quinta-feira, outubro 09, 2008

Lógicas imbatíveis

Do Blog A Educação do meu Umbigo publicamos o seguinte post:

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desvalorizou hoje as aposentações entre os professores, atribuindo o facto de quatro mil docentes terem pedido a aposentação nos últimos dez meses (o dobro do ano passado) às alterações na lei da reforma.

“A idade da reforma aumentou e, naturalmente, mais pessoas pediram a aposentação, mas isso aconteceu em todas as profissões”, declarou, falando aos jornalistas na Fundação de Serralves, no Porto, onde participou no Encontro Nacional de Professores.

Considerando que a notícia avançada pelo “Jornal de Notícias” é “uma manipulação dos números”, o representante do Governo qualificou como ilegítima qualquer associação entre a duplicação dos pedidos de aposentação e a desmotivação dos professores. “Não acho nada que os professores tenham falta de motivação, bem pelo contrário: os resultados escolares em Portugal melhoraram e muito e isso deve-se ao trabalho dos professores”, afirmou, insistindo que as aposentações também aumentaram entre “médicos, enfermeiros, juízes e advogados”. (Natália Faria)

Este secretário de Estado é um portento em matéria de lógica e argumentação. Um tipo não sabe mesmo se não será ele o verdadeiro Zé Carlos que faltou um pouco ao primeiro programa dos Gato Fedorento para a SIC.

Vejamos:

  • As pessoas reformam-se mais cedo porque a idade da aposentação aumenta. Tem toda a lógica. Aliás, quando um Governo aumenta a idade da aposentação é para que as pessoas se reformem mais cedo. Julgo que é óbvio, evidente e transparente. É que mesmo que se argumente que, do ponto de vista do ME, as aposentações são benéficas em termos orçamentais, do lado do pagamento das prestações sociais não é tanto assim. Mas…
  • Depois temos o facto da notícia ser, aparentemente, uma «manipulação dos números». Vindo de quem vem só podemos considerar isto um exercício sublime de amnésia ou auto-ironia. Quem costuma atirar números para o ar sem grande fundamento e de forma selectiva é exactamente o ME (caso da assiduidade dos docentes, da cobertura dos gastos pela ASE): Mas se o SE Lemos ainda demonstrasse onde se encontra a manipulação poderíamos compreende-lo. Como apenas a enuncia, de nada adianta. Eu posso dizer que os gatos com quatro patas são todos resultado de uma manipulação genética que, sem a devida demonstração, isso não se transforma numa verdade.
  • Mas o que é sempre interessante é que, apesar de ser uma manipulação, Valter Lemos dá por adquirido esse aumento das aposentações, apenas achando que também ocorre em outras profissões. Pena que, de novo, lhe tenha falhado a demonstração de aumento equivalente de aposentações entre médicos, juízes e advogados. Entre os enfermeiros, até acredito.
  • Por fim, embora achando que os dados são manipulados, Valter Lemos não associa o inexistente aumento de aposentações com a «desmotivação dos docentes». pelo contrário acha-os motivados, pois até os alunos têm vindo a ter melhores notas. Arre… que o senhor excelentíssimo secretário de estado realmente tem umas circunvoluções cerebrais que me deixam abismado. Qual cérebro de Lenine, qual cérebro de Darwin. Este cérebro é que merece ser estudado em detalhe quando essa oportunidade se apresentar. É que o génio, em modelo supra, mora aqui. Numa embalagem improvável. Mas é mesmo aqui.

Bem aventurados pobres de espírito...

Valter Lemos desvaloriza aposentações entre os professores
08.10.2008 - 13h25 Natália Faria

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desvalorizou hoje as aposentações entre os professores, atribuindo o facto de quatro mil docentes terem pedido a aposentação nos últimos dez meses (o dobro do ano passado) às alterações na lei da reforma.

“A idade da reforma aumentou e, naturalmente, mais pessoas pediram a aposentação, mas isso aconteceu em todas as profissões”, declarou, falando aos jornalistas na Fundação de Serralves, no Porto, onde participou no Encontro Nacional de Professores.

Considerando que a notícia avançada pelo "Jornal de Notícias" é "uma manipulação dos números”, o representante do Governo qualificou como ilegítima qualquer associação entre a duplicação dos pedidos de aposentação e a desmotivação dos professores. “Não acho nada que os professores tenham falta de motivação, bem pelo contrário: os resultados escolares em Portugal melhoraram e muito e isso deve-se ao trabalho dos professores”, afirmou, insistindo que as aposentações também aumentaram entre “médicos, enfermeiros, juízes e advogados”.


in Público - ler notícia

NOTA: É, no mínimo, triste ver um membro de um governo pôr em causa dados oficiais desse mesmo governo. Nos comentários a esta notícia estava este, de alguém nosso conhecido, que nos atrevemos a publicar aqui:

09.10.2008 - 11h20 - Mário Oliveira, Leiria
Caro Valter Lemos (deixemo-nos dessas coisas de Ex.mo Secretário de Estado, face ao que lhe proponho com a maior das humildades), sei que não lerá estas linhas. Mas aqui ficam, pois alguém do seu staff lhas pode dar a ler: Vá, de surpresa, a uma qualquer escola deste país. Liberte os professores da lei da rolha, e deixe-os falar em directo, frente da comunicação social, na sua presença. Ouça, de forma respeitosa os professores - algo que me parece ter faltado ao Ministério da Educação desde que os senhores lá chegaram, mas esta pode ser apenas uma sensação minha). Deixe que os jornalistas julguem da motivação dos docentes. Tenha coragem de responder a este tão simples desafio (todos sabemos que o seu Ministério tem uma certa dificuldade em aceitar opiniões contrárias, mesmo sendo as correctas, mas tenha essa frontalidade ao menos uma vez durante o seu mandato), provando ao país capacidade para ser confrontado com a realidade que criou, sem se refugiar no poder que lhe foi conferido. Manifeste simultaneamente respeito pelos funcionários que tutela, o que é um bom princípio de gestão dos "recursos humanos". Aceite os meus respeitosos cumprimentos, enquanto aguardo pela sua decisão.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Avaliação de Docentes, delegação de competência e legalidade

O Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro, estabeleceu as normas legais que estão neste momento a dar início ao processo de avaliação de Docentes. Neste decreto era dito, num dos seus artigos que agora tem sido referido, o seguinte:

Artigo 12.º
Avaliadores
1 — Em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, são avaliadores:
a) O coordenador do departamento curricular;
b) O presidente do conselho executivo ou o director.
2 — O coordenador do departamento curricular pode delegar as suas competências de avaliador noutros professores titulares, em termos a definir por despacho do membro do Governo responsável pela área da educação.
3 — A delegação prevista no número anterior é efectuada em professores titulares que pertençam, sempre que possível, ao mesmo grupo de recrutamento dos docentes a avaliar.
4 — O presidente do conselho executivo ou o director pode delegar noutros membros da direcção executiva a sua competência para a avaliação de docentes.
5 — Na ausência ou impedimento de qualquer dos avaliadores a que se refere o n.º 1, a avaliação é assegurada pela comissão de coordenação da avaliação do desempenho.
Esta delegação de competências foi regulamentada através do Despacho n.º 7465/2008, de 21 de Fevereiro de 2008, assinado pelo Secretário de Estado da Educação Valter Lemos. Nesta eram referidas as condições para se poder delegar competências na Avaliação de docentes, dizendo nesse documento isto:

I
Delegação de competências de avaliador
1- O coordenador de departamento curricular é o responsável pela avaliação de desempenho dos docentes do respectivo departamento nos seguintes parâmetros classificativos:
a) Preparação e organização das actividades lectivas;
b) Realização das actividades lectivas;
c) Relação pedagógica com os alunos;
d) Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos.
2- O coordenador do departamento curricular pode delegar as suas competências de avaliador em professores titulares do respectivo departamento que pertençam, sempre que possível, ao mesmo grupo de recrutamento dos docentes a avaliar e tendo em conta a respectiva componente lectiva.
3- A delegação de competências respeita o princípio da equidade não podendo a sua utilização eximir o coordenador de departamento curricular da responsabilidade de avaliação.
4- A delegação de competências obedece ao disposto nos artigos 35º a 40º do Código do Procedimento Administrativo.
5- Sendo efectuada a delegação prevista no n.º 2, o professor titular assume todas as funções de avaliador nas fases do processo de avaliação.
Para quem não está familiarizado com o Código do Procedimento Administrativo, cite-se então esses mesmos artigos:

SECÇÃO IV
Da delegação de poderes e da substituição

Artigo 35º
Da delegação de poderes
1 - Os órgãos administrativos normalmente competentes para decidir em determinada matéria podem, sempre que para tal estejam habilitados por lei, permitir, através de um acto de delegação de poderes, que outro órgão ou agente pratique actos administrativos sobre a mesma matéria.
2 - Mediante um acto de delegação de poderes, os órgãos competentes para decidir em determinada matéria podem sempre permitir que o seu imediato inferior hierárquico, adjunto ou substituto pratiquem actos de administração ordinária nessa matéria.
3 - O disposto no número anterior vale igualmente para a delegação de poderes dos órgãos colegiais nos respectivos presidentes, salvo havendo lei de habilitação específica que estabeleça uma particular repartição de competências entre os diversos órgãos.

Artigo 36º
Da subdelegação de poderes
1 - Salvo disposição legal em contrário, o delegante pode autorizar o delegado a subdelegar.
2 - O subdelegado pode subdelegar as competências que lhe tenham sido subdelegadas, salvo disposição legal em contrário ou reserva expressa do delegante ou subdelegante.

Artigo 37º
Requisitos do acto de delegação
1 - No acto de delegação ou subdelegação, deve o órgão delegante ou subdelegante especificar os poderes que são delegados ou subdelegados ou quais os actos que o delegado ou subdelegado pode praticar.
2 - Os actos de delegação e subdelegação de poderes estão sujeitos a publicação no Diário da República, ou, tratando-se da administração local, no boletim da autarquia, e devem ser afixados nos lugares de estilo quando tal boletim não exista.

Artigo 38º
Menção da qualidade de delegado ou subdelegado
O órgão delegado ou subdelegado deve mencionar essa qualidade no uso da delegação ou subdelegação.

Artigo 39º
Poderes do delegante ou subdelegante
1 - O órgão delegante ou subdelegante pode emitir directivas ou instruções vinculativas para o delegado ou subdelegado sobre o modo como devem ser exercidos os poderes delegados ou subdelegados.
2 - O órgão delegante ou subdelegante tem o poder de avocar, bem como o poder de revogar os actos praticados pelo delegado ou subdelegado ao abrigo da delegação ou subdelegação.

Artigo 40º
Extinção da delegação ou subdelegação
A delegação e a subdelegação de poderes extinguem-se:
a) Por revogação do acto de delegação ou subdelegação;
b) Por caducidade, resultante de se terem esgotado os seus efeitos ou da mudança dos titulares dos órgãos delegante ou delegado, subdelegante ou subdelegado.

Penso que se torna claro (basta ler os meus sublinhados - o BOLD/NEGRITO - dentro da legislação) para perceber que qualquer acto feito no decorrer da Avaliação de Docentes, ao abrigo de alegada delegação de competências, só poderá ser feito e ter valor jurídico DEPOIS de ter sido oficializado através de publicação em Diário da República. Tudo o que for feito por estas pessoas, ANTES DA PUBLICAÇÃO, é nulo, ilegal e poderá ser passível de processo judicial.


E, de embrulhada em embrulhada, lá se vai fazendo a avaliação dos docentes portugueses. Se não for pedir muito, deixem-nos, de vez em quando, algum tempo para preparar aulas e dormir...

Espaço: a última fronteira

Informação recebida da Ciência Viva, via e-mail, sobre a exposição a inaugurar na sexta-feira dia 10 de Outubro:



A aventura no Espaço começou há meio século. A Terra está rodeada de satélites artificiais, caminhámos na Lua, estamos a construir uma Estação Espacial Internacional e exploramos com sondas e telescópios o Sistema Solar e o Universo.

Seja astronauta por um dia e venha descobrir os desafios que nos reserva a última fronteira. Das telecomunicações aos laboratórios espaciais, da navegação à microgravidade, embarque na procura do conhecimento e siga os pequenos passos para o Homem que se têm vindo a revelar saltos gigantes para a Humanidade.

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva convida-o para a inauguração da exposição Espaço - A Última Fronteira no dia 10 de Outubro, sexta-feira, às 15.00 horas.

Estará presente Sua Excelência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


Mais informações em www.pavconhecimento.pt

terça-feira, outubro 07, 2008

Geologia do Buçaco-Penacova em mapas da Google

Moinhos de Gavinhos


Ver mapa maior


Miradouro em Penacova


Ver mapa maior


Livraria do Mondego


Ver mapa maior


Serra da Atalhada


Ver mapa maior


Praia Fluvial de Vimieiro - Rio Alva


Ver mapa maior


Barragem da Aguieira


Ver mapa maior

Geologia de Penacova-Buçaco - as fotos

No início da subida do Botão - IP3

Observando a descontinuidade entre o Cristalofílico e o Grés de Silves

Conglomerado do Pérmico

Moinhos de Gavinhos

Carta Geológica do Buçaco de Nery Delgado

O meio de transporte, visto de cima...

Gastronomia no Verão - doces conventuais do Lorvão

Vista de miradouro de Penacova - Vila Nova

Ponte nova de Penacova vista do miradouro

No miradouro em Penacova

Kayaks no Mondego...

Penedo do Castro - mão marota...

Manuseando cartas militares...

Livraria do Mondego - margem direita

Biologia no Verão - aromáticas...

Moinhos da Serra da Atalhada

Mapa na Praia Fluvial de Vimieiro - S. Pedro de Alva

Açude da Praia Fluvial de Vimieiro - S. Pedro de Alva

Dobra - CXG (na margem da albufeira da Aguieira)

Barragem da Aguieira

Biologia no Verão - libelinha junto à Aguieira

Dobra no CXG na margem do Mondego, depois da Aguieira


Disjunção esferoidal in situ - estrada Espinheira/Luso

Disjunção esferoidal em amostra de mão...

NOTA: As fotos são do Fernando Martins, as legendas são minhas... Houve um lapso num período geológico, que foi já corrigido (os nossos agradecimentos ao Doutor Saraiva...).

Poesia alusiva à época



Outono

Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver,
E me apetece
Ter folhas, como as vinhas.

Miguel Torga, Diário X (1966)

Ciclo de Conferências DARWIN: No Caminho da Evolução


No site destas Conferências (associadas a uma exposição) diz assim:

Novos conceitos e poderosas ideias acompanharam o estabelecimento das sociedades modernas que hoje povoam a Europa, tais como o heliocentrismo (que Copérnico foi beber à Itália renascentista) implicando que o nosso planeta tenha uma origem comum – a poeira cósmica; o movimento uniforme como estado de equilíbrio no universo e não o do repouso (o princípio da relatividade de Galileu); a gravidade como explicação dos fenómenos nos céus e na Terra (a atracção universal de Newton); a origem comum das espécies vivas neste planeta (a teoria da evolução de Darwin); e a equivalência entre massa e energia que permitiu a Einstein unificar as causas e a dinâmica dos corpos em movimento.


Entre estes, aquele que provocou mais acesos e emocionados debates foi sem dúvida o da evolução dos seres vivos por selecção natural na luta pela sobrevivência. Perceberam as elites dirigentes, bem como os donos dos princípios éticos e morais da época, que a teoria de Charles Darwin vinha relegar para o infinito o último elo com o Além que ainda restava na natureza: o da origem divina dos seres humanos. Os conceitos de evolução, de transformação e de adaptação, mostram como a mudança é omnipresente em tudo o que se relaciona com a nossa realidade – nas suas três vertentes: a exterior, a social e a interior.


A investigação científica em biologia mostra igualmente como a evolução e a selecção dos seres vivos está a acontecer todos os dias, em todos os instantes. É, assim, fundamental que encaremos o mundo segundo uma perspectiva que acolha os ensinamentos da ciência. Só é possível mudar o mundo se mudarmos o modo como o olhamos – e tornarmos consequente essa mudança. É isso que fazem todos os povos que apostam no seu futuro.


A Fundação Calouste Gulbenkian vai por este motivo realizar uma exposição intitulada “A Evolução de Darwin” entre 12 de Fevereiro e 24 de Maio de 2009, para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e, simultaneamente, a passagem de 150 anos sobre a publicação da sua obra seminal “A Origem das Espécies”.


O presente ciclo de conferências pretende que todos se iniciem ou (se já iniciados) prossigam “No Caminho da Evolução”, criando continuamente imagens construtivas e positivas de si próprios e dos outros, na interacção com a sociedade e o meio ambiente, preparando o clima de saudável circulação de ideias e de aprendizagem que a Exposição de 2009 certamente proporcionará.



CONFERÊNCIAS


Darwin: entre a Terra e o Céu

Carlos Marques da Silva,
Universidade de Lisboa

15/10/ 2008
18h00
Auditório 2


Evolução e Desenvolvimento: variações a dois tempos e muitas cores

Patrícia Beldade

Universidade de Leiden e Instituto Gulbenkian de Ciência

5/11/ 2008
18h00
Auditório 2


Nuno Ferrand

Universidade do Porto



16/12/2008
18h00
Auditório 2


Universidade de Coimbra


21/01/2009
18h00
Auditório 2




Na rota dos miradouros na região Penacova-Buçaco


Foi este o título que o meu amigo Doutor António Saraiva, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, deu à ultima Geologia no Verão em que participei este ano, no dia 14 de Setembro de 2008. Como todas as outras, a procura excedeu em muito os lugares disponíveis, mas como me tinha inscrito ainda em Julho tive lugar assegurado (mais mulher e filho...). Foi excelente a todos os níveis: a companhia, as explicações, os locais observados, os miradouros, o local de almoço e os aspectos geológicos...!

Foi uma alegria para mim voltar aos Moinhos de Gavinhos, a Penacova, à Serra da Atalhada (locais a que já não ia há mais de 20 anos...) e conhecer finalmente (desta vez só por fora...) a barragem da Aguieira. Mas, acima de tudo, é sempre bom conviver com malta de Geologia (sobretudo encontrar um ex-funcionário do Departamento ainda tão interessado nestas coisas...) e ver como estas actividades são alvo de intensa procura - há que dar os parabéns à Ciência Viva, aos Doutores das Geologias da Universidade de Coimbra e ao organizador - o Doutor Saraiva está a ficar perito nisto de divulgar o nosso património geológico...

Antes de colocar as fotos, ficou alinhavada uma proposta de Geologia no Verão, no próximo ano, em Viana do Castelo - eu talvez arranje dormida para um pequeno grupo, o pessoal participante da zona (os autóctones...) e respectivo transporte para a coisa se fazer...!

domingo, outubro 05, 2008

Música alusiva à data - dia dos Professores (versão ME)

Pink Floyd - Another brick in the Wall (II)



NOTA: Como o Ministério da Educação se esqueceu de que hoje é o dia dos professores, recordemos uma canção de que, se calhar, as pessoas que mandam nos professores gostam muito...

Quem quiser formação tem de a pagar. Em Portugal é assim. A propósito, hoje é o dia Mundial do Professor

No Dia Mundial do Professor, o DN revela-lhe que há muitos profissionais desta área a recorrer a formação contínua paga, porque apesar de esta ser obrigatória na avaliação as ofertas gratuitas não cobre a procura.

A insuficiência de ofertas gratuitas de formação contínua, obrigatória para efeitos de avaliação de desempenho, está a levar muitos professores a recorrerem a acções pagas - por valores que rondam os 150 euros por cada curso de 25 horas -, por receio de virem a ser penalizados nas classificações no final do ano lectivo.

Contactado pelo DN, o assessor de imprensa do Ministério da Educação, Rui Nunes, admitiu que a formação de professores "está a ser reorganizada", nomeadamente com novas regras para os centros de for- mação das associações de escolas que "exigem precisamente a identificação exacta das necessidades". No entanto, garantiu que além de estarem a decorrer "imensas acções de formação, nomeadamente através dos serviços ministeriais, o processo não parou. Estamos em Outubro. Até ao fim do ano vão haver muitas formações".

O facto é que vários professores disseram ao DN que as ofertas estão a escassear precisamente numa altura em que a procura cresce. Isto porque, ao abrigo do Estatuto da Carreira Docente (ECD), todos os 140 mil professores terão de obter pelo menos 50 horas de formação, a cada dois anos, para evitarem penalizações na avaliação. E para passarem os 20 pontos, o que lhes permite alcançar a classificação de "excelente" neste item, têm de somar mais horas.

"É difícil encontrar as formações que procuramos. Sobretudo porque nos é exigido que dois terços sejam na nossa área", disse ao DN uma professora de Português e Francês, que não quis ser identificada. "Eu já fiz duas formações de 25 horas. A primeira foi assegurada pela minha escola, mas pela segunda já tive de pagar 150 euros", contou. "Apesar de tudo, estou num índice de vencimento mais alto. Há colegas mais novos para quem esta despesa pesa."

O DN já noticiou, esta semana, que até formações prioritárias para o Ministério - como a Matemática, o Português e o Ensino Experimental das Ciências - estão a ter problemas. Algumas escolas superiores de educação já ameaçaram congelar as novas formações até serem pagos cerca de 8,5 milhões de euros relativos ao passado ano lectivo, que têm de ser libertados pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).


Comentário

Tem piada ouvir o assessor de imprensa do ME afirmar que "estamos a reorganizar a formação contínua de professores". Estaria a falar verdade caso dissesse: "depois de termos destruído a formação contínua de professores, estamos agora a iniciar o processo da sua reconstrução".

A ministra da educação gosta de falar em racionalização de recursos e redução de despesas. Mas esquece o escândalo que se passa com os directores dos CFAEs. Estão há mais de um ano sem fazer nada porque os CFAEs estão à espera da reorganização da formação contínua. São algumas centenas de professores que nem dão aulas nem organizam formação contínua porque não há dinheiro para a formação de professores e mais de metade dos CFAEs estão em processo de extinção. Eu também quero uma licença sabática!

in Blog ProfAvaliação - post de Ramiro Marques

Dia Mundial do Professor

sábado, outubro 04, 2008

Dia Mundial dos Animais


Hoje a Igreja católica celebra São Francisco de Assis, o patrono dos Animais, do Ambiente e da Natureza. Homem único que via em tudo e todos o seu Irmão - e assim toda a humanidade celebra nesta data os nossos irmãos animais...

É uma data bonita - eu, que sempre adorei os bichinhos (quantas vezes levei no bibe sapos, rãs, girinos, grilos, cobras-de-água, lagartixas e afins para casa, para desgosto das mulheres da casa...?) não poderia deixar passar em branco esta data!

Milhães de Magalhões...!



Cartoons do Antero - Blog anterozóide

Magalhães cantado




O Ministério da Educação não pára de surpreender.


A histeria do Governo em torno do “Magalhães” atinge proporções inimagináveis. Eis um testemunho de um coordenador de Tecnologias da Informação e Comunicação que esteve numa acção de formação durante dois dias.


Os professores tiveram que fazer odes ao "magalhães" e adaptar musiquinhas populares ao gadget preferido do Primeiro Ministro.


A propaganda ainda não está completamente "afinada". No powerpoint que acompanha o ensaio de apresentação do Magalhães às criancinhas ainda não aparecem imagens do Primeiro Ministro.

Lá chegaremos!


in Blog 31 da Armada - post aqui

A delegação de competências de avaliador tem de ser publicada no Diário da República

Como vem sendo hábito, a colega Isabel identificou mais uma brecha no edifício legislativo da avaliação de desempenho. É uma brecha que pode fazer ruir ou pelo menos vacilar todo o edifício. Pelo menos, vai atrasar a concretização do processo de avaliação de desempenho nas escolas e agrupamentos com muitos professores. Estou a referir-me à delegação e subdelegação de competências de avaliador.

Os avaliadores que receberam delegação de competências não vão poder fazer nada antes desta delegação sair em Diário da República. É o que diz o artigo 37º do Código do Procedimento Administrativo:


"Artigo 37º do CPA


Requisitos do acto de delegação

1 - No acto de delegação ou subdelegação, deve o órgão delegante ou subdelegante especificar os poderes que são delegados ou subdelegados ou quais os actos que o delegado ou subdelegado pode praticar.

2 - Os actos de delegação e subdelegação de poderes estão sujeitos a publicação no Diário da República, ou, tratando-se da administração local, no boletim da autarquia, e devem ser afixados nos lugares de estilo quando tal boletim não exista."


É claro que MLR pode apressar a publicação mas é muito provável que o processo obrigue a alguma demora. Não me parece que seja possível ultrapassar esta exigência porque o CPA é uma lei que não pode ser alterada por portarias ou despachos. Assim sendo, julgo que a publicação no DR da delegação de competências de avaliador tem de ser feita agrupamento a agrupamento e isso pode levar muito tempo. Seja como for, os avaliadores que receberam competências de avaliação por delegação só podem iniciar o uso dessas competências depois da publicação em Diário da República.

in Blog ProfAvaliação - post de Ramiro Marques (bold - negrito - da nossa responsabilidade)

Como se escreve (por linhas tortas) o fracasso escolar de uma criança

No primeiro dia de aulas, o professor profetiza: "Esses vão ter sucesso; aqueles não". Começa aí uma das mais perigosas práticas educacionais que se desenvolvem na escola. Conheça-a de perto.

Basta um olhar, um terrível e conclusivo olhar. Com ele, o professor abarca a sua turma logo no primeiro dia de aulas e profetiza: "Esses alunos vão ter sucesso; aqueles não". E, como se estivesse munido de uma bola de cristal, determina, quase sempre sem errar, o futuro escolar daquelas crianças.

Aparentemente, a adivinhação do professor poderia não passar de um jogo de previsões baseado na sua experiência profissional. Afinal, como diz Adélia, 50 anos, vinte como professora de escola pública: "Depois de um tempo de Magistério, é fácil, olhando a turma, saber quem vai ser aplicado e quem não vai. É uma espécie de sexto sentido que a gente vai desenvolvendo". Parece normal.

Mas, na verdade, por detrás do inocente palpite do professor esconde-se uma das práticas mais perigosas - e mais comuns - exercidas na escola: a da chamada profecia auto-realizadora. Através dela, o destino do aluno é selado de forma implacável e, na maioria das vezes, irreversível.

Ao contrário do palpite, que pode dar certo ou não, a profecia tem como característica principal o facto de que, na imensa maioria dos casos, ela se realizará. Pior: ela realizar-se-á sem que a criança tenha qualquer possibilidade de mudar o prognóstico do professor. Por uma simples e terrível razão: porque o professor quer que ela se realize. A partir desse desejo, ele pautará o seu relacionamento com os alunos de maneira que o seu julgamento inicial se concretize no final do ano. Aqueles para quem ele previu um destino de fracasso fracassarão. Aqueles a quem ele profetizou sucesso serão bem sucedidos. Tem que acontecer. E acontece.

(Continua AQUI...)


Publicado no Correio Pedagógico nº 16, Março 1988; exclusivo Nova Escola/Correio Pedagógico

in Blog terrear - post de José Matias Alves

Dos Testes de Diagnóstico...

Começo por dizer que não conheço a dimensão do que vou relatar. Adianto ainda que é prática tradicional da generalidade dos professores realizarem provas de diagnóstico no início de um percurso de aprendizagem para ajustarem a planificação aos pontos de partida dos alunos. Provas de diferentes feitios, formatos e durações... e que não tinham qualquer expressão quantitativa.

Mas este ano, muito por efeito da necessidade de se medir os 'progressos' nos resultados dos alunos, parece ter-se generalizado a realização formal de UMA prova de diagnóstico para depois, no final do ano, se compararem os resultados e se "medir" o valor acrescentado que cada professor conseguiu.

Ora (e sublinho que não sei a dimensão deste caso) a verificar-se esta prática de transformar um dispositivo compósito ao serviço da avaliação formativa e reguladora do ensino e das aprendizagens, numa prova escrita sumativa para medir conhecimentos para depois os contrastar no final do ano, estamos perante uma aberração e um descalabro. Com graves riscos de falta validade e fiabilidade. Uma má maneira de se começar a equacionar a "questão dos resultados na avaliação do professor" e que pode aniquilar uma prática teoricamente defensável, se reunidas certas condições organizacionais.

in Blog terrear - post de José Matias Alves

sexta-feira, outubro 03, 2008

Nery Delgado (1835-1908) - Geólogo do Reino

Do Blog De Rerum Natura transcrevemos a seguinte notícia:


Do Museu Geológico, na Rua da Academia das Ciências, em Lisboa, recebemos a seguinte informação relativa a uma exposição em memória de Nery Delgado, "Nery Delgado, Geólogo do Reino", que está patente nesse museu (na imagem, a Carta Geológica de Nery Delgado e Carlos Ribeiro de 1876):

Em 3 de Agosto de 1908, morreu, aos 73 anos, o General Joaquim Filipe Nery da Encarnação Delgado, insigne geólogo e director da Comissão do Serviço Geológico que, com Carlos Ribeiro, foi um dos pioneiros da Geologia portuguesa.

A sua notável obra abrange os domínios da Estratigrafia e da Paleontologia do Paleozóico Inferior, da Cartografia geológica, da Arqueologia e da Geologia Aplicada, deixando em toda ela a sua marca de rigor, probidade e qualidade científica excepcional, que a fazem, ainda hoje, indispensável à investigação do nosso território.

Com Carlos Ribeiro, foi co-autor das 1.ª e 2.ª edições (1876, 1878) da Carta Geológica de Portugal à escala 1: 500 000 e, posteriormente, com Paul Choffat, da sua 3.ª edição (1899).

Celebrar neste ano de 2008 o Centenário da sua morte, evocando a sua vida e a importância da obra, que se conserva actual, procurando divulgá-la publicamente, não é mais que uma justíssima homenagem a um insigne geólogo e fundador desta Casa e a quem o País tanto deve.

A Exposição visa:
  • dar a conhecer a vida e a obra de Nery Delgado, nos planos pessoal e institucional, contribuindo, assim, para uma melhor compreensão de aspectos da história da Ciência portuguesa, da segunda metade século XIX;
  • divulgar as colecções de fósseis, despojos humanos, artefactos pré-históricos, mapas, manuscritos e instrumentos científicos, associados à actividade científica de Nery Delgado;
  • divulgar e realçar a importância e riqueza do património existente, cuja relevância científica e histórica ultrapassa a sua época, e, por isso, deve ser preservado.

Museu Geológico, R. Academia das Ciências 19-2º, Lisboa
A Exposição, coordenada por Ana Carneiro e Miguel Ramalho, estará patente ao público, de 1 de Outubro de 2008 a 31 de Março de 2009
Horário: 3ª a Sábado, das 10.00 às 17.00 horas
Metro: Chiado

Os prémios IgNobel 2008

Todos os anos a revista humorística “Annals of Improbable Research” atribui uns famosos prémios a que chamou de IgNobel. Nesta 18ª edição há estudos premiados muito interessantes:

NUTRITION PRIZE

Massimiliano Zampini of the University of Trento, Italy and Charles Spence of Oxford University, UK, for electronically modifying the sound of a potato chip to make the person chewing the chip believe it to be crisper and fresher than it really is.

