Embora ainda cedo tenha realizado o álbum
David Bowie e diversas canções, Bowie só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção "
Space Oddity" alcançou o quinto lugar no
UK Singles Chart. Após um período de três anos de experimentação, que incluem a realização de dois significativos e influentes álbuns,
The Man Who Sold the World (1970) e
Hunky Dory (1971), ele retorna em 1972, durante a era
glam rock, com um
alter ego extravagante e andrógino chamado
Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de "
Starman" e do aclamado álbum
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. O seu impacto na época foi tal que esta personagem é um dos maiores vultos já criados na cultura popular. Em 1973, o disco
Aladdin Sane levou Ziggy aos Estados Unidos. A vida curta da personagem revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual.
Em 1974, o álbum
Diamond Dogs previa, com o seu som e a sua temática caótica, a
revolução punk que surgiria anos depois. Em 1975, Bowie finalmente conseguiu o seu primeiro grande sucesso em território americano com a canção "
Fame", em co-autoria com
John Lennon, do álbum
Young Americans. O som constitui uma mudança radical no estilo que, inicialmente, alienou muitos de seus devotos no
Reino Unido. Nessa etapa, a carreira musical de Bowie renovou-se e seguiu novos rumos. Após a criação de uma nova personagem,
Thin White Duke, apresentada no aclamado
Station to Station (1976), que traz um Bowie interessado em
misticismo,
cabala e
nazismo, ele confundiu as expectativas do seu público americano e da sua gravadora com a produção do
minimalista Low (1977) - a primeira das três colaborações com
Brian Eno durante os seguintes dois anos. A chamada "
Trilogia de Berlim" (com
"Heroes" e
Lodger) trouxe álbuns introspectivos que lograram o topo nas paradas britânicas e que ganharam admiração crítica duradoura.
Seguindo o sucesso comercial irregular no final dos anos 70, a canção "
Ashes to Ashes" do álbum de 1980
Scary Monsters (and Super Creeps) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e lançou bases para um novo movimento chamado
New Romanticism. No ano seguinte, em conjunto com a banda
Queen, escreveu e cantou a canção "
Under Pressure" e em seguida atingiu novo pico comercial com o álbum
Let's Dance (1983), que rendeu sucessos com a
canção homónima e o fez cativar nova audiência. Ao longo dos anos 90 e decénio de 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os géneros
industrial,
drum and bass, e
adult contemporary. O último álbum de inéditas foi por muito tempo
Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela
A Reality Tour de 2003–2004. Após um período de quase dez anos em hiato, divulga
The Next Day em 2013 e recebe boas avaliações da crítica e público. Após comemorar cinquenta anos de carreira com a coletânea
Nothing Has Changed em 2014, o cantor produziu o seu último trabalho ainda vivo, o álbum
Blackstar (2016).
A influência de David Bowie é única, musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável." De facto, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração (Ver
Influência), e, além de ter auxiliado movimentos como a
libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema. Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular
100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 álbuns de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a
Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".
(...)
Na noite do dia 10 de janeiro, dois dias após o seu sexagésimo nono aniversário e o lançamento do álbum
Blackstar, Bowie morreu no seu apartamento em Nova York, vítima de
cancro de fígado.
O músico foi diagnosticado com a doença dezoito meses antes, mas optou não anunciar o seu estado de saúde para o público.
O diretor de teatro belga
Ivo van Hove, com quem trabalhou no musical
Off-Broadway Lazarus,
disse que Bowie evitou assistir aos ensaios pelo avanço da doença. Hove
observou que David estava trabalhando constantemente durante o
diagnóstico.
Tony Visconti, produtor musical de Bowie, disse:
Ele sempre fez o que quis. E ele queria fazer as coisas do jeito
dele, e da melhor maneira possível. A sua morte não foi diferente da sua
vida - uma obra de arte. Ele fez Blackstar para nós, é o seu
presente final. Eu sabia por um ano que isso aconteceria dessa forma.
Não estava, entretanto, preparado. Ele era um homem extraordinário,
cheio de amor e vida. Ele sempre estará connosco. Por ora, é apropriado
chorar.
Após a morte de Bowie, fãs fizeram homenagens e memoriais.
Foram distribuídas flores num mural de
Brixton, sul de Londres, onde o cantor nasceu. A fotografia da capa do álbum
Aladdin Sane serviu de ilustração, enquanto fãs cantavam as suas músicas.
Outras homenagens ocorreram em Nova York, Los Angeles e Berlim.
Bowie foi cremado em Nova York.