sexta-feira, janeiro 10, 2014

A poetisa Gabriela Mistral morreu há 57 anos

Gabriela Mistral, pseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga (Vicuña, 7 de abril de 1889 - Nova Iorque, 10 de janeiro de 1957), foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de Vicuña, Chile, a 7 de abril de 1889. O seu pai abandonou a família quando Lucila tinha três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no ano de 1929 e a escritora dedicou-lhe a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. Educada na sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte, sob o pseudónimo de Gabriela Mistral, cuja escolha foi feita para homenagear os seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o provençal Frédéric Mistral.
Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar nos planos de reforma educacional daquele país. O Prémio Nobel transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões culturais das Nações Unidas, até falecer, em Hempstead, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a tragédia do suicídio do noivo, em 1907, marcou toda a sua poesia com um forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas relacionados com as crianças. Na sua obra aparecem, como temas recorrentes, o amor pelos humildes e um interesse mais amplo por toda a humanidade.


DOS ÁNGELES

No tengo sólo un Angel
con ala estremecida:
me mecen corno al mar
mecen las dos orillas
el Angel que da el gozo
y el que da la agonía,
el de alas tremoiantes
y el de las alas fijas.

Yo sé, cuando amanece,
cuál va a regirme el día,
si el de color de llama
o el color de ceniza,
y me les doy como alga
a la ola, contrita.

Sólo una vez volaron
con las alas unidas:
el día del amor,
el de la Epifanía.

¡Se juntaron en una
sus alas enemigas
y anudaron el nudo
de la muerte y la vida!

 
in Tala (1938) - Gabriela Mistral

quinta-feira, janeiro 09, 2014

Rigoberta Menchú - 55 anos

Rigoberta Menchú Tum (Uspantán, El Quiché, 9 de janeiro de 1959) é uma indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia.
Foi agraciada com o Nobel da Paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas, sendo Embaixadora da Boa-Vontade da UNESCO e vencedora do Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional.
 

O poeta João Cabral de Melo Neto nasceu há 94 anos

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. A sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prémios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
A Educação pela Pedra

Uma educação pela pedra: por lições;
Para aprender da pedra, frequentá-la;
Captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
Ao que flui e a fluir, a ser maleada;
A de poética, sua carnadura concreta;
A de economia, seu adensar-se compacta:
Lições da pedra (de fora para dentro,
Cartilha muda), para quem soletrá-la.

Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
E se lecionasse, não ensinaria nada;
Lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
Uma pedra de nascença, entranha a alma.



João Cabral de Melo Neto

Joan Baez - 72 anos

Joan Baez e Bob Dylan

Joan Chandos Baez (Staten Island, 9 de janeiro de 1941) é uma cantora norte-americana de música folk, conhecida pelo seu estilo vocal distinto e opiniões políticas apresentadas abertamente.

Joan Baez foi compositora e intérprete de música popular desde o início dos anos 60 até aos dias atuais. Baez é a irmã mais velha de Mimi Farinia, com quem compartilhou a paixão pela composição e a sua visibilidade como ativista política, embora Farinia o fizesse sem muito alarde e sem tanta observação pública como Baez, durante o tempo que estava viva.
A carreira profissional de Baez começou em 1959 no "Newport Folk Festival", onde, com 18 anos, foi a grande revelação. Ela lançou pela Vanguard Records, no ano seguinte, o seu álbum de estreia, "Joan Baez", uma coleção de baladas tradicionais que vendeu moderadamente bem, chamando a atenção pela qualidade do reportório e pelo seu talento na viola acústico, aliado à sua bela voz de soprano. O álbum seguinte, "Joan Baez, Vol. 2", foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com "Joan Baez in Concert", de 1962. Com apresentações regulares, Joan Baez tornou-se um fenómeno artístico. Em 1963, já era considerada uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos. Em 1964 lança o disco Joan Baez/5, incorporando neste trabalho uma seleção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições dos músicos brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan, impressionada com as suas composições iniciais e incluindo várias delas em seu reportório. Acabaram tornando-se namorados algum tempo, mas o relacionamento acabou em 1965. Entre os seus sucessos históricos desta época, podem ser citados "We shall overcome", "With God on our side", "All my trials", além de outros...

Assim como Dylan, Baez foi influenciada pela apelidada invasão britânica e passou a usar, ainda que discretamente, acompanhamento elétrico, além da sua viola a partir de "Farewell Angelina", de 1965, pouco tempo depois de Dylan começar a experimentar o folk rock. No final dos anos 60, Baez namorou com a poesia (lançando o livro "A Journey Through Our Time") e com a música country (com "One day at time", de 1968). No ano seguinte, lançaria um álbum duplo inteiramente dedicado às canções de Bob Dylan, "Any day now". Também tocou em Woodstock, numa época em que estava inteiramente envolvida na luta contra a Guerra do Vietname.
Em 1968 ela casou com David Harris, um proeminente opositor da Guerra do Vietname, que seria preso no mesmo ano. Harris, fã de música country, fez com que Baez fosse mais influenciada pelo country rock, começando com "David's Album", de 1970 e culminando com o duplo "Blessed are", de 1971, seu último disco pelo selo Vanguard. A sua versão de "The Night They Drove Old Dixie Down" da The Band foi um sucesso, entrando para o Top Ten americano.
Baez foi para a A&M Records em 1972, lançando "Come From The Shadows", um álbum explicitamente político, com ácidas críticas ao Vietname. Após o álbum "Heres to life" (1974), gravado em espanhol, com canções latino-americanas, ela passou a piscar o olho ao pop e a investir nas suas próprias músicas, culminando com o elogiado "Diamonds & Rust", em 1975, o seu disco de maior sucesso nos anos 70. Em 1976, voltou a apresentar-se com Bob Dylan e gravou um álbum duplo ao vivo "From every stage", onde demonstrava a sua permanente empatia com o seu público. No final dos anos 70, ela mudou brevemente para a CBS Records, lançando "European Tour" em 1980, um disco ao vivo, acústico, que marca um retorno a certa simplicidade musical e talvez, ao melhor formato artístico para o seu estilo. Nos anos 80, Joan Baez continuou a se apresentar com frequência, mantendo um público fiel, mas deixou de gravar discos em grandes gravadoras, registando o seu repertório de forma esporádica por pequenos selos e gravadoras independentes.

Joan Baez cantou duas canções que fazem parte da banda sonora do filme Silent Running (Corrida Silenciosa), do diretor Douglas Trumbull (o mesmo responsável pelos efeitos especiais de "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick). O filme é de 1971 e é uma ficção científica ecológica. As músicas são: "Rejoice on the Sun" e "Silent Running"

Nos anos 90, apesar dessas mudanças constantes de gravadora, Baez continuou a lançar os seus álbuns. O CD "Ring them bells", de 1996, foi considerado o melhor trabalho de folk contemporâneo do ano, por revistas especializadas no género. O seu último foi "Dark Chords on a Big Guitar", de 2003, após alguns anos sem gravar.
Joan vive atualmente em Woodside, Califórnia.

Em 2008, Joan Baez comemorou os 50 anos da sua carreira musical com turnês pelos Estados Unidos e Europa. Também lançou o CD Day After Tomorrow, de 2008, produzido pelo cantor e compositor Steve Earle. O CD marcou o regresso de Joan ao Top 200 da Billboard, alcançando na semana de lançamento do álbum a posição n.º 128.




Jimmy Page, o mítico guitarrista dos Led Zeppelin, faz hoje 70 anos!

James Patrick "Jimmy" Page (Heston, 9 de janeiro de 1944), é um musico, produtor musical e compositor inglês, que alcançou sucesso internacional como o lendário guitarrista da banda de rock Led Zeppelin.
Page começou a sua carreira como músico de estúdio em Londres e, em meados da década de 60, tornou-se o guitarrista de sessão mais procurado no Reino Unido. Ele foi um membro dos Yardbirds de 66 a 68 e, posteriormente, fundou os Led Zeppelin.
Page é amplamente considerado como um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. A revista Rolling Stone descreve-o como o "pontífice dos riffs" e classificou-o em terceiro lugar na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos". Em 2010 foi classificado em segundo lugar na lista dos "50 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos". Ele foi colocado duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: uma como um membro dos Yardbirds, em 1992, e uma segunda vez como membro dos Led Zeppelin, em 1995. Page foi uma inspiração para o estilo de guitarra descendente de Johnny Ramone, dos Ramones. Ramone descreveu Page como "provavelmente o maior guitarrista que já existiu". Page foi descrito pela Uncut como "o maior e mais misterioso herói da guitarra no rock". A revista Los Angeles Times considerou Jimmy Page como o segundo maior guitarrista de todos os tempos.

Infância e juventude
Jimmy Page nasceu no subúrbio de Heston, em Middlesex, Londres, que hoje faz parte do London Borough of Hounslow. Filho de Jamas Patrick Page, um gerente industrial, e Patricia Elizabeth Page (nascida Gaffikin), de descendência irlandesa, uma secretária pessoal de um médico. Em 1952 a família mudou para Feltham, e depois, novamente, para Miles Road, Epsom, em Surrey, que foi onde Page obteve a sua primeira guitarra. "Eu não sei se a guitarra foi deixada pelos donos da casa antes de nós, ou se era de um amigo do casal. Ninguém parecia saber por que estava lá". Page começou a tocar o instrumento com 12 anos, ele teve algumas aulas em Kingston, mas, em grande parte, aprendeu tudo sozinho:
Quando eu cresci, não havia muitos outros guitarristas ... Havia outro guitarrista na minha escola que realmente me mostrou os primeiros acordes que aprendi, e eu aprendi a partir de aí. Eu estava aborrecido e aprendi sozinho a tocar guitarra, ouvindo discos. Obviamente, era uma coisa muito pessoal.
Entre as suas primeiras influências estavam os guitarristas de rockabilly, Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado juntos em uma gravação de Elvis Presley. Sua canção "Baby Let's Play House" é citado por Page como sua inspiração para tocar guitarra. Embora ele tivesse aparecido na BBC1, em 1957, com outra guitarra, ele afirmou que a sua primeira guitarra foi uma Futurama Grazioso 1959 de segunda-mão, mais tarde substituída por uma Fender Telecaster.
Os gostos musicais de Page incluíam o skiffle (um género musical inglês popular na época) e tocar o folk acústico, e os sons de blues de Elmore James, B. B. King, Otis Rush, Buddy Guy, Freddie King e Hubert Sumlin. "Basicamente, esse foi o início: a mistura entre o rock e o blues."

Início da carreira
Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for Stars”. Após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho. Neil Christian, dos The Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência de digressões, entrando pela primeira vez num estúdio para a gravação de um single, “The Road to Love”.
Enquanto estudante, Page tocou muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All Stars, Alexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb, dos Silhouettes, que lhe pediu para o ajudar gravar uns singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris & Tony Meehan”, “Diamonds", chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.
  
Como músico de estúdio
Depois de fazer alguns trabalhos com Micky Finn, e Carter Lewis and The Southerners Page dedicou-se por completo ao trabalho de estúdio, incluindo “Twist and Shout” de “Brian Poole and The Tremeloes”, “Just like Eddie” dos “Heinz" e, em 1964, “Heart of Stone” dos Rolling Stones, “As tears go by” de Marianne Faithfull, “Tobacco road” dos “The Nashville Teens”, “The crying game” de “Dave Berry", e “Shout”, de “Lulu”. Sob os auspícios do produtor Shel Talmy, Page gravou “You really got me” dos Kinks, (embora houvesse uma disputa sobre quem teria tocado “guitarra solo”, se Page ou Ray Davies); gravou as partes de guitarra de “Baby please don’t go” dos Them e o solo de guitarra no primeiro single dos Who, “I can’t explain”, embora neste caso também exista um desacordo sobre a utilização ou não dessa gravação. Em 1965, Page foi contratado pelo empresário dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham, o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John Mayall, Nico e Eric Clapton, na recém formada Immediate Records. Page também fez uma parceria breve com a sua namorada da altura, Jackie DeShannon. Ele também compôs e gravou músicas para John Williams. Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música rock gravada em Inglaterra entre 1963 e 1966.
Após ter sido convidado para substituir Eric Clapton nos Yardbirds, em março de 1965, Page declinou a oferta e sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Em maio de 1966, o baterista Keith Moon, o baixista John Paul Jones, o teclista Nicky Hopkins, Jeff Beck e Page gravaram "Beck’s bolero". A experiência deu a Page a ideia de formar uma banda com John Entwistle no baixo (em vez de Jones), porém a falta de um vocalista de qualidade e problemas contratuais mandaram o projecto abaixo como um “zeppelin de chumbo" (led). Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra baixo com o grupo, após a partida de Paul Samwell-Smith, até que Chris Dreja foi para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial musical da formação entretanto afundava-se, devido aos conflitos interpessoais causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial.
Page decidiu deixar o seu trabalho em estúdios quando a crescente influência da Stax Records na música popular levou à maior incorporação de arranjos orquestrais para gravações em detrimento das guitarras. No entanto, ele afirmou que seu tempo como tocador de estúdios serviu como uma escolaridade muito boa para o seu desenvolvimento como músico:
Meu trabalho em estúdios foi inestimável. Em um ponto eu estava tocando em pelo menos três sessões por dia, seis dias por semana! E eu raramente sabia de antemão o que eu estava indo tocar. Mas eu aprendi coisas mesmo nas minhas piores sessões - e acreditem, eu toquei algumas coisas horríveis. Finalmente desisti, depois de começar a receber chamadas para criar a Muzak. Eu decidi que não poderia viver mais nessa vida, mas estava a ficar complicado. Eu acho que foi o destino, pois uma semana depois de eu ter parado de fazer sessões, Paul Samwell-Smith deixou a banda The Yardbirds, e eu era capaz de fazer o seu lugar. Mas ser músico era uma boa diversão no começo - a disciplina no estúdio era grande. Eles haviam acabado de contar a canção fora, e você não poderia cometer erros.

A formação dos Led Zeppelin
Apesar da partida de Keith Relf e Jim McCarty em 1968, Page preferiu continuar com o grupo com uma formação nova e com o nome, The New Yardbirds. Após alguns espectáculos realizados na sua primeira digressão, os “New Yardbirds” mudaram o nome para Led Zeppelin.
As experiências passadas por Page em estúdio com os Yardbirds foram críticas para o sucesso dos Led Zeppelin na década de 70. Como produtor, compositor e guitarrista para a banda, Page era uma das maiores forças do rock nessa época, com sua guitarra Gibson Les Paul e amplificadores Marshall. O uso de diversas técnicas, tanto a tocar a guitarra como em gravação, fizeram dos Led Zeppelin um protótipo para as futuras bandas rock, em especial para o chamado hard rock, e Page tornou-se especialmente conhecido por tocar a sua Les Paul com um arco de violino, o que acabou entrando para o folclore do rock.
O solo que Jimmy Page toca na canção "Stairway to Heaven" é considerado por muitos o melhor solo de guitarra de todos os tempos.

O símbolo de Page, derivado do símbolo de Saturno, no álbum Led Zeppelin IV

Depois dos Led Zeppelin
Após a separação dos integrantes da banda Led Zeppelin, em 1980, Page tentou dar forma a um super grupo com ex membros dos Yes que se chamaria XYZ mas o projeto não deu em nada. Em 1982, foi convidado pelo realizador Michael Winner para gravar a banda sonora do filme Death wish III. Page fez um retorno bem sucedido aos palcos com uma série de concertos de caridade, “ARMS Charity”, em 1983. Page juntou-se a RoyHarper para a gravação de um álbum e digressão. Em 1984, gravou com Robert PlantIn the guise of The Honeydrippers”. Vários outros projectos se seguiram como The Firm, com Paul Rodgers, trabalho de estúdio para Graham Nash, Box of Frogs, e Robert Plant, um álbum a solo Outrider, uma colaboração com David Coverdale em Coverdale Page, e um álbum ao vivo dos Black Crowes.
Em 1994, Page reúne-se com Robert Plant para o penúltimo MTV "Unplugged". O especial de 90 minutos chamado "UnLedded" foi premiado com as mais altas audiências da história da MTV. A banda sonora desse concerto seria editada em 1995 como No quarter. Depois de uma digressão altamente bem sucedida em 1995 para a divulgação de “No quarter”, Page e Plant gravaram Walking into Clarksdale em 1998, o primeiro CD completo juntos desde 1979. Page foi um membro dos Led Zeppelin que deixou sempre aberta a opção para uma reunião do grupo.
Desde 1990, Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos afins, particularmente em The action for Brazil’s children trust (ABC Trust), fundado pela sua esposa, Jimena Gomez-Paratcha, em 1998. Jimmy Page foi homenageado pela banda brasileira cover de Led Zeppelin, Led Brazil, como forma de agradecimento pela colaboração do guitarrista com a causa das crianças de rua, auxiliado pela Task Brazil. Em 2008 participou do documentário No volume máximo [It Might Get Loud], do diretor Davis Guggenheim, ao lado do The Edge (U2) e Jack White (White Stripes).
Em novembro de 2006, os Led Zeppelin foram introduzidos no UK Music Hall of Fame. A transmissão televisiva do evento, que consistiu numa introdução sobre a banda por vários admiradores famosos (incluindo Roger Taylor, Slash, Joe Perry, Steven Tyler, Jack White e Tony Iommi), uma apresentação de um prémio para Jimmy Page, e depois um curto discurso do guitarrista. Depois disso, o grupo de rock Wolfmother desempenhou um tributo ao Led Zeppelin, tocando a música "Communication Breakdown".

Reunion Concert
Em 10 de dezembro de 2007, todos os ex-integrantes do Led Zeppelin fizeram um show em Londres, no The O2 Arena, apelidado de Reunion Concert, o Ahmet Ertegun Tribute Concert. A causa foi um tributo à Ahmet Ertegün, o fundador da Atlantic Records. Para substituir John Bonham, o seu filho, Jason Bonham deu conta dosolicitado . Isso fez com que as expectativas de uma turné de reunião aumentassem, porém, desde 2007 nenhuma reunião do Led Zeppelin ocorreu novamente.
Vida pessoal
Page foi companheiro da modelo francesa Charlotte Martin de meados de 1970 até cerca de 82 ou 83 (Page chamava-a de "minha senhora"). Juntos, eles têm uma filha, Scarlet Page (nascida em 1971), que é fotógrafa.
De 1986 a 1995, Page foi casado com Patricia Ecker, uma modela e empregada de bar, de quem tem um filho, James Patrick Page III (nascido em abril de 1988). Page mais tarde casou com Jimena Gómez-Paratcha, que conheceu na turnê No Quarter o Brasil.
Em 1972 Page comprou, a Richard Harris, a casa que William Burges (1827-1881) desenhada pelo próprio, The Tower House, em Londres. "Eu tinha interesse de voltar para minha adolescência no movimento pré-rafaelita e a arquitetura de Burges", disse ele. "Que mundo maravilhoso para descobrir." A reputação de Burges repousa sobre seus projetos extravagantes e sua contribuição para o revivalismo da arquitetura neogótica do século XIX.
De 1980 até 2004, Page foi proprietário da The Mill House, Mill Lane, Windsor, que antigamente era a casa do ator Michael Caine, na mansão em que morreu o baterista e membro do Led Zeppelin John Bonham.
De acordo com a lista do jornal The Sunday Times, os direitos de autor de Page rendem-lhe cerca de 75 milhões de libras esterlinas e atualmente reside em Sonning, Berkshire.


quarta-feira, janeiro 08, 2014

Giotto morreu há 677 anos

Retrato anónimo, Museu do Louvre

Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano, 1266 - Florença, 8 de janeiro de 1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando as suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Nos seus trabalhos pela península itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.
O Papa Benedito XI decidiu empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele regressou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu enquanto pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo, o que apoia uma tradição da Basílica de Santa Cruz de que um anão, que aparece em um dos afrescos, é um auto-retrato de Giotto.

Dormitio Virginis (detalhe)

Notícia sobre paleontologia na península arábica

Dinossauros da Península Arábica identificados pela primeira vez

Um esqueleto de um titanossauro (fonte Wikipédia)

Um esqueleto de abelissauro, uma família de ceratossauros terópodes (fonte Wikipédia)

Investigadores indicaram esta terça-feira que uma equipa internacional de paleontólogos identificou pela primeira vez duas espécies de dinossauros que viveram na actual Península Arábica.

Estes investigadores encontraram ossadas de cerca de 72 milhões de anos no noroeste da Arábia Saudita, na costa do Mar Vermelho, informou a Universidade de Uppsala, em comunicado.

Essa região, actualmente desértica, era localizada na época na costa de África, e possuía um clima equatorial, enquanto que «a massa terrestre da Arábia estava principalmente sob a água».

Os ossos são das vértebras caudais do titanossauro, um herbívoro da família dos saurópodes que media «aproximadamente mais de 20 metros de comprimento», e dentes de Abelisauridae, um bípede carnívoro da família de terópodes de cerca de seis metros.

«Estes são os primeiros dinossauros de taxonomia reconhecível a serem relatados na Península Arábica», explicou o paleobiólogo australiano da Universidade de Uppsala, Benjamin Kear, no comunicado.

«Os fósseis de dinossauros são excepcionalmente raros na Península Arábica, com apenas um punhado de ossos altamente fragmentados na literatura até ao momento», acrescentou.

Isto é devido à escassez de rochas sedimentares transportadas pelos rios nesta região na era dos dinossauros.

«Dinossauros semelhantes foram encontrados no norte de África, em Madagáscar e tão distante como na América do Sul», lembrou a universidade.

A descoberta, feita por peritos suecos, australianos e da Arábia Saudita durante escavações realizadas sob os auspícios das autoridades sauditas, é descrita numa edição da revista PLOS ONE, lançada no final de dezembro.


NOTA: É pena que a notícia seja ilustrada com um não dinossáurio - um réptil aquático, um plesiossáurio... Os jornalistas continuam a escrever sem terem em atenção que os pormenores, mesmo os científicos, contam. E até o meu filho, com menos de seis anos, percebia um bocadinho mais de dinossáurios para não deixar de se rir da ilustração da notícia, que nos recusamos a publicar.

São Maximiliano Kolbe nasceu há 120 anos

São Maximiliano Maria Kolbe, nascido Rajmund Kolbe, (Zduńska Wola, Polónia, 8 de janeiro de 1894Auschwitz, 14 de agosto de 1941), foi um padre missionário franciscano da Polónia que foi voluntário para morrer de fome no lugar de um pai de família no campo de concentração nazi de Auschwitz, como castigo pela fuga de um outro prisioneiro.
Podemos pensar dele como uma figura-símbolo no panorama do século XX. O próprio Santo Padre, o Papa João Paulo II, em numerosos textos, chama-o de “Santo do nosso século difícil”.
Foi canonizado pelo seu compatriota, o Papa João Paulo II, em 10 de outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.
Fundador do Milícia da Imaculada que criou um boletim de enorme tiragem entre outros meios de divulgação da acção cristã, pelo seu intenso apostolado, é considerado o patrono da imprensa. É igualmente visto como padroeiro especial das famílias em dificuldade, dos que lutam pela vida, da luta contra os vícios, da recuperação da droga e do alcoolismo; é considerado também padroeiro dos presos comuns e políticos.
Em julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe na parte frontral da Abadia de Westminster, em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.

Mouzinho de Albuquerque morreu há 112 anos

Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (Batalha, 12 de novembro de 1855 - Lisboa, 8 de janeiro de 1902) foi um oficial de cavalaria português que ganhou grande fama em Portugal por ter protagonizado a captura do imperador nguni Gungunhana em Chaimite (1895) e pela condução da subsequente campanha de pacificação, isto é de subjugação das populações locais à administração colonial portuguesa, no território que viria a constituir o actual Moçambique, e entre outras coisas uma das mais brilhantes figuras militares portuguesas, herói de Chaimite e de Gaza, durante as gloriosas campanhas de África (1894-1895), e um dos mais notáveis administradores coloniais.
A espectacularidade da captura de Gungunhana e a campanha de imprensa que se gerou aquando de sua chegada a Lisboa e subsequente exílio para os Açores, fizeram de Mouzinho de Albuquerque, malgrado alguma contestação ao seu comportamento ético em Moçambique, uma figura muito respeitada na sociedade portuguesa dos finais do século XIX e inícios do século XX. Era então visto pelos africanistas como esperança e símbolo máximo da reacção portuguesa à ameaça que o expansionismo das grandes potências europeias da altura constituía para os interesses lusos em África.
Foi governador do distrito de Gaza e governador-geral de Moçambique, cargo que resignou em 1898, data em que voltou a Portugal. Foi nomeado responsável pela educação do príncipe real D. Luís Filipe de Bragança. Suicidou-se em 1902, embora algumas fontes atribuam a morte a homicídio.

(...)

A memória de Mouzinho de Albuquerque foi repristinada durante o Estado Novo, sendo apontado como o exemplo do herói da expansão colonial portuguesa e da heroicidade da missão civilizadora que se apontava como justificação para a dominação colonial. Essa heroicidade foi acentuada durante a Guerra Colonial pelo que, pelos seus valorosos feitos em África, o major de cavalaria Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque foi feito patrono da Arma de Cavalaria do Exército Português, sendo apontado como um exemplo para os militares que servem naquela Arma.
Numa tradição que ainda se mantém, sempre que uma força de cavalaria é destacada em missão no estrangeiro, em cerimónia solene é entregue ao comandante da força o Quadro Mouzinho. Sempre que não haja uma força de cavalaria destacada, o Quadro Mouzinho regressa a casa-mãe da cavalaria, a Escola Prática de Cavalaria, local onde se encontram importantes peças do seu espólio. Um busto em cera, moldado da face do próprio Mouzinho aquando da sua morte, está no Museu do Regimento de Lanceiros n.º 2.

Graham Chapman, ator dos Monty Python, nasceu há 72 anos

Graham Arthur Chapman (Leicester, Leicestershire, 8 de janeiro de 1941 - Maidstone, 4 de outubro de 1989) foi um actor e escritor britânico e membro do grupo Monty Python.


B-P morreu há 72 anos

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de fevereiro de 1857 - Nairobi, 8 de janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escutismo.

(...)

O Movimento Escutista continuou a crescer. No dia em que atingiu a "maioridade", completando 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo. Nesta ocasião, B-P recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas apesar deste título, para todos os escuteiros ele continuou e continuará sempre sendo B-P, o Escoteiro-Chefe-Mundial.
Quando suas forças afinal começaram a declinar, depois de completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Olave Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (Guias), movimento também iniciado por Baden-Powell.
Fixaram residência no Quénia, num lugar tranquilo e com um panorama maravilhoso: florestas com quilómetros de extensão, tendo ao fundo montanhas com picos cobertos de neve. Foi lá que morreu B-P, a 8 de janeiro de 1941, faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade. Encontra-se sepultado na Saint Peter's Churchyard, Nyeri, no Quénia.



Shirley Bassey - 77 anos

Shirley Veronica Bassey (Cardiff, 8 de janeiro de 1937) é uma cantora nascida no País de Gales. Os seus trabalhos mais conhecidos são os temas que cantou nos filmes de James Bond: Goldfinger (1964), Diamonds Are Forever (1971), e Moonraker (1979).
Casou-se e divorciou-se duas vezes, teve duas filhas e adotou um menino. Atualmente vive no Mónaco; e realiza turnês pela Europa e Estados Unidos.


Marco Polo morreu há 690 anos

Página de Il Milione / As Viagens de Marco Polo

Marco Polo (Veneza ?, 1254 ? – Veneza, 9 de janeiro de 1324) foi um mercador, embaixador e explorador. Nasceu na República de Veneza no fim da Idade Média. Juntamente com o seu pai, Nicolau Polo (Niccolò), e o seu tio, Matteo, foi um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda. Partiram no início de 1272 do porto de Laiassus (Layes) na Arménia. O relato detalhado das suas viagens pelo oriente, incluindo a China, foi durante muito tempo uma das poucas fontes de informação sobre a Ásia no Ocidente.

Biografia
A data e o local de nascimento exatos de Marco Polo são desconhecidos, e as teorias atuais são na sua maioria conjecturais. No entanto, a data específica mais citada é em algum lugar "em torno de 1254", e é geralmente aceite que Marco Polo nasceu na República de Veneza. Embora o local de nascimento exato seja desconhecido, a maioria dos biógrafos apontam para a própria Veneza como cidade natal de Marco Polo. O seu pai, Niccolò, era um mercador que comerciava com o Oriente Médio, tornando-se rico e alcançando grande prestígio. Niccolò e o seu irmão Maffeo partiram numa viagem para comércio antes de Marco nascer. Em 1260, Nicolau e Maffeo estavam residindo em Constantinopla quando previram uma mudança política; liquidaram os seus ativos em jóias e se mudaram. De acordo com As Viagens de Marco Polo, eles passaram por grande parte da Ásia, e encontraram-se com Kublai Khan. Entretanto, a mãe de Marco Polo morreu e ele foi criado por uma tia e um tio. Marco Polo foi bem educado, aprendendo assuntos mercantis incluindo moeda estrangeira, avaliação e manutenção de navios de carga, embora tenha aprendido pouco ou nada de latim.
Em 1269, Nicolau e Maffeo retornaram a Veneza, encontrando Marco pela primeira vez. Em 1271, Marco Polo (aos dezassete anos de idade), o seu pai e o seu tio partiram para a Ásia, numa série de aventuras que mais tarde foram documentados no livro de Marco. Eles regressaram a Veneza em 1295, 24 anos depois, com muitas riquezas e tesouros. Eles tinham viajado quase 15.000 milhas (24.140 km).
A rota percorrida foi: através da Armênia até o norte da Turcomânia, e passando por Casaria e Sivas, atingiram Arzingan, de onde se avista o monte Ararate. Seguiram o curso do rio Tigre até Bandas, através de Mosul, chegando a Bagdad. Decidiram ir a Ormuz e seguir de barco até à longínqua China, porém ao verificarem as embarcações precárias que seguiam pelo Oceano Índico, decidiram seguir por terra. Rumando norte chegaram a Khubeis, além o deserto de Lut. Depois Damagham, a antiga Hecantompylos de Alexandre. Sempre rumo leste, atravessando desertos, rumaram para Balkh (antiga Báctria Regia). Por fim partiram para nordeste, através dos passos do Pamir, finalmente chegando a grande cidade de Kashgar.
De lá rumo sudeste para Khotan, onde aguardaram outra caravana para atravessar com mais segurança o deserto de Taklamakan. Chegam a Kan-Cheu, onde encontram estátuas gigantescas de Buda. Voltaram-se para sudeste, cruzando o Huang Ho para a cidade de Si-ning, de onde encontraram pela frente a grande estrada Tibete-Pequim.
Dirigiram-se à corte do rei mongol Kublai Khan, neto do poderoso Gengis Khan e, a seu serviço, percorreram a Tartária, a China e a Indochina. O imperador permitiu que os Polos voltassem a Veneza, aproveitando o regresso de uma embaixada de Arghun-Khan, que subira ao trono na Pérsia e solicitava uma princesa da corte chinesa para casar-se. A volta foi via marítima, Kublai-Khan enviou 14 navios e um total de dois mil homens com eles. Como chegaram a Malaca, em meados de maio de 1291, tiveram que esperar ventos favoráveis da monção, que só chegaram em outubro. Estiveram em Ceilão e de lá bordejando a costa da Índia chegaram a Ormuz (Pérsia), após 20 meses da partida. Após entregarem a princesa, os Polo seguiram por terra até Arménia, passando por Trebizonda, Constantinopla e Negroponte, de onde embarcaram para Veneza.
Lá chegando em 1258, Marco Polo comandou um exército na guerra contra Génova (na época cidade considera perigosa), acabando por ser feito prisioneiro. Durante o cativeiro, ditou as suas aventuras de viagem a um prisioneiro, Rusticiano de Pisa (Rustichello da Pisa), que foram traduzidas em latim, em 1315, pelo rei Francisco Pipino. Em 1471, depois de traduzidas em várias línguas, foram impressas. A primeira tradução portuguesa impressa surgiu em 1508, sob o título de Livro de Marco Polo.
As suas crónicas e histórias povoaram imensamente o imaginários de vários povos e chamavam a atenção pela incrível riqueza de detalhes e emoção produzida em suas narrativas.
Ainda existem dúvidas quanto a se Marco Polo fez tudo o que alegou ou se simplesmente narrou histórias que ouviu de outros viajantes. Mas, quaisquer que tenham sido as fontes de A Descrição do Mundo, de Marco Polo, os eruditos reconhecem sua importância. "Nunca antes ou desde então..." , diz um historiador, "...um homem forneceu tão imensa quantidade de novos conhecimentos geográficos ao Ocidente."
O livro de Marco Polo, Il Milione ou As Viagens, é um testemunho da fascinação do homem por viagens, novas paisagens e terras distantes.

Morte
Em 1323, Marco Polo estava acamado devido a doença. Em 8 de janeiro de 1324, apesar dos esforços dos médicos para tratá-lo, Polo estava no seu leito de morte. Para escrever e certificar o seu testamento, a sua família chamou Giovanni Giustiniani, um padre de São Procolo. A sua mulher, Donata, e suas três filhas foram nomeadas por ele como co-executoras de seu testamento. A igreja tinha direito por lei a uma parcela da sua propriedade, mas ele aprovou e ordenou que uma soma adicional devia ser paga ao convento de San Lorenzo, em Veneza, o lugar onde ele desejava ser enterrado. Ele também libertou um "escravo tártaro", que deve tê-lo acompanhado desde a Ásia.
Dividiu o resto do seu património, incluindo várias propriedades, entre indivíduos, instituições religiosas, e cada guilda e fraternidade a que pertencia. Também anulou várias dívidas, incluindo 300 liras que uma sua cunhada lhe devia, e outros do convento de San Giovanni, São Paulo da Ordem dos Pregadores, e de um clérigo chamado frade Benvenuto. Ele ordenou que 220 soldos fossem pagos a Giovanni Giustiniani por seu trabalho como notário e por suas orações. O testamento, que não foi assinado por Marco Polo, mas foi validado pela então relevante regra "signum manus", pela qual o testador só tinha que tocar o documento para fazer cumprir a regra de direito, foi datado de 9 de janeiro de 1324. Devido à lei veneziana afirmando que o dia termina no pôr do sol, a data exata da morte de Marco Polo não pode ser determinada, mas foi entre o pôr do sol de 8 e o de 9 de janeiro de 1324.