sábado, janeiro 12, 2019

Notício de ciência interessante

A Tabela Periódica poderia ter sido muito diferente da que conhecemos

A Tabela Periódica como a conhecemos

A famosa tabela periódica é omnipresente nas escolas e laboratórios de química. O crédito para sua criação geralmente vai para Dimitri Mendeleev, mas ele não foi o primeiro a tentar classificar os elementos.
Em 1869, o químico russo escreveu os elementos conhecidos – 63 na época – em cartões e organizou-os em colunas e linhas de acordo com as suas propriedades químicas e físicas. Para celebrar o 150º aniversário deste momento crucial da ciência, a ONU proclamou 2019 como o “ano internacional da tabela periódica”.
Ao longo dos anos, muitos cientistas propuseram-se a organizá-los de diferentes formas. Décadas antes do russo, por exemplo, o químico John Dalton elaborou uma tabela, bem como alguns símbolos bastante interessantes para os elementos.
E, apenas alguns anos antes de Mendeleev, John Newlands também criou uma tabela classificando os elementos pelas suas propriedades.
 O que aconteceu na versão de Mendeleev foi que o russo reconheceu que certos elementos estavam a faltar. Então, onde Dalton, Newlands e outros escreveram somente o que era conhecido, Mendeleev deixou espaço para o desconhecido. Ainda mais surpreendente, previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam.

Mendeleev deixou alguns pontos de interrogação na sua tabela. Por exemplo, ao lado de Al (alumínio) há espaço para um metal desconhecido. O químico previu que teria uma massa atómica de 68, uma densidade de seis gramas por centímetro cúbico e um ponto de fusão muito baixo.
Seis anos depois, Paul Émile Lecoq de Boisbaudran isolou o gálio com uma massa atómica de 69,7, uma densidade de 5,9g por centímetro cúbico e um ponto de fusão tão baixo que se torna líquido na mão.
Mendeleev fez o mesmo para o escândio, o germânio e o tecnécio – que só foi descoberto em 1937, 30 anos após a sua morte.
Apesar disso, existem também diferenças fundamentais entre essa primeira versão de Mendeleev e a tabela a que estamos habituados. Por um lado, a atual tem elementos que o russo ignorou – principalmente os gases nobres (como hélio e o néon). Além disso, a tabela inicial é orientada de maneira diferente que a versão moderna, com elementos que agora colocamos juntos em colunas dispostas em linhas.
Quando giramos a 90 graus a tabela de Mendeleev, a semelhança com a versão moderna torna-se aparente. Por exemplo, os halogénios – flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I, com o símbolo J na tabela de Mendeleev – todos aparecem próximos uns do outro. Hoje, estão organizados na 17ª coluna da tabela (ou grupo 17).

A origem e a evolução da tabela de Mendeleev, no entanto, não significaram o fim da experiência – houve muitas tentativas de dar layouts alternativos aos elementos.

Versões alternativas
Um exemplo particularmente notável é a espiral de Heinrich Baumhauer, publicada em 1870, com o hidrogénio no centro e elementos com massa atómica crescente a girar para fora. Os elementos que caem em cada um dos raios da roda partilham propriedades comuns, assim como aqueles numa coluna (ou grupo) na tabela de hoje.

A Tabela Espiral de Theodor Benfey, construída pelo filologista alemão em 1964, é um outro exemplo de uma tabela com os elementos organizados em espiral.


Outra formulação da Tabela Periódica é o formato de “infinito” de Henry Basset, criado em 1892.


No início do século XX, a tabela estabeleceu-se num formato horizontal, como a versão aparentemente contemporânea de Alfred Werner em 1905. Pela primeira vez, os gases nobres apareceram na sua posição à direita da tabela. Werner também deixou lacunas para futuras descobertas, embora tenha exagerado nas previsões, com sugestões de elementos mais leves que o hidrogénio, bem como um entre o hidrogénio e o hélio (que não existem).


Uma versão particularmente influente foi a de Charles Janet, de 1928. Ele adotou a abordagem de um físico para a tabela, usando uma teoria quântica recém-descoberta para criar um layout baseado em configurações de eletrões. A tabela resultante é até hoje privilegiada por muitos físicos. Curiosamente, Janet também forneceu espaço para elementos até ao número 120, apesar de apenas 92 serem conhecidos na época. Estamos agora com 118:


A tabela atual é uma evolução direta da versão de Janet. O problema com o antigo formato é que é muito alongado. Portanto, em grande parte por razões estéticas, os elementos do bloco f são geralmente cortados e depositados por baixo da tabela principal.
Mas uma das mais criativas abordagens ao design da Tabela Periódica é a do professor e químico britânico Mark Lorch, que organizou a lista dos elementos usando a colorida sinalética do Metro de Londres – obtendo um “Mapa Periódico dos Elementos” que em tudo nos faz lembrar o traçado das linhas do icónico mapa do Underground.

 


Mel C fez hoje 45 anos!

 
Melanie Jayne Chisholm, conhecida como Melanie C ou Mel C, (Liverpool, 12 de janeiro de 1974) filha do casal Joan e Alan, conhecida mundialmente por integrar o grupo Spice Girls.
O seu primeiro álbum solo, Northern Star, foi lançado em 1999, obtendo um grande sucesso, com destaque para os singles Never Be the Same Again e I Turn to You.
O segundo álbum, Reason, é lançado em 2003, porém tem um baixo desempenho comparado com o primeiro, devido à problemas com a gravadora, obtendo apenas um grande sucesso, Here It Comes Again.
Em 2005 é lançado Beautiful Intentions, o primeiro álbum na gravadora criada por Melanie, a Red Girl Records, e o terceiro de sua carreira a solo. O álbum deu um grande destaque para a faixa First Day of My Life que foi número um nos charts da Espanha, Alemanha, Suíça e Portugal
This Time, o quarto álbum, é lançado em 2007, destacando os singles The Moment You Believe, Carolyna e a regravação de I Want Candy.
Ainda em 2007 Melanie C retornou às Spice Girls para lançar um Greatest Hits com um novo single e uma turnê mundial, finalizada em 2008.
   
in Wikipédia
   

Maurice, o mais novo dos Bee Gees morreu há dezasseis anos

Maurice Ernest Gibb (Douglas, Ilha de Man, 22 de dezembro de 1949 - Miami, 12 de janeiro de 2003) foi um cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, tecladista, multi-instrumentista britânico, conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos. Gémeo de Robin Gibb, Maurice era o mais novo por 35 minutos.
 

O sismo do Haiti, há nove anos, matou mais de 300 mil pessoas

O sismo do Haiti de 2010 foi um terramoto catastrófico que teve o seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe (ou Port-au-Prince), foi registado às 16.53.10 horas do horário local (21.53.10 UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude de 7,0 e ocorreu a uma profundidade (hipocentro) de 10 km. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registaram uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de 5,0 a 5,9 de magnitude. O Comité Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100.000 a 200.000 pessoas.
O terramoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do património da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada a 13 de janeiro pelo presidente René Préval.
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns. Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados. Provocou oficialmente 316 mil mortos, 350 mil feridos e mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas e 4 mil amputações.
Porto Príncipe: uma das áreas atingidas pelo sismo de 11 de janeiro de 2010

Per Gessle, dos Roxette, faz hoje sessenta anos!

Per Håkan Gessle (Halmstad, Suécia, 12 de janeiro de 1959) é um cantor e compositor sueco. Conjuntamente com Marie Fredriksson formou o duo Roxette, em outubro de 1986. Integra também o grupo Gyllene Tider, como vocalista e guitarrista desde 1978 e lançou diversos álbuns a solo.
Em 2009 Per Gessle encerrou a turnê europeia "The Man Of Roxette" e, com Marie Fredriksson, anunciou o retorno da dupla e a participação dos Roxette numa série de shows no festival europeu Night Of The Proms, ocorridos no mês de outubro.
Após o festival, Per e Marie entraram em estúdio e gravaram o novo álbum da dupla, Charm School, lançado em fevereiro de 2011.
  

 

Agatha Christie morreu há 43 anos

Placa de homenagem a Agatha Christie na Abadia de Torre (Torre Abbey), em Torquay
  
Agatha Mary Clarissa Christie (nascida Miller; Torquay, 15 de setembro de 1890 - Wallingford, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Os seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrados em 103 idiomas diferentes. Venderam mais de 4 mil milhões no total e são superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.
Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", de entre outros cognomes, criou famosas personagens como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sob o pseudónimo de Mary Westmacott.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu setenta e dois romances, sendo sessenta e seis deles do género romance policial e inúmeros contos, reunidos em catorze coletâneas. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Jane Marple, ou Miss Marple
  

sexta-feira, janeiro 11, 2019

Slim Harpo nasceu há 95 anos

(imagem daqui)

James Isaac Moore (Lobdell, Louisiana, January 11, 1924 – Baton Rouge, Louisiana, January 31, 1970), known as Slim Harpo, was an American blues musician, a leading exponent of the swamp blues style, and "one of the most commercially successful blues artists of his day". His most successful and influential recordings included "I'm a King Bee" (1957), "Rainin' In My Heart" (1961), and "Baby Scratch My Back" (1966) which reached no. 1 on the R&B chart and no.16 on the US pop chart. A master of the blues harmonica, his stage name was derived from the popular nickname for that instrument, the "harp".
   
in Wikipédia
   

Al Berto nasceu há 71 anos

(imagem daqui)
  
Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (Coimbra, 11 de janeiro de 1948 - Lisboa, 13 de junho de 1997), foi um poeta, pintor, editor e animador cultural português.
   
