segunda-feira, janeiro 19, 2009

Edgar Allan Poe - 200 anos


Bicentenário do nascimento do mestre do macabro
Literatura: Edgar Allan Poe nasceu há 200 anos
19.01.2009 - 16h24 PÚBLICO

A 19 de Janeiro de 1808, nascia em Boston Edgar Allan Poe. Poe. O escritor americano ficou conhecido pelos seus contos góticos e negros. Para além da escrita, foi também crítico literário e editor.

Autor do famoso poema “O Corvo”, Poe notabilizou-se com contos e poemas de mistério como “A queda da casa de Usher”, “Os assassinatos da Rua Morgue” ou "O gato preto", entre outros.

Foi também pioneiro em vários géneros literários, como a ficção científico ou literatura policial.

Edgar Allan Poe foi apenas reconhecido postumamente, muito por causa de escritores europeus, como Baudelaire ou Pessoa, que traduziram as suas obras.

Para celebrar o bicentenário do nascimento do autor, o Edgar Allan Poe Museum, em Richmond, Virgínia, iniciou uma jornada de 24 horas, que terá uma vigília com velas, leitura de poemas e também uma visita ao museu.

in Público - ler notícia

Música de 1985 para Geopedrados...!

Dunas - GNR



Dunas, são como divãs
Biombos indiscreto de alcatrão sujo
Rasgados por cactos e hortelãs
Deitados nas Dunas, alheios a tudo
Olhos penetrantes
Pensamentos lavados

Lambemos dos lábios, refrescos, gelados
Selamos segredos
Saltamos rochedos
Em câmara lenta, como na TV
Palavras a mais, na idade dos "porquês"

Dunas como que são divas
Quem nos visse deitados
Cabelos molhados bastante enrolados
Sacos camas salgados
Nas dunas, roendo maçãs
A ver garrafas de óleo,
Boiando vazias nas ondas da manhã


Lambemos dos lábios, refrescos, gelados
Selamos segredos
Saltamos rochedos
Em câmara lenta, como na TV
Palavras a mais, na idade dos "porquês"


PS - Para os puristas, aqui fica o LINK para VIDEOCLIP ORIGINAL...

Cartoonista em greve

0919a

(c) Antero Valério - Blog anterozóide

domingo, janeiro 18, 2009

Poesia para se reflectir num Dia de Greve

Mãos - Guayasamin



entrega as tuas mãos ao medo
e não viverás.
há um espaço de arbítrio - entre acaso, ética,
responsabilidade, dever -
uma fenda para a coragem.
a vida caminha pela terra
passos decididos
entre tudo e nada,
uma brevidade imperceptível
a roçar os nossos rostos.
nada restará
depois que as horas calarem.
entrega tua face ao medo
e não a verás viva.

Silvia Chueire


Porque o caminho se faz caminhando seja ele qual for e porque há por aí muitas espécies de MEDO. Quando eu era pequena e tinha medo do escuro, o meu Pai apagava a Luz e dizia:
- Para perderes o medo, tens de apagar a Luz.
Era como dizer:
- Tens de aprender a viver com a ausência... daquilo que pensas que te tira o medo.

in CleopatraMoon - ler post

Música obrigatória para candidatos a Directores de Escolas Públicas...

I'm Gonna Be (500 Miles) - The Proclaimers featuring Brian Potter & Andy Pipkin


Im Gonna Be (500 Miles) - The Proclaimers featuring Brian Potter & Andy Pipkin

When I wake up yeah I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who wakes up next to you
When I go out yeah I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who goes along with you

If I get drunk yes I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who gets drunk next to you
And if I haver yeah I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who's havering to you

But I would walk 500 miles
And I would walk 500 more
Just to be the man who walked 1000 miles
To fall down at your door

When I'm working yes I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who's working hard for you
And when the money comes in for the work I'll do
I'll pass almost every penny on to you

When I come home yeah I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who comes back home to you
And if I grow old well I know I'm gonna be
I'm gonna be the man who's growing old with you

But I would walk 500 miles
And I would walk 500 more
Just to be the man who walked 1000 miles
To fall down at your door

When I'm lonely yes I know I'm gonna be
I'm gonna be the man whose lonely without you
When I'm dreaming yes I know I'm gonna dream
Dream about the time when I'm with you.

But I would walk 500 miles
And I would walk 500 more
Just to be the man who walked 1000 miles
To fall down at your door

5 boas razões para um professor fazer greve amanhã

1. Maria de Lurdes Rodrigues, Junho.2006:

"admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública"



2. Valter Lemos, Assembleia da República, 24.01.2008:

"vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos"



3. Jorge Pedreira, Novembro.2008:

"caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre se poderiam recrutar novos no Brasil"



4. Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16.11.2008:

"quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de leite!"



5. Margarida Moreira - DREN, Viana do Castelo, 28.11.2008:

"[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete(depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em grupo!"

Música para recordar que os Directores (Reitores) entram nas Escolas em Maio...

I Walk The Line - Johnny Cash


I Walk The Line - Johnny Cash

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time.
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine,
I walk the line

I find it very, very easy to be true
I find myself alone when each day is through
Yes, I'll admit I'm a fool for you
Because you're mine,
I walk the line

As sure as night is dark and day is light
I keep you on my mind both day and night
And happiness I've known proves that it's right
Because you're mine,
I walk the line

You've got a way to keep me on your side
You give me cause for love that I can't hide
For you I know I'd even try to turn the tide
Because you're mine,
I walk the line

Açores - Acção de Formação



Podemos hoje dizer finalmente que irá haver Acção de Formação nos Açores, de 3 a 10 de Abril de 2009 - atingimos ontem o número pretendido de participantes - 49 (e 2 que nos irão acompanhar em parte da formação, se se chegar a acordo com a SATA...).

Em breve iremos colocar aqui outros aspectos importantes para os participantes, nomeadamente:
  • datas dos pagamentos
  • formas de pagamento
  • sessão de preparação da formação
  • briefing de preparação da subida ao Pico
Os eventuais interessados em ainda participar na Acção devem comunicar comigo com urgência, (960 081 251, fernando.oliveira.martins@gmail.com ou 244 834 505) para ocupar os eventuais 4 lugares disponíveis ou para saberem de eventuais desistências...

sábado, janeiro 17, 2009

Mina de Sal Gema na RTP

2ª parte do TElejornal de 2009-01-16

Carregue para ver a 2ª parte do programa de 2009-01-16

NOTA: clicar para ligar ao site da RTP - é a 2ª e última notícia...

Mina de Sal Gema - notícia na TV

Ontem foi uma festa! A mina de Sal Gema de Loulé teve direito a imenso tempo nos principais telejornais nacionais. Aqui fica um exemplo:




Link - SIC 1º Jornal 16.01.2009

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Curso Intensivo em Avaliação da Geodiversidade e do Património Geológico - Braga

Vai realizar-se, entre 9 e 13 de Setembro de 2009, na Universidade do Minho, um Curso Intensivo em Avaliação da Geodiversidade e do Património Geológico.

Este é dirigido a estudantes de doutoramento e de mestrado envolvidos na temática da Geoconservação e particularmente na questão da avaliação do património geológico. Os estudantes interessados são convidados a enviar a sua candidatura, acompanhada por um curto Cjavascript:void(0)V e um resumo do seu projecto de doutoramento/mestrado.

Poderá aceder ao Formulário de Candidatura, à Primeira Circular, ao custo de inscrição e outros materiais na página web do Curso, em:

http://www.dct.uminho.pt/cct/intensivecourse/


Entidades apoiantes:
  • Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho / Centro de Geologia da Universidade do Porto (Organização)
  • Geomorphosites Working Group da Associação Internacional de Geomorfólogos
  • Associação Portuguesa de Geomorfólogos
  • ProGEO - Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico
  • Geopark Naturtejo 

NOTA: faz hoje 90 que nasceu Martin Luther King...

    quarta-feira, janeiro 14, 2009

    Música adequada ao meu estado de espírito

    Vessel in Vain - Smog


    I cant be held responsible for the things I say
    For I am just a vessel in vain
    And I cant be held responsible for the thing I see
    For I am just a vessel in vain

    No boat out on no ocean
    No name there on no hull
    And it's not a strain at all to remember
    Those that I've left behind
    They're all standing right here beside me now
    And most of them with a smile

    My ideals have got me on the run
    Towards my connection with everyone
    My ideals have got me on the run
    It's my connection with everyone

    Such free reign
    For a vessel in vain

    Palestra no Porto

    Student Lecture Tour/ Europe 2008 – 2009

    “Minerals: Who Needs Them, Who Supplies Them and How Much Is There?”

    Dr. David Roberts
    (anterior Director do Departamento de Geologia da Universidade de Staffordshire)


    19 de Fevereiro de 2009 - 14.30 às 17.30 horas

    Local: Departamento de Geologia da FCP (Anfiteatro -120)

    Rua do Campo Alegre – Porto

    Tel.: 220 402 489

    Inscrição: www.eage.org/students


    A EAGE – European Association of Geoscientists & Engineers organiza este ano a 4ª “European Student Lecture Tour”. O ciclo de conferências, que decorrerá em alguns países europeus, incluindo Portugal, será proferida pelo Dr. David Roberts, anterior Director do Departamento de Geologia da Universidade de Staffordshire.

    A sua palestra de três horas, intitulada “Minerals: Who Needs Them, Who supplies Them and How Much Is There”, irá analisar e questionar a exigência e o fornecimento globais de minerais e o papel da Geologia neste processo. Alguns dos aspectos gerais aplicam-se, igualmente, ao petróleo e gás.

    Esta palestra dará aos estudantes a oportunidade de ver para além dos limites habituais dos seus estudos, apresentando-lhes alternativas profissionais que eles poderão não ter ainda conhecimento.

    A “European Student Lecture Tour” é patrocinada pelo “EAGE Student Fund”.

    Música dos anos oitenta para Geopedrados

    Ultravox - Vienna



    We walked in the cold air
    Freezing breath on the window pain
    Lying waiting

    A man in the dark in the picture frame
    So mystic and soulful.
    A voice reaching out and a piercing cry

    It stays with you until
    The feeling is gone
    only you and I
    This means nothing to me

    This means nothing to me

    Oh Vienna

    The music is weaving
    Haunting notes pizzicato strings

    The rhythm is calling
    Alone in the night as the daylight brings a cold empty silence
    The warmth of your hand and a cold grey sky

    It fades to the distance

    The image is gone
    only you and I
    This means nothing to me

    This means nothing to me

    Oh Vienna

    This means nothing to me

    This means nothing to me

    Oh Vienna

    terça-feira, janeiro 13, 2009

    Poesia para preparar um novo dia de trabalho

    não sou anterior à escolha


    Não sou anterior à escolha
    ou nexo do ofício
    Nada em mim começou por um acorde

    Escrevo com saliva
    e a fuligem da noite
    no meio de mobília
    inarredável

    atento à efusão
    da névoa na sala.


    Sebastião Alba

    Xutos & Pontapés - 30 anos!

    Tinha eu 11 anos quando os moços deram o 1º concerto, no Alunos de Apolo, no singelo dia de 13 de Janeiro de 1979.

    Desde que os ouvi pela primeira vez sou fã incondicional desta banda, reconheço. O seu estranho lirismo, a pureza das guitarras, a lúcida loucura dos seus membros, a constância em termos de álbuns, a excepcionalidade dos concertos, tudo me tornou em um dos que hoje estão com os Xutos, de alma e coração...

    Venham mais 30...!

    Xutos & Pontapés - Para Sempre



    Nosso amor de sempre
    Brilhará p'ra sempre
    Ai meu amor
    O que eu já chorei por ti

    Mas sempre
    P'ra sempre
    Vou gostar de ti

    Juro meu amor
    De sempre
    Voltarei
    P'ra sempre

    Ai meu amor
    O que eu já
    Chorei por ti
    Mas sempre
    Para sempre
    Gostarei de ti

    Fever

    Fever - Rita Moreno & Marretas

    Ano Internacional da Astronomia - Semana 2

    Post em estereofonia com o Blog AstroLeiria:

    Como referimos anteriormente, o Blog AstroLeiria teve a honra de colaborar na realização da Agenda Regional de Leiria, uma edição anual do semanário e jornal regional Região de Leiria, escolhendo uma imagem por semana para assinalar o Ano Internacional da Astronomia (AIA). Aqui fica (bastante atrasada...) a segunda imagem:

    Semana 2 - Ano Internacional de Astronomia

    AIA E GALILEU

    O Ano Internacional da Astronomia deve-se ao facto de se estarem a comemorar os 400 anos da invenção da luneta astronómica por Galileu Galilei.


    Na imagem o Telescópio Harlan J. Smith, no Observatório McDonald, Texas (USA) – imagem da Wikimedia Commons (http://en.wikipedia.org/wiki/Image:USA_harlan_j_smith_telescope_TX.jpg)

    Conferência Internacional em Coimbra sobre colecções e museus de Geociências

    Republicamos um post anterior, desta vez com link para 1ª Circular:

    Conferência Internacional

    Colecções e museus de Geociências: missão e gestão

    5 e 6 de Junho de 2009


    Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência
    Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra


    Local: Auditório do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.


    As colecções geológicas são uma ferramenta essencial em investigação e divulgação do conhecimento em História da Terra e da Vida. Documentam os processos e fenómenos que decorrem na parte mais superficial do planeta e a evolução da vida e são parte integrante da herança cultural e científica da civilização contemporânea. Servem, também, como meio para um melhor conhecimento da infra-estrutura geológica e da base de recursos geológicos, tendo em vista a sua gestão sustentada. Todavia, muitas delas estão sujeitas a ameaças que decorrem tanto da falta de recursos para o seu estudo, conservação e valorização, como da menor vocação das instituições de tutela para a sua preservação.

    Com esta conferência pretende-se caracterizar o “estado da arte” no que respeita à gestão deste tipo de colecções, identificar as suas principais oportunidades e ameaças, bem como criar um fórum permanente de discussão e troca de experiências entre os profissionais envolvidos, tendo em vista, a prazo, o estabelecimento de linhas orientadoras de políticas de gestão a nível nacional.

    Formato

    Palestras por especialistas convidados, comunicações pelos participantes, mesa-redonda final.

    Temáticas

    1 - Museus e colecções geológicas universitárias
    2 - Colecções na esfera da Administração Central e Regional do Estado
    3 – Museus e colecções de conteúdo geológico na Administração Local
    4 – Documentação e conservação de materiais geológicos
    5 – Museus, Centros de Ciência/Interpretação e divulgação das Geociências
    6 – História das colecções

    Línguas admitidas

    Português, espanhol, francês, inglês

    Apresentações
    As comunicações poderão ser apresentadas oralmente ou sob a forma de poster (formato A0, vertical). Os textos, das intervenções, com um máximo de 10 p. A4, Times corpo 12, deverão ter palavras-chave e um resumo, em português e noutra língua oficial.

    Submissão de resumos: até 30 de Março

    Os resumos terão uma dimensão máxima de 1 página A4, a TNR 12, 1,5 espaços, sem imagens ou bibliografia.
    Os textos aprovados pela Comissão Científica serão reunidos em edição especial.
    As normas para a formatação dos documentos serão editadas na página electrónica da Conferência.

    Inscrições
    O valor da inscrição garante a participação nas sessões de trabalho, a documentação produzida e a participação em todos os actos sociais.

    Inscrição:
    • Normal: € 60,00
    • Membros das instituições apoiantes: € 50.00
    • Estudantes de licenciatura: € 20.00
    (Depois de 30 de Março a taxa de inscrição sofre um agravamento de 25%)


    Os boletins de inscrição acompanhados por comprovativos por via electrónica para o endereço geocoleccoes@gmail.com, ou pelo correio para:

    Conferência Internacional sobre Colecções Geológicas
    a/c de Madalena Freire
    Universidade de Évora – Colégio António Verney
    Rua Romão Ramalho, 59
    7002-554 Évora

    Os pagamentos serão feitos por cheque ou transferência bancária à ordem da Universidade de Évora, para a conta a indicar.



    Comissão organizadora
    • José M. Brandão (CEHFC, Universidade de Évora)
    • Pedro Callapez (FCTUC / Museu Mineralógico da Universidade de Coimbra)
    • João Paulo Constância (Museu Carlos Machado – R. A. Açores)
    • Octávio Mateus (Museu da Lourinhã / FCT- Universidade Nova de Lisboa)
    • Paulo Castro (INETI - I.P.)


    Comissão Científica
    • António Mouraz Miranda (IST / Museu Décio Thadeu)
    • Artur Abreu Sá (UTAD / Projecto Geoparque de Arouca)
    • Carlos Cooke (UTAD / Museu de Geologia da UTAD)
    • Helder Chaminé (ISEP / Museu de Mineralogia e Geologia do ISEP)
    • Helena Couto (F.C.U.P. / Museu Mineralógico e Geológico da U.P.)
    • Isabel Rábano (Museo Geominero - IGME)
    • João Carlos Brigola (Universidade de Évora / C.E.H.F.C.)
    • José Bernardo Brilha (Universidade do Minho / ProGeo)
    • Josep Mata-Perelló (Museu Valentí Masachts / U.P.C.)
    • Manuel Francisco Pereira (Instituto Superior Técnico / Museu Bensaúde)
    • Maria de Fátima Nunes (Univ. de Évora / C.E.H.F.C.)
    • Octavio Puche Riart (Museu Histórico Minero Felipe de Borbón / E.T.S.I.M.M.)
    • Paulo da Gama Mota (Museu de Ciência da Universidade de Coimbra)
    • Pedro Casaleiro (Museu de Ciência da Universidade de Coimbra)
    • Rui Dias (Univ. de Évora / C. C. Viva de Estremoz)
    • Victor Hugo Forjaz (Univ. dos Açores / OVGA)


    Entidades colaboradoras 1

    • ALT – Sociedade de História Natural
    • APOM – Associação Portuguesa de Museologia
    • APPBG – Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia
    • Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra
    • Comissão Portuguesa do ICOM
    • Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
    • FISDPGYM - Fed. Soc. Iberoamericanas de Defensa del Patrimonio Geológico y
    • Minero
    • GeoMin – Secção de Minas da Associação Portuguesa Património Industrial
    • Museo Histórico Minero D. Felipe de Borbón y Grecia (Universidade Politécnica de Madrid)
    • Museo Valentí Masachts (Universidade Politécnica da Catalunha)
    • Museu Alfredo Bensaúde (IST)
    • Museu Carlos Machado
    • Museu da Lourinhã (GEAL)
    • Museu de Ciência da Universidade de Coimbra
    • Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    • Museu de Geologia Prof. Décio Thadeu (IST)
    • Museu de Mineralogia e Geologia do ISEP
    • Museu de Mineralogia Alfredo Bensaúde (IST)
    • Museu Mineiro do Louzal
    • Museu Mineralógico e Geológico da Universidade do Porto
    • Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra
    • Museu do ISEP
    • OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores
    • Parque Mineiro da Cova dos Mouros
    • Parque Paleozóico de Valongo
    • ProGeo Portugal
    • SEDPGYM - Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero

    1 Em actualização

    Petição de Pais e Encarregados de Educação à Sr.ª Ministra da Educação

    PARA: Ministra da Educação

    PETIÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO À SR.ª MINISTRA DA EDUCAÇÃO

    Nota Introdutória:

    Nós os Pais e Encarregados de Educação autores desta petição, nós os que frequentemente olhamos os nossos filhos enquanto brincam e se divertem, e invariavelmente os imaginamos daqui a muitos anos com os seus e os nossos sonhos, desejando que alcancem uma vida plena. Nós, aqueles que projectam para os seus filhos as competências para a participação numa sociedade de sucesso, e que neles vêem o futuro e a garantia de uma herança cultural colectiva; nós, esses mesmos, também temos uma palavra a dizer.

    Na educação, claro! Uma palavra a dizer sobre as políticas educativas que finalmente parecem ter recuperado um país para a sua própria consciência e que nos provaram, afinal, que em Portugal a cultura de intervenção cívica não morreu. Esteve apenas adormecida por uma indiferença ao discurso político, muitas vezes medíocre, e que efectivamente apenas interessa a quem participa nos jogos de poder.

    Afinal, quando altos valores se levantam, Portugal reage. Enfim, quando aqueles em quem foi delegado o poder legislativo se esquecem que a lei deve servir a quem neles delegou, Portugal recorda. Porventura, quando os dirigentes revelam não estar à altura da longa tradição de serviço público, Portugal protesta. Quando a falta de cultura social das elites políticas se revela e ultrapassa todos os limites, em matérias que hipotecam seriamente o futuro colectivo de uma nação, Portugal diz basta!!!

