
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.

Postado por Fernando Martins às 01:54 0 comentários
Marcadores: caldeiras, campo hidrotermal, Ecologia, geyser, Old Faithful, Parque Nacional de Yellowstone, supervulcão, vulcanismo, vulcanismo secundário
Postado por Pedro Luna às 01:40 0 comentários
Marcadores: Attenti Al Lupo, cantautor, Itália, Lucio Dalla
Balada do Estudante - Adriano Correia de Oliveira
Capa negra rosa negra
Rosa negra sem roseira
Capa negra rosa negra
Rosa negra sem roseira
Abre-te bem nos meus ombros
Como ao vento uma bandeira
Abre-te bem nos meus ombros
Como o vento na bandeira
Eu sou livre como as aves
E passo a vida a cantar
Eu sou livre como as aves
E passo a vida a cantar
Coração que nasceu livre
Não se pode acorrentar
Coração que nasceu livre
Não se pode acorrentar
Quem canta por conta sua
Canta sempre com razão
Quem canta por conta sua
Canta sempre com razão
Mais vale ser pardal na rua
Que rouxinol na prisão
Mais vale ser pardal na rua
Que rouxinol na prisão
Postado por Pedro Luna às 01:29 0 comentários
Marcadores: AAC, Académica, Adriano Correia de Oliveira, Balada do Estudante, Capa Negra Rosa Negra, Coimbra, Fado de Coimbra, Universidade de Coimbra

Postado por Fernando Martins às 01:22 0 comentários
Marcadores: bandleader, Big Band, cinema, Glenn Miller, Glenn Miller Orchestra, II Grande Guerra, II Guerra Mundial, jazz, Moonlight Serenade, swing, trombone
De origens humildes, era filho natural de Joana Rosa. O apelido Casaco foi escolhido pela mãe, que o terá ido buscar a familiares longínquos. Oficialmente, era filho de pai incógnito. Um pai que, no entanto, está bem identificado e conheceu perfeitamente: João Augusto Martins Junior, irmão de António Augusto da Silva Martins, ex-campeão de tiro e participante nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris. Primo de dois conhecidos clínicos - António Gentil da Silva Martins e Francisco Gentil da Silva Martins, o primeiro o cirurgião plástico e cirurgião pediatra que chegou a ser 8.º Bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, e o último oncologista.
Carreira
Fez carreira na Polícia Internacional e de Defesa do Estado, mais tarde Direção-Geral de Segurança, onde entrou em 1938, quando ainda era então Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.
Esteve alegadamente envolvido em negócios de contrabando que lhe davam alguns rendimentos, mas nunca sendo instaurado nenhum processo ou investigação sobre o assunto.
Rosa Casaco era conhecido como "o Pide menino bonito de Salazar". Este último detinha grande confiança no primeiro e foi o autor das suas fotografias mais íntimas.
Chegou a estar exilado em Espanha e no Brasil. Foi julgado à revelia por ter cumprido as leis de estado anteriores a 1974 na década de 80 e condenado a oito anos de cadeia, por crimes de falsificação, destruição de documentos e por ter pertencido à polícia política do Estado Novo.
Vivia em Cascais, Cascais, desde 2002, quando os mandados internacionais que pendiam sobre si foram cancelados, apesar de a Constituição Portuguesa de 1976 afirmar expressamente a não-prescrição dos crimes cometidos durante o Estado Novo.
Postado por Fernando Martins às 01:11 0 comentários
Marcadores: assassino, General Humberto Delgado, PIDE, Rosa Casaco
Alberto Ribeiro (Ermesinde, 29 de fevereiro de 1920 - Porto, 26 de junho de 2000) foi um cantor e ator português, muito popular, sobretudo na década de 40 e inícios dos anos 50 do século XX.
Alberto Dias Ribeiro nasceu em 29 de fevereiro de 1920 em Ermesinde, concelho de Valongo, distrito do Porto.
Oriundo de uma família de artistas, tinha um irmão e uma irmã que também cantavam, mas que não foram muito conhecidos. Ficou famoso pela sua voz extensa, a sua facilidade em utilizar os agudos e pelo seu timbre quente.
Obteve grande de popularidade, surgindo, como um dos intérpretes principais da película Capas Negras, onde contracenou com a fadista Amália Rodrigues, continuando no período que se lhe seguiu como vedeta de cinema em várias películas nacionais.
Em 1946 foi inaugurada no Parque Mayer a peça Sala Júlia Mendes, onde Alberto Ribeiro foi um dos principais intérpretes, juntamente com Amália.
Participou em várias operetas, quer pela sua figura, quer pelo seu cantar era o intérprete ideal, para um espetáculo muito popular na época.
Na década de 60, voltou ao palco no âmbito da comemoração dos 25 anos da opereta Nazaré onde interpretava, entre outras canções "Maria da Nazaré" de sua autoria em parceria com o poeta António Vilar da Costa e que tinha sido um estrondoso êxito na década de 40. Refira-se ainda que foi ele o criador do tema "Cartas de Amor" mais tarde muito popularizado por Tony de Matos. No citado filme que co-protagonizava com Amália, interpretou "Coimbra", canção que a fadista tornaria internacionalmente conhecida. O intérprete de "Marianita", "Senhora da Nazaré", "Soldados de Portugal", "O Porto É Assim" ou "Eu Já Não Sei", este último retomado por outros nomes como Florência.
Passado pouco tempo, retira-se novamente de cena, sem que ninguém o compreenda, remetendo-se a um silêncio que ninguém conseguiu quebrar. Apesar disso, os seus admiradores não o esqueceram, tendo surgido várias reedições dos seus discos.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 01:06 0 comentários
Marcadores: actor, Alberto Ribeiro, Canção do Alentejo, música
Postado por Fernando Martins às 01:05 0 comentários
Marcadores: astronáutica, astronomia, coleção Argonauta, divulgação científica, Eurico da Fonseca, ficção científica, NASA, programa Apollo
Postado por Fernando Martins às 01:04 0 comentários
Marcadores: Israel, judeus, música, paz, Prémio Nobel, Yitzhak Rabin
Postado por Pedro Luna às 01:00 0 comentários
Marcadores: Camilo Pessanha, Clepsidra, poesia, Simbolismo
Postado por Fernando Martins às 00:58 0 comentários
Marcadores: Botticelli, Itália, pintura, Renascimento, Sandro Botticelli
.jpg)
Postado por Fernando Martins às 00:54 0 comentários
Marcadores: Dave Williams, Drowning Pool, heavy metal, música, Tear Away
Postado por Fernando Martins às 00:53 0 comentários
Marcadores: Money, música, Pink Floyd, Rock Progressivo, The Dark Side of the Moon
Postado por Fernando Martins às 00:53 0 comentários
Marcadores: Canadá, Chad Kroeger, hard rock, Metal Alternativo, música, Nickelback, Ryan Peake, Summer Of '69
Postado por Fernando Martins às 00:44 0 comentários
Marcadores: sonda espacial, URSS, Venera 13, Vénus
Postado por Fernando Martins às 00:39 0 comentários
Marcadores: Luis Costa, Mata-Sete, Osso da Baleia, PJ, serial killer, spree killer, Vítor Jorge
Postado por Fernando Martins às 00:39 0 comentários
Marcadores: country, dance, Electropop, Kesha, música, pop, Praying
Postado por Fernando Martins às 00:38 0 comentários
Marcadores: barroco, cravo, Frescobaldi, Girolamo Frescobaldi, Itália, música, Renascimento, Se l´aura spira tutta vezzosa
Postado por Fernando Martins às 00:37 0 comentários
Marcadores: Igreja Católica, Índia, jesuítas, S. João de Brito, Santos
Postado por Fernando Martins às 00:32 0 comentários
Marcadores: Canadá, dance, hip hop, Justin Bieber, música, pop, rythm and blues contemporâneo, What Do You Mean?
Postado por Fernando Martins às 00:30 0 comentários
Marcadores: existencialismo, literatura, Manhã Submersa, Melo, neo-realismo, Serra da Estrela, Vergílio Ferreira
TEIXEIRA, UM FUTRICA ESTUDANTE!
Postado por Fernando Martins às 00:26 0 comentários
Marcadores: AAC, Académica, Coimbra, Taxeira, Teixeira, Universidade de Coimbra