sábado, outubro 27, 2018

Lou Reed morreu há cinco anos

Lou Reed (Brooklyn, Nova Iorque, 2 de março de 1942 - Long Island, Nova Iorque, 27 de outubro de 2013) foi um cantor, guitarrista e compositor norte-americano. Foi considerado o 81º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Foi um das vozes dos The Velvet Underground, influenciando Iggy Pop, New York Dolls e David Bowie e, mais tarde, toda a cena pós-punk inglesa. Admirador de Edgar Allan Poe e Raymond Chandler, além de James Joyce, a quem faz referências em Blue Mask. The Velvet Underground foi um fracasso comercial no final dos anos 60, mas o grupo influenciou diversos outras bandas nas décadas seguintes, passando a se tornar uma das bandas mais citados e influentes da época. Uma celebre frase de Brian Eno mostra a influência musical da banda "... toda a gente que comprou uma dessas 30.000 cópias iniciou uma banda".
Após a sua saída do grupo, Reed começou uma carreira a solo em 1972. Ele teve um sucesso no ano seguinte com "Walk on the Wild Side", mas depois não obteve o sucesso comercial que parecia ter potencial. Reed era conhecido pela sua voz, inexpressiva e diferente, letras poéticas e de cunho social, crítico da sociedade em áreas como a pobreza, drogas e desigualdade social.
 
   

Sem comentários: