segunda-feira, maio 31, 2010
Os 13 milagres de 18 de Maio de 2010
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Os duros também envelhecem e fazem anos
Clinton "Clint" Eastwood, Jr. (São Francisco, 31 de Maio de 1930) é um actor, cineasta, produtor e compositor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspector 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry dos anos 70 e 80.Como director, seus filmes têm sido criticados positivamente. Já ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o prémio Prémio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o actor favorito dos estadunidenses, e é o único actor da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.
in Wikipédia
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domingo, maio 30, 2010
Blog em autogestão
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sábado, maio 29, 2010
Saudades do Max
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Max morreu há 30 anos
Maximiano de Sousa ou Max (Funchal, Madeira, 20 de Janeiro de 1918 — 29 de Maio de 1980) foi um cantor e fadista português.in Wikipédia
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quinta-feira, maio 27, 2010
O FMI do José Mário Branco - 31 anos depois ainda mais actual...
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terça-feira, maio 25, 2010
Parabéns José Mário Branco!
José Mário Branco (n. Porto, 25 de Maio de 1942) é um músico e compositor (cf. cantautor) português.
Filho de professores primários, cresceu no Porto e frequentou o curso de História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que não concluiu. Expoente da música de intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido e exilado em França, entre 1963 e 1974. Com ele trabalharam José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto e Camané, entre outros, com os quais participou em concertos ou em álbuns editados como cantautor e/ou como responsável pelos arranjos musicais. Igualmente compôs e cantou para o teatro, o cinema e a televisão.in Wikipédia
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Lauryn Hill - 35 anos!
Lauryn Hill, nascida como Lauryn Noel Hill (South Orange, em 25 de Maio de 1975) é uma cantora norte-americana de hip-hop e soul e produtora musical.in Wikipédia
segunda-feira, maio 24, 2010
O descanso do guerreiro viquingue
Paragem definitiva ou trégua?
Erupção do vulcão islandês está parada
O vulcão islandês Eyjafjallajökull, que há mais de um mês perturba o tráfego aéreo na Europa, já não está em erupção, declarou o geofísico islandês Magnus Gudmundsson, citado pela agência noticiosa AFP.
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Hoje é dia dos Açores!
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domingo, maio 23, 2010
Convite para apresentação de livro em Alcobaça
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O princípio do fim do Eduquês?
Demoraram, mas são boas notícias! Afinal o doutor Daniel Sampaio (tem nome e respeito-o) também é um crítico do eduquês (ver Pública, 16/5/10). Apesar de se tratar, como escreve DS, de um grupo de intelectuais, cujo nome não refere, que «´sabem`tudo sobre a escola», da «pressa crítica» que diz terem, do seu «discurso pessimista», do «narcisismo solitário e redutor das suas opiniões», «de se considerarem os únicos que têm razão», DS partilha, afinal, críticas que fazem ao eduquês. E isso é que importante! E vão aparecer mais. Não é novo na História. Pressinto que no final irá restar apenas a doutora Ana Benavente. Um mérito dela, talvez. «Sê tu próprio», exortava-se na Grécia Clássica.
O resto do que DS escreve, sem conseguir iludir quem conheça o pensamento e a acção do tal grupo de intelectuais cujos nomes DS omite, é irrelevante e será, porventura, do foro das afecções que os psicólogos costumam resolver. Os médicos não estão imunes à doença.
Apenas umas breves notas sobre contradições e erros mais gritantes:
DS afirma estar com os professores, mas umas linhas antes atribuíra a responsabilidade da indisciplina às «hesitações dos docentes» (com amigos assim…). Porém, em breve também nisso irá concordar connosco: na forma, no grau, na generalização como se manifesta, a indisciplina é um produto do eduquês. É mesmo um instrumento ao serviço do seu projecto insensato. Uma táctica que também não é nova na História. Esta é, digamos, a «causa formal». A «causa eficiente» é a desvalorização do papel do professor, a sua desautorização, o seu desprestígio aos olhos dos alunos, dos pais e da sociedade, perpretados pelo Ministério e os seus «especialistas» Tudo ligado à desvalorização relativista do conhecimento e da sua transmissão, ao facilitismo, enfim.
Como pode haver disciplina se defendem e impõem que se aprenda a brincar? Se vêem a indisciplina e, por isso, a suscitam, como revelação desejável de traumas e ressentimentos sociais? A verdade é que o sentido do bem e do mal, a inteligência, o sentimento e o juízo de justiça, não são qualidades sociais ou de riqueza, são qualidades humanas, que os pobres também têm. As crianças e os jovens não são insectos, como o eduquês as trata.
Estar ao lado dos professores é promover as condições para o ensino de qualidade que os realiza e dignifica. Pergunte-se aos professores.
E mais: não se percebe se DS reprova ou não a tolice ou o expediente das «competências»; se acha bem a «escola exigente, organizada e geradora de conhecimento e de progresso» (transmissora de conhecimento, precise-se).
Fala ainda na «exigente burocracia ministerial» - está a louvar ou a criticar a burocracia? -- que «fez com que predominasse o pessimismo». Não se percebe aonde quer chegar. E -- fantástico, mesmo que seja tão tarde -- afirma que a «a escola deve garantir um mínimo de conhecimentos que possibilite aos jovens que não pretendem continuar a estudar a aprendizagem de um ofício que lhes permita um percurso de autonomia digna». Ora, os tais intelectuais «narcisistas» não se têm cansado de propor isso desde há muitos anos (DS esteve ausente no estrangeiro?), mas de modo muito claro e coerente: uma via técnica-profissional, com dignidade, qualidade e exigência iguais às da via de acesso ao ensino superior, oferecida aos jovens por iniciativa e com o apoio criterioso das escolas, a tempo de evitar o abandono, as retenções, ou os diplomas mentirosos que não correspondem a qualificação nenhuma. Uma via como existe, por exemplo, na Finlândia, sendo ali frequentada, aliás, pela maioria dos estudantes. A Finlândia, que gostam tanto de citar, mas citam quase sempre erradamente.
DS acusa esses intelectuais «redutores» de não apresentarem soluções. Não têm feito outra coisa se não sugerir soluções, desde logo mostrando o que é o eduquês . DS escreve como se fosse ele a ter proposto os exames sérios e universais e as vias técnico-profissionais, que agora diz defender.
E que soluções avança DS? Repare-se na solução que dá para a indisciplina: «A disciplina só será alcançada com um esforço conjunto dos professores, alunos, e pais». E o Ministério? Pensei que acrescentaria: colocando os alunos e os pais no mesmo plano dos professores… Como se os alunos fossem iguais aos professores, mas não.
Um ensino «que inclui», diz DS? Com 40% de abandono escolar? Ouvi o Senhor Primeiro Ministro falar em 30% (deve continuar a ser, portanto, mais de 40%), como se isso, tanto quanto percebi, fosse um êxito. E com que qualificações reais sai do sistema a maioria dos que não o abandonam? Não conheço hoje na Europa sistema de ensino que produza mais exclusão do que este do eduquês.
Atente-se na irresponsabilidade mais gritante: a aprendizagem da leitura e da escrita, os níveis de «iliteracia», palavra importada para evitar o termo português que toda a gente perceberia: analfabetismo funcional. Segundo o estudo comparativo mais recente, um estudo oficial, muito eduquês, aliás, na trapalhada nada inocente do seu conteúdo e da sua escrita iletrada, a percentagem de iliteracia (na verdade puro e simples analfabetismo, perguntem aos docentes) é em Portugal de 60%!!! Num País em que o analfabetismo é desde sempre a grande chaga, não seria a alfabetização real do País o grande desafio a empreender e a estar há muito vencido?
Continuo a pensar que o Primeiro-Ministro quis enfrentar o problema, como indica o facto de terem sido anunciadas algumas medidas acertadas, que há muito vínhamos propondo. Mas foram logo neutralizadas na sua concretização. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu com a avaliação: inventou-se um modelo absurdo, impraticável. Provavelmente para distrair o País do essencial.
Fez-se muito, diz o doutor DS. Não fez. Fez-se apenas o que a mudança dos tempos impôs.
Não se aproveita nada? Não, não se aproveita nada. Quando não se consegue o mínimo, é preciso varrer tudo. Ou melhor, aproveita-se apenas a resistência de grandes professores, as suas práticas, o seu exemplo.
Grandes professores que resistem e continuam a salvar muitos alunos. Estive com Professores assim, recentemente, numa escola pública da Caparica, com professores e alunos que todos os dias enfrentam e vencem o delírio ou a insensatez do eduquês imposto pelo Ministério.
Tenho procurado explicar a natureza do eduquês, a essência do problema da educação em Portugal. Natureza que por ser impensável poucos compreenderam. E o eduquês pôde, assim, ocupar o sistema educativo, dominar as escolas de formação de professores, impor a ideologia e as teorias educativas que têm impedido a construção da escola que é imperativa para o progresso do País. Quando acabará o delírio ou a insensatez? Quem pára a besta?
Pessimista é quem desiste de lutar, quem se cala perante o mal, acabando, assim, por servi-lo. «Pessimistas», «redutores», «narcisistas», hoje os adjectivos são outros, mas o método velhíssimo. Argumentos, venham os argumentos e os factos.
Guilherme Valente
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Encontro de Saberes em Freixial (Leiria) - Plantas Aromáticas e Medicinais
IV ENCONTRO DE SABERES
PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS
O Museu Etnográfico do Freixial leva a efeito, no próximo dia 29 de Maio de 2010, sábado, a partir das 14.00 horas, o IV Encontro de Saberes, subordinado ao tema “Plantas Aromáticas e Medicinais”, a ter lugar nas instalações do auditório do Rancho Folclórico do Freixial.
Freixial – Arrabal – Leiria
2420-023 ARRABAL
Tel. & Fax: 244 745 600
E-mail: rffmuseu@gmail.com
Ficheiros:
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Geoconservação - visualização do programa da RTP 2
Para quem não tenha tido oportunidade de ver na RTP2 o programa que a Universidade Aberta produziu sobre Geoconservação, aqui vai o link:
ADENDA: novo local onde se pode ver o respetivo filme:
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Marcadores: Geoconservação, RTP2, Universidade Aberta
V Jornadas de Paleontologia de Dinossauros
V Jornadas Internacionales de Paleontología de Dinosaurios y su Entorno
Dra. Dª Else Mari Friss, Swedish Museum of Natural History
D. Greg Paul, Independent palaeontologist and paleoartist
Dr. D. James Farlow, Indiana University- Purdue University Fort Wayne
Dr. D. Joaquín Moratalla, Instituto Geológico y Minero de España
Dr. D. José Luis Barco, Paleoymás
Dr. D. Octavio Mateus, Universidade Nova de Lisboa
Dr. D. Paul Upchurch, University Collage London
Dr. D. Rofolfo Coria, CONICET, Museo Carmen Funes, Argentina
Toda la información en el blog creado para las V Jornadas Internacionales de Paleontología de Dinosaurios y su Entorno
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sábado, maio 22, 2010
Hoje somos todos do Inter...
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Poesia para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade
Jardim perdido
Jardim em flor, jardim de impossessão,
Transbordante de imagens mas informe,
Em ti se dissolveu o mundo enorme,
Carregado de amor e solidão.
A verdura das árvores ardia,
O vermelho das rosas transbordava
Alucinado cada ser subia
Num tumulto em que tudo germinava.
A luz trazia em si a agitação
De paraísos, deuses e de infernos,
E os instantes em ti eram eternos
De possibilidades e suspensão.
Mas cada gesto em ti se quebrou, denso
Dum gesto mais profundo em si contido,
Pois trazias em ti sempre suspenso
Outro jardim possível e perdido.
in Poesia (1944) - Sophia de Mello Breyner Andresen
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sexta-feira, maio 21, 2010
Mestrado em Património Geológico e Geoconservação
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Marcadores: Mestrado em Património Geológico e Geoconservação, Universidade do Minho
Praia da Pedra do Ouro
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Marcadores: Acção de Formação, Alcobaça, Geologia, Jorge Dinis, Pedra do Ouro, Universidade de Coimbra
Welcome to the Future
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Marcadores: célula, engenharia genética, ficção científica, genética, welcome to the future
O país dos mentirosos compulsivos
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Marcadores: aldrabões, José Sócrates, Marcelo Rebelo de Sousa, mentirosos
Divulgação do site Casa das Ciências
- Utilizar os materiais aqui depositados,sabendo que todos foram previamente avaliados sob o ponto de vista científico e didáctico;
- Depositar os materiais que desenvolveram, para as suas aulas,para poderem partilhar a sua utilização com outros professores;
- Debater problemas educativos específicos;
- Procurar instrumentos de auto-formação.
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Marcadores: Casa das Ciências, divulgação científica, Fundação Calouste Gulbenkian
Petição - Alteração das Bolsas de Investigação para Contratos de Trabalho
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Marcadores: bolseiros, escravatura, petição
1º ciclo de palestras da DinoExpo – Castelo Branco
Postado por Fernando Martins às 09:14 0 bocas
Marcadores: Castelo Branco, DinoExpo, Palestra
Palestra em Moncorvo sobre o Parque Paleozóico de Valongo
Postado por Fernando Martins às 09:05 0 bocas
Marcadores: Museu do Ferro, Palestra, Parque Paleozóico de Valongo, Professora Doutora Helena Couto, Torre de Moncorvo
quinta-feira, maio 20, 2010
In the Navy
O Blog Geopedrados associa-se à data...
Postado por Pedro Luna às 12:00 0 bocas
Marcadores: Armada, Fúria do Açúcar, In the Navy, Índia, música, Na marinha, Vasco da Gama
PIGS - somos o PRIMEIRO!
Mentirosos
Postado por Pedro Luna às 00:25 0 bocas
Marcadores: bancarrota, deficit, José Sócrates, mentiras, mentirosos, Teixeira dos Santos
Mais uma voz no coro de tragédia grega que hoje se ouve na tragicomédia política em que vive Portugal
Postado por Pedro Luna às 00:19 0 bocas
Marcadores: bancarrota, Fernando Ulrich, José Sócrates, Portugal
Mudam-se os tempos - versão acelerada
O mundo muda a cada instante
"O mundo mudou nessa semana" [6'46]
"A verdade é que o mundo mudou em 2 semanas" [8'33]
"A verdade é que o mundo mudou, e em apenas 3 semanas" [16'10]
Sócrates, numa rigorosa entrevista à RTP.