| O que é a aristocracia? A aristocracia tanto pode estar no povo como noutra coisa qualquer. (...) O aristocrata é aquele que sobressaiu. |
- Vicente da Câmara |
quarta-feira, maio 07, 2025
D. Vicente da Câmara nasceu há 97 anos...
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A geóloga catedrática Ana Neiva fazia hoje 84 anos...
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Marcadores: Ana Neiva, Cotelo Neiva, Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra
O baterista Bill Kreutzmann nasceu há 79 anos
William Kreutzmann Jr. (Palo Alto, California, May 7, 1946) is an American drummer and founding member of the rock band Grateful Dead. He played with the band for its entire thirty-year career, usually alongside fellow drummer Mickey Hart, and has continued to perform with former members of the Grateful Dead in various lineups, and with his own bands BK3, 7 Walkers and Billy & the Kids.
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A Nona Sinfonia foi executada, pela primeira vez, há duzentos e um anos...
Tito nasceu há cento e trinta e três anos...
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Evita Péron nasceu há 106 anos...
E viva o Pacheco...
MONÓLOGO DO 1.º CORNUDO
I
Acordei um triste dia
Com uns cornos bem bonitos.
E perguntei à Maria
Por que me pôs os palitos.
II
Jurou por alma da mãe
Com mil tretas de mulher
Que era mentira. Também
Inda me custava a crer...
III
Fiquei de olho espevitado
Que o calado é o melhor
E para não re-ser enganado,
Redobrei gozos de amor.
IV
Tais canseiras dei ao físico,
Tal ardor pus nos abraços
Que caí morto de tísico
Com o sexo em pedaços!
V
Esperava por isso a magana?
Já previa o que se deu?...
Do além vi-a na cama
Com um tipo pior do que eu!
VI
Vi-o dar ao rabo a valer
Fornicando a preceito...
Sabia daquele mister
Que puxa muito do peito.
VII
Foi a hora de me eu rir
Que a vingança tem seus quês:
«O mais certo é práqui vir,
Inda antes que passe um mês».
VIII
Arranjei-lhe um bom lugar
Na pensão de Mestre Pedro
(Onde todos vão parar
Embora com muito medo...)
IX
Passava duma semana
O meu dito estava escrito
Vítima daquela magana
Pobre tísico, tadito!
DUETO DOS 2 CORNUDOS
X
Agora já somos dois
A espreitar de cá de cima
Calados como dois bois
Vendo o que faz a ladina
XI
Meteu na cama mais gente
Um, dois, três... logo a seguir!
Não há piça que a contente
É tudo que tiver de vir!
S. PEDRO, INDIGNADO, PRAGUEJA.
XII
- É de mais!... Arre, diabo!
- Berra S. Pedro, sandeu.
–E mortos por dar ao rabo
Lá vêm eles pró Céu!
CORO, PIANÍSSIMO, LIRISMO
NAS VOZES
XIII
Que morre como um anjinho
Quem morre por muito amar!
CORO, AGORA NARRATIVO
OU EXPLICATIVO.
Já formemos um ranchinho
De cá de cima, a espreitar.
XIV
Passam meses, passa tempo
E a bela não se consola...
Já semos um regimento
Como esses que vão prá Ingola!
(ÁPARTE DO AUTOR DAS COPLAS:
«COITADINHOS!»)
XV
Fazemos apostas lindas
Sempre que vem cara nova.
Cálculos, medidas infindas
Como ela terá a cova.
XVI
Há quem diga que por si
Já não lhe topou o fundo...
Outros juram que era assi
Do tamanho... deste Mundo!
XVII
- Parecia uma piscina!
–Diz um do lado, espantado.
- Nunca vi uma menina
Num estado tão desgraçado!
APARTE DO AUTOR, ANTIGO MILITANTE DAS ESQUERDAS (BAIXAS).
XVIII
(Um estado tão desgraçado?!...
Pareceu-me ouvir o Povo
Chorando seu triste fado
nas garras do Estado Novo!)
XIX
O último que chegou cá
Morreu que nem um patego:
Afogado, ieramá,
Nos abismos daquele pego.
O CORO DOS CORNUDOS,
ACOMPANHADO POR S. PEDRO EM SURDINA,
ENTOA A MORALIDADE, APÓS TER
LIMPADO AS ÚLTIMAS LAGRIMETAS
E SUSPIRANDO COMO SÓ OS CORNUDOS SABEM.
XX
Mulher não queiras sabida
Nem com vício desusado,
Que podes perder a vida
Na estafa de dar ao rabo.
XXI
Escolhe donzela discreta
Com os três no seu lugar.
Examina-lhe a greta,
Não te vá ela enganar...
XXII
E depois de veres o bicho
E as maneiras que tem
A funcionar a capricho,
Já sabes se te convém.
XXIII
Mulher calma, é estimá-la
Como a santa no altar.
Cabra douda, é rifá-la...
- Que não venhas cá parar.
XXIV
Este conselho te dão,
E não te levam dinheiro...
Os cornudos que aqui estão
Com S. Pedro hospitaleiro.
XXV
Invejosos quase todos
Dos conos que o mundo guarda
FAZEM MAIS UM BOCADO DE LAMENTAÇÃO.
NOTA DO AUTOR: QUASE,
PORQUE ENTRETANTO
ALGUNS BRINCAVAM UNS COM OS OUTROS.
RABOLICES!
Mas se fornicas a rodos
Tua vinda aqui não tarda!
RECOMEÇA A MORALIDADE, ESTILO
ESTÃO VERDES, NÃO PRESTAM.
ALGUNS BÊBADOS, CORNUDOS
DESPEITADOS OU AMARGURADOS.
VOZES PASTOSAS.
DEVE LER-SE: VIIINHO...VÉLHIIINHO...
XXVI
Melhor que a mulher é o vinho
Que faz esquecer a mulher...
Que faz dum amor já velhinho
Ressurgir novo prazer.
FINALE, MUITO CATÓLICO.
XXVII
Assim termina o lamento
Pois recordar é sofrer.
Ama e fode. É bom sustento!
E por nós reza um pater.
Num dia em que se achou
Mais pachorrento.
in Textos Malditos (1977) - Luiz Pacheco
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Os Rolling Stones lançaram o álbum Paint It Black há 59 anos...
"Paint It Black" is a song recorded in 1966 by the English rock band the Rolling Stones. A product of the songwriting partnership of Mick Jagger and Keith Richards, it is a raga rock song with Indian, Middle Eastern, and Eastern European influences and lyrics about grief and loss. London Records released the song as a single on 7 May 1966 in the United States, and Decca Records released it on 13 May in the United Kingdom. Two months later, London Records included it as the opening track on the American version of the band's 1966 studio album Aftermath, though it is not on the original UK release.
Originating from a series of improvisational melodies played by Brian Jones on the sitar, all five members of the band contributed to the final arrangement, although only Jagger and Richards were credited as songwriters. In contrast to previous Rolling Stones singles with straightforward rock arrangements, "Paint It Black" has unconventional instrumentation including a prominent sitar, the Hammond organ, and castanets. This instrumental experimentation matches other songs on Aftermath. The song was influential to the burgeoning psychedelic genre as the first chart-topping single to feature the sitar, and widened the instrument's audience. Reviews of the song at the time were mixed and some music critics believed its use of the sitar was an attempt to copy the Beatles, and others criticized its experimental style and doubted its commercial potential.
"Paint It Black" was a major chart success for the Rolling Stones, at eleven weeks (including two at number one) on the US Billboard Hot 100, and 10 weeks (including one atop the chart) on the Record Retailer chart in the UK. Upon a re-issue in 2007, it reentered the UK Singles Chart for 11 weeks. It was the band's third number-one single in the US and sixth in the UK. The song also topped charts in Canada and the Netherlands. It received a platinum certification in the UK from the British Phonographic Industry (BPI) and from Italy's Federazione Industria Musicale Italiana (FIMI).
"Paint It Black" was inducted into the Grammy Hall of Fame in 2018, and Rolling Stone magazine ranked the song number 213 on their list of the 500 Greatest Songs of All Time. In 2011, the song was added to the Rock and Roll Hall of Fame's list of "The Songs that Shaped Rock and Roll". Many artists have covered "Paint It Black" since its initial release. It has been included on many of the band's compilation albums, and several film soundtracks. It was played on several Rolling Stones tours.
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Brahms nasceu há 192 anos...
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Tchaikovsky nasceu há 185 anos...
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O RMS Lusitania foi afundado há 110 anos
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İbrahim Gökçek, músico dos Grup Yorum, morreu, durante uma greve de fome, há cinco anos...
Biographie
İbrahim Gökçek, né en 1980 à Kayseri, est bassiste dans le groupe révolutionnaire turc Grup Yorum. Il est marié à Sultan Gökçek, une autre membre de Grup Yorum, détenue en 2020 à la prison de Silivri.
Il est arrêté le 1er mai 2019 et inculpé de «création et direction d'une organisation». En juin, il rejoint la grève de la faim engagée par d'autres membres de Grup Yorum: ceux-ci revendiquent que le gouvernement turc mette fin à la répression contre le groupe, libère ses membres emprisonnés et leur permette de donner des concerts. Le 4 janvier 2020, Helin Bölek et lui annoncent leur décision de prolonger leur jeûne jusqu'à la mort. Le 14, le parquet requiert l'emprisonnement à perpétuité contre Ibrahim Gökçek. Libéré malgré tout en février 2020, il s'installe avec Helin Bölek dans une maison à Küçükarmutlu à Istanbul pour y poursuivre leur grève de la faim.
Le 5 mai 2020, il recommence à s'alimenter - les principaux partis d'opposition lui ont promis de se mobiliser - et est transféré dans un hôpital. Il meurt le 7 mai 2020.
Le lendemain, la police arrête ou disperse aux gaz lacrymogènes les participants à une cérémonie à sa mémoire dans un cemevi du quartier de Sultangazi, et saisit son cercueil. Il est finalement inhumé dans le cimetière de Kayseri, au cours d'une cérémonie qui donne lieu à de nouvelles échauffourées avec la police.
Des membres du Parti d'action nationaliste (MHP) manifestent et menacent de déterrer Ibrahim Gökçek et de brûler sa dépouille, au motif qu'ils le considèrent comme un terroriste. Ces manifestations ont poussé le MHP à fermer les bureaux des Loups gris pendant un certain temps et à licencier son président local.
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Salieri morreu há dois séculos...
Antonio Salieri (Legnago, 18 de agosto de 1750 – Viena, 7 de maio de 1825), foi um compositor de ópera italiano. Foi o compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. A sua música foi bastante conhecida na sua época. As lendas a respeito do seu mau relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até à morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do génio de Mozart, ao mesmo tempo admirador e que possui um bom talento musical. Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor.
Luiz Pacheco nasceu há um século...
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terça-feira, maio 06, 2025
Hoje foi o Dia Nacional do Azulejo...
O ‘Projeto SOS Azulejo’ é uma iniciativa do Museu de Polícia Judiciária (MPJ) que pretende contribuir para a resolução da delapidação do património azulejar, sendo esta destruição causada não só por furto e vandalismo, mas também por demolições e remoções legais constantes.
Contando com o contributo gradual, até 2021, de oito instituições nacionais, o problema tem vindo a ser abordado numa perspetiva interdisciplinar, sendo parceiras do MPJ as seguintes entidades:
- Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP);
- Direção Geral do Património Cultural (DGPC);
- Universidade de Lisboa (FLUL e FBAUL);
- Universidade de Aveiro;
- Instituto Politécnico de Tomar;
- GNR;
- PSP.
A existência do DIA NACIONAL DO AZULEJO serve para celebrar a riqueza excecional do Património Azulejar português, mas também para relembrar a necessidade de o valorizar e defender.
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O primeiro selo postal foi lançado há 185 anos...!
O one penny black (um pêni preto) foi o primeiro selo postal do mundo. Começou a circular em Inglaterra a 6 de maio de 1840. A ideia do selo postal para indicar pré-pagamento do correio foi de Sir Rowland Hill, incluída nas suas propostas de 1837 para a reforma do sistema postal Britânico. Era normal na época o destinatário pagar a postagem no recebimento da correspondência.
No ano seguinte seria substituído pelo one penny red, pois a sua cor negra não permitia que os carimbos fossem visíveis e portanto era possível reutilizar os selos.
Sistemas de entregas postais que utilizavam o que poderia ser selo adesivo existiam antes do Penny Black. Aparentemente a ideia teria já sido sugerida na Áustria, Suécia, e possivelmente Grécia.
Inicialmente, os "penny black" tinham 3/4 de polegadas quadradas, mas foram modificados para as dimensões de 3/4 polegadas de largura por 7/8 polegadas de altura (algo aproximado de 19 x 22 mm) para acomodar a palavra "POSTAGE" no topo do desenho e "ONE PENNY" (um centavo) na parte inferior. Em primeiro plano, a imagem do perfil da Rainha Vitória em fundo negro.
Os dois cantos superiores sustentam Cruzes de Malta com discos solares radiantes nos seus centros; as letras do canto inferior mostram a posição do selo na folha impressa, de "A A" no canto superior esquerdo até "T L" no canto inferior direito. As folhas impressas consistiam em 240 selos em 20 linhas de 12 colunas. Uma folha inteira custava 240 pence ou uma libra; uma fileira de 12 selos custava um xelim. Como o nome sugere, o selo foi impresso em tinta preta.
Raridade
O One Penny Black não é um selo raro. Foram impressas 286.700 folhas, totalizando 68.808.000 selos e uma considerável quantidade desses selos sobreviveu ao tempo, principalmente porque os envelopes não eram usados com frequência. As cartas eram escritas diretamente em papéis de carta emitidos pela autoridade postal, que eram dobrados e selados. Então, se a carta era guardada, o selo sobrevivia.
A única folha completa de selos Penny Black conhecida pertence ao The British Postal Museum and Archive.
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Freud nasceu há 169 anos
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Alexander von Humboldt, o geógrafo, naturalista e explorador alemão, morreu há 166 anos...
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Maria José Valério nasceu há noventa e dois anos...
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