Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769 - Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante as últimas fases da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (de 20 de março a 22 de junho).
terça-feira, dezembro 02, 2025
A coroação de Napoleão foi há 221 anos
Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769 - Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante as últimas fases da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (de 20 de março a 22 de junho).
Postado por Fernando Martins às 02:21 0 comentários
Marcadores: França, Imperador, Jacques-Louis David, Napoleão Bonaparte, Napoleão I, pintura
A América é para os (norte-)americanos - a Doutrina Monroe faz hoje duzentos e dois anos...
- Julgarmos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia […]
- Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso dos EUA, 1823
- a não criação de novas colónias nas Américas;
- a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos;
- a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e as suas colónias.
Postado por Fernando Martins às 02:02 0 comentários
Marcadores: América, colonialismo, Doutrina Monroe, James Monroe, Presidente dos EUA, USA
Maria Callas nasceu há cento e dois anos...
Postado por Fernando Martins às 01:02 0 comentários
Marcadores: Gianni Schicchi, Maria Callas, música, O Mio Babbino Caro, Ópera, Puccini, soprano, USA
Nate Mendel, o baixo dos Foo Fighters, celebra hoje 57 anos
Postado por Fernando Martins às 00:57 0 comentários
Marcadores: baixo, Foo Fighters, música, Nate Mendel, Post Grunge, Rock alternativo, Times Like These
A Rainha Isabel de Avis morreu há 570 anos...
Do casamento com El-Rei D. Afonso V nasceram três filhos:
Postado por Fernando Martins às 00:57 0 comentários
Marcadores: Afonso V, dinastia de Avis, Isabel de Avis, Rainha de Portugal
Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se independentes há 54 anos
Os Emirados Árabes Unidos são um país árabe localizado no Golfo Pérsico, formados por uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados). Os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de atividades políticas, industriais e culturais.
Antes de 1971, os Emirados Árabes Unidos eram conhecidos como Estados da Trégua, em referência a uma trégua do século XIX entre o Reino Unido e vários xeques árabes. O nome Costa Pirata também foi utilizado em referência aos emirados que ocupam a região do século XVIII até o início do século XX. O sistema político dos Emirados Árabes Unidos, baseado na constituição de 1971, dispõe de vários órgãos ligados intrinsecamente. O islamismo é a religião oficial e o idioma árabe é a língua oficial.
Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possuem uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio. O país tem, atualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo, e é um dos países mais ricos do mundo por produto interno bruto (PIB) per capita, com um PIB nominal per capita de 54.607 dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O país classifica-se na décima quarta posição em paridade de poder de compra per capita e tem, relativamente, um Índice de Desenvolvimento Humano considerado 'muito elevado', ocupando o 34º lugar. No entanto, país é considerado "não livre" pela organização Freedom House. A Human Rights Watch aponta vários atropelos de direitos humanos no país.
Postado por Fernando Martins às 00:54 0 comentários
Marcadores: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Emirados Árabes Unidos, Fujairah, independência, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quwain
Nelly Furtado faz hoje quarenta e sete anos
Nelly Kim Furtado (Victoria, 2 de dezembro de 1978) é uma cantora, compositora e atriz luso-canadiana, filha de emigrantes portugueses, mais propriamente da freguesia de Ponta Garça, em São Miguel, nos Açores.
Postado por Fernando Martins às 00:47 0 comentários
Marcadores: Açores, Canadá, dance pop, folk, hip hop, I'm Like A Bird, música, Nelly Furtado, pop, rythm and blues contemporâneo
Christopher Wolstenholme, baixista dos Muse, comemora hoje 47 anos
Christopher Tony Wolstenholme (Rotherham, 2 de dezembro de 1978) é um músico da Inglaterra e atual baixista da banda Muse.
Postado por Fernando Martins às 00:47 0 comentários
Marcadores: Christopher Wolstenholme, Metal progressivo, Muse, New prog, Rock alternativo, Rock Progressivo, space rock, Starlight
Hernán Cortés morreu há 478 anos...
Postado por Fernando Martins às 00:47 0 comentários
Marcadores: conquistas, Hernán Cortés, Império Asteca, Marquês do Vale de Oaxaca, México, Moctezuma II
Britney Spears - 44 anos
![]()
Postado por Fernando Martins às 00:44 0 comentários
Marcadores: Britney Spears, dance, I'm A Slave 4 U, música
Daniela Ruah celebra hoje 42 anos
Participou no programa da RTP Dança Comigo, versão portuguesa de Dancing with the Stars da ABC (Estados Unidos), tendo sido a vencedora da 1ª temporada.
Em 2007 foi para Nova Iorque com o intuito de estudar e começar uma carreira internacional.
Estudou no Lee Strasberg Theatre and Film Institute de Nova Iorque, continuando a sua carreira.
Como primeiro trabalho nos Estados Unidos, Daniela Ruah participou no spin-off de NCIS e acompanha a nova série NCIS: Los Angeles como uma das co-protagonistas.
Em 2018 apresentou o Festival Eurovisão da Canção 2018 juntamente com Catarina Furtado, Filomena Cautela e Sílvia Alberto.
No dia 17 de fevereiro de 2023, foi anunciada a sua contratação para a SIC, para apresentar o programa "Os Traidores".
Vida pessoal
É sobrinha bisneta, por afinidade, do capitão Artur Carlos de Barros Basto, uma referência no início do século XX para os cripto-judeus e marranos portugueses.
Teve uma relação de dez meses com o ator António Pedro Cerdeira, com quem contracenou em "Tu e Eu". No entanto, o facto da atriz se ter mudado para Nova Iorque teve o seu peso, e os dois resolveram terminar a relação.
Posteriormente, e durante as gravações do filme de George Lucas "Red Tails", conheceu o ator Robert Kazinsky, com quem manteve uma relação por cerca de 3 anos.
Durante as gravações da série da CBS na qual participa, conheceu David Paul Olsen, duplo e irmão mais velho do seu parceiro da série americana NCIS: Los Angeles, Marty Deeks.
Em setembro de 2013, revelou que ficou noiva de David. Semanas mais tarde anunciou no programa Alta Definição da SIC que estava grávida de um menino. O bebé nasceu no dia 30 de dezembro de 2013 e chama-se River Isaac Ruah Olsen.
Em 19 de junho de 2014 casou-se com o duplo norte-americano David Olsen no Farol Hotel, em Cascais.
No dia 18 de abril de 2016 postou uma foto no seu Instagram, revelando que está grávida do seu segundo filho (desta vez uma menina). A 4 de setembro de 2016 nasceu a sua primeira filha, Sierra Esther Ruah Olsen, em Los Angeles.
Postado por Fernando Martins às 00:42 0 comentários
Marcadores: actriz, Daniela Ruah, judeus, NCIS: Los Angeles, televisão
Pablo Escobar morreu há trinta e dois anos...
Pintura de Fernando Botero
Pablo Emilio Escobar Gaviria (Rionegro, 1 de dezembro de 1949 – Medellín, 2 de dezembro de 1993) conquistou fama mundial como o senhor da droga colombiano, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo, graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países. Membros dos governos norte-americano e colombiano, repórteres de jornais e o público em geral consideram-no o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história.
Postado por Fernando Martins às 00:32 0 comentários
Marcadores: Botero, Cartel de Medellín, Colômbia, drogas, narcotráfico, Pablo Escobar
O Parque Arqueológico do Côa tornou-se Património da Humanidade há 27 anos
Os sítios de arte rupestre do Vale do Coa constituem uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22.000 – 10.000 a.C.), situada ao longo das margens do rio Côa, nos municípios de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.
O Vale do Côa apresenta mais de 1.200 rochas, distribuídas por 20 mil
hectares de terreno, com manifestações rupestres, sendo predominantes as
gravuras paleolíticas, executadas há mais de 25.000 anos.
Após alguns anos de trabalhos em campo, uma pequena equipa liderada pelo arqueólogo transmontano, Nélson Rebanda, o património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20.000 anos, o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do Vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal. Desde agosto de 1996, o Parque Arqueológico do Vale do Côa organiza visitas a alguns núcleos de gravuras. No Vale do Côa existem centenas, talvez milhares de gravuras do período Paleolítico. O seu estudo está a ser realizado por uma equipa de arqueólogos coordenada por Mário Varela Gomes e António Martinho Baptista e demorará anos, talvez décadas.
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40–50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem. Os traços são largos, embora sejam por vezes acompanhados de uma grande quantidade de finos traços, que serviram de esboço ou complementavam os anteriores. Noutros casos, estes traços finos desenham formas dificilmente percetíveis. Existem também gravuras preenchidas com traços múltiplos.
As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstrata. Em março de 1995, ainda não se conheciam representações de signos, característicos da arte rupestre paleolítica. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques, extintos). Exclusivos em certos núcleos, eles podem também coexistir com caprídeos e cervídeos. Os animais aparecem isolados ou em associação, constituindo autênticos painéis. As representações de animais podem sobrepor-se mais ou menos densamente, como podem também estar bem individualizadas.
Em agosto de 2010, a UNESCO adicionou Siega Verde ao sítio de arte rupestre do Vale do Côa, criando assim um núcleo transfronteiriço entre o Vale do Douro e a província espanhola de Salamanca .
Entre 2010 e finais de 2017, cerca de 19.000 pessoas visitaram o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Desde 2018 a Arte do Côa (que inclui o Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa) passou a integrar o Itinerário Cultural do Conselho da Europa, onde são representados sítios como Lascaux, Chauvet, Niaux (França), Altamira (Espanha) ou Valcamónica (Itália).
Postado por Fernando Martins às 00:27 0 comentários
Marcadores: Figueira de Castelo Rodrigo, gravuras rupestres, Mêda, Parque Arqueológico do Côa, Património da Humanidade, Pinhel, UNESCO, Vila Nova de Foz Côa
A Batalha de Austerlitz foi há 220 anos
Napoleão em Austerlitz, por François Gérard (Palácio de Versalhes)
Postado por Fernando Martins às 00:22 0 comentários
Marcadores: Batalha de Austerlitz, guerras napoleónicas, Napoleão
Mariska Veres, a vocalista dos Shocking Blue, morreu há dezanove anos...
Nascida em Haia, filha do violinista cigano húngaro Lajos Veres, a quem costumava acompanhar ao piano. O seu pai tinha uma banda cigana, com quem desde pequena Mariska se apresentava; fã de Cliff Richard, tinha seu quarto decorado com fotos do cantor, cujos sucessos interpretava; quando ele fez uma apresentação para a qual a ela comprara o ingresso, acabou por não ir pois, como declarou: "Eu tinha ingressos, mas não conseguia suportar a ideia de deixá-lo ir depois daquela noite". Ainda na adolescência integrou a banda "The Fortunes quando, numa apresentação da cidade de Loosdrecht durante um show dos Golden Earring, acabou descoberta pelo empresário Cees van Leeuwen, que a apresentou ao irmão Robby. Robby havia formado o Shocking Blue em 1967 junto ao baterista Cor van der Beek, o baixista Klaasje van der Wal e tinha como vocalista Fred de Wilde; depois da apresentação em que Mariska impressionara com sua voz poderosa, Cees convencera seu irmão a substituir o vocalista, como declarou depois: "Ela tinha uma voz muito impressionante, bem diferente de todas as outras cantoras. Ela era um pouco como Grace Slick, do Jefferson Airplane. Depois que ela entrou, tudo aconteceu muito rapidamente. O primeiro single que fizemos foi 'Venus', em 1969. Em um ano tudo o que sonhávamos aconteceu. Vendeu milhões em todo o mundo e deu a outros grupos holandeses a crença em seu próprio potencial"; Mariska relembra que ele disse que ela precisava cantar melhor, mas ainda assim a contratou e que ela impusera uma condição: "'Eu não vou para o exterior', eu disse na época, ingenuamente”.
Com sua nova formação o grupo gravou dois discos (Send me a postcard darling e Long and Lonesome Road), com algum sucesso; a seguir Robbie compôs o que viria a ser o grande hit do grupo: "Venus"; a canção teve sucesso inicial na Holanda e já nem constava mais da lista dos "Top 40" no país quando foi lançada nos Estados Unidos e atingiu o primeiro lugar, em 1970. Com o refrão "I'm your Venus, I'm your fire, at your desire" a música esteve no topo europeu, e também no Japão e outros países.
O grupo se desfez em 1974, após uma apresentação na Indonésia; segundo Mariska relatou: “Robbie voltou com icterícia e ficou seis meses sem tocar. A disciplina foi imediatamente perdida. Bebeu muito (...) Então eu saí”; a canção fizera a cantora ganhar bastante dinheiro, embora quem tenha ficado rico com ela foi justamente Robbie, que comprou uma casa em Luxemburgo, onde vivia. Foram ao todo dez álbuns lançados, com mais de quinze singles como "Never Marry a Railroad Man", "Hello Darkness", "Blossom Lady" e "Eve and the Apple"; embora tenham pensado num retorno no final da década de 70 e gravado um single, nunca lançado ("Louise"), somente em 1984 voltaram a fazer algumas apresentações juntos.
Em 1977 Mariska trabalhou como disc jockey numa exclusiva discoteca parisiense, onde as pessoas se admiravam por ela não estar usando sua voz; junto ao companheiro André van Geldorp formou um grupo de hard rock, chamado "Veres"; com a big band Straight Life realizou várias apresentações, cantando jazz, e com o "Mariska Veres Shocking Jazzquintet" gravou um CD nesse estilo e fez apresentações em pequenos locais.
Mariska morreu em 2006, de cancro, aos 59 anos.Postado por Fernando Martins às 00:19 0 comentários
Marcadores: anos 60, Mariska Veres, música, Rock, Shocking Blue, Venus
Eric Woolfson, a alma da banda The Alan Parsons Project, morreu há 16 anos...
Postado por Fernando Martins às 00:16 0 comentários
Marcadores: Eric Woolfson, Eye In The Sky, música, progressive pop, Rock Progressivo, soft rock, The Alan Parsons Project










