Sir Alfred Joseph Hitchcock (
Leytonstone,
Londres,
13 de agosto de
1899 -
Bel Air,
Los Angeles,
29 de abril de
1980), foi um
cineasta inglês, considerado o mestre dos
filmes de
suspense, um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.
Alfred Hitchcock nasceu no bairro de
Leytonstone, bairro no nordeste de
Londres, filho de Emma e William Hitchcock. O seu pai vendia frutas e verduras e ele tinha mais dois irmãos.
A figura de seu pai esteve sempre presente. Quando ele tinha quatro
ou cinco anos, ele o enviou à polícia com uma carta e um policial ao ler
o relato trancou Hitchcock em uma cela por alguns minutos, dizendo:
"Isto é o que se faz com as crianças más.".
Hitchcock nunca entendeu a razão para esta piada, porque seu pai o
chamava de seu "cordeiro sem manchas". Sua infância foi disciplinada,
embora um pouco excêntrica. Solitário, estava sempre isolado mas atento
ao que se passava à sua volta.
Seu pai era um comerciante autoritário da região de
East End.
Aqui começa o interesse do diretor pela questão da transgressão,
presente em todos os seus filmes. Hitchcock raramente falava de sua mãe.
O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os seus anos de
escola, no Convento Howrah, em Poplar. A família havia se mudado em 1906
para esta outra localidade para abrir um novo negócio. Depois de dois
anos, Alfred saiu do convento, pois a família mudou-se novamente, desta
vez para Stepney. Lá, o jovem passou a estudar no
St. Ignatius College, fundado por
jesuítas em 1894 e especialmente conhecido por seu rigor.
O centro jesuíta deixou uma profunda impressão em Hitchcock. Hitchcock se explicaria anos depois:
"O
método de punição, é claro, foi muito dramático. O aluno devia decidir
quando ir para a punição imposta a ele. Devia se dirigir para a sala
especial onde estava o sacerdote encarregado de aplicar a punição. Era
algo como ir para a sua execução. Eu acho que foi mau. Eles não usavam o
mesmo tipo de cinto que assolavam as crianças em outras escolas, era um
de borracha.".
Ele permaneceu até os 14 anos na escola. Em seu primeiro ano se
destacou por sua aplicação e recebeu uma das seis menções honrosas
concedidas pela instituição. Obteve a classificação excelente nas
matérias de
Latim,
francês,
inglês e educação religiosa, as matérias de maior importância no critério dos professores da instituição.
No último ano que passou no colégio jesuíta se destacou pelo seu lado
brincalhão, travesso e infrator. Era conhecido pelo apelido Cocky
(arrogante) entre seus colegas. Ele roubava os ovos do galinheiro dos
jesuítas para jogar nas janelas dos quartos dos sacerdotes, ou,
auxiliado por comparsas, colocava
bombinhas acesas próximo as casas. Esta vertente, por um lado
irónica e de outro travessa, infratora da lei aparece como elemento típico de seus filmes.
Hitchcock lembrava desses anos com amargura e ao mesmo tempo como uma grande influência em seu trabalho.
"Se você tiver sido educado com os jesuítas como eu fui, esses elementos seriam importantes. Eu me sentia aterrorizado pela polícia, pelos jesuítas, pela punição, por um monte de coisas. Estas são as raízes do meu trabalho." Daqueles anos datam também suas visitas ao Museu Negro da
Scotland Yard
para contemplar sua coleção de relíquias criminais, e ao Tribunal do
Crime de Londres, onde assistia julgamentos de assassinatos e tomava
notas à maneira de
Dickens, um de seus escritores favoritos na época, junto com
Walter Scott e
Shakespeare.
Em 1913 ele deixou a escola e passou a definir sua carreira profissional. Começou a estudar
engenharia na
School of Engineering and Navigation, e fez cursos de desenho no departamento de Belas Artes da
Universidade de Londres,
ao mesmo tempo, ajudando os pais em seu comércio. Foi então que
descobriu um novo hobby para o seu tempo de lazer, o cinema, que estava
começando a se estabelecer como uma das mais importantes atividades
recreativas em Londres. A capital tinha mais de quatrocentos
dispositivos de projeção, instalados no entorno de pistas de patinação.
Em dezembro de 1914 o seu pai morreu. Alfred foi profundamente afetado
por esta perda e teve que reconstruir a sua vida com sua mãe. Nesta época,
os irmãos mais velhos já não viviam em casa e a
primeira guerra mundial
já tinhia começado. Eles tiveram que deixar o negócio e voltar a
Leytonstone. O rapaz encontrou trabalho nos escritórios do
Telegraph Henley, empresa
de cabos elétricos. O seu trabalho era rever e calcular o tamanho dos
cabos elétricos e as suas tensões. No entanto, esta ocupação não lhe
agradava e depois de alguns meses foi transferido para o departamento de
publicidade
da empresa. Com este trabalho, onde podia explorar sua criatividade,
ele construiu uma reputação, apesar da sua juventude. Foi poupado ao
recrutamento militar graças ao seu trabalho, pois a empresa colaborava
com a guerra, e também devido à sua
obesidade.
Em 1920, aos vinte e um anos, o jovem leu em uma revista que uma empresa de cinema dos Estados Unidos, a
Famous Players-Lasky Company,
iria criar um estúdio em Londres. Hitchcock apresentou-se nos
escritórios da Famous levando consigo alguns esboços de letreiros para
filmes mudos
que tinha projetado com a ajuda de seu chefe no departamento de
publicidade da Henley. Imediatamente, a empresa o contratou como
desenhista de letreiros, e quando salário que passou a ganhar no novo
emprego lhe permitiu, ele deixou o emprego na Henley. No primeiro ano
trabalhou como letrista em vários filmes, e no ano seguinte passou a ser
responsável por cenários e pequenos diálogos em novos filmes. Ele
escrevia sob a direção de
George Fitzmaurice, que também lhe ensinou as primeiras técnicas de filmagem.
Em 1923, o
escritor, ator e produtor
Seymour Hicks ofereceu a Hitchcock a co-direção de um filme menor,
Always Tell Your Wife, pois o diretor original do filme tinha ficado doente. Logo colaborou em um filme inacabado por falta de verba,
Mrs. Peabody, esta foi a sua primeira experiência verdadeiramente cinematográfica.
Nos estúdios, Hitchcock conheceu
Alma Reville, uma rapariga da mesma idade, nascida em
Nottingham. Extremamente pequena e magra, e grande fã de cinema, ela trabalhou nos estúdios de uma empresa londrina desde os 16 anos, a
Film Company,
e logo passou a trabalhar na Famous. Alma e Hitchcock colaboraram em
vários filmes dirigidos por Graham e Cutts, e em 1923 viajaram para a
Alemanha para produzir um filme cujo roteiro ele mesmo havia escrito,
The prude's fall. No navio de retorno a Inglaterra, Hitchcock declarou-se a Alma e logo iniciaram um longo noivado.
Nos primeiros anos trabalharam juntos em filmes da produtora de
Michael Balcon, a
Gainsbouroug Pictures Ltda., como por exemplo
The blackguard,
um filme para o qual ele teve que viajar diversas vezes para a
Alemanha, circunstância em que aproveitou para conhecer a obra dos
grandes diretores alemães da época, como
Fritz Lang e
Erich von Stronheim. Em 1925, Balcon lhe propôs dirigir uma co-produção anglo-alemã intitulada
The Pleasure Garden.
Era a sua primeira oportunidade como diretor. O resultado, agradou os
dirigentes do estúdio e naquele mesmo ano ele veio a dirigir outros dois
filmes
The mountain eagle ( que não existe mais, o que apenas sobrou foram seis fotos)
The Lodger: A Story of the London Fog, foi seu início no suspense, que mostra a história de uma família que desconfia que seu inquilino seja
Jack, o Estripador. O três filmes estrearam em 1927.
Em 2 de dezembro de 1926 casou-se com Alma de acordo com rituais católicos e estabeleceram-se em
Cromwell Road,
em Londres. Na estreia, os filmes foram bem recebidos pelo público e
críticos. Neles, o diretor aparecia discretamente como figurante, sem
ser incluído como parte do elenco ou roteiro, era a sua maneira de
assinatura em seus filmes, que mais tarde se tornou tão popular.
Aproveitando o sucesso, ele mudou de produtora, e, no final de 1927,
filmou
The Ring, ele também assinava o roteiro do filme que foi produzido pela
British International Pictures. Com este filme se tornou um dos diretores mais conhecidos da Inglaterra e deu início ao seu caminho para a fama internacional.