    A presente petição à Ex.ma Senhora Ministra da Educação é subscrita por aqueles que depositam toda a sua esperança nos filhos. Aqueles que nada guardam ou poupam, para que as futuras gerações de portugueses possam partilhar um futuro colectivo melhor, e com isso serem eles próprios melhores homens e mulheres, mais bem preparados, mais capacitados, com mais oportunidades e com melhores perspectivas. Somos pais, e esta é a nossa missão.

    Para salvaguarda do significado do presente documento e da integridade intelectual dos subscritores, deixamos aqui uma forte advertência a todos aqueles que nos lêem e que ponderam subscrever esta petição:

    Em boa verdade, não há ninguém que possa afirmar não ter qualquer ligação à educação. Em cada família há um aluno, em cada professor uma família. É especialmente a estes últimos, e a todos os que desenvolvem a sua actividade profissional na área educativa que pedimos um esforço adicional. Antes de prosseguirem para a leitura do texto da petição, saiam da frente do computador e procurem os vossos filhos. Olhem-nos e admirem-nos. Imaginem o que o futuro lhes reserva e tudo aquilo que para eles desejam. Depois, apenas e só depois deste exercício, regressem e leiam o texto da petição com olhos e alma de pais. Só assim – na qualidade de Pais e Encarregados de Educação - a vossa subscrição será verdadeira, integra e intelectualmente honesta.

    O assunto é demasiado sério, e merece algum cuidado.
    Leia atentamente a petição, subscreva e divulgue.
    Muito obrigado.


    *********************************************
    PETIÇÃO À SENHORA MINISTRA DA EDUCAÇÃO
    *********************************************
    Dr.ª Maria de Lurdes Rodrigues:

    Nós os Pais e Encarregados de Educação declaramo-nos preocupados.

    A situação a que chegámos é talvez o culminar da “tomada de assalto” das escolas pela burocracia e pelas elites que fomos criando em muitos anos de políticas educativas atípicas para a própria condição humana. Ela reflecte bem o estado geral da educação em Portugal, e não augura nada de bom se não ponderarmos o rumo em que estamos lançados.

    Várias ameaças pairam sobre a educação nacional neste momento, sobre as quais tecemos as seguintes considerações:


    a) Avaliação dos professores

    Afirmamos a necessidade de um sistema de avaliação de desempenho, tanto para os professores como para as escolas enquanto instituições colectivas. A avaliação não é uma questão laboral mas sim uma questão educativa de fundo e uma indispensável ferramenta estratégica para a melhoria de competências e práticas pedagógicas e científicas, e para garantia da qualidade das aprendizagens.

    Em consciência, não podemos concordar com sistemas de avaliação “fast-food”, criados à luz de critérios economicistas, sem quadros independentes, formados e especializados na problemática educativa, e sem critérios e objectivos de longo prazo devidamente estabelecidos. É imperativo saber o que queremos da escola moderna e dos novos professores para saber o que vamos avaliar.

    Consideramos prejudicial aos interesses dos nossos filhos e do futuro do país, um sistema de avaliação que visa pressionar o professor a facilitar a avaliação dos alunos. Os nossos filhos merecem uma preparação efectiva e não meramente estatística. As estatísticas de sucesso podem servir para abrilhantar relatórios, mas não servem os interesses dos nossos filhos nem o futuro do país.


    b) O estatuto do aluno – em particular o novo regime de faltas

    Não podemos concordar com o abandono de valores culturais essenciais para a formação do carácter individual e colectivo de uma sociedade de sucesso. Rigor, esforço, dedicação, dever, responsabilidade e disciplina estão cada vez mais longe da escola.

    Consideramos uma grave subversão dos valores que a escola transmite quando se trata por igual situações que são antagónicas, premiando a irresponsabilidade e prejudicando o empenho. Não há sensação de justiça quando se equipara uma falta por doença ou motivo justificativo a uma simples “balda” ou “gazeta”.

    Acreditamos numa escola humanista, tolerante e geradora de solidariedade que seja capaz de dar todas as oportunidades a todos os alunos. Mas a escola nunca o será verdadeiramente se não for capaz de premiar a competência, reconhecer o esforço, e censurar o desleixo.

    Apelando à serenidade e a meios de expressão em que prevaleça o respeito pela ordem pública e pela diferença de opinião, prestamos a nossa homenagem, admiração e solidariedade ao movimento estudantil e às associações de estudantes onde, afinal, o espírito crítico ainda sobrevive. É para nós um desejo que as novas gerações possam ser mais pró-activas (e menos passivas) no uso e reivindicação do seus direitos, liberdades e garantias, numa cultura de intervenção cívica própria das sociedades mais desenvolvidas.

    Lamentamos profundamente e recusamos quaisquer atestados de menoridade ou de incapacidade crítica, implícitos nas insinuações de que os nossos filhos estão a ser manipulados. Aos que as fazem, lembramos as palavras de Epicleto: “Não devemos acreditar na maioria que diz que apenas as pessoas livres podem ser educadas, mas sim acreditar nos filósofos que dizem que só as pessoas educadas são livres”.


    c) Apelamos a um debate nacional, e a uma reflexão profunda

    Em tempo de mudança, de uma Sociedade da Informação que se quer transformar em Sociedade do Conhecimento, da velha pessoa “reactiva” para a nova pessoa “pró-activa”, que seja um verdadeiro agente de transformação, capaz de construir conhecimento, que aluno é que queremos?

    Em tempo de mudança, dos velhos sistemas analógicos para a era digital, em que jovens teclam tão rápido num telemóvel ou num computador e em que nos habituámos a ver o mundo em mudança rápida e permanente até ficar bem diferente poucos anos depois de se ter iniciado o percurso escolar; que professor é que queremos?

    Em tempo de mudança, o que é mais importante: traçar um perfil novo para o professor, o educando e as aprendizagens e acompanhar com uma avaliação honesta, sensata e rigorosa, ou avaliar sem se saber o que se está a avaliar porque não se sabe o que se quer? Que escola é que queremos?

    Queremos a escola que Kant nos descreve, quando afirma “É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias”?

    Ou acreditamos em Tucídides, quando afirma “Não pensem que um ser humano possa ser muito diferente de outro. A verdade é que fica com vantagem quem tiver sido formado na escola mais rude”?


    d) Afinal, o que é que queremos construir?! Afinal, o que é que queremos avaliar?! Resignamo-nos à mediocridade, à falta de meios, à falta de ambição?

    A maior derrota é perder a capacidade de reflectir. Perder a oportunidade de parar para pensar, para dialogar. Essa perda afecta o homem e a sociedade no seu último elo: a sociabilidade.

    Ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir ao desaparecimento das ciências sociais e humanas dos currículos educativos. À luz daquilo em que se transformou a política – discursos e estatísticas – esta acabou por transformar a educação em Português e Matemática.

    Como afirmou o reconhecido académico António Damásio, “(...) o ensino das Artes e das Humanidades é tão necessário quanto o ensino da Matemática e das Ciências,(...) Ciência e Matemática, por si, são insuficientes para formar cidadãos”.

    Não admira pois que alguns titulares de órgãos de soberania tenham “fracos índices de cultura social”. São já fruto de políticas educativas avessas à própria condição de cidadania. Não mudemos nada, e imaginem como serão aqueles que nos governarão amanhã.

    Resta-nos a esperança de que com o novo modelo de gestão, as escolas passem a responder perante a comunidade e não perante o sistema. Resta-nos a convicção de que com o reforço do peso dos pais e outros elementos da comunidade na gestão das escolas possamos, em conjunto com os professores e os nossos filhos, mudar um destino fatal.


    Assim, e pelo exposto, os Pais e Encarregados de Educação abaixo assinado, requerem a Sua Ex.a a Ministra da Educação:

    1. A suspensão do Decreto-Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, que regulamenta o regime de avaliação de desempenho do pessoal docente do pré-escolar e dos ensinos básico e secundário;

    2. A urgente abertura de um processo negocial, que promova um amplo debate nacional e uma reflexão séria sobre os objectivos nacionais a atingir através das políticas educativas;

    3. A abertura de um processo de revisão da lei 3/2008 de 18 de Janeiro, que aprova o Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, de forma a consagrar princípios de justiça e uma cultura de empenho, rigor, esforço e exigência na vida escolar dos nossos filhos e futuros pais, líderes e garantes deste país.

    Os abaixo-assinado,



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