Vida
Nascido no seio de uma família da alta burguesia (origem inglesa por parte da avó paterna). Um ano depois foi viver para o Alentejo. O pai morre cedo, num desastre de viação. Em Sines passa toda a infância e adolescência, até que a família decide enviá-lo para o estabelecimento de ensino artístico Escola António Arroio, em Lisboa.
A 14 de abril de 1967, refratário militar, mudou-se para a Bélgica, onde estudou pintura na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels (La Cambre), em Bruxelas.
Após concluir o curso, decide abandonar a pintura em 1971 e dedicar-se exclusivamente à escrita.
Regressa a Portugal a 17 de novembro de 1974 e escreve o primeiro livro inteiramente na língua portuguesa, À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.
O Medo, uma antologia do seu trabalho desde 1974 a 1986, é editado pela primeira vez em 1987. Este veio a tornar-se no trabalho mais importante da sua obra e o seu definitivo testemunho artístico, sendo adicionados em posteriores edições novos escritos do autor, mesmo após a sua morte.
Deixou ainda textos incompletos para uma ópera, para um livro de fotografia sobre Portugal e uma «falsa autobiografia», como o próprio autor a intitulava. Morreu de linfoma. Homossexual assumido, tal facto só foi amplamente conhecido depois da sua morte.
Al Berto morreu em Lisboa, a 13 de junho de 1997.
Em 2009 a Companhia de Teatro O Bando estreia no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, um espectáculo intitulado A Noite a partir de Lunário, Três cartas da memória das Índias, Apresentação da noite, O Medo, À procura do vento num jardim d'Agosto e Dispersos. O espectáculo foi encenado por João Brites e interpretado por Ana Lúcia Palminha e Pedro Gil. Além de Lisboa, o espectáculo esteve ainda no Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra e no espaço d'O Bando.
   
  
Visita-me Enquanto não Envelheço 
  
  
visita-me enquanto não envelheço
toma estas palavras cheias de medo e surpreende-me
com teu rosto de Modigliani suicidado
  
tenho uma varanda ampla cheia de malvas
e o marulhar das noites povoadas de peixes voadores
  
ver-me antes que a bruma contamine os alicerces
as pedras nacaradas deste vulcão a lava do desejo
subindo à boca sulfurosa dos espelhos
  
antes que desperte em mim o grito
dalguma terna Jeanne Hébuterne a paixão
derrama-se quando tua ausência se prende às veias
prontas a esvaziarem-se do rubro ouro
  
perco-te no sono das marítimas paisagens
estas feridas de barro e quartzo
os olhos escancarados para a infindável água
  
com teu sabor de açúcar queimado em redor da noite
sonhar perto do coração que não sabe como tocar-te
  
  

in Salsugem (1984) - Al Berto

Raquel Tavares nasceu há 34 anos

 
Raquel Tavares (Lisboa, 11 de janeiro de 1985) é uma fadista portuguesa. Assinala a fadista Beatriz da Conceição como uma das suas maiores referências.
   
Carreira
O seu nome ganhou uma notoriedade nacional no fado pela primeira vez em 1997, ano em que, com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado, iniciativa da Casa da Imprensa.
Ainda antes de de lançar o seu álbum homónimo foi a "atracção nacional" na revista do ano de 2005 "Arre Potter que é demais!", no Parque Mayer, mais concretamente no Teatro Maria Vitória.
O seu álbum Raquel Tavares chegaria em 2006, pela editora Movieplay. Na produção esteve Jorge Fernando, que também tocou viola.
2006 foi ainda o ano em que recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues, da Fundação Amália Rodrigues.
Na primavera de 2008, também pela Movieplay, saiu Bairro, o álbum de estúdio seguinte produzido por Diogo Clemente que também toca viola de fado. Este trabalho inclui ainda um DVD com realização de Aurélio Vasques e Ana Rocha de Sousa.
Raquel Tavares participou em diversas compilações, como em Novo Fado da editora Difference, em 2006, onde interpreta "Meditando Eu a Vi" ou na secção "Hoje" de Fado: Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã = Always! Yesterday, Today and Tomorrow, da iPlay, de 2008, com o tema "Manjerico". A fadista foi uma das vozes escolhidas para participar na homenagem a Adriano Correia de Oliveira, no CD e DVD da Movieplay, Adriano, Aqui e Agora: O Tributo, de 2007, interpretando "Cantar Para Um Pastor", com arranjo de Diogo Clemente, tendo ainda participado noutro tributo no mesmo ano, neste caso no documentário João Pedro Moreira "Não Me Obriguem A Vir Para A Rua Gritar: Tributo A Zeca Afonso", da SubFilmes.
Raquel Tavares passou já por várias casas de fados ("Café Luso", "Senhor Vinho", "Arcadas do Faia", "Adega Mesquita", "Adega Machado"), sendo agora uma presença regular na Casa de Linhares "Bacalhau De Molho", onde se podem também encontrar nomes como Celeste Rodrigues, Maria da Nazaré, Ana Moura, Jorge Fernando, Manuel Bastos, Maria do Carmo ou Vânia Duarte.
As suas actuações estendem-se além fronteiras, com visitas registadas a vários países e cidades como Paris, Roma, Madrid e até a Santiago do Chile.

Curiosidades
Em 2004, Raquel desempenhou um pequeno papel de fadista, no filme de Mário Barroso "O Milagre segundo Salomé".
Raquel Tavares e o dançarino profissional João Tiago formaram o par que representou Portugal na segunda edição do Festival Eurovisão da Dança, a 6 de Setembro de 2008, em Glasgow, Escócia, Reino Unido, que contou com a participação de 15 países, tendo ficado na 8ª posição com 61 pontos. A fadista participou na terceira edição do programa televisivo "Dança Comigo", versão portuguesa de "Strictly Comes Dancing", ficando em 2º lugar mas tomando o lugar europeu que no ano anterior pertencera à apresentadora Sónia Araújo.
    
 

O poeta e pedagogo João de Deus morreu há 123 anos

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.


LÁGRIMA CELESTE


Lágrima celeste,
pérola do mar,
tu que me fizeste
para me encantar!

Ah! se tu não fosses
lágrima do céu,
lágrimas tão doces
não chorava eu.

Se eu nunca te visse,
bonina do vale,
talvez não sentisse
nunca amor igual.

Pomba debandada,
que é dos filhos teus?
Luz da madrugada,
luz dos olhos meus!

Meu suspiro eterno,
meu eterno amor,
de um olhar mais terno
que o abrir da flor.

Quando o néctar chora
que se lhe introduz
ao romper da aurora
e ao raiar da luz!

Esta voz te enleve,
este adeus lá soe,
o Senhor to leve
e Deus te abençoe.

O Senhor te diga
se te adoro ou não,
minha doce amiga
do meu coração!

Se de ti me esqueço
ou já me esqueci,
ou se mais lhe peço
do que ver-te a ti!

A ti, que amo tanto
como a flor a luz,
como a ave o canto,
e o Cordeiro a Cruz;

A campa o cipreste,
a rola o seu par,
lágrima celeste,
pérola do mar.

Lágrima celeste,
pérola do mar,
tu que me fizeste
para me encantar?


in
Campo de Flores (1893) - João de Deus

O geólogo, anatomista e bispo católico Nicolau Steno nasceu há 381 anos

Nicolau Steno (do dinamarquês: Niels Steensen ou Niels Stensen; latinizado como Nicolaus Stenonis, por vezes referido como Nicolas Steno) (Copenhaga, 11 de janeiro de 1638 - Schwerin, 25 de novembro de 1686 ou 1 de janeiro de 1638 e 25 de novembro de 1686 no calendário juliano, então em vigor na Dinamarca) foi um bispo católico dinamarquês e cientista pioneiro nos campos da anatomia e da geologia. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1988.
Primeiros trabalhos
Após completar a sua educação universitária em Copenhaga, a sua cidade natal, viajou pela Europa; de facto, manter-se-ia em viagem durante o resto da sua vida. Na França, Itália e Países Baixos entrou em contacto com vários cientistas e médicos proeminentes, e graças à sua grande capacidade de observação, em breve fez importantes descobertas. Numa altura em que os estudos científicos consistiam na leitura dos autores antigos, Steno foi suficientemente audaz como para confiar nas suas observações, mesmo quando estas diferiam das doutrinas tradicionalmente aceites.
Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, focando o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contracção muscular. Utilizou a geometria para mostrar que um músculo em contracção altera a sua forma mas não o seu volume.
Steno e a Geologia
No entanto, em Outubro de 1666, dois pescadores capturaram um enorme tubarão, próximo da cidade de Livorno e o grão-duque Fernando mandou enviar a cabeça do animal a Steno. Este dissecou-a e publicou as suas descobertas em 1667. O exame dos dentes do tubarão mostrou que estes eram muito semelhantes a certos objectos chamados glossopetrae, ou pedras língua, encontrados em algumas rochas. Os autores antigos, como Plínio, o Velho, haviam sugerido que estas pedras haviam caído do céu ou da Lua. Outros eram da opinião, também ela antiga, de que os fósseis cresciam naturalmente nas rochas. Um contemporâneo de Steno, Athanasius Kircher, por exemplo, atribuía a existência de fósseis a uma virtude lapidificante dispersa por todo o corpo do geocosmo.
Por seu lado, Steno argumentou que os glossopetrae pareciam-se com dentes de tubarão, porque eram dentes de tubarão, provenientes das bocas de antigos tubarões, que haviam sido enterrados em lodo e areia que eram agora terra seca. Existiam diferenças de composição entre os glossopetrae e os dentes dos tubarões actuais, mas Steno argumentou que os fósseis podiam ter a sua composição química alterada sem que a sua forma se alterasse, através da teoria corpuscular da matéria.
O trabalho de Steno sobre os dentes de tubarão levou-o a questionar-se sobre a forma como um objecto sólido poderia ser encontrado dentro de outro objecto sólido, como rocha ou uma camada rochosa. Os "corpos sólidos dentro de sólidos" que atraíram o interesse de Steno incluíam não apenas fósseis como hoje os definimos, mas também minerais, cristais, incrustações, veios, e mesmo camadas completas de rocha ou estratos. Os seus estudos geológicos foram publicados na obra Discurso prévio a uma dissertação sobre um corpo sólido contido naturalmente num sólido em 1669. Este trabalho seria aprofundado em 1772 por Jean-Baptiste Romé de l’Isle.
Steno não foi o primeiro a identificar os fósseis como sendo de organismos vivos. Os seus contemporâneos Robert Hooke e John Ray também defenderam este ponto de vista.
A Steno atribui-se definição da princípio de sobreposição dos estratos, e dos princípios de horizontalidade original, continuidade lateral: os três princípios básicos da estratigrafia.
Outro princípio, conhecido simplesmente por lei de Steno, diz que os ângulos entre faces correspondentes em cristais da mesma substância são os mesmos para todos os exemplares desta.
 
Steno e a Religião
O seu modo de pensar era também importante no modo como via a religião. Criado na fé luterana, ainda assim não deixou de questionar os ensinamentos que recebeu, algo que se tornou importante quando contactou o catolicismo enquanto estudava em Florença. Após estudos teológicos, decidiu que a Igreja Católica e não a Igreja Luterana era a autêntica igreja e, como consequência, converteu-se ao catolicismo.
A sua conversão fez com que, gradualmente, Steno pusesse de lado os seus estudos científicos. Foi ordenado padre e, mais tarde, bispo e enviado em trabalho de missão para o norte da Alemanha, região luterana. Trabalhou inicialmente na cidade de Hanôver, onde conheceu Gottfried Leibniz, mudando-se mais tarde para Hamburgo. Após vários anos preenchidos com tarefas difíceis, morreu, após muito sofrimento, em Schwerin, em 1686.
A sua vida e trabalho têm sido intensamente estudados, em particular desde finais do século XIX. Especialmente, a sua piedade e virtude foram avaliadas, com vista a uma eventual canonização. Em 1987, foi beatificado pelo papa João Paulo II.

Brasão de Bispo Católico de Nicolau Steno
  

quinta-feira, janeiro 10, 2019

Tintin faz hoje noventa anos!

Tintim ou Tintin (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo belga Hergé em 10 de janeiro de 1929
  
(...) 
   
Portugal foi o primeiro país a internacionalizar Tintin.
Entre 1930 e 1934, o jovem Padre Abel Varzim estudou Sociologia na Universidade de Lovaina, tomando contacto com as aventuras de Tintin.
Varzim comprou os direitos da obra e vendeu-os aos responsáveis pela revista juvenil "O Papagaio", suplemento infantil da revista Renascença — Ilustração Católica.
A tradução de "Tintin en Amérique", "Aventuras de Tin-Tim na América do Norte", arranca na edição número 53 de "O Papagaio", a 16 de Abril de 1936.
Pela primeira vez, o jovem repórter falava outra língua que não o francês, com que já tinha conquistado a França e a Suíça.
  

Rod Stewart - 74 anos!

Roderick David Stewart, conhecido como Rod Stewart, (Highgate, Londres, 10 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa.
Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se à banda The Faces, iniciando paralelamente a sua carreira a solo, que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes os tops de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas, e 9 vezes nº1 a nível mundial. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de albuns desde o inicio da sua carreira, tendo hits como : "Maggie May", "Da Ya Think I'm Sexy?", "I Don't Want to Talk About It", "Sailing", "Young Turks", "Baby Jane", "Have I Told You Lately", "Tonight The Night", "The First Cut Is The Deepest", "You're in My Heart", "Rhythm of My Heart", "Forever Young", "Downtown Train", "Hot Legs", "Passion", "Some Guys Have All The Luck", "Tonight I'm Yours (Don't Hurt Me)", "People Get Ready", "Every Beat Of My Heart", "My Heart Can´t Tell You No" e "It's Over".
Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na dos mais bem sucedidos de todos os tempos. Com 2 Grammy vencidos, tornou-se uma das figuras mais irreverentes do mundo.
A sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978, que atingiu o numero 1 em praticamente todos os paises e vendeu mais de 4 milhões em todo mundo.
  

A poetisa Gabriela Mistral morreu há 62 anos

Gabriela Mistral, pseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga (Vicuña, 7 de abril de 1889 - Nova Iorque, 10 de janeiro de 1957), foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de Vicuña, Chile, a 7 de abril de 1889. O seu pai abandonou a família quando Lucila tinha três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no ano de 1929 e a escritora dedicou-lhe a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. Educada na sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte, sob o pseudónimo de Gabriela Mistral, cuja escolha foi feita para homenagear os seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o provençal Frédéric Mistral.
Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar nos planos de reforma educacional daquele país. O Prémio Nobel transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões culturais das Nações Unidas, até falecer, em Hempstead, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a tragédia do suicídio do noivo, em 1907, marcou toda a sua poesia com um forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas relacionados com as crianças. Na sua obra aparecem, como temas recorrentes, o amor pelos humildes e um interesse mais amplo por toda a humanidade.
  
Balada de mi nombre
 
 

El nombre mío que he perdido,
¿dónde vive, dónde prospera?
Nombre de infancia, gota de leche,
rama de mirto tan ligera.
  
  

De no llevarme iba dichoso
o de llevar mi adolescencia
y con él ya no camino
por campos y por praderas.
  
