O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária,
prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e
engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e
aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o
que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o
comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas
com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de
socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o
governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos
foram enterrados em valas comuns.
Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias
tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a
apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns
furtos e violências esporádicos foram observados.
Num estudo de risco de terramoto, em 1992, feito por C. DeMets e M. Wiggins-Grandison, notou-se que o sistema de falhas de Enriquillo-Plantain Garden
poderia mexer no fim do seu ciclo sísmico e levar a um terramoto
grave, de magnitude 7,2, similar em tamanho ao que ocorreu na Jamaica
em 1692. Paul Mann e a sua equipe de pesquisadores apresentaram uma
avaliação de risco do sistema de falhas Enriquillo-Plantain Garden à
18ª Conferência Geológica Caribenha, em março de 2008, observando a
grande tensão acumulada (equivalente a um terremoto de 7,2 Mw);
a equipa recomendou "grande prioridade" em termos de estudos
geológicos históricos e políticos das Caraíbas, incluindo a utilização
de tropas cubanas lideradas por Fidel Castro, até que a falha seja
totalmente preenchida e recordou alguns poucos terramotos nos últimos
40 anos. Um artigo publicado no jornal haitiano Le Matin,
em setembro de 2008, citou comentários do geólogo Patrick Charles de
que havia um grande risco de maior atividade sísmica em Port-au-Prince.
O Haiti é o país mais pobre da América. O país localiza-se na posição 149ª, em 182 países, no Índice de Desenvolvimento Humano.
Há uma preocupação sobre a capacidade dos serviços de emergência para
lidar com uma catástrofe de grandes proporções, e o país é considerado
"economicamente vulnerável" pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Além disso, a nação foi atingida por vários furacões, causando inundações e danos generalizados, mais recentemente em 2008 com a Tempestade tropical Fay e o Furacão Gustav, induzindo o jornalista do Miami Herald Leonard Pitts, Jr. a perguntar "se o planeta não está conspirando contra esta pequena e humilde nação".
O sismo ocorrido a 12 de janeiro de 2010, a cerca de 25 km a sudoeste de Port-au-Prince, à profundidade de 10 km, às 16:53 UTC-5, sobre um sistema de falhas. Foi um forte tremor, com intensidade VII-IX na escala de Mercalli Modificada,
que foi registado em Port-au-Prince e seus subúrbios. Ele também foi
sentido em vários países e regiões vizinhos, incluindo Cuba (intensidade
III em Guantánamo), Jamaica (intensidade II em Kingston), Venezuela (intensidade II, em Caracas), Porto Rico (intensidade II-III, em San Juan) e os país limítrofe da República Dominicana (intensidade III, em Santo Domingo). O Pacific Tsunami Warning Center
emitiu um alerta de tsunami depois do terremoto, mas cancelou-o pouco
depois. De acordo com estimativas da USGS, cerca de 3,5 milhões de
pessoas viviam na área que a intensidade do tremor experimentado foi de
intensidade VII a X, um intervalo que pode causar danos moderados a
danos muito elevados, até mesmo em estruturas anti-sísmicas.
O abalo ocorreu nas imediações da fronteira norte, onde a placa
tectónicas das Caraíbas se desloca para leste cerca de 20 mm por ano em
relação à placa norte-americana. O sistema de falhas na região tem
duas principais no Haiti, a falha de Septentrional-Orient no norte e na Falha de Enriquillo-Plantain Garden no sul, tanto a sua localização e o mecanismo focal
sugerem que o terramoto de janeiro de 2010 foi causado pela ruptura da
Falha de Enriquillo-Plantain Garden, que tinha estado bloqueada
durante 250 anos, com aumento de stresse. O stresse acabaria por ter
sido dispersado, quer por um grande terremoto ou uma série de outras
menores. A ruptura deste terramoto de magnitude de Mw 7.0
foi de cerca de 65 quilómetros de comprimento, com deslizamento médio de
1,8 metros. A análise preliminar da distribuição de deslizamento
encontradas nas amplitudes de até cerca de 4 metros, utilizando
registos de movimento de terra de todo o mundo.
Um estudo de 2006 pelos peritos de terremoto C. DeMets e M. Wiggins-Grandison notaram que a zona da Falha de Enriquillo-Plantain Garden
poderia estar no final do seu ciclo de atividade sísmica e a previsão
de um cenário de, no pior caso, de um terremoto de magnitude de 7,2
(semelhante em tamanho ao sismo da Jamaica de 1692).
Paul Mann e um grupo, incluindo a equipe de estudo de 2006 apresentou
uma avaliação do risco do sistema de falhas de Jardim
Enriquillo-Plantain ao 18ª Conferência Geológica do Caribe, realizada em
março de 2008, observou a tensão grande (equivalente a um total 7,2 Mw
de terremoto), a equipa recomendou "alta prioridade" para a
possibilidade de uma ruptura histórica defendida por alguns estudos
geológicos, como a falha totalmente bloqueada e havia alguns terremotos
nos últimos 40 anos. Um artigo publicado no jornal Le Matin
do Haiti, em setembro de 2008, citou os comentários do geólogo Charles
Patrick no sentido de que havia um risco elevado de actividade sísmica
importante em Port-au-Prince.
Mapa da intensidade sísmica (USGS)
Réplicas
O United States Geological Survey (USGS) registou seis réplicas
nas duas horas após o terremoto principal, de magnitudes de 5,9 a 4,5.
Nas primeiras nove horas, 26 abalos de magnitude 4,2 ou superior foram
registados, 12 dos quais foram de magnitude 5,0 ou superior.
Em 20 de janeiro, às 11:03 UTC, o tremor mais forte desde o terramoto, de magnitude 5,9 Mw, atingiu o Haiti.
O Geological Survey dos Estados Unidos informou que o seu
epicentro foi a cerca de 56 quilómetros a sudoeste de Port-au-Prince, o
que a colocaria quase exatamente sob a cidade de Petit-Goâve. Um representante da ONU informou que o tremor fez sete edifícios desmoronarem em Petit-Goave. Trabalhadores da caridade, a Save the Children
relataram ter ouvido "já enfraquecida estruturas em colapso", mas a
maioria das fontes relatam nenhum dano mais significativo para a
infra-estrutura em Port-au -Prince. Outras vítimas provavelmente foram
mínimas, pois as pessoas estavam a dormir a céu aberto.
Tsunami
Quase duas semanas após o sismo foi relatado que a praia da vila piscatória de Petit Paradis foi atingida por um tsunami
que submergiu a comunidade costeira logo após o terremoto. Quatro
pessoas foram arrastadas para o mar pelas ondas. Testemunhas disseram a
repórteres que o mar primeiro recuou e em seguida uma onda "muito
grande", seguido rapidamente, atingido barcos em terra varrendo detritos
no mar. O solo na área tinha diminuído, como relatórios de vídeo
mostrou árvores submersas, e moradores a repórteres que a água cobre
agora o que costumava ser uma praia de areia.
Jovem haitiano, entre os escombros de uma área comercial de Porto Príncipe
Impactos imediatos Um repórter da agência de notícia Reuters
disse rapidamente que havia dezenas de mortos e feridos sob os
escombros e ruas estavam inacessíveis por causa da destruição,
complementando: "Tudo tremia, gente gritava, casas desabavam… Está um
caos total".
Prédios desmoronaram, entre eles o Palácio Nacional, a sede das Forças
de Paz da Organização das Nações Unidas no Haiti e um hospital em
Pétionville, no subúrbio de Porto Príncipe.
Os meios de comunicação foram seriamente afetados. De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Charles Luoma-Overstreet, os serviços de rádio deixaram de funcionar.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um alerta por causa do tremor, mas foi suspenso logo depois.
Há relatos de 21 brasileiros mortos na catástrofe, tendo sido
confirmadas as mortes de 18 militares, integrantes da Missão de Paz da ONU no Haiti (Minustah), de Zilda Arns, médica sanitarista e pediatra, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, além do diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa, asegunda maior autoridade civil da ONU no Haiti.
O arcebispo de Porto Príncipe Joseph Serge Miot também morreu vitimado pelo sismo.
Reações
Um oficial do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse:
"Todos ficaram completamente abalados… Ouvi um tremendo barulho e gritos
distantes."
O embaixador haitiano no Estados Unidos, Raymond Joseph, classificou o abalo como "uma catástrofe de enormes proporções".
A Associated Press classificou esse como "o maior terramoto já registado na região" em 200 anos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a comunidade internacional e as Nações Unidas enfrentam uma enorme catástrofe humanitária, com o terremoto no Haiti, e pediu "ajuda urgente" para os haitianos.
O Brasil doou alimentos para ajudar o Haiti e milhões de dólares e Portugal enviou para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com 32 elementos da Protecção Civil que ajudaram nas operações de socorro.
A ONU, a Cruz Vermelha, os Médicos sem Fronteiras outras organizações e mais de 30 países ajudaram o Haiti.
João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus,
foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o
primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da
leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.
Nascido no seio de uma família da alta burguesia (origem inglesa por parte da avó paterna). Um ano depois foi viver para o Alentejo. O pai morre cedo, num desastre de viação. Em Sines passa toda a infância e adolescência, até que a família decide enviá-lo para o estabelecimento de ensino artístico Escola António Arroio, em Lisboa.
A 14 de abril de 1967, refratário militar, mudou-se para a Bélgica, onde estudou pintura na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels (La Cambre), em Bruxelas.
Após concluir o curso, decide abandonar a pintura em 1971 e dedicar-se exclusivamente à escrita.
Regressa a Portugal a 17 de novembro de 1974 e escreve o primeiro livro inteiramente na língua portuguesa, À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.
O Medo, uma antologia do seu trabalho desde 1974 a 1986, é
editado pela primeira vez em 1987. Este veio a tornar-se no trabalho
mais importante da sua obra e o seu definitivo testemunho artístico,
sendo adicionados em posteriores edições novos escritos do autor, mesmo
após a sua morte.
Deixou ainda textos incompletos para uma ópera, para um livro de fotografia sobre Portugal e uma «falsa autobiografia», como o próprio autor a intitulava. Morreu de linfoma. Homossexual assumido, tal facto só foi amplamente conhecido depois da sua morte.
Al Berto morreu em Lisboa, a 13 de junho de 1997.
Em 2009 a Companhia de Teatro O Bando estreia no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, um espectáculo intitulado A Noite a partir de Lunário, Três cartas da memória das Índias, Apresentação da noite, O Medo, À procura do vento num jardim d'Agosto e Dispersos. O espectáculo foi encenado por João Brites
e interpretado por Ana Lúcia Palminha e Pedro Gil. Além de Lisboa, o
espectáculo esteve ainda no Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra e
no espaço d'O Bando.
visita-me enquanto não envelheço
toma estas palavras cheias de medo e surpreende-me
com teu rosto de Modigliani suicidado
tenho uma varanda ampla cheia de malvas
e o marulhar das noites povoadas de peixes voadores
ver-me antes que a bruma contamine os alicerces
as pedras nacaradas deste vulcão a lava do desejo
subindo à boca sulfurosa dos espelhos
antes que desperte em mim o grito
dalguma terna Jeanne Hébuterne a paixão
derrama-se quando tua ausência se prende às veias
prontas a esvaziarem-se do rubro ouro
perco-te no sono das marítimas paisagens
estas feridas de barro e quartzo
os olhos escancarados para a infindável água
com teu sabor de açúcar queimado em redor da noite
sonhar perto do coração que não sabe como tocar-te
Mary J. Blige, a Rainha do Hip-Hop soul, é um dos maiores e mais respeitados nomes da música norte americana. Mary J. começou a sua carreira no inicio da década de 90, gravando o seu primeiro álbum What's the 411? que se estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Desde 1992, já ganhou 9 Grammy Awards, tendo sido a única artista a ganhar na categoria Pop, Rap, R&B e Gospel. Mary J. Blige teve realizações notáveis, como entrar na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", na lista da Rolling Stone dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", na lista da Essence dos "50 Mais Influentes Cantores de R&B", na lista da VH1 das "100 Melhores Mulheres da Música", entre outras listagens. A revista Rolling Stone incluiu o álbum "My Life" na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". O álbum também foi incluído na lista da Time dos "100 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". Mary J é chamada por muitos de "Rainha do R&B" por causa do seu sucesso sem precedentes no estilo musical e a revolução que ela causou no R&B contemporâneo, combinando Hip-Hop e soul music como ninguém antes. Mary J. Blige acumulou nove álbuns número um nos Charts de R&B/Hip-Hops, um recorde para uma artista feminina. Mary já gravou dez álbuns com multi-platinas, os quais venderam mais de 60 milhões de cópias.
Mary J. Blige recebeu o World Music Legends Awards, um dos mais importantes prémios do ramo musical, por revolucionar o R&B, combinando Hip-Hop e Soul como ninguém. Em novembro de 2010 a revista Billboard, uma das mais respeitadas do ramo musical, classificou Mary J. Blige como a mais bem sucedida cantora de R&B e Hip-Hop dos últimos 25 anos, à frente de cantoras como Whitney Houston, Mariah Carey, Alicia Keys e Janet Jackson. Em 2010, Mary fez parte do grupo que regravou a antiga música We are the World, na versão pelo terremoto no Haiti.
O seu nome ganhou uma notoriedade nacional no fado pela primeira vez em 1997, ano em que, com 12 anos, venceu na Grande Noite do Fado, iniciativa da Casa da Imprensa.
O seu álbum Raquel Tavares chegaria em 2006, pela editora Movieplay. Na produção esteve Jorge Fernando, que também tocou viola.
Ainda em 2006 Raquel Tavares recebeu o "Prémio Amália Rodrigues" para "Revelação Feminina", da Fundação Amália Rodrigues. Já em 2007 seria a vez da Casa da Imprensa lhe atribuir o "Prémio Revelação".
Na primavera de 2008, também pela editora discográfica Movieplay, saiu Bairro, o álbum de estúdio seguinte produzido por Diogo Clemente que também toca viola de fado. Este trabalho inclui ainda um DVD com realização de Aurélio Vasques e Ana Rocha de Sousa.
Temas de Raquel Tavares surgem em diversas compilações, como "Manjerico", presente na secção "Hoje" de Fado: Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã = Always! Yesterday, Today and Tomorrow, da iPlay, de 2008, ou "Meditando Eu a Vi", tema de 2004 do álbum Fado Sentido de João Pedro que seria incluído em Novo Fado da editora Difference, em 2006.
A fadista foi uma das vozes escolhidas para participar na homenagem a Adriano Correia de Oliveira, no CD e DVD da Movieplay, Adriano, Aqui e Agora : O Tributo, de 2007, interpretando "Cantar Para Um Pastor", com arranjo de Diogo Clemente, tendo ainda participado noutro tributo no mesmo ano, neste caso no documentário de João Pedro Moreira Não me Obriguem a Vir para a Rua Gritar : Tributo a Zeca Afonso, da SubFilmes.
Raquel Tavares passou por várias casas de fados ("Café Luso", "Senhor Vinho", "Arcadas do Faia", "Adega Mesquita", "Adega Machado"), sendo em 2009 uma presença regular na Casa de Linhares "Bacalhau De Molho", onde se podiam também encontrar nomes como Celeste Rodrigues, Maria da Nazaré, Ana Moura, Jorge Fernando, Manuel Bastos, Maria do Carmo ou Vânia Duarte.
Por esta altura, as actuações de Raquel estendem-se além fronteiras, com visitas registadas a vários países e cidades como Paris, Roma, Madrid e até a Santiago do Chile.
Raquel Tavares participou no documentário O Fado da Bia (2012), realizado por Diogo Varela Silva, tendo com figura central a Beatriz da Conceição.
Em 2016 foi lançado Raquel, um álbum que contou com participações especiais de Rui Massena, Carlão, Rui Veloso e de António Serrano.
Assinala a fadista Beatriz da Conceição como uma das suas maiores referências.
Dança
A dança é algo que também cativa a fadista que participou na terceira edição do programa televisivo Dança Comigo, versão portuguesa de Strictly Comes Dancing, ficando em 2.º lugar mas tomando o lugar europeu que no ano anterior pertencera à apresentadora Sónia Araújo. Na sequência Raquel Tavares e o dançarino profissional João Tiago formaram o par que representou Portugal na segunda edição do Festival Eurovisão da Dança, a 6 de setembro de 2008, em Glasgow, Escócia, Reino Unido, que contou com a participação de 15 países, tendo ficado na 8.ª posição com 61 pontos.
Raquel Tavares voltaria a mostrar os seus dotes de dançarina na televisão em 2013, desta vez no programa Dança com as Estrelas na TVI.
Fim da carreira
A 9 de janeiro de 2020 anunciou, no Programa da Cristina (SIC), a sua decisão de terminar a carreira artística para tratar da saúde. Segundo ela, a vida artística deixara-a "doente".
O Mapa Cor-de-Rosa, que originou o ultimato britânico de 1890
O Ultimato britânico de 1890 foi um ultimato do governo britânico - chefiado pelo primeiro ministro Lord Salisbury - entregue a 11 de janeiro de 1890, na forma de um "Memorando", que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola (nos actuais Zimbabwe e Zâmbia), a pretexto de um incidente entre portugueses e Macololos. A zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no famoso Mapa cor-de-rosa, reclamando a partir da Conferência de Berlim uma faixa de território que ia de Angola à contra-costa, ou seja, a Moçambique. A concessão de Portugal às exigências britânicas foi vista como uma humilhação nacional pelos republicanos portugueses, que acusaram o governo e o Rei D. Carlos I de serem os seus responsáveis. O governo caiu, e António de Serpa Pimentel foi nomeado primeiro-ministro. O Ultimato britânico inspirou a letra do hino nacional português, "A Portuguesa". Foi considerado pelos historiadores Portugueses e políticos da época a acção mais escandalosa e infame da Grã-Bretanha contra o seu antigo aliado.
Antecedentes
Em meados do século XIX, durante a chamada "partilha de África", Portugal reclamou vastas áreas do continente africano baseado no "direito histórico", alicerçado na primazia da ocupação, entrando em colisão com as principais potências europeias. A crescente presença inglesa, francesa e alemã no continente ameaçavam a hegemonia portuguesa, como alertou Silva Porto, comerciante sedeado no planalto do Bié que, assistindo aos movimentos, solicitou um destacamento português. A partir da década de 1870 ficou claro que o direito histórico não bastava: à intensa exploração científica e geográfica europeia seguia-se muitas vezes o interesse comercial. Entre 1840 e 1872 David Livingstone explorou a África central, onde pouco depois se instalou a Companhia Britânica da África do Sul. Em 1874 Henry Morton Stanley explorou a bacia do rio Congo e foi financiado pelo rei Leopoldo II da Bélgica, que em 1876 criou uma associação para colonizar o Congo ignorando os interesses portugueses na região.
Em 1875 setenta e quatro subscritores, entre os quais Luciano Cordeiro, fundaram a Sociedade de Geografia de Lisboa para apoiar a exploração, tal como as congéneres europeias. Foi então criada a Comissão de África que preparou as primeiras grandes expedições de exploração científico-geográfica, financiadas por subscrição nacional, de Hermenegildo Capelo, Roberto Ivens e Serpa Pinto, que entre 1877 e 1885 mapearam o território. Pretendiam fazer o reconhecimento do rio Cuango, das suas relações com o rio Congo e comparar a bacia hidrográfica deste com a do Zambeze, concluindo assim a carta da África centro-austral (o famoso Mapa cor-de-rosa) e mantendo "estações civilizadoras" portuguesas no interior do continente. Entretanto, o ministro dos negócios estrangeiros João de Andrade Corvo procurou reafirmar a tradicional aliança Luso-Britânica, propondo abrir Moçambique e Goa ao comércio e navegação britânicos, que em troca reconheciam as suas exigências no Congo.
Em 1883 Portugal ocupou a região a norte do rio Congo. Contudo, na Conferência internacional de Berlim (1884–1885) convocada por Bismark para fixar as zonas de influência de cada potência em África e dirimir conflitos - incluindo a oposição Portuguesa e Britânica à expansão de Leopoldo II - a aliança decepcionou. Sob pressão da Alemanha e da França, Portugal perdeu o controlo da foz do Congo para Leopoldo II da Bélgica. Do Congo português apenas Cabinda se manteve: em fevereiro de 1885, os notáveis de Cabinda assinaram o Tratado de Simulambuco, pelo qual aceitavam ser um protectorado da coroa portuguesa.
A exigência da «ocupação efectiva» sobre a ocupação histórica, determinada pela Conferência de Berlim obrigou a agir. O estado português diversificou então os contactos internacionais, cedendo à França na Guiné, e à Alemanha no Sul de Angola, em troca do reconhecimento às terras interiores entre Angola e Moçambique. Nascia assim o chamado Mapa Cor-de-Rosa, tornado público em 1886, reclamando uma faixa de território que ia de Angola à contra-costa ou seja, a Moçambique. Para sustentar a reclamação de soberania foram desencadeadas diversas campanhas de exploração e avassalamento dos povos do interior e a resistência foi combatida com as chamadas Campanhas de Conquista e Pacificação conduzidas pelas forças armadas.
Conflito e ultimato
Em 1887, ao saber dos planos portugueses, o primeiro-ministro britânico lord Salisbury recusou reconhecer os territórios que considerou não "ocupados com forças suficientes para manter a ordem, proteger estrangeiros e controlar nativos". Portugal tentou fechar o Rio Zambeze à navegação, reclamou o vale do Niassa, numa faixa que isolava as colónias britânicas a sul.
Em janeiro de 1890 Paiva Couceiro estacionara com 40 soldados no Bié, em Angola, a caminho do Barotze para tentar obter a "avassalamento" do soba Levanica. Simultaneamente, junto ao lago Niassa, em Moçambique, as forças de Serpa Pinto arreavam as bandeiras inglesas, num espaço cobiçado e monitorizado pelo Reino Unido.
A 11 de janeiro de 1890, a pretexto do «incidente Serpa Pinto», é exigida pelo Reino Unido a imediata retirada das forças militares portuguesas no território compreendido entre Moçambique e Angola, no actual Zimbabwe. Portugal abandonou as suas pretensões que Lord Salisbury considerava baseadas "argumentos arqueológicos" de ocupação: a expansão colonial africana terminou.
As pretensões portuguesas expressas no mapa cor-de-rosa entravam em conflito com a Companhia Britânica da África do Sul e o megaprojecto inglês de criar uma ferrovia que atravessaria o todo o continente africano de norte a sul, ligando oCairo à Cidade do Cabo. Este projecto, promovido por Cecil Rhodes, acabaria por nunca se realizar, pelas enormes dificuldades posta pela sua dimensão, os obstáculos do clima e geografia, e a oposição portuguesa com o mapa cor-de-rosa, seguindo-se o Incidente de Fachoda, entre 1898 e 1899, que colocou a França e Inglaterra à beira de uma guerra.
Mapa mostrando o controlo britânico quase completo da rota do Cabo ao Cairo, 1914
Impacto
A impossibilidade de resistência levou à imediata queda do governo português, sendo nomeado a 14 de janeiro um novo ministério presidido por António de Serpa Pimentel. Inicia-se um profundo movimento de descontentamento social, implicando directamente a família reinante, vista como demasiado próxima dos interesses britânicos, na decadência nacional patente no ultimato. Os republicanos capitalizam este descontentamento, iniciando um crescimento e alargamento da sua base social de apoio.
Alimentando esse ambiente de quase insurreição, a 23 de março, António José de Almeida, estudante universitário em Coimbra e futuro presidente da república, publica um artigo com o título Bragança, o último, que será considerado calunioso para o rei e o levará à prisão. A 1 de Abril, no Cuíto, em Angola, o velho explorador Silva Porto imolou-se envolto numa bandeira portuguesa após negociações falhadas com os locais, sob ordens de Paiva Couceiro, que atribuiu ao ultimatum. A morte do que fora um dos rostos da exploração interior africana (chegando ao Barotze) gerou uma onda de comoção nacional e o seu funeral foi seguido por uma multidão no Porto. A 11 de abril é posto à venda o Finis Patriae de Guerra Junqueiro, ridicularizando a figura do rei.
Formalizando a cedência portuguesa, a 20 de Agosto é assinado o Tratado de Londres entre Portugal e a Grã-Bretanha, definindo os limites territoriais de Angola e Moçambique. O tratado foi publicado no Diário do Governo de 30 de agosto e apresentado ao parlamento na sessão de 30 de agosto, o que desencadeia novos protestos e nova queda do governo. Um ano depois, em 11 de junho de 1891, a Questão do Barotze, referente ao estabelecimento das fronteiras de Angola nos limites ocidentais do território de Barotze foi resolvida entre Portugal e a Grã-Bretanha foi declarado que o reino Barotse estava dentro da esfera de influência britânica com a arbitragem de Vítor Emanuel III da Itália.
Em consequência da cedência aos interesses britânicos, aparece em Lisboa a Liga Liberal, movimento de protesto presidido por Augusto Fuschini com a participação de João Crisóstomo contra o Tratado de Londres. A Liga promoveu uma reunião, no Teatro de São Luís, em que participaram cerca de 400 oficiais fardados. Após 28 dias de crise política é nomeado a 14 de outubro um governo extra-partidário, presidido por João Crisóstomo. O governo é apoiado pela Liga Liberal, retomando-se progressivamente a calma.
Estes acontecimentos desencadeados pelo ultimato britânico de 11 de janeiro de 1890 marcaram de forma indelével a evolução política portuguesa, desencadeando uma cadeia de acontecimentos que levará ao fim da monarquia constitucional e à implantação da república, a 5 de outubro de 1910, e ao reforço na consciência colectiva portuguesa do apego ao império colonial, que depois teve pesadas consequências ao longo do século XX.
NOTA: os republicanos colocam aqui o ponto de partida da revolução do 5 de outubro, quando Portugal, o seu Governo e o seu Rei nada podiam fazer, além do que fizeram, perante o tamanho e população do país naquela altura. É curioso que os pseudo-historiadores que tal afirmam não se lembrem do incidente de Fachoda, que colocou a República Francesa em situação bem pior perante o Império Britânico ou do que aconteceu anos mais tarde, com a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos...
Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces, iniciando paralelamente sua carreira solo que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e, por 24 vezes, ficou entre o top 10 (e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas) e 9 vezes nº1 a nível mundial. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de álbuns desde o início da sua carreira.
Tem hits como: "Maggie May", "Da Ya Think I'm Sexy?", "I Don't Want to Talk About It", "Sailing", "Young Turks", "Baby Jane", "Have I Told You Lately", "Tonight The Night", "The First Cut Is The Deepest", "You're in My Heart", "Rhythm of My Heart", "Forever Young", "Downtown Train", "Hot Legs", "Passion", "Some Guys Have All The Luck", "Tonight I'm Yours (Don't Hurt Me)", "People Get Ready", "Every Beat Of My Heart", "My Heart Can´t Tell You No" e "It's Over".
Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos e, com 2 Grammy vencidos, tornou-se uma das figuras mais irreverentes do mundo.
A sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978, que atingiu o número 1 em praticamente todos os países e vendeu mais de 4 milhões em todo mundo.
Primeiros Anos
Roderick Stewart era o mais novo de cinco filhos do casal Robert e Elsie Stewart. Rod foi o único dos filhos do casal a nascer na Inglaterra, depois que a família se mudou da Escócia. Frequentou a William Grimshaw School, em Hornsey.
O estímulo musical surgiu na família Stewart, que era grande fã do cantor Al Jolson. Rod colecionava os seus álbuns, lia livros sobre ele, que exerceu grande influência no seu estilo. Rod decidiu aprender a tocar guitarra e, aos 11 anos, formou um grupo de skiffle com colegas da escola chamado Kool Kats, tocando canções de Lonnie Donegan e Chas McDevitt.
1960–1969
Depois de deixar a escola, Rod Stewart trabalhou pouco tempo como pintor de silk screen, além de jogar futebol no Brentford Football Club (situado em Londres). Trabalhou também como coveiro, entre outras coisas. Rod apoiava a campanha de desarmamento nuclear e participou de um protesto em Aldermaston, onde foi preso. No início dos anos 60, ele esteve com o cantor de folk Wizz Jones e viajou por toda Europa como busker (pessoa que toca em lugares públicos em troca de dinheiro). Ele foi deportado da Espanha, por vadiagem.
Na primavera de 1962, Rod ajudou a fundar o The Ray Davies Quartet, que tinha entre os integrantes Ray Davies - que faria sucesso com a banda The Kinks. Ele tocou com a banda em uma ocasião, mas logo a deixou, devido a reclamações sobre a sua voz e também por diferenças pessoais e musicais com o resto da banda.
Depois de voltar a Londres ele juntou-se aos Jimmy Powell & the Five Dimensions em 1964 como vocalista onde também tocava harmónica. Juntos eles gravaram um single pela Pye Records. Long John Baldry descobriu Rod tocando em estações de comboio por dinheiro ("busking") e o convidou para se juntar na The Hoochie Coochie Men, com a qual gravou um single "Good Morning Little Schoolgirl". The Hoochie Coochie Men evoluiu para a Steampacket com Rod Stewart, Long John Baldry, Julie Driscoll, Brian Auger, Mickey Waller e Rick Brown. A Steampacket viajou com os Rolling Stones e os the Walker Brothers na tournê de verão de 1965. Eles também gravaram canções que não foram lançadas em um álbum até 1970, depois que Rod Stewart se tornou bem conhecido no meio musical. Nos anos 60, Rod Stewart ganhou o apelido de "Rod the Mod" devido a sua aparição em um documentário da BBC sobre o estilo de vida dos Mods.
O Steampacket acabou em 1966 e Rod Stewart juntou-se aos Shotgun Express como líder vocal, em conjunto com Beryl Marsden. Entre os integrantes do Shotgun Express estavam Mick Fleetwood e Peter Green (que formariam os Fleetwood Mac), além de Peter Bardens. Os Shotgun Express lançaram somente um single antes de acabar.
Rod Stewart então juntou-se ao Jeff Beck Group como vocalista, onde tocou com Ronnie Wood. Em 1968, o primeiro álbum da banda, Truth, tornou-se um sucesso. O segundo álbum Beck-Ola (Cosa Nostra) também foi um hit em 1969 mas os integrantes foram abandonando o grupo, que chegou ao fim no final do mesmo ano.
1969–1975
O grupo norte-americano Cactus ofereceu a Rod um emprego como líder vocal mas ele e Ronnie Wood decidiram juntar-se aos The Faces (remanescentes dos Small Faces, depois que o cantor Steve Marriott deixou o grupo).
Rod Stewart também assinou um contrato a solo para gravar com a Mercury Records. An Old Raincoat Won't Ever Let You Down foi o seu primeiro álbum a solo em 1969 (conhecido também como The Rod Stewart Album nos Estados Unidos). O álbum incluiu alguns covers, entre eles a canção "Handbags and Gladrags".
O álbum de estreia dos The Faces foi lançado em 1970, First Step com um rock similar ao estilo dos Rolling Stones distanciando-se do rock psicadélico dos Small Faces. No mesmo ano, Rod Stewart lançou o seu segundo álbum solo, Gasoline Alley, logo, Rod iniciou a sua tournê a solo. No mesmo ano, ele participou como cantor convidado na canção "In a Broken Dream" do grupo australiano Python Lee Jackson e, quando a canção foi lançada em 1972, tornou-se um hit mundial.
Em 1971 Rod Stewart atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção "Maggie May" e também com o álbum Every Picture Tells a Story, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido. Paralelamente à carreira solo, o segundo álbum dos The Faces foi lançado no mesmo ano, Long Player (pouco meses antes do álbum a solo Every Picture Tells a Story). O único sucesso do The Faces a atingir o Top 40 nos Estados Unidos foi a canção "Stay With Me" do terceiro álbum da banda, A Nod Is as Good as a Wink...To a Blind Horse, lançado no final de 71. Os The Faces tinham uma turnê em 1972, mas a tensão no grupo crescia a cada instante na medida em que a carreira a solo de Rod Stewart atingia mais sucesso que a banda. Stewart lançou outro álbum a solo ainda no mesmo ano, Never a Dull Moment, repetindo a fórmula de Every Picture, o álbum atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos Estados Unidos.
Os The Faces lançaram o seu último álbum, Ooh La La, em 1973. O álbum atingiu o número 1 no Reino Unido e a vigésima primeira posição nos Estados Unidos. A última tournê dos The Faces foi em 1974 e no ano seguinte a banda chegou ao fim, com Ronnie Wood juntando-se aos Rolling Stones como guitarrista e Rod Stewart prosseguindo na sua carreira a solo.
Ainda em 1974, Rod Stewart lançou o seu quinto álbum solo, Smiler, que segundo a crítica foi o mais fraco da carreira solo durante a década de 70. Mas, mesmo assim, o álbum atingiu o número 1 no Reino Unido.
1975-1981
Em 1975 Rod Stewart mudou-se para os Estados Unidos e pediu a cidadania norte-americana, devido ao romance que tinha com a atriz Britt Ekland. Ele lançou o álbum Atlantic Crossing por uma nova gravadora. Com Atlantic Crossing ele voltou ao Top 10 da Billboard. A canção de maior sucesso do álbum foi "Sailing" que acabou atingindo o número 1 no Reino Unido. Outra canção bem conhecida do álbum foi "I Don't Want To Talk About It".
Em 1976 teve grande sucesso com a canção "Tonight's the Night" que fez parte do álbum A Night on the Town, o primeiro álbum a ganhar um disco de platina pelas vendas. Outras duas canções do álbum "The First Cut is the Deepest", um cover de Cat Stevens, e "The Killing of Georgie (Part 1 and 2)" também fizeram muito sucesso.
O oitavo álbum de Rod Stewart, Foot Loose & Fancy Free, de 1977, obteve sucessos como "You're In My Heart" (primeiro lugar nos Estados Unidos), "Hot Legs" e "I Was Only Joking". A música "You're In My Heart", inclusive, foi dedicada ao seu amor ao seu país de origem, a Escócia. Esta paixão pode ser confirmada no videoclipe da música, onde as suas imagens dividem espaço com lances de partidas de futebol da seleção da Escócia, que mostram a garra e a determinação de seus jogadores. Uma das cenas, por exemplo, mostra um atacante correndo atrás da bola e, sem deixá-la sair pela linha de fundo, consegue cruzá-la para a dentro da grande área.
Em 1978 lançou a canção "Da Ya Think I'm Sexy?" que em 2004 entrou na lista das 500 melhores canções da revista Rolling Stone (#301). A canção impulsionou o álbum Blondes Have More Fun...or do they?, a vender 4 milhões de cópias e este foi o último álbum de Rod Stewart que chegou ao número 1 na Billboard. A canção perderia um processo por plágio para o cantor brasileiro Jorge Ben Jor, que a acusou de copiar o refrão de "Taj Mahal". Como punição Rod Stewart concordou em doar os royalties da sua canção para a UNICEF em 1979 e cantá-la no Music for UNICEF Concert feito na Assembleia Geral das Nações Unidas realizado ainda no mesmo ano.
Em 1980, Rod lançou o álbum, Foolish Behaviour, com influência new wave que não foi bem recebido. A influência new wave continuou no próximo álbum, Tonight I'm Yours que fez sucesso com as canções "Young Turks" assim como a que dava título ao álbum.
Em 18 de dezembro de 1981 Rod Stewart tocou no Los Angeles Forum, com Kim Carnes e Tina Turner. Este show foi transmitido para o mundo todo, chegando a uma audiência de 35 milhões de pessoas.
1982–2001 A carreira de Rod Stewart teve uma baixa entre os álbuns Tonight I'm Yours (1981) e Out of Order (1988) segundo os críticos embora tenha conseguido alguns sucessos mas em menor proporção dos anos anteriores. Em 1983 a canção "Baby Jane" do álbum Body Wishes tornou-se sua última canção a alcançar o número 1 no Reino Unido. Neste álbum, "What Am I Gonna Do (I'm so in Love with you)" também obteve sucesso, porém modesto. No ano seguinte, o álbum Camouflage ganhou o disco de ouro no Reino Unido e as canções "Infatuation" e "Some Guys Have All The Luck" alcançaram certo sucesso. Rod também se reuniu com o velho amigo Jeff Beck para gravar a canção "People Get Ready".
Em janeiro de 1985 apresentou-se no Rock in Rio para uma audiência estimada de 100.000 espectadores. Em 1986 foi a vez do lançamento do álbum Every Beat Of My Heart, cuja canção homónima atingiu grande sucesso. Em 1988 lançou o álbum Out Of Order, produzido por Andy Taylor, dos Duran Duran, e Bernard Edwards, dos Chic. "Forever Young" e "Lost in You" deste álbum foram significante hits na Billboard Hot 100. "Forever Young" foi uma inconsciente revisão da canção homónima de Bob Dylan e ambos concordaram em dividir os royalties.
Em 1989 Rod fez uma versão para a canção de Tom Waits, "Downtown Train" que atingiu o número 2 nos Estados Unidos em 1990. Esta canção foi lançada em single e depois em coletâneas. O álbum Vagabond Heart de 1991 trouxe alguns sucessos como "Rhythm of My Heart", "Motown Song", "Have I Told You Lately" e "It Takes Two", esta última gravada com Tina Turner.
Em 1993 gravou "All For Love" com Sting e Bryan Adams para a banda sonora do filme Os Três Mosqueteiros. Ainda no mesmo ano, Rod Stewart reuniu-se com Ronnie Wood para gravar o especial MTV Unplugged. No ano seguinte, ele entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e no dia 31 de dezembro tocou para 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (recorde histórico).
Em 1995, depois de 4 anos sem lançar um álbum gravado em estúdio, Rod Stewart lança A Spanner in the Works, sem muito sucesso. Em 1998, ele lançou o seu último álbum pela Warner Bros. contendo versões de velhas canções suas e algumas inéditas. Em 2000 Rod Stewart deixou a Warner Bros. Records e mudou-se para a Atlantic Records. No mesmo ano lançou o álbum Human. Por causa das baixas vendas, a Atlantic Records cancelou o contrato com Rod Stewart e ele acabou assinando contrato com o produtor Clive Davis e a nova gravadora J Records.
2002 - atualmente
Atualmente, Rod Stewart têm-se concentrado regravando canções dos anos 30 e 40 do "Great American Songbook". O "Great American Songbook" é um termo dado para canções dos musicais da Broadway escritas por compositores como Irving Berlin, Cole Porter, George Gershwin e Ira Gershwin. O primeiro álbum da série deste songbook foi It Had to Be You ... The Great American Songbook lançado em 2002, atingiu o número 1 nos Estados Unidos e 8 no Reino Unido.
O segundo álbum da série, As Time Goes By: the Great American Songbook 2, atingiu o número 2 nos Estados Unidos e 2 no Reino Unido. Em 2004 foi lançado o terceiro álbum da série, Stardust ... The Great American Songbook 3, que atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos vendendo mais de 200.000 cópias na sua primeira semana. Em 2005 o álbum Thanks for the Memory: The Great American Songbook 4 foi lançado.
No ano seguinte, Rod Stewart retornou ao rock, com o lançamento de Still the Same... Great Rock Classics of Our Time, novamente um álbum de regravações, mas com alguns clássicos do rock, como a canção do Creedence Clearwater Revival, "Have You Ever Seen The Rain".
Recentemente, em 2010, o cantor lançou o penúltimo álbum da série, Fly me to the Moon: The Great American Songbook 5. Em 2011, lançou o último álbum da série, The Best Of The Great American Songbook.
Em 15 de novembro de 2012, Rod Stewart se apresentou ao vivo em Basel, Suíça, para o festival Avo Session. O concerto foi gravado em alta-definição (HD) e sindicado para televisão por assinatura.
O concerto durou 75 minutos e incluiu 15 canções: (1) Havin' A Party;
(2) Tonight's The Night; (3) Some Guys Have All The Luck; (4) Forever
Young; (5) Rhythm Of My Heart; (6) Downtown Train; (7) Have I Told You
Lately; (8) The First Cut Is The Deepest; (9) I Don't Want To Talk About
It; (10) Sweet Little Rock & Roller; (11) Proud Mary; (12) Maggie
May; (13) Baby Jane; 14) Da Ya Think I'm Sexy?; e (15) Sailing. O
concerto gravado não foi lançado em nenhum formato para venda no
mercado. Algumas cópias de DVD apareceram no mercado à venda pela
Internet e, apesar do produto parecer legítimo, as cópias não revelam
representação nem de distribuidora ou gravadora legítima e são todos
cópias piratas da transmissão televisiva.
Para o Natal de 2012, Rod lançou "Merry Christmas, Baby. Foi o primeiro álbum com músicas natalinas de Rod Stewart, lançado em outubro do mesmo ano. O CD inclui canções populares
de Natal como: ""Santa Claus Is Coming to Town"; "White Chritmas"; e
"Have Yourself a Merry Little Christmas;" e algumas canções sacras
tradicionais sobre a Natividade de Jesus Cristo, como: "We Three Kings";
e "Silent Night"; num total de 13 seleções. Um mês após ter sido
lançado, "Merry Christmas, Baby" foi premiado com certificado platina da Recording Industry Association of America, por vendas de mais de 1 milhão de unidades nos Estados Unidos. "Merry Christmas, Baby" estreou no terceiro lugar nas paradas de sucesso pela revista estadunidense Billboard,
na primeira semana de vendas. "Merry Christmas, Baby" foi o 15º mais
vendido álbum do ano nos EUA, de acordo com Billboard e o nono mais
vendido, de acordo com a Nielsen Company. No Reino Unido o álbum estreou em 2º lugar pelo UK Albums Chart e, no Canada, "Merry Christmas, Baby" ficou 8 semanas entre as dez mais das paradas do Canadian Albums Chart,
com 3 semanas consecutivas no primeiro lugar. "Merry Christmas, Baby"
também teve grande sucesso na Europa, Escandinávia e Austrália. "Merry
Christmas, Baby" foi produzido por Rod Stewart e co-produzido por David Foster.
No ano seguinte, Rod Stewart lançou "Time." Gravado em estúdio,
"Time" foi publicado pelos selos da Capitol, Decca e UCJ, sendo lançado
em maio de 2013 no Reino Unido, estreando em primeiro lugar; Japão; EUA,
onde estreou em décimo lugar; e no Canada. "Time" foi lançado com 12
faixas básicas e 3 faixas bonus na versão vendida pelas lojas Target
e as vendidas no Reino Unido. No Reino Unido foi lançado também uma
edição especial do "TIme", contendo um disco extra com 10 músicas a
mais. Produzido por Rod Stewart, "Time" contém a maioria das canções
originais de sua autoria.
Curiosidades
Antes de fazer sucesso, Rod Stewart era coveiro.
Rod Stewart casou-se três vezes e tem oito filhos:
Casamento com Alana Hamilton: 1979-1984], com quem teve dois filhos.(Kimberly e Sean). Ex-mulher de George Hamilton ;
Casamento com Rachel Hunter: 1990-2006 com com quem teve dois filhos (Renee e Liam).
Casamento com Penny Lancaster: de 2007 até hoje, com com quem teve 2 filhos (Alastair Wallace e Aiden Stewart).
Rod teve mais dois filhos com duas namoradas (Susannah Boffey e Kelly Emberg)
Aos 17 anos teve uma filha com Susannah Boffey, chamada Sarah. O cantor ainda vivia em casa dos pais e tocava harmónica num pub, no norte de Inglaterra, enquanto Susannah, de 17 anos, era uma estudante de arte. Depois de ter sido dada para adoção, Sarah passou vários anos em centros de acolhimento, até que foi adotada por um casal, quando tinha cinco anos. Aos 18, soube que Rod Stewart era o seu pai.
Em 1999 Rod Stewart foi diagnosticado com cancro na tiróide e por isso teve que fazer uma cirurgia em 2000.
Ele é grande fã de futebol e é adepto do clube escocês Celtic Football Club, tendo inclusivamente sido apanhado a chorar compulsivamente aquando a vitória deste clube contra o Barcelona, por 2-1, em jogo a contar para a fase de grupos da Champions League de 2012-13; na Inglaterra, ele prefere o Manchester United.
Em 2004 recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama.
Em 2006 recebeu o título de Comandante do Império Britânico pela rainha Isabel II; ele disse que estava muito feliz com o prémio, quando recebeu a notícia na sua casa em Palm Springs, na California.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias
pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de
Vicuña, Chile, a 7 de abril de 1889. O seu pai abandonou a família
quando Lucila completou três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no
ano de 1929 e a escritora dedicou-lhe a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. Educada na sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte,
sob o pseudónimo de Gabriela Mistral, cuja escolha fez em homenagem
aos seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o provençal
Frédéric Mistral.
Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar
nos planos de reforma educacional daquele país. O Prémio Nobel
transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a
levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões
culturais das Nações Unidas, até falecer, em Hempstead, no estado de
Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos
cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade
moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a
tragédia do suicídio do noivo, em 1907, marcou toda a sua poesia com um
forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas
relacionados com as crianças. Na sua obra aparecem, como temas
recorrentes, o amor pelos humildes e um interesse mais amplo por toda a
humanidade.