O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Nascido na província de Ragusa, sua família transferiu-se, em 1908, para Messina, no dia seguinte ao grande terramoto de 1908, cuja destruição lhe causou uma permanente impressão. Foi em Messina que concluiu os estudos secundários e, já na década de 20, foi para Roma iniciar o estudo de grego e de latim, dedicando-se aos clássicos que mais tarde seriam a sua maior inspiração.
Em 1926, por motivos de trabalho, estabelece-se em Reggio Calabria, onde retoma a atividade poética. Em 1929, vai para Florença com a sua irmã, casada com Elio Vittorini. Graças a estas relações, entra em contacto com Eugenio Montale e com o ambiente da revista literária Solaria. A partir de 1931, foi durante dez anos funcionário do departamento de obras de vários municípios italianos.
Chega a Milão em 1934, onde entra num rico ambiente cultural, estabelecendo relações de amizade com pintores e escritores. Dois anos depois, deixa a sua profissão, para se dedicar integralmente à literatura e à poesia.
David Fonseca (Marrazes, Leiria, 14 de junho de 1973)
é um músico, cantor e compositor português que toca vários
instrumentos, incluindo viola e órgão. Reconhecido pela sua bem
sucedida carreira musical, como membro da Silence 4
e, desde 2003, como artista a solo. Além de escrever a maioria das
suas obras, também é responsável pelo design gráfico das capas dos
seus álbuns e direção de arte dos seus videoclips. Entre 2004 e 2006, fez parte do projeto-tributoHumanos.
A Guerra das Malvinas (em inglês: Falklands War; em espanhol: Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982, pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reivindicados em 1833
e dominados a partir de então pelo Reino Unido. Porém, a Argentina
reclamou como parte integral e indivisível de seu território,
considerando que elas encontram "ocupadas ilegalmente por uma potência
invasora" e as incluem como partes da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul.
O saldo final da guerra foi a recuperação do arquipélago pelo Reino
Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das
ilhas. Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta Militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. Por outro lado, a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher obter a vitória nas eleições de 1983.
As ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul são três arquipélagos situados no Oceano Atlântico, perto da costa argentina, que constituem um domínio colonial britânico desde 1833. Não obstante, desde a sua ocupação em 1690, foram motivos de conflito entre o Reino Unido, França e Espanha,
e depois entre o Reino Unido e a Argentina, que se considera herdeira
dos direitos espanhóis sobre estas ilhas. Neste período, surgiram
diversas discussões para estabelecer uma ou outra soberania, que
terminaram com a ocupação britânica de 1833.
Só um destes arquipélagos, as ilhas Malvinas, tem uma população civil nativa permanente (chamados em inglês de kelpers). Geralmente de origem escocesa,
esta população se considera a si mesma britânica e apoia o estado atual
de soberania sobre estas ilhas. As outras duas estão ocupadas,
essencialmente, por cientistas. Em 1965 a Argentina conseguiu que a ONU
aprovasse a resolução 2065, qualificando a disputa como um problema
colonial e convocando as partes para negociar uma solução; não obstante,
as negociações ficaram infrutíferas durante os dezassete anos seguintes.
De todas as formas, as relações entre a Argentina, o Reino Unido e os
habitantes das Ilhas até os finais da década de 60 e o início da
década de 70 foram excelentes. Tanto assim, que durante grande parte
dos anos anteriores à guerra, semanalmente operava uma ponte aérea entre
a Argentina e Puerto Argentino/Port Stanley,
da qual os insulares dependiam para provisão e assistência médica.
Sendo que a pista de aterragem original de Puerto Argentino/Port
Stanley (feita em alumínio) foi construída pela Força Aérea Argentina.
(...)
Porém quando os britânicos decidem avançar ante o contra-ataque
argentino, não encontram mais resistência. É o resultado de quatro dias
de operações psicológicas executadas pelo coronel Mike Rose, do SAS, e o
capitão Rod Bell, tradutor. Estavam desde o dia 10 falando com
Menéndez pelo rádio, ganhando a sua confiança e insistindo a rendição
«com dignidade e honra». O 2 PARA entra nos arredores de Puerto
Argentino com suas boinas em vez dos casacos de combate e tremulando
bandeiras britânicas. No dia 23, o comandante das forças britânicas
Jeremy Moore chega no helicóptero a Puerto Argentino e conversa com
Menéndez. Quando o primeiro mostra ao segundo os documentos de
rendição, Menéndez declara de imediato que não aceitava a palavra
«incondicional». Não era isso o combinado durante as conversações
secretas de rádio dos dias anteriores.
Faz uma breve continência e abaixa a mão, o general Mario Benjamín
Menéndez rende-se nas ilhas Malvinas ao general Jeremy J. Moore às
23.59 horas do dia 14 de junho de 1982,
sendo testemunha o coronel Pennicott. Os 8.000 soldados argentinos são
desarmados e concentrados no aeroporto na qualidade de prisioneiros de
guerra. O inverno austral é a sério. Faz muito frio.
Quando as notícias chegam a Buenos Aires, produzem-se importantes
manifestações populares que são reprimidas pela Junta, perdendo assim o
pouco apoio que ainda tinha entre a população sensível ao seu discurso
nacionalista e patriótico. Durante o dia 15, o resto das unidades
argentinas presentes no arquipélago entregam as suas armas. No dia 20,
cinco navios britânicos fazem ato de presença nas ilhas Sandwich do Sul e
a guarnição de Thule rende-se sem luta. Todos os prisioneiros são
repatriados durante o mês seguinte.
Em 1914 a sua família mudou-se para a Suíça, onde estudou e de onde viajou para a Espanha. No seu regresso à Argentina, em 1921, Borges começou a publicar os seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prémio internacional de editores, o Prémio Formentor.
O seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos e Europa. Borges era fluente em várias línguas.
A sua obra abrange o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura". Os seus livros mais famosos, Ficciones (1944) e O Aleph (1949), são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios, religião, Deus. Os seus trabalhos contribuíram significativamente para o género da literatura fantástica. Estudiosos notaram que a progressiva cegueira
de Borges ajudou-o a criar novos símbolos literários através da
imaginação, já que "os poetas, como os cegos, podem ver no escuro". Os
poemas do seu último período dialogam com vultos culturais como Spinoza, Luís de Camões e Virgílio.
A sua fama internacional foi consolidada na década de 1960, ajudado pelo "boom latino-americano" e o sucesso de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez. Para homenagear Borges, em O Nome da Rosa um romance de Umberto Eco, há o personagem Jorge de Burgos,
que além da semelhança no nome é cego e, assim como Borges, foi
ficando neste estado ao longo da vida. Além da personagem, a biblioteca
que serve como plano de fundo do livro é inspirada no conto de Borges A Biblioteca de Babel (uma biblioteca universal e infinita que abrange todos os livros do mundo).
O escritor e ensaísta John Maxwell Coetzee
disse sobre ele: "Ele, mais do que ninguém, renovou a linguagem de
ficção e, assim, abriu o caminho para uma geração notável de romancistas
hispano-americanos".
Jorge Luis Borges nasceu numa família de classe média com boa educação.
A mãe de Borges, Leonor Acevedo Suárez, veio de uma tradicional
família uruguaia. No seu livro de 1929, Cuaderno San Martín incluiu um poema, "Isidoro Acevedo", em homenagem ao seu avô materno, Isidoro de Acevedo Laprida, um soldado do exército de Buenos Aires que era contra o ditador Juan Manuel de Rosas. Um descendente do advogado e político argentino Francisco Narciso de Laprida, Acevedo lutou nas batalhas de Cepeda, em 1859, Pavón, em 1861 e Los Corrales, em 1880. Isidoro de Acevedo Laprida morreu de congestão pulmonar na casa onde o seu neto Jorge Luis Borges nasceu.
Segundo um estudo de Antonio Andrade, Jorge Luis Borges tinha ascendênciaportuguesa: o bisavô de Borges, Francisco, teria nascido em Portugal, em 1770 e vivido na vila de Torre de Moncorvo, no norte de Portugal, antes de emigrar para a Argentina, onde teria casado com Cármen Lafinur.
Aos sete anos de idade, Borges já teria revelado ao pai que seria
escritor. Aos nove, escreve o seu primeiro conto, "La visera fatal",
inspirado em um episódio de Dom Quixote. Em 1914, muda-se, com os
pais, para a Europa, morando inicialmente em Genebra, na Suíça, onde
conclui os seus estudos, e depois na Espanha. Em 1921, retorna a Buenos
Aires, onde participa ativamente da efervescente vida cultural da
cidade. Em 1923, publica o seu primeiro livro de poemas, "Fervor de
Buenos Aires". Iniciava-se, assim, uma das mais brilhantes carreiras
literárias do século XX. Borges morreu em Genebra, de cancro de fígado e enfisema, terra onde foi sepultado, por opção pessoal.
Ajedrez I En su grave rincón, los jugadores rigen las lentas piezas. El tablero los demora hasta el alba en su severo ámbito en que se odian dos colores. Adentro irradian mágicos rigores las formas: torre homérica, ligero caballo, armada reina, rey postrero, oblicuo alfil y peones agresores. Cuando los jugadores se hayan ido, cuando el tiempo los haya consumido, ciertamente no habrá cesado el rito. En el Oriente se encendió esta guerra cuyo anfiteatro es hoy toda la Tierra. Como el otro, este juego es infinito. II Tenue rey, sesgo alfil, encarnizada reina, torre directa y peón ladino sobre lo negro y blanco del camino buscan y libran su batalla armada. No saben que la mano señalada del jugador gobierna su destino, no saben que un rigor adamantino sujeta su albedrío y su jornada. También el jugador es prisionero (la sentencia es de Omar) de otro tablero de negras noches y de blancos días. Dios mueve al jugador, y éste, la pieza. ¿Qué Dios detrás de Dios la trama empieza de polvo y tiempo y sueño y agonía?
Rory Gallagher (Ballyshannon, 2 de março de 1948 – Londres, 14 de junho de 1995) foi um multi-instrumentista e compositor irlandês. Foi considerado o 57º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Nascido em Ballyshannon, County Donegal e criado em Cork, Gallagher gravou álbuns a solo nos anos 70 e 80, depois de formar a banda Taste, no final dos anos 60. Os seus álbuns venderam mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
Gallagher recebeu um transplante de fígado em 1995, mas morreu de complicações decorrentes do mesmo, nesse ano, em Londres, aos 47 anos de idade.
Aloysius Alzheimer (Marktbreit, 14 de junho de 1864 - Wroclaw, 19 de dezembro de 1915) foi um psiquiatraalemão
conhecido sobretudo por ter sido o primeiro autor a reconhecer como
entidade patognomónica distinta a doença neurodegenerativa que hoje tem o
seu nome (doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer). Alzheimer trabalhou também com Emil Kraepelin, autor da primeira classificação moderna dos vários tipos de doenças psicóticas.
Vida e obra
Aloysius Alzheimer nasceu em 1864, na cidade alemã de Markbreit,
Baviera, filho de Eduard Alzheimer e sua segunda esposa, Theresia.
Estudou em Berlim, Tübingen e Würzburg.
Casou-se, em 1894, com a viúva Cecilie Simonette Nathalie Geisenheimer, de quem teve três filhos.
O primeiro caso da doença que levou o seu nome foi da paciente Auguste D.,
internada no hospital de Frankfurt, a 25 de novembro de 1901, e que, aos cinquenta e um anos de idade, apresentava sintomas de demência.
Em 1906 apresentou, durante um congresso científico na Alemanha, a doença do córtex cerebral (Mal de Alzheimer).
Alois morreu, em 1915, de uma grave infeção cardíaca.
Doutorou-se em 1979 com uma tese principal sobre "A Consequência da Literatura e do Real na Poesia de Dylan Thomas" e uma segunda tese sobre Frank O'Hara. A sua prova de Agregação consistiu numa proposta de estudo sobre a poesia inglesa posterior a 1945 e sobre «The Waste Land» de T. S. Eliot. (A sua tese de licenciatura foi sobre E. E. Cummings). Co-dirigiu a revista "As Escadas Não Têm Degraus" (1989), organizou a edição da "Obra Poética" de Ruy Belo, da "Antologia Poética" de Ruy Cinatti
e de uma antologia de João Miguel Fernandes Jorge. Tem publicadas
traduções de Anna Akhmatova (1992), Yorgos Seferis (1993) e Konstandinos
Kavafis (2005), bem como vários volumes de poetas espanhóis
contemporâneos, tanto traduzidos como, maioritariamente, anotados.
Autor de obras (iniciadas em 1974) de poesia, reuniu essa obra
poética em 2010 no volume «Um Toldo Vermelho». Em 2014 seguiu-se uma 2ª
edição, com novas alterações, intitulada com o mesmo nome. Um volume de
«derivas», sobretudo em prosa, «Do Corvo a Santa Maria», foi publicado
em 1993. Acerca de poesia, publicou os seguintes volumes: «Os dois
crepúsculos» (1981); «Dylan Thomas» (1982); «Um pouco da morte» (1989);
«Rima Pobre» (1999).
Extraordinariamente versátil e límpida, a poesia de Joaquim Manuel Magalhães impõe-se, segundo David Mourão Ferreira,
"de livro para livro, pela convocação de inúmeros aspectos do mundo
natural e do mundo social, através de um discurso que estabelece, entre
ambos, os mais inesperados nexos de cumplicidade ou recíprocos processos
de rejeição, em que "figuras" como a lítotes, a antífrase, a alusão e a
catacrese desempenham papéis preponderantes, em contextos só talvez
aparentemente regidos pelos princípios de uma livre associação de
imagens ou de um suposto automatismo verbal (…)"
Era como estar só. Mas estar só e feliz. A varanda envidraçada, o cheiro do café, um ramo chamado pelo sono. Sombras de sol batiam no chão de madeira velha. Restos de água da noite brilhavam nos vidros os primeiros insectos. A maresia das aves costeiras lanceoladas de luz. Os olhos pousavam à espera de te voltar a ter.
As suas obras iniciais eram caracterizadas por uma tendência romântica,
exuberante e fantasiosa, que transparece no título da sua coletânea de
1893, The Celtic Twilight ("O Crepúsculo Celta"). Posteriormente, por volta dos seus 40 anos, e como resultado da sua relação com poetas modernistas, como Ezra Pound, e também do seu envolvimento ativo no nacionalismo irlandês, o seu estilo torna-se mais austero e moderno.
Foi também senador irlandês, cargo que exerceu com dedicação e seriedade. Foi galardoado com o Prémio Nobel de Literatura de 1923.
O Comité de entrega do Prémio justificou a sua decisão pela "sua
poesia sempre inspirada, que através de uma forma de elevado nível
artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação." Em 1934
compartilhou o Prémio Gothenburg para poesia com Rudyard Kipling.
A speckled cat and a tame hare Eat at my hearthstone And sleep there; And both look up to me alone For learning and defence As I look up to Providence. I start out of my sleep to think Some day I may forget Their food and drink; Or, the house door left unshut, The hare may run till it’s found The horn’s sweet note and the tooth of the hound. I bear a burden that might well try Men that do all by rule, And what can I That am a wandering witted fool But pray to God that He ease My great responsibilities?
II
I slept on my three-legged stool by the fire, The speckled cat slept on my knee; We never thought to enquire Where the brown hare might be, And whether the door were shut. Who knows how she drank the wind Stretched up on two legs from the mat, Before she had settled her mind To drum with her heel and to leap: Had I but awakened from sleep And called her name she had heard, It may be, and had not stirred, That now, it may be, has found The horn’s sweet note and the tooth of the hound.
Filha de emigrantes portugueses no Brasil e no Chile,
Aurélia de Sousa nasceu em Valparaíso, filha de António Martins de
Sousa e de Olinda Peres. Era a quarta de sete filhos do casal. Mudou-se
para Portugal, juntamente com os pais, com apenas três anos. Passou a habitar a Quinta da China, junto ao rio Douro, no Porto, comprada por seu pai, que veio a falecer em 1874, quando Aurélia tinha apenas oito anos.
Nas palavras da biógrafaRaquel Henriques da Silva, a obra de Aurélia de Sousa "regista a silenciosa narrativa da casa: a presença da velha mãe, os afazeres das mulheres e das crianças, os cantos escuros da cozinha e do atelier, as tardes em que a luz se confunde com os fatos de verão, os caminhos campestres ou as vistas do rio. Pratica uma pintura vigorosa, raramente volumétrica, detida na análise das sombras para nelas captar a luz".
Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul,
numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o
idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas
nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitman
renascido", e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores
da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa mas também
da inglesa.
Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês (v.g. de Shakespeare e Edgar Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para o inglês.
Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades – heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro
–, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua
vida e obra. Robert Hass, poeta americano, diz: "outros modernistas como
Yeats, Pound, Elliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente... Pessoa inventava poetas inteiros."
Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Minha alma é como um pastor, Conhece o vento e o sol E anda pela mão das Estações A seguir e a olhar. Toda a paz da Natureza sem gente Vem sentar-se a meu lado. Mas eu fico triste como um pôr de sol Para a nossa imaginação, Quando esfria no fundo da planície E se sente a noite entrada Como uma borboleta pela janela. Mas a minha tristeza é sossego Porque é natural e justa E é o que deve estar na alma Quando já pensa que existe E as mãos colhem flores sem ela dar por isso. Como um ruído de chocalhos Para além da curva da estrada, Os meus pensamentos são contentes. Pensar incomoda como andar à chuva Quando o vento cresce e parece que chove mais. Não tenho ambições nem desejos Ser poeta não é ambição minha É a minha maneira de estar sozinho. E se desejo às vezes Por imaginar, ser cordeirinho (Ou ser o rebanho todo Para andar espalhado por toda a encosta A ser muita coisa feliz ao mesmo tempo), É só porque sinto o que escrevo ao pôr do sol, Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz E corre um silêncio pela erva fora. Quando me sento a escrever versos Ou, passeando pelos caminhos ou pelos atalhos, Escrevo versos num papel que está no meu pensamento, Sinto um cajado nas mãos E vejo um recorte de mim No cimo dum outeiro, Olhando para o meu rebanho e vendo as minhas ideias, Ou olhando para as minhas ideias e vendo o meu rebanho, E sorrindo vagamente como quem não compreende o que se diz E quer fingir que compreende. Saúdo todos os que me lerem, Tirando-lhes o chapéu largo Quando me vêem à minha porta Mal a diligência levanta no cimo do outeiro. Saúdo-os e desejo-lhes sol, E chuva, quando a chuva é precisa, E que as suas casas tenham Ao pé duma janela aberta Uma cadeira predileta Onde se sentem, lendo os meus versos. E ao lerem os meus versos pensem Que sou qualquer cousa natural - Por exemplo, a árvore antiga À sombra da qual quando crianças Se sentavam com um baque, cansados de brincar, E limpavam o suor da testa quente Com a manga do bibe riscado.
Era filha do embaixador Marcos Vieira da Silva, e neta de José Joaquim da Silva Graça, fundador do jornal O Século, tendo vivido na casa do avô, em Lisboa.
Devido ao facto de o seu marido ser judeu e de ela ter perdido a nacionalidade portuguesa, eram oficialmente apátridas. Então, o casal decidiu residir por um longo tempo no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. No Brasil, entraram em contacto com importantes artistas locais, como Carlos Scliar e Djanira. Ambos exerceram grande influência na arte brasileira, especialmente entre os modernistas.
Vieira da Silva foi autora de uma série de ilustrações para crianças que constituem uma surpresa no conjunto da sua obra. Kô et Kô, les deux esquimaux, é o título de uma história para crianças inventada por ela em 1933.
Não se sentindo capaz de a escrever, a pintora entregou essa tarefa ao
seu amigo Pierre Guéguen e assumiu o papel de ilustradora, executando
uma série de guaches.
Mais tarde a artista viveu e trabalhou em Paris, no número 34 da Rue Abbé Carton, no XIV Bairro da cidade.
A partir de 1948 o estado francês começa a adquirir as suas pinturas e,
em 1956, tanto ela como o marido obtêm a nacionalidade francesa. Em
1960 o Governo Francês atribui-lhe uma primeira condecoração, em 1966 é
a primeira mulher a receber o Grand Prix National des Arts e, em 1979, torna-se cavaleiro da Legião de Honra francesa.
Participou na Europália, em 1992, e veio a morrer nesse ano.
Rivers Cuomo (New York City, June 13, 1970) is an American singer, songwriter, and musician. He
is the lead vocalist, guitarist, pianist, songwriter, and frontman of
the rock band Weezer.
Em 1984 lançou o seu segundo trabalho, intitulado Dar e Receber. Era fevereiro e, dois meses depois, a 22 de abril, Variações daria um concerto, na aldeia de Viatodos, concelho de Barcelos,
durante as festas da "Isabelinha". Depois disso, aparece pela última
vez em público no programa televisivo "A Festa Continua" de Júlio Isidro.
Será a única interpretação no pequeno ecrã das faixas do novo disco,
usando o mesmo pijama com ursinhos e coelhinhos que usou na sua primeira
aparição televisiva. Variações cantou em Coimbra, na Queima das Fitas de
1984, no
dia 17 de maio, na Noite da Psicologia, já gravemente doente, sendo que
os seus amigos e familiares deixaram de receber notícias do cantor, que
ficou hospedado por alguns dias em casa de um amigo até ter sido levado
para o Hospital Pulido Valente no dia 18 de maio, devido a um problema
brônquico-asmático.
Quando Canção de Engate invadiu as rádios, já António
Variações se encontrava internado no hospital. Transferido para a
Clínica da Cruz Vermelha, morreu a 13 de junho, vítima de uma broncopneumonia, especula-se que provavelmente foi causada pelo VIH,
mas por causa do estigma que essa doença envolvia, o mistério permanece
até hoje. Foi sepultado no cemitério da terra natal, em Fiscal, Amares.
Hermínia Silva nasceu em 1907. Cedo se tornou presença notada nos retiros de Lisboa, que não hesitaram em contratá-la, pela originalidade com que cantava o Fado. A Canção dos Bairros de Lisboa estava-lhe nas veias, não fora ela nascida, ali mesmo junto ao Castelo de São Jorge. As "histórias" dos amores da Severa com o Conde de Vimioso estavam ainda frescas na memória do povo.
Rapidamente, a sua presença foi notada nos retiros, e passados poucos anos, em 1929, Hermínia Silva estreava-se numa Revista do Parque Mayer. Era a primeira vez que o Fado
vendia bilhetes na Revista. Alguns jornais da época, referiam-se a
ela, como a grande vedeta nacional, chegando a afirmar-se, que a fadista tinha "uma multidão de admiradores fanáticos". A sua melismática criativa, a inclusão no Fado, de letras menos tristes, por vezes com um forte cunho de crítica social, e o seu empenho em trazer para o Fado e para a guitarra portuguesa, fados não tradicionais, compostos por maestros como Jaime Mendes, compositores como Raul Ferrão,
criando assim o chamado "fado musicado", aquele fado cuja música
corresponde unicamente a uma letra, se bem que composto segundo a base
do Fado, e em especial, tendo em atenção as potencialidades da guitarra portuguesa.
Hermínia Silva torna-se assim, sem o haver planeado, num dos vértices do Fado, tal qual ele existe, enquanto estilo musical: Alfredo Marceneiro
foi o primeiro vértice, o da exploração estilística do Fado
Tradicional; Hermínia viria a trazer o Fado para as grandes salas do
Teatro de Revista, e viria a "inaugurar" a futura Canção Nacional, com
acompanhamentos de grandes orquestras, dirigidas por maestros, que também eram compositores. A sua fama atingiu um tal ponto que o Cinema, quis aproveitar o seu sucesso como figura de grande plano.
Efetivamente, nove anos depois de se ter estreado na Revista, Hermínia integra o elenco do filme de Chianca de Garcia, Aldeia da Roupa Branca (1938), num papel que lhe permite cantar no filme. Nascera assim, a que viria a ser considerada, a segunda artista mais popular do século XX português, depois de Amália Rodrigues, o terceiro vértice do Fado, ainda por nascer.
Depois de várias presenças no estrangeiro, com especial incidência no Brasil e em Espanha, Hermínia aposta numa carreira mais concentrada em Portugal. O seu conhecido e parodiado receio em andar de avião, inviabilizou-lhe muitos contratos que surgiam em catadupa. Mas, Hermínia estava no céu, na sua Lisboa das sete colinas.
Em 1943 é chamada para mais um filme, o Costa do Castelo, em 1946 roda o Homem do Ribatejo, passando regularmente pelos palcos do Parque Mayer,
fazendo sucesso com os seus fados e as suas rábulas de Revista.
Efetivamente, Hermínia consegue alcançar tal êxito no Teatro, que o
SNI, atribui-lhe o "Prémio Nacional do Teatro", um galardão muito cobiçado na época. Até 1969, em "O Diabo era Outro", a popularidade da fadista encheu os écrans dos cinemas de todo o país. Vieram mais Revistas, mais recitais, muitos discos de sucesso.
Mas, para quem quisesse conhecer a grande Hermínia bem mais de perto,
ainda tinha a oportunidade de ouro, de vê-la ao vivo e a cores, sem
microfone, na sua Casa - o Solar da Hermínia, restaurante que manteve
quase até ao fim da sua vida artística.
Felizmente, o estado português, o antigo e o contemporâneo, reconheceu
Hermínia Silva. São vários os prémios e condecorações, as distinções e
as nomeações, justíssimas para uma artista,
que fez escola, e que hoje, constitui um dos três maiores nomes da
Canção Nacional, ao lado de Marceneiro e de Amália, que por razões
diferentes, pelas novidades de forma e conteúdo distintos que
trouxeram à Canção de Lisboa, fizeram dela, o Fado, tal qual hoje é
entendido, cantado, tocado e formatado.
A fadista cantou quase até falecer, em 13 de junho de 1993. Morria assim uma das maiores vedetas do Fado e do Teatro de Revista Português. O seu corpo foi sepultado no cemitério dos Prazeres.