsong, um membro de Patti LaBelle eo Bluebelles, como sua substituta. Pouco tempo depois, ele mudou o nome do grupo para Diana Ross & the Supremes e passou a cobrar taxas mais elevadas de desempenho nos locais, que pagaram mais por um líder e um grupo, do que apenas um grupo. Outros nomes da Motown foram alterados por razões semelhantes, incluindo Smokey Robinson & The Miracles (ex-The Miracles) e Martha Reeves & The Vandellas (anteriormente The Vels, Martha and the Vandellas).
The Supremes conseguiram um total de 12 singles número um e foi o mais bem sucedido grupo vocal americano dos anos 1960 e, depois dos Beatles, o segundo grupo de maior sucesso no mundo inteiro.
A Motown inicialmente concebeu uma carreira solo para Diana Ross ainda em
1966, mas não agiu sobre esta até 1968. Alguns especiais de televisão
como a TCB (1968) e G.I.T. na Broadway (1969) foram projetados para
destacá-la como uma estrela de direito próprio e muito do material
tardio das Supremes liderada por Ross, foram gravados
pelos The Andantes nos coros e não com Wilson e Birdsong.
Para Ross, a animosidade que sentia de seus companheiros de grupo
tornou-se insuportável. A sua ansiedade resultou em uma forma de anorexia.
Ross ficava nervosa demais para comer, apesar de Gordy ter dado ordens
de serviço de quartos de grandes quantidades de alimentos a serem
entregues ao quarto do hotel de Ross. O seu peso começou a cair,
deixando-a com aparência de "osso fino". Sua pele entrava em suores
frios, tanto que Gordy às vezes tinha que esfregar seu corpo inteiro com
álcool, a fim de evitar que ela entrasse em choque. Quando no palco,
Ross mantinha os ombros muito altos, uma manifestação física e visível
publicamente de sua ansiedade.
No verão de 1969, Ross começou suas gravações solo. Em novembro do
mesmo ano, três anos depois dos primeiros rumores, a revista Billboard
confirmou a saída de Ross do grupo para iniciar a sua carreira a solo. Nesse
mesmo ano, Ross, através do programa nacional de variedades artísticas
Hollywood Palace, Apresentou a mais recente banda da Motown, os
Jackson 5.
Inicialmente, Ross gravou suas primeiras sessões solo com alguns
produtores, incluindo Bones Howe e Johnny Bristol. Sua primeira faixa
com Bristol, "Someday We'll Be Together", foi marcado como um single
solo potente, mas, em vez disso foi divulgado como a última canção de
Diana Ross & The Supremes. "Someday We'll Be Together" foi o 12 º e o
último hit número um para o Supremes e o último hit número um dos anos
1960. Ross fez sua última aparição com as Supremes, no Hotel Frontier em
Las Vegas em 14 de janeiro de 1970.
Solo
Após um semestre de gravação de material com vários produtores, Ross
se firmou com a equipa de produção de Nickolas Ashford e Simpson
Valerie, a força criativa por trás de duetos de sucesso de Marvin
Gaye e Tammi Terrell e da música “Some Things You Never Get Used To” de
Diana Ross e as Supremes. Ashford e Simpson dirigiram-se mais para
primeiro álbum de Ross, Diana Ross, e continuaram a escrever e produzir
para ela até a próxima década.
Em maio de 1970,o álbum “Diana Ross” foi lançado pela Motown. O primeiro
single, influenciado por uma valsa gospel, "Reach Out and Touch
(Somebody’s Hand)", chegou ao número 20 na Billboard Hot 100. O segundo
single do álbum, um arranjo de covers dos hits de 1967 de Gaye Terrell,
outra composição de Ashford e Simpson, "Ain't No Mountain High Enough",
foi um hit internacional, e deu a Ross um disco de ouro com o seu
primeiro single pop # 1 como artista solo. "Ain't No Mountain High
Enough" recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop
Feminino.
Em 1971, a Motown lançou seu segundo álbum “Everything Is
Everything”, que produziu o primeiro single número 1 do Reino Unido,
"I'm Still Waiting". Vários meses depois, Ross lança “Surrender”, que
inclui o pop-top #20 hit, "Remember Me". Naquele ano, ela começou seu
primeiro Especial de TV, Diana!, Com participações de The Jackson 5,
Bill Cosby e Danny Thomas.
Até então, a Motown Records se mudou para Hollywood. Berry Gordy
decidiu que era tempo de a empresa se aventurar mais uma vez em um novo
território, concentrando grande parte de sua atenção no desenvolvimento
de uma empresa de cinema, com Diana Ross como a sua primeira estrela.
No final de 1971, a Motown anunciou que Diana Ross iria retratar a cantora ícone do jazz
Billie Holiday, num filme produzido e baseado na sua autobiografia Holiday's Lady Sings
the Blues (1956), escrito por William Dufty e pela própria Billie.
Imediatamente, os críticos ridicularizaram Diana no papel, pois foi
considerada "a milhas de distância" no estilo vocal e na aparência de
Billie Holiday. Destemida, Diana mergulhou na música e história de vida
de Billie Holiday. Na verdade ela sabia muito pouco sobre a artista,
pois não era uma grande fã de jazz em geral. Em vez de imitar a voz,
Ross focou-se na entonação do vocal de Billie Holiday.
Estreado em outubro de 1972, Lady Sings the Blues foi um sucesso
fenomenal, e o desempenho de Diana Ross recebeu críticas favoráveis
universalmente. O filme co-estrelado por Billy Dee Williams como amante
de Holiday, Louis McKay. O elenco também incluiu o comediante Richard
Pryor como o "Piano Man". Em 1973, Diana foi nomeada para um Globo de
Ouro e um Óscar de "Melhor Atriz". A candidata, juntamente com colegas
daquele ano Cicely Tyson, foi a segunda atriz Afroamericana a ser
nomeada para um Óscar de Melhor Atriz (depois de Dorothy Dandridge).
Diana ganhou o Globo de Ouro de Melhor Revelação, mas perdeu o Óscar de
melhor atriz para a sua amiga Liza Minnelli, por seu papel em Cabaret. O
álbum da banda sonora de Lady Sings the Blues alcançou o número um na
Billboard 200 durante duas semanas e vendeu 300.000 cópias em seus
primeiros oito dias de lançamento. Depois de várias sessões de gravação
da trilha sonora, muitos dos músicos (alguns dos quais já haviam tocado
com Billie Holiday) espontaneamente explodiram em aplausos, louvando a
atuação de Ross. O álbum duplo personalizado gravadora é um dos melhores
álbuns de bandas sonoras de Diana Ross de todos os tempos, com vendas
totais de cerca de 2 milhões de unidades nos EUA.
Em 1972, logo após as filmagens Lady Sings the Blues, Diana gravou um álbum de jazz, intitulado
Blue,
que foi arquivado pela Motown Records, pois queria que Ross voltasse à
música pop. No ano seguinte, Ross respondeu com o álbum
Touch Me In The Morning. A faixa-título tornou-se o segundo hit n.º1 de Ross nos EUA. Mais tarde, em 1973, Ross e
Marvin Gaye,
colega de gravadora, lançaram o seu álbum de duetos de sucesso, Diana
& Marvin, que incluiu os hits top-vinte dos EUA, "My Mistake (Was
Love You)" e, no Reino Unido, o
cover do The Stylistics "You Are
Everything" atingiu o top-cinco. As tensões surgiram entre eles quando
Diana ficou grávida e recusou gravar no mesmo estúdio que Gaye, que recusava parar de fumar liamba no estúdio. Eles terminaram gravando
o álbum em estúdios separados, e a fusão de suas vozes ficou por conta
da mistura final.
Em 1975, Diana novamente co-estrelou com
Billy Dee Williams no filme da Motown
Mahogany.
A história de uma aspirante a designer de moda que se torna uma modelo
de passarela. O filme foi uma produção conturbada desde o início. O
diretor original do filme, Tony Richardson, foi demitido durante a
produção (de acordo com as crescentes tensões com Ross e Williams) e
Gordy Berry assumiu a cadeira do diretor para si próprio. Além disso,
Gordy e Ross brigaram durante as filmagens, ela então deixou a produção
antes das filmagens serem concluídas, forçando Gordy usar a sua secretária
Edna Anderson como dupla de corpo para Ross. Enquanto era um sucesso de
bilheteira, o filme não foi bem recebido pela crítica: revisão da
revista Time do filme castigou Gordy por "esbanjar um dos recursos mais
naturais da América: Diana Ross"
Ross atingiu o topo das paradas de sucesso por duas vezes em 1976,
com ‘’Theme From Mahogany (Do You Know Where You're Going To)’’ e um
single
Disco,
‘’Love Hangover’’. Uma terceira versão do single, ‘’I Thought It Took a
Little Time (But Today I Fell in Love)’’, também teve um sucesso
considerável desse álbum. O sucesso desses singles fez seu álbum de
1976, ‘’Diana Ross’’, seu quarto LP para alcançar o Top 10. Em
1977,
Sua perfomance em "A Night With Diana Ross", lhe valeu um prêmio Tony
especial por suas atuações no Palace Theater, na Broadway. As
apresentações foram gravadas em Los Angeles, no Teatro Ahmanson e
lançado como um álbum ao vivo com o mesmo nome. Uma versão remontada do
show se tornou um especial de televisão da NBC, incluindo uma cena
dramática em que Diana Ross retratava Josephine Baker, Ethel Waters e
Bessie Smith, em especial de make-up, criado por Stan Winston, para
completar as ilusões.
De
1976 a
1980, gravou também sucessos em estilo
disco, como
Love Hangover (1976);
What You Gave Me (
1978),
The Boss e
It's My House (
1979), de Ashford & Simpson; e
Upside Down,
I'm Coming Out e
My Old Piano (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards). Em
1981, fez um dueto romântico com
Lionel Richie em
Endless Love, que foi seu último sucesso pela gravadora
Motown. Posteriormente assinou com as gravadoras
RCA, para lançamento de seus álbuns nos EUA e
EMI, para lançamento dos mesmos álbuns no resto do mundo. Depois de uma queda em vendas em meados dos anos oitenta, retornou à
Motown.
Em
1985,
Barry Gibb dos
Bee Gees produziu para Diana o álbum "Eaten Alive", contando com a participação de
Michael Jackson
na faixa do mesmo nome. Além desse hit, o disco trouxe também músicas
que se tornaram sucessos como "Chain Reaction" e "Experience", todas com
a participação de Barry nos coros.
Foi nos anos oitenta também, que Diana gravou uma de suas melhores músicas,
Missing You, em homenagem ao seu amigo
Marvin Gaye, assassinado pelo pai na véspera de seu aniversário de 45 anos.
Diana teve duas filhas com o divulgador musical
Robert Ellis Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês
Arne Næss Jr. (morto em
2000) e uma filha com o fundador da
Motown,
Berry Gordy. No início
2004, foi presa ao ser apanhada dirigindo embriagada e em contramão. Em
2003 já tinha sido internada numa clínica para dependentes de
álcool e
drogas.
Diana Ross é uma diva lendária. Ela é, sem sombra de dúvida, uma das maiores inspirações para todas as cantoras de
R&B.
Ela foi incluída no testamento do seu amigo
Michael Jackson
em função da guarda dos filhos na ausência de Katherine Jackson, mãe de
Michael. Esse facto foi questionado pela imprensa, mas Diana era
considerada a segunda mãe de Michael e por isso ele sempre a teve em
grande consideração.