Começo por dizer que não conheço a dimensão do que vou relatar. Adianto ainda que é prática tradicional da generalidade dos professores realizarem provas de diagnóstico no início de um percurso de aprendizagem para ajustarem a planificação aos pontos de partida dos alunos. Provas de diferentes feitios, formatos e durações... e que não tinham qualquer expressão quantitativa.
Mas este ano, muito por efeito da necessidade de se medir os 'progressos' nos resultados dos alunos, parece ter-se generalizado a realização formal de UMA prova de diagnóstico para depois, no final do ano, se compararem os resultados e se "medir" o valor acrescentado que cada professor conseguiu.
Ora (e sublinho que não sei a dimensão deste caso) a verificar-se esta prática de transformar um dispositivo compósito ao serviço da avaliação formativa e reguladora do ensino e das aprendizagens, numa prova escrita sumativa para medir conhecimentos para depois os contrastar no final do ano, estamos perante uma aberração e um descalabro. Com graves riscos de falta validade e fiabilidade. Uma má maneira de se começar a equacionar a "questão dos resultados na avaliação do professor" e que pode aniquilar uma prática teoricamente defensável, se reunidas certas condições organizacionais.
in Blog terrear - post de José Matias Alves
Mas este ano, muito por efeito da necessidade de se medir os 'progressos' nos resultados dos alunos, parece ter-se generalizado a realização formal de UMA prova de diagnóstico para depois, no final do ano, se compararem os resultados e se "medir" o valor acrescentado que cada professor conseguiu.
Ora (e sublinho que não sei a dimensão deste caso) a verificar-se esta prática de transformar um dispositivo compósito ao serviço da avaliação formativa e reguladora do ensino e das aprendizagens, numa prova escrita sumativa para medir conhecimentos para depois os contrastar no final do ano, estamos perante uma aberração e um descalabro. Com graves riscos de falta validade e fiabilidade. Uma má maneira de se começar a equacionar a "questão dos resultados na avaliação do professor" e que pode aniquilar uma prática teoricamente defensável, se reunidas certas condições organizacionais.
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