REFERENCE: "The Role of Auditory Cues in Modulating the Perceived Crispness and Staleness of Potato Chips," Massimiliano Zampini and Charles Spence, Journal of Sensory Studies, vol. 19, October 2004, pp. 347-63.


PEACE PRIZE

The Swiss Federal Ethics Committee on Non-Human Biotechnology (ECNH) and the citizens of Switzerland for adopting the legal principle that plants have dignity.

REFERENCE: "The Dignity of Living Beings With Regard to Plants. Moral Consideration of Plants for Their Own Sake" http://www.ekah.admin.ch/en/topics/dignity-of-creation/index.html


ARCHAEOLOGY PRIZE

Astolfo G. Mello Araujo and José Carlos Marcelino of Universidade de São Paulo, Brazil, for measuring how the course of history, or at least the contents of an archaeological dig site, can be scrambled by the actions of a live armadillo.

REFERENCE: "The Role of Armadillos in the Movement of Archaeological Materials: An Experimental Approach," Astolfo G. Mello Araujo and José Carlos Marcelino, Geoarchaeology, vol. 18, no. 4, April 2003, pp. 433-60.


BIOLOGY PRIZE

Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert,, and Michel Franc of Ecole Nationale Veterinaire de Toulouse, France for discovering that the fleas that live on a dog can jump higher than the fleas that live on a cat.

REFERENCE: "A Comparison of Jump Performances of the Dog Flea, Ctenocephalides canis (Curtis, 1826) and the Cat Flea, Ctenocephalides felis felis (Bouche, 1835)," M.C. Cadiergues, C. Joubert, and M. Franc, Veterinary Parasitology, vol. 92, no. 3, October 1, 2000, pp. 239-41.


MEDICINE PRIZE

Dan Ariely of Duke University, USA, for demonstrating that high-priced fake medicine is more effective than low-priced fake medicine.

REFERENCE: "Commercial Features of Placebo and Therapeutic Efficacy," Rebecca L. Waber; Baba Shiv; Ziv Carmon; Dan Ariely, Journal of the American Medical Association, March 5, 2008; 299: 1016-1017.


COGNITIVE SCIENCE PRIZE

Toshiyuki Nakagaki of Hokkaido University, Japan, Hiroyasu Yamada of Nagoya, Japan, Ryo Kobayashi of Hiroshima University, Atsushi Tero of Presto JST, Akio Ishiguro of Tohoku University, and Ágotá Tóth of the University of Szeged, Hungary, for discovering that slime molds can solve puzzles.

REFERENCE: "Intelligence: Maze-Solving by an Amoeboid Organism," Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, and Ágota Tóth, Nature, vol. 407, September 2000, p. 470.


ECONOMICS PRIZE

Geoffrey Miller, Joshua Tybur and Brent Jordan of the University of New Mexico, USA, for discovering that a professional lap dancer's ovulatory cycle affects her tip earnings.

REFERENCE: "Ovulatory Cycle Effects on Tip Earnings by Lap Dancers: Economic Evidence for Human Estrus?" Geoffrey Miller, Joshua M. Tybur, Brent D. Jordan, Evolution and Human Behavior, vol. 28, 2007, pp. 375-81.


PHYSICS PRIZE

Dorian Raymer of the Ocean Observatories Initiative at Scripps Institution of Oceanography, USA, and Douglas Smith of the University of California, San Diego, USA, for proving mathematically that heaps of string or hair or almost anything else will inevitably tangle themselves up in knots.

REFERENCE: "Spontaneous Knotting of an Agitated String," Dorian M. Raymer and Douglas E. Smith, Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 104, no. 42, October 16, 2007, pp. 16432-7.


CHEMISTRY PRIZE

To Sharee A. Umpierre of the University of Puerto Rico, Joseph A. Hill of The Fertility Centers of New England (USA), Deborah J. Anderson of Boston University School of Medicine and Harvard Medical School (USA), for discovering that Coca-Cola is an effective spermicide, and to Chuang-Ye Hong of Taipei Medical University (Taiwan), C.C. Shieh, P. Wu, and B.N. Chiang (all of Taiwan) for discovering that it is not.

REFERENCE: "Effect of 'Coke' on Sperm Motility," Sharee A. Umpierre, Joseph A. Hill, and Deborah J. Anderson, New England Journal of Medicine, 1985, vol. 313, no. 21, p. 1351.

REFERENCE: "The Spermicidal Potency of Coca-Cola and Pepsi-Cola," C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu, and B.N. Chiang, Human Toxicology, vol. 6, no. 5, September 1987, pp. 395-6. [NOTE: THE JOURNAL LATER CHANGED ITS NAME. NOW CALLED "Human & experimental toxicology"]


LITERATURE PRIZE

David Sims of Cass Business School. London, UK, for his lovingly written study "You Bastard: A Narrative Exploration of the Experience of Indignation within Organizations."

REFERENCE: "You Bastard: A Narrative Exploration of the Experience of Indignation within Organizations," David Sims, Organization Studies, vol. 26, no. 11, 2005, pp. 1625-40.


FONTE: Jornal Público

Animais domésticos

Visão, 2 de Outubro de 2008 (via Blog A Educação do meu Umbigo)

quinta-feira, outubro 02, 2008

Música para Geopedrados

U2 - With Or Without You



See the stone set in your eyes
See the thorn twist in your side
I wait for you

Sleight of hand and twist of fate
On a bed of nails she makes me wait
And I wait without you

With or without you
With or without you

Through the storm we reach the shore
You give it all but I want more
And Im waiting for you

With or without you
With or without you
I cant live
With or without you

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

My hands are tied
My body bruised, shes got me with
Nothing to win and
Nothing left to lose

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

With or without you
With or without you
I cant live
With or without you

With or without you
With or without you
I cant live
With or without you
With or without you

Estes tristes tempos, a Escola Pública e os Professores

Dizem para aí que a 15 de Novembro os professores voltarão a marchar em Lisboa. Contem comigo, se os artistas que assinaram um certo documento em Abril passado, pouco mais de um mês depois de 100.000 de nós termos marchado em Lisboa, pedirem desculpa à classe. É que aquilo que estamos a passar era escusado. Mesmo assim, há quem não abdique de continuar a luta, como os colegas de uma Escola (e viva Ourique...!) que exigem a interrupção da aplicação do actual modelo de avaliação.

É preciso não esmorecer, levar até ao fim a luta e denunciar tudo o que de errado foi introduzido na Escola Pública por esta actual equipa ministerial. É preciso mostrar a todos que o Estatuto do Aluno é no mínimo criminoso, que as Novas Oportunidades são uma farsa, que o Modelo de Gestão das Escolas é anticonstitucional e antidemocrático, que o Estatuto da Carreira Docente é uma vergonha, que a quantidade de burocracia que impuseram às Escolas as impede de educar e ensinar, que computadores e hardware não conseguem ensinar sozinhos, que a gestão economicista das Escolas será muito cara pelos custos que irá impor no futuro ao país, que não nos compram por nos oferecerem um portátil, uma trela e um açaime, que os deficientes e alunos com necessidades educativas merecem apoio e respeito, que o ensino da Música não pode ser gerido como quem gere uma tasca, que os professores e funcionários das Escolas não são burros de carga que tudo aguentam...

Há que levantar a cabeça e dizer o que já não esperam que nós consigamos dizer - que isto tudo é uma aldrabice e que já chega!

Notícia no JN sobre exposição de modelos de Dinossáurios


Freeport/Exposição: "T-rex- Predador?" pergunta a visitantes se dinossauro era assassino ou necrófago


O Centro de Exposições Freeport inaugura a 8 de Outubro a exposição "T-rex - Predador?", que pretende responder à pergunta que tem dividido a comunidade científica, se o T-rex foi um assassínio mortífero ou um necrófago.

A exposição, sob a chancela do Museu de História Natural de Londres e do Museu Nacional de História Natural, apresentará modelos robotizados de grandes dimensões, construídos com as mais avançadas técnicas, e incluirá duas réplicas em tamanho real.

"Os visitantes serão convidados a reflectir sobre a verdadeira identidade do dinossauro mais temível do Planeta: terá ele sido um assassino ou necrófago - uma espécie de hiena dos tempos jurássicos? Para que possam dar resposta a esta questão, ser-lhes-á fornecida toda a informação científica disponível, preparada pelos prestigiados Museu de História Natural de Londres e Museu Nacional de História Natural, de Lisboa", refere o Freeport em comunicado.

No final da exposição os visitantes serão desafiados a votar numa das opções científicas com base na informação disponível ao longo da visita.

A nova exposição do Centro de Exposições Freeport estará aberta ao público até 11 de Janeiro, todos os dias da semana, das 12:00 às 20:00 (última entrada às 19h30).

As entradas na "T-rex - Predador?" custarão 5 euros para adultos, 2 euros para crianças até aos 12 anos e seniores com mais de 60, e de 10 euros para as famílias (dois adultos mais duas crianças).

O Centro de Exposições Freeport oferecerá condições especiais de acesso a escolas primárias e secundárias (e ateliers), sendo o preço de admissão para alunos integrados em visitas escolares de 1 euro.

in JN on-line - ler notícia

Pagamentos Por Conta?

Na sequência do post anterior, outro sobre o mesmo (a notícia está a espalhar-se...) do Blog A Educação do meu Umbigo:

(clicar para aumentar)

Anúncios geram polémica entre PSD e ministra

Anúncios ou notícias? O PSD acusou ontem o Ministério da Educação de fazer “publicidade enganosa” ao fazer publicar pelo menos 35 artigos na primeira página do caderno de anúncios do Jornal de Notícias (JN) sem qualquer indicação de que se tratava de publicidade paga nem referência à fonte da informação.
“Um escândalo”, acusou o deputado Agostinho Branquinho, ao confrontar a ministra Maria de Lurdes Rodrigues com a situação durante uma audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, onde avaliou em 35 mil euros o custo destas publicações.
A questão já tinha motivado uma pergunta ao Governo pela bancada social-democrata, onde se alertava o ministério para o risco de confusão perante o leitor.
“A dúvida que se coloca perante o leitor é se os textos em questão, tantas vezes redigidas em tom apologético, acompanhadas de fotografias seleccionadas de forma a enaltecer as realizações do Governo, são textos informativos redigidos segundo critérios jornalísticos ou se são uma manifestação propagandística com recurso a recursos públicos”.
Na resposta, a chefe de gabinete da ministra classificava aqueles artigos como “imprensa/publicidade”, afirmava terem sido escritos pelo Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação e indicava como custo unitário 728 euros, acrescidos de IVA.

“Não há qualquer publicidade enganosa”, refutou ontem a governante no Parlamento, para quem a publicação desses artigos no suplemento de anúncios é suficiente para afastar qualquer dúvida sobre o tipo de artigo em causa.
“Estamos a exercer o nosso dever de comunicar e informar e desafio os senhores deputados a provar que se trata de notícias falsas ou de promoção pessoal de qualquer membro da equipa ministerial”, argumentou Maria de Lurdes Rodrigues.
Horas depois, o ME fez chegar ao PÚBLICO a primeira página do jornal Notícias da Educação de Dezembro de 1993, da propriedade do Ministério da Educação da época (Governo Cavaco Silva), onde se noticia em manchete que “A nova equipa do ME já está a trabalhar”, acompanhada de uma grande fotografia da então ministra Manuela Ferreira Leite.
A talhe de foice, o assessor ministerial sublinha que Agostinho Branquinho integrava o conselho editorial desse órgão de propaganda.
(Leonete Botelho, Público, sem link permanente)

Pelo Norte, o JN passou a ser conhecido como a «folha governamental». Por alguma razão será. Já agora, seria interessante que se pudesse falar à vontade sobre as transferências para certas prateleiras de quem, em alguns órgãos de comunicação social escrita, se porta mal. Ou do que é preciso fazer para (sobre)viver às recomendações que surgem na secretária.

Porque o ridículo disto tudo é que nos tempos que correm são muitos os jornalistas a falar em off para fora, ao contrário do habitual.

E com ou sem regulação pela ERC, aqui pelos blogues respeita-se a privacidade e muito do que se sabe não se pode divulgar para evitar males maiores.

Note-se ainda a estratégia de contra-ataque do ME: antes de mais, procura justificar os seus pecadilhos com pecadilhos anteriores, dos seus actuais adversários. Em seguida, e não sei se de forma inconsciente, dá a entender que se em 2008 há quem ceda ao ME, já em 1993 o fazia, embora para outra cor.

Triste. Mas um retrato fiel da realidade.

Ministério da Propaganda

Recentemente, ao ler números antigos do Jornal de Notícias guardados pelo meu pai, apercebi-me de um duvidosos textos jornalísticos, tecendo formidáveis elogios aos fantásticos programas do Ministério da Educação, sempre a encabeçar a secção de Anúncios.

Jornalistas que comam e regurgitem o paleio feito pelas cabeças pensadoras dos Ministérios sempre os houve, até porque é mais fácil escrever o que já está escrito e o muitas vezes o chefe gosta, mas o facto de não serem assinados tais encómios deixou-me sempre de pulga atrás da orelha.

Finalmente um texto no Blog 31 da Armada fez-me entender a coisa: tais peças eram propaganda disfarçada (coisa que a lei proíbe...) e pagas à unidade pelo Ministério da Propaganda, perdão, da Educação. Não fosse a oportuna questão que um grupo de deputados colocou à Ministra da Educação e ainda agora estávamos a comer palha, perdão, propaganda, perdão, anúncios pagos, nesse jornal de grande circulação...

Onde está a ética jornalística, que encapota um anúncio pago como uma notícia? Onde está a ética republicana dos políticos (pressuponho que os responsáveis políticos de um Ministério o sejam...) que aldrabam e só assumem quando confrontados com uma questão, por escrito, dentro das imposições da nossa lei?

Aqui fica o post original, para memória futura:

Peça jornalística na primeira página da secção de "Anúncios" do Jornal de Notícias.

Fala-nos das maravilhas que o Governo faz às escolas através do Plano Tecnológico.

O generoso artigo de opinião, laudatório das medidas do Governo não está assinado e não diz quem paga.

Pedido o esclarecimento e dada a resposta, sabe-se que a simpatia custou aos contribuintes "728 euros, acrescidos de IVA".

A dividir por todos, não custa nada.



Adenda: O Blog 31 da Armada publicou mais dois posts (II e III) sobre o assunto.

quarta-feira, outubro 01, 2008

Dia Mundial da Música - II

Dia Mundial da Música

Gockel music life


Hoje é o Dia Mundial da Música. Aqui, enquanto pudermos, comemoraremos o dia com música, mas há outros locais em que a comemoração é bem mais divertida - basta ver como fazem os alunos no Conservatório de Lisboa (ler notícia AQUI).

Neste tempo de mortos vivos e de sim-senhor, uma música de Fernando Lopes-Graça, com um poema de José Gomes Ferreira, para recordar que há outras vias de luta e que, por muito que seja negro o previsível futuro, há sempre a esperança e o exemplo dos que já partiram para nos guiar!



Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raiz

Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações

Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!

NOTA: Para quem só quiser ouvir, outra versão:

Notícia sobre dinossáurios no Público

Bípede carnívoro vivia na Argentina
Descoberto dinossauro com sistema respiratório parecido com o das aves
30.09.2008 - 16h10 Nicolau Ferreira

A representação do dinossauro, mostra o interior do animal

Ossos-de-ar-do-rio-Colorado não parece um nome muito ameaçador para uma nova espécie de dinossauro predador. Mas o nome, a tradução do latim Aerosteon riocoloradensis, funciona perfeitamente para o mais recente elo entre os “lagartos terríveis” do Mesozóico e as aves.

As ossadas do novo dinossauro foram encontradas no rio Colorado na província de Mendoza, na Argentina. “Este dinossauro fornece como mais nenhum as evidências directas dos pulmões que estão na origem da respiração das aves”, explica Ricardo Martinez da Universidade do Nacional de San Juan, na Argentina e co-autor do estudo publicado na revista científica "Public Library of Science One” (PLoS One).

Os fósseis do dinossauro foram estudados durante anos e revelaram a existência de sacos aéreos dentro da cavidade corporal do Aeroston. Os ossos têm bolsas e uma textura de esponja que provam que eram invadidos pelos sacos, o que permitia que o ar percorresse o interior das estruturas ósseas como acontece nas aves, que têm os chamados ossos pneumáticos.

Os cientistas acham que estes dinossauros tinham um sistema respiratório parecido com os das aves, em que os sacos aéreos bombeavam o ar para os pulmões. No resto dos vertebrados, os pulmões expandem-se e contraem-se para manter o fluxo de ar.

Segundo as datações, o Aerosteon viveu durante o período Cretácico, há 85 milhões de anos, 20 milhões de anos antes de os dinossauros desaparecerem. Apesar de ser um carnívoro bípede, os investigadores explicam que esta espécie é de uma linhagem diferente dos carnívoros que viveram na mesma altura. “O Aerosteon (...) representa uma linhagem que sobreviveu isoladamente na América do Sul. O seu primo mais próximo na América do Norte, é o Alossauro, que se extinguiu milhões de anos antes e foi substituído pelo Tiranossauro”, diz Paul Sereno o primeiro autor do artigo, que é da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

A espécie media 10 metros de comprimento, pesava o mesmo que um elefante grande e, segundo os cientistas, tinha penas. O sistema respiratório e os ossos ocos por onde corre o ar aumentam a eficiência respiratória e tornam as aves mais leves ajudando no voo, mas qual é a necessidade deste sistema no Aerosteon?

Paul Sereno aponta que os sacos aéreos do dinossauro estão em locais pouco comuns. “Eles vêm desde a parte superior do corpo até às costelas da barriga. Parece que o animal tinha um sistema de tubos de ar por baixo da pele”, disse. A equipa tem três explicações para isto, o sistema tornava os pulmões mais eficientes, poderia reduzir o peso da massa do corpo do bípede ou o sistema de ossos ocos ajudava a libertar o excesso de calor do corpo.

Actualmente, a maioria dos paleontólogos acredita que as aves evoluíram a partir de dinossauros carnívoros pequenos com penas - as primeiras aves que se conhece são muito parecidas com estes dinossauros.


in Público - ler notícia

NOTA: foi ao ler o Blog Dino-Geológico que deparei com a notícia - os nossos parabéns à amiga Ana Rola por manter activo este Blog de Ciência...!