domingo, setembro 12, 2010
Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda - fotos (III)
Postado por Fernando Martins às 22:30 0 bocas
Marcadores: Chiqueda, Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda, Geologia no Verão, Pedreiras (Porto de Mós), Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda - fotos (II)
Postado por Fernando Martins às 21:50 0 bocas
Marcadores: Chiqueda, Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda, Geologia no Verão, Pedreiras (Porto de Mós), Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda - as fotos
E agora as fotos:
Subindo a Serra dos Candeeiros
Explicação junto à Casa do Caçador
Pseudo-gruta junto à Casa do Caçador - galopinite sugestiva
Pseudo-gruta junto à Casa do Caçador - Pedreiras
Junto ao Parque de Campismo e Caravanismo de Pedreiras
Exsurgência(s) da Chiqueda
Percurso exsurgência da Chiqueda - Poço Suão
Poço Suão - exsurgência temporária
Almoço - I
Almoço - II
Almoço - III
No café em Chiqueda...
Postado por Fernando Martins às 21:37 0 bocas
Marcadores: Chiqueda, Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda, Geologia no Verão, Pedreiras (Porto de Mós), Sociedade Portuguesa de Espeleologia
A ética republicana e socialista - versão Sócrates (em Inglês Técnico escrito a uma mão)
Postado por Pedro Luna às 16:01 0 bocas
Marcadores: aldrabices, aldrabões, ética republicana, José Sócrates, PS
As mentiras do Ministério da Educação e da Anarquia desmascaradas
Flexibilidade Pedagógica
Os professores portugueses dificilmente não serão os melhores do mundo. Agora há uns que dão a sua disciplina a umas turmas com um manual na escola sede e depois vão dar as outras com outro manual, pois antes cada escola fez as suas escolhas de acordo com o projecto educativo e os respectivos grupos de trabalho.Agora, com os novos mega-departamentos e mega-grupos disciplinares mistura-se tudo e quero fazer como se fazem planificações integradas e articuladas com cada escola com os seus materiais de apoio. Claro que o manual não é tudo, mas é com os seus materiais – afinal as famílias compram-nos para quê? – que os alunos devem trabalhar e estudar.
Mas, claro, tudo isto é feito por parte do ME privilegiandopedagógicos os aspectos …
in A Educação do meu Umbigo - post de Paulo Guinote
Postado por Fernando Martins às 15:26 0 bocas
Marcadores: A Educação do meu Umbigo, aldrabices, aldrabões, anarquia, Mega-Agrupamentos
Acesso ao Ensino Superior - já saíram os resultados de 2010
Postado por Adelaide Martins às 00:38 0 bocas
Marcadores: Acesso, Ensino Superior, Geologia
O nosso encerramento da Geologia no Verão 2010
Postado por Fernando Martins às 00:31 0 bocas
Marcadores: Chiqueda, Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda, Geologia no Verão, Pedreiras (Porto de Mós), Sociedade Portuguesa de Espeleologia
sábado, setembro 11, 2010
11 de Setembro - um duplamente triste dia
Postado por Fernando Martins às 19:10 0 bocas
Marcadores: Alcafache, desastre, Nova Iorque, Torres Gémeas
Desastre de Alcafache - 25 anos
O 11 de Setembro de Alcafache foi há 25 anos
Ai balhame deus ou cá vamos, cantando e rindo
Postado por Fernando Martins às 00:18 0 bocas
Marcadores: anarca constipado, bancarrota, dívida pública
Os atentados de 11 de Setembro foram há 9 anos
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de Setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001. Naquela manhã, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalham nos edifícios. Ambos os edifícios desmoronaram em duas horas, destruindo prédios vizinhos e causando outros danos. Os sequestradores de um terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
O número total de mortos nos ataques foi 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:11 0 bocas
Marcadores: 11 de Setembro, 9/11, Al-Qaeda, terrorismo, Torres Gémeas
Visca Catalunya!
Celebremo-lo com uma música que refere uma data importante para Portugal:
Abril 74 - Lluís Llach
Companys, si sabeu on dorm la lluna blanca,
digueu-li que la vull
però no puc anar a estimar-la,
que encara hi ha combat.
Companys, si coneixeu el cau de la sirena,
allà enmig de la mar,
jo l'aniria a veure,
però encara hi ha combat.
I si un trist atzar m'atura i caic a terra,
porteu tots els meus cants
i un ram de flors vermelles
a qui tant he estimat,
si guanyem el combat.
Companys, si enyoreu les primaveres lliures,
amb vosaltres vull anar,
que per poder-les viure
jo me n'he fet soldat.
I si un trist atzar m'atura i caic a terra,
porteu tots els meus cants
i un ram de flors vermelles
a qui tant he estimat,
quan guanyem el combat.
sexta-feira, setembro 10, 2010
Anárquica súmula noticiária
novidades do mundo ... e arredores
Postado por Fernando Martins às 23:43 0 bocas
Marcadores: anarca constipado, Casa Pia, dívida pública
Mais um sismo no Chile
Postado por Fernando Martins às 01:10 0 bocas
Marcadores: Anel de Fogo do Pacífico, Chile, sismo, sismologia
quinta-feira, setembro 09, 2010
Humor (quase) geológico...
Prémio Stuart de Tira Cómica 2010
Postado por Pedro Luna às 19:54 0 bocas
Marcadores: Arraiolos, Bandeira ao Vento, cartoon, Humor, José Bandeira, sismo, sismologia
Contributos para uma abolição de escravatura
Professores, os escravos do ministérioAnte o relatório da OCDE, José Sócrates esqueceu um pormenor: os nossos professores são escravos. E Sócrates continua a esquecer aquilo que não pode aparecer nesses relatórios da OCDE: um aluno de 12º ano não sabe escrever.I. José Sócrates, o propagandista-que-por-acaso-é-o-nosso-primeiro-ministro, lançou por aí uns foguetes pedagógicos depois de ver um relatório da OCDE sobre a educação. Consta que a educação em Portugal melhorou. Pois claro, com um ministério da educação a fabricar falsas estatísticas através do facilitismo, eu aposto que Portugal ainda vai passar a Suécia. As nossas crianças não sabem escrever ou fazer uma simples conta, mas, força Sócrates, tu consegues.II. Mas, enquanto a Ministra Alçada apanhava as canas do eng., outras pessoas fizeram outras contas. Por exemplo, Paulo Guinote viu aqui uma coisa: os professores portugueses trabalham mais 100 horas do que a média europeia. Não são 10. São 100. Eu não percebi se estas horas são apenas horas passadas nas salas de aula ou se já incluem as horas infindáveis que um professor gasta a preencher papéis e fichas para o ministério.III. Em todo o caso, interessa fixar isto: se o excesso de trabalho fosse em prol dos alunos, o problema não seria grave. Mas, na verdade, o excesso de trabalho dos professores representa trabalho escravo, representa a subalternização do professor em relação aos pedagogos do ministério da educação. Como já escrevi 1234 vezes, o nosso maior problema é este centralismo do Ministério da Educação. E esse centralismo autoritário (e herdeiro de Salazar) é visível na forma como Lisboa controla as escolas no Fundão, Faro ou Bragança. Um absurdo intolerável. Mas este absurdo intolerável não se vê apenas nesta parte burocrática e administrativa. Também se vê na parte pedagógica. Os desgraçados dos professores têm de preencher fichas e fichinhas intermináveis. Para quê? Para que os pedagogos centralistas controlem tudo. Para que a senhora ministra tenha dados bonitinhos para apresentar à OCDE. Resultado? Sempre que se fala com um professora, a desilusão é sempre a mesma: "eu não sou uma professora, sou uma burocrata do ministério".IV. Um partido que pretenda, de facto, resolver este assunto tem de atacar os pedagogos do ministério e não os professores que estão nas escolas. Temos de tirar poder ao ministério. Temos de dar esse poder às escolas e aos professores. É preciso retirar poder a estes pedagogos pós-moderninhos que têm mestrados e doutoramentos naquela pseudo-ciência (ciências da educação? É assim que se diz?) e que têm, acima de tudo, um cartão da cor política certa. Quantos boys and girls vivem nas catacumbas do ministério da educação? Quantas horas os professores perdem a preencher as fichinhas dos boys and girls que andam a destruir o futuro dos jovens portugueses há duas ou três décadas? Sem poder sobre o ministério, os professores nunca vão conseguir fazer aquilo que têm de fazer: ensinar sem facilitismos.
Postado por Fernando Martins às 19:09 0 bocas
Marcadores: abolicionismo, escravatura, Ministério da Educação
A educação no país do faz de conta…
Postado por Fernando Martins às 18:56 0 bocas
Marcadores: aldrabices, aldrabões, ensino recorrente, Ministério da Educação, Novas Oportunidades
Mas um dinossáurio ibérico
Paleontologia
Dinossauro carnívoro com bossa descoberto em Espanha
O réptil faz parte dos terápoda. "São um grupo muito importante de dinossauros porque dentro deste grupo estão as aves”, explicou Jose Sanz, da Universidade Autónoma de Madrid. “Este mundo não seria o mesmo sem as aves, as aves são mesmo uma espécie de dinossauros terápodes com asas, capazes de voar”, explicou o autor do estudo, citado pela BBC News.
O dinossauro tinha seis metros de comprimento e viveu no início do Cretácico, o último período onde os répteis terríveis existiram, entre há 146 e 65 milhões de anos. Caçava, mas também podia rapinar carne de animais já mortos.
O esqueleto do Concavenator corcovatus é um enigma. As ossadas mostram que por cima do ílio, onde os ossos das pernas contactam com a coluna vertebral, existia uma bossa. Esta estrutura poderia servir para a regulação do calor, para exibição como uma crista de galo ou para armazenamento de energia. Mas os cientistas não têm nenhuma certeza.
Outro mistério é os cinco espinhos que o dinossauro tinha em cada antebraço que podem estar relacionados com as penas nas aves. “Parecem exactamente como as inserções que as aves têm nas penas grandes utilizadas para voo”, disse à Nature Michael Benton, paleontólogo da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
A equipa defende que estas estruturas podem depois ter evoluído para a inserção das penas que conhecemos nas aves de hoje. “Vamos ter que olhar para mais dinossauros como sendo animais mais parecidos com aves”, disse Francisco Ortega, primeiro autor do estudo.
Postado por Fernando Martins às 00:50 0 bocas
Marcadores: Concavenator corcovatus, Cuenca, Dinossáurio, Espanha, Paleontologia
Leonard Cohen come to town
Postado por Pedro Luna às 00:10 0 bocas
Marcadores: anos 60, Leonard Cohen, música, So long Marianne
quarta-feira, setembro 08, 2010
Só para recordar que este cantor vem cantar cá a Portugal
Postado por Fernando Martins às 22:49 0 bocas
Marcadores: anos 60, Leonard Cohen, música, The Stranger Song
terça-feira, setembro 07, 2010
Sessão de Trabalho em Évora - Oportunidades de Financiamento no 7ºPQ
Oportunidades de Financiamento no 7ºPQ para os Temas Energia, Ambiente e Programa Específico Pessoas
16 Setembro 2010, 14.00 – 18.00 horas
Universidade de Évora
PROGRAMA
14.10 - 14.30: O 7º Programa-Quadro de I&DT – Estrutura, Balanço da participação portuguesa
14.30 – 15.00: O tema Energia: destaques
15.00 – 15.30: O tema Ambiente: destaques
15.30 – 16.00: Coffee break
16.00 – 16.30: O Programa Específico Pessoas: destaques
16.30 – 17.00: Aspectos práticos da participação
17.00 – 17.30: Competências e experiência da Universidade de Évora no 7ºPQ
17.30 – 18.00: Debate e conclusão
- Energia: amelia.areias@gppq.mctes.pt
- Ambiente: anabela.carvalho@gppq.mctes.pt
- Pessoas: ana.mafalda@gppq.mctes.pt
Postado por Fernando Martins às 16:55 0 bocas
Marcadores: 7ºPQ, Évora, Universidade de Évora