segunda-feira, maio 24, 2010

Hoje é dia dos Açores!


Segunda-feira do Espírito Santo
Dia dos Açores celebrado na mais pequena ilha da região

Os Açores celebram amanhã, segunda-feira do Espírito Santo, o Dia da Região Autónoma, instituído há 20 anos pela respectiva Assembleia Legislativa em 1980. O 24 de Maio, observado em toda a Região como feriado regional, celebra a “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, consideradas “base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”.


Com uma das maiores taxas de crescimento do país e a menor de desemprego do país, os Açores regista uma incidência importante do Rendimento Social de Inserção. “Já não somos a região mais pobre do país, como éramos em 96, mais ainda estamos a 89 por cento da média nacional”, frisa o presidente do governo regional, Carlos César.

“Não vivemos no paraíso, temos dificuldades. Os Açores têm feito um percurso ascensional mas ainda não estão na média nacional e comunitária em muitos indicadores económicos e sociais relevantes. Mas temos algumas diferenças: desde logo uma dívida pública correspondente a 9,3 por cento do PIB, graças a uma condução muito responsável das finanças públicas e uma atenção muito cuidada à dimensão da despesa. A dívida indirecta da região é cinco vezes inferior à da Madeira”, acrescenta o governante que, no discurso a proferir hoje, deverá reiterar o contributo da região para o equilíbrio das finanças do Estado.

As celebrações oficiais, promovidas conjuntamente pelo parlamento e pelo governo regionais, têm este ano lugar no Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago a que corresponde um município com 425 habitantes, o único dos concelhos do país que não tem qualquer freguesia.

Na sessão comemorativa serão agraciados com as insígnias honoríficas açorianas a 30 personalidades e uma empresa local, a Fábrica de Chá Gorreana. Atribuídas desde 2007, estas condecorações foram instituídas em 2002 com o objectivo de prestar homenagem a pessoas singulares ou colectivas que, em múltiplas vertentes da sua actuação e em actos com os mais diversos enquadramentos, se hajam distinguido em benefício da comunidade e na valorização dos Açores.

Pela primeira vez a lista dos condecorados não foi aprovada por unanimidade pela assembleia regional, registando um voto contra do deputado regional do PPM, Paulo Estêvão. O também líder nacional monárquico discordou da atribuição, a título póstumo, da Insígnia Autonómica de Valor, a mais importante das distinções, aos antigos Presidentes da República Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, ambos naturais dos Açores, o primeiro do Faial e o segundo de S. Miguel. "Não podemos concordar com a condecoração destas duas figuras, que ficaram ligadas à ditadura que foi a Primeira República", justificou o deputado.

Os Açores assumem este ano o galardão de Região Europeia do Ano 2010, tendo o chefe do executivo, Carlos César, sido eleito na passada sexta-feira, por unanimidade, presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM). A mais antiga comissão geográfica da CRPM agrega os governos de 24 regiões insulares europeias, representando um total de cerca de 13,5 milhões de cidadãos do Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Malta, Espanha, Suécia, Reino Unido e Portugal.


NOTA: sugere-se ainda, para melhor entendimento, a leitura do artigo da Wikipédia sobre o Dia dos Açores...

Sem comentários: