O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
AS INSCRIÇÕES ABREM A PARTIR DO DIA 11 DE JULHO ÀS 15.00
CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM REDE
Nas férias, a ciência sai à rua em todo o país com
centenas de ações de participação gratuita, organizadas por Centros
Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e
associações científicas.
Observar o Sol ou o céu noturno, a biodiversidade de
sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à
paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia são alguns
exemplos de ações em que pode participar.
Este ano as inscrições nas ações do Ciência Viva no Verão são diferentes: para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva, o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Depois do registo poderá inscrever-se nas atividades.
NOTA: que saudades do tempo em que ainda havia Castelos, Faróis, Engenharia, Empresas e afins no programa e em que as associações e universidades também eram membros de pleno direito na organização das atividades - fiz centenas desta forma, como organizador, e participei em dezenas. Agora muitas são a pagar, algumas a preço quase obsceno - e nota-se a falta de algumas instituições e do seu dedo certeiro nas mesmas...
Rodrigo Díaz de Vivar (Burgos, Espanha, 1043 - Valência, 10 de julho de 1099) morreu com 56 anos, chamado O Cid (do mouriscosidi, "senhor") e de Campeador (Campidoctor), foi um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (muçulmanos). A sua vida e feitos tornaram-se, com as cores da lenda, sobretudo devido a uma canção de gesta (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copistaPedro Abád, cujo manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional da Espanha, um referencial para os cavaleiros da idade média.
A imagem que emerge desse manuscrito é a do cavaleiro medieval idealizado: forte, valente, leal, justo e piedoso. Mas há outras fontes que lhe pintam um retrato bem menos favorável.
Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latimCalvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.
Calvino foi inicialmente um humanista.
Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja
católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz
do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser
reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes
na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra
tornou-se definitivamente num centro do protestantismo europeu e João
Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da
Suíça.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos,
Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a
língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma
retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um
estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana.
Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se
observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já
num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o
qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação
alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".
Contudo, a sua maior contribuição situa-se na área da pedagogiamusical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até ao seu falecimento.
É sede de um município com 488,36 km² de área e 7.482 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a nordeste e sueste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Mogadouro e a noroeste por Vimioso.
Nesta região, além do português, fala-se o mirandês, segunda língua oficial em Portugal e que se trata de uma variante local da antiga língua asturo-leonesa, própria do antigo Reino de Leão.
As 13 freguesias de Miranda do Douro (com os nomes em mirandês entre parênteses) são as seguintes:
Placa de identificação de arruamento, em Genísio, com o nome da rua em Mirandês e em Português
A língua mirandesa, ou mirandês, é um idioma pertencente ao grupo asturo-leonês, sem estatuto de segunda língua oficial em Portugal,
mas reconhecida oficialmente e assim protegida (Lei nº 7/99 de 29 de
janeiro). É falada por menos de quinze mil pessoas no concelho de Miranda do Douro e em três aldeias, Angueira, Vilar Seco (em mirandêsBilasseco) e Caçarelhos (em mirandêsCaçareilhos), do concelho de Vimioso, em mirandêsBimioso ou Bumioso, num espaço de 484 km², estendendo-se a sua influência por outras aldeias dos concelhos de Vimioso, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
O mirandês tem três sub-dialetos (central ou normal, setentrional ou raiano, meridional ou sendinês); os seus falantes são em maior parte bilingues ou trilingues, pois falam o mirandês e o português, e por vezes o castelhano.
Os
textos recolhidos em mirandês mostram a envolvência de traços
fonéticos, sintáticos ou vocabulares das diferentes línguas; o
português é mais cantado pelos mirandenses, porque é considerado língua
culta, fidalga, importante.
Greenpeace was opposed to testing and planned to lead yachts to the atoll to protest, including an illegal incursion into French military zones. The Rainbow Warrior had not previously visited New Zealand, but David Lange's New Zealand Labour Party
government opposed nuclear weapons development and had banned
nuclear-armed or powered ships from New Zealand ports. (As a consequence
the United States was in the process of withdrawing from its ANZUS mutual defence treaty obligations.)
The French government decided that in order to stop the planned protest, the Greenpeace flagship would have to be sunk. Operation Satanique would seek to disable the Rainbow Warrior
while it was docked, while trying to prevent any casualties. Twenty
years after the incident, a report by the then head of French
intelligence said that the attack was authorized by French President François Mitterrand.
Agents had boarded and examined the ship while it was open to public viewing. DGSE agent Christine Cabon,
posing as environmentalist Frederique Bonlieu, volunteered for the
Greenpeace office in Auckland. Cabon secretly monitored communications
from the Rainbow Warrior, collected maps, and investigated
underwater equipment, in order to provide information crucial to the
sinking. After the necessary information had been gathered, two DGSE
divers beneath the Rainbow Warrior attached two limpet mines
and detonated them 10 minutes apart. The first bomb went off 11:38
P.M., creating a large hole about the size of an average car. Agents
intended the first mine to cripple the ship so that everybody would be
evacuated safely off when the second mine was detonated. However, the
crew did not react to the first explosion as the agents had expected.
While the ship was initially evacuated, some of the crew returned to
the ship to investigate and film the damage. A Portuguese-Dutch photographer, Fernando Pereira,
returned below decks to fetch his camera equipment. At 11:45 P.M.,
the second bomb went off. Pereira drowned in the rapid flooding that
followed, and the other ten crew members were either safely evacuated
on the order of Captain Peter Willcox or were thrown into the water by the second explosion. The Rainbow Warrior sank four minutes later.
Fernando Pereira
Operation Satanique was a public relations
disaster. France, being an ally of New Zealand, initially denied
involvement and joined in condemnation of what it termed to be a terrorist act. The French Embassy in Wellington denied involvement, stating that "the French Government does not deal with its opponents in such ways".
After the bombing, the New Zealand Police started one of the country's largest police investigations. Most of the agents escaped New Zealand but two, Captain Dominique Prieur and Commander Alain Mafart – posing as married couple 'Sophie and Alain Turenge' and having Swiss passports – were identified as possible suspects with the help of a Neighborhood Watch
group, and were arrested. Both were questioned and investigated, and
their true identities were uncovered, along with the French
government's responsibility. Both agents pleaded guilty to manslaughter and were sentenced to 10 years imprisonment on November 22, 1985.
France threatened an economic embargo of New Zealand's exports to the European Economic Community
if the pair was not released. Such an action would have crippled the
New Zealand economy, which was dependent on agricultural exports to
Britain.
In June 1986, in a political deal with Prime Minister of New ZealandDavid Lange and presided over by United Nations Secretary-GeneralJavier Pérez de Cuéllar, France agreed to pay NZ$13 million (USD$6.5 million) to New Zealand and apologise, in return for which Alain Mafart and Dominique Prieur would be detained at the French military base on Hao Atoll
for three years. However, the two agents had both returned to France
by May 1988, after less than two years on the atoll. Mafart returned
to Paris on December 14, 1987 for medical treatment, and was
apparently freed after treatment. He continued in the French Army and
was promoted to colonel in 1993. Prieur returned to France on May 6,
1988 because she was pregnant, her husband having been allowed to join
her on the atoll. She, too, was freed and later promoted. The removal
of the agents from Hao without subsequent return was ruled to be in
violation of the 1986 agreement.
Three other agents, Chief Petty Officer Roland Verge, Petty Officer Bartelo and Petty Officer Gérard Andries, who sailed to New Zealand on the yacht Ouvéa, were arrested by Australian police on Norfolk Island, but released as Australian law did not allow them to be held until the results of forensic tests came back. They were then picked up by the French submarineRubis, which scuttled the Ouvéa.
A sixth agent, Louis-Pierre Dillais,
commander of the operation, was never captured and never faced
charges. He acknowledged his involvement in an interview with New
Zealand State broadcaster TVNZ in 2005.
A commission of enquiry headed by Bernard Tricot
cleared the French government of any involvement, claiming that the
arrested agents, who had not yet pleaded guilty, had merely been spying
on Greenpeace. When The Times and Le Monde claimed that President Mitterrand had approved the bombing, Defence Minister Charles Hernu resigned and the head of the DGSE, Admiral Pierre Lacoste, was fired. Eventually, Prime MinisterLaurent Fabius
admitted the bombing had been a French plot: On 22 September 1985, he
summoned journalists to his office to read a 200 word statement in
which he said: "The truth is cruel," and acknowledged there had been a
cover-up, he went on to say that "Agents of the French secret service
sank this boat. They were acting on orders."
O seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era portuguêscriptojudeu de Bragança, que, no final do século XVIII, quando ainda pequeno, emigrara com a sua família para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses refugiados da Inquisição. A mãe dele era crioula e tinha o nome Rachel Manzano-Pomie.
Com 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris, para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar conta do negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida: fez em 1852 amizade com o pintor dinamarquês, Fritz Melbye
e a oportunidade de concretizar o seu sonho surgiu com um convite
para acompanhar uma expedição do Fritz Melbye, enviado pelo governo
das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a fauna e a flora da Venezuela, onde passou dois anos.
Pissarro conquistou a sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris e, com ajuda de Melbye, tentando iniciar a sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot e travou amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny,
entre outros pintores impressionistas. Com Monet passou a sair para
pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. Em 1861 casou com
Julie Vellay, de quem teve oito filhos.
Whistler passou a infância nos Estados Unidos até 1843, quando mudou-se
para São Petersburgo, na Rússia, onde seu pai havia sido contratado
para a construção de uma ferrovia no ano anterior. Lá, o menino
Whistler tinha aulas particulares de arte, ingressando na Academia
Imperial de Belas Artes de São Petersburgo, com apenas 11 anos de
idade.
Após a morte do seu pai, em 1849, a família retornou para a América. Em
1851, Whistler entrou para a Academia Militar dos Estados Unidos, em
West Point, onde teve aula de artes com o renomado pintor Robert Walter Weir.
Porém, um ato de indisciplina numa aula de química levou à expulsão
de Whistler da Academia Militar. No ano de 1855, James Whistler viajou
para a Europa para estudar artes. Ele nunca mais retornará aos Estados
Unidos, apesar de manter a sua cidadania americana.
Chegando em Paris, James Whistler alugou um estúdio no Quartier Latin e rapidamente adotou a vida de um artista boémio. Durante um curto período estudou os métodos tradicionais da arte na Ecole Impériale et Spéciale de Dessin e no atelier de Charles Gleyre. Nesta época, namorou uma costureira francesa chamada Heloísa.
Em 1857, ele visitou a "Art Treasures Exhibition",
em Manchester, passando a ter uma paixão pelos grandes mestres
holandeses que permaneceria ao longo de toda sua vida. No Museu do
Louvre conheceu Henri Fantin Latour, e, através dele, entrou no círculo de amizades de Gustave Courbet,
líder dos realistas na época. A sua primeira pintura importante, um
retrato de sua meia-irmã Deborah Haden e sua filha, foi rejeitado no
Salão de 1859, mas admirado por Courbet.
Em agosto de 1858, uma viagem pelo norte da França resultou na série de gravuras "Twelve Etchings from Nature", impressas com a ajuda de Auguste Delâtre, em Paris. As gravuras de Whistler foram aceites no 91º Salão da Royal Academy de Londres, em 1859. O sucesso do seu trabalho incentivou o artista a mudar-se para a capital inglesa.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos, destaca-se a pintura Arranjo em cinza e preto No.1 (1871), popularmente conhecida como Retrato da Mãe do Artista.
James Abbott McNeill Whistler morreu em Londres, com 69 anos de idade, a 17 de julho de 1903.
Neil Francis Tennant nasceu em North Shields, uma pequena cidade inglesa próxima de Newcastle (13 km), filho de William Tennant (n. 1923 - m. 2009) e de Sheila Tennant (n. 1923 - m. 2008).
Recebeu uma educação católica, tendo feito a instrução primária em Cuthbert's Grammar School, em Newcastle. Duas das músicas dos Pet Shop Boys, This Must Be the Place I Waited Years to Leave e It's a Sin, são dedicadas a este período da vida de Neil.
Ainda em criança teve o primeiro contacto com a música, tendo aulas de
guitarra e violoncelo. Com 16 anos, integra a sua primeira banda, de
nome Dust.
Em 1972, com 18 anos, muda-se para Londres, para estudar História, no North London Polytechnic. Começa a trabalhar em 1977,
como editor da revista de banda-desenhada da Marvel. Trabalha também
como ilustrador e jornalista, entrevistando celebridades, para a
revista Madness. Mantém esta linha de atividade até 1983.
A par das atividades literárias, Neil nunca descurou a música, tendo sempre feito pequenas produções. Em agosto de 1981,
Neil necessitava dum amplificador para ligar o sintetizador em casa
e, vai comprá-lo a uma loja de artigos musicais no centro de Londres.
Aí encontra Chris e, ele aconselha-o sobre qual seria o melhor
amplificador. Logo perceberam que poderiam vir a ser grandes amigos e
trocam logo contactos.
Pouco tempo depois, encontram-se num chat
e, conversam sobre os respetivos gostos musicais. Aí, percebem que
podiam compor juntos e, criam logo um nome para a dupla, West End,
devido a ser a zona de Londres onde se tinham conhecido.
Os dois começam a trabalhar a sério em 1982, num pequeno estúdio em Cameden Town, a norte de Londres. Logo são produzidas maquetes de canções como "It's a Sin," "West End Girls," "Rent," e "Jealousy."
A dupla mudou o nome de West End para Pet Shop Boys, devido a uns
amigos de Chris, que trabalhavam numa loja de animais e, também por
apresentarem ambos ideias de defesa dos direitos dos animais.
Em agosto de 1983, em consequência de Tennant, ainda com a sua atividade jornalística, ter feito uma entrevista ao grupo The Police, em Nova Iorque, os dois são convidados pelo produtor Bobby Orlando, para apresentarem as suas maquetes. Já em abril de 1984, era lançado nas rádios, West End Girls.
Após algumas confusões, é fechado contrato definitivo com Bobby Orlando, passando este a ser o empresário da banda.
Apesar disto, a dupla Pet Shop Boys possui um grupo seleto de fãs,
muito fiéis, desde a década de 80 e, ao contrário do que muitos pensam,
as suas músicas não são voltadas exclusivamente para o público
homossexual.
A dupla ainda hoje consegue conquistar fãs adolescentes.
Schreyer foi, e ainda é, especialmente apreciado como pintor de cavalos, da vida camponesa na Valáquia e Moldávia, e de incidentes de batalhas. A sua obra é notável por seus excelentes desenhos de cavalos, e pela
força de observação e da afirmação contundente do artista, e detém um
apreço particular entre os colecionadores franceses e americanos. Das
suas cenas de batalha, há dois quadros no Staatliches Museum Schwerin, e outros na coleção do conde Mensdorff-Pouilly e na Raven Gallery, Berlim. A sua pintura do Avanço da Artilharia da Guarda Imperial pertenceu anteriormente ao Musée du Luxembourg. O Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque possui três pinturas de cenas orientais de Schreyer: Abandonado, Os árabes em marcha e Os árabes fazendo um desvio; e muitos dos seus melhores quadros pertencem às coleções da família Rockefeller, família Vanderbilt, John Jacob Astor, William Backhouse Astor, Sr., August Belmont, e William Walters. No Kunsthalle em Hamburgo está em exposição o seu Comboio de Transporte da Valáquia, e no Instituto Städel, Frankfurt am Main, estão duas de suas cenas valaquianas.
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto (Turim, 9 de agosto de 1776 - Turim, 9 de julho de 1856), foi um advogado e físicoitaliano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. É mais conhecido por suas contribuições para a teoria molecular.
Em sua homenagem, o número de entidades elementares (átomos, moléculas,
íões ou outras partículas) presentes em 1 mole dessa substância é
conhecido como constante de Avogadro (antigamente conhecida como número de Avogadro), cujo valor é 6,02 × 1023 (ou, mais exatamente, 6,022.141 .29(27) × 1023). Formalmente, a constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023. Historicamente, o isótopo de carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque a sua massa atómica podia ser medida de maneira bastante precisa.
Amedeo Avogadro nasceu numa rica e nobre família em Turim, a 9 de
agosto de 1776. O seu pai, o Conde Filippo Avogadro, foi um célebre
advogado, sendo eleito presidente do senado de Piemonte em 1799. Amedeo Avogadro foi para a escola de Turim, seguir a carreira de advogado eclesiástico, e formou-se como bacharel em 1792, com 16 anos. Quatro anos mais tarde defendeu o seu doutoramento.
Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (foi secretário do município de Eridano), Avogadro interessava-se pelas Ciências Naturais. Ainda como secretário da cidade de Eridano, Avogadro começou a estudar ciências por conta própria: física e química e também a matemática.
Em 1809 passou a lecionar física no Realle Collegio de Varcelli.
Dois anos mais tarde, em 1811, fez uma publicação sobre as moléculas e o
átomo, no Jornal Científico, foi uma de suas mais importantes teses,
sobre o hidrogénio e oxigénio da água na verdade, possuir uma reação química (H2O). Em 1820 ingressa na Universidade de Turim como responsável pela cadeira de Física. Trabalhou lá durante trinta anos, período em que boa parte da sua obra foi publicada.
Elaborou a Hipótese de Avogadro, que dizia:
Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas.
— Amedeo Avogadro
Morreu em Turim, a 9 de julho de 1856. Dois anos após a sua morte, o também químico italiano Stanislao Cannizzaro, estabeleceu em definitivo a teoria atómico-molecular.
Rodolfo Enrique Cabral, conocido artísticamente como Facundo Cabral (La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina, 22 de mayo de 1937 - Ciudad de Guatemala, 9 de julio de 2011) fue un cantautor, escritor y filósofo argentino. Se caracterizó por sus composiciones de trova y sus monólogos
con anécdotas personales, parábolas, crítica social para promover la
autorealización, el despertar de la conciencia y la reflexión
espiritual.
Un día antes de su nacimiento, el padre del futuro cantautor se fue del
hogar. Él, su esposa y sus otros siete hijos vivían en casa del abuelo
paterno de Facundo Cabral, quien expulsó al resto de la familia. De
modo que Cabral afirmaría varios años más tarde que su nacimiento se
produciría en una calle de la ciudad de La Plata. Sus primeros años los
pasó en Berisso, localidad adyacente a La Plata. Posteriormente, la
madre de Cabral y sus hijos emigraron hacia Tierra del Fuego, en el sur de Argentina.
A la edad de 9 años, escapó de su hogar y
estuvo desaparecido cuatro meses. Su propósito inicial era llegar hasta
Buenos Aires para conocer al entonces presidente argentino Juan Domingo Perón,
ya que tenía la referencia de que el mandatario "le daba trabajo a los
pobres". Después de una larga travesía, transportado por diferentes
personas, al llegar a la ciudad capital, un vendedor le dio la dirección
de la Casa Rosada y al día siguiente Facundo Cabral, siendo apenas un niño, logró burlar el cerco policial alrededor del mandatario y su esposa, Eva Duarte
y conversó con ambos. En un reportaje en los años 90 confesó que Eva
Perón en ese momento dijo: "Por fin alguien que pide trabajo y no
limosna". Gracias a esta conversación, logró que su madre obtuviera
empleo y el resto de la familia se trasladara a la ciudad de Tandil.
Facundo Cabral tuvo una infancia dura y desprotegida; se convirtió en
un marginal al punto de ser encerrado en un reformatorio pues se había
convertido en alcohólico desde los nueve años de edad. Escapa y luego
cae preso a los 14 años por su carácter violento. En la cárcel, un
sacerdote jesuita
de nombre Simón fue quien le enseñó a leer y escribir, lo puso en
contacto con la literatura universal y lo impulsó a realizar sus
estudios de educación primaria y secundaria, los cuales llevó a cabo en
tres años, en lugar de los doce que era el período normal en Argentina.
Un año antes de salir de la cárcel, Cabral escaparía de la prisión,
aunque recibió aún ayuda del sacerdote. Gracias a un vagabundo, Cabral
conoce la religión aunque declarándose librepensador, sin pertenecer a iglesia alguna. Poco después, se iniciaría como músico y cantante en el medio artístico.
Cabral citaría así sus inicios en el medio musical: "Empecé a cantar
con los paisanos, con la familia Techeiro. Y el 24 de febrero de 1954, un vagabundo me recitó el sermón de la montaña y descubrí que estaba naciendo. Corrí a escribir una canción de cuna, Vuele bajo, y empezó todo."
En 1959, ya tocaba la guitarra y cantaba música folklórica, admiraba a Atahualpa Yupanqui y a José Larralde, se trasladó a Mar del Plata,
ciudad balnearia argentina, y solicitó trabajo en un hotel; el dueño
lo vio con su guitarra y le dio la oportunidad de cantar. Así comenzó
su carrera dedicada a la música; su primer nombre artístico fue El Indio Gasparino. Sus primeras grabaciones no tuvieron mayor repercusión. Luego se presentó con su apellido verdadero.
Durante la última dictadura argentina (1976-1983), era ya considerado un cantautor de protesta, lo que lo obliga a abandonar Argentina en 1976. Se radicó en México, donde continuó componiendo y haciendo presentaciones. Se estima que recorrió 165 países.
En 1984, regresó a Argentina con su nombre consagrado. Ofreció un recital en el Estadio Luna Park. Siguió por Mar del Plata. En 1987, hizo una presentación en el estadio de fútbol de Ferrocarril Oeste, en Buenos Aires, con capacidad para treinta y cinco mil personas. El 5 de mayo de 1994, comenzó una gira internacional.
Se presentó en conciertos junto a Alberto Cortez
en “Lo Cortez no quita lo Cabral” uniendo humor y poesía con las
canciones que hicieron famosos a ambos intérpretes. En enero de 1996,
ambos actuaban en la ciudad de Mar del Plata, cuando Alberto Cortez
debió ser operado debido a una obstrucción en la carótida, así que
Cabral continuó con la gira de la cual se hizo una grabación.
Ya casi invidente, él mismo resumió en una nota: "Fue mudo hasta los 9
años, analfabeto hasta los 14, enviudó trágicamente a los 40 y conoció a
su padre a los 46. El más pagano de los predicadores cumple 70 años y
repasa su vida desde la habitación de hotel que eligió como última
morada".
Sus últimos conciertos los realizó en un gira en Centroamérica. Se presentó en la Ciudad de Guatemala
el martes 5 de julio de 2011 en el Expocenter del Grand Tikal Futura
Hotel, a las veinte horas donde para despedirse expresó lo siguiente:
“ya le di las gracias a ustedes; las daré en Quetzaltenango,
y después que sea lo que Dios quiera, porque Él sabe lo que hace”. El
jueves 7 se presentó en el que sería su último concierto, en el Teatro
Roma de la ciudad de Quetzaltenango, el cual cerró interpretando la canción No soy de aquí, ni soy de allá.
Fue asesinado el 9 de julio de 2011
alrededor de las 05.20 am, en Ciudad de Guatemala, víctima de un
atentado aparentemente dirigido al empresario Henry Fariña el cual
conducía al cantautor y a su representante al Aeropuerto Internacional La Aurora desde el hotel donde se hospedaba, para continuar en Nicaragua
con su gira de presentaciones. El atentado fue perpetrado por varios
sicarios que se dirigían en tres vehículos y armados con fusiles de
asalto en el Boulevard Liberación de dicha ciudad quedando únicamente herido el empresario y fallecido el cantautor.
Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantoraargentina, uma das mais famosas na América Latina. A sua música tinha raízes na música folclórica argentina. Ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva Canción. Apelidada de La Negra
pelos fãs, devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se
erroneamente que era devido aos seus longos cabelos negros), ficou
conhecida como a voz dos "sem voz".
Foi um dos mais influentes bateristas entre o final dos anos 60 e começo dos anos 70. Destacou-se no seu trabalho na banda The Jimi Hendrix Experience
e foi consagrado pelo seu lendário trabalho em canções como "Manic
Depression", e "Third Stone From the Sun". Mitch possuia uma forte
influência do jazz, assim como muitos bateristas da sua época, e foi fortemente inspirado pelo trabalho de Elvin Jones. Ele seguiu-o no seu dinamismo, dando assim um estilo ao grupo, e lhe foi dada a liberdade de inovar junto com Jimi Hendrix, e ainda assim manter seus grooves firmes e sólidos. Mitchel tinha uma batida jazzística no estilo traditional grip,
com a baqueta entre os dedos e com isso, desenvolvia mais a sua
maneira livre de acompanhar as canções de Hendrix. Mitch iniciou um
estilo de tocar, o qual seria chamado mais tarde de fusion.