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terça-feira, abril 10, 2018
A maior erupção vulcânica do último milénio foi há 203 anos
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Marcadores: ano sem verão, caldeiras, Indonésia, monte Tambora, nuvens ardentes, Tambora, vulcanismo, Vulcão
O ator Orlando Jones faz hoje cinquenta anos
O poeta Daniel Faria nasceu há 47 anos
Desde que nos deixaste o tempo nunca mais se transformou
Não rodou mais para a festa não irrompeu
Em labareda ou nuvem no coração de ninguém.
A mudança fez-se vazio repetido
E o a vir a mesma afirmação da falta.
Depois o tempo nunca mais se abeirou da promessa
Nem se cumpriu
E a espera é não acontecer — fosse abertura —
E a saudade é tudo ser igual.
in Explicação das Árvores e de Outros Animais (1998) - Daniel Faria
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Marcadores: Beneditinos, Daniel Faria, Igreja Católica, poesia, Singeverga
A atriz Jamie Chung faz hoje 35 anos
O ator Haley Joel Osment (já) tem trinta anos!
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Marcadores: actor, cinema, Haley Joel Osment
O Acordo de Belfast (ou da Sexta-feira Santa) foi assinado há vinte anos
- O princípio que o futuro constitucional da Irlanda do Norte deverá ser decidido pelo voto dos seus cidadãos.
- O comprometimento de todas as partes, em usarem exclusivamente meios pacíficos e democráticos.
- O estabelecimento de uma Assembleia da Irlanda do Norte com poderes legislativos.
- A criação de um 'poder-partilhado' para a atribuição de ministros aos principais partidos, segundo o método de Hondt
- Estabelecimento de um Conselho britânico-irlandês, composto por representantes dos governos da República da Irlanda, da Irlanda do Norte, Reino Unido, Escócia, País de Gales, Ilhas do Canal e Ilha de Man, para a discussão dos assuntos de interesse comum.
- A libertação, no espaço de dois anos, de prisioneiros paramilitares pertencentes a organizações que acatassem o cessar-fogo.
- A deposição das armas no espaço de dois anos.
- A modificação dos artigos 2 e 3 da constituição da Irlanda, referentes à reivindicação do território da Irlanda do Norte pela República da Irlanda.
- Nova legislação sobre policiamento, direitos humanos e igualdade na Irlanda do Norte.
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Marcadores: Acordo da Sexta-feira Santa, Acordo de Belfast, Irlanda, Irlanda do Norte, Reino Unido
segunda-feira, abril 09, 2018
O ator Jean-Paul Belmondo faz hoje 85 anos
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Marcadores: cinema, França, Jean-Paul Belmondo
Adriano Correia de Oliveira nasceu há 76 anos
Capa negra rosa negra - Adriano Correia de Oliveira
Música de António Portugal e Adriano Correia de Oliveira
Letra de Manuel Alegre
Capa negra, rosa negra
Rosa negra sem roseira
Abre-te bem nos meus ombros
Como o vento numa bandeira.
Abre-te bem nos meus ombros
Vira costas à saudade
Capa negra, rosa negra
Bandeira de liberdade.
Eu sou livre como as aves
E passo a vida a cantar
Coração que nasceu livre
Não se pode acorrentar.
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O massacre de Deir Yassin foi há setenta anos
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Marcadores: Irgun, Israel, Mandato Britânico da Palestina, massacre de Deir Yassin, Palestina, palestinianos, terrorismo
A Batalha de La Lys foi há um século...
- A revolução de dezembro de 1917, em Lisboa, que colocou na Presidência da República o Major Doutor Sidónio Pais, o qual alterou profundamente a política de beligerância prosseguida antes pelo Partido Democrático.
- A chamada a Lisboa, por ordem de Sidónio Pais, de muitos oficiais com experiência de guerra ou por razões de perseguição política ou de favor político.
- Devido à falta de barcos, as tropas portuguesas não foram rendidas pelas britânicas, o que provocou um grande desânimo nos soldados. Além disso, alguns oficiais, com maior poder económico e influência, conseguiram regressar a Portugal, mas não voltaram para ocupar os seus postos.
- O moral do exército era tão baixo que houve insubordinações, deserção e suicídios.
- A grande diferença numérica entre as forças portuguesas e as alemãs.
- O armamento alemão era muito melhor em qualidade e quantidade do que o usado pelas tropas portuguesas o qual, no entanto, era igual ao das tropas britânicas.
- O ataque alemão deu-se no dia em que as tropas lusas tinham recebido ordens para, finalmente, serem deslocadas para posições mais à retaguarda.
- As tropas britânicas recuaram em suas posições, deixando expostos os flancos do CEP, facilitando o seu envolvimento e aniquilação.
No entanto, é de realçar o facto de a ofensiva "Georgette" se tratar duma ofensiva já próxima do desespero, planeada pelo Alto Comando da Alemanha Imperial para causar a desorganização em profundidade da frente aliada antes da chegada das tropas norte-americanas, que nessa altura se encontravam prestes a embarcar ou já em trânsito para a Europa.
O objectivo do general Ludendorff no sector português consistia em atacar fortemente nos flancos do CEP, consciente que nesse caso os flancos das linhas portuguesa e britânica vizinha recuariam para o interior das suas zonas defensivas respectivas em vez de manterem uma frente coerente, abrindo assim uma larga passagem por onde a infantaria alemã se pudesse lançar. Coerente com essa táctica e para assegurar que os flancos do movimento alemão não ficassem desprotegidos, os estrategas alemães decidiram-se a simplesmente arrasar o sector português com a sua esmagadora superioridade em capacidade de fogo artilheiro (uma especialidade alemã), e deslocando para a ofensiva um grande número de efectivos como se explica acima, (nas palavras dos próprios: "Vamos abrir aqui um buraco e depois logo se vê!", o que também indicia o estado de espírito já desesperado do planeamento da ofensiva). Nestas condições, não surpreende a derrocada do CEP, que apesar de tudo resistiu como pôde atrasando o movimento alemão o suficiente para as reservas aliadas serem mobilizadas para tapar a brecha.
Esta resistência é geralmente pouco valorizada em face da derrota, mas caso esta não se tivesse verificado a frente aliada na zona poderia ter sido envolvida por um movimento de cerco em ambos os flancos pelo exército alemão, o que levaria ao seu colapso. Trata-se de uma batalha com muitos mitos em volta a distorcerem a percepção do realmente passado nesse dia 9 de Abril de 1918.
Uma situação análoga à da batalha de La Lys foi a da contra-ofensiva alemã nas Ardenas na parte final da Segunda Guerra Mundial, a (Batalha do Bulge), que merece comparação pelas semelhanças entre ambas. Novamente um exército aliado escasso para defender o sector atribuído ao I Exército dos Estados Unidos da América), sujeito a uma ofensiva desesperada por parte do Alto Comando Alemão (OKW - Oberkommando der Wehrmacht), para desorganizar a frente aliada arrombando-a em profundidade, usando para o efeito quatro exércitos completos (dois blindados) para atacar no sector do I exército norte-americano. A consequência foi o colapso local da frente, com retirada desorganizada dos americanos e com milhares a serem feitos prisioneiros pelos alemães, contido depois com as reservas aliadas (incluindo forças sobreviventes da Batalha de Arnhem ainda em recuperação como a 101.ª e a 82.ª divisões aerotransportadas) e com o desvio de recursos de outros exércitos aliados nas regiões vizinhas (com destaque para o III Exército do general Patton), obrigando a passar duma situação de ofensiva geral aliada à defesa do sector das Ardenas a todo o custo. Os aliados só retomariam a iniciativa na frente ocidental passado mais de um mês.
Comparando-se ambas compreende-se melhor a derrocada das forças do CEP em La Lys.
A experiência do Corpo Expedicionário Português no campo de batalha ficou registada na publicação João Ninguém, soldado da Grande Guerra, com ilustrações e texto do capitão Menezes Ferreira.
As cerimónias da comemoração do aniversário da Batalha de La Lys têm lugar, habitualmente, todos os anos no Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Batalha (Leiria) num dos primeiros fins de semana de Abril, com a presença dos vários ramos das forças armadas portuguesas, entre outras entidades.
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A cantora, atriz e modelo inglesa Rachel Stevens faz hoje quarenta anos
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O arquiteto que desenhou a Ópera de Sydney nasceu há um século
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domingo, abril 08, 2018
Donizetti morreu há 170 anos
Óperas
- Il Pigmalione (1816; 13.10.1960 Teatro Donizetti, Bergamo)
- Enrico di Borgogna (14.11.1818 Teatro San Luca, Veneza)
- Una follia (17.12.1818 Teatro San Luca, Veneza) (perdida)
- Le nozze in villa (1821? Teatro Vecchio, Mantua)
- Il falegname di Livonia, ossia Pietro il grande (26.12.1819 Teatro San Samuele, Veneza)
- Zoraïda di Granata (28.1.1822 Teatro Argentino, Roma)
- La zingara (12.5.1822 Teatro Nuovo, Nápoles)
- La lettera anonima (29.6.1822 Teatro del Fondo, Nápoles)
- Chiara e Serafina, ossia I pirati (26.10.1822 Teatro alla Scala Milão)
- Alfredo il grande (2.7.1823 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Il fortunato inganno (3.9.1823 Teatro Nuovo, Nápoles)
- Zoraïda di Granata [rev] (7.1.1824 Teatro Argentino, Roma)
- L'ajo nell'imbarazzo (4.2.1824 Teatro Valle, Roma)
- Emilia di Liverpool (28.7.1824 Teatro Nuovo, Nápoles) (L'eremitaggio di Liverpool)
- Alahor in Granata (7.1.1826 Teatro Carolino, Palermo)
- Don Gregorio [rev of L'ajo nell'imbarazzo] (11.6.1826 Teatro Nuovo, Nápoles)
- Elvida (6.7.1826 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Gabriella di Vergy (1826; 29.11.1869 Teatro San Carlo, Nápoles) (Gabriella)
- Olivo e Pasquale (7.1.1827 Teatro Valle, Roma)
- Olivo e Pasquale [rev] (1.9.1827 Teatro Nuovo, Nápoles)
- Otto mesi in due ore (13.5.1827 Teatro Nuovo, Nápoles) (Gli esiliati in Siberia)
- Il borgomastro di Saardam (19.8.1827 Teatro del Fondo, Nápoles)
- Le convenienze teatrali (21.11.1827 Teatro Nuovo, Nápoles)
- L'esule di Roma, ossia Il proscritto (1.1.1828 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Emilia di Liverpool[rev] (8.3.1828 Teatro Nuovo, Nápoles)
- Alina, regina di Golconda (12.5.1828 Teatro Carlo Felice, Genova)
- Gianni di Calais (2.8.1828 Teatro del Fondo, Nápoles)
- Il paria (12.1.1829 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Il giovedi grasso (26.2.1829? Teatro del Fondo, Nápoles) (Il nuovo Pourceaugnac)
- Il castello di Kenilworth (6.7.1829 Teatro San Carlo, Napoles)
- Alina, regina di Golconda [rev] (10.10.1829 Teatro Valle, Roma)
- I pazzi per progetto (6.2.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Il diluvio universale (28.2.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Imelda de Lambertazzi (5.9.1830 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Anna Bolena (26.12.1830 Teatro Carcano, Milão)
- Le convenienze ed inconvenienze teatrali [rev of Le convenienze teatrali] (20.4.1831 Teatro Canobbiana, Milão)
- Gianni di Parigi (1831; 10.9.1839 Teatro alla Scala Milão)
- Francesca di Foix (30.5.1831 Teatro San Carlo, Nápoles)
- La romanziera e l'uomo nero (18.6.1831 Teatro del Fondo, Nápoles) (libretto perdido)
- Fausta (12.1.1832 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Ugo, conte di Parigi (13.3.1832 Teatro alla Scala Milão)
- L'Elisir d'Amore (12.5.1832 Teatro Canobbiana, Milão)
- Sancia di Castiglia (4.11.1832 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Il furioso all'isola di San Domingo (2.1.1833 Teatro Valle, Roma)
- Otto mesi in due ore [rev] (1833, Livorno)
- Parisina (17.3.1833 Teatro della Pergola, Florença)
- Torquato Tasso (9.9.1833 Teatro Valle, Roma)
- Lucrezia Borgia (26.12.1833 Teatro alla Scala Milão)
- Il diluvio universale [rev] (17.1.1834 Teatro Carlo Felice, Génova)
- Rosmonda d'Inghilterra (27.2.1834 Teatro della Pergola, Florença)
- Maria Stuarda [rev] (18.10.1834 Teatro San Carlo, Naples) (Buondelmonte)
- Gemma di Vergy (26.10.1834 Teatro alla Scala Milão)
- Maria Stuarda (30.12.1835 Teatro alla Scala Milão)
- Marin Faliero (12.3.1835 Théâtre-Italien, Paris)
- Lucia di Lammermoor (26.9.1835 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Belisario (4.2.1836 Teatro La Fenice, Veneza)
- Il campanello di notte (1.6.1836 Teatro Nuovo, Nápoles)
- Betly, o La capanna svizzera (21.8.1836 Teatro Nuovo, Nápoles)
- L'assedio di Calais (19.11.1836 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Pia de' Tolomei (18.2.1837 Teatro Apollo, Veneza)
- Pia de' Tolomei [rev] (31.7.1837, Sinigaglia)
- Betly [rev] ((?) 29.9.1837 Teatro del Fondo, Nápoles)
- Roberto Devereux (28.10.1837 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Maria de Rudenz (30.1.1838 Teatro La Fenice, Veneza)
- Gabriella di Vergy [rev] (1838; 8.1978 recording, Londres)
- Poliuto (1838; 30.11.1848 Teatro San Carlo, Napoles)
- Pia de' Tolomei [rev 2] (30.9.1838 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Lucie de Lammermoor [rev of Lucia di Lammermoor] (6.8.1839 Théâtre de la Rennaisance, Paris)
- Le duc d'Albe (1839; 22.3.1882 Teatro Apollo, Roma) (Il duca d'Alba)
- Lucrezia Borgia [rev] (11.1.1840 Teatro alla Scala Milão)
- Poliuto [rev] (10.4.1840 Opéra, Paris) (Les martyrs)
- La fille du régiment (11.2.1840 Opéra-Comique, Paris)
- L'ange de Nisida (1839; ?)
- Lucrezia Borgia [rev 2] (31.10.1840 Théâtre-Italien, Paris)
- La favorite [rev of L'ange de Nisida] (2.12.1840 Opéra, Paris)
- Adelia (11.2.1841 Teatro Apollo, Roma)
- Rita, ou Le mari battu (1841; 7.5.1860 Opéra-Comique, Paris) (Deux hommes et une femme)
- Maria Padilla(26.12.1841 Teatro alla Scala Milão)
- Linda di Chamounix (19.5.1842 Kärntnertortheater, Viena)
- Linda di Chamounix [rev] (17.11.1842 Théâtre-Italien, Paris)
- Caterina Cornaro (18.1.1844 Teatro San Carlo, Nápoles)
- Don Pasquale (3.1.1843 Théâtre-Italien, Paris)
- Maria di Rohan (5.6.1843 Kärntnertortheater, Viena)
- Dom Sébastien (13.11.1843 Opéra, Paris)
- Dom Sébastien [rev] (6.2.1845 Kärntnertortheater, Viena)
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Notícia sobre Tectónica de Placas...
Segundo um estudo de 2009, realizado por cientistas da Universidade de Rochester, no Reino Unido, o processo parece ter tido início em 2005, com o aparecimento na Etiópia de uma fissura de mais de 60 quilómetros após a erupção do vulcão Dabbahu. A falha não mais deixou de crescer, e mais de uma dezena de novas falhas apareceram entretanto.
Desde então, a teoria de que África se vai dividir em dois continentes ganhou bastante popularidade na comunidade científica, mas nem todos estão de acordo.
Numa entrevista recente à NTV Kenya, o sismólogo queniano Silas Simiyu sustenta que a fissura de Narok não é uma falha vulcânica, mas apenas resultado das abundantes chuvas que se registaram na região. “As camadas de terra abateram devido às chuvas e encheram os canais subterrâneos de água”, diz o cientista queniano.
Mas Lucia Perez Diaz, do Grupo de Pesquisa da Dinâmica de Falhas da Universidade de Londres, não tem dúvidas. Em termos práticos, as duas placas do continente africano estão a separar-se, diz a geóloga ao The Conversation. E as fissuras recentes que apareceram no leste do Grande Vale do Rift são um exemplo de que isso já está a acontecer.
Após um dramático processo, durante uns 50 milhões de anos, teremos então inevitavelmente algo como a Grande Núbia e o Corno de África. Mal podemos esperar.
Postado por Geopedrados às 11:11 0 bocas
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Sara Montiel morreu há cinco anos
Postado por Fernando Martins às 05:00 0 bocas
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