terça-feira, outubro 09, 2018

Pedra usada como calço era, afinal, um meteorito de 100 mil dólares


Uma professora da Universidade do Michigan, nos EUA, descobriu que uma pedra usada como calço nos últimos 30 anos era, na realidade, um meteorito que poderá valer cerca de 100 mil dólares.
De acordo com o Huffington PostMona Sirbescu, professora de Geologia da Universidade do Michigan, nos EUA, conta que, quando viu a pedra pela primeira vez, percebeu logo que “havia ali alguma coisa especial”.
“É o espécime mais valioso que já vi na minha vida, monetária e cientificamente”, disse Sirbescu num comunicado divulgado pela universidade.
A pedra, que afinal era um meteorito, pertencia a um homem de Grand Rapids, no Michigan, que preferiu manter o anonimato, que a levou à docente para ser examinada durante este ano.
Geralmente, a professora tem muitos destes pedidos, no entanto, “há 18 anos que a resposta é categoricamente ‘não'”, disse, citada na mesma nota.
O norte-americano contou à professora que tinha aquela pedra desde 1988, quando comprou uma quinta em Edmore, também no Michigan. O antigo dono dessa propriedade contou-lhe que era um meteorito que ele e o seu pai tinham avistado nos anos 30.
O homem contou a Sirbescu que ficou com a pedra nos 30 anos seguintes, mesmo depois de se ter mudado daquela quinta, e que a usava como calço ou para fazer apresentações na escola dos filhos.
Recentemente, o homem começou a ler histórias de pessoas que encontravam e vendiam pedaços de meteoritos, o que o levou a tentar confirmar a origem daquela rocha e se valeria alguma coisa, conta a universidade.
Trata-se de um meteorito com aproximadamente 88% de ferro e 12% de níquel, uma  avaliação depois validada por Catherine Corrigan, geóloga do Instituto Smithsonian, em Washigton.
O dono do meteorito, avaliado em cerca de 100 mil dólares, está a pensar vendê-lo a um museu ou colecionador, e já prometeu que vai doar 10% da receita à universidade.


in ZAP

Sem comentários: