quarta-feira, dezembro 26, 2012

Arnold Mendelssohn nasceu há 157 anos

(imagem daqui)

Arnold Ludwig Mendelssohn (Racibórz, Silésia, 26 de dezembro de 1855Darmstadt, 18 de fevereiro de 1933) foi um compositor e professor de música alemão.
Depois da sua morte, a sua obra foi proibida na Alemanha nazi devido à sua ascendência judia.

Jared Leto, vocalista dos 30 Seconds to Mars, faz hoje 41 anos

Petição: Criação da Ordem dos Geólogos

(imagem daqui)

Para: Assembleia da República

Os geólogos são profissionais com formação superior específica no vasto domínio do estudo do solo, do subsolo e dos processos geológicos activos, de que depende um tipo de conhecimento do território de importância estratégica para o desenvolvimento do país.

A profissão de geólogo tornou-se nas últimas décadas uma profissão complexa e muito diversificada devido à participação numa grande variedade de domínios de actividade nos sectores da indústria extractiva, da indústria da construção, da consultoria e da prestação de serviços ao Estado e às empresas.

Neste quadro complexo, os geólogos defendem a necessidade da criação de uma associação pública profissional, assentando esta aspiração em quatro pontos fundamentais:

1) A necessidade de uma regulação da profissão de geólogo, visando definir o campo e o âmbito da profissão e os respectivos actos profissionais no concerto das demais profissões;

2) A convicção de que o Estado deve confiar essa acção reguladora aos próprios geólogos que, face à actual complexidade da sua actividade profissional, estão melhor apetrechados para a realizar com eficiência e ponderação do interesse público;

3) A necessidade de criar condições que permitam a certificação da profissão em regime de reciprocidade com instituições homólogas estrangeiras, visando garantir a livre circulação dos geólogos, tanto portugueses como estrangeiros, dentro e fora do espaço europeu;

4) A necessidade de dispor de um código de princípios deontológicos e de dispositivos jurídico-disciplinares adequados à regulação da profissão e à defesa da independência do julgamento profissional.

A estreita relação entre a natureza da profissão e o interesse público emerge com clareza do breve enunciado de algumas das áreas paradigmáticas da intervenção profissional dos geólogos:

- Segurança e protecção civil: previsão e prevenção de desastres naturais visando a protecção da vida humana e a limitação de danos (identificação das falhas sísmicas e zonamento do perigo sísmico das regiões e dos sítios, monitorização da actividade vulcânica, controlo da erosão torrencial, da estabilidade das encostas e das arribas de praia ou adjacentes a outros espaços públicos);

- Análise de riscos e economia das grandes obras: estudo das condições geológicas para o projecto e construção das grandes obras de engenharia e identificação dos riscos quer financeiros, quer relativos a falhas de desempenho induzidas por causas geológicas (a derrapagem do custo final das grandes obras é correntemente devida, ou atribuída, à falta ou à insuficiência dos estudos geológicos);

- Saúde pública: prevenção dos riscos de contaminação dos solos e das águas subterrâneas, com base no estudo dos sistemas aquíferos, da sua vulnerabilidade e dos processos de propagação dos contaminantes; avaliação da contaminação dos solos e dos métodos de descontaminação;

- Gestão dos recursos naturais: prospecção e avaliação dos recursos minerais (metálicos e não metálicos), dos recursos em energia (geotermia, petróleo e gás) e em espaço subterrâneo (armazenamentos subterrâneos de gás natural e de CO2, destino final de resíduos), conservação do património geológico e da geodiversidade;

- Reconhecimento dos fundos oceânicos da ZEE de Portugal, a maior Zona Económica Exclusiva da Europa, de grande valor estratégico e potencial base de um novo paradigma do desenvolvimento económico do país.

Assim, é em nome do interesse público e da correlativa necessidade de auto-regulação da profissão de Geólogo, que pedimos aos cidadãos que subscrevam esta petição solicitando à Assembleia da República a criação da Ordem dos Geólogos.

Os signatário:

O poeta Alberto Pimenta nasceu há 75 anos

Alberto Pimenta (Porto, 26 de Dezembro de 1937) é um escritor, poeta e ensaísta português.

Destaca-se entre os autores europeus contemporâneos pelo carácter crítico e irreverente da sua obra, bem como pela diversidade dos géneros abordados: poesia, ficção, teatro, linguística, crítica, e até mesmo happenings e performances.

in Wikipédia

porco trágico I

conheço um poeta
que diz que não sabe se a fome dos outros
é fome de comer
ou se é só fome de sobremesa alheia.
a mim o que me espanta
não é a sua ignorância:
pois estou habituado a que os poetas saibam muito de si
e pouco ou nada dos outros.
o que me espanta
é a distinção que ele faz:
como se a fome da sobremesa alheia
não fosse
fome de comer
também.

Alberto Pimenta

Há 8 anos um sismo na Indonésia matou mais de 230.000 pessoas

Localização do epicentro do terramoto e países afetados pelo tsunami

O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terramoto submarino que ocorreu às 00:58:53 UTC de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terramoto é conhecido pela comunidade científica como o terramoto de Sumatra-Andamão. O tsunami resultante é chamado por diversos nomes, incluindo tsunami do Oceano Índico de 2004, tsunami do sul da Ásia e tsunami da Indonésia.
O terramoto foi causado por uma subducção e desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, matando mais de 230 000 pessoas em catorze países diferentes e inundando comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Foi um dos mais mortais desastres naturais da história. A Indonésia foi o Estado mais atingido, seguido pelo Sri Lanka, Índia e Tailândia.
Com uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terramoto já registado por um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos. Isso fez com que o planeta inteiro vibrasse cerca de um centímetro e deu origem a outros terremotos em pontos muito distantes do epicentro, como o Alasca, nos Estados Unidos. O seu hipocentro foi a cerca de 30 km de profundidade e o epicentro situou-se entre Simeulue e a Indonésia continental.
A situação de muitos povos e países afetados em todo o mundo provocou uma gigantesca resposta humanitária. Ao todo, a comunidade mundial doou mais de US$ 14 mil milhões em ajuda humanitária.

Animação mostrando a evolução do tsunami

terça-feira, dezembro 25, 2012

A Poesia está mais pobre...

Poeta brasileiro Lêdo Ivo morreu em Espanha

É conhecido essencialmente pela poesia, mas também escreveu romances, ensaios ou novelas.

O escritor, poeta, ensaísta e jornalista brasileiro Lêdo Ivo morreu este domingo em Sevilha, onde estava de férias, na sequência de um enfarte do miocárdio. Tinha 88 anos.
Segundo informações de familiares, Lêdo Ivo sentiu-se mal quando almoçava num restaurante, tendo seguido até ao hotel, onde recebeu tratamento médico, mas acabou por falecer antes mesmo de seguir para o hospital.
Segundo os familiares, o escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, conhecido essencialmente como poeta, iria passar o Natal em Espanha, na companhia de alguns familiares, entre eles o filho e artista plástico Gonçalo Ivo. O escritor será cremado em Espanha, sendo as suas cinzas transladadas, no início do próximo ano, para o Brasil, onde se prevê que se virão a realizarão missas no Rio de Janeiro e Maceió, onde nasceu.
A presidente da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado lamentou a morte do escritor, descrevendo-o como um “poeta e ficcionista versátil, de obra variada, que abarcava vários géneros.” A responsável disse também que no próximo dia 10 de Janeiro terá lugar uma sessão extraordinária na academia, à porta fechada, na qual os restantes membros vão recordar o poeta. "Como poeta, ele foi um representante significativo da chamada Geração de 45, momento em que o modernismo brasileiro procurou voltar a formas poéticas fixas e se afastar da linguagem coloquial. Ele dominava muito bem o artesanato do poema", disse a presidente, citada pelo jornal brasileiro Folha de São Paulo.
Segundo a agência de noticias espanhola EFE, Ivo defendia um modelo de poesia comprometido com o indivíduo e com a sociedade. O poeta moderno, segundo Ivo, dever-se-ia interessar pelo mundo de hoje e pela experiência pessoal vivida, ao invés de se concentrar em poemas sobre a criação poética. Amante do soneto e dos versos longos, tinha o americano T.S. Eliot como uma grande referência. 
Lêdo Ivo nasceu em 1924, em Maceió, tendo-se estreado na literatura em 1944 com o livro de poesia As Imaginações e no ano seguinte com Ode e Elegia.  Entre as suas obras mais conhecidas encontramos Ninho de Cobras, A Noite Misteriosa, A Ética da Aventura e Confissões de Um Poeta. As suas obras estão traduzidas em inglês, espanhol, francês e italiano, entre outras línguas.


NOTA: um dos meus poetas favoritos, que descobri recentemente, deixou-nos subitamente - recordemo-lo com um dos seus poemas:

Soneto Puro

Fique o amor onde está; seu movimento
nas equações marítimas se inspire
para que, feito o mar, não se retire
de verdes áreas de seu vão lamento.

Seja o amor como a vaga ao vago intento
de ser colhida em mãos; nela se mire
e, fiel ao seu fulcro, não admire
as enganosas rotações do vento.

Como o centro de tudo, não se afaste
da razão de si mesmo, e se contente
em luzir para o lume que o ensolara.

Seja o amor como o tempo – não se gaste
e, se gasto, renasça, noite clara
que acolhe a treva, e é clara novamente.


Lêdo Ivo

Charlot morreu há 35 anos

Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 - Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.
Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica e pantomima e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", juntamente com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. A sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade; sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919.
O seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobre que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, uma cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigodinho.
Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Em 2008, numa resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele rebentou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Óscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

segunda-feira, dezembro 24, 2012

A trágica Imperatriz Sissi da Áustria e Hungria nasceu há 175 anos

Elisabeth da Baviera (nome de baptismo: Elisabeth Amalie Eugenie von Wittelsbach; Munique, 24 de dezembro de 1837Genebra, 10 de setembro de 1898), depois Elisabeth da Áustria, foi a imperatriz consorte da Áustria e a rainha consorte da Hungria devido ao seu casamento com o imperador Francisco José I. Era conhecida como Sissi da Áustria e Hungria.

O brasão de armas pessoal da imperatriz

O campeão mundial de Xadrez Emanuel Lasker nasceu há144 anos

Emanuel Lasker (Barlinek, 24 de dezembro de 1868 - Nova Iorque, 11 de janeiro de 1941) foi um jogador de xadrez e matemático alemão. Em 1894, Lasker derrotou Wilhelm Steinitz com um resultado de 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, o que lhe permitiu tornar-se o segundo campeão mundial de xadrez. Foi ainda o jogador que manteve este título durante mais tempo, 27 anos. O seu registo de títulos em torneios inclui Londres (1899), São Petersburgo (1896), São Petersburgo (1914), Paris (1900), Nova Iorque (1924) e Nuremberga (1896).
No Mundial de 1921, perdeu o título para o cubano José Raúl Capablanca. Apesar de, um ano antes, Lasker se ter proposto a desistir do título em favor de Capablanca, este quis conquistar o título no tabuleiro. Em 1933, Emanuel Lasker e a sua esposa, Martha Kohn, abandonaram a Alemanha (Lasker era judeu e temia os nazis) rumo à Inglaterra, e, após uma curta estada na União Soviética, acabaram por ir viver para Nova Iorque.
Era conhecido pela sua abordagem "psicológica" do jogo: por vezes escolhia uma jogada teoricamente inferior para tentar deixar o adversário "desconfortável". Numa partida contra Capablanca (em São Petersburgo, em 1914), onde devia ganhar a todo o custo, escolheu uma abertura com propensão para empatar o jogo, o que fez o adversário baixar a guarda e lhe permitiu triunfar. Um dos seus jogos notáveis é o confronto com Bauer em Amesterdão (1889), no qual sacrificou ambos os bispos, uma manobra que veio a repetir em outras ocasiões. O seu nome está associado a algumas aberturas, por exemplo a Variante Lasker do Gambito de Dama (1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cc3 Cf6 4.Bg5 Be7 5.e3 O-O 6.Cf3 h6 7.Bh4 Ce4).
Lasker foi professor de matemática, tendo-se doutorado na Universidade de Erlangen-Nuremberga com a tese Über Reihen auf der Convergenzgrenze, sob a orientação de David Hilbert, publicada na revista Philosophical Transactions em 1901. Foi ainda filósofo e amigo de Albert Einstein e também se dedicou ao Bridge, tendo publicado um livro sobre o assunto.

domingo, dezembro 23, 2012

Dave Murray, dos Iron Maiden, faz hoje 56 anos

David Michael Murray (Londres, 23 de dezembro de 1956) é um guitarrista britânico. Desde 1976 integra a banda de heavy metal Iron Maiden. É considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas atualmente.


Eddie Vedder, o vocalista dos Pearl Jam, faz hoje 48 anos

Eddie Vedder (nascido Edward Louis Severson III, Evanston, Illinois, 23 de dezembro de 1964), é um músico americano. É vocalista e guitarrista da banda grunge Pearl Jam. Cresceu em San Diego, na Califórnia, mudando-se nos anos 90 para Seattle, onde integrou a referida banda. Eddie Vedder é conhecido pelo tom de voz peculiar, considerado um ícone cultural, e uma estrela rock.
Eddie Vedder teve uma infância perturbada. Sabe-se que é filho de pais separados; a sua mãe casou com um advogado, que adoptou Eddie quando criança, o qual passou assim a chamar-se Eddie Muller. Mais tarde, após nova separação da sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie - com 13 anos - descobriu a verdadeira identidade do pai; as músicas "Alive" e "Release" - do álbum Ten - descrevem a situação de Eddie Vedder).
Eddie estudou até à faculdade, apesar de ainda ter tentado ir às aulas. Fascinado por basketball e por surf, o vocalista da banda de Seattle iniciou a sua carreira musical numa banda chamada Bad Radio (onde escreveu "Better Man"); mais tarde, participou do único álbum homónimo da banda Temple Of The Dog (banda em homenagem ao vocalista da banda Mother Love Bone, que tinha morrido recentemente de overdose). Depois de participar na gravação do álbum homónimo dos Temple of the Dog, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim, no início dos anos 90, os Pearl Jam.
Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo facto de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo "pro choice" em seu braço ao som da música "Porch".
Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison). Casou em 1994, em Roma, com Beth Liebling, com quem namorava desde 1983. Beth faz parte da banda Hovercraft na qual Eddie fez algumas participações. O casamento durou até setembro de 2000 (relação de 17 anos) e em 2001 Eddie conheceu Jill McCormick, actual companheira e com quem tem duas filhas: Olivia, nascida em 2004, e Harper, nascida em 2008. Em 18 de setembro de 2010, Vedder casou com a namorada de longa data, Jill McCormick. Os dois ficaram noivos em 2009, durante uma apresentação em Washington, capital dos Estados Unidos.
Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polémicos... As suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de bilhetes em território americano) tornaram-se marcos do panorama musical. No processo contra a distribuidora de bilhetes, a banda exigiu através dos tribunais que a empresa reduzisse os seus lucros, a fim de diminuir o preço dos bilhetes para os seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao activismo político (por exemplo, em 2004 a banda realizou, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no então presidente George Bush; chegando mesmo a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush) e em defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais os Pearl Jam tornaram-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock, vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.


Chet Baker nasceu há 83 anos

Chetbakermonument.jpg

Monumento a Chet Baker em Amesterdão

Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, 23 de dezembro de 1929Amesterdão, 13 de maio de 1988) foi um trompetista e cantor de jazz norte-americano.


Carla Bruni - 45 anos

Carla Bruni-Sarkozy (Turim, 23 de dezembro de 1967; nascida Carla Gilberta Bruni Tedeschi) é uma ex-modelo, cantora e compositora franco-italiana. Casada com o 23.° presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi a primeira-dama do país entre 2008 e 2012.

Nascida no norte da Itália, foi criada em França e na Suíça. A música está no seio familiar. Sua mãe é a pianista Marisa Borini, que era casada com o industrial e compositor clássico Alberto Bruni Tedeschi. É irmã da atriz Valeria Bruni Tedeschi.
Mais recentemente, graças a uma reportagem da revista Vanity Fair, ficou-se sabendo que seu pai biológico é o empresário italiano, radicado no Brasil desde os anos 1970, Maurizio Remmert. "Quando [o marido] estava doente, Marysa contou a Carla quem era seu pai. Foi uma conversa de adultas, entre mãe e filha", afirmou Maurizio, que recentemente viajou com o casal presidencial para a Roménia.
O jornal brasileiro O Estado de S. Paulo publicou, em 9 de janeiro de 2008, uma entrevista com Maurizio Remmert, empresário italiano radicado no Brasil há décadas, que seria o verdadeiro pai de Carla, tendo sido amante de sua mãe durante seis anos. Na ocasião, ele declarou que era sua primeira e única entrevista sobre a filha e que não voltaria a falar aos jornais sobre ela.
Oriunda de uma família ligada à CEAT (fábrica italiana de pneus) e à ENI (petrolífera italiana, outrora estatal), Bruni foi com os pais e os irmãos para um exílio na França em 1975, fugindo das Brigadas Vermelhas, organização terrorista de cunho marxista que recorreu a sequestros e assassinatos naquele período da história italiana. Cresceu em Paris, tendo cursado parte de seu período escolar na Suíça e, de volta à França, estudado em Universidade de Sorbonne.

Em 1988, abandonou de vez os estudos para se dedicar à carreira de modelo; considerada uma das mais belas modelos de sua época, Carla Bruni foi contemporânea de Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Christy Turlington e Kate Moss no mundo da moda - a primeira geração de top models internacionalmente famosas. No final dos anos 1980, era uma das vinte modelos mais bem pagas do mundo, ganhando cerca de 7,5 milhões de dólares por estação. Em 11 de abril de 2008, uma foto de Bruni nua, de 1999, foi vendida em leilão por 91.000 dólares (cerca de 65.000 euros) - mais de 60 vezes o preço esperado.
A herdeira de uma fortuna teve relacionamentos com rockstars como Mick Jagger e Eric Clapton, o magnata Donald Trump, e atores como Kevin Costner e Vincent Perez, entre outros.

Depois de uma carreira bem sucedida como modelo entre 1987 e 1998, trocou as passereles pela música, tendo lançado três discos até a presente data: Quelqu'un m'a dit (de 2002, cantado em francês), No promises (de 2006, cantado em inglês) e Comme Si De Rien N'Était (de 2008, cantado em inglês e em francês); este último contendo algumas letras polémicas e que fazem alusão a seu atual marido, o então Presidente da França Nicolas Sarkozy, como Tu Es Ma Came, Je Suis une Enfant, Ta Tienne e You Belong to me.
Deixou as passereles em 1998; e em 2001 teve seu primeiro filho com Raphaël Enthoven e, um ano depois, lançou seu primeiro disco "Quelqu'un m'a dit"; elogiado pela crítica, vendeu mais de 200 mil cópias na França e foi número 1 em vendas na Amazon do país. Com o lançamento desse álbum, a canção passou a fazer parte definitivamente de sua vida.
Em janeiro de 2007, seguiu-se "No promises", cujas letras de própria autoria deram lugar a poemas de William Butler Yeats e Emily Dickinson, dentre outros.

Em dezembro de 2007 surgiram rumores na imprensa francesa afirmando que estaria a namorar o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, recém-separado num rumoroso caso que incluiria traição (revista L'Express de 16 de dezembro de 2007 e revistas Point de vue, Paris Match e Closer de 19 do mesmo mês). Em janeiro de 2008, informou-se oficialmente que ambos se casariam em breve. Viriam a casar no dia 2 de fevereiro de 2008 no Palácio do Eliseu, em Paris.

Após a oficialização da sua união com Nicolas, Carla Bruni reforçou seu papel durante as visitas de estado de seu marido, incluindo a visita ao Reino Unido em março de 2008. Após as primeiras viagens ao lado do marido, Bruni recebeu um gabinete na ala leste do Palácio do Eliseu, com direito a um secretário particular.
Assim como as antecessoras, Carla Bruni não possui um papel constitucionalmente definido, mas deve comparecer ao lado do presidente em certas ocasiões. Contudo, Carla representou-o no encontro com o Dalai Lama em 2008.
Logo durante sua primeira visita oficial como primeira-dama, Bruni foi alvo de controvérsias por parte de um leilão da Christie's realizado quando ela ainda era modelo. Supostamente a casa de leilão teria vendido uma foto de Carla completamente nua por 91 mil dólares. Os tablóides britânicos também revelaram grande interesse no estilo de Carla Bruni. Segundo fontes dos tablóides, Carla vestia roupas assinadas pela Dior, mas que na verdade foram desenhadas por John Galliano.
Outro facto controverso sobre Carla é uma popular foto em que ela aparece ao lado do marido numa propaganda da Ryanair.
Em janeiro de 2010 Carla visitou o Benim pela segunda vez, como embaixadora do Fundo Global, e encontrou-se com as famílias adotivas dos órfãos haitianos sobreviventes do terramoto que arrasou o país. Mesmo com toda a sua conduta digna de elogios, Carla Bruni foi criticada pelo Papa Bento XVI por seus princípios na luta contra a SIDA, mas as críticas não tiveram muita repercussão. Tempo depois, os Obama declararam que poderiam trabalhar com Carla nesta causa.
Em 17 de maio de 2011 anunciou oficialmente de estar grávida do Presidente Nicolas Sarkozy, e em 19 de outubro nasceu Giulia.






Há quarenta anos foram resgatados os últimos sobreviventes da Tragédia dos Andes

 Foto dos sobreviventes entre os destroços

O Voo Força Aérea Urugaia 571, mais conhecido como Tragédia dos Andes ou Milagre dos Andes (El Milagro de los Andes), foi um voo fretado que transportava 45 pessoas, incluindo uma equipe de rugby, os seus amigos, familiares e associados que caíram na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972. Mais de um quarto dos passageiros morreram no acidente e vários sucumbiram rapidamente devido ao frio e aos ferimentos. Dos 29 que estavam vivos alguns dias após o acidente, oito foram mortos por uma avalanche que varreu o seu abrigo. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado em 23 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente.
Os sobreviventes tinham pouca comida e nenhuma fonte de calor em condições extremas, a mais de 3.600 metros de altitude. Diante da fome e de relatórios da rádio com a notícia de que a busca por eles tinha sido abandonada, os sobreviventes alimentaram-se dos passageiros mortos que haviam sido preservados na neve. As equipes de resgate não tiveram conhecimento da existência de sobreviventes até 72 dias depois do acidente, quando os passageiros Fernando Parrado e Roberto Canessa, depois de uma caminhada de 10 dias através dos Andes, encontraram um chileno índio huaso, que lhes deu comida e, em seguida, alertou as autoridades sobre a existência dos outros sobreviventes.

O acidente
Na sexta-feira, dia 13 de outubro de 1972, um avião turbo-hélice Fairchild FH-227 D da Força Aérea Uruguaia voava sobre os Andes, transportando a equipe de rugby Old Christians Club de Montevidéu, Uruguai, para jogar uma partida em Santiago, Chile. A viagem havia começado no dia anterior, quando o Fairchild partiu do Aeroporto Internacional de Carrasco, mas o clima de montanha, inclemente, forçou uma escala durante a noite, em Mendoza. No tecto do Fairchild de 29.500 pés (9.000 m), o avião não pôde voar diretamente de Mendoza, ao longo dos Andes, de Santiago, por causa do mau tempo. Em vez disso, os pilotos tiveram que voar para o sul de Mendoza, paralelamente aos Andes, em seguida, virar a oeste, em direção às montanhas, voar através de uma passagem baixa (Planchon), atravessar as montanhas e emergir do lado chileno do sul dos Andes (de Curico) antes de finalmente voltar para norte e iniciar a descida para Santiago, depois de passar Curico. Depois de retomar o voo na tarde de 13 de outubro, o avião voava novamente através da passagem nas montanhas. O piloto, notificou os controladores aéreos de Santiago que estava em Curicó, Chile, e foi autorizado a descer. Isso viria a ser um erro fatal. Dado que a passagem estava coberto pelas nuvens, os pilotos tiveram que contar com o horário habitual que levavam para atravessar a passagem (navegação estimada). No entanto, eles não tiveram em conta os ventos fortes que, em última análise, retardaram o avião aumentando o tempo necessário para completar o cruzamento: eles não foram tão longe como eles pensavam que estavam. Como resultado, a curva e descida foram iniciados muito cedo, antes que o avião tivesse passado através das montanhas, levando a um voo controlado contra o solo.
Mergulhando na cobertura das nuvens e ainda sobre as montanhas, a Fairchild caiu num pico sem nome (mais tarde chamado Cerro Seler, também conhecido como Glaciar de las Lágrimas ou Glacier of Tears), localizado entre Cerro Sosneado e Tinguiririca Volcán, abrangendo a remota fronteira montanhosa entre o Chile e a Argentina. O avião tocou no pico, a 4.200 metros, perdendo a asa direita, que ficou para trás com tanta força que cortou o estabilizador vertical, deixando um buraco na parte traseira da fuselagem. O avião então bateu num segundo pico, que cortou a asa esquerda e deixou o avião apenas com a fuselagem, voando pelo ar. Uma das hélices cortou a fuselagem e a asa anexada foi cortada. A fuselagem bateu no chão e deslizou por uma encosta íngreme da montanha antes de finalmente parar, num banco de neve. A localização do local do acidente é 34° 45′ S 70° 17′ W), no município argentino de Malargüe (Departamento de Malargüe, Província de Mendoza).

Primórdios
Das 45 pessoas no avião, 12 morreram no acidente ou pouco depois (incluindo o piloto); outros cinco morreram na manhã seguinte (entre eles o co-piloto), e mais uma sucumbiu aos ferimentos no oitavo dia. Os 27 restantes enfrentaram sérias dificuldades em sobreviver ao congelamento no alto das montanhas. Muitos tinham sofrido ferimentos do acidente, incluindo as pernas quebradas nos assentos da aeronave empilhados juntos. Os sobreviventes não tinham equipamentos, tais como roupas para o frio e calçados de montanhismo adequados para a área, óculos de proteção para prevenir cegueira da neve (embora um dos eventuais sobreviventes, de 24 anos de idade, Adolfo "Fito" Strauch, inventou um par de óculos de sol usando o pára-sóis da cabine do piloto que ajudou a proteger seus olhos do sol). Mais gravemente, eles não tinham qualquer tipo de material médico, e a morte do Dr. Francisco Nicola deixou-os com sérios problemas, mas um estudante do segundo ano de medicina a bordo que havia sobrevivido ao acidente, ao improvisar talas e aparelhos com peças recuperadas do que restou da aeronave, ajudou a salvar os sobreviventes.

A busca
Os grupos de busca de três países procuraram o avião desaparecido. No entanto, uma vez que o avião era de cor branca, ele se confundia com a neve, tornando-se praticamente invisível do céu. A busca inicial foi cancelado, depois de oito dias. Os sobreviventes do acidente tinha encontrado um pequeno rádio transístor no avião e Roy Harley primeiramente ouviu a notícia de que a busca foi cancelada no seu décimo primeiro dia na montanha. Piers Paul Read escreveu no Alive: The Story of the Andes Survivors (um texto base em entrevistas com os sobreviventes) descreveu os momentos após esta descoberta:
As pessoas que se agruparam em torno de Roy, ao ouvir a notícia, começaram a chorar e orar, todos, exceto Parrado, que olhou calmamente para as montanhas que subiu ao oeste. Gustavo [Coco] Nicolich saiu do avião e, vendo seus rostos, sabiam o que tinha ouvido falar ... [Nicolich] subiu pelo buraco parede de malas e camisas de rugby, agachando na boca do túnel escuro, e olhou para os rostos tristes que estavam voltados para ele. 'Oh rapazes', ele gritou: há boas notícias! Acabamos de ouvir no rádio. Eles cancelaram as buscas. Dentro do avião lotado, houve um silêncio. Como a sua situação de desespero os envolveu, eles choraram. "Por que diabos é uma boa notícia?" Paez gritou com raiva do Nicolich. 'Porque isso significa' (Nicolich disse), 'que vamos sair daqui por conta própria'. A coragem deste rapaz impediu uma inundação de total desespero.

Canibalismo
Os sobreviventes tinham uma pequena quantidade de alimentos: algumas barras de chocolate, outros lanches variados, e várias garrafas de vinho. Durante os dias seguintes ao acidente dividiram-se estes alimentos em quantidades muito pequenas para não esgotar a sua oferta escassa. Fito também desenvolveu uma maneira de derreter a neve em água usando metais a partir dos bancos e colocando neve sobre eles. A neve derretia ao sol, e em seguida escorria para garrafas de vinho vazias. Mesmo com este racionamento rigoroso, o stock de alimentos diminuiu rapidamente. Além disso, não havia vegetação natural ou animais na montanha coberta de neve. Assim, o grupo sobrevivente coletivamente tomou a decisão de comer a carne dos corpos de seus companheiros mortos, começando pelo piloto. Esta decisão não foi tomada de ânimo leve, dado que a maioria eram colegas ou amigos próximos. No seu livro de 2006, Miracle in the Andes: 72 Days on the Mountain and My Long Trek Home, Nando Parrado comentou sobre esta decisão:
Em altitudes elevadas, as necessidades calóricas do organismo são astronómicas ... estávamos morrendo de fome, sem nenhuma esperança de encontrar comida, mas a nossa fome logo se tornou tão voraz que procuramos qualquer maneira ... uma e outra vez que percorri a fuselagem em busca de migalhas e bocados. Tentamos comer tiras de couro rasgado de peças de bagagem, embora soubéssemos que os produtos químicos com que tinham sido tratados nos fariam mais mal do que bem. Rasgamos almofadas de assento na esperança de encontrar palha, mas encontramos apenas espuma do estofo não comestível ... Uma e outra vez cheguei à mesma conclusão: a menos que comesse as roupas que trazia vestidas, não havia nada para além de alumínio, plástico, gelo e rocha.

Todos os passageiros eram católicos romanos. Alguns relacionaram o ato de canibalismo com o ritual da Comunhão. Outros inicialmente tinham muitas reservas, mas depois de perceberem que era o seu único meio de permanecerem vivos, mudaram de ideia ao fim de alguns dias.

Avalanche
Oito dos sobreviventes iniciais morreram posteriormente, na manhã de 29 de outubro, quando uma avalanche em cascata passou sobre eles enquanto dormiam na fuselagem. Durante três dias os restantes sobreviveram em um espaço assustadoramente confinado, dado que o avião ficou enterrado sob vários metros de neve. Nando Parrado foi capaz de fazer um buraco no teto da fuselagem com uma vara de metal, proporcionando ventilação.

Decisões difíceis
Antes da avalanche, alguns dos sobreviventes insistiam que seu único meio de sobrevivência seria escalar as montanhas e procurar ajuda. Por causa da afirmação do co-piloto que o avião passou Curico, o grupo assumiu que o campo chileno estava apenas a alguns quilómetros a oeste. Na realidade, o avião havia caído dentro da Argentina e, facto desconhecido dos sobreviventes, a apenas 18 quilómetros a oeste de um hotel abandonado chamado de Hotel Termas Sosneado. Várias expedições breves foram às imediações do avião na primeiras semanas após o acidente, mas os expedicionários ficaram com uma combinação de doença de altura, desidratação, cegueira da neve, desnutrição e o frio extremo das noites, tornando-a uma tarefa impossível. Portanto, foi decidido que um grupo de expedicionários seria escolhido, e então atribuído a maioria das rações de comida, roupas mais quentes, e poupados ao trabalho manual diário em torno do local do acidente, que foi essencial para a sobrevivência do grupo, para que eles pudessem preservar a sua energia. Embora vários sobreviventes estivessem determinados a ser da equipe da expedição, inclusive Nando Parrado e Roberto Canessa, um dos dois estudantes de medicina, outros estavam menos dispostos ou inseguros de conseguir suportar tal calvário fisicamente exaustivo. Do resto dos passageiros, Turcatti Numa e Antonio Vizintin foram escolhidos para acompanhar Canessa e Parrado.
Por insistência de Canessa, os expedicionários esperaram quase sete semanas, para permitir a chegada da primavera, e com ela as temperaturas mais quentes. Embora os expedicionários esperassem chegar ao Chile, uma grande montanha colocada exatamente ao oeste do lugar do acidente, bloqueava qualquer esforço para caminhar naquela direção. Consequentemente os expedicionários dirigiram-se inicialmente a leste, esperando que em algum ponto o vale em que estavam dentro faria uma inversão de direção e permitiria que começasse andar para oeste. Depois de várias horas de caminhada para leste, o trio encontrou inesperadamente a cauda do avião, que ainda estava praticamente intacta. Dentro e ao redor da cauda foram inúmeras malas que haviam pertencido aos passageiros, contendo cigarros, doces, roupas limpas e até mesmo algumas bandas desenhadas. O grupo decidiu acampar lá naquela noite, dentro da secção da cauda, e continuar para leste na manhã seguinte. No entanto, na segunda noite da expedição, que foi a sua primeira noite dormindo ao relento, expostos aos elementos, o grupo quase congelou até à morte. Depois de algum debate na manhã seguinte, eles decidiram que seria mais prudente retornar à cauda, retirar as pilhas do avião e trazê-los de volta para a fuselagem para que eles podessem ligar o rádio e fazer uma chamada SOS para Santiago do Chile, para obter ajuda.

Rádio
Ao voltar para a cauda, o trio descobriu que as baterias eram muito pesadas para levar para a fuselagem, que ficava para cima da secção da cauda, e eles decidiram em vez disso que seria mais apropriado retornar à fuselagem e desligar o sistema de rádio, de grande porte, do avião, e leva-la de volta para a cauda, ligá-lo às baterias, e pedir ajuda de lá. Um dos outros membros da equipe, Roy Harley, que era um entusiasta amador de eletrónica, e eles recrutaram-no para a ajuda nesta tarefa. Desconhecido para qualquer um dos membros da equipe, porém, foi o facto de que o sistema elétrico do avião utilizado ser AC, enquanto as baterias na cauda naturalmente produziram DC, tornando inútil o plano desde o início. Depois de vários dias de tentar fazer o rádio funcionar de volta na cauda, os expedicionários finalmente desistiram,porque os cabos não se encaixavam ao radio, voltando para a fuselagem com o conhecimento que eles de facto teriam de sair das montanhas se fossem defender a esperança de ser resgatado.

O saco de dormir
Agora era evidente que a única saída era subir as montanhas a oeste. No entanto, eles também perceberam que a menos que eles encontrassem uma maneira de sobreviver a temperatura de congelamento das noites, uma caminhada era impossível. Foi neste ponto que a ideia para um saco-cama foi levantada. Em seu livro, Miracle in the Andes: 72 Days on the Mountain and My Long Trek Home, Nando Parrado quis comentar 34 anos depois, ao fazer o saco de dormir:
O segundo desafio seria a de nos proteger da exposição, especialmente após o anoitecer. Nesta época do ano podemos esperar temperaturas diurnas bem acima de zero, mas as noites ainda estavam frios o suficiente para nos matar, e nós sabíamos, agora que nós não poderíamos esperar encontrar abrigo na encosta aberta. Precisávamos de uma maneira de sobreviver a longas noites sem congelar, e golpeamos o isolamento acolchoado que estava na cauda do avião, deu-nos a nossa solução ... como nós pensámos em conjunto sobre a viagem, percebemos que poderíamos costurar os patches juntos para criar um grande colcha quente. Então percebemos que dobrando o edredon no meio e coser as costuras juntos, poderíamos criar um saco de dormir isolado suficiente grande para todos os três expedicionários dormirem dentro. Com o calor de três corpos presos pelo pano de isolamento, seriam capazes de resistir às noites mais frias. Carlitos [Páez] aceitou o desafio. Sua mãe havia-lhe ensinado a costurar quando era um menino, e com a agulha e linha obtida a partir do kit de costura encontrado na bolsa de cosméticos da sua mãe, ele começou a trabalhar ... para acelerar o progresso, Carlitos ensinou os outros a costurar, e todos se revezavam ... Coche [Inciarte], Gustavo [Zerbino], e Fito [Strauch] acabaram por ser os melhores alfaiates e os mais rápidos.
Depois que foi concluído o saco-cama e outro sobrevivente, Turcatti Numa, morreu dos seus ferimentos, o hesitante Canessa finalmente foi convencido a partir, e os três expedicionários partiram para a montanha, em 12 de dezembro.

12 de dezembro
Em 12 de dezembro de 1972, cerca de dois meses depois do acidente, Parrado, Canessa e Vizintín começaram a sua jornada na montanha. Parrado assumiu a liderança, e muitas vezes teve que ser chamado a desacelerar, pois o escasso oxigénio tornava difícil a caminhada para todos eles. Ainda era muito frio, mas o saco de dormir lhes permitiu sobreviver às noites. No filme Stranded Canessa chama a primeira noite durante a ascensão, onde eles tinham dificuldade em encontrar um lugar para usar o saco de dormir, a pior noite de sua vida. No terceiro dia da caminhada, Parrado chegou ao topo da montanha antes de os outros dois expedicionários. O que pode ver foram apenas mais montanhas. Na verdade, ele tinha acabado de subir uma das montanhas (de altitude 4.800 metros) que forma a fronteira entre Argentina e Chile, o que significa que eles ainda estavam dezenas de quilómetros do vale vermelho do Chile. No entanto, após ver um pequeno vale distante, ele percebeu que uma saída das montanhas devia ser ali, e recusou-se a desistir da esperança. Sabendo que para fazer a caminhada teriam de gastar mais energia do que eles planearam originalmente, Parrado e Canessa reenviaram Vizintín de volta ao local do acidente, pois estavam a esgotar-se rapidamente as rações. Dado quee o regresso foi inteiramente para baixo, ele levou apenas uma hora para voltar à fuselagem, através de um trenó improvisado.

Ajuda para encontrar
Parrado e Canessa caminharam mais alguns dias. Primeiro, eles foram capazes de realmente chegar ao vale estreito que Parrado tinha visto no topo da montanha, onde encontraram o leito do Rio Azufre. Eles seguiram o rio e, finalmente, chegaram ao final da linha de neve. Aos poucos, apareceram mais e mais sinais da presença humana, primeiro de alguns sinais de camping e, finalmente, no nono dia, algumas vacas. Quando descansaram naquela noite, eles estavam de tal maneira que Canessa parecia incapaz de prosseguir. Como Parrado estava recolhendo madeira para construir uma fogueira, Canessa viu o que lhe parecia ser um homem em um cavalo do outro lado do rio. No começo parecia que tinha sido Canessa a imaginar o homem sobre o cavalo, mas eventualmente viram três homens a cavalo. Divididos por um rio, Nando e Canessa tentaram transmitir a sua situação, mas o barulho do rio tornou a comunicação difícil. Um dos cavaleiros, um índio chileno huaso chamado Sergio Catalan, gritou: "amanhã". Eles sabiam que, neste ponto eles seriam salvos e estabeleceram-se para dormir junto do rio.
Durante o jantar, Sergio Catalan discutiu o que tinha visto com os outros índios huasos que estavam hospedados num pequeno rancho de verão chamado Los Maitenes. Alguém mencionou que algumas semanas antes, o pai de Carlos Paez, que estava desesperadamente à procura de alguma notícia possível sobre o avião, pediu-lhes informações sobre o acidente dos Andes. No entanto, o huaso não podia imaginar que alguém poderia ainda estar vivo. No dia seguinte Catalan levou alguns pães e voltou para a margem do rio. Lá encontrou os dois homens ainda do outro lado do rio, de joelhos e pedindo ajuda. Catalan jogou os pães, que eles imediatamente comeram, e uma caneta e papel amarrado a uma rocha. Parrado escreveu uma nota falando sobre a queda do avião e pediu ajuda. Então, ele amarrou o papel numa pedra e atirou-a de volta para Catalão, que leu-o e fez um sinal de que entendeu.
Catalan andava a cavalo muitas horas para o oeste para levar ajuda. Durante a viagem ele viu outro huaso no lado sul do Rio Azufre e pediu-lhe para alcançar os jovens e para trazê-los para Los Maitenes. Em vez disso, ele seguiu o rio até o cruzamento com a Rio Tinguiririca, onde, depois de passar uma ponte, ele foi capaz de chegar a um percurso estreito que ligava a vila de Puente Negro para a estância de férias de Termas del Flaco. Aqui ele foi capaz de parar um camião e chegar ao posto de polícia em Puente Negro, onde a notícia foi finalmente enviado para o comando do Exército, em San Fernando e depois para Santiago. Enquanto isso, Parrado e Canessa foram resgatados e chegaram a Los Maitenes, onde foram alimentados e deixados em repouso.
Na manhã seguinte, a expedição de resgate deixou Santiago, e após uma paragem em San Fernando, mudou-se para leste. Dois helicópteros tiveram que voar no meio do nevoeiro, mas chegou a um lugar perto de Los Maitenes apenas quando Parrado e Canessa passavam a cavalo, indo para Puente Negro. Nando Parrado foi recrutado para voar de volta para a montanha, a fim de orientar os helicópteros para transportar os restantes sobreviventes. A notícia de que as pessoas tinham sobrevivido ao acidente de 13 de outubro de Voo da Força Aérea Uruguaia 571 tinha-se espalhado na imprensa internacional e uma avalanche de repórteres começaram a aparecer ao longo da rota estreita de Puente Negro para Termas del Flaco. Os repórteres esperavam ser capaz de ver e entrevistar Parrado e Canessa sobre o acidente e nos dias seguintes.

O resgate da montanha
Na manhã do dia em que o resgate começou, aqueles que permanecem no local do acidente ouviram em seu rádio que Parrado e Canessa tinha sido bem sucedido em encontrar ajuda e naquela tarde, 22 de dezembro de 1972, dois helicópteros carregando escaladores de busca e resgate chegou. No entanto, a expedição (com Parrado a bordo) não foi capaz de chegar ao local do acidente até à tarde, pois é muito difícil de voar na Cordilheira dos Andes. Na verdade o tempo estava muito mau e os dois helicópteros foram capazes de resgatar apenas metade dos sobreviventes. Eles partiram, deixando a equipe de resgate e sobreviventes no local do acidente, para mais uma vez dormir na fuselagem, até que uma segunda expedição, com helicópteros, chegar na manhã seguinte. A segunda expedição chegou ao amanhecer de 23 de dezembro e todos os dezasseis sobreviventes foram resgatados. Todos os sobreviventes foram levados para hospitais em Santiago e tratados para a doença de altura, desidratação, queimaduras de frio, ossos partidos, escorbuto e desnutrição.

Lista de passageiros
Os sobreviventes são indicados em negrito.

Tripulação
  • Coronel Julio Ferradas, Piloto
  • Tenente Coronel Dante Lagurara, Co-Piloto
  • Tenente Ramon Martínez
  • Cabo Carlos Roque
  • Cabo Ovidio Joaquin Ramírez

Passageiros
  • Francisco Abal
  • Jose Pedro Algorta
  • Roberto Canessa
  • Gaston Costemalle
  • Alfredo Delgado
  • Rafael Echavarren
  • Daniel Fernández
  • Roberto Francois
  • Roy Harley
  • Alexis Hounié
  • Jose Luis Inciarte
  • Guido Magri
  • Alvaro Mangino
  • Felipe Maquirriain
  • Graciela Augusto Gumila de Mariani
  • Julio Martínez-Lamas
  • Daniel Maspons
  • Juan Carlos Menéndez
  • Javier Methol
  • Liliana Navarro Petraglia de Methol
  • Dr. Francisco Nicola
  • Esther Horta Pérez de Nicola
  • Gustavo Nicolich
  • Arturo Nogueira
  • Carlos Páez Rodriguez
  • Eugenia Dolgay Diedug de Parrado
  • Fernando Parrado
  • Susana Parrado
  • Marcelo Perez
  • Enrique Platero
  • Ramón Sabella
  • Daniel Shaw
  • Adolfo Strauch
  • Eduardo Strauch
  • Diego Storm
  • Numa Turcatti
  • Carlos Valeta
  • Fernando Vázquez
  • Antonio Vizintín
  • Gustavo Zerbino

sábado, dezembro 22, 2012

Dick Parry - 70 anos

Dick Parry tocando com os Pink Floyd, 1973 (o segundo da direita)

Richard 'Dick' Parry (born 22 December 1942 in Kentford, Suffolk, England) is an English saxophonist. He has appeared as a session musician on various albums by modern bands and artists, and is probably best known for his solo parts on the Pink Floyd songs "Money", "Us and Them", "Shine On You Crazy Diamond" and "Wearing the Inside Out". He also played on the Bloodstone album Riddle of the Sphinx.

Vanessa Paradis - 40 anos!

Vanessa Chantal Paradis, (Saint-Maur-des-Fossés, 22 de dezembro de 1972) é uma atriz e cantora francesa. Ela tornou-se uma das cantoras mais conhecidas da sua geração logo aos 14 anos, com seu primeiro single, "Joe le taxi" e desde então teve uma carreira consistente na música e no cinema.
Ela é sobrinha do ator e produtor Didier Pain e irmã da atriz Alysson Paradis.
De maio de 1998 até junho de 2012, foi companheira do ator americano Johnny Depp, pai dos seus dois filhos: Lily-Rose Melody Depp, nascida 27 de maio de 1999 e Jack John Christopher III, nascido 9 de abril de 2002 (as duas crianças nasceram em Paris).