Retrato anónimo, Museu do Louvre
Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano, 1266 - Florença, 8 de janeiro de 1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspetiva na pintura, durante o renascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspetiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura
dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar
humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando
sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem
ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se
firmando até ao Renascimento.
Giotto, forma diminuitiva de Ambrogio ou Angiolo, não se
sabe ao certo, adoptou a linguagem visual dos escultores, procurando
obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando
suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas,
sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na
pintura europeia. Em seus trabalhos pela Itália, Giotto fez amizades com o Rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.
O Papa Benedito XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou à Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença,
foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o
túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada
era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apoia uma tradição da Igreja da Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos é um auto-retrato de Giotto.
A adoração dos Reis Magos - Giotto
in Wikipédia
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