  

Llanto mío no conoce
y no la quemó mi salmuera;
cabellos blancos no me ha visto,
ni mi boca con acidia,
y no me habla si me encuentra.
  
  

Pero me cuentan que camina
por las quiebras de mi montaña
tarde a la tarde silencioso
y sin mi cuerpo y vuelto mi alma.

Lineu morreu há 241 anos

Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, e em sueco após nobilitação, Carl von Linné (Råshult, Kronoberg, 23 de maio de 1707 - Uppsala, 10 de janeiro de 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, passando o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição.
Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau enviou-lhe a mensagem: "Diga-lhe que não conheço maior homem no mundo"; o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu: "Além de Shakespeare e Spinoza, não conheço ninguém entre os que já não se encontram entre nós que me tenha influenciado mais". O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista".
É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia e a sua figura pode ser encontrada nas actuais notas suecas de cem kronor.
(imagem daqui)
 

O termo vandalismo surgiu há 225 anos

Busto de Germânico - uma cruz foi talhada na testa da estátua e o nariz foi arrancado
 
Vandalismo é o comportamento atribuído originalmente aos vândalos, pelos romanos, em relação a destruição cruel ou deterioração de qualquer coisa bela ou venerável.
  
O nome deriva do povo vândalo, um dos povos bárbaros que invadiu e atacou, no seu final, o Império Romano. O termo "vandalismo" como sinónimo de espírito de destruição foi cunhado no final do século XVIII, em 10 de janeiro de 1794, por Henri Grégoire, bispo constitucional de Blois; ele cunhou o termo e tornou-o comum através de uma série de relatórios para a Convenção, denunciando a destruição de artefatos culturais como monumentos, pinturas e livros que estavam sendo destruídos como símbolo de um ódio ao passado e presente de exploração desde o "feudalismo", durante o Reino do Terror. Em seu livro Memoirs, ele escreveu: "Inventei a palavra para abolir o ato".
  

quarta-feira, janeiro 09, 2019

O poeta João Cabral de Melo Neto nasceu há 99 anos

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. A sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prémios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
   
  
  
A Educação pela Pedra
 
Uma educação pela pedra: por lições;
Para aprender da pedra, frequentá-la;
Captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
Ao que flui e a fluir, a ser maleada;
A de poética, sua carnadura concreta;
A de economia, seu adensar-se compacta:
Lições da pedra (de fora para dentro,
Cartilha muda), para quem soletrá-la.
  
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
E se lecionasse, não ensinaria nada;
Lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
Uma pedra de nascença, entranha a alma.

 
 
João Cabral de Melo Neto

Jimmy Page, o mítico guitarrista dos Led Zeppelin, faz hoje 75 anos!

James Patrick "Jimmy" Page (Heston, 9 de janeiro de 1944), é um musico, produtor musical e compositor inglês, que alcançou sucesso internacional como o lendário guitarrista da banda de rock Led Zeppelin.
Page começou a sua carreira como músico de estúdio em Londres e, em meados da década de 60, tornou-se o guitarrista de sessão mais procurado no Reino Unido. Ele foi um membro dos Yardbirds de 66 a 68 e, posteriormente, fundou os Led Zeppelin.
Page é amplamente considerado como um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. A revista Rolling Stone descreve-o como o "pontífice dos riffs" e classificou-o em terceiro lugar na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos". Em 2010 foi classificado em segundo lugar na lista dos "50 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos". Ele foi colocado duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: uma como um membro dos Yardbirds, em 1992, e uma segunda vez como membro dos Led Zeppelin, em 1995. Page foi uma inspiração para o estilo de guitarra descendente de Johnny Ramone, dos Ramones. Ramone descreveu Page como "provavelmente o maior guitarrista que já existiu". Page foi descrito pela Uncut como "o maior e mais misterioso herói da guitarra no rock". A revista Los Angeles Times considerou Jimmy Page como o segundo maior guitarrista de todos os tempos.
  
Infância e juventude
Jimmy Page nasceu no subúrbio de Heston, em Middlesex, Londres, que hoje faz parte do London Borough of Hounslow. Filho de Jamas Patrick Page, um gerente industrial, e Patricia Elizabeth Page (nascida Gaffikin), de descendência irlandesa, uma secretária pessoal de um médico. Em 1952 a família mudou para Feltham, e depois, novamente, para Miles Road, Epsom, em Surrey, que foi onde Page obteve a sua primeira guitarra. "Eu não sei se a guitarra foi deixada pelos donos da casa antes de nós, ou se era de um amigo do casal. Ninguém parecia saber por que estava lá". Page começou a tocar o instrumento com 12 anos, ele teve algumas aulas em Kingston, mas, em grande parte, aprendeu tudo sozinho:
Quando eu cresci, não havia muitos outros guitarristas ... Havia outro guitarrista na minha escola que realmente me mostrou os primeiros acordes que aprendi, e eu aprendi a partir de aí. Eu estava aborrecido e aprendi sozinho a tocar guitarra, ouvindo discos. Obviamente, era uma coisa muito pessoal.
Entre as suas primeiras influências estavam os guitarristas de rockabilly, Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado juntos em uma gravação de Elvis Presley. Sua canção "Baby Let's Play House" é citado por Page como sua inspiração para tocar guitarra. Embora ele tivesse aparecido na BBC1, em 1957, com outra guitarra, ele afirmou que a sua primeira guitarra foi uma Futurama Grazioso 1959 de segunda-mão, mais tarde substituída por uma Fender Telecaster.
Os gostos musicais de Page incluíam o skiffle (um género musical inglês popular na época) e tocar o folk acústico, e os sons de blues de Elmore James, B. B. King, Otis Rush, Buddy Guy, Freddie King e Hubert Sumlin. "Basicamente, esse foi o início: a mistura entre o rock e o blues."
  
Início da carreira
Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for Stars”. Após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho. Neil Christian, dos The Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência de digressões, entrando pela primeira vez num estúdio para a gravação de um single, “The Road to Love”.
Enquanto estudante, Page tocou muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All Stars, Alexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb, dos Silhouettes, que lhe pediu para o ajudar gravar uns singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris & Tony Meehan”, “Diamonds", chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.
   
Como músico de estúdio
Depois de fazer alguns trabalhos com Micky Finn, e Carter Lewis and The Southerners Page dedicou-se por completo ao trabalho de estúdio, incluindo “Twist and Shout” de “Brian Poole and The Tremeloes”, “Just like Eddie” dos “Heinz" e, em 1964, “Heart of Stone” dos Rolling Stones, “As tears go by” de Marianne Faithfull, “Tobacco road” dos “The Nashville Teens”, “The crying game” de “Dave Berry", e “Shout”, de “Lulu”. Sob os auspícios do produtor Shel Talmy, Page gravou “You really got me” dos Kinks, (embora houvesse uma disputa sobre quem teria tocado “guitarra solo”, se Page ou Ray Davies); gravou as partes de guitarra de “Baby please don’t go” dos Them e o solo de guitarra no primeiro single dos Who, “I can’t explain”, embora neste caso também exista um desacordo sobre a utilização ou não dessa gravação. Em 1965, Page foi contratado pelo empresário dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham, o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John Mayall, Nico e Eric Clapton, na recém formada Immediate Records. Page também fez uma parceria breve com a sua namorada da altura, Jackie DeShannon. Ele também compôs e gravou músicas para John Williams. Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música rock gravada em Inglaterra entre 1963 e 1966.
Após ter sido convidado para substituir Eric Clapton nos Yardbirds, em março de 1965, Page declinou a oferta e sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Em maio de 1966, o baterista Keith Moon, o baixista John Paul Jones, o teclista Nicky Hopkins, Jeff Beck e Page gravaram "Beck’s bolero". A experiência deu a Page a ideia de formar uma banda com John Entwistle no baixo (em vez de Jones), porém a falta de um vocalista de qualidade e problemas contratuais mandaram o projecto abaixo como um “zeppelin de chumbo" (led). Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra baixo com o grupo, após a partida de Paul Samwell-Smith, até que Chris Dreja foi para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial musical da formação entretanto afundava-se, devido aos conflitos interpessoais causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial.
Page decidiu deixar o seu trabalho em estúdios quando a crescente influência da Stax Records na música popular levou à maior incorporação de arranjos orquestrais para gravações em detrimento das guitarras. No entanto, ele afirmou que seu tempo como tocador de estúdios serviu como uma escolaridade muito boa para o seu desenvolvimento como músico:
Meu trabalho em estúdios foi inestimável. Em um ponto eu estava tocando em pelo menos três sessões por dia, seis dias por semana! E eu raramente sabia de antemão o que eu estava indo tocar. Mas eu aprendi coisas mesmo nas minhas piores sessões - e acreditem, eu toquei algumas coisas horríveis. Finalmente desisti, depois de começar a receber chamadas para criar a Muzak. Eu decidi que não poderia viver mais nessa vida, mas estava a ficar complicado. Eu acho que foi o destino, pois uma semana depois de eu ter parado de fazer sessões, Paul Samwell-Smith deixou a banda The Yardbirds, e eu era capaz de fazer o seu lugar. Mas ser músico era uma boa diversão no começo - a disciplina no estúdio era grande. Eles haviam acabado de contar a canção fora, e você não poderia cometer erros.
   
A formação dos Led Zeppelin
Apesar da partida de Keith Relf e Jim McCarty em 1968, Page preferiu continuar com o grupo com uma formação nova e com o nome, The New Yardbirds. Após alguns espectáculos realizados na sua primeira digressão, os “New Yardbirds” mudaram o nome para Led Zeppelin.
As experiências passadas por Page em estúdio com os Yardbirds foram críticas para o sucesso dos Led Zeppelin na década de 70. Como produtor, compositor e guitarrista para a banda, Page era uma das maiores forças do rock nessa época, com sua guitarra Gibson Les Paul e amplificadores Marshall. O uso de diversas técnicas, tanto a tocar a guitarra como em gravação, fizeram dos Led Zeppelin um protótipo para as futuras bandas rock, em especial para o chamado hard rock, e Page tornou-se especialmente conhecido por tocar a sua Les Paul com um arco de violino, o que acabou entrando para o folclore do rock.
O solo que Jimmy Page toca na canção "Stairway to Heaven" é considerado por muitos o melhor solo de guitarra de todos os tempos.

O símbolo de Page, derivado do símbolo de Saturno, no álbum Led Zeppelin IV
  
Depois dos Led Zeppelin
Após a separação dos integrantes da banda Led Zeppelin, em 1980, Page tentou dar forma a um super grupo com ex membros dos Yes que se chamaria XYZ mas o projeto não deu em nada. Em 1982, foi convidado pelo realizador Michael Winner para gravar a banda sonora do filme Death wish III. Page fez um retorno bem sucedido aos palcos com uma série de concertos de caridade, “ARMS Charity”, em 1983. Page juntou-se a RoyHarper para a gravação de um álbum e digressão. Em 1984, gravou com Robert PlantIn the guise of The Honeydrippers”. Vários outros projectos se seguiram como The Firm, com Paul Rodgers, trabalho de estúdio para Graham Nash, Box of Frogs, e Robert Plant, um álbum a solo Outrider, uma colaboração com David Coverdale em Coverdale Page, e um álbum ao vivo dos Black Crowes.
Em 1994, Page reúne-se com Robert Plant para o penúltimo MTV "Unplugged". O especial de 90 minutos chamado "UnLedded" foi premiado com as mais altas audiências da história da MTV. A banda sonora desse concerto seria editada em 1995 como No quarter. Depois de uma digressão altamente bem sucedida em 1995 para a divulgação de “No quarter”, Page e Plant gravaram Walking into Clarksdale em 1998, o primeiro CD completo juntos desde 1979. Page foi um membro dos Led Zeppelin que deixou sempre aberta a opção para uma reunião do grupo.
Desde 1990, Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos afins, particularmente em The action for Brazil’s children trust (ABC Trust), fundado pela sua esposa, Jimena Gomez-Paratcha, em 1998. Jimmy Page foi homenageado pela banda brasileira cover de Led Zeppelin, Led Brazil, como forma de agradecimento pela colaboração do guitarrista com a causa das crianças de rua, auxiliado pela Task Brazil. Em 2008 participou do documentário No volume máximo [It Might Get Loud], do diretor Davis Guggenheim, ao lado do The Edge (U2) e Jack White (White Stripes).
Em novembro de 2006, os Led Zeppelin foram introduzidos no UK Music Hall of Fame. A transmissão televisiva do evento, que consistiu numa introdução sobre a banda por vários admiradores famosos (incluindo Roger Taylor, Slash, Joe Perry, Steven Tyler, Jack White e Tony Iommi), uma apresentação de um prémio para Jimmy Page, e depois um curto discurso do guitarrista. Depois disso, o grupo de rock Wolfmother desempenhou um tributo ao Led Zeppelin, tocando a música "Communication Breakdown".

Reunion Concert
Em 10 de dezembro de 2007, todos os ex-integrantes do Led Zeppelin fizeram um show em Londres, no The O2 Arena, apelidado de Reunion Concert, o Ahmet Ertegun Tribute Concert. A causa foi um tributo à Ahmet Ertegün, o fundador da Atlantic Records. Para substituir John Bonham, o seu filho, Jason Bonham deu conta dosolicitado . Isso fez com que as expectativas de uma turné de reunião aumentassem, porém, desde 2007 nenhuma reunião do Led Zeppelin ocorreu novamente.
    
Vida pessoal
Page foi companheiro da modelo francesa Charlotte Martin de meados de 1970 até cerca de 82 ou 83 (Page chamava-a de "minha senhora"). Juntos, eles têm uma filha, Scarlet Page (nascida em 1971), que é fotógrafa.
De 1986 a 1995, Page foi casado com Patricia Ecker, uma modela e empregada de bar, de quem tem um filho, James Patrick Page III (nascido em abril de 1988). Page mais tarde casou com Jimena Gómez-Paratcha, que conheceu na turnê No Quarter o Brasil.
Em 1972 Page comprou, a Richard Harris, a casa que William Burges (1827-1881) desenhada pelo próprio, The Tower House, em Londres. "Eu tinha interesse de voltar para a minha adolescência no movimento pré-rafaelita e a arquitetura de Burges", disse ele. "Que mundo maravilhoso para descobrir." A reputação de Burges repousa sobre seus projetos extravagantes e sua contribuição para o revivalismo da arquitetura neogótica do século XIX.
De 1980 até 2004, Page foi proprietário da The Mill House, Mill Lane, Windsor, que antigamente era a casa do ator Michael Caine, na mansão em que morreu o baterista e membro do Led Zeppelin John Bonham.
De acordo com a lista do jornal The Sunday Times, os direitos de autor de Page renderam-lhe cerca de 75 milhões de libras esterlinas e atualmente reside em Sonning, Berkshire.