Localização do epicentro do terramoto e países afetados pelo tsunami
O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terramoto submarino que ocorreu às 00:58:53 UTC de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terramoto é conhecido pela comunidade científica como o terramoto de Sumatra-Andamão. O tsunami resultante é chamado por diversos nomes, incluindo tsunami do Oceano Índico de 2004, tsunami do sul da Ásia e tsunami da Indonésia.
O terramoto foi causado por uma subducção e desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, matando mais de 230 000 pessoas em catorze países diferentes e inundando comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Foi um dos mais mortais desastres naturais da história. A Indonésia foi o Estado mais atingido, seguido pelo Sri Lanka, Índia e Tailândia.
Com uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terramoto já registado por um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos. Isso fez com que o planeta inteiro vibrasse cerca de um centímetro e deu origem a outros terremotos em pontos muito distantes do epicentro, como o Alasca, nos Estados Unidos. O seu hipocentro foi a cerca de 30 km de profundidade e o epicentro situou-se entre Simeulue e a Indonésia continental.
A situação de muitos povos e países afetados em todo o mundo provocou uma gigantesca resposta humanitária. Ao todo, a comunidade mundial doou mais de US$ 14 mil milhões em ajuda humanitária.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário