O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Além
de manter um grande estúdio em Antuérpia que produziu muitas pinturas
populares entre a nobreza e os colecionadores por toda a Europa, Rubens
foi humanista de educação clássica, um colecionador e um diplomata, e foi elevado a cavaleiro por Filipe IV da Espanha (III de Portugal) e Carlos I de Inglaterra.
O Duque de Bragança, futuro D. João IV (circa 1628)
A sua mocidade foi pontilhada de contratempos, consequência de ser filho de um comerciante católico. Foi proibido de frequentar escolas e universidades,
mas, apesar disso, educou-se com esmero. As suas doenças e a deformidade
física fizeram dele um caráter complicado. A principal contribuição de
Pope foi nos ensaios e versos, nos quais expõe suas ideias estéticas e filosóficas. São poemas filosóficos ou didáticos, como Essay on Criticism (Ensaio sobre a crítica), obra de doutrina neoclássica, escrita aos 23 anos, na qual defende seus pontos de vista sobre a verdadeira poesia, e Essay on Man (Ensaio sobre o Homem - 1733–34), na qual discute se é ou não possível reconciliar os males
deste mundo com a crença no criador justo e misericordioso. Compôs
também uma sátira, Dunciad, em que o poeta declara vago o trono
da torpeza, do aborrecimento e da estupidez e propõe o nome de seus
inimigos para ocupá-lo. Foi como satírico e moralista que se
caracterizou na segunda parte de sua vida, quando escreveu The Rape of the Lock (O rapto da Madeixa) em que ridiculariza a extrema delicadeza da corte da Inglaterra.
Para muitos, Alexander Pope foi o satirista mais brilhante da era Augustana. Dentro da literatura satirista foi o sucessor natural de John Dryden e também o primeiro poeta inglês a ter fama internacional.
This
earthquake was the second large earthquake in the area in 1998 after
another earthquake on February 4. Between 4,000–4,500 people died in
Takhar and Badakhshan
provinces. Nearly 7,000 families were affected and estimated 16,000
houses were destroyed or damaged. Approximately 45,000 people became
homeless. More than 30 villages were destroyed and another 70 were
severely damaged. Several thousand animals were killed and crops and
infrastructure were destroyed.
Relief efforts Several
problems appeared during the relief operation. The affected region was
remote and lacked any modern telecommunication. The local
culture[dubious – discuss] prohibited male physicians from examining or
speaking to women. There was no available accurate map of the
affected region. However this problem was solved as the pilots of the
first Tajikistan helicopters served with the Soviet Armed Forces in the
area during the Soviet–Afghan War and knew many of the villages. Relief
efforts were also delayed because of blocked roads, bad weather and
political turmoil in the region.
Relief effort by several
agencies in Afghanistan was administered from neighboring Pakistan, as
many organizations had learned from previous experience not to base too
many assets in Kabul or in any other city in Afghanistan. A sub-base for
the relief efforts was established in Rostaq in the Takhar Province
near the Afghanistan-Tajikistan border, which in spite of lacking
airfields, had open spaces for helicopter operations and a road link to
Tajikistan. A worldwide appeal for helicopters was made to assist in the
relief operations.
The United Nations (UN) and several
non-governmental organizations (NGOs) were involved in the relief
efforts of the affected area. A joint relief operation was mounted by
the UN, the International Committee of the Red Cross (ICRC), the
International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies (IFRC)
and a number of national and international NGOs.
Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.
Biografia
Filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago, e neto do anarquista e flautista italiano Giuseppe Croccia, formou-se em Direito na Universidade do Brasil, em 1933, tendo-se nesta época tornado marxista. A opção pelas ideais comunistas fizeram com que fosse preso em sete ocasiões - 1932, 1941, 1946, 1949, 1952, 1964 e 1969.
Foi casado com Zeli, filha do militante comunista Henrique Cordeiro, que conhecera numa manifestação política, até a morte dela em 1997. O casal teve cinco filhos: Antônio Henrique, Graça Maria, Mário Lago Filho, Luiz Carlos (em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes) e Vanda.
Torcedor do Fluminense,
chegou a declarar, na época do 1º descido de divisão do clube, que a
virada de mesa em favor do tricolor carioca havia sido uma atitude
vergonhosa de todos os responsáveis, envolvidos no esquema. Ele
afirmava veementemente, que a equipa deveria ter voltado à divisão de
elite do Campeonato Brasileiro no campo.
Depois de formado, exerceu a profissão de advogado por apenas alguns
meses. Envolveu-se com o teatro de revista, escrevendo, compondo e
atuando. A sua estreia como letrista de música popular foi com "Menina,
eu sei de uma coisa", parceria com Custódio Mesquita, gravada em 1935 por Mário Reis. Três anos depois, Orlando Silva realizou a famosa gravação de "Nada além", da mesma dupla de autores.
As suas composições mais famosas são "Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.
Em "Amélia", a descrição daquela mulher idealizada, ficou tão popular
que "Amélia" tornou-se sinónimo de mulher submissa, resignada e
dedicada aos trabalhos domésticos.
Na Rádio Nacional, Mário Lago foi ator de Rádio, ele atuou na radionovela, especial da Semana Santa, a 27 de março de 1959: A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, interpretando Herodes, e também roteirista, escrevendo a radionovela "Presídio de Mulheres". Mas só ficou conhecido do grande público mais tarde, pela televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo, como "Selva de Pedra", "O Casarão", "Nina", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.
Mário esteve na União Soviética, em 1957, a convite da Radio Moscovo, para participar da reestruturação do programa Conversando com o Brasil,
do qual participavam artistas e intelectuais brasileiros. Mas os
programas radiofónicos produzidos no Brasil, que Mário mostrou aos
soviéticos, foram por eles qualificados de "burgueses"
e "decadentes". A avaliação que Mário Lago fez da União Soviética
também não foi das melhores. Ali, segundo ele, a produção cultural
sofria pelo excesso de gravidade e autoritarismo. Apesar da deceção com a experiência soviética, Mário Lago jamais abandonou a militância política.
Em 1964, foi um dos nomes a encabeçar a lista dos que tiveram seus direitos políticos cessados pelo regime militar, e perdeu as suas funções na Rádio Nacional.
Autor dos livros Chico Nunes das Alagoas (1975), Na Rolança do Tempo (1976), Bagaço de Beira-Estrada (1977) e Meia Porção de Sarapatel (1986), foi biografado em 1998 por Mônica Velloso na obra: Mário Lago: boêmia e política.
Em janeiro de 2002,
o presidente da Câmara, Aécio Neves, foi à sua residência no Rio para
lhe entregar, solenemente, a Ordem do Mérito Parlamentar. Na sua última
entrevista ao Jornal do Brasil,
Mário revelou que estava escrevendo sua própria biografia. Estava
certo de que chegaria aos 100 anos, dizia Mário, "Fiz um acordo com o
tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele".
Morte
Morreu no dia 30 de maio de 2002, aos noventa anos de idade, na sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de enfisema pulmonar. Para o velório foi aberto o palco do Teatro João Caetano
onde vivera importantes momentos de sua carreira de ator. Até o fim de
sua vida manteve intensa atividade política e mesmo doente chegou a
trabalhar na campanha presidencial, apoiando o então candidato Luís
Inácio Lula da Silva. Por ter sido estudante do Colégio Pedro II
da Unidade São Cristóvão, hoje em dia existe, em sua homenagem, dentro
do colégio o Teatro Mário Lago, onde ali se faz apresentações
culturais de todas as unidades do colégio desde teatro até
apresentações dos corais das unidades. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.
Desfolho, comovido, Palavras de saudade Sobre a tua memória. Assim os vivos Dão ternura aos mortos... Mas orvalhar de lágrimas, apenas, A imagem cordial, Ungi-la de soluços e silêncio, Era pior ainda. Seria renegar a própria voz Que tiveste E soubeste Tornar familiar dentro de nós.
Publicó los libros de poesía El libro de Lilit, Premio Rafael Alberti, La llave de niebla, Mapas de cera y Hotel para erizos.
Sus poemas figuran en revistas así como en antologías de ámbito
nacional e internacional. Junto a Juan Carlos Mestre realizó la
selección y traducción de La aldea de sal, antología del poeta brasileño Lêdo Ivo.
Fue invitada a recitar en la I Muestra Iberoamérica de poesía, Manizales (Colombia, 2003), Encuentros Culturales, Pereira (Colombia, 2003), Universidad de Roma La Sapienza (Roma, 2004, 2006), Festival Internacional de Biscra (Argelia, 2005), Festival Internacional de Poesía de Medellín (Colombia, 2006), Festival Internacional de Poesía de Bogotá (2007), Instituto Cervantes (Cracovia, 2007) y Roma (2008) Festival Internacional de Poesía de Sarajevo (2008) e INVERSO 2011 (Festival de poesía independiente de Madrid).
En 2008 obtuvo la Beca Valle-Inclán para la creación literaria en la Academia de España en Roma. En el ámbito de la edición y la gestión cultural trabajó en diversas instituciones como los Cursos de Verano de la Universidad Complutense de Madrid, la Casa de América y el Teatro Real. Desde ese año, comenzó a experimentar con la fotografía y el collage.
En sus últimos años, fue responsable de la actividad poética de la Universidad Popular José Hierro, en San Sebastián de los Reyes. Fue muy activa en la cultura de Madrid, y en su barrio de Chamberí hasta su muerte.
Es en este tiempo incierto, intacto, es en este instante desnudo, sin palabras, sin nosotros, tan sólo tendido suavemente en el olvido. Es bajo esta lluvia muda y ciega, esta lluvia sin nosotros, esta hora sin nosotros, Este agua sin sed. Es. Es sin siempre, es sin memoria, es sin llanto y sin risa, es sin miedo y sin gracias te sean dadas. Es, como si eso fuera poco, sin causa y sin remedio, a pesar nuestro, Y es, desde luego, sin calles ni avenidas, sin fuentes ni estaciones, sin la tristeza que da mirar el firmamento.
Platero es pequeño, peludo, suave; tan blando por fuera, que se diría
todo de algodón, que no lleva huesos. Sólo los espejos de azabache de
sus ojos son duros cual dos escarabajos de cristal negro. Lo dejo suelto
y se va al prado y acaricia tibiamente con su hocico, rozándolas
apenas, las florecillas rosas, celestes y gualdas... Lo llamo
dulcemente: ¿Platero?, y viene a mí con un trotecillo alegre, que parece
que se ríe, en no sé qué cascabeleo ideal...
Como uma criança que era excecionalmente talentosa no piano,
apresentou-se pela primeira vez publicamente em Barcelona, com quatro
anos. Dois anos depois a sua mãe levou-o para Paris, onde, durante nove
meses, ele estudou com Antoine François Marmontel, um famoso
professor de piano no Conservatório de Paris. Tentou inscrever-se no
Conservatório, mas foi-lhe negada a admissão, porque era muito jovem.
Ao regressar a Espanha, deu vários concertos e publicou a sua primeira
composição, Marcha Militar.
Em 1868 a família mudou-se para Madrid , onde começou a estudar na Escola Nacional de Música y Declamación (atualmente Conservatório Real de Música).
O menino pianista inspirou grandes elogios e foi aclamado como o
maior prodígio na Espanha, sendo muitas vezes comparado a Mozart.
Logo, porém, Albéniz tornou-se inquieto e impaciente com os seus
estudos. Insatisfeito com a sua situação, ele rebelou-se e começou por
fugir de casa. Provavelmente, com doze anos, ele fugiu para a
Argentina como clandestino num navio. Enquanto esteva lá, disse ter
ganhado a uma vida tocando em bares até que foi capaz de organizar uma
série de concertos que rendeu um montante considerável de dinheiro - o
suficiente para lhe permitir viajar a Cuba, Porto Rico e Estados
Unidos. Segundo Gilbert Chase e outros, uma vez em Nova York, Albéniz,
vivendo quase como indigente, teve que trabalhar como porteiro de
cais. Estes mesmos escritores afirmam que Albéniz também tocava piano,
atraindo a atenção por brincar com as costas dos dedos, enquanto
estava longe do piano! "Com este truque, ele ganhou dinheiro
suficiente para viajar até San Francisco, e para pagar o seu caminho
de volta à Europa".
Mais tarde, naquele mesmo ano, com a ajuda do conde Guillermo Morphy,
secretário particular do Rei Alfonso XII, Albéniz obteve uma bolsa de
estudos para estudar no Conservatório de Bruxelas, onde, em 1879, ele
ganhou o primeiro prémio de desempenho no piano. A sua maior ambição no
momento, porém, foi estudar com Franz Liszt. Assim, aos vinte anos,
ele deixou Bruxelas rumo a Budapeste, a fim de cumprir o seu sonho.
Albéniz, ao que parece, viajou todo o caminho até a capital húngara,
apenas para descobrir que Liszt não estava na residência no país
naquele momento.
Ao descobrir que Liszt não estava disponível, Albéniz regressou a
Madrid, onde ele passou os dois anos seguintes, dando concertos e
turnês pelas principais cidades da Espanha. Foi por volta de nessa
época que ele compôs as suas primeiras obras para o teatro musical,
três Zarzuelas, uma dos quais, Cantalones de Gracia, foi bem recebido pela imprensa de Madrid.
O ano de 1883 foi um importante ponto na vida de Albéniz. Depois de
uma turnê sul-americana, ele estabeleceu-se em Barcelona, onde conheceu
Felipe Pedrell (1841-1922), que é às vezes descrito como o pai da
música espanhola. Pedrell foi um professor, compositor e musicólogo que
tinha feito uma quantidade considerável de pesquisa sobre a música
espanhola antiga. Um fervoroso nacionalista, que era "a sua convicção de
que os compositores espanhóis devem escrever música em espanhol", ou
seja, "música enraizada na cultura espanhola", adquirindo a sua
expressão e técnicas de canções folclóricas e danças nacionais. As
ideias de Pedrell provocaram uma profunda impressão em Albéniz, que até
este ponto, composto quase exclusivamente no estilo europeu de salão
da época. Ou seja, ele passou a compor peças mais curtas, para piano,
simples, ao estilo de Schubert, Chopin e Brahms. O outro
acontecimento importante de 1883 foi o seu casamento com uma das suas
alunas, Rosita Jordana.
Em 1885 o casal mudou-se para Madrid, onde Albéniz rapidamente se
estabeleceu como um professor de piano e intérprete virtuoso do mais
alto nível. O seu estilo era tão impressionante que foi muitas vezes
comparada ao de Liszt e Anton Rubinstein, dois dos mais famosos
pianistas do século XIX. A sua carreira como pianista atingiu o seu
pico durante os anos de 1889-92, quando ele visitou a Grã-Bretanha,
Alemanha, Áustria, Bélgica e França. O seu maior sucesso surgiu em
Londres, onde ele deu vários recitais, o primeiro dos quais foi no
Teatro do Príncipe de Gales (Prince's Hall), em 12 de junho de 1889.
Este foi seguido por apresentações em St. James Hall, Steinway Hall e
no Palácio de Cristal.
No meio de toda esta atividade, Albéniz compôs uma quantidade
considerável de músicas em uma variedade de estilos, por exemplo, o Anciennes Suites, três suites de danças neo-barrocas datadas de cerca de 1886; Deseo: Estudio de concierto, op. 40, um concerto com o estilo de Liszt; Chopinesque, o primeiro concerto de piano, Concierto fantastico,
Op. 40. Mas o mais importante, foi durante essa época que ele começou
a produzir música instrumental que mostrou a influência cultural
espanhola. Peças como a Suite Española, Op. 47 (Granada, Cataluña,
Sevilla e Cuba), Seis Danzas Españolas, e Rapsodia española, Op.70 para
piano e orquestra, foram todas compostas por volta de 1886-87.
Bermeja Torre (Op. 92, No. 12), que foi incluído no programa do
referido Prince's Hall, foi escrito em 1889.
Albéniz passou os anos de 1890 até 1893 principalmente em Londres,
onde o seu interesse em escrever para o teatro musical foi reacendido.
Além de compor música para piano e regularmente dar concertos em
Londres e outras grandes cidades europeias, ele escreveu algumas
operetas e canções de sucesso que levou para ele ser nomeado
temporariamente principal compositor e maestro do Teatro do Príncipe
de Gales.
Tempos depois, frustrado e com a saúde debilitada, Albéniz virou as
costas à escrita para o teatro lírico e retornou à tarefa solitária de
compor música de piano. Entre 1905 e 1909, ele produziu a sua
obra-prima, a Iberia, um conjunto de doze peças para piano,
impressas em quatro livros, trabalho de sofisticação notável e
bastante dificuldade técnica, essas "doze novas impressões" - como são
chamados no subtítulo - constituem uma síntese imaginativa espanhola
(isto é, na maior parte da tradição andaluza), de estilo romântico,
influenciado por Liszt, Dukas e D 'Indy.
Em março de 1909, quase incapacitado por doença, mudou-se, com a
sua família, de Nice (onde tinham vivido desde 1903), para
Cambo-les-Bains, nos Pirenéus franceses. Lá morreu, no dia 18 de maio
de 1909. O seu corpo foi levado para o Barcelona e sepultado no
Cemitério de Montjuïc, em Barcelona. Isaac Albéniz é sempre descrito
como tendo sido um homem bom e generoso, com senso de humor, um extrovertido que era amado e respeitado por todos.
É casado atualmente com a atriz Bridget Fonda, com quem tem um filho chamado Oliver, nascido em janeiro de 2005. Ele também é pai de duas filhas de um casamento anterior.
Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala,
foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do
globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852. Alguns
indianos pensam que o pico deveria ser chamado Sikdar e não Everest.
Rotas de escalada
O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete,
além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas
principais a de sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais
frequentemente utilizada. Esta foi a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953.
Contudo, a escolha por esta rota foi mais por questões políticas do
que por planeamento de percurso, quando a fronteira do Tibete foi
fechada aos estrangeiros em 1949.
A maioria das tentativas é feita entre abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream
nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento.
Ainda que algumas vezes sejam feitas tentativas após o período da
monções em setembro e outubro, o acumular de neve causado pelas monções
torna a escalada ainda mais difícil.
A primeira ascensão
Desde 1921, diversas tentativas de escalada foram feitas. Em 8 de junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine, ambos britânicos,
fizeram uma tentativa de ascensão da qual jamais retornaram. Não se
sabe se atingiram o pico e morreram na descida, ou se não chegaram até
ele, já que o corpo de Mallory, encontrado em 1999, estava com objetos
pessoais, mas sem a foto da esposa, que ele prometera deixar no pico. A
primeira ascensão até o topo foi feita pela expedição
anglo-neozelandesa em 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado a 29 de maio desse ano por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.
Devido à sua condição social desfavorecida, quando entrou para a
escola aos sete anos, não tinha livros. Horácio Aguirre, um bom amigo,
era quem lhe emprestava os livros para que pudesse estudar.
Aos 13 anos começou a trabalhar para ajudar no sustento da família.
Começou por vender jornais, depois bananas e por último a partir gelo.
Em 1965,
quando Yazalde foi assistir ao treino do seu amigo Horácio Aguirre, no
Piraña, clube de Buenos Aires, pediu que alguém lhe emprestasse um
equipamento para treinar. Na mesma tarde assinou o contrato e recebeu
2.000 pesos argentinos, que era o equivalente ao que recebia num mês, como vendedor ambulante de bananas.
Dois anos passados e transferiu-se para o Independiente
de Buenos Aires. Aos 20 anos, sagrou-se pela primeira vez campeão e
recebeu o troféu de melhor marcador. Não foi preciso muito tempo para que
fosse chamado à seleção Argentina.
Em 1967/1968
revalidou o título de Campeão Nacional da Argentina e com o dinheiro
que recebeu comprou um apartamento no centro de Buenos Aires.
Com o dinheiro que recebeu construiu uma vivenda em zona chique, para
os pais viverem à sua volta. Na primeira temporada que jogou pelo
Sporting, Yazalde não mostrou o seu potencial, mas na temporada de 1973/1974, o popular "Chirola" marcou 46 golos em 30 jogos do campeonato e conquistou a Bota de Ouro europeia.
Yazalde estabeleceu um novo recorde europeu de golos em 19 de maio de 1974,
batendo o recorde do húngaro Skoblar. Como prémio recebeu um carro, que
vendeu, dividindo o dinheiro com os companheiros de equipa.
Em 1975, transferiu-se para o Marselha, mas não foi feliz. Voltou para a Argentina, onde se tornou empresário de futebol.
Faleceu com 51 anos, em Buenos Aires, vítima de uma cirrose hepática e paragem cardíaca.
A Batalha de Trancoso ocorreu provavelmente no dia 29 de maio de 1385, entre forças portuguesas e castelhanas.
No contexto da crise de 1383-1385, ao final da Primavera de 1385, ao mesmo tempo em que D. João I de Castela invadia o país ao Sul, pela fronteira de Elvas, forças castelhanas invadiam a Beira por Almeida, passavam por Trancoso, cujos arrabaldes saquearam, até atingir Viseu, cidade aberta, também na ocasião saqueada e incendiada.
De acordo com estudos que levaram a fixar o feriado municipal em 29 de maio, ocorreu o encontro entre as forças de Castela e as de Portugal, no alto da Capela de São Marcos, em Trancoso. A sorte das armas sorriu aos nacionais, que desse modo recuperaram as posses, alcançando a liberdade dos cativos.
No mês seguinte, uma nova invasão de tropas castelhanas, sob o comando do rei D. João I de Castela em pessoa, voltou a cruzar a fronteira por Almeida e, de passagem, pelo alto de São Marcos, incendiaram-lhe a Capela, em represália. Passando por Celorico, a caminho de Lisboa, essas tropas foram derrotadas na batalha de Aljubarrota.
Reza a lenda local, registada pela historiografia portuguesa seiscentista, que o próprio São Marcos apareceu, por milagre, como um cavaleiro na batalha, incitando os combatentes portugueses. Como testemunho do feito, teria ficado gravada, na rocha, uma das ferraduras da sua montaria.
A sua obra teria grande influência sobre a poesia de vanguarda espanhola, a chamada geração de 1927, a qual incluía Federico Garcia Lorca e Rafael Alberti.
Ainda que mais velho que os poetas de 1927 e pertencente a uma
geração anterior de poetas, Jiménez uniu-se aos autores da dita
vanguarda espanhola, sendo considerado um mestre de muitos deles, como Jorge Guillén.
A sua obra começa oficialmente em 1908 com influências de Gustavo Adolfo Bécquer, do Simbolismo francês, do Decadentismo de Walter Pater e do Modernismo castelhano de Rubén Darío; a sua obra mais popular desta fase, na Espanha, no entanto, é "Platero y yo", de 1914, um livro de poesia em prosa.
A partir de 1916, Jiménez passa por uma mudança na sua produção poética, sofrendo influência de poetas de língua inglesa, como William Blake, Emily Dickinson, Yeats e Shelley,
se unindo a um grupo de pensadores e artistas espanhóis que é
classificado como "Novecentismo", uma geração pré-vanguardista. Desta
fase, o livro mais importante e inovador é "Diario de un poeta
recién-casado", de 1916, aquele que na sua obra o aproximaria da
vanguarda de língua espanhola. A partir de 1919, com "Piedra y cielo" o
poeta passa a explorar o tema da criação poética como atividade, o poema
como uma obra de arte e o poeta como um deus-criador de um universo
novo, ideias centrais do criacionismo de Vicente Huidobro.
A partir de 1937, o poeta entra em uma nova fase, com seu exílio,
na qual se torna místico e passa a buscar por Deus, um período que
culmina com a morte de sua esposa, depressão profunda do autor e a sua
morte, três anos após a da esposa.
El hombre,
con el hombre,
en cuanto que hombre.
Con dedos de mujer, digo:
Teresa, Juan, mostradme el camino.
Porque soy un hombre,
entre hombres,
con más hombres,
y más y más hombres.
Silvia me acompaña.
Y me sigue allá a donde voy.
Porque es un hombre.
Y el hombre, con el hombre,
y con muchos más hombres,
llega a ser hombre.
El hombre.