sexta-feira, setembro 23, 2011

Pablo Neruda morreu há 38 anos


Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (Parral, 12 de julio de 1904Santiago de Chile, 23 de septiembre de 1973) conocido por el seudónimo y, más tarde (1946), el nombre legal de Pablo Neruda, fue un poeta y militante comunista chileno, considerado entre los mejores y más influyentes de su siglo, siendo llamado por el novelista Gabriel García Márquez "el más grande poeta del siglo XX en cualquier idioma". También fue un destacado activista político, siendo senador de la República, integrante del Comité Central del Partido Comunista y precandidato a la presidencia de su país. Entre sus múltiples reconocimientos destacan el Premio Nobel de Literatura en 1971 y un Doctorado Honoris Causa por la Universidad de Oxford.




Poema 15


Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
y me oyes desde lejos, y mi voz no te toca.
Parece que los ojos se te hubieran volado
y parece que un beso te cerrara la boca.

Como todas las cosas están llenas de mi alma
emerges de las cosas, llena del alma mía.
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
y te pareces a la palabra melancolía.

Me gustas cuando callas y estás como distante.
Y estás como quejándote, mariposa en arrullo.
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te alcanza:
déjame que me calle con el silencio tuyo.

Déjame que te hable también con tu silencio
claro como una lámpara, simple como un anillo.
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.

Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, una sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto.


in Veinte poemas de amor y una canción desesperada - Pablo Neruda

NOTA: outra versão, de outra vítima de Pinochet, que também aprecio muito:


Hoje é um bom dia para se nascer cantor



John William Coltrane  (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926 - Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.
Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical.
Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prémio Pulitzer em 2007, por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dos ícones centrais na história do jazz."





Ray Charles (Albany, 23 de setembro de 1930 - Los Angeles, 10 de junho de 2004) foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.
Seu nome de nascimento era Ray Charles Robinson, mas ele encurtou-o quando entrou na indústria do entretenimento para evitar confusão com o famoso boxer Sugar Ray Robinson. Considerado um dos maiores génios da música negra americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B.
Foi eleito pela Rolling Stone o 10º maior artista da música de todos os tempos.





Julio José Iglesias Puga de la Cueva (Madrid, 23 de setembro de 1943) é um ex-futebolista, cantor e empresário espanhol de fama internacional.
É filho de Julio Iglesias Puga (1915-2005), prestigiado médico ginecologista espanhol, e de Maria del Rosario de la Cierva y Periñon(1918-2002). Casaram-se em 1942 e divorciaram-se em 1983. Iglesias tem um irmão, Carlos (nascido em 1945) e, dois meios-irmãos: Jaime (nascido em 2004) e Ruth (nascida em 2006), fruto do segundo casamento do pai, em 2001.
Sempre teve especiais aptidões para o desporto, chegando a jogar no Real Madrid, na posição de Guarda-Redes entre 1958 e 1963. Neste ano sofrera um terrível acidente de viação, fruto de conduzir com excesso de álcool, que lhe pôs fim à carreira futebolística, devido a graves lesões nas pernas e braços, do qual nunca recuperou na totalidade. Daí, optara então, alternativamente, a uma carreira musical.
Marcado pela voz e seu detalhismo nas canções, além de grande carisma, se tornou o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com números impressionantes: 200 milhões de cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, quatro mil espetáculos em mais de quinhentas cidades do mundo e uma canção tocada a cada trinta segundos. Seu talento musical também se estende ao seu filho Enrique Iglesias, que se tornou um dos grandes pop stars da música pop internacional. Além de Enrique, Julio Iglesias também é pai de Chabeli Iglesias, Julio Iglesias, Jr., Miguel Alejandro, Rodrigo, Victoria, Cristina e Guillermo.





Bruce Frederick Joseph Springsteen (Long Branch, 23 de setembro de 1949) é um influente cantor, compositor, violonista e guitarrista dos Estados Unidos. Em sua carreira, iniciada em 1969, Bruce já recebeu vários prêmios importantes como vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.
Bruce, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo, e é uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções. O álbum Born to Run está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
O artista também participou da música "We Are the World", uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Os 45 astros formaram o grupo USA for Africa. Vendeu mais de 120 milhões de discos.


(imagem daqui)


Chris "X-13" Higgins, nome artístico de Christopher Higgins (23 de setembro de 1972), é um músico dos Estados Unidos. Ele esteve presente de 1994 a 2008 como membro não oficial da banda The Offspring, participando de gravações de estúdio e turnês. Chris disse ter saído do grupo para ficar mais tempo com sua família. Ele também é membro oficial da banda Good Kitty, onde atua como guitarrista líder e vocalista de apoio.
No The Offspring, nota-se seu trabalho em vários singles de destaque do grupo, como "Come Out and Play" (no qual ele canta You Gotta Keep 'Em Separated!), "Pretty Fly (for a White Guy)" (com a presença de bonecos nos concertos), "Why Don't You Get a Job?" (participando do videoclipe da canção) e "The Kids Aren't Alright" (atuando como guitarrista rítmico).

O planeta Neptuno foi descoberto há 165 anos

Johann Gottfried Galle (Radis, 9 de junho de 1812 - Potsdam, 10 de julho de 1910) foi um astrónomo alemão.
Em 23 de setembro de 1846, com a ajuda de Urbain Le Verrier, descobriu Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar.



Neptuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão, em 2006, que era o último dos planetas. É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Neptuno recebeu o nome do deus romano dos mares. É o quarto maior planeta em diâmetro, e o terceiro maior em massa. Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Úrano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso. O seu símbolo astronómico é uma versão estilizada do tridente do deus Neptuno.
Descoberto em 23 de Setembro de 1846, Neptuno foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão matemática, em vez de uma observação empírica. Inesperadas mudanças na órbita de Úrano levaram os astrónomos a deduzir que sua órbita estava sujeita a perturbação gravitacional por um planeta desconhecido. Subsequentemente, Neptuno foi encontrado, a um grau da posição prevista. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois, mas nenhuma das outras 12 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. Neptuno foi visitado por uma única sonda espacial, Voyager 2, que voou pelo planeta em 25 de Agosto de 1989.
A composição de Neptuno é semelhante à composição de Úrano, e ambos têm composições diferentes das dos maiores gigantes gasosos Júpiter e Saturno. A atmosfera de Neptuno, apesar de ser semelhante à de Júpiter e de Saturno por ser composta basicamente de hidrogénio e hélio, juntamente com os habituais vestígios de hidrocarbonetos e, possivelmente, nitrogénio, contém uma percentagem mais elevada de "gelos", tais como água, amónia e metano. Como tal, os astrónomos por vezes colocam-nos numa categoria separada, os "gigantes de gelo". Em contraste, o interior de Neptuno é composto principalmente de gelo e rochas, como o de Úrano. Existem traços de metano nas regiões ultra-periféricas que contribuem, em parte, para a aparência azul do planeta.
Em oposição à relativamente monótona atmosfera de Úrano, a atmosfera de Neptuno é notável pelos seus padrões climáticos activos e visíveis. Neptuno tem os ventos mais fortes de qualquer planeta no sistema solar, que podem chegar a atingir os 2100 quilómetros por hora. Na altura do voo da Voyager 2, por exemplo, o seu hemisfério sul possuía uma Grande Mancha Escura, comparável à Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A temperatura na alta atmosfera é geralmente próxima de -218 °C (55,1 K), um dos mais frios do sistema solar, devido à sua grande distância do sol. A temperatura no centro da Neptuno é de cerca de 7000 °C (7270 K), o que é comparável à da superfície do Sol e semelhante à encontrada no centro da maioria dos outros planetas do sistema solar. Neptuno tem um pequeno e fragmentado sistema de anéis, que pode ter sido detectado durante a década de 1960, mas só foi confirmado indiscutivelmente pela Voyager 2.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Barbárie nos Estados Unidos da América


 (imagem daqui)

Troy Davis executado em penitenciária da Geórgia

A execução de Troy Davis, acusado de ter morto um polícia em 1989, aconteceu quatro horas depois de o Supremo Tribunal norte-americano ter autorizado esta morte.

Troy Davis, que tinha sido condenado à morte em 1991, foi executado na penitenciária de Jackson, na Geórgia, após o Supremo Tribunal norte-americano ter rejeitado o recurso dos seus advogados que defendiam a sua inocência.

A execução deste afro-americano de 42 anos foi objecto de uma forte contestação internacional e de várias manifestações à porta da prisão onde acabou por ser executado com uma injecção letal.

Quatro horas antes da execução, o Supremo Tribunal norte-americano autorizou esta execução, apesar de os advogados de Troy Davis ter alegado a existência de «novas provas» que inocentavam o seu cliente.

Davis foi condenado à morte depois de alegadamente ter morto um polícia branco num parque de estacionamento de Savannah, na Geórgia, em 1989, uma tese apoiada então por nove testemunhas.

Sete destas nove testemunhas acabaram por mudar a sua versão dos acontecimentos e acusaram mesmo a polícia de os ter incentivado a acusar Troy Davis.

Davis voltou a reclamar a sua inocência na hora em que lhe foi administrada a injecção letal, num caso em que a arma do crime nunca apareceu e em que nunca apareceram vestígios de ADN ou impressões digitais.

Segundo um dos advogados que assistiu à execução, Troy Davis, dirigindo-se à família do polícia morto, lamentou o sofrimento pela qual estavam a passar, mas lembrou que «não tinha uma arma».

«Disse à família que lamentava a sua perda, mas também afirmou que não foi ele que lhes levou o filho, o pai e irmão», afirmou o condenado à morte, de acordo com este advogado.

Troy Davis pediu ainda à sua família para continuar a lutar pela verdade e para que tenha fé no futuro e dirigiu-se depois aos guardas prisionais que lhe estavam a tirar a vida.

«Que Deus tenha misericórdia das vossas almas», acrescentou o afro-americano de 42 anos, antes de ser ser administrada a injecção letal, processo que terminou em cerca de 15 minutos, acrescentou o advogado.

No exterior da prisão, um protesto silencioso juntou centenas de pessoas que consideraram que estar a assistir a um momento trágico.

in TSF

Formação em Leiria - Hortas em espaços urbanos


Hortas em espaços urbanos

1 de outubro de 2011

Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

Formadora: Fernanda Botelho


Público-alvo: Crianças a partir dos 7 anos, jovens e adultos (ínimo de participantes 12 e máximo 20)

Local de realização: Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

Telefone: 244 845 651


Actividades
  • Como cultivar em modo biológico, uma horta ou um jardim/ horta em pequenos espaços, varandas, terraços ou canteiros.
  • Que recipientes utilizar, que tipo de terra, qual a melhor escolha de plantas, plantas repelentes de insectos e plantas que atraem polinizadores.
  • Pequenos truques para evitar e tratar algumas pragas.
  • Qual a melhor altura do ano para iniciar a sua horta.
  • Plantar, transplantar, fazer estacarias e sementeiras.
  • Cuidados especiais com o frio, geada, sol directo, vento, etc.
  • Oferta de estacarias e sementes.

Preço de Inscrição - €15,00

Horário: das 14.00 às 18.00 horas

Inscrições: cia@cm-leiria.pt

Ficheiros de Apoio:

Conferência sobre achados arqueológicos no Castelo de Leiria

CONVERSAS SOBRE ARQUEOLOGIA EM LEIRIA

“O Castelo de Leiria: novos resultados arqueológicos”

Data: 24 de setembro de 2011

Promotor: Câmara Municipal de Leiria

Local: Paços Novos do Castelo de Leiria

Horário: 17.00 horas

As “Conversas sobre arqueologia” procuram incentivar o envolvimento da comunidade na discussão de questões relacionadas com o património cultural e divulgar os resultados das intervenções arqueológicas realizadas nos últimos anos no concelho de Leiria.
Desta feita, têm lugar três conferências promovidas pelo Município de Leiria, no quadro do Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos (PNTA):

"O projecto de investigação arqueológica no Núcleo do Castelo de Leiria: enquadramento, objectivos e resultados" - Vânia Carvalho (arqueóloga e responsável pelo PNTA - CMLeiria)

"Completando por muralhas a obra da Natureza: o Castelo de Leiria, das origens à contemporaneidade" - Isabel Inácio e Filipe Coutinho (arqueólogos, responsáveis pelas intervenções de sondagens manuais e prospecção geofísica)

"A documentação geométrica e fotogramétrica do Castelo de Leiria" -  Alberto Martinez (engenheiro especializado em levantamentos arquitectónicos e fotogramétricos)

Observações: conferências integradas nas Jornadas Europeias do Património 2011

ENTRADA LIVRE

 Informações

244 839 677 

Workshop de Macrofotografia no Centro de Interpretação da Cogula

Workshop de Macrofotografia 

Centro de Interpretação da Cogula (Trancoso)

24 e 25 de setembro de 2011(sábado e domingo)

Preço: 55€ 

Sábado das 09.30 às 17.30 horas 
Domingo das 08.00 às 17.00 horas 

Concepção e orientação: Pedro Martins 

MACROFOTOGRAFIA 
Este é o termo que, frequentemente, vemos associado à fotografia realizada a uma curta distância do objecto, na natureza podem ser borboletas, libélulas, aranhas, flores e até umas pequeninas gotas de orvalho penduradas numa teia, todo este mundo do microcosmos, que está bem debaixo dos nosso pés, que nos obriga a estarmais atentos e a ficar ao nível do solo à espreita deste mundo quase invisível...
Esta fotografia é um constante desafio á nossa criatividade e paciência, por isso é tão estimulante na busca de resultados melhores. Vamos apreender algumas das técnicas para conseguir a tão ambicionada imagem em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Venha conhecer mais e aprender como se faz macrofotografia! 

Material fotográfico aconselhado:
Máquina fotográfica, lente macro ou tubos de extensão e objectiva média, tripé e flash 

Destinatários 
Qualquer pessoa que goste de fotografia e pretenda aprofundar os aspectos criativos, independentemente das temáticas preferidas e do tipo de equipamento que possua. 

Temáticas 
  • O que é a Macrofotografia? 
  • Conhecer o equipamento 
  • Técnicas de Macrofotografia 
  • Paralelismo 
  • A Luz Natural 
  • O uso do Flash 
  • No Campo 
  • No Estúdio 
  • Fundos e Distância focal 
  • O que fotografar? 
  • Notas de Aprendizagem 
Programa 

Sábado 

09.30 - Inicio do Workshop 
O que é a Macrofotografia?
Conhecer o equipamento
Técnicas de Macrofotografia

12.30 - Almoço Livre

14.00 - Inicio do Workshop 
Paralelismo
A Luz Natural
O uso do Flash
No Campo
No Estúdio
Fundos e Distância focal
O que fotografar?
Notas de Aprendizagem

16.00 - Componente prática

17.30 - Fim


Domingo 

08.00 - Componente prática

12.30 - Almoço livre

14.00 - Componente prática: macrofotografia em estúdio
Preenchimento dos questionários de avaliação

17.00 - Fim do Workshop

Inscrições: cicogula@gmail.com ou 271 805 206 (retirado daqui)


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Andrea Bocelli - 53 anos


Andrea Bocelli (Lajatico, 22 de setembro de 1958) é um tenor, compositor e produtor musical italiano, vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys. Bocelli é um tenor, e gravou quatro óperas completas (La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares.




1º Passeio de Bicicleta da Valorlis (Leiria - Marinha Grande)


Valorlis convida a rodar pela reciclagem

A Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., no âmbito da campanha “Os Amigos do Vidrão”, que pretende sensibilizar para a correcta deposição das embalagens de vidro para posterior reciclagem, desafia toda a população a participar no 1º Passeio de Bicicleta da Valorlis, dedicado ao vidro e à reciclagem.

O passeio de bicicleta está marcado para o dia 25 de setembro de 2011 com início na Valorlis (no novo Ecocentro) às 09.00 horas e terá como destino a Marinha Grande, cidade do vidro.
O passeio é dirigido a toda a população, para todas as idades, contando com dois percursos fáceis e acessíveis, um mais curto de apenas 10 km e um percurso de 30 km.
No final do passeio, que será na Valorlis, haverá animação para as crianças e convívio com caldo verde para todos os participantes.

Sobre a importância da sensibilização para a reciclagem do vidro, Miguel Aranda da Silva, administrador-delegado da Valorlis, explica que, «embora tenha sido um material cuja recolha teve grande crescimento no início, tem agora uma evolução mais lenta, exigindo um maior esforço de sensibilização dos munícipes». «Depois de estarmos nas escolas com os concursos “As Vidas do Vidro” e “Ciclo do Vidro”, a nossa aposta de sensibilização recai agora nos adultos, ao tentar juntar as famílias num passeio de bicicleta divertido em que o mote é a reciclagem”, justifica Miguel Aranda da Silva.

As inscrições podem ser realizadas para o e-mail da Valorlis (valorlis@valorlis.pt) ou por telefone (244 575 540) e terão o valor simbólico de três embalagens de vidro, que cada participante deverá depositar no ecoponto que estará no local de partida no dia do passeio.

O 1º Passeio de Bicicleta da Valorlis tem a organização do Palco da Aventura, contando com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e com a colaboração da fábrica Santos Barosa.


Para quaisquer informações adicionais:

Telefone: 244 575 540 

A primeira Guerra do Golfo Pérsico começou há 31 anos

Clockwise from above: Iranian soldiers wearing gas masks to counter Iraqi chemical weapons, Iranian soldiers rejoicing after the liberation of Khorramshahr, Donald Rumsfeld and Saddam meeting in Baghdad to discuss US military aid to Iraq, Iranian oil platform burning after attack by US Navy in Operation Nimble Archer

The Iran–Iraq War, also known as the Imposed War and Holy Defense in Iran, Saddām's Qādisiyyah in Iraq, and the (First) Persian Gulf War, was an armed conflict between the armed forces of Iraq and Iran, lasting from September 1980 to August 1988, making it the longest conventional war of the twentieth century. It was initially referred to in English as the "Persian Gulf War" prior to the "Gulf War" of 1990.
The war began when Iraq invaded Iran, launching a simultaneous invasion by air and land into Iranian territory on 22 September 1980 following a long history of border disputes, and fears of Shia insurgency among Iraq's long-suppressed Shia majority influenced by the Iranian Revolution. Iraq was also aiming to replace Iran as the dominant Persian Gulf state. Although Iraq hoped to take advantage of the revolutionary chaos in Iran and attacked without formal warning, they made only limited progress into Iran and within several months were repelled by the Iranians who regained virtually all lost territory by June 1982. For the next six years, Iran was on the offensive. Despite calls for a ceasefire by the United Nations Security Council, hostilities continued until 20 August 1988. The war finally ended with a United Nations brokered ceasefire in the form of United Nations Security Council Resolution 598, which was accepted by both sides. It took several weeks for the Iranian armed forces to evacuate Iraqi territory to honor pre-war international borders between the two nations (see 1975 Algiers Agreement). The last prisoners of war were exchanged in 2003.

O Rei Shaka Zulu morreu há 189 anos

Shaka Zulu (as vezes escrito como Tshaka, Tchaka ou Chaka, arredores de Melmoth, 1773?-22 de setembro de 1828) foi um chefe tribal Zulu e estrategista militar, que transformou os Zulus de uma etnia com pouca expressão territorial a um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos.

O mimo Marcel Marceau morreu há 4 anos

Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau, (Estrasburgo, 22 de março de 1923Cahors, 22 de setembro de 2007) foi o mimo mais popular do período pós-guerra. Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX.

Oriundo de uma família judia francesa, Marcel foi forçado a fugir de casa com 16 anos, quando seu país entrou em guerra, passando e viver em Lille. Juntou-se mais tarde às Forças Francesas Livres de Charles de Gaulle junto com seu irmão e, devido a seu inglês excelente, trabalhou como um oficial da ligação com o exército do general Patton. Seu pai, um talhante kosher, foi preso pela Gestapo e morreu no campo de concentração de Auschwitz.
Após ter visto Charlie Chaplin, interessou-se em atuar. Após a guerra, matriculou-se em 1946 na escola de arte dramática de Charles Dullin no Teatro Sarah Bernhardt em Paris, onde estudou com professores como Charles Dullin e o grande mestre Étienne Decroux, que tinha ensinado também a Jean-Louis Barrault. O último, observando talento excepcional de Mangel (que tinha mudado seu sobrenome para Marceau, para evitar ser perseguido por suas origens judaicas), o integrou à sua companhia, e o escalou no papel de Arlequim na pantomima Baptiste - que o próprio Barrault havia interpretado no famoso filme Les Enfants du Paradis. O desempenho de Marceau foi tão elogiado que isso o incentivou a representar seu primeiro mimodrama, chamado Praxitele e o Peixe Dourado, no Teatro Bernhardt no mesmo ano. A crítica positiva foi unânime e a carreira de Marceau como mímico consolidou-se.

Inspirado em comediantes como Chaplin, Buster Keaton, Irmãos Marx, Harry Langdon, nos "clowns" da commedia dell'arte italiana, além dos gestos estilizados da ópera chinesa e do teatro japonês Noh, em 1947, Marceau criou Bip, o palhaço de cara pintada, que em seu casaco listrado e surrado, chapéu de ópera de seda com uma flor espetada - significando a fragilidade da vida - tornou-se seu alter-ego, exatamente como o Vagabundo de Chaplin. As desventuras de Bip interagindo com tudo, desde borboletas a leões, de navios a trens, nos salões ou nos restaurantes, eram ilimitadas. Com uma pantomima de estilo, Marceau foi reconhecido como fora de série. Seus exercícios silenciosos, que incluíam trabalhos clássicos como A Gaiola, Andando de Encontro ao Vento (que inspirou o passo de dança Moonwalk de Michael Jackson), o Fabricante de Máscara e No Parque, também sátiras de tudo, desde escultores a matadores, foram descritos como trabalhos de gênio. De sua soma das idades no famoso Juventude, Maturidade, Velhice e Morte, um crítico disse, faz em menos de dois minutos o que maioria dos escritores não fazem em volumes.
Em 1949, após receber o renomado Prémio Deburau (criado em memória mestre da mímica do século XIX, Jean-Gaspard Deburau) para seu segundo mimodrama, Morte Antes do Alvorecer, Marceau formou a sua Compagnie de Mime Marcel Marceau - única companhia de pantomima do mundo naquele tempo. O grupo estreou nos principais teatros de Paris - Le Theatre de Champs-Elysées, Le Theatre de la Renaissance, e o Sarah Bernhardt, assim como outras casas pelo mundo. Em 1959-60, uma retrospectiva de seus mimodramas, incluindo o famoso Casaco por Gogol, esteve em cartaz durante um ano no Amibigu Theatre em Paris. Produziu outros 15 mimodramas, incluindo O Pierrot de Montmartre, As 3 Perucas, A Loja de Penhor, 14 de Julho, O Lobo de Tsu Ku Mi, Paris Ri-Paris Chora e Don Juan - adaptado do escritor espanhol Tirso de Molina.

Atuou pelo mundo inteiro a fim espalhar a "arte do silêncio" (L'art du silence). Excursionou primeiramente para os Estados Unidos em 1955 e em 1956, próximo do salto de sua estreia norte-americana no Stratford Festival do Canadá. Após sua abertura no Phoenix Theater em Nova Iorque, que recebeu críticas elogiosas, mudou-se para o Barrymore Theater, maior para acomodar a demanda de público. Esta primeira excursão norteamericana terminou com uma quebra de recorde, retornando a se apresentar em casas de San Francisco, Chicago, Washington D.C., Filadélfia, Los Angeles e outras cidades principais. Suas excursões transcontinentais extensivas incluíram a América do Sul, África, Austrália, China, Japão, Sudeste Asiático, Rússia e Europa. Sua última excursão ao mundo cobriu os Estados Unidos em 2004, e retornou a Europa em 2005 e a Austrália em 2006. A arte de Marceau tornou-se familiar a milhões de pessoas com suas muitas aparições em televisão. Seu primeiro trabalho de TV como astro performático no Show of Shows de Max Liebman o fez ganhar o cobiçado prémio Emmy da indústria da televisão. Apareceu na BBC como Scrooge em A Christmas Carol em 1973. Era convidado favorito de Johnny Carson, Merv Griffin, Mike Douglas e Dinah Shore, e teve também seu próprio show intitulado "Meet Marcel Marceau". Juntou-se com Red Skelton em três concertos de pantomima.
Mostrou também sua versatilidade em filmes como "First Class", em que atuou 17 papéis diferentes; "Shanks", onde combinou sua arte silenciosa, encenando um surdo e um títer mudo, com seu talento falante, na pele de um cientista maluco; como Professor Ping em Barbarella; e como ele mesmo em "A Última Loucura" de Mel Brooks, no qual, ironicamente, é o único ator com uma parte falante: uma única palavra ("Non!") no final do filme. Também estrelou em uma película de baixo-orçamento vagamente baseada em sua história de vida chamada "Paint It White". A película nunca foi finalizada porque um outro ator do filme, um velho amigo dos tempos de escola, havia morrido no meio das gravações.
Como autor, Marceau escreveu "Marcel Marceau Alphabet Book" e "Marcel Marceau Counting Book". Outras publicações da poesia e as ilustrações de Marceau incluem sua "La ballade de Paris et du Monde", que escreveu em 1966, e "A História de Bip", escrita e ilustrada por Marceau e publicada por "Harper and Row". Em 1982, "Le Troisième Oeil", ("O Terceiro Olho"), coleção de dez litografias originais, foi publicada em Paris acompanhada de um texto de Marceau. Belfond de Paris publicou "Pimporello" em 1987. Em 2001, um livro novo de fotos para crianças intitulado "Bip In a Book", publicado por Stewart, Tabori & Chang, apareceu nas livrarias dos Estados Unidos, França e Austrália.
Em 1978, criou sua própria escola em Paris: École Internationale de Mimodrame, Marcel Marceau. Em 1996 criou a Marceau Foundation para promover os mimos nos Estados Unidos.
Em 1995, o cantor, dançarino, coreógrafo e mímico Michael Jackson e Marceau conceberam um concerto para a HBO, mas o projeto nunca foi concluído. Em 2000, Marceau trouxe toda sua companhia a Nova Iorque para a apresentação de seu novo mimodrama, "O Chapéu de Bowler", visto previamente em Paris, Londres, Tóquio, Taipei, Caracas, Santo Domingo, Valência e em Munique. Desde 1999, quando Marceau retornou com seu clássico espetáculo-solo a Nova Iorque e San Francisco após uma ausência de 15 anos de sucesso de críticas em salas lotadas, sua carreira em América vislumbrava renascimento notável com forte apelo a uma terceira geração. Mais tarde apareceu para sobrepujante aclamação em legendários teatros estadunidenses "The Ford's Theatre" em Washington D.C., "American Repertory Theatre" em Cambridge, Massachusetts, e o "Geffen Playhouse" em Los Angeles, demonstrando apelo atemporal do trabalho e maestria deste original artista.
A nova produção da companhia de Marceau "Les Contes Fantastiques" ("Contos Fantásticos") abriu ao grande público no Théâtre Antoine em Paris.


quarta-feira, setembro 21, 2011

O grande ator e realizador Ribeirinho nasceu há um século

(imagem daqui)

Francisco Carlos Lopes Ribeiro, o Ribeirinho (Lisboa, 21 de setembro de 1911 - Lisboa, 7 de fevereiro de 1984) foi um ator e realizador português.
Com dezoito anos ingressou na companhia de Chaby Pinheiro, estreando-se em A Maluquinha de Arroios, de André Brun, corria o ano de 1929. Colecionador de inúmeros êxitos, na comédia e na revista, viria a dirigir várias companhias, como o Teatro do Povo, Os Comediantes de Lisboa, o Teatro Universitário de Lisboa, o Teatro Nacional Popular e o Teatro Nacional D. Maria II, este último de 1978 a 1981. No cinema participou em vários filmes assinados pelo seu irmão, o realizador António Lopes Ribeiro, como A Revolução de Maio (1937), Feitiço do Império (1939), O Pai Tirano (1941) ou A Vizinha do Lado (1945). Foi ainda dirigido por Arthur Duarte (1944 - A Menina da Rádio, 1950 - O Grande Elias), Ladislao Vajda e Teixeira da Fonseca. Foi também o realizador de um dos filmes portugueses mais populares de sempre, O Pátio das Cantigas (1941), onde também participou como ator. Co-realizou com António Lopes Ribeiro, o documentário As Rodas de Lisboa (1951).

Música dos anos oitenta para geopedrados


Hurts So Good - John Mellencamp

When I was a young boy,
Said put away those young boy ways
Now that I'm gettin' older, so much older
I love all those young boy days.
With a girl like you,
With a girl like you,
Lord knows there are things we can do, baby,
Just me and you.
Come on and make it


Hurt so good.
Come on baby, make it hurt so good.
Sometimes love don't feel like it should.
You make it hurt so good.


Don't have to be so exiting.
Just tryin' to give myself a little bit of fun, yeah.
You always look so invitin'
You ain't as green as you are young
Hey baby, its you.
Come on, girl, now, its you.
Sink your teeth right through my bones, baby.
Let's see what we can do.
Come on and make it


Hurt so good.
Come on baby, make it hurt so good.
Sometimes love don't feel like it should.
You make it hurt so good.


I ain't talkin' no big deals
I ain't made no plans myself.
I ain't talkin' no high heels
Maybe we could walk around all day long,
walk around all day long.


Hurt so good.
Come on baby, make it hurt so good.
Sometimes love don't feel like it should.
You make it hurt so good.

Hurt so good.
Come on baby, make it hurt so good.
Sometimes love don't feel like it should.
You make it hurt so good.


Hey, hey

First, We Take Manhattan...



Dance me to the end of love


Onde habite o esquecimento

(imagem daqui)

Donde habite el olvido

Donde habite el olvido,
En los vastos jardines sin aurora;
Donde yo sólo sea
Memoria de una piedra sepultada entre ortigas
Sobre la cual el viento escapa a sus insomnios.

Donde mi nombre deje
Al cuerpo que designa en brazos de los siglos,
Donde el deseo no exista.

En esa gran región donde el amor, ángel terrible,
No esconda como acero
En mi pecho su ala,
Sonriendo lleno de gracia aérea mientras crece el tormento.

Allí donde termine este afán que exige un dueño a imagen suya,
Sometiendo a otra vida su vida,
Sin más horizonte que otros ojos frente a frente.

Donde penas y dichas no sean más que nombres,
Cielo y tierra nativos en torno de un recuerdo;
Donde al fin quede libre sin saberlo yo mismo,
Disuelto en niebla, ausencia,
Ausencia leve como carne de niño.

Allá, allá lejos;
Donde habite el olvido.


Luis Cernuda

New Kid in Town


Poeme de Cernuda para recordar a morte de Federico

(imagem daqui)

A UN POETA MUERTO (F.G.L.)


Así como en la roca nunca vemos
La clara flor abrirse,
Entre un pueblo hosco y duro
No brilla hermosamente
El fresco y alto ornato de la vida.
Por esto te mataron, porque eras
Verdor en nuestra tierra árida
Y azul en nuestro oscuro aire.


Leve es la parte de la vida
Que como dioses rescatan los poetas.
El odio y destrucción perduran siempre
Sordamente en la entraña
Toda hiel sempiterna del español terrible,
Que acecha lo cimero
Con su piedra en la mano.


Triste sino nacer
Con algún don ilustre
Aquí, donde los hombres
En su miseria sólo saben
El insulto, la mofa, el recelo profundo
Ante aquel que ilumina las palabras opacas
Por el oculto fuego originario.


La sal de nuestro mundo eras,
Vivo estabas como un rayo de sol,
Y ya es tan sólo tu recuerdo
Quien yerra y pasa, acariciando
El muro de los cuerpos
Con el dejo de las adormideras
Que nuestros predecesores ingirieron
A orillas del olvido.


Si tu ángel acude a la memoria,
Sombras son estos hombres
Que aún palpitan tras las malezas de la tierra;
La muerte se diría
Más viva que la vida
Porque tú estás con ella,
Pasado el arco de tu vasto imperio,
Poblándola de pájaros y hojas
Con tu gracia y tu juventud incomparables.


Aquí la primavera luce ahora.
Mira los radiantes mancebos
Que vivo tanto amaste
Efímeros pasar junto al fulgor del mar.
Desnudos cuerpos bellos que se llevan
Tras de sí los deseos
Con su exquisita forma, y sólo encierran
Amargo zumo, que no alberga su espíritu
Un destello de amor ni de alto pensamiento.


Igual todo prosigue,
Como entonces, tan mágico,
Que parece imposible
La sombra en que has caído.
Mas un inmenso afán oculto advierte
Que su ignoto aguijón tan sólo puede
Aplacarse en nosotros con la muerte,
Como el afán del agua,
A quien no basta esculpirse en las olas,
Sino perderse anónima
En los limbos del mar.


Pero antes no sabías
La realidad más honda de este mundo:
El odio, el triste odio de los hombres,
Que en ti señalar quiso
Por el acero horrible su victoria,
Con tu angustia postrera
Bajo la luz tranquila de Granada,
Distante entre cipreses y laureles,
Y entre tus propias gentes
Y por las mismas manos
Que un día servilmente te halagaran.


Para el poeta la muerte es la victoria;
Un viento demoníaco le impulsa por la vida,
Y si una fuerza ciega
Sin comprensión de amor
Transforma por un crimen
A ti, cantor, en héroe,
Contempla en cambio, hermano,
Cómo entre la tristeza y el desdén
Un poder más magnánimo permite a tus amigos
En un rincón pudrirse libremente.


Tenga tu sombra paz,
Busque otros valles,
Un río donde del viento
Se lleve los sonidos entre juncos
Y lirios y el encanto
Tan viejo de las aguas elocuentes,
En donde el eco como la gloria humana ruede,
Como ella de remoto,
Ajeno como ella y tan estéril.


Halle tu gran afán enajenado
El puro amor de un dios adolescente
Entre el verdor de las rosas eternas;
Porque este ansia divina, perdida aquí en la tierra,
Tras de tanto dolor y dejamiento,
Con su propia grandeza nos advierte
De alguna mente creadora inmensa,
Que concibe al poeta cual lengua de su gloria
Y luego le consuela a través de la muerte.

Luis Cernuda

H. G. Wells nasceu há 145 anos

Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells (Bromley, 21 de setembro de 1866 - Londres, 13 de agosto de 1946), foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana.
Nascido num distrito (borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de panos - a sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance Kipps. Em 1883 tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências em Londres, para estudar biologia com T. H. Huxley.
Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "romances científicos", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Outros romances, de natureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade edwardiana Tono-Bungay e Kipps.
Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais.

Leonard Cohen - 77 anos


Leonard Norman Cohen (Montreal, 21 de setembro de 1934) é um cantor, compositor, poeta e escritor canadiano.
Embora seja mais conhecido por suas canções, que alcançaram notoriedade tanto em sua voz quanto na de outros intérpretes, Cohen passou a se dedicar à música apenas depois dos 30 anos, já consagrado como autor de romances e livros de